As Esquerdas na Terra em Transe -Brasil/2016

Mar 18, 2016 por

As Esquerdas na Terra em Transe -Brasil/2016

 A Esquerda na Terra em Transe -Brasil/2016.  [cf.atualização em 31/3/16 ]. LULA DA SILVA – EXTREMA -DIREITA FANTASIADA DE  ESQUERDA(?!) POR QUÊ? 

*********************

  [ Há tantos anos ,desde a década 70, que muitos conservam ainda essa falsa imagem(Lula de “esquerda” )  construída no passado, via Império,CEBS/Big mídia . Seria muito bom se fosse verdade (tão fácil! ) , e foi , mas apenas para os oportunistas de direita  e americanófilos escondidos – o Império . O povo brasileiro foi enganado ,políticamente, estelionato político, tipo o feito por Dilma nas eleições de 2014 .Só que de forma  muito mais planejada , prejudicial e eficaz – e de alcance de décadas.Já em 2004 , James Petras ,sociólogo americano, denunciava isso. (Leia neste site,arts.diversos) ] .

*************************

Pelo IMPEACHMENT  . VIRÁ? O QUE VEM POR AÍ?  <<<<<BRASILULA, UM ESCÂNDALO – E A VERDADEIRA ESQUERDA . CORRUPTOS , SEGUNDO ACUSAÇÕES , FINGEM-SE  DE ESQUERDA .

SEM DEFESA , NEM ARGUMENTAM, APEGAM-SE A FIRULAS  JURÍDICAS E ATACAM  A JUSTIÇA,  QUE TAMBÉM CORROMPERAM.  

PEGOS, EM FLAGRANTE, por acusações diretas (Sen.Delcídio e outros)  , ESTREBUCHAM, ESPERNEIAM, ATACAM. SEMPRE COM POSE DE ESQUERDA -BANDEIRAS VERMELHAS, CUT,ETC.  MENTINDO E MENTINDO . DILMA CHEGA A FALAR EM NOVA “CAMPANHA DA LEGALIDADE” .É O CÚMULO DO CINISMO ! E NÃO TÊM ARGUMENTOS DE DEFESA .(22/3/16) .NADA .

      ********************************************

                EXEMPLO DA“ESQUERDA CONTRA O LULISMO”

 [ CONFIRAM , SE O DESEJAREM, UMA DAS POSIÇÕES DE ESQUERDA VERDADEIRA , CONTRA DILMA/LULA , E A FAVOR DO IMPEACHMENT ,  ANÁLISE  LÚCIDA , DETALHADA , VERBAL, O QUE FACILITA O ENTENDIMENTO , FEITA PELO RESPEITADO LÍDER TRABALHADOR JOSÉ MARIA . CONTRIBUI PARA O ENTENDIMENTO DA ATUAL COMPLEXA SITUAÇÃO POLÍTICA , ESCLARECENDO, TAMBÉM , A FARSA PETISTA NEOLIBERAL DO “GOLPE “. OBs. Obviamente, as esquerdas não apoiam , diretamente, com campanha,  o impeachment, por sua natural independência . Criticam a política de Dilma/Lula e negam-se a defender seu governo .No dia 1/4,sexta-feira, foi realizada manifestação “contra todos” – Dilma,Lula,Cunha,Renan,etc.Cf.abaixo ]. 

  >>  YOU TUBE, FAIXA ESQUERDA DA PRIMEIRA PÁGINA DESTE BLOG – JOSÉ MARIA /ATENÇÃO – este vídeo foi retirado , para renovação da referida faixa esquerda do site . Pode ser encontrado , via internet, no Youtube <<

******************************************

EM RESUMO .

UM.

Milhões de pessoas nas ruas(13/3/16)  , protestando por impeachment e prisão de Lula . (As maiores manifestações já feitas, no Brasil). Dilma dá só uma resposta – nomeia o acusado de diversos crimes, Lula da Silva , como ministro , quando ele prestes a ter a prisão decretada , com o que conquista foro privilegiado  e escapa dessa decretação.

DOIS.

Dilma , acusada por Delcídio Amaral(ex-líder de seu governo, no Senado) e outros, de  impedir o funcionamento da Justiça(“lavajato”). Lula, declarou,  mandou-o oferecer dinheiro a Cerveró  para que não fizesse delação premiada e viajasse para o exterior . Que tudo que fez foi a mando  de Lula, para obstruir a Justiça . Delcídio confirmou tudo, calmamente, em entrevista à Veja .(19/3/16).

TRÊS .

E mais – Dilma sabia tudo de Pasadena(Petrobrás) e deu um prejuízo de 792 milhões de dólares, ao Brasil. Lula oferecera 220 milhões a Marcos Valério(banqueiro) para calar-se , no caso do”mensalão” .Diversas outras acusações graves , aos dois e , inclusive, a de tramarem contra a Justiça para salvar Lula da prisão. Os dois teriam, diversas vezes, tentado obstruir a Justiça e proteger empreiteiros e a si próprios ,oferecendo vantagens e fazendo pedidos. Também envolvidos outros ministros próximos a Dilma. 

QUATRO.

Lula, por sua vez ,  manda promotores que o investigam “enfiar  o processo no …” (todos sabem). E que “vão interrogar … a mãe… “deles. Ofende a Justiça, procurador-geral, outros procuradores, Legislativo, segundo diálogos (verdadeiros) gravados, divulgados pela Justiça Federal.

CINCO.

Dilma nomeia Lula como ministro . Em diálogo divulgado (pela “lavajato”) é vista combinando isso, para livrá-lo da prisão . Crime . Mais um .  Que sujeita-a a impeachment. (Havia docs. da prisão de Lula, em preparo , e Dilma, informada, previamente ,  sabia disso, segundo a colunista Vera Magalhães, do  site da Veja).Explícito impedimento , isto sim, por uma Presidente(!?), mas impedimento do funcionamento normal da Justiça.

SEIS.

1- O mundo ri do Brasil, da Copa passada(2014) , das Olimpíadas, de Dilma e Lula, da demora em providências e soluções . Piadas em seriados estrangeiros de TV e feitas por colunistas de renome mundial  . Resultado das ações de irresponsáveis como Lula, Dilma, Cabral, Paes , CBF , em nome do país. Desmoralizaram as instituições brasileiras , o país , a si próprios -ações de moleques desqualificados ,incluindo-se o prefeito do Rio .

2- A cidade do Rio de Janeiro toda arrebentada, a Baía de Guanabara, praias, pontos turísticos , sem segurança(não há dinheiro para  pagá-la -devem ter gasto na Copa e para as Olimpíadas, por certo super-faturadas); as águas do mar, um vaso  sanitário – Eduardo Paes ! Que pretenderia ser Presidente da República ! Só a pretensão , de uma nulidade  dessas, mostra a que ponto chegou o Brasil Província. Também, depois de um Lula e Dilma , do que dizem,fazem,fizeram…salve-se …quem puder .

SETE.

Diploma de ministro é entregue , previamente, por Dilma a Lula , que deveria levá-lo consigo , para caso “ser necessário” . (Ser preso, é claro , pois , como ministro , teria foro privilegiado.Crime contra a Justiça , mais um, que justifica também o impeachment .As declarações de Delcídio Amaral,Senador ,acrescentaram vários outros crimes  -Petrobrás (sabia de tudo) , verbas de propina em sua campanha de 2010 e 2014, etc.. Cínica, diz que não renuncia.Acredita na Justiça corrompida, acovardada, por Lula, que a salvaria . Dos ministros do STF , nomeados por ela e Lula .Que ofensa a eles,ministros , e ao STF ,  feita por ela e Lula! 

OITO.

De repente , espocam manifestações (noturnas) sem planejamento em diversas capitais, protestando contra isso( absurdos citados)  e contra a dupla lulista . Juiz anula, em seguida,  a nomeação de Lula  . Dezenas de ações judiciais no mesmo sentido. Ministro do STF decide manter a suspensão d posse  e manda o processo de volta para Moro, que ivestigava Lula .

NOVE.

O “cara” de Obama(com toda razão, da parte de Obama , pelo auxílio prestado por ele, Lula,  aos interesses dos EUA)fazendo-se de vítima. Todo esse noticiário espoca no mundo inteiro.Brasil se , desde antes, ridicularizado e diminuído, como aconteceu no desprezo revelado, publicamente, por Israel(“país desimportante, não importa suas posições”) , agora passa a motivo de graçolas e deboches , com Lula/Dilma, no dia a dia. Sequer consegue tomar posição proeminente nas contendas mundiais e livrar-se  das  bombas dilmistas internas diárias – escândalos.Povo confuso nas ruas. Alguns chamam Lula e Dilma e cia., cravados de acusações de corrupção,  de …comunistas (?!) A extrema-direita “lulista” considerada comunista(?!) . Muita ignorância ou má-fé, com segundas intenções .

DEZ.

Cinismo,mentiras ,falsidades. Confusão deliberada , cortinas de fumaça . Dilma. Tenta comparar evento de 1964, golpe estrangeiro, anti-nacional e anti-democrático ,   com o que se passa em  2016 – corrupção desenfreada, péssima gestão , assalto lulista verdadeiro à Petrobrás , que alguns já consideram insolvente , com dívida acima de 500 bilhões de reais .Fala cercada de funcionários dela, do Palácio, amestrados , pagos, aplaudindo, qual claque , qualquer asneira dita – comícios no Palácio, sua não administração, palavrões de Dilma (rev.Isto é )  . Mais ilícitos e falta de vergonha . Cidadania, dignidade, moral -zero, ou menos . Com Lula, uma dupla de …ah,deixa para lá.

Como se explica essa situação ? Como chegou-se  a ela ? Lula e Dilma , nas ruas, ainda são acusados de “comunistas” , por alguns( direita perdida despreparada ou com má-fé- serviços, contra-informação deliberada) intitulam-se de esquerda ; usam camisas vermelhas e estrelas, é verdade, mas tal nada significa. Como um partido autointitular-se “dos trabalhadores” (sem um único trabalhador na direção- J.Petras).Ou autointitular-se de “comunista”, sem ter a ver, fora  o nome usado (Prestes; Anita Prestes) . Apenas farsa e falsidade .”Estelionato político”, comum no Brasil – mais um .

Ninguém se torna algo apenas por declarar que o é. A práxis de ambos é de direita .( James Petras e outros autores ; análise de comunistas : vide abaixo as posições) .O que há de verdade,  nisso tudo  ? O que  explica a aparente confusão, complexidade ? Qual a posição das verdadeiras esquerdas, quanto a Lula/Dilma e cia.? É de apoio a Lula , e ela , como muitos dizem,  e ele  , Lula, insinua  ? Não, leiam abaixo. 

                                                  (Redação/caminhandojornal.com)

**************************************************************************************************************

                     I – CONJUNTURA NACIONAL

 A- O POVO NAS RUAS

    Resultado de imagem para povo na rua contra dilma  Milhões de pessoas nas ruas- fora Dilma! Lula e Dilma na cadeia! Os lulistas sem argumentos – Lula berra palavrões e faz ameaças , dele e dos movimentos sociais ; outros petistas gritam “golpe”, que estaria no impeachment, constitucional, mas são os mesmos lulistas que tentaram , no passado, impeachment contra Collor, Itamar , FHC , o que mostra a defesa ridícula e desesperada deles ; também esperneiam – “e FHC não fez igual ? E os tucanos ?”  

Ora, essa dupla, Lula e Dilma, os dois foram votados exatamente contra FHC e não para argumentar com o nome e atos dele, FHC,tucanos ! Ridículo. E eles é que estão desadministrando o país e perpetrando ilícitos, não os tucanos, neste momento . Confiam, como vê-se,  na confusão, ignorância do povo e no seu marketing, além da intimidação das instituições e do povo brasileiro, pelas ameaças e palavrões de Lula .

        Portanto, obviamente, os lulistas, e particularmente Lula e Dilma, não têm qualquer defesa , fora gritos, berros , ameaças , palavrões – mostrando sua real essência. Tivessem defesa , aproveitariam o tempo dela para explicarem-se , claramente ,mostrarem  as injustiças contra eles  – a verdade. Não fazem isso porque não têm quaisquer argumentos nem explicações. Berram , xingam, e dizem que “os tucanos também fizeram o que fazem ” (a desculpa) ! Saem pela tangente, desvirtuam o assunto, posam de vítimas .

Isso serve para enganar ignorantes e desinformados das classes C e D , e satisfazer, dar “argumentos” aos petistas pagos  que dependem desse pagamento( funcionários, sindicalistas da direção, com verbas do governo, movimentos sociais idem,etc.) . Esses não mudarão nunca – não podem, sob pena de sofrimento pessoal ou famíliar .

        LUTA ENTRE FRAÇÕES NEOLIBERAIS 

          Nas ruas, milhões de pessoas ; na Justiça , centenas de acusações contra Lula e Dilma . As ruas com cartazes – “Lula ladrão, teu lugar é na prisão” ; “STF –VENDIDO”, uma crítica a  esses  ministros, em grande maioria nomeados por Lula e Dilma(8) , e cujas decisões não inspiram respeito nem confiança(Votaram , p.e., a volta dos “embargos infringentes”, para livrar lulistas(ex.Dirceu)  de pesadas penas como membros de quadrilha ).E adiaram o quanto puderam (festas, fim de ano, recesso) o impeachment, mudando regras tradicionais(as do impeachment anterior e as internas da Câmara, entre outras  ) –  mas , houve reação e continuidade . 

       Como já analisado, neste site , trata-se de uma luta entre frações políticos neoliberais , com a crise posta  à luz por “classes médias” revoltadas com a corrupção, mentiras,  péssimos serviços públicos ,etc., – e que por isso foram às ruas , independentemente , fora do “controle”  lulista . Logo, essas massas começaram a serem financiadas , mobilizadas , aliadas , estimuladas por frações neoliberais (políticas)  , fora do centro de gravidade do bloco dominante no poder , ocupado pelo provadamente  corrupto e incompetente “lulismo”- embora esta seja a mais audaciosa, cínica e disfarçada fração política neoliberal(cf.em jornais /revistas sua práxis) .

        LUTA ENTRE “BANDIDOS “?

       Basta dizer que Lula chega a chamar a mãe do Procurador Geral de p…, mandar delegados e procuradores enfiarem o processo no … Faça um de nós isso e veja o que acontecerá. Audácia e descaramento sem limites . Que mostra a proteção dada a Lula, ainda, pelo estado de exceção informal e seu STF – a famosa “blindagem”. Mais . Não se desculpou nem se justificou. Ainda reclamou e queixou-se , como vítima ! Um artista . Convenhamos , audácia dessas não é para qualquer um . E , ainda que “cheio” de acusações e suspeitas, está solto, soltíssimo. Escapou da prisão, àquela altura, quando já decretada sua prisão  ,segundo Jefferson. Está solto, lépido e fagueiro, fazendo palestras e comícios .(Jefferson,id.). Nada como ser agente privilegiado do Império. 

