Brasil – o Futuro do Estado Fracassado

Jan 20, 2017 por

Brasil – o Futuro do Estado Fracassado

Brasil/Braz$L –   *O Futuro Do Estado Fracassado*/  ( 50 anos de traição nacional – brasileiros  ou prisioneiros ?)

                                                  (REDAÇÃO)

 Noam Chomsky   –

…”Eis aqui…uma citação : o principal empenho dos Estados Unidos…no Terceiro Mundo deve ser impedir a ascensão de regimes nacionalistas que atendam às pressões das massas da população por uma melhora nos baixos padrões de vida... ; o motivo é que precisamos…um clima estimulante ao investimento e garantir condições que facilitarão uma adequada remessa de lucros para nós.Uma linguagem assim se repete…relatórios do Conselho de Segurança Nacional sobre a América Latina… – e é…isso que fazemos pelo mundo todo .(52)

...o nacionalismo a que nos opomos não precisa ser esquerdista – nós nos opomos igualmente ao nacionalismo de direita …nós nos opusemos a Perón na Argentina...o intervencionismo americano não tem nada a ver com resistir à disseminação do “comunismo”, é à independência que sempre nos opusemos em toda parte…olhem o Brasil : potencialmente um país extremamente rico, com tremendos recursos naturais, só que teve a maldição de ser parte do sistema ocidental de subordinação “(…) ( Chomsky, Noam ;  Bertrand Brasil, 2005, p.96/97) (Grifo da Redação) .


Brasil  - O Futuro do Estado Fracassado  Hélio Jaguaribe  “O Brasil se converterá num mero segmento do mercado internacional e em mais uma província do império (…)o Brasil, e os demais países sul-americanos …tornar-se-ão , aceleradamente , meras expressões geográficas, domesticamente controladas , pelas grandes multinacionais e internacionalmente dirigidas por Washington, embora conservem as aparências formais da soberania : bandeira , hino, exército de parada e até eleições. Eleições a partir das quais , quaisquer que sejam os eleitos  , estes se verão compelidos, o queiram ou não , a seguir as diretrizes do mercado internacional e as ordens de Washington .”(“A história é implacável com os estúpidos”,  “O Globo”, 05-05-2005).

                            I – OBSTÁCULOS A QUALQUER FUTURO 

             O primeiro é tentar entender o que ocorreu no Brasil e como chegamos à situação atual. Não é fácil como possa parecer – a História foi falsificada, omitida, por brazilianistas e seus alunos em cursos de graduação e pós, além de pesquisadores/ pesquisas feitas  no exterior  ( Cf.arts.anteriores neste site . Cf. e estude o brasilianista Thomas  Skidmore e suas conclusões, “Brasil, de Getúlio a Castelo”  e outros: Philis Parker; Cf.Saunders,F. “Quem paga as contas ?” , onde mostra-se como tal é feito ) .

    O  Brasil , ao contrário do que os EUA alardeavam, era fundamental , década sessenta, para os interesses e futuro do Império. Sua queda não para o impossível “lado comunista” , mas para o campo dos países independentes e soberanos era inaceitável para ele( Cf. Chomsky, CSN , dos EUA ,etc.neste blog “Como entende o poder”)  – perda de enorme mercado consumidor, de grande reserva de matérias primas, conseguidas muitas com ameaças , pirataria, negócios escusos com corruptos brasileiros , ou seja, praticamente de graça . Isto além de ganhar um forte competidor industrial , com população que em pouco ultrapassaria a dos EUA -e população é potencial nacional .           

      Claro que isto não era demonstrado, muito ao contrário- política real, não a usada para enganar idiotas brasileiros .  Assim, como caminhava-se , embora sempre atrapalhado pelo Império,(que corrompia, mentia , enganava, sabotava mesmo, assaltava, financiava opositores, etc. , via CIA e outros meios,  tudo hoje devidamente comprovado, cf. arts. neste site e neles ampla bibliografia ),  e  apesar disso tudo , no caminho de avanços no sentido da independência real e soberania nacional, era prioritário para ele, Império,  intervir – o Brasil não era Cuba e mesmo seu avanço no sentido de simples soberania nacional afetava os mais essenciais interesses do Império – país imenso e bem ao lado da “Casa Grande Americana “.

       O PROBLEMA BRASILEIRO

           Era preciso resolver esse problema desde que a democracia corrompida e aviltada (por ele mesmo, Império, comprando votos, parlamentares, etc. via IBAD, IPES, propaganda descarada , etc. ) mostrava-se insuficiente para resolver essa questão brasileira, crucial para o futuro ambicioso , militarista , de potência número um mundial, pretendido por ele . Assim, foi feito um plano “Brazil” , ou que outro nome tenha tido, para isto – com recursos, estrategistas de ponta, altamente preparados, serviços secretos de informação (e mesmo já então de execução ,etc.). Plano sutil, com etapas, armadilhas, conspirações, mortes, no estilo da real política , pura e simples (Freund, Maquiavel, Bobbio, Clapmar, Moniz Bandeira, etc. cf. em arts. deste blog) .

          Esse “projeto”, amplamente vitorioso, que controlou a natalidade , destruiu as forças militares, através de si mesmas , que começou na organização de serviços secretos brasileiros pelos da CIA, depois através dos serviços secretos brasileiros (cf. arts./bib. neste site) – está vivo até hoje, bem à nossa frente seu pleno êxito .  Massacrou as “esquerdas”, financiou via recursos brasileiros multinacionais estrangeiras , explorou o povo brasileiro via empréstimos , muitos ilegais, a juros absurdos , destruiu a indústria bélica nacional .

     E até o mercado nacional de armas e a honra e dignidade do povo brasileiro (“Estatuto do Desarmamento”); construiu uma “democracia relativa autoritária distorcida”, controlou totalmente a grande mídia , produziu  anistia deturpada , “desaparecidos” sem explicação até hoje, líderes como Lula e Dirceu, partidos como PT e PC do B(comunista só de nome , segundo Prestes , Anita Prestes, sem dúvida especialistas ) (o caso deste último  merece mais estudos , o do outro nem precisa tanto ) .

          A “DITADURA” ESTÁ “VIVA”

         O projeto citado chegou a  nossos dias -por exemplo,  torturadores hediondos livres e não punidos, o STF deturpado e pusilânime e acusado de corrupção, “desaparecidos”, mortandade generalizada, falência geral, forças armadas sem mínimas condições de defesa nacional e sem moral para liderá-la,  genocídios diversos . O seu pleno êxito está a nossa volta com o fracasso do ex-país do futuro – a maior decepção mundial do século XXI, até há pouco festejado pelo Império , com prêmios e elogios, com um “bobo da corte”brasileiro dando saltinhos e fazendo poses frente aos dominadores , auto-elogiando-se , ridículo máximo do Brasil, em Davos e outros palcos – Lula da Silva .