Jefferson, ex-deputado, o anti-herói do “mensalão”(2005)  , recém-saído da cadeia , assinala que o “bandido” Cunha (Presidente da Câmara dos Deputados) era necessário para o enfrentamento com o “bandido ” Lula da Silva , porque que só ele , Cunha, estaria  à altura de Lula   , ambos “bandidos e pistoleiros “sem ética ou valores.Que um FHC , com  seus  modos educados , jamais poderia fazer esse enfrentamento , com vitória. (Pelo seu passado , convivência com ambos , conhecimento da cadeia, julgamentos,etc.Jefferson deve saber do que fala ) .Caracteriza Lula (que dava-lhe”cheque em branco”) como “bandido” .Vai no mesmo sentido de Chico  de Oliveira – ” Lula não tem caráter “. ( “Roda Viva” , TV Cultura , 11/4/16, entrevista) .

         B- INÚTIL DISCUTIR- COM ALGUNS

        Não há o que discutir mais – de fato , lulistas  pagos, funcionários do PT, dependentes de Lula, por causa de cargos, verbas, nomeações , jamais mudarão de posição – convocados pelos seus chefes, deputados ,veredores , diretores, prefeitos , e até Presidente, irão às ruas, sempre que convocados , no momento. Enquanto receberem pagtos. E /ou vantagens/cargos (Cf. citações e análise em artigo anterior, neste espaço – “Lula e Dilma chantageiam o Brasil”).

        Assim, mesmo que Lula possa ser pego, assaltando, no meio da rua, com dezenas de testemunhas : os lulistas alegarão algum tipo de nulidade, erro técnico, etc. e , quando impossível a defesa , ameaçarão com palavrões , movimentos de rua, arruaças, “porrada”. E tentarão comprar testemunhas ,como fizeram com Cerveró e vem  fazendo agora(cf.denúncias de Delcídio Amaral) , quando acusados,com provas.Tudo isso deu certo,até agora- interromperam-se as investigações, com uprovas (lavajato,de Moro) ,que estavam enredando Lula ,graças a mais uma “ajudinha”do STF)  . 

 [ Nota- divulga uma revista semanal  que foi encontrada minuta da compra do famoso sítio de Lula , em Atibaia,  com muitos detalhes, entre os documentos apreendidos,   no apartamento dele . Um deputado federal,  17-3-16, Plenário da Câmara ].

8   C- ALTERNATIVAS

http://caminhandojornal.com/blog/2016/03/18/as-esquerdas-na-terra-em-transe-brasil/ No artigo anterior , “Lula e Dilma chantageiam …”, começamos a analisar as alternativas e parece ,agora , mais claro :

1 – não há mais condições para um acordo entre os investigadores/juízes da “lavajato”com os  lulistas : Lula e Dilma partiram para o “tudo ou nada “ ; Dilma, a presidente, assumiu o papel de advogado de defesa de Lula, abertamente, no Palácio do Planalto, em espaços públicos  , com recursos  do Estado , xingando Moro, a Justiça , argumentos, atividades da “lavajato”. 

      Em sentido contrário, não deu resposta aos milhões de pessoas que protestavam nas ruas. Aliás, deu como resposta a nomeação do acusado, suspeito e indiciado Lula da Silva, acusado de vários ilícitos, cuja prisão é pedida por milhões  de pessoas nas ruas, como principal ministro do seu governo , de fato desgoverno – um acinte, provocação, bofetada no povo  das ruas ;

2 – Dilma, inábil, culpada , como Lula , por certo julgando todos (como ele diz , em gravação)  , uns “bundões”, sem coragem, criticou a Justiça, Legislativo, oposição , e defendeu Lula ;

3 – “pagando para ver”, com arruaças e intimidações, Dilma e Lula colocaram  nas ruas uma maioria de militantes, muitos  funcionários , pagos, direta ou indiretamente , movimentos “sociais” através de verbas concedidas. Sem argumentos , defesa das acusações, Dilma e Lula apegam-se à forma e repetição -detalhes jurídicos e afirmações vazias, bancando os valentes -“Não vai ter golpe!”(Que golpe?) ; “não passarão” ; etc.

DESESPERO DOS LULISTAS

      E as tentativas de obstruir a Justiça? E os prejuízos de Dilma à Petrobrás ,(mais de 3 bilhões de reais) ,pois sabia tudo? E o dinheiro das propinas da Petrobrás na campanha presidencial? (Em detalhes, depoimento de Delcídio Amaral,Paulo Costa e outros) . 

         Ora, as alternativas estão claras – ou o fraco e vacilante Estado Democrático de Direito , estado de exceção informal (como defendido ,neste site, ver artigos ), reage, com firmeza , ou a arruaça e ameaças lulistas  prevalecerão . Esse Estado , em geral, serviu e  tem servido à dupla durante anos, ela tendo-o usado com sucesso (observe-se que o “mensalão”data de 2005, e Lula escapou) . Por quê? Como? Pela ação do estado de exceção , exatamente , que via arquivamentos, interpretações jurídicas, engavetamentos, etc.- favoreceu-os , arquivando, impedindo investigações ,etc.

       Só que agora , no “petrolão” , extensão do outro escândalo, quando Lula/Dilma tentou o mesmo, e confiava nessa Justiça deturpada ,  já não conseguiu o mesmo resultado  – porque parte do Judiciário, MP ,Polícia Federal, jovens concursados em especial , revoltada com ilícitos tão evidentes feitos por ele , reagiu . (O que explica a atual situação de Luladilma e cia. ,enfrentando resistências) .

      As ruas também alinharam-se a eles, mesmo desordenadamente .Desesperados, lulistas tentaram  confundir, atrasar ,atacar a Justiça ,igualar por baixo todo o Congresso, ameaçar, ofender com palavrões . Atitude típica de quem? Fascistas, neofascistas ,extrema direita apoiada por multinacionais e capital financeiro internacional.

           4 – Algumas “arruaças”   lulistas  (arruaças , sim, várias , porque berreiros, com ameaças de violência gratuita, palavrões de Lula  , ofensas à Justiça , “porrada” defendida por Lula)  ,  não com  bandeiras políticas reais, programáticas,  mas via  “movimentos ” apoiando, pessoalmente ,isto é, apoiando uma única pessoa , Lula,  acusado de crimes vários , numa farsa específica , e de tabela,Dilma , em situação igual. 

        Ou seja , um acusado  de vários crimes, sem defesa razoável- Lula- argumentando com palavrões e ofensas no nível de mandar “enfiarem  o processo no …” E mandar o investigador ir pegar o depoimento da “mãe” dele . Não foi preso, desde logo, nem se falou em “desacato”.O que ocorreria se Lula não estivesse (ainda e sempre)protegido por impunidade e privilégios ? Ou seja, fosse um simples cidadão em seu lugar? 

          Não nos referimos ao ocorrido na maior manifestação lulista , de 6a.feira,noite, em que resolveram todos , após ofensas , irem para uma óbvia falsa proposta de “paz e amor” ( jogada tática,num jogo de “morde e assopra”,em que lulistas controlaram-se e evitaram violências  ) . Mas , à anterior , cheia de ameaças e xingamentos de Lula e outros . As duas sem respostas às acusações contra ele e Dilma .Cuja repetição,em larga escala, só poderá acabar numa intervenção legal(chamada pela Justiça)  ou ilegal , das forças militares ( com lutas nas ruas, omitindo-se a Justiça) .

        Lula joga,ameaça, chantateia- ou “param de investigar-me”( o que é uma confissão de culpa) ou vamos para a “porrada” , abertamente anunciada , sendo ele o único que “poderia incendiar o país” ,segundo ele próprio. Culpado, criminoso evidente , ousado . Não fosse, se defenderia, no conteúdo, falaria sobre as acusações , e , inocente, tornar-se-ia uma verdadeira vítima, mártir, herói nacional.Usa o famoso  -“a melhor forma de defesa é o ataque ” .

 “BOQUINHAS ” CONTRA “COXINHAS”

      É claríssimo – “Não quero isso, quero a paz,etc.,mas se me investigarem, continuarem …vou incendiar…” Uma verdadeira confissão de culpa- irão , os policiais, juízes ,procuradores, se continuarem , coletar mais provas e provar seus crimes , razão por que não pode permitir a continuidade das investigações  (seu fim como líder ) , a qualquer preço. Nenhum escrúpulo,consideração pelo povo, honra,moral ,nada .

        A intervenção legal militar /policial militar seria sob comando do Judiciário, ou do Juiz Moro, etc. A ilegal ,  se estes  negarem-se a tomarem providências e deixarem , como Lula promete, o “exército de Stedile “ou outro “mercenários” ,( pagos, ao fundo ) sentarem a “porrada”(termo usual lulista ) em seus adversários, o povo não cooptado  por cargos,verbas , propinas . Porque , realmente, reconheça-se , a turma paga e empregada da CUT, MST, UNE,etc., com verbas oficiais, tem muito mais conhecimento desse tipo de manifestações e organização, e de briga/”porrada” , no linguajar de Lula  ,   nas ruas,  do que os que têm protestado desordenada , amadoristicamente, e menos organizadamente , contra Lula e Dilma e cia. 

       Estes , muitos simples cidadãos, nem sequer pertencentes a qualquer partido ou movimento tradicional, nas ruas sem receberem lanches , dinheiro, ônibus ou indo ,  apenas ou em parte, como os lulistas, para assistirem shows(sempre apresentados ) .Os lulistas  são muito mais organizados , dispõem do uso do Estado( funcionários de prefeituras , governos estaduais ,dispensados e instados a comparecerem  , beneficiários de bolsas , muitos assustados com a possibilidade de perda dos empregos e verbas ,etc . ) .E são mais violentos . (Cf. Recolhimento de facões,facas,etc.antes do último grande ato popular,SP. ) .

         Não há mais volta atrás ou possibilidade conciliatória a esta altura – a não ser sob pena da desmoralização final da Justiça e do fraco estado democrático, com o “esquecimento” /arquivamento das acusações a Lula/Dilma . Ou para-se a investigação,  definindo-se o destino da província corrompida, para todo o sempre ; ou ela vai até o fim , mostra os  crimes de Lula e Dilma, faz punições ,etc. – e há superação de uma fase terrível da vida política brasileira e…Quem sabe , fica alguma esperança .

E ponto  final ou parágrafo(?!) no “lulismo” . Quaisquer “acordãos “, uma grande “pizza política”(já proposta por membros  do STF , caso de Marco A .Mello,STF, sempre ele), já ou mais tarde,  serão tão vergonhosas que desmoralizarão  todo o regime político e terão consequências as mais  imprevisíveis, até por parte das Forças Armadas, de uma forma ou outra. Será melhor tal para o povo brasileiro, ou seja, afinal, no meio da catástrofe , uma “queima” de etapas ? A curto prazo, não. 

         D- DOIS ASPECTOS IMPORTANTES

          Enfatizemos 2(dois) pontos, que destacam-se , nessa altura da crise .

     Primeiro, o Brasil está  sendo internacionalmente ridicularizado, até pela ausência de providências judiciais punitivas e decisões  políticas. Como sempre,  em nossa História, o Judiciário e as oligarquias, elites dirigentes, dependentes de interesses estrangeiros, demoram  a decidirem-se ,  aguardando algum tipo de conciliação entre as frações neoliberais/oligarquias locais em luta. O que não foi possível, a  essa altura, possivelmente , pela “baixaria ” lulista , além do pouco nível de conhecimento de Lula , que , por sua pretensão e  autoritarismo , demorou a buscar acordo . E ,claro, pelos inúmeros ilícitos que cometeu, descaradamente . Agora , parece tarde . 

        Ao contrário, Lula mostrou ao Judiciário e ao povo , em geral, seu verdadeiro caráter grosseiro e belicoso (xingamentos, palavrões, ameaças). Já o tinha mostrado bem antes, assim como sua posição política oportunista.[Ambas ,por sinal,analisadas, exaustivamente, neste site- Lula  “sem caráter”(Chico de Oliveira) e  elemento de “extrema-direita”(James Petras )] .

           Segundo , o objetivo dos EUA , desde 1964, quanto ao Brasil(Chomsky, “Como entender o poder “, apoiado em documentos oficiais da Segurança Nacional dos EUA , já liberados ) , foi alcançado – isto é , hoje temos um  Brasil não industrializado, não competidor , escancarado aos interesses estrangeiros  (o Brasil retrocedeu , com a grande obra de , antes , Sarney, Collor , FHC, depois Lula e Dilma, desindustrializando-se e perdendo qualquer condição competitiva internacional ).

Brasil. Paraíso de multinacionais e capital  financeiro internacional – este, remunerado com os maiores juros do mundo . (O que mostra a posição subalterna do país, a nível mundial , e o nível de exploração brutal de seu povo , além da situação crítica de sua soberania  ) .

        II – HÁ OUTRAS ALTERNATIVAS ?

         Recapitulemos, ainda, frente à gravidade da atual situação. Entre as alternativas :

 (a) Lula faria seus movimentos de protesto, ou arruaças, seria reprimido pelo Estado Democrático de Direito (de fato ,estado de exceção informal, não declarado, , em  crise, que tem-no ajudado , há anos , mas agora voltar-se-ia , afinal, contra ele , face à repetição abusiva de ilícitos . A vida social e política brasileira iriam adiante – eleições, ou assumiria  um Temer, ou Assembléia Constituinte, etc. – possibilidades várias. Ampla discussão da situação política nacional.

 (b) Este fraco Estado de Direito não agiria , omitir-se-ia  , os lulistas, mais organizados, distribuiriam “porrada” sobre o povo , e as Forças Armadas interviriam  , mesmo não solicitadas, à margem da Lei.  Poderia  haver tal e, de imediato, elas voltariam   à caserna , numa atuação “normal”, típica desse estado de exceção .(Excluída, nesse caso, a  hipótese anterior, acima) . 

 (c)Lula preparar-se-ia para a “guerra”  , de fato ,com autêntica coragem,  aglutinaria  militantes via MST e outros movimentos (até onde irá Stedile , à direita, com o MST? Afinal, ele diz-se marxista) . Hipótese – lulistas pegariam  até algumas armas, ocupariam certos  lugares, o próprio Palácio, negar-se-iam Lula  e Dilma a deixarem o Palácio do Planalto, junto com militantes e alguns militares (!?) .Negar-se-iam , revoltados e indignados com a in-Justiça  ,a aceitarem decisões do Congresso e da Justiça .

     Sub-hipóteses – Forças Armadas intervêm ,nos termos acima referidos  ; outra hipótese – Lula e Dilma reagem , fazem manifesto à esquerda , denunciam domínio externo, que foram obrigados a agirem como agiram , etc. , mais ou menos como hipótese anterior  – repete-se intervenção armada , contra eles , são derrotados os lulistas  , reconstitui-se mais fraco ainda o “Estado de Direito” ; ou há uma diferente intervenção  das Forças Armadas ( 1 – temporária, rápida ; 2 – demorada, com alternativas várias imprevisíveis. Altamente improvável. Mais prováveis , as hipóteses anteriores).

 ALTERNATIVAS DO ATOR LULA 

           Outra alternativa – via Aldo Rabelo , Ministro da Defesa, e alguns militares : desta vez Lula e Dilma, após manifesto de denúncias, críticas, etc. tentariam   virarem  … à direita , no sentido de algum tipo de neo-fascismo confuso, com Lula e Dilma apoiados pelas Forças Armadas. Hipótese extremamente improvável, mas não da parte de um farsante comprovado, a esta altura , como Lula, fazendo tudo , como se vê, para escapar da cadeia.

         Sim, da parte das Forças Armadas. E, também , do que resta-lhe de apoio popular, pela evidente contradição de comportamento.(Seria, nessa hipótese, mais escancarado ainda , mas o lulismo já vive na contradicão há muito – Rabelo/PC do B , Ministro da Defesa; Lula “esquerdista”sustentado pela extrema-direita/empreiteiras; apoio de CUT,MST,Oldebrecht, Eike, multinacionais,etc. juntos. Só que ,até aí, ainda deu/dava  para “disfarçar” para  os simpatizantes/bases ,ao menos) .

          Mais provável, em vista do que Lula/Dilma são,  alguma fraca reação lulista, até certo ponto, e depois submeterem-se Lula/Dilma , dizendo-se vítimas , ao “Estado Democrático”, mesmo este fraco, pressionado por lulistas ,  parte do Parlamento, do MP , da Polícia Federal e do Judiciário, mais movimentos das ruas . Lula vai deliciar-se como “oposição” e crescerá. A não ser que leve-se até o fim investigação e provas contra ele – desmoralização total política . Nesse caso , há quem preveja Lula preso ou indo para o exterior , como alguns corruptos italianos , há alguns anos . Se não houver pizza ou mesmo meia-pizza política – repita-se. Cozinheiro – o STF , com 8(oito) ministros nomeados por Luladilma e referendados por …Renan (Senado) e cia .

      Ou , ainda , haveria um recuo das outras frações neoliberais , com as ameaças de Lula/Dilma e sua turma(em especial o pessoal  do STF , Teori,Lewandowsky ,Marco Aurélio, Toffoli, Fachin, Barroso , mais alguns pusilânimes como Celso Mello, que vai e volta) , todos acertando – insista-se – um teatro político , mas sustentando Luladilma/corrupção /empreiteiras. Em resumo – aquela grande e desmoralizante ” pizza” ,política, com Aragão, Cardoso, Janot comemorando – felizes.  

         FIM DOS PROBLEMAS? 

Prosseguiria a decadência/deterioração  geral, o desgoverno Dilma não reorganizaria  o país, discutir-se-ia outro impeachment dela ou as acusações  no TSE, etc. e voltar-se-ia  à situação e às hipóteses anteriores.( O retardamento traria mais problemas ainda, inclusive para a própria Dilma) .Caminhandojornal.com previu tal e a situação de Dilma ,há anos (cf.artigo ,neste site,”o fator Dilma” ) .Chegamos a assinalar que o melhor para ela ,então ,era não ser sequer candidata – renunciar) .

(Levantamos hipóteses, possibilidades, o que não  quer dizer probabilidades ).Mais uma “pizza” disfarçada, com molhos, discursos , disfarces, numa possível  hipótese  – mas ela mesma, dividida , a velha e tradicional pizza brasileira, em partes  ? Atestado que a província não consegue mover-se nem em situações que não preocupam  o Império- amplamente satisfeito, por aqui, com o que alcançou . 

E mais – que não há qualquer futuro independente e soberano para o Brasil  DESINDUSTRIALIZADO, endividado, corrompido, sem infra-estrutura ,etc. Caracteriza-se desde logo a conclusão/previsão de Ianni, Jaguaribe, e  , em menor escala , Darcy , exaustivamente repetidas neste site , com citações ) .

    GOLPE ?! 1964 e  2016 – situações totalmente diferentes

 

           Enfatize-se , ainda , que não existe qualquer luta entre os movimentos de rua pró-impeachment  e os“comunistas”(os lulistas,Dilma no Palácio ?! ) , como alguns espertos políticos de direita, confundindo e desinformando  (serviços secretos ?) o povão , querem fazer parecer .

         Nada tem a ver o que ocorreu , em 1964 (golpe mais contra-revolução anti-democrática e anti-nacional à direita,  contra movimentos nacionalistas à esquerda , de independência nacional, mais posterior , desesperada tentativa armada , com objetivos impossíveis) , com o que ocorre hoje -2016.

Então , alguns membros das classes média(a maioria estudantes e intelectuais) ,mcom ideais  democráticos e socialistas , primeiro na luta democrática e depois , alguns , na luta armada,   incentivados pelo regime terrorista  e serviços secretos , altamente infiltrados neles , com o objetivo de desvirtuar a luta e destruí-los . O que conseguiram . Cf.”A casa da vovó” , M.Godoy ; “Marighella” , “O apoio de Cuba…” ,”A revolução impossível”,etc.Refs.Neste site,análises ,arts.diversos) . 

 Não se trata ,hoje,  de golpe , nem Lula é Goulart, muito longe disso- Goulart negou-se a fazer o que Lula fez , antecipadamente, antes mesmo de assumir seu mandato, em 2002. E ainda o fez por escrito, subservientemente .(A famosa “Carta aos Brasileiros”)  . Lula está na extrema-direita, fantasiado de esquerda,  e apoiado pelo Império, disfarçadamente , envergonhadamente , o que lhe valeu  prestígio e carreira  rápida , situação, quase impossível , para um operário pobre e partido idem. ( Não fossem  os segredos (ainda) por trás do lulismo e do PT ,bem escondidos, a trama que criou o PT e levou Lula ao poder  já teria sido desvendada .Conferir “Partido de Deus…” , de L.Mir) .

        Oportunistas ou ignorantes da História( não tão culpados face  às  distorções dos  historiadores a respeito ) tentam igualar as duas situações , “sujando” a memória de Getúlio,Goulart e Brizola. Lula da Silva , o Jararaca(segundo ele próprio ) , ou Lula Oldebrecht (pela defesa e apoio dessa empresa ) , é um anti- Getúlio/Jango/Brizola .

 DEFESA ÚLTIMA DE DILMA

       Mais uma mentira  – ” sobre a honestidade pessoal de Dilma não pairam dúvidas , até a Oposição reconhece, o próprio Fernando Henrique , que não diria isso se não fosse verdade” .(Fernando Haddad, Prefeito da cidade de São Paulo, Globonews ,10/4/2016, entrevista a Mário S.Conti ) .

        Primeiro, Dilma mentiu na campanha eleitoral, 2014, “cara de lata” , comprovadamente, enganando milhões de pessoas  ; segundo, deu 3 bilhões de prejuízo à Petrobras , pois era a Presidente(Conselho) , sendo tarefa sua decidir e supervisionar a operação (Pasadena) – prevaricação, entre outros ilícitos .(Eximiu-se, graças ao inconfiável Procurador Geral ( que vai para lá e cá) , quando Cerveró disse que ela examinou e sabia de tudo, mais depoimento de seu ex-amigo Delcídio Amaral , Senador e seu líder, entre outros ). Tentou obstruir a Justiça no que se refere a Cerveró e STF (depoimento de Delcídio) ,etc.

       Lógico, então, que é suspeitíssima e culpada , escapando da Lei apenas se nossa Justiça, mediante “interpretações” das autoridades do estado de exceção informal(cf.neste site) arquivar processos ou não investigar .E tem mais – alguns deputados da Oposição poupam-na , outros dizem exatamente o acima e muito mais .O jornalista poupou-a. Disse em resposta “ram,ram” .Como tem feito toda a big mídia .

            E FHC foi elogiado , como a própria Oposição , ficando evidente que FHC ,então , foi delicado, não querendo colocar fogo no triste circo político nacional. Depois, face à situação política nacional e ofensas pessoais dos lulistas, até FHC radicalizou mais .

        A FORÇA  DO LULISMO NA CRISE( ver adiante)  

         Há suspeitas de Lula não só ter sido e ser ligado a interesses americanos (educado que foi pelo sindicalismo americano, AFL-CIO, em SP , e ainda com presença nos EUA e Japão, para estudos ), como ter sido informante de Romeu Tuma , pai, diretor do DOPS,  da sua área de atuação , ABC/SP, década 70. (Acusação de Romeu Tuma Jr. , no livro “Assassinato de reputações”, no qual,  desafiou , abertamente , Lula, a desmenti-lo , sendo que Lula  não o processou).

    Foi apoiado, Lula,  pela CNBB/Vaticano (CEBS) e , na maior surdina,  também pelo Império/aliados locais . Daí sua ousadia , “coragem” ,confiança .E “construiu” seus movimentos fisiológicos, dentro e fora do PT, com recursos estatais , durante mais de 40 anos. Um “monstro/dragão”desses não possui a possibilidade de mobilização de um improvisado Collor . Mas, muitíssimo maior . Em compensação, causou muito mais prejuízos , ao Brasil, junto com Dilma, do que um Collor ou FHC.

  [ Claro,para a “big mídia” e “brasilianistas”, mais uma “teoria da conspiração”.Não para Clapmar , Maquiavel, Bobbio , agências de segurança americanas, CIA e outras , ou inglesas, ou israelitas ,ou para o CIE brasileiro , velho DOI / CODI , e seus agentes com “Medalhas do Pacificador” – e belas aposentadorias . Nem para Mir, Neumane Pinto, Tuma Jr., entre outros . Ou Julien Freund(“O que é política?”).Esses sabem , e muito bem , como se faz a História e se conquista o poder .Indaguem de Martin Luther King, Malcolm X , John Kennedy, Bob Kennedy , Jango, Brizola, Cony, etc. E dos   Borgias ,Lucrécia Borgia, Papa Alexandre IV , e centenas de outros .

     Afinal, fisiologismo e mobilização , sob controle,  saem muito caros , assim como deputados e prefeituras -e o “lulismo” buscou “controle” , de fato, não eventuais e espontâneas mobilizações,  no que foi bem sucedido.(Cf.últimas manifestações, em apoio dele próprio, sob controle dele , Rui Falcão /PT, etc., uma cúpula petista ligada à ele, sem qualquer peso de Dilma ) . Ninguém jamais fez trabalho melhor , desse tipo , do que os lulistas . (Cf.abaixo, análise de James Petras , sobre o inicial período lulista , que a práxis confirmou.E maiores detalhes)

               

          III-LULA E SEUS DESGOVERNOS

     DIREITA BRABA :  A ADMINISTRAÇÃO LULISTA 

         

       A propaganda intensa e bem feita, e o “cheque em branco político”( confiança total)  dado pelo povo brasileiro, salvaram Lula da Silva .   

     James Petras , por exemplo, insuspeito pela esquerda , é um teórico marxista americano, respeitado, com várias titulações , que estudou a situação econômico-social brasileira, já no governo Lula, em 2004, com um ensaio revelador , então – “Brazil and Lula : Year Zero”, publicado pela Edifurb, o título nacional – “Brasil e Lula : ano zero “ . Estudou a práxis lulista e, em princípio, como toda a esquerda e centroesquerda , tinha esperanças na administração lulista. Critica , também , frontalmente,  o governo FHC , como neoliberal, sendo totalmente insuspeito frente à lógica simplória lulista – ” se não é lulista, é tucano.” 

            Sua análise é clara . Petras (reproduzidos arts. dele, neste site, há anos )  assinala que o Brasil , sob Lula da Silva, estaria passando por uma “Grande Transformação” –…”a conversão do Partido dos Trabalhadores em um partido governamental dos banqueiros e dos exportadores. (…) de um partido da classe trabalhadora para um partido que inverte a mais básica legislação trabalhista ; tornaram-se inimigos do trabalho e amigos do capital financeiro . A economia brasileira é transformada de uma poderosa economia mista nacional-pública em um Estado vassalo, em transição parara se tornar, através da ALCA, a maior neocolônia. “

               Grave crítica e incisiva análise. Ele assinala que ainda houve a conversão da “esquerda – no e à volta do PT , de crítica da violação dos direitos humanos a cúmplice e aliados daquelas classes e daqueles partidos que praticam a violação dos direitos humanos.“(Petras, ob.cit., p.13).

      Para conseguir isso, Lula e Dirceu expulsaram militantes, mentiram , confundiram, transformando o PT de uma instituição participativa em um dos “mais centralizados, mais personalizados , autoritários e ideologicamente dogmáticos partidos da América Latina. “( Id.).

              Em mais de cem páginas, Petras analisa a política lulista, no campo da economia. (Na verdade, a política de Meirelles, declarado neoliberal, que teve 8 anos de total liberdade , na direção do país , dada pelo PT ). Quer dizer , perfeita coerência entre um Meirelles , chefão estrangeiro da economia, e a situação descrita por Petras. Só que foi mantida sempre a capa de esquerda lulopetista , e até a fantasia de socialismo, conforme o público e circunstâncias.

               Após a crise econômica de 2003, “as “lições” que Lula da Silva tirou dos desastres econômicos …”foram no  sentido de se mover ainda mais à direita – para oferecer o Brasil a quem dá mais, não unicamente aos Estados Unidos, mas à Europa , à China e a quem quer que esteja interessado .”(Ib.,p.110).

                 A análise detalhada está no referido livro, com dados –  e não vamos detalhar , o que não é o objetivo aqui. Apenas destacamos alguns pontos  – e não se  diga , como costumam falar os lulistas, que protege-se os “tucanos “ :

         “O Brasil, sob as políticas neoliberais praticadas – diz Petras –   por Lula da Silva e seu predecessor (Cardoso), decaiu de maneira violenta em termos comparativos nos últimos 6 anos : da oitava à décima quinta maior economia do mundo. Entre 1998-2004, no auge da política neoliberal de Cardoso-Lula da Silva , o Produto Interno Bruto anual médio do Brasil foi de 1,4%, colocando o País na 164ª posição , dentre 178 países (Global Invest, maio de 2004).”(Ib., p.112).

               O que fez com os movimentos populares, Lula da Silva ? Corrupção, cooptação,fisiologismo . (Petras) .Então, 2004, Petras ainda deu um crédito ao MST . E assinalou que …”a confiança do MST em Lula da Silva e os laços com a “esquerda” do PT minaram a oposição do movimento ao ataque reacionário do presidente contra a aposentadoria, o salário mínimo, o pacto do FMI e o apoio militar à ocupação colonial estadunidense do Haiti”.(Ib.,p.125). E concluiu :”A “esquerda do PT”, impotente, demonstra seu compromisso total para acompanhar o governo até o seu fim amargo , em parte porque se integrou com o aparelho do Estado e não tem nenhuma alternativa política séria.”(Ib.).

               Uma previsão concretizada . É o que ocorre hoje . Petras ,então(2004) , ainda tinha esperanças que o MST rompesse com o governo Lula, mas o movimento revelava  uma “recusa em reconhecer os elos estruturais de grande. escala entre o governo Lula da Silva, o capital financeiro e a classe  dominante .(Ib.,p.126). Esperava que o MST rompesse –  “com este governo pró-imperialista… “e desse …” uma contribuição maior para a criação de um partido político extra-parlamentar alternativo, com milhões de trabalhadores, desempregados, camponeses sem terra, trabalhadores e funcionários públicos desencantados com Lula da Silva. (Ib.)”

             Ora, isso  não aconteceu nem sequer agora(2016), com o caos geral, destruição da Petrobrás, inflação, o que permite imaginar-se o que Lula da Silva /Império fizeram ou prometeram ou deram ou …para as lideranças do MST e de outros movimentos . Que continuam apoiando-o ,mesmo na queda vertiginosa . 

         PETRAS : LULA “VENDIDO” , “ENTREGUISTA”

              O autor citado termina por concluir e sugerir o seguinte resumo para o governo de Lula da Silva, o que pode estender-se também para a catástrofe continuada do desgoverno de Dilma , sua discípula – “Vendido”, “entreguista ”.