               Ora, sem o entendimento disso, e aceitação do que se tornou o Brasil hoje – bem à nossa volta – como ir adiante e até traçar-se algum projeto ?  Trata-se, antes de tudo, de compreender –e repetir e detalhar o quanto necessário – o que se passou nas últimas décadas no Brasil – conspiração , golpe, “ditadura” (1964), regime terrorista (1968) , contra-revolução anti-nacional e anti-democrática , provadamente feita pelo Império, através de seus  serviços secretos  , aliada com os brasileiros(militares , oligarquias traidores, políticos corrompidos,etc.  ) , organizados pela CIA e seus agentes .

           Depois, anos passados, e objetivos alcançados , já não interessava mais ao Império o regime militarista , pois os militares não concederiam mais ao interesses americanos/estrangeiros (mais privatizações, Petrobrás, etc.). Havia resistências já ,  correntes militares , políticas, diversas, algumas contradições internas, de que bem se aproveitaram ( inicialmente) os serviços secretos estrangeiros e os brasileiros, Golbery, possível agente da CIA, como Castello Branco, à frente.

[(Sobre correntes militares, falta de unidade e meios , como os agentes estrangeiros o conseguiram, cf. , entre outros, Maud Chirio, “A política nos quartéis “ e Figueiredo, L., ” Ministério do Silêncio” ) .  Muito  ao contrário , os militares estavam criando  problemas (Geisel suspendeu o acordo militar com EUA , situação  mantida pelos seguintes generais,  no poder), possível razão para a pregação americana de  uma “distensão política lenta e gradual”.

Aliás, o que já vinha de antes, final década 70 ,  “distensão “ manipulada(desde o final dos anos 70/início 80  , em especial)   – um projeto de estrategistas militares(estrangeiros, liderando outros, brasileiros ) , que buscaram construir o cenário pós-regime terrorista, algo típico  militar(o cenário quando  da retirada dos militares da frente de poder estatal, após vitória  )] .

Então, neste artigo  , trata-se de enfatizar as origens remotas do momento presente da sociedade brasileira, indispensável para entender-se o encadeamento dos fatos – omitido por livros, analistas, comentaristas de tv , etc. – e depois tentar-se  ir adiante , entender o hoje , corroborando a existência de um estado “fracassado”(no sentido dado por Noam Chomsky, “Estados Fracassados”).

E entender-se o papel crucial jogado pela big mídia , a situação das esquerdas e democratas em geral , alternativas e hipóteses para o futuro.  Isso sem pretender um futurismo vazio , mas com base na situação internacional, das forças econômicas e políticas que jogam um papel no Brasil atual , indagando-se sobre o poder local e internacional , e seus interesses aqui , mais  variáveis que poderão intervir alterando as perspectivas.

     Evidente que tendo-se em vista, sempre, a relatividade e a possibilidade referida de variáveis intervenientes, em especial a ação de forças políticas que podem sofrer, sob pressão, rápidas mutações qualitativas face a já acúmulos que vêm de longe e a acontecimentos que poderão precipitar a necessidade de ações urgentes – tal inclui forças armadas e também movimentos sociais e políticos diversos, além de partidos . 

                                    1- “O GOLPE” DE 1964

Resultado de imagem para O GOLPE” DE 1964

          Portanto , depois dessas repetições e detalhes necessários , trata-se de tentar ir adiante, o que não fazem nossos analistas “oficiais”da big mídia,limitados por autocensura ou censuras indiretas.  Ratifique-se que o  objetivo da “conspiração de 1964”, desde os seus preparativos , não era destruir um “regime comunista”, pois  inexistente”, nem mesmo essa possibilidade , mas impedir qualquer perspectiva e tentativa de consolidação de um Brasil  independente e soberano ou qualquer avanço neste sentido(vide Chomsky, citação acima, “Como entender …”id .), caso de rápida industrialização.

Este “golpe” inicial  jamais teve a pretensão de um Brasil independente, industrializado, competitivo mundialmente, democrático, muito menos depois de todos aqueles primeiros anos de autoritarismo  , até porque dirigido e induzido exatamente pelos interessados no oposto ( o Império) . 

Muito ao contrário  – pretendia-se um Brasil interdependente , ligado aos interesses do Império , o verdadeiro patrocinador da “ditadura” e da “distensão”/ democracia  que se  seguiu a 1985 , um país não competitivo,  comercialmente , ou industrialmente , mas grande mercado consumidor para  produtos estrangeiros e exportador de matérias primas baratas, bem ajustado aos interesses das corporações multinacionais estrangeiras e do capital financeiro internacional, pagando a este , por empréstimos,  sucessivos juros crescentes e absurdos , únicos no mundo – o que revela a que ponto chegou a dominação estrangeira.

Para o Brasil, pretendia-se apenas ajustamento a esses interesses estrangeiros e uma única saída econômica,  afinal imposta à força   – vender serviços e produtos apenas,  mais a velha produção agrária , aquela que o Barão de Mauá tentava superar com a industrialização desde o final do Império(1880)  , agora( desde 1964)  com o abandono final e forçado de quaisquer veleidades de independência real  e soberania  nacional . Quanto ao regime político, o objetivo tornou-se apenas uma democracia relativa , dependente , autoritária , capaz de facilitar o implemento daquelas políticas econômicas .(Cf. Suzeley Mathias, “Distensão no Brasil – O Projeto Militar “) .

                                      2 – O PÓS-GOLPE

           Tal foi conseguido, em várias etapas, através dos anos , com pouca resistência e uso do terrorismo, prisões , assassinatos, destruição de grupos e partidos, manipulações jurídicas e “desaparecimentos forçados”, já na última etapa, democracia/relativa via uma anistia limitada, favorecendo torturadores e criminosos ( à solta e nunca punidos ) , e sem jamais apurar-se  a situação, por exemplo,  dos muitos “desaparecidos.”(“A casa da  vovó”, Godoy, entre outros ).   Uma vitória completa do Império/aliados  / oligarquias locais .

       Para a consolidação de tal vitória,  houve recursos a táticas sutis, que já haviam sido utilizadas em outros países – por exemplo, a infiltração e destruição dos partidos e grupos de verdadeira esquerda , via agências de inteligência e, no caso brasileiro, a construção de novos líderes,  a fundação de um partido pseudamente esquerdista , dirigido por um operário, mas capaz de servir ao Império dentro dos limites de seus interesses – o PT e Lula da Silva.(Cf. “A revolução impossível”, L.Mir, entrevista de Cyrillo, com embaixador dos EUA, sequestrado . Cf. Mir, L. , “Partido de Deus”, onde mostra-se a participação da CNBB e os interesses da Igreja Católica , numa atuação que lembra a da Polônia, esta provadamente em acerto com os interesses dos EUA, ib.).

  3 –DESTRUIÇÃO/MANIPULAÇÃO DA ESQUERDA

 

 

fogo

 

            Mais longe ainda foi tal planejamento –  primeiro , a destruição , uma “limpeza política”, com sequestros , assassinatos , desaparecimentos,  das esquerdas realmente ativas e independentes (PCB , APML, ALN , autêntico PC do B – até crimes da  Lapa, 1976 )(Godoy, id. ; sobre a Lapa, Pedro Pomar, “Massacre na Lapa”) ; a manipulação de partidos auto-intitulados comunistas , de uma forma ou outra, possibilitando um total desvirtuamento do que deveriam  ser seus reais objetivos. Depois, “democracia” . (Parte dos desvirtuamentos do PC do B, inclusive considerando Mao um líder burguês , Cf. em Gorender , J.” Combate nas Trevas “).

Isto tudo não é tão difícil fazer , se tem-se muitos recursos e poder, como é fácil imaginar( Getúlio,com muito menos , o fez , após 1945 , “construindo” o PTB e o PSD, recorde-se ) – um grupo de agentes da CIA ou outras agências( ela apenas tem/tinha  milhares de agentes no Brasil, aliás, já os tinha , há 50 anos ) , pode “tomar conta” de um partido em crise total –  por exemplo,  legal , agora , e assumir suas direções, sem muita conversa/dificuldades ( filiando,com dinheiro , etc.)  e ir adiante, políticamente , e falsamente,  à esquerda (ações da CIA, de todo tipo, Cf . em “Diário da CIA”, de P. Agee, ou mesmo em “Formação do Império Americano”, descrição ampla, de Moniz Bandeira.No Equador, membros da CIA –  coronéis,generais, ministros, e até o Presidente.E no Brasil? )  .

SERVIÇOS SECRETOS , INTELIGÊNCIA e CONTRAINTELIGÊNCIA 

Ou essa gente estrangeira/aliados locais /serviços secretos pode até mesmo fundar , desde o início, na legalidade ou não , um partido auto-intitulado comunista , sem o ser , usando para isso direções de confiança das agências de inteligência, recursos financeiros  e honestos militantes manipuláveis, sem malícia . [Só a práxis e investigações ,talvez, um dia ,possam perceber o que teria ocorrido, na verdade .( São ações secretas feitas  para nunca serem descobertas -típicas,conspirativas ) . Essa infiltração/ manipulação dos seviços secretos só poderia ser impedida pela existência , nos partidos  de esquerda,  de setores de “inteligência e contra-inteligência” competentes ,como alguns ( no exterior, no Brasil ignoramos) tentaram organizar ]. 

      Militantes honestos , no ” partido comunista” ,e na militância externa  ,  serão sempre “manipulados” e terão que conformarem-se com certas linhas políticas impostas,  de cima para baixo, frente à usual adoção por tais partidos do chamado “centralismo democrático”, ou deixar o partido . A falta de qualquer papel político relevante ,por alguns partidos comunistas  , após algum tempo de legalidade,  pode ser vista , no caso do Brasil , depois de 1946, quando decretada a ilegalidade do PCB – sua queda foi violenta , com declínio rápido, prisões e perseguições  ; na Indonésia, os comunistas legais foram  massacrados, pois todos cadastrados ( mais de um milhão de militantes) . A legalidade pode ser caminho de falsa e rápida destruição ou massacre , mostra-o a História. 

E ,como assinalamos em outro artigo, nos EUA, alguns  até consideram , com ironia , o PCA (Partido Comunista dos EUA ) como sustentado  e dirigido pelas colaborações econômicas/participação  dos muitos agentes do FBI a ele filiados (“Quem paga as contas “, Frances Saunders, entre outros, cf. indicações em M.Bandeira, ob.cit.  ). O papel político nacional desse partido tem sido praticamente nulo .

Pensar no PCB e PSTU brasileiros , sem grande sucesso, e no fabuloso êxito dos “comunistas”  do PC do B e do PT – dezenas de deputados  recursos,governos ,prefeituras e até governo federal por 14 anos . O que fizeram , organizaram? Aonde chegaram? Por quê?

A serviço do Império,  por má fé, bases enganadas . Ao que temos à nossa volta ,à desmoralização das “esquerdas” e o resultado não foi ainda pior pela queda de Dilmalula ,por paradoxal que pareça . Continuassem esses “esquerdistas/ comunistas” no poder , e com sua desmoralizante política de “esquerda” , o que poderia ter acontecido ?! Foram  salvos -e as esquerdas- talvez , por seus coleguinhas de outras frações neoliberais , mesmo os lulistas gritando “golpe”.

                                              4 – CONSPIRAÇÕES ?

        Sim, pode ser , haver- HÁ. (Cf. artigos anteriores ). A História envolve uma sucessão de conspirações . Atos para nunca serem descobertos . Em que muito poucos sabem do plano real executado . (Cf. Moniz Bandeira, ob. Cit. ; Maquiavel ;   Clapmar ; “Que é política ? “, Julien Freund ) .

“Teoria conspirativa” falsa ? Não, algo a pensar . Há muitos dados e livros nesse sentido . Este é , aliás, um dos maiores riscos dos partidos legais comunistas que, de um lado, tem muito maior possibilidade de organizar-se ; de outro , riscos do tipo antes citado , que,  se não tomadas providências – ser-lhes-ão fatais .

Isto é , ao invés de ” construírem  o socialismo” contribuirão para adiá-lo e impedi-lo, face aos inúmeros agentes infiltrados e aos militantes  fichados e identificados . Sem serviços de inteligência e contra-inteligência  , pode-se dizer que ,em muitos casos,tratar-se-a de militância diletante e agradável , bem recebida pelo inimigo. ( Isto ensinam os serviços militares, estrategistas de todos os países , desde um Sun-Tsé(‘A arte da guerra” ) , 400 AC .

       Não estamos  em 1910, ou 1917 , ou mesmo 1935 ( e já então isso acontecia , em partidos legais e ilegais , bem como aconteceu , após 1945 , na nova ilegalidade do PC  )  – partidos comunistas legais, ao que se conhece, só foram caminhos para massacres(Indonésia)de comunistas e derrotas sucessivas (EUA). Não se trata de afirmação peremptória  – mas de um tema para reflexão , como outros levantados,  neste artigo.