              E Petras resume sua conclusão sobre o que fizera Lula, enganando pela propaganda o povo brasileiro  , já em 2004 :”…mas até mesmo o pior dos epítetos não fará jus a este ato desavergonhado de traição a muitas gerações futuras de brasileiros “.(Ib.,p.128).

                Essa a posição da verdadeira esquerda sobre Lula da Silva/Dilma e seus governos. Não são desculpas, como a presença (ainda) de Cunha ou Renan, dirigindo o Legislativo , dadas por alguns partidos para elas justificarem  o não apoio ao ímpeachment e eles acabarem por apoiar  a manutenção de Lula e Dilma à frente do Estado “Brasileiro “. Enquanto  manipulam  ,claramente, as instituições para tentarem escapar da Justiça e da prisão . Sob a desculpa que seria “trocar seis por meia dúzia ” .

             Ora,ignorância ou cinismo, novamente . Primeiro ,Lula( o que inclui a servil Dilma)  é o inimigo número UM do povo brasileiro.(cf.análises neste blog) . Segundo, a sujeira é tanta , que vai-se retirando na medida do possível. A quantidade e o restante não podem justificar a imobilidade do Sr.Ivan Valente,p.e., do PSOL. Apegado a Cunha derrubado(o que é justo) , ignora Dilma.

               Lula e Dilma e “tudo isso” ainda levando a economia à desindustrialização, política econômica irresponsável, destruição da Petrobrás , quebra do setor elétrico, pagamento dos maiores juros do mundo ao capital financeiro internacional. Uma catástrofe talvez irreversível. E ainda querem levar essa farsa até 2018, para salvarem-se  ,pessoalmente, da Justiça e da Polícia,  e à face  “limpa”(?!)  de sua administração . Inexistente ,a essa altura ,com os argumentos usados de palavrões,xingamentos , ameaças ,arruaças – molecagens ,em suma, talvez a melhor palavra.

       E a mídia e muitos mais contemporizando , em nome da “paz social” .Apavorados com o rompimento das “instituições ” . (Aliás, num ponto, os lulistas estão certos – vivemos um “estado de exceção informal”- G.Agamben ). Só que ,durante anos , ele funcionou pró-lulistas (e , por isso,Lula escapou ao “mensalão” ) . Agora , se o mesmo estado de exceção e seus “intérpretes” fazem  pequenas interpretações anti-interesses lulistas ou a outros mais que discutíveis, os coitados e vitimados Lula/Dilma etc. fazem um escândalo nacional e protestos nas ruas, contra filigranas jurídicas que os teriam prejudicado .

         E aproveitam os dois para não responderem  às acusações ,de fundo, mais que comprovadas, contra eles – corrupção, falsidade ideológica fraudes fiscais , desvios na Petrobrás, prevaricação,etc.E as próprias oposições limitam-se,claramente, na crítica contra eles – não querem acirrar ânimos, colocar críticas mais fortes, objetivam “impeachment com elegância”. De outro lado, Dilma, “na Lei ou na marra” , usando o Estado e o Planalto. Lula , aos palavrões,provocações, berros ,ameaças .

                Lula/Dilma, como se vê, representam  o que há de “pior” para a esquerda e para o povo brasileiro   – extrema-direita fantasiada de esquerda, causando danos irreparáveis e enganando milhões de cidadãos, cooptando,aliciando e corrompendo movimentos sociais a que têm acesso, seguros, nus bastidores,  pelo capital financeiro-oligarquias – e com a mão esquerda acenando para o povo,MST, MTST, CUT,CONTAG. E dando-lhes   tostões , assistência social ,casas, móveis,verbas . Populismo neoliberal do mais baixo nível. Em muitos  artigos e estudos, apoiados em dados , eminentes sociólogos e economistas  mostram isso. Além de partidos sérios,  de  verdadeira esquerda, que também perceberam a realidade .

 IV–ESQUERDA NÃO APOIA LULADILMA

     Os lulistas têm chamado as manifestações contra eles , e quem está contra eles, de “coxinhas”,  “fascistas”, “direita”,etc.

  Resultado de imagem para povo na rua contra dilma Todavia, como vimos antes, eles , lulistas , são quem situam-se , na verdade, na direita – se não, que neguem, para começar ,  os argumentos de Petras, expostos em mais de cem páginas, entre muitos outros, que analisaram o ocorrido no Brasil ,nos governos lulistas . Nunca o fizeram. Práxis , o melhor critério para tirar dúvidas .

E lembre-se que depois  da análise de Petras ainda houve o  “mensalão” e o “petrolão”, além de falência verdadeira da Petrobrás e crise econômica geral,com desindustrialização , comprovada enorme dívida pública , inflação, queda violenta do PIB – este  o resultado efetivo, sem maquilagem, desses governos petistas, totalmente subordinados ao Império do Capital (Petras , ler acima ).Que política é essa , acrescida da distribuição de casas ,tratores,etc.? De esquerda, socialista? Ah, e não esqueça-se a presença brasileira no Haiti e já solicitada em Gana . Por quem? O Império. É a política do grande Capital, ou do Império do Capital, termo de Ellen Wood .

               Mas, essa outra mentira insistente dos lulistas , que “são “de  “esquerda”, e que as esquerdas estão apoiando-os, precisa análise. As esquerdas não estão com os lulistas . Estão contra eles, como mostraremos. Apenas estão numa posição cautelosa e discreta , por óbvios motivos. Relembremos , aliás, que aquela audácia desabrida, e sem pensar prévio, é própria aos canalhas . Nesta frase , completada : “Seria preciso , no Brasil, que os homens honestos tivessem a audácia dos canalhas.”(Atribuída a vários políticos, inclusive a um mineiro, José Aparecido). ( Não nos referimos, exatamente, a Lula, no caso, que xinga , aos palavrões, a Justiça, o Ministério Público, a Polícia Federal ,procuradores  e até manda-os “enfiar o processo no … ” vocês sabem).

          Essa posição dos lulistas, com suas camisas vermelhas( que a esta altura nada mais significam que uma preferência interessante, do PT, assim como as estrelas,  que também nada dizem, por si só, eis que não correspondem a um  programa e , muito menos  ação , práxis), têm provocado grande irritação e aversão popular .  (Cf. Petras e outros ).

   A- DIREITA MANIPULANDO FALSA ESQUERDA

        Todavia, essa posição dos lulistas é aproveitada pela extrema-direita , para desmoralizar a esquerda – 1 –  Lula e Dilma seriam  “esquerda” , comunistas,etc . ; 2 – ora, tratar-se-ia de dois corruptos sem vergonha, envolvidos nos assaltos à Petrobrás , mensalão e outras falcatruas, segundo noticia-se  ; 3 – logo , a “esquerda” seria corrupta . Um silogismo capaz de levar à conclusão errada. Mas, fácil de ser entendido e assimilado , popularmente, por pessoas simples . Até analisar-se ,em detalhe,  e mostrar às massas que lulistas não são esquerda, que as esquerdas verdadeiras estão contra eles,etc.  o prejuízo está causado – ideologicamente – e em grande escala . E eleitoralmente . Isto torna-se um problema da esquerda  e trunfo da …direita. Que ganha com o simplismo antes mostrado.

         Manipulação grosseira em curso. Origem provável – extrema-direita , setores da contra-informação. 

          B- A “ESQUERDA” DO PRÓPRIO PT  

A “esquerda” do PT é uma “esquerda” subordinada ao autoritarismo lulista e da direção(cf.texto de J.Petras ) neoliberal  e às correntes majoritárias do PT – neoliberais , caso da “Construir um novo Brasil” , (ou outro nome atual que tenha, a de Lula/Dirceu)  , eis que,  de quando em vez ,mudam o nome dela . Mas, não mudam o conteúdo – neoliberal.

E essas correntes majoritárias controlam as verbas(doações, caixa 2 ,etc. ) e o Estado(cargos, empregos ,ministérios,etc.) – e, daí, fortemente ,  autoritariamente , como viu-se na expulsão de Heloísa Helena e tantos outros ,o Partido -PT  . Claro ,  elas sempre vencerão as eleições  internas petistas  , por isso, quer dizer , as minoritárias correntes políticas que julgam-se de “esquerda” .Serão, internamente, sempre esmagadas – e alegradas com muitas verbas e cargos secundários .

Servem apenas para comporem  a necessária “fantasia”  petista de “esquerda” , a fachada, o teatro político,  e , claro, receberem vantagens , verbas, cargos , consolos econômicos . E só. Não prevaleceram, no passado , nem no “mensalão”,  ou ” petrolão” , nem prevalecem , no presente , dentro ou fora do Partido , e, com certeza, jamais prevalecerão , no futuro. Porque trata-se de uma luta desigual, absurda , a ponto de talvez só a ignorância ou oportunismo dessa “esquerda” explicarem sua existência.

O núcleo que controla o “centro de gravidade” do PT tem , via sua principal “corrente política” , neoliberal assistencialista , Lula e sua turma nele – e é neoliberal, sem dúvida , e de extrema-direita (Cf. análise de J .Petras , e outras,neste site) . (Ridículo maior era quando ela justificava-se , e a “suas vitórias internas” ,  e a sua maioria conseguida  ,  com  o famoso “centralismo democrático” leninista , de esquerda, que seria sua forma de organização interna ! 

     C- “ESQUERDA” QUE NÃO É ESQUERDA-PC do B  

       Este partido serve  ao lulismo, ou seja, ao Império do Capital, escondido sob ele .O estranhíssimo PC do B /2016 vem de bem antes . O aliado do PT e demais neoliberais , PC do B (bastante analisada ,neste site ,sua posição,  após o famoso “Massacre da Lapa”/1976 , a derrota no  Araguaia e as deserções de dirigentes antigos) ,  auto-intitula-se “comunista” (?!) .  

     Dirigentes desse partido , presos ou mortos  , 1976, Lapa/SP , e Araguaia , antes , ou durante , entregaram toda a estrutura partidária, caso de Jover Teles , entre outros – nunca mais o PC do B  foi o mesmo , desde aí, após essas derrotas , chegando depois a chamar Mao, respeitado  líder da China , um evidente comunista , de burguês , conforme Gorender, “Luta nas trevas”. Alguns ,  dirigentes do PC do B , afastados “por mau  procedimento na prisão” .E , depois , soltos pela repressão, e reincorporados ao partido, assumindo os mais altos cargos .(Cf. também Pedro Pomar, “Massacre  da Lapa”).

       O fato é que o PC do B , sempre aliado do governo Lula, virou à direita e apoiou, sem qualquer crítica,  e muito menos  autocrítica pública, ou explicação , fora a genérica desculpa de “tática” , toda essa práxis não organizadora do povo, apoiadora da extrema-direita e destruidora da economia brasileira , via política de interesse dos capitais internacionais .Prática  “entreguista”, lulista, narrada , passo a passo, por Petras ( as ações de Lula da Silva, à direita, exatamente por isso exaltadas pela grande mídia mundial do Império, que o premiou várias vezes ), em detalhe .(Vide acima) .

         E não organizaram  , PT/ PC do B , o povo brasileiro. 15 anos de lulismo/PC do B ,  no poder federal , e o resultado,fora  benefícios pessoais para os líderes $$$ – a bagunça ,baderna,corrupção que aí está, à nossa volta , retrocesso industrial.  “Brasil Globalizado, totalmente nas mãos do capital financeiro/multinacionais ,  com favorecimento , afinal, apenas do Império , aliado do lulismo/P C do B  .

           Como justificam-se ? Com  ameaças e palavrões . E o Império livrou-se de um Brasil , possível forte competidor industrial ( N.Chomsky, cf.neste site) .Um Brasil que poderia ter sido soberano e independente  ,e desta vez , livraram-se dele talvez ,em definitivo, como fez o Império em outras plagas. Liquidaram também um de seus objetivos básicos,quanto ao Brasil  – a Petrobrás , antes uma das maiores empresas do mundo , agora arrazada , fora  falsidade, mentiras  e demagogia  lulista . Simples casualidade ,tudo isso? 

PC DO B APÓIA LULISMO CORRUPTO

         Não pode o PC do B , teoricamente marxista, há longo tempo com deputados , prefeituras, etc ., e muitos recursos financeiros  , plenas condições de pesquisa, contatos no exterior,seus dirigentes e secretariado político ,  não terem  visto ou percebido o que , realmente,  ocorria, antes de chegarem  ao poder, com o PT , e depois nos “governos” lulistas, durante décadas .Fecharam  e fecham os olhos , ainda, a fatos inegáveis ,escancarados em toda a mídia ,até a da  limitada esquerda. O PC do B favoreceu  e trabalhou, e trabalha , na verdade , a favor  do Império do Capital, assim como o PT. Por quê? 

         Prestes, quando  vivo , e , atualmente, Anita Prestes, tinham e têm , com razão , como vimos,  e pela práxis desse partido , PC do B , a posição de que ele –  de “comunista , só tem  o nome”. É pouco o simples oportunismo político , de direita , como explicação,  para tal prejuízo , a militantes e ao povo em geral, enganando-os , durante décadas , já referido por Prestes, há muito  , para explicar as  posições direitistas e neoliberais do PC do B .

       De fato, o PC do B sendo fiel até  o fim, como vemos , ao lulismo neoliberal em crise /corrupção evidente/amoralidade /assalto aos interesses do povo brasileiro , e ao que há por trás dele – o Império, uma de suas frações políticas, no Brasil. E qual fração política neoliberal ? Exatamente a mais sutil, complexa , disfarçada , verdadeira armadilha neoliberal à esquerda , e para a esquerda ,  brilhantemente montada -reconheçamos – com um Lula, José Dirceu e outros, posando de esquerda .Dirceu , sendo preso, por corrupção, fazia gestos de esquerda .Cinismo absoluto. E sua corrupção, recebimento de propinas, quadrilha,etc. Foram comprovados, ele bem defendido por importantes advogados .

      PC do B e cia . Sua posição é incoerente e estranha . Tem até o Ministro da Defesa(?!)  do Ministério lulista  de Dilma(direita brava) .Pode tratar-se do que vê-se e ou de “algo”, politicamente ,  muito ,muito pior, cuidadosamente construído durante  anos . Que precisa ser estudado, com cuidado, e atenção , pelos pesquisadores , em especial desde o famoso “massacre da Lapa” e o extermínio dos guerrilheiros do Araguaia ( 1975/76) . Quando foi totalmente “desnudado” e depois “reconstruído” . Por quem? Como ? Em que circunstâncias?

      As esquerdas e os historiadores não devem subestimar as ações do Império , seu exército invisível(serviços de segurança, CIA e outros) , seus estrategistas consagrados – basta ver o poderio americano no mundo, o Iraque , Afganistão, queda da URSS, muro de Berlim, Indonésia (65),Brasil(64) , Chile, Argentina …( Cf. “Diário da CIA” , de Agee; “O futuro do poder” , de Joseph Nie Jr . ). 

         D- A ESQUERDA DO PSTU 

 

         A análise do PSTU  sobre Lula/petismo é uma análise sintética , objetiva. O que significa que houve muita discussão anterior e reflexões,o que é correto e importante  . Considera, com razão , que “as manifestações do dia 13 ( Redação- 13/3/16)não tiveram cunho fascista. Tiveram ,majoritariamente, um cunho de anti-corrupção, anti-governo e contra todos os políticos. E expressaram monumental crise de representatividade .”(PSTU, “O significado das manifestações de 13 de março “, Direção Nacional,  site PSTU, 14-3-2016).