Fora isso, esquecer tais esquerdas e assumir a social-democracia mais  ou menos radical ou o famoso ” Socialismo Evolucionário” , de Bernstein .Obs.- o PT sequer foi ou é uma coisa ou outra , tendo práxis lulista oscilando entre a direita e extrema-direita, e desde os primeiros anos no poder federal( Cf.Petras,J., “Lula-Ano Zero” e Arruda,M., “Cartas a Lula”) , à direita até do PSDB, PSB, etc.

A práxis é que responde sobre o verdadeiro “caráter político” de partidos e líderes. 

                                 5- IMPEACHMENT, GOLPE , PODER

 

 

fora

    

       O “impeachment” de Dilma/Lula, em 2016 , ou o “golpe parlamentar-judiciário”, se quiserem(?!)(tal não faz diferença ) –  >>

 ( OBs.- este , num sentido mais que amplíssimo, eis que houve  impeachment dentro das formalidades constitucionais,  todas as regras jurídicas não só respeitadas como Dilma até mesmo beneficiada por Lewandowsky , o STF e Renan Calheiros, seus aliados até o fim do impeachment e até hoje)    >>

– foi realizado  com mais que rigor, as regras constitucionais e legais sempre cumpridas e com excessos de tempo,testemunhas ,benefícios , o STF e Renan protegendo Dilma todo o tempo. 

Além disso, comprovando o citado , Lula, Dilma e cia. continuam com parte do poder estatal , sob o manto do Império,  sendo até aliados de Renan Calheiros, e de parte do PMDB , entre outros, além de ministros diversos do STF  , sendo beneficiados por suas “interpretações jurídicas” .

O fato de serem “oposição” a Temer nada significa. Trata-se , como diz-se na Inglaterra , da leal oposição de Sua Magestade .Lá . Aqui ,do Império, no caso bloco de poder neoliberal dominante , o regime político vigente (“democrático”) .

O que houve foi a mudança  de uma fração política neoliberal(petista-lulista)  , parte do bloco de poder neoliberal dominante , antes  no seu centro de gravidade, por outra fração neoliberal, liderada pelo PMDB fracionado , mas maioria  , continuando aquela fração lulista alijada ainda no bloco de poder dominante , como se viu , e bem  claro, até no impeachment de Dilma .

Muito nítido o  acima  nas limitações impostas ao impeachment de Dilma  por Renan Calheiros/Presidente do Senado Federal e o Ministro do STF , Lewan ,e outros do STF e do Congresso (os do STF  até agora o ratificaram , inclusive Carmen Lúcia, a presidente )  e, ainda , depois da mudança , o acordo já entre o PT , Renan, Carmen Lúcia, etc. , todos com completo descumprimento, até acintoso, da Constituição e das leis em vigor , em favor de Dilma/Lula. 

O  que prova o antes citado (lulistas continuam participando do bloco dominante de poder neoliberal, razão pela qual  não estão sendo mais seriamente punidos e atingidos, ganhando-se tempo, desanuviando-se espíritos, etc. sob a desculpa de final de ano, recesso da Justiça, etc.entre outras. Depois, será Carnaval, interpretações ,pedidos do MP, vistas …O STF oscilando de cá para lá, conforme forças polīticas “,  ventos  , “vendavais” – e interesse de manter o regime político sustentado pelo bloco neoliberal no poder q ) .

Lula, PT , PC do B , Dilma e cia. , via PT e seus aliados , inclusive a “turma da rua” (já bem  aquietada, seus movimentos sociais, por certo ,  como parte da negociação entre as várias frações neoliberais e/ou correntes delas , com a fração hegemônica de Temer) , continuando a fazerem parte do bloco de poder dominante.

Apenas não mais no seu centro de gravidade hegemônico , isto porque  também , como as outras, subservientes aos interesses do Império, e a seu programa neoliberal, eis que ele as elegeu e colocou no poder estatal . Não esquecendo, ainda,  que o bloco neoliberal também  propiciou  a vitória lulopetista , desde 2002 , a nível federal  , e, desde muito antes, para diversos governos municipais e estaduais. (Cf. artigos anteriores).

Punições maiores ? Dependerão de um jogo de forças , acordos, entre as frações e correntes e setores , acomodações , mas é possível que sejam amenizadas , como ocorreu com o” mensalão “lulista , em que escapou Lula e muitos mais , ele até reeleito – pois, afinal, quem está no centro do poder estatal são seus velhos aliados (neolberais ) , liderados pelo PMDB – juntos Temer, Renan , Lewan , Viana ,PT ,  Tofolli , Barroso , PDT , todos lá, PC do B , etc. e além disso eles têm  prefeituras, governos estaduais, ministros do STJ  , etc.) . (Tais pontos serão adiante melhor analisados ).

                           5.1 –  AINDA LULA. POR QUÊ ?

 

foraLula

           Necessário entender o “mito” Lula e cia .  , uma construção do Império , agora em lenta derrocada ; o petismo  auto-intitulado “partido dos trabalhadores” ; o “comunismo” de brincadeira e mesa de bar do PC do B, desde a destruição de suas velhas direções e desnudamento de sua estrutura no chamado “massacre da Lapa”(1976). (Cf.  artigos neste site ).

Alguns perguntarão – como , para quê , se eles já estão fora do centro do “poder estatal”?

Resposta – primeiro, continuam no poder estatal como afirmado acima, inclusive dirigindo dezenas de municípios e estados ; segundo, um “esquerdista” como Stedile, do MST, auto-intitulado marxista , por exemplo , ainda propõe Lula como candidato à presidência liderando uma frente de esquerda (?! ).O que fala por si. (Embora já haja revoltas ,na esquerda , contra tal absurdo evidente) .

Isto é , um notório (provado, práxis) direitista , com traços neofascistas ( “porrada” ,berros, ameaças,corte de debates,etc.) para dirigir uma frente de oposição de esquerda(?!)  , sendo apoiado por alguns grupos também posando como “esquerda” , caso do PC do B(Comunista só de nome , segundo Prestes e Anita Prestes.Atenção .Quem quiser debater a respeito , comece por debater com eles, Anita e ,claro, DOCs.deixados por Prestes, já falecido ). 

E ainda, por exemplo, pelo PDT desvirtuado , e MST , MTST ,UNE, etc. Isto é ,  um Lula provadamente de práxis de extrema direita (Petras, J. e só conferir o que Lula fez na  sua “administração”.Cf.,P.e., “Cartas a Lula, de Marcos Arruda ; e “A década perdida ” ,de M.A.Villa ) ,  um Lula , elemento sobre o qual caem sérias suspeitas de , desde o início de sua carreira , ser abjeto agente da CiA e informante do DOPS.(Livros, dados, indícios, etc. Cf. artigos diversos, pesquise internet, etc . Presença nos EUA e Japão ; apoio de Golbery e da embaixada dos EUA, em greves SP.,    , acusações frontais em livro de Tuma Jr. , detalhadas , em “Assassinato de reputações”, etc. ).

          CONTRADIÇÃO ? NÃO ! 

Em outras palavras, o mesmo Império que levou-o à Presidência, aquele centro de gravidade do bloco de poder dominante , foi quem ,” essencialmente” ,tirou-o de lá , depois de 12 anos de notáveis lucros . Isto por sua  incompetência na gestão pública e corrupção desenfreada e crescente  , que vinham prejudicando já , cada vez mais , os negócios /lucros / estabilidade desejados pelo Império, levando o Brasil a riscos de revoltas populares .Isto era arriscado para os donos do poder . 

([ Atenção – Mesmo quando não havia  qualquer risco de uma revolução, de fato, à esquerda .   porque,  antes da ” democracia” relativa , de Geisel/americanos, o regime terrorista/Império chacinaram, massacraram as verdadeiras esquerdas e ,depois , durante décadas , o Império , Lula e o PT e aliados cooptaram , corromperam e destruíram, por dentro( serviços secretos também, face à “legalidade” ) , as esquerdas revolucionárias, já antes fragilizadas por massacres diversos, com cargos ,verbas, ilusões ,autoritarismo ,ardis diversos.(Cf.neste site arts. E ,através deles,  bibliografia ) ] . 

Mas, o Império não tinha e não tem interesse na completa destruição de Lula e PT  – eis que precisa dele(ou de partido semelhante, que possa manipular – se o PT , aliás , conseguir mudar , essencialmente, livrando-se dele, Lula(líder de extrema direita neoliberal irrecuperável – veja ampla justificativa em arts.deste site ,sua práxis, James Petras e outros ) , o que será muito difícil. Mas,  por certo, nesse caso ,  o PDT , ou outro partido auto-intitulado de esquerda ou centro-esquerda  , servirá para prestar-se a isso em troca de “poder” estatal, verbas, cargos –  o que , por certo , no caso dos pedetistas , sua direção (atual )achará ótimo.

 Objetivo último do Império  – desvirtuar e destruir sempre as  verdadeiras esquerdas , e um possível seu ressurgimento , por dentro (verbas, informações, corrupção ,etc.), servindo seus líderes ainda de anteparo às reivindicações populares qual “pelegos” – velho termo, originado em mantas para cavalos que protegem seus lombos de machucados  . Ou seja , devem adocicar , minorar , para os trabalhadores, as agruras da superexploração do grande capital, por aqui.   

Aliás, como fez o PT até agora , durante décadas , desde sua fundação , fora demagogia – e a práxis é conclusiva : basta olhar o Brasil destruído e as “esquerdas” fraquíssimas à nossa volta(fora a falsa esquerda – PT,PC do B,aliados , financiados  pelo Império ) . Que clima, que política à esquerda levou a isso? A de Lula da Silva, seus ardis, farsas,demagogia ,atos teatrais – sempre assessorado e tendo atrás de si, “escondido” ,o Império.

Daí, o segredo de sua ascensão e sucesso. Isto , além da falta de  verdadeira força política (apoiada em formação de quadros ,politização, luta ideológica ,etc.e não em verbas, cargos ,fisiologismo) e erros de organização e programa por parte daqueles que tentaram (e tentam ?) organizar uma séria esquerda apoiada no petismo, uma minoria do bloco lulopetista/ PC do B   .

Tal PT / aliados ” inchados ” , “enriquecidos” , como o PC do B  , falsas esquerdas , cheias de deputados  – observe-se – posam  ao lado  de outras esquerdas , um PCB sem um único deputado federal, idem o PSTU , entre outros , estes  prova contundente , cabal, do afirmado antes  – cresceram , fortaleceram -se ,  por aqui, Braz$l , só os falsos esquerdistas , a “esquerda” do Império, na verdade . 

[ E por quê? ( Aqui ainda jogaram   um papel importante as “urnas eletrônicas” , mágicas,” brasileiras” , sob supervisão de …um Toffoli (STF) , nas últimas eleições, homem de /construído por quem?

Urnas eletrônicas únicas no mundo , para idiotas crédulos ,  sem qualquer segurança ,sendo fiador delas esse STF , em que o povo brasileiro tem confiado(?!)  , e que está aí…de lambanças e  interpretações  confusas a cada momento , Lewandowsky seu herói máximo  , pelo que fez “fatiando” a CF-88, na presença de milhões de brasileiros – e o STF sequer  analisou , até agora , tal barbaridade ,mesmo com recursos .STF …( Mais ? Perguntem ao historiador Villa.Cf. análises corretas sobre a Justiça e STF ) ] . 

Só no Braz$l Frankenstein , sob a batuta da mídia imperial oligopolizada , o “Príncipe Eletrônico ” de Ianni ao centro . 

Só não serve , nada disso , nenhuma  análise , para argumentar-se com Lula e lulistas( evidente , pois centro irradiador da farsa )  e  petistas/aliados beneficiados pelo descalabro anterior( cargos,verbas,etc.) , eles sempre aos gritos, palavrões e ameaças de “porradas”, como o adepto ruidoso Fernando Moraes, neofascistas irrecuperáveis, cujas razões entendemos , até porque ,  sem argumentos e em posição indefensável  , resolveram “apelar ” – ameaçar , engrossar, xingar a Justiça e o Juiz Moro (sem provas, argumentos delirantes) ,e até  defender a Odebrecht(?!) que já confessou e  devolveu parte do dinheiro (? ! ).

Atitudes tresloucadas dirigidas para seus próprios membros e para enganar ignorantes dos rincões mais atrasados do Brasil, tomados pelos lulistas de coronéis da velha ARENA(“ditadura”)  pelas “bolsas família ” e distribuição de dentaduras ,facas,panelas , digo, de fogões, tratores ,eletrodomésticos .

[ Na outra ponta, bilhões para multinacionais ,via BNDES ,a juros subsidiadios ,presentes dos “esquerdistas” Lula e Dilma ( que estão por  aí, lépidos e fagueiros , com a conversa furada de sempre – Lula quer ser ainda líder de esquerda (?!) e candidato a Presidente; Dilma só passeia pela Europa, 5 assessores , à custa de todos  nós , posando de vítima)   . Punição /investigação deles  – bem devagar , só fraudes e corrrupção de alguns bilhões ,a ser dividida entre  o povo explorado.Ah…’isso não é nada” . FHC , dizem os lulistas …]

              6 –INDEPENDÊNCIA OU SOBERANIA?