             Numa  correta análise, o PSTU foi adiante –” a classe operária e a periferia  igualmente estão contra o governo, mas  não aderiram aos protestos convocados por essas direções neoliberais …”  “A classe média está na rua contra a corrupção, o governo e os políticos . (…) a maioria nas ruas defendia serviços públicos  e universais como saúde e educação, além de uma aversão a todo o sistema político “.”(Id.).

          “Ao contrário de uma onda reacionária e da iminência  de um golpe, estamos perante uma enorme crise e qualquer governo que saia  dela será ainda mais frágil …”

            E ,logo adiante , a direção do PSTU desenvolve suas propostas, dentro de sua estratégia, sendo que não é o objetivo, aqui, comentá-la . O fato é – não apoia este desgoverno de Luladilma , como este apregoa , indiretamente  – isto é, dizem que seriam de  esquerda e teriam o apoio das “esquerdas”.

              Serve o lulismo  à direita, que finge acreditar ser ele de esquerda , por jogada política , aproveitando para usar isso  , aceitação   da falsidade como verdade fosse , como forma de desmoralizar a  autêntica esquerda, em especial a socialista / comunista  – porque se esquerda fossem , Lula e Dilma e PT e cia. seriam a vergonha e desmoralização total da real esquerda.( Aliás,o que alguns analistas dizem ). 

Ambos  são usados nessa tentativa, pela direita , e por certo serviços secretos , para desinformar  e confundir  o povo simples e despolitizado , além de “classes médias” , presentes , em grande número , nas manifestações de rua anti-Dilma/Lula/PT/aliados  .

( Sobre o PSTU , e suas razões de apoio ao impeachment , ou derrubada de Dilma/Lula , confira vídeo anexo.Faixa esquerda deste site) .

            E –A “NOVA DEMOCRACIA” ?

        Jornal , de (Nov./2015) , expressa  outra posição à esquerda e chama o PT de “o grande fracasso do oportunismo”. Acusação até moderada ao PT. Para ela , Lula apenas está “laborando com sua oportunista “Frente Brasil Popular”, enganchada no surrado “desenvolvimentismo”, “mais uma farsa …” Análise também correta.

        “…a politicalha, mais desavergonhada que nunca , zomba de nosso povo , com sua ciranda de imundícies , chantageando uns e outros ….” Afirma , ainda, sobre o PT , que na gênese petista está uma cristalização …”em sua gerência antipovo e vende-pátria do  velho Estado brasileiro, já há 13 anos “.

              “Hoje, nos descarados discursos, tanto de Dilma Rousseff quanto de Luiz Inácio e seus especialistas “, a crise mundial é o centro de suas desculpas para o descalabro em que se afunda o país, quando, outro dia mesmo, enquanto o mundo inteiro se sacudia com a crise mundial, anunciavam arrogantemente o início e de uma nova era, a da ascensão dos BRICS e neles o Brasil potência . (…) alardeavam aos quatro cantos o fim da fome e da miséria, a  criação de uma nova classe média …”(Fausto Arruda, ib., p.3).

                Análise, correta, do ponto de vista  de esquerda e narrativa de quem não apóia Lula/Dilma.

            F- O FALSO APOIO “CRÍTICO” 

            Há alguns setores, dentro e fora do PT, e de outras organizações ,  que dão esse tal apoio, absurdo, “crítico” , ao PT, bom apenas para que esses dirigentes aproveitem-se de cargos, verbas, benesses do Estado, via Lula e administrações petistas . Nada pesam no processo político ou no PT . São , de fato, ignorados e usados para propiciar, justamente , o antes referido –  uma falsa fachada esquerdista  . Não têm posição real de esquerda   e estão submetidos ao centro do PT ,neoliberal.

             G- PSOL ? 

         Está virando à direita(?) , desde algum tempo, com desculpas várias , o que sempre, em parte,  esperou-se dele- filho do PT .  E , aliás,   insistindo ,especialmente ,na falta de legitimidade do processo anti-Dilma pela direção de Cunha, na Câmara, o que é parcial verdade . Cunha, o presidente ,  que não conseguem derrubar – justificando , com sua presença  , e com o fato das mudanças na presidência e impeachment não alterarem as diretrizes econômicas ou o caráter político dos dirigentes máximos do país(sempre neoliberais) , uma posição, ao fundo ,pró-Dilma, desgoverno que diz combater  . 

        O que também é verdade , mas não justifica  colocar-se o PSOL em um meio-termo de “abstenção”/contra impeachment (?!) , algo dúbio , que , ao fundo,  significa apoio à administração anti-nacional, corrompida e apoiada em ilícitos(fatos comprovados) de Dilma e a um não ao impedimento dela .Nem se fale em votar com o lulismo.  A pior das posições – toda a escancarada corrupção aí, com Dilma/Lula,  à frente,  e o PSOL, que seria uma nova esperança, já vacilante .

Ele , Lula/Dilma  , o inimigo Um do povo brasileiro( ver art.neste site), sendo poupado. Esperanças de alianças , com o PT em alguns estados , em 2018 ?É o que diz o PSTU, repetição de alianças ) . Confusão, ignorância política , ou há algo por trás? Em nome da solução ideal poupa viável encurralamento do inimigo principal . Algo deve estar ocorrendo,internamente , no PSOL , ou com algumas “velhas ” lideranças dele  ?

PSOL ALIADO DO LULISMO 

              O PSOL parece perdido desde a campanha passada , quando a candidata Luciana , no segundo turno, apoiou Dilma, mesmo já sabendo-se de uma série de fatos sobre a dupla Dilma/Lula e o PT . Depois, vem o PSOL, via Ivan Valente , tragando o resto, justificando sua posição , ao fundo sempre  protetora do desgoverno Dilmalula , com a justificativa da falta de legitimidade de Cunha e Renan , e a ligação deles com a corrupção.

          Uma acusação correta, mas, baseando-se nela , nesse tipo de argumento, apenas,  nada poderia funcionar, à esquerda parlamentar , nem ela agir ,então, democraticamente , em nenhum dos três poderes, pois todos envolvidos em graves acusações de corrupção. Nem os parlamentares , não envolvidos em corrupção, numa instituição assim, interviriam nesse processo ? Nem ao menos para esclarecer,divulgar,na TV Câmara ou “Voz  do Brasil” ? 

         E a esquerda , então , ficaria fora de tudo, inclusive do Parlamento, esperando condições ‘ideais”  para atuar, numa sociedade mais justa e legítima – e com Parlamento idem ? Incoerência do PSOL.Então, o que está fazendo ele , nesse Parlamento ? Que tática é essa, de poupar extrema-direita , corrompida , corruptora, inclusive das esquerdas, em nome de haver outros corruptos no Parlamento, quando é viável uma vitória , parcial que seja ?  

          Ora, trata-se de uma sociedade capitalista  , de fato de disputa sempre entre frações neoliberais, onde tal é natural .Nada mais.Mas, uma definição a respeito , posição clara ,do PSOL,  ajudaria  a   alterar um pouco o conjunto do “jogo político”, reorganizar “um pouco ” o jogo , à centro-esquerda .É preciso coragem para tomar posição política, minoritária , mesmo apoiada em análises. Apesar disso, parte  do PSOL está “tendendo” ao impeachment,  pelo caos econômico, descobertas da “lava-jato” e descalabro político continuado .

 [ADENDO – PSOL  – em 8/4/16

Lamentável, confuso, dúbio , o papel do PSOL, via , em especial, Ivan Valente/SP e Chico Alencar(?!)/RJ (Na Comissão do Impeachment) . Justificam ficarem contra o impeachment em nome dos acusados ,por eles , de corruptos – Renan, Cunha ,etc. E de Temer, após Dilma, nada mudar.Assim, deixam intactos os muito mais corruptos(nessa hipótese de aceitar-se  provas sem julgamento, mas com bom-senso ) Lula e Dilma (vide acima).

Foram  chamados , na própria Comissão do Impeachment , de “puxadinho do PT ” .Desmoralizante . Lamentável, claro, e deve haver interesses por trás disso .A dupla, qual Freixo, fala e defende ,confusamente, suas posições e, depois, omite-se. Virando, claramente, contra o impeachment, Moro,etc.No fundo, pró-lulismo. Sem defesa? PSOL . Menos uma esperança política ou haverá reação interna? O troco virá , nas ruas e eleições? Merecem, Ivan e Chico, em especial. Para que voltarem à Câmara Federal ? “Diretrizes partidárias” não desculpam nem estão acima de caráter e interesses do povo .Estranhíssimos comportamentos . ] 

             H- REDE  

         Ainda organizando-se , tem criticado o governo Dilmalula, mas tentando posicionar-se de forma  diferente, em posição ainda não bem clara. Não pode ser considerada  um partido de esquerda.( Convidou Wladimir Palmeira a aderir.Mas, e daí, e que posição ele tem hoje? Vinha defendendo …José Dirceu, líder neoliberal petista – preso. Entrevista, na Globonews ,não deu para esclarecer seu pensamento- atual, em detalhe).

E Marina , o que prega? Programa de esquerda não foi visto – ainda? Mas, “tende” também senão ao impeachment , pelas mesmas razões do PSOL(vide acima) , e defende a atuação do TSE , em relação à campanha Dilma-Temer que, se anulada,daria margem a novas eleições -melhor,mas mais difícil e demorado . É muito mais tarde .Deixa-se a culpadíssima Dilma em nome de algo muito mais inviável . Estranha posição .E o O Brasil suportaria essa longa espera  ? 

              I-  PCB 

           Tem posição clara a respeito desse desgoverno petista, numa análise amadurecida. “Os indícios de envolvimento do ex-presidente Lula em esquemas de corrupção são mais um capítulo da grave crise brasileira, marcada pelo esgotamento do governo Dilma e a degradação política e ideológica do Partido dos Trabalhadores(PT) e seus satélites .” E – 

          “Apesar do governo petista ter aplicado servilmente as exigências da classe dominante (…) a gravidade da crise exige, do ponto de vista dos interesses do capital, medidas mais profundas e rápidas, diante  das dificuldades do petismo em manter a política de apassivamento das massas .”( “Nota do PCB sobre o agravamento da crise política : o impasse da conciliação e o caminho da luta “, site PCB , em 6-3-16).

             Quanto ao que se passa, inteligentemente, afirma que  “não é um golpe contra a institucionalidade liberal-burguesa, mas uma das vias no interior dessa institucionalidade para a imposição de governantes que melhor  atendam, circunstancialmente, os interesses do capital .”(Id.).

             “A decisão da burguesia de livrar-se do governo petista …não justifica  a defesa do governo Dilma nem do ex-presidente por parte da esquerda socialista …”(Ib.) “O PCB não vê razões para alterar sua postura de independência de classe e oposição de esquerda ao atual governo …” “Tampouco nos somaremos a iniciativas pretensamente dedicadas à defesa da democracia com aqueles que, nos últimos tempos, a vêm golpeando em troca da governabilidade a qualquer custo .“(Ib.) ( grifos da Redação/Caminhando) .

             Observe-se – não é decisão de toda a “burguesia” alterar os rumos  atuais da economia e política brasileiras . Há setores que continuam sustentando Luladilma. Serviu-lhes a dupla de forma  excepcional durante décadas, inclusive destruindo e sabotando as verdadeiras esquerdas .Por trás desse termo  “burguesia” , genérico, tradicional, usado pelo grande avô das esquerdas , simplificadamente , há diferentes estratos e setores e aliados , num grande “bloco dominante de poder” (embora seja esta, “burguesia” ,  a simplificação original marxista). Parte da “burguesia” apoiou e continua apoiando Lula .

Há uma disputa sutil, mas até agora não fratricida , entre as frações neoliberais , que visam preservar o sistema(capitalista, “integrado, subordinado”) e o regime político “democrático” . Lula ameaça , mas não rompeu, até agora,  os limites institucionais postos. Eles o salvaram em 2005(mensalão”) e protegeram sua carreira .

              De qualquer modo,  também o PCB, esquerda respeitável , tradicional, pois, não apóia a administração petista .Nem defende Dilmalula. Há partidos menores , mas sem expressão, auto-intitulados de esquerda ,dividindo-se , nesse apoio.

               J- PDT, À DIREITA

         Há anos ,virou à direita , e vem compondo com o PT, Lula,etc. em troca de cargos , ministérios, benesses .Os Goulart estão acompanhando-o  e irão para a desmoralização e decadência , junto com sua liderança PT ,conspurcando a memória de GOULART, como o PDT já faz com a de Brizola .Obviamente , não é comunista ou socialista, hoje estando à direita , aliado à extrema-direita lulista(posição antes justificada) .

            Brizola teve , em seu final de carreira , menos votos que Enéas, um tipo folclórico. Perdeu, longe, várias eleições  . O PDT , apoiado em negociações estaduais , abertura de legenda a jogos de interesse,  candidaturas oportunistas como a já projetada de Ciro/18 , que chega para isto mesmo  ( proposta por Lula, para o caso do PT inviabilizar-se para 2018 ou como aliado num possível segundo turno, em 2018) , caminha para lugar nenhum. Apenas disputando entre legendas de terceiro escalão a que mais pegaria  votos, “de qualquer maneira”, nas eleições , lançando políticos inexpressivos ou refugos políticos .Sublegenda de um PT deteriorado, onde foi colocado por Lula , mentor da candidatura Ciro Gomes , este por ele estimulado a sonhar com a mosca azul. Está sonhando.

       Brizola , que já sustentava várias restrições a Lula, evidente que jamais apoiaria Lula neoliberal, mergulhado na corrupção, defendendo-se com generalidades  e mentiras ululantes.Situação totalmente diferente das ocorridas com Getúlio e Jango, com as quais inicialmente tentaram os lulistas justificarem-se  e à sua corrupção.

                            PSB E PSDB

                    Temos , ainda  o PSB , que intitula-se de “esquerda democrática” , antes liderado pelo falecido Eduardo Campos , Governador de Pernambuco , que menciona-se como “socialista”, tendo apoiado Luladilma e, agora , na Oposição e pró-impeachment. Recentemente , o Presidente do PSB declarou-se pró-impeachment e analisou, corretamente, que o PT , todos esses anos, não fez reforma alguma de infraestrutura à esquerda- nem a agrária nem qualquer outra .

          E o PSDB , que intitula-se social-democrático , oposição a Luladilma e favorável ao impeachment, na práxis à esquerda do PT , como a Rede . No programa, não é de extrema-direita , como o PT de tempos para cá , buscando ater-se à social-democracia tradicional .Esses partidos estão à “esquerda” do PT , assim como Rede, Psol e outros.

                    PROBLEMA -DIREITA MASCARADA DE ESQUERDA 

                     PT e o PC do B , este auto-intitulando-se “comunista” (“só de nome” -Prestes,Anita Prestes) , paradoxalmente , pelas ações agressivas de Lula//Dilma/lulistas , à direita, neofascistas , apoiadas sem discussão pela dupla , incluindo-se a presença de ocupação brasileira no Haiti, cumprindo missão do Império , situam-se na extrema-direita neoliberal .