 

               Então, então , são questões ainda  na ordem do dia , independente de avançarmos no que se refere ao entendimento do que realmente ocorre, hoje ,no  Brasil , que temos chamado Braz$l, desde que uma estrutura econômica e política completamente diferentes das anteriores a 1964 .

Agora , não mais temos mínima  independência e soberania ,ou forças armadas com mínima capacidade de ação e reação ,além de uma dívida pública impagável, estado falido , insolvente , numa situação que poderíamos não mais considerar como de país independente – mas , a de  uma província ou protetorado(cf. arts. anteriores , o que já justificamos- Ianni e Mangabeira Unger, respectivamente, com razão  ) .

Ou seja, um estado fracassado( nos moldes pregados por Chomsky, como o Haiti, exemplo típico ), sequer nos moldes de um Porto Rico , mas sim de um grande e multiplicado Haiti . Aliás, aquelas tropas lá colocadas pelo Brasil, auxiliando a anterior invasão americana , deveriam  serem deslocadas de imediato para cá , pois poderiam servir aos presídios da região Norte , dentro do projeto americano para as forças armadas brasileiras , quando do regime militarista .

7 – ESTADO FRACASSADO E DE EXCEÇÃO ?

sem cabeça

Em artigo anterior , classificamos o Brasil – Braz$l – como um estado fracassado . A práxis confirma isso ? Há condições de maior prova nesse sentido ? Este estado fracassado é também de exceção ? Já o era nas administrações – e não governos, pois nada governavam – Lula e Dilma ou só na administração também neoliberal de Michel Temer ?

Como tais mudanças, nesses 50 anos, deram-se de forma tão “suave” , sem o povo perceber ? Mesmo as esquerdas , que tentam analisar além dos limites do neoliberalismo, parecem analisar um Brasil inexistente, lidar com um inimigo não bem identificado , não ter qualquer organização efetiva para implementar qualquer mudança ou até mesmo simples aliança, em  que pese de forma significativa .

Mais- há quem se intitule de “esquerda” e , totalmente perdido.   , ainda defenda Lula e negue que o estado brasileiro esteja na situação acima descrita – estado fracassado,(cf. artigo  neste site ) .

Os argumentos utilizados por essa “esquerda” de ricos, boas-vida , tipo José Dirceu antes da prisão, Lula e Rosemary em seus passeios europeus , são palavrões, interrupção de relacionamentos , cortes de diálogos, ameaças, berros . Aliás, não há lembrança – insista-se – de Lênin ou Trotsky ou Lincoln ou Jefferson ou Mao argumentarem assim – nem Prestes, Brizola, Goulart – muito ao contrário.

Apenas o líder do esquerdista Stedile, dos “radicais de mesa de bar” lulistas , sem qualquer formação política, muito menos marxista –  Lula da Silva, extremista de direita, argumentam assim . Ao que se saiba , quem agia desta forma eram  Hitler e Mussoline – direita braba . Como vemos, analisando,  tudo até bem coerente com Lula, e o PT , extremistas de direita [segundo Petras, ( “Lula -ano zero”) ; Villa, MA. , (” A década perdida” ) o próprio Lula , sem perceber sua práxis , entre outros ( Cf. neste blog )] , como, aliás ,  também faziam Hitler e Mussoline.

Nada a ver com a esquerda de fato .Nem no comportamento pessoal (todos ricos, Delcídio Amaral líder de trabalhadores , aliados de Cunha, Maluf(que os considerava , e com razão à sua direita, pelos privilégios exagerados dados aos interesses estrangeiros, dos quais discordava. Incrível?Pois é . Pesquise .)Comportamento inverso ao de qualquer líder tradicional ou exemplar de esquerda , exemplo também de vida pessoal .(Obs. de Cristóvão Buarque, correta, pesquise se desejar também ).

                  8 –DOMÍNIO IDEOLÓGICO / MÍDIA –

                          O “PRÍNCIPE ELETRÔNICO”

A política e a luta política de nosso tempo mudou ,radicalmente – meios de comunicação, internet, etc. Além disso, nos conteúdos . Por quê ? Basta dizer que os termos “imperialismo”, “exploração”,”Império”, “dominação “, entre outros, desapareceram de toda a mídia oficial, tvs ou jornais , com raras exceções. Por quê ? E essa mídia não tem um papel fundamental em nossos dias ? E por acaso não mais existe “esquerda”, “direita”, “imperialismo”, etc. ?

É o que se vê nos analistas convidados das redes Globo ou Bandeirantes , por exemplo, que jamais proferem tais palavras , parte da ciência política e da História , sendo que alguns , como Bolivar Lamounier, já condenam abertamente qualquer nacional desenvolvimentismo e pregam o velho caminho da “potência agrária” para o Brasil, isto é, o proposto pelo Império .(Gobo News, Painel, com W.Waack) . A big mídia , TV em especial, dá as cartas ao povão confuso, desorganizado, perdido – e até ao que busca informar-se – desinforma, contra-informa,edita, mata temas, adia, encobre ,etc. Difícil chegar à ” verdade”mesmo que relativa .( Cf. Ianni, “A era do globalismo” ; “Mídia” ,Chomsky ,N.; entre outros) .

Para onde vai o “estado fracassado” brasileiro ?

Quais as alternativas dos brasileiros, vítimas de genocídios diversos, morrendo dia a dia ? Para onde vai a “lava-jato “ , operação anticorrupção competente , com um STF que já mostrou sua “cara” (vide abaixo, dados ratificadores ) , com ações muito acima das leis , e da Constituição, descumprindo-a , provadamente ?(vide abaixo, consulte ) Qual a situação real do Braz$l , pois, e para onde ele vai ? Que alternativas apresentam-se para os brasileiros acuados ?

     9- ESQUERDAS – QUAIS ? PARA ONDE VÃO 

 

rebelião

De fato, houve manipulações da História, da mídia e outras , feitas pela mídia, historiadores, apresentadores, via edições e manipulações, em livros,cursos, pós-graduações (cf. Chomsky, “Como entender …”, ib. ; Sweezy, “Capitalismo Monopolista”, mostrando teses em universidades americanas e a ética que as preside ; Saunders, ob. Cit. ; Mir, L, “Partido …”; Cf.artigo neste site sobre luta ideológica ) , que levaram os brasileiros a um desvirtuamento no entendimento do que se passava e se passa no Brasil.