                    Isto é , na fração neoliberal ainda no centro de gravidade do bloco dominante no poder, no Brasil,  em crise total  , até agora , coonestados , já parcialmente, pelo Império ( Cf.apoio dado pelo “New York Times”  , 16/4/16 , à Dilmalula ,contra o impeachment) . Isto, como se vê, desde que prestaram-lhe préstimos valiosos , desde décadas .( Quanto a esses desvirtuamentos , aparentemente absurdos , essência conflitando-se com aparência, conferir acima ) . O fato desses partidos auto-intitularem-se , um como “dos trabalhadores” e outro como “comunista” , não é critério para aceitação desses rótulos , bem como a propaganda deles próprios /aliados a respeito – toda a “práxis” desses partidos  , há anos , mostra o contrário. O que é reconhecido por teóricos e líderes sérios, como , respectivamente , James Petras e Luís Carlos Prestes(há décadas)  .

             *************************************************************************************************

ATENÇÃO – MANIFESTAÇÕES PRÓ-DILMA /LULA(31/3/16)

MILHARES NAS RUAS , POR QUÊ ? 

              Alguns milhares de pessoas nas ruas, pró-Luladilma .E há quem fique impressionado com a “força do lulismo .Não é bem isso. Dez vezes mais pessoas pediram sua prisão e o impeachment . Há pequenas organizações de esquerda , com cargos,verbas,empregos dados pelos lulistas ,apoiando o desgoverno neoliberal de Lula/Dilma , e timidamente colocando suas bandeiras .Nas manifestações “contra o golpe” , há cada vez menos manifestantes. Mas, seu ainda “grande movimento “nas ruas, a favor de Dilma/Lula, embora muito inferior aos opositores , impressionam alguns . Entendamos o que ocorre. 

RAZÕES

      I – Entenda-se , entre outras, as  razões,  de haver ,  ainda , certa força lulista  , nas ruas  :

   1-  o PT/Lula data de 36 anos (!!)  , Lula /lulistas beijando, falando ,fingindo,mentindo , arrecadando, (corrompendo) (cf.outros arts./sites) , (demagogia)  ,  com apoio da mídia neoliberalizante/ Império .Teve ainda apoio das CEBS /IGREJA CATÓLICA ; daí, enorme apoio da “big “mídia ; 

2- durante 14 anos está/esteve  com o Estado Federal nas mãos, usando-o, sem pudor, a seu favor  ;

3 – mais a atuação de seus deputados federais ,estaduais ,prefeituras,etc. todos mobilizando para as ruas e indo participar( desde a década 80 – e no poder  estatal federal desde 2002)  ;

4- o PT/Lula nomeou mais  de cem mil pessoas , ministros , altas autoridades, em cargos, quer dizer  desde ministros a comissionados diversos , aos  milhares  ;

5 – está o lulismo usando tudo, desde o Palácio do Planalto , Estado, STF , Embaixadas , etc. , a advocacia do Estado , mais marqueteiros , para sua defesa- alega  “golpe” , usa , maciçamente, artistas ,nas manifestações , etc.;

 6 – em suas manifestações, funcionários, artistas, espetáculos , pagamentos, ônibus , lanches,dispensa de trabalho,etc. Contem, se desejarem – centenas de ônibus, vindos dos municípios controlados/ dirigidos   ;

7 – aproveita o lulismo , a seu favor, em discursos , haver corruptos, de fato, também entre os opositores ;confunde ;

 8 – tem o lulismo,espertamente,  até uma Secretaria dos Movimentos Sociais ,dentro do Palácio do Planalto,  com verbas,coordenação, funcionários ; etc. Tudo pago . Em resumo, tudo isso mais  bilhões desviados(provadamente ,caixa 2 , ou que nome usem para amenizar os ilícitos)  da Petrobrás, “mensalão”, etc.

Mais o poder  estatal(rádios,tvs,sites,etc.) – uma máquina bem montada , a serviço da mais importante e perigosa fração neoliberal política em atuação no Brasil , a lulista , que não foi abandonada, ainda,  pelos seus patrocinadores( Império)  , pelos serviços passados prestados e outros que, quem sabe, ainda poderá prestar .

E muita gente está indo às ruas não por ele, Lula, mas enganada- defesa da “democracia” ; “contra o golpe” ; encontros culturais ; ídolos cantores ; e até por lanches ,diversão, por falta do que fazer – levados por cabos  eleitorais (PT já os tem)  de rincões afastados ,baixadas , subúrbios , locais isolados , de ônibus ,com lanches + mais dinheirinho – verdadeiros passeios mais que gratuitos por quem sem diversão ou horizonte .E ainda ganha-se  camisetas, lenços vermelhos,etc.  

9 – Usam, lulistas, para ganhar apoio – shows, bolsas, dinheiro, distribuição de tratores e casas ,fogões , lotes ,etc. (Assistência social pregada pela ONU/OMC ) . Mais o próprio Estado  como distribuidor disso tudo  , em vésperas de campanhas eleitorais .Fizeram o mesmo, recentemente , até com as “Comissões da Verdade” . Pão e circo . Modernos , em larga escala . Ou circo e pão. Qual césares romanos faziam para conquistar o povo.

     Convenhamos , o lulismo tem  condições(vide acima)para tentar conseguir manter-se  no poder. Para começar o apoi do Império. Acrescente-se(o que ajuda muito, no caso) – não tem o lulismo nenhum escrúpulo ou coerência, no dia a dia : isto é, usa  mentiras,mudanças de posição  , confusões ,manipulações , ilegalidades, tudo pelo  poder.  .( Vide o uso , por Dilma , dos palácios e dinheiro público, seguidamente, em campanhas eleitorais , em proveito próprio, o que é proibido, por Lei, para fazer campanhas  políticas  e defender-se , pessoalmente). 

*********************************************************************

        II – BRASIL -QUE FUTURO, COM DILMA/LULA?

 

Nenhum.

Não pode  Dilma virar mais ainda à direita , pois perderia os desconfiados “movimentos sociais” .[Embora tente – Lula vem falando(“Folha de S.Paulo”) em “Nova Carta aos Brasileiros”, similar à dele de 2002 , compromisso com o FMI, Consenso de Washington ] , desta vez para Dilma, se ela sobreviver ao impeachment . Não tem ele programa a apresentar , nada. Ou melhor, só o estrangeiro, extrema-direita, o do FMI/Consenso de Washington citados –  e conversa fiada de “investimentos “(sem condições,  pela insegurança e desconfiança) , típicas  dé um  demagogo  . Práxis de extrema-direita .

Nem pode a dupla  virar à esquerda, pelo apoio recebido do Império e compromissos com ele . Desabariam logo. Nem podem sequer “enrolar” muito mais, no mesmo lugar, ou andando para trás(empréstimos,propaganda, concessões a multi-nacionais,etc.) , politicamente, pois o que já faz Lula , há 14 anos , fora  os anos longe do poder federal. Então, só resta-lhes  fazerem-se de vítimas (“é golpe”, etc. ) , mentir mais e mais, confundir, tentar ganhar tempo (sempre implorando o auxílio do maior beneficiado disso  – seu mentor de sempre, oculto , o Império) . No final, a consolidação da Província Braz$l (cf. análise de  J. Petras .Cf.análises neste site .Octavio Ianni, Jaguaribe,etc.) .

O lulismo /aliados afundaram o que restava  do velho Brasil. Uma catástrofe continuada sem saída  , até 2018 –  não havendo  logo a única e mais rápida saída, embora dificílima  – o impeachment  . Todavia, os brasileiros precisarão dela , dessa tragédia explícita , evidente, até 2018 , pois vivemos uma tragédia ainda meio silenciosa , para, afinal, convencerem-se de que foram enganados, que Lula/Dilma  foi e é uma farsa muito bem montada  ? 

Trata-se (PT/Dilma/Lulismo/aliados,etc.)de um “monstro”corrupto neoliberal , disfarçado, camuflado, instalado, ou melhor implantado, na política brasileira – um “Cavalo de Tróia ” , vírus político-social,  no seio do já antes deteriorado/atrapalhado/doentio Estado Brasileiro/povo brasileiro  , difícil de superar-se (análises diversas. Detalhadas neste site, além de J.Petras) .

Construído desde 50 anos , década 70, inclusive precedido pelo massacre das esquerdas . Era a alternativa  neoliberal religiosa do Império  – à esquerda real . Uma farsa americana/religiosa/CEBS/Vaticano (Cf. Mir,L., “Partido de Deus” )  .Uma tragédia brasileira .  E que,  superado, não significará solução dos problemas, mas apenas um passo fora do buraco . Só. Quem implantou-o ? Ora, imaginem…Por quê? Ora…Dúvidas? Leiam um comum Chomsky,”Como entender o poder ”  ou consultem arquivos da Segurança Nacional dos EUA, liberados já. Ou busquem , neste site ,artigos esclarecedores .Encontrarão mais detalhes .

Por isso, Lula/PT/aliados é , em essência, o inimigo número um do povo brasileiro. É o resultado , presente(grego) deixado aos brasileiros, pelo golpe americano /contrarevolução antidemocrática e antinacional de 1964  (em essência ; houve,claro, diversos aliados – as oligarquias nacionais e outros )  . Resultado de um plano/projeto cuidadoso para liquidar a mera possibilidade de um Brasil industrializado, soberano, independente . O que foi conseguido. Aquele possível Brasil potência, soberano, independente, está ajoelhado. Uma província , país neocolonizado em 2016. (Petras, N.Chomsky, Ianni, etc.) . Para não usar-se termos mais fortes ainda . 

2016 , 31 de março, é resultado de 1964/31 de março  – 52 anos de retrocesso e traição nacional. Lula, como Dirceu, foi e ainda é um “cavalo de Tróia” , assim como a “democracia”( real “estado de exceção informal”, G.Agamben) deixada para os brasileiros , ao retirar-se a “ditadura”  para os bastidores ( generais , CIA, torturadores , autoritarismo explícito , etc) .(Cf. análises, neste site) . Situações até hoje não superadas .

STF , LULA, DILMA, PT -” AJUDINHAS”DO STF

 (GILMAR MENDES) ?

O STF, em maioria, de fato, “está” com Dilma/Lula, que “teria” 5 ministros , como ela mesmo asseverou a Delcídio Amaral , Senador , seu ex-amigo de confiança (que não teria razões para inventar isso) . O que, evidente, não dá a ela ou Lula segurança absoluta, pois sempre pesa o nível de pressão popular(mais parte da mídia) e a desmoralização que pode  advir para esses ministros servis, em princípio , no caso de votos  obviamente injustos , apoiados em “interpretações” absurdas . Afinal, estão sob holofotes  .

Tudo isso dificulta a saída do povo brasileiro dessas armadilhas(houve outras, como “Dirceu, o guerrilheiro”, a “distensão lenta e gradual”, o ” Brasil em grande desenvolvimento” , etc.) –  e propicia mais tempo ganho e  lucros exorbitantes para o capital financeiro dominante .

Mas, a linha geral desses votos, no STF ,  e a posição de Janot ,PGR , está clara – pró-Dilma, “teatros”  judiciários” (belas declarações ,etc.) acertados , à parte . Mais a PF , subordinada ao Ministro da Justiça , com resistência heróica de jovens delegados/juízes mais independentes . Fora cederem os do “sistema” estabelecido  às pressões e riscos de perderem suas poses e lugares privilegiados , sob pressão da mídia e do povo nas ruas . E daqueles jovens quixotes do MP, PF, Judiciário. 

Uma situação complexa , “sinuca de bico” política para o povo brasileiro , expressão já usada em outro artigo.Essa “Justiça Teatral”  só cederá algo , todavia, se pressionada , ardendo os traseiros de ministros .Devem, quase todos , seus cargos, e muitas vezes as próprias carreiras, via concursos duvidosos , promoções ,etc. , aos  lamentáveis desgovernos de Lula e Dilma , tendo antes compromissado-se com eles .( As declarações de Delcídio Amaral mostram isso , i.e., o aliciamento de autoridades por Lula/Dilma e outros  como um método lulista  de poder posto em contínua ação) . (Sobre ela , Justiça , etc. cf. arts.críticos  de Marco A.Villa, tristemente corretos) .

Ou impeachment já – ou maior sofrimento ainda para o povo  brasileiro. O que parece  possível. Os lulistas farão qualquer coisa pelo poder , mentiras, amoralidades , golpes, queimas de documentos , mortes(?!) ,para não perderem cargos, liberdade ,mínimo de narrativa favorável , mesmo que absurda –  ao menos, em último caso,  por um lugar na História.E ,claro, não pretendem serem investigados com liberdade e transparência por ninguém  (pois isto seria mortal para eles) – seguir-se-iam  condenações , prisões, a desmoralização final. Daí, defesas genéricas e repetitivas .

Ceder a eles, lulistas , um pouco mais ou menos  ? Provável ” pizza política tradicional” , conciliação? Seria a “consolidação última” , a do “fim” do (velho) Brasil, com resquícios de organização e funcionamentos republicanos .Carimbar o Brasil como Braz$l , Província (Ianni), para sempre(?!) ,  sem qualquer soberania ou independência. “Desistir do Brasil”(Eduardo Campos). Ficar , em definitivo, acomodando-se, politicamente , com a província Braz$l .

********************************

            V- CONCLUSÃO

 

       Como se vê , Lula e Dilma, centro da fração política neoliberal que vinha sendo a base de equilíbrio do bloco dominante no poder , sucumbem frente ao avanço de outras frações  também neoliberais.Desmoralizados, seus protetores do bloco neoliberal vão demonstrando aceitarem outra opção neoliberal na direção do febril e doentio “estado brasileiro”

Seja pela  má administração realizada, má gestão dos interesses do Capital , e também do Estado , sendo incapazes de continuarem a manter a “paz social” , manipulada, o que representava a  vantagem básica dessa fração neoliberal lulista , frente a outras.Ela conseguia anular o ímpeto dos movimentos sociais, estando próxima a eles, financiando-os , ou seja, entidades como a UNE ou CUT ou MST , o que já não vem conseguindo .Além disso , apareceram , nas ruas, massas já não mais controláveis por ela, via Lula e cia., como ocorria até há pouco. 

       Massas de  classe média, relativamente informadas pela mídia, foram para as ruas, indignadas ,  enfrentando o lulismo, face à sua corrupção ululante e desrespeito evidentes aos interesses populares, além de ter ficado claro , para elas,  a  farsa quase exposta do lulismo .

          As esquerdas verdadeiras, como as citadas, estão sem visibilidade perante as massas . O que dá a impressão,  reforçada  ( de um lado , pelo lulismo, de outro , pela extrema direita, esta  empenhada na desmoralização de toda a esquerda  real , ambos manipulando isso, segundo seus interesses) , que  elas , esquerdas, estão marchando ao lado do lulismo desmoralizado  , de extrema-direita. 

A-INIMIGO UM DO POVO BRASILEIRO-PT/LULA

          É preciso , talvez , refletir que as esquerdas deveriam buscar  mais  visibilidade  e definir, antes de tudo,  “quem é o inimigo principal” , do povo brasileiro, para elas , neste momento- a fração neoliberal mais atentatória aos interesses populares. Caminhandojornal.com vem tentando mostrar e justificar que este é a fração neoliberal lulista,ainda no centro de gravidade do bloco dominante no poder,  a mais prejudicial aos interesses democráticos e a quaisquer veros avanços sociais, no Brasil – porque ela corrompe, divide, finge-se de esquerda e é de extrema direita , pró-capital internacional e multinacionais , a eles totalmente subordinada .É só conferir sua práxis, não verborragia, nos últimos anos  .(Petras, Safatle, Nêumane , Pinto, Villa , e até artigos diversos , de anos, neste blog).