Mas, o que falar-se das esquerdas ? Para onde vão elas ? As táticas que usam são corretas ? Elas têm em vista o inimigo primeiro, isto é , as agências secretas de informação , a infantaria e posto avançado do imperialismo, atuando dentro delas, e sabem ou aprenderam a reagir quanto a elas ? Ignoram a questão? Como ?

Se não, desde que elas, agências  , são agentes invisíveis , com poderes sem limites , impuníveis, e eles militantes visíveis, legais, como pensam conseguir,  politicamente, alguma vitória ,  fora,  na verdade,  as concedidas  pelo Império,  espertamente , até para mantê-los anulados e felizes  ? Não pensaram nisso, pois é bobagem ? Não estudaram outros casos , em outras partes do mundo ?

Império , EUA, seu centro de gravidade . E agora com Trump assumindo a presidência dos EUA – qual a repercussão/consequência  disso , por aqui ,  e qual a mundial ? Trump  é mesmo um enigma como dizem ou tal opinião  envolve apenas mais um erro de análise ?

Morreu em acidente (do que alguns duvidam, mas não há prova em contrário ) o Ministro Teori, relator da “lava-jato”, anti-corrupção, do STF – isto muda algo ?  E a nova ministra agora presidente do STF, Carmen Lúcia, ela presente muda algo ? Em que sentido ? Para onde vai a “delação do fim do mundo” da Odebrecht , sempre adiada, o STF de Tofolli e Lewan e outros colocando tudo debaixo do tapete ?

Em consequência,  o Brasil – não é possível prever ou antever hipóteses políticas  ? Ora , senão para que serve a pomposa “ciência política”? 

As esquerdas brasileiras atuais, fora as falsas “esquerdas” aliadas do lulismo, elas poderão chegar a algum lugar, sucesso, no Brasil ? De fato, há uma crise delas (ou não ?) , no Brasil  e no mundo ? E , ao meio dessa equação, há ainda outros  fatores – a questão militar (importante ,em especial,  no Brasil) e  , também  , a       questão do peso (político), entravador , das religiões.Como agir quanto a elas , força política nada desprezível? 

     Não cabe analisar ? Por quê ? Não têm importância,  no Brasil ? Um Crivella , afinal, já governa o Rio de Janeiro .

        E as urnas eletrônicas, nas últimas eleições dirigidas por um Tofolli, o amigo de Dirceu pode-se acreditar nelas  ? 

Em resumo – quais as alternativas e o futuro  dos brasileiros ? Para onde vamos, afinal , sob a direção de oligarcas traidores e irresponsáveis e seus prepostos   ? O que fazer , não apenas as esquerdas mas os democratas em geral e o povo brasileiro , na defesa de seus interesses ? Podem contar com esse Estado fracassado, de exceção , totalmente  corrompido ?

Existe um partido marxista , de fato, no Brasil ? O que propõe, em resumo , hoje, no Brasil , tal partido, se existe  ?

Suas táticas são corretas ? Então ,  por que não recebe adesão popular maciça , no Brasil destruído , ou seja, num país com plenas condições (objetivas)  de mudanças ? Só não o consegue por causa da propaganda da mídia ou há algo mais e muita coisa errada (ações) e mal analisadas (teoria) ? 

Por que , nem o PT/PC do B  , fazendo os absurdos que fizeram – traição , verbas, fraudes contábeis , peleguismo, corrupção desenfreada , etc. – não conseguiram sequer organizar o povo, pela base, caindo ,rapidamente , como um castelo  de cartas, no caso do impeachment , seu líder fugindo e escondendo-se atrás do próprio partido, velhos militantes, grandes advogados , mentiras ridículas , incapaz de sequer lançar um “decente” manifesto político ou fala à Nação ?

Muito menos, é claro, ele mostrou possuir argumentos de defesa mínimos e razoáveis, vide os  gritos , palavrões , ameaças de porrada , impropérios ,  prova que é evidente culpado do que é acusado – e muito mais : atesta que está sendo poupado pela proteção de parte do Congresso e do Judiciário. Por quê ? Ora , porque envolvidos todos eles , também ,anteriormente,  até às raízes dos cabelos , com eles ,LulaPT/aliados , e seus “argumentos” – financeiros $$$ e fisiológicos .(?!) 

Só isso confirmaria  que tipo de “esquerda” foi e é a dele e de seus aliados . Isto é, ela só “avança”  ( no poder estatal) com apoio do Império , recursos , mídia favorável , corrupção , demagogia , etc. O que sempre recebeu antes, em profusão, mas que , hoje,  nem ele , o Império, depois do caos ocorrido , arrisca-se a propiciar-lhe  de novo , em tal quantidade . (Isto é, novamente , pois já viu aonde é capaz desse lulopetismo levar nāo só as esquerdas, isto é, ao buraco fundo , razāo que fez o Império aturá-lo tanto tempo,   como o país inteiro e os próprios interesses dominantes – os do próprio Império – ou seja, ao caos geral ).

Essas questões  precisam estar muito claras às massas , através de luta ideológica, debates, discussões, etc. , sendo contrariadas, não aturando-se  berros e faniquitos lulistas ,  mas com argumentos, se for o caso, em público .

    10- A LUTA IDEOLÓGICA    

 

rebeliao-16   

Precisa ser travada à esquerda, e entre democratas , e contra o bloco neoliberal de poder que domina o Brasil . É preciso firmeza, coragem , informação, não ter medo para entrar-se nesta seara. O retrocesso foi tal , no Brasil, que faltam partido e teoria , além de táticas corretas no sentido – veja-se – sequer de democracia mais efetiva, indispensável – nem se fale em socialismo.

Parte da autointitulada esquerda dá respostas ao povo, por via direta e indireta , com palavrões, gritos, “porrada”, como é o caso do extremista de direita Lula da Silva, agente auto-declarado do Império do Capital – mas , incrivelmente, isso atesta  a necessidade de luta ideológica , pois ele é apoiado por muitos e por quem até se intitula marxista , caso de um Stedile , MST (?!).  

O que só é explicável por corrupção arraigada, aprofundada , em altíssimo nível, difícil até de ser concebida . Braz$l. Como avançarem as esquerdas numa situação dessas, em que um Lula da Silva é apresentado para líder de uma nova “frente de esquerda”, candidato a Presidente(?!) ,depois de tudo que patrocinou, e quando é comprovadamente elemento de direita /extrema direita ?

Como avançar , na política , poder ,quandohá uma “esquerda”completamente corrompida e desmoralizada que insiste em intitular-se de esquerda e nega  seus erros, corrupção existente e a real característica ideológica do seu grande líder , comprovada , que ela pretende manter como líder de todas as esquerdas, desde que, por  óbvios motivos( décadas no poder ,12 anos no poder federal – tem quantidade,não qualidade e forte esquerda tem que multiplicar-se desde a qualidade – quadros )  , ainda é majoritária   ?

Analise-se, mas em princípio , tal parece impossível. Não há futuro à esquerda enquanto permanecer essa situação descrita .

O que pretendemos , neste artigo e nas partes que se seguem,  é desenvolver o acima e assumir a discussão de questões como alternativas, táticas, partido, futuro , mídia moderna , estado fracassado , interesses e defesa dos brasileiros, o significado de Trump . Respostas ?

          11 – O QUE SE PRETENDE ? ESPERANÇA ?!

 

Respostas peremptórias ou definitivas ? Claro que não . Apenas levantamento de pontos para reflexão , que esperamos  interessem a alguém . Pouco adianta repetições, só bater nas mesmas teclas, não avançar – é preciso repensar o Brasil e seu futuro . Tentar ir adiante dos artigos anteriores – que mostraram Lula como inimigo número um dos brasileiros, pelo que fez e significa ; as razões da queda da fração neoliberal lulista do centro de gravidade do poder ; a situação do estado brasileiro – de exceção e fracassado ; questões como a militar e a religiosa , decisivas no Braz$l ;  entre outras.

Isso não vale apenas para caminhandojornal.com , vale para todos os interessados nos problemas brasileiros – que , aliás, deveriam serem todos os brasileiros .

Finalmente – muitos mencionam “esperança”, não perdermos jamais a “esperança” .  Esperança ?

A palavra vem de esperar , aguardar – e não é o caso . Os brasileiros foram e são  vítimas da destruição planejada, oculta , sem dúvida,  e maciça de seu país, desde muitos anos . Foram enganados, a partir dos militares , uma burocracia militarizada, cuja grande maioria dificilmente entendeu o que se fazia com seu povo e país, conduzida por  minoria americanófila e traidora – de qualquer modo, eles  foram a grande infantaria assassina que abriu caminho sádico para a destruição do país e de seu próprio povo , com aviltamento e deboche a nível mundial .

Portanto, esperar significa, a cada minuto,  mais mortes, genocídios, assassinatos , nas ruas e presídios e favelas, além de torturas e também crimes diversos nos milhares de hospitais e enfermarias.

     Basta dizer  que o indescritível e cínico Lula, que com Cabral, Paes , Dilma, Cardozo, Mercadante , Dirceu e outros, até há pouco brincavam de Copa do Mundo, Olimpíadas , estádios superfaturados ,  e que negava, também até há pouco, assim como o PT , a própria crise brasileira , exposta  em todos os jornais e no mundo inteiro – agora  mudou. 

Isto depois dele e a big mídia esconderem a crise ,  durante décadas, enquanto lhes interessava e podiam fazê-lo , dizendo que tudo era uma mentira, invenção  da mídia e “deles” – a “direita”(?!) . Agora , ele , Lula , o cínico , cuja política e posição são indefensáveis , fora o uso de palavrões e “porradas “, reconhece toda a crise , até dizendo que o Brasil realmente “está quebrado” .

           Levou anos para reconhecer tal – não a sua culpa, claro . Então, perdeu-se tempo, desperdiçou-se dinheiro, ele mentiu, anos , fora  as mentiras de  Dilma,  os dois prepostos  principais  , durante muito tempo,  do Império, por aqui.

         Muito bem, agora os brasileiros  devem ficar na posição de “esperança “- quando temos à nossa volta genocídios, polícias militares assassinas, presídios torturadores , administração estrangeira (multinacionais e capital financeiro internacional ) , falência geral , como, aliás,  já havia desde antes até da administração caótica de Lula/Dilma ?

      Estes entregaram mais ainda as riquezas nacionais, continuando a destruição de FHC, Sarney e outros . Esperar mais o quê ? Há que agir- mas , primeiro , ter-se planejamento , uma reavaliação do ocorrido, o entendimento da situação nacional, da questão do partido político, da conjuntura mundial – sem perder-se a cabeça, ou  partir-se para provocações inúteis, sempre buscando-se somar com quem é possível ( nem todos  servem) –  e não dividir.

A situação atual é de total descontrole, fora, parcialmente , as oligarquias bilionárias protegidas por altos muros, segurança, condomínios. A qualquer momento alguém , um de nós , será morto no tráfego, nas ruas, na noite, dentro de uma festa , em casa, por  tiros , negligência , acidentes evitáveis ,bueiros ,buracos em estradas .

       A luta ideológica , impulsioná-la, divulgar , refletir sobre essas questões, sem parar de agir no sentido prático daquilo que é óbvio – este um primeiro passo. Há que reavaliar-se desde os primeiros passos dados contra a ditadura militar, ainda em 1964( alguns erros graves)  ,  e até mesmo abortar erros cruciais em curso que , a continuarem , jamais conduzirão a qualquer vitória política – apenas a mais derrotas e destruição dos interesses populares  . 

        Ainda mais agora com o Império tendo em seu centro de gravidade nada menos que um Trump – o que entender como casualidade  é ingenuidade . Caso daquelas tipo considerar Lula um líder esquerdista e inocente quanto à corrupção ; Dirceu,  um herói do povo brasileiro ; a concedida democracia ridícula e autoritária brasileira como conquistada pelo povo   ; Goulart ter caído por uma ação “só de brasileiros” , por haver perigo de imediata dominação comunista , e coisas assim.

    12- OS “PRISIONEIROS” DO ESTADO FRACASSADO ?! 

 

      O Grande Haiti do Sul , Braz$l ?

Afinal , o povo brasileiro , que está no Brasil( deve haver alguns milhões fora,legais e ilegais ?!) , é composto de cidadãos , pessoas com direitos respeitados , inclusive o de ir e vir ; de trabalhar e ter emprego digno ; de locomover-se ; receber respeito à sua dignidade como pessoa humana , nas prisões ,hospitais públicos, favelas ; com direito à vida , de poder defender-se com condições ; de ter uma justiça rápida , contra injustiças de todo tipo, em especial vindas dos poderosos  ; de eleger e ser eleito , em condições democráticas e igualitárias  ;ter saneamento, esgotos, água encanada ; etc. ? Sim ou não ? 

         Tudo indica que não.  

Ou seja ,  tratar-se de milhões de brasileiros, ao contrário,  vítimas dessa situação referida , real,   submetidos a um estado fracassado de exceção (*), autoritário , que ” fabrica consentimentos ” de forma manipuladora( mídia dominante, informações