       E fração política que,  até agora , apesar de todas as lambanças, está ainda no centro do bloco dominante no poder, causando prejuízo até a seus financiadores e aliados , à direita , pela  sua corrupção escancarada e má-gestão . O fato dela também não interessar a outras frações “neoliberais” , à direita, no caso, não muda o referido , quanto ao povo .Em certas situações , surge um inimigo comum de várias classes e frações  – caso do nazismo,por exemplo, em certa época, na Alemanha . Onde a História mostrou que o erro de análise das esquerdas e democratas pode custar muito caro aos povos do mundo . Foram condescendentes,  com Hitler e o nazismo . 

            Sem forças políticas efetivas, e definições específicas , fica-se sem condições de influenciar o processo, pois não basta apontar a “classe dominante” ou “as classes” ou tal ou qual classe como alvo ou responsável . É preciso identificar frações do bloco dominante no poder, estratos , “grupos”,etc.  e ter coragem de definir-se  em relação a eles  ou elas  ,via combate frontal, se preciso,  alianças, críticas ,de forma a alterar , “mexer” nesse núcleo prejudicial ao extremo e tentar mudar situações políticas , em que as forças populares não têm tido qualquer peso/influência. A queda de Lula/Dilma propiciariam importantes alterações e mudanças  . 

            Basta dizer que , há décadas , desde a ditadura, 1964, o “bloco dominante no poder”, no Brasil, ao fundo, é mais ou menos o mesmo , consolidando-se , apenas mudando da face pública militarista e violenta exposta , pouco inteligente , para um neoautoritarismo escondido,  inteligente , apoiado no estado de exceção informal de nossa época , já bem estudado(G.Agamben) e   na deterioração total da velha burguesia nacional  e ascensão das multinacionais/capital financeiro em geral e do agronegócio, em particular .   “Ditadura terrorista “ e depois “ democratização sob controle de cima “ até uma Constituinte com domínio de multinacionais e capital financeiro . Segue-se Collor, etc. sob a mesma égide.

        Sem qualquer tipo de influência ,ou peso ,no sentido de mudanças , por via  da ação de democratas radicais ou esquerdas .(Daí o perigo de uma Constituinte agora) . Uma liberalização sem democratização , as  mesmas forças por trás do processo passado e do atual , como vê-se  , por exemplo, na anistia feita por militares torturadores(os generais, até presidentes,estavam provadamente envolvidos , era uma “política de estado”) , implantada /construída   pela “metade”  , até com medalhas e elogios para torturadores ,”desaparecidos” até hoje, e  “cavalos de tróia” deixados para o futuro(um Lula da Silva  e José Dirceu, entre outros ). Situações que chegaram a nossos dias . 

        AS ESQUERDAS AUSENTES ?

          Não houve quase nenhum tipo de influência/peso, sequer intervenção  ,  das esquerdas , quando , por exemplo , na época do autoritarista e militarista Costa e Silva(1968) , que , sabe-se  (Cf. p.e., “Guerra das  estrelas”, de Carlos Chagas, que foi secretário dele ) pretendeu  mudar rumos, no sentido da “democracia” .

Ele  tentou diálogos até à esquerda – e caiu em meio a uma tentativa mal sucedida de seu grupo militar, ou seja , tentava uma mudança mais democrática,  para o centro nacionalista . A reação negativa das esquerdas, estimuladas pelos serviços secretos , levaram a mais repressão e solidificação do regime terrorista .

       Parte das esquerdas tendeu ao diálogo(PCB e AP,cf. “Revolucionários sem rosto – a história da AP”, Otto Filgueiras ), mas a maioria acabou por negar contato e buscar um solitário caminho e proposta isolada   – que terminou nas derrotas conhecidas. Daí em diante, “vitórias “só durante a “democratização” patrocinada por Golbery/Geisel/EUA , sob a égide da “distensão lenta e gradual”? Vitórias de quem mesmo? Dos democratas não foram. 

        Impossível construir qualquer esquerda forte, estruturada , ligada ao povo brasileiro, com o “lulismo” , falsa esquerda, entravando as conquistas democráticas, corrompendo, desorganizando , cooptando , e ainda de posse e usando o aparelho estatal federal e outros, estaduais e municipais, a seu favor . Alguns , por sinal, muito poderosos, caso do governo de Minas Gerais ou da prefeitura paulista . 

        Mesmo perdendo seu lugar central , o Estado Federal, o PT lulista poderá manter  feudos nos estados e municípios  e , não liquidado Lula e sua maioria interna neoliberal, que esmaga o resto do PT, aquela  reaparecerá e continuará sua destruição do movimento popular brasileiro. Tal será porque , como foi ontem, ainda tal demolição é hoje do interesse do Império do Capital.

Não há razões para que o Império, em última instância, deixe de manipular essa fração neoliberal “esquerdista”, o que é de seu  interesse, mesmo que essa fração petista  perca o papel de centro do poder estatal , isto é, do bloco dominante no poder, ou ressurja com outro nome .  Eis que ela divide, confunde, manipula movimentos sociais e partidos à esquerda, age contendo a ação das massas populares . Não tem ,hoje , substituta, à altura, para uso Capital, ainda mais aliada  ao PC do B , seu carimbo de “esquerda” , ainda não desmascarado, e no poder do  Estado .  

            O desenrolar do processo deixará mais clara a segurança mínima ou não das instituições , influenciadas pelo povo nas ruas e parte do MP , Polícia Federal e Judiciário. As partes ainda “sadias” das instituições estão reagindo aos xingamentos de Lula da Silva – “classe média”  irritada com a corrupção e capaz de rápido entendimento  do que se passa na sociedade, mais difícil de ser enganada por um pelego populista neoliberal,   como Lula da Silva(análise e justificativa em anterior artigo).

        A tendência é que ,sob pressão, caiam mais máscaras, como estão caindo as de Lula e Dilma, entre outros , e bem antes caiu a de Dirceu , ” o guerreiro do povo brasileiro” . Não importam as claques, “eles” , falsos esquerdistas , estão já desnudados perante povo e a História. Nisso, não há volta atrás , nem marketing salvador , aconteça o que acontecer. 

DEMOCRACIA , POVO, CAMINHOS

          É preciso lembrar que embora possa-se reconhecer que o Estado Democrático de Direito representa e garante , antes de tudo, os interesses dominantes, é fato sabido e reconhecido, há séculos, que também defende certos e importantes direitos das classes subalternas . Daí, sua longa sobrevivência – “democracia liberal, ou social”ou outra  . No Brasil, contudo, nem esse Estado e esses direitos têm sido respeitados – polícias militares, torturas em favelas, genocídios, ostensivos crimes de autoridades ignorados pelas autoridades ( o número de ilícitos cometidos por Dilma é enorme, e ela , cinicamente, da mesma forma que Lula da Silva , diz que nada há contra ela, que de nada sabem, que trata-se de um golpe, etc.E tudo tem ficado , ao,menos por enquanto, por isso mesmo) .

           Ora , não é apenas propondo caminhos próprios, totalmente independentes, solitários contestando-se tudo, que poderá progredir alguma posição que defenda fundamentais interesses do povo brasileiro – é preciso levar adiante a democracia, aprofundá-la, tornar um regime apenas liberal , como o atual , em democrático – maior controle do poder pelo povo .

      Há interesses da nação, em conjunto,  que Lula e Dilma , de fato, impediram de qualquer avanço , como mostram os textos de James Petras e outros  .(Por exemplo, Reinaldo Gonçalves  também mostra a falsidade dos dados otimistas divulgados pelo lulismo, desde anos – de fato, houve é uma “volta por baixo” ).

        Nesse momento, há enormes massas desorganizadas nas ruas, com desejo de participação , presença espontânea , massa desordenada , milhares de pessoas em S.Paulo , outros milhares em Brasília, e em outras capitais, provocadas pela nomeação de Lula , acusado, por Dilma,  de vários ilícitos , como importante ministro. De outro lado, massas populares feridas, manipuladas, deseducadas, em especial as das classes mais baixas .

         A presença das esquerdas é quase nula, neste processo . Compreende-se , entretanto, suas cautela e independência e pretensão de propostas próprias – mas há que analisar-se , reconhecido já que não se trata de fascistas , de extrema-direita, como inicialmente foram  caracterizados, se esta posição é a melhor .  Importante o contato político, e chamada à discussão,  com essas  massas .

   B-SITUAÇÃO BRASILEIRA -CALAMITOSA

        Para Ianni, o Brasil já é uma província , sem soberania ou independência , e hoje está em risco o futuro do próprio povo brasileiro e seu sofrimento – desde que o Estado subordinado a interesses estrangeiros, à frente do qual está a fração política lulista, como centro – e em processo de queda . A consolidação dessa província, que Darcy Ribeiro mencionava ser pior que uma “República de Bananas”, lembrando uma “República das Multinacionais”, apontará uma nova situação – consolidada – talvez uma “Província das Multinacionais e Capital Financeiro.”Como mudar esse caminho ?! 

         A intervenção urgente e importante ,  nesse processo, de variáveis intervenientes ,tem que ser precedida de seu entendimento e também do papel de cada força política e da compreensão da verdade histórica sobre o Brasil atual  – a ditadura e os últimos cinquenta anos, sendo que qualquer saída não poderá envolver apenas a classe trabalhadora, mas também  intelectuais, classes médias, pequena burguesia e até média burguesia nacional, todas em decadência ou crise ou estagnação, no Brasil) . 

           Do outro lado, há , simplesmente , por trás das várias frações neoliberais , componentes do bloco dominante no poder , o Império, tendo à sua frente, protegendo-o,  uma barreira – um exército invisível de milhares de componentes, bem pagos e instruídos , em atuação antiga no Brasil , com poderes de vida ou morte, sem qualquer preocupação com a legalidade, o que significa força política descomunal –  CIA e outras agências secretas, que , hoje , até aviação possuem .

(Na dúvida, pesquise-se a respeito, a começar pelo Google, e depois autores como Agee, Saunders, etc.) .

        O Império não admitiu, nem admite ,nem admitirá um Brasil competidor , independente e soberano. Nem se fale em socialista . O que ocorre , hoje, é , fundamentalmente, resultado de sua atuação imperial   , no passado, por aqui, em especial desde a década 50 . De sua pesada bota sobre as costas do povo brasileiro e do golpe/contra-revolução anti-nacional e antidemocrática perpetrado por ele , e aliados locais(oligarquias)subordinados ,  em 1964 . Sob a desculpa de comunismo,etc.(cf.Chomsky,ob.cit.) – secretamente incentivados pelos serviços secretos , para justificar mais repressão. 

     Situação , sem dúvida, agravada , pela famosa “túnica rígida ” do passado, via dominação de Inglaterra/Portugal, e sua “herança patrimonialista”(“Os donos do poder”, R.Faoro) indesejada  , e , depois,  pela intervenção  política americana ,que jamais permitiu industrialização independente ou nacionalismo , seja de direita ou esquerda , em suas “colônias”, ou áreas de dominação , como queiram, caso do Brasil e Filipinas,por exemplo.(cf.ib.Noam Chomsky, “Como entender o poder”.E Moniz Bandeira ,”Presença dos EUA no Brasil”  ).

DE MARÇO 1964 a MARÇO /2016 -DE BRASIL A BRAZ$L

A ORIGEM REMOTA 

[ Daí, durante o curso do golpe /contra-revolução de 1964 , o enfrentamento do militarismo brasileiro americanófilo, digamos assim (Golbery, Figueiredo, etc.) (em especial via serviços secretos) , p.e., com Costa e Silva e Albuquerque Lima,generais, de diferente fração política militar , os últimos jogados para fora do ringue, brutalmente , pelo maior poder do Império .(Ver neste site arts.ou consultar/pesquisar) . (Quanto a Costa , cf.”Guerra das Estrelas” ,de Carlos Chagas). ( Essa derrota custou caríssimo ao Brasil, talvez seu fim como nação relativamente soberana e independente) .

( Depois, irão os militaristas vencedores , à direita, época Golbery/Geisel , serem levados à “distensão lenta e gradual” ,”transição democrática” controlada  .De um lado , porque ,liquidadas as esquerdas , plantados vírus tipo Lula e Dirceu, multinacionais , capital financeiro ,(1) para consolidarem mais o conquistado era preciso tirar os militares do poder e usar a via usual democrática e (2) também porque a ditadura/terrorismo não são o melhor terreno para a acumulação capitalista . Apenas para abrir caminhos iniciais , com a tomada dos meios de produção, entre outras medidas .

Até porque ,como reconhece Petras , eles , militares , no plano economico , não foram além de certo ponto , desnacionalizante e privatizador. Por exemplo, preservaram a Petrobrás . Para destruí-la , nem Geisel servia. Mas, Lula e Dilma prestaram-se a tal , cercados exatamente de propinas e corrupção. Melhor , à época , Constituinte controlada pelo grande capital(vide Dreifuss,R.A., “O jogo da direita” ) ,democracia, com a grande arma do Império, fora as nucleares, – a corrupção ( Cf.”Império ” ,de ANegri e outro)- do que os militares  . Sutil, complexo? O planejamento militar clássico prevê ,sempre, o panorama após a vitória ,”vencida a guerra” – BEAUFRE , Gal., , “A estratégia da ação” , D.H. Liddel Hart , entre outros ). 

( Em outra fase do planejamento , do “Projeto Brazil” , analistas de alto nível (agências,EUA) digamos assim, vão “construir ” Lula,  e outros (que não tiveram o sucesso dele, ele  tornando-se grande líder, via mídia,Golbery, CEBS , Império , “logística”, de alto nível, entre outros fatores).

Depois, seria a vez de Dirceu( o “guerrilheiro” nunca preso, embora rodopiando livremente  no centro de SP, o da estranhíssima estadia no Paraná,anos, sem identificação,enquanto todo o resto de seu grupo era dizimado , ele depois reaparecendo para “fazer carreira”, no PT , com Lula e outros -ex-presos , todos torturados)(Cf. “Dirceu”, de O.Cabral; e Rollemberg, D., “O apoio de Cuba…” ,entre outros)   , que com Lula desenvolveu ,disfarçadamente , política econômica neoliberal  pró-americana .

(Tudo entremeado com uso maciço, inicialmente bem escondido, da tradicional arma política,conhecida há séculos – ouro, propina,dinheiro, corrupção .(Cf. Sun-Tsé, “A arte da guerra” ) ] . Lula e Dilma representam  a mais alta expressão individual do sucesso desse projeto, que quebrou e desindustrializou o Brasil, dentro da perspectiva americana(cf.Chomsky,Noam,ob.cit., ; evidente que houve outros “fantoches”construídos ou promovidos. Lula construído ; Dilma cooptada  e promovida )  .

          Voltemos à atualidade , o passado permitindo uma maior compreensão.

   C- “COXINHAS”AJUDARÃO ESQUERDAS ?

 

         As esquerdas entendem que as “classes médias”, nas ruas, revoltadas , conscientes apenas que algo de muito errado passou-se , setores  condenados,  como “coxinhas”, devem buscar novos caminhos à direita , ou próprios,  ou um isolamento  ? Ou elas têm algo a propor-lhes , um programa comum mínimo ?

     Afinal, são milhões de cidadãos – e preocupados , de alguma maneira,  com o país e a política –embora  sem entender,talvez , a necessidade de organização política . O que , em vista da corrupção à “esquerda” , lulustas , , e à direita, em geral, via partidos/movimentos sociais  , paradoxalmente , possa ter-lhes permitido adquirir tal consciência – isto é, da mentira da “esquerda” lulista/aliados , cujo retrato,digital da realidade nem de longe correspondia a ela . Esse povo sensível demonstrou tal nas jornadas de 2013  ,surpreendentes passeatas sem direção específica .

     Com alguma razão , como vê-se em antigas posições de Prestes e,hoje,de Anita Prestes, mostrando o oportunismo de direita à esquerda .Não é  fácil perceber que há organizações que desorganizam e caminham em sentido contrário ao que dizem pretender – caso de um PT ou PC do B, em nossos dias. Um Prestes , no passado, poderia explicar melhor . Não se pode pretender ignorar forças vivas , obrigar  o Brasil a ter menos forças populares capazes de influenciar o processo social e político. Ignorá-las.  É preciso contatar,debater,discutir . E não estabelecer rótulos genéricos e duvidosos . Em especial na complexa situação que vive a sociedade brasileira,desde muitos anos ,como exposto. 

          O momento político exprime  ou reflete todo o referido antes .Neste momento , talvez sejam os “coxinhas” procuradores , jovens juízes e delegados da Polícia Federal que irão remover o entrave número um ao processo social brasileiro, que impede o avanço do povo brasileiro e das esquerdas, isto é, o “lulismo” .É possível que o Juiz Moro, tão atacado, neste entreato em que liminares  suspenderam a posse de Luiz Inácio como ministro, decrete novamente a prisão de Lula ? Muito é possível e cabe às forças mais conscientes ,ao menos,não impedir ,atrapalhar ou confundir. Já há ,nos bastidores , muitas outras fazendo isso. 

 D –O FUTURO DO “VALENTÃO”LULA 

           Neofascista , desde que na esquerda não está. Comportamento truculento,tipo Mussolini.Ou Hitler .Ameaça, à direita, ligado que é a empreiteiras ,multinacionais,etc.
          Tudo indica que , na atual crise brasileira, não  há mais recuo , seja do lado lulista , mentindo , enrolando, inventando defesas falsas da democracia e apegando-se a detalhes jurídicos mínimos (?!) , da forma a mais cínica. Não tem argumentos . Fugindo de discutir os conteúdos . Ou Lula assume suas ameaças, arma-se e vai para as ruas defender suas idéias e programa “popular”(?!) , junto com seu “exército “,  até o fim , se é que confia realmente no “enrolado” que  diz . Ou corre para o mato, ou para o Palácio do Planalto, esconde-se e tenta acordo, ou “pizza secreta”, negociando , buscando preservar  algum patrimônio político – e escapar  da prisão. 
            Tudo indica que Lula não é Prestes,Marighella , Mário Alves, Goulart,Brizola ou Getúlio ou Allende . Está mais para Maluf ou Berlusconi . Muito mais para a direita , neofascismo , do que esquerda . E uma direita acovardada , sequer um Mussolini, fora  as bravatas .Agora veremos – espada na garganta , mostrará, aos poucos, quem é- até agora só palavrões, defesa atrás de movimentos sociais manipulados , do PT , MST, MTST , UNE ,cooptados por verbas,cargos,etc.(investigar-se isso) .E conversa fiada, sem argumentos de defesa .Ataca – politicamente .Vamos ver se tem coragem de assumir uma plataforma de esquerda mesmo.Ou chantageia para negociar “pizza” política? Até agora vive cobrando e correndo atrás de ministros do STF . Que vêm saindo fora .
           Talvez seja tarde . Nessa hipótese última, sem acordo, será esmagado . Aí, tudo dependerá do “outro lado”. Mas, ele  poderá manter sua palavra e testar aqueles que chama de “bundões .” Será derrotado por outras frações neoliberais que  disputam também o poder, ajudadas pelas “classes médias” revoltadas ?  Parece não haver volta, neste processo  . Lula parece blefar e jogar suas últimas cartas. Não levará seus “ideais” inexistentes às últimas consequências. Mas, se debaterá qual peixe bravo para escapar da cadeia. 

   

E- LULA DIZ, DESDIZ ,MENTE E DEPOIS- PALAVRÕES

       Isto é…demagogia . Varia conforme a platéia. Até hoje, o “bundão”(para usar seu linguajar e sermos entendidos por seus adeptos),  único conhecido ,nacionalmente , parece ser ele mesmo – sempre escorando-se no Estado , no Império , na Igreja, nos intelectuais , nos grandes escritórios de advocacia , nos endinheirados. Agora escondido atrás de Dilma,PT,militantes,Planalto.Nunca foi , como dito, um Prestes, Marighella , Mário Alves, Gorender, longe disso. Nem Getúlio, Goulart, Brizola. Não há qualquer comparação de vidas, dignidade, riscos corridos, sacrifícios, posições. Vamos ver como agirá  agora .Até o momento teve um comportamento de moleque- xingamentos , mentiras, brincadeiras de baixo nível,etc.
   Vamos ver se terá coragem de levar seus “ideais”(?!) e “indignação”(?!) até às últimas consequências – ratifique-se . Aguardemos. Breve a práxis responderá a essas questões .Se Lula comprovar ser o “mais honesto do Brasil” , como diz, e de esquerda, democrático, lutador ,fiel e disposto a morrer por seus ideais – e isto ficar comprovado, corrigiremos e retificaremos .Mas, deve mostrar também o sucesso da economia brasileira , que diz ter promovido , e desmentir Delcídio Amaral, comprovando que não é o moleque cujas atitudes este denunciou.
               Lula cedeu  sempre , conciliou, subordinou-se aos poderosos de plantão. Apenas fingiu o que não era, muitas vezes, conforme a platéia, até de socialistas  – grande ator . Essa situação política atual , em equilíbrio ,  até 2018, o que pretendem lulistas, será  insuportável , em especial depois dos palavrões e últimas declarações de Luiz Inácio.
       Lula não articulará nada, entre parlamentares, simplesmente porque não dispõe de  recursos/propinas para distribuir, provavelmente só poucos cargos e vantagens(via Dilma,Estado, à custa do povo brasileiro)  – as torneiras do petrolão e do mensalão estão fechadas. As do Estado vigiadas pela Oposição, ruas , mídia .As articulações e sucesso que um dia teve,  hoje sabe-se donde vieram – via propinas, corrupção, jeitinhos, mensalão e petrolão  – agora  não são tão fáceis ou possíveis .
            Os “coxinhas” do Judiciário, MP, Polícia Federal, etc. admitirão tantos xingamentos de Luiz Inácio, apoiado por movimentos sociais sustentados por verbas estatais e uma série de agentes políticos postos em altos cargos, a maioria envolvida em falcatruas ?
         Lula . Seus aliados no Judiciário/Estado corrompido, com as exceções  conhecidas, o sustentarão a qualquer preço ? Lula terá  coragem de ir até o “fim” na defesa de si próprio, escondida sob a desculpa de “defesa da democracia” ? 
              Tudo indica que as instituições pouparão Lula/Dilma só até o momento em que forem postos  em risco seus dirigentes máximos , isto é, os cargos e bem-estar e reputação deles  . O que está bem perto de  acontecer . Talvez  possa  ser feito , daí em diante , com Lula da Silva , o anunciado pelo bispo de Aparecida do Norte , em relação a ele , o Lula Jararaca  (sobrenome assumido por ele mesmo) , já golpeado na cauda , quando reagiu , rindo – isto é, fazê-lo sofrer bem mais ou feri-lo de morte .

      F-   ATÉ ONDE IRÁ  MESMO LULA ? 

           Com efeito, as lideranças de todas as correntes neoliberais , que com ele ,Lula, disputam o poder estatal (aliás,  apenas  a administração do endividado e bagunçado estado brasileiro, eis que Dilma/Lula nada governaram ou governam  , de fato- hoje, dificultam a governança de seus mentores, atrapalhando-os) – estão inseguras .Todas expostas , assim como seus apoios institucionais do Judiciário, meio secretos  , à lingua de trapo inconsequente da jararaca ferida . Colocando todas elas em risco – os mais importantes políticos do Legislativo e do Judiciário, todos neoliberais de confiança , mergulhados na corrupção típica desse sistema.
   
      Estão postas as condições , assim, indiretamente , para a liquidação final de Lula Jararaca(nome assumido por ele mesmo)   , o que evitaram ,até agora, em nome da conciliação própria de aliados,  neoliberais, em sentido amplo, dentro do bloco de poder dominante . Lula .   Administra mal, não mais controla as massas insatisfeitas , entrega colegas, levou o país a este caos que aí está.
        Não imitará Marighella, Prestes, Goulart ou Brizola. Muito menos Getúlio.Ninguém lembra dos palavrões deles ao responderem a acusações políticas. Nem de acusações , contra eles,  de desfalques ,corrupção, falsidade ideológica, recebimento de “presentes” tais como cozinhas completas , sítios ,coberturas. Nenhum deles liquidou a Petrobrás ou deu prejuízo contabilizado de mais de 500 bilhões de reais ao povo brasileiro . E está aí, posando de líder …de “esquerda” .Por quê? Porque há , por atrás dele, escondido, inteligentemente ,  o Império. Nada mais, nada menos, protegendo sua fração neoliberal ainda a mais forte.
       
       Para liquidar Lula Jararaca  , parece bastar  a seus ex-aliados exporem a público o que sempre souberam sobre a Jararaca ferida  – as aventuras dele com Rosemary, por exemplo, ela funcionária federal muito bem paga , fora da função,  em suítes de aviões oficiais e nas embaixadas brasileiras na Europa, com ele , na farra – às custas do povo  brasileiro. Contar, um pouco só, do que sabem sobre isso. As viagens, a estadia nas embaixadas, com Rosemary, jantares, gastos – pagos por aqueles doentes que estão em corredores de hospitais públicos, esperando a morte . Ou deixarem apenas prosseguir a “lava-jato” , Juiz Moro , normalmente , não deixando Lula continuar blindado , no STF dilmista ;  ou impedirem os lulistas de organizarem-se melhor , no Congresso(e fazerem alianças , com menos pretensões de poder imediato, , contra o lulismo, inimigo Um ) .
[Problema – eles , essas altas autoridades , do Legislativo ,TCU, Judiciário , etc. , acionadas contra o culpadíssimo  lulismo, superarão seu medo de retaliações  , eis que todas elas com  os rabos presos , umas com as outras(detendo segredos) , e , afinal , agirão , cumprindo as leis e a CF?
       Até agora, não quiseram nada disso – as correntes neoliberais não lulistas, que lideram a tentativa de impeachment , querem liquidar os incômodos e incompetentes Lula e Dilma, mas sem esses riscos(embora, agora ,todavia , já esteja  valendo tudo) ; e não por eles serem , normalmente, corruptos, mas , sim, pela sua incompetência, má gestão dos interesses do Capital , e abuso ostensivo  (na corrupção ) e na péssima gestão dos interesses capitalistas , comuns a todos, o que também a todos prejudica ].
   
      Os “coxinhas”, do MP, PF, Justiça , mais “os das ruas que os apoiam ” ,também “coxinhas” (?!) ,  parte do povo brasileiro aviltada por eles , Lula/Dilma,  e mais PT/aliados , gente xingada, provocada , irritada , poderão,   agora, agirem , decisivamente, contra os lulistas ? Ou não quererão isso ,depois de tantas ofensas recebidas da Jararaca? 

    PUNIÇÃO, NO PAÍS DA CONCILIAÇÃO/TRAIÇÃO ? 

   
     Eles , os “sem rabos presos” , e com a omissão de muitos daqueles “com rabos presos” ( mas , já parcialmente conformados com os riscos, sem condições de impedirem mudanças ) , poderão, afinal,   seguirem o conselho d0 bispo de Aparecida /SP,  sobre  a Jararaca  ? 
      Isto é, conseguirão esmagarem  , de uma vez por todas  , a cabeça dela , da mais perigosa e prejudicial serpente camaleônica neoliberal brasileira  – Lula Jararaca Oldebrecht , execução a ser feita  nos termos  , aliás,  pregados pela Bíblia , segundo o bispo referido ?
        Difícil. O Estado por aqui construído(e observe-se que não mencionamos “estado brasileiro” ) não o foi para isso.E ,sim, para proteger “os no estado ” , a corrupção, as oligarquias , a impunidade, o não impeachment de qualquer presidente – para dificultar sempre , jamais  para facilitar mudanças . (Paulo Napoleão, Rui Barbosa ) .
       Mas, quem sabe, sob pressão popular, poderá haver alguma resposta aos reformistas judiciaristas , jovens da PF, MP, Juizados de Primeira Instância , nossos “quixotes “heróis já xingados e caluniados pelas oligarquias ? E por seus aliados estrangeiros e prepostos locais ( o que ,em sentido contrário, prova sua autenticidade) , nossos novos , e amados pelo povo , “revolucionários de 30” , de Prestes, armas nas mãos , digo, “reformistas de 2016” , de  Moro, canetas , decisão e inteligências nas mesas  ?
 (Aqueles que pretendiam uma revolução ,em 30, mas terminaram num golpe e democracia abortada – até hoje.Esquerdas , atenção! Abandonaram-nos , não compondo mesmo com os pedidos e reuniões secretas de Prestes com Getúlio- Lira Neto, “Getúlio”) . Bem , mas ainda assim , depois …Deixemos para lá. Para depois. Todos gostam  de esperança. Esperar …
         Punição vigorosa , para culpados , no país que não deu certo (Darcy), país da conciliação oligárquica anti-povo.Recheada de traição. Em especial da enfatiotada , desvirtuada e posuda  Justiça(STF) (Cf.críticas de Marco A.Villa,”Google”) .Uma  raridade  e novidade se interpretar as leis de forma minimamente isenta.Tem dado várias “ajudinhas ” a Dilma e Lula , em especial , presidente Lewandowsky , claramente e Teori , um pouco mais discreto. (Cf. alfinetadas de Gilmar Mendes, alfinetando-os , com delicadeza, o que não merecem- vêm ofendendo,todo um povo e os cultores do Direito) .
       Liquidar a ” República Jararaca/ 20o2-…” , em crise , mas , à frente de todos , arruinando os interesses do povo brasileiro, uma aberração : extrema direita neoliberal cínica , fantasiada de esquerda . Confiemos, talvez , parece , parece , sim, ser possível algum avanço. Ir além da “Era Jararaca”  .  E termos um clima , ao menos, adequado para debates sérios . O que é impossível com Lula, Dilma , lulistas .É o que veremos , nas próximas semanas .
              [ CONFIRA, NA FAIXA ESQUERDA DESTE SITE , UM EXEMPLO DA ESQUERDA NÃO PRÓ-LULADILMA /PT  , NA PALAVRA DO LÍDER TRABALHADOR JOSÉ MARIA/Vídeo You Tube  ].
______________________________________________________________________________

  (Original não revisado , o que não impede entendimento .Poderá ser modificado , a qualquer momento, pois postado sob a pressão dos últimos e sucessivos acontecimentos , no Brasil – 17-3-2016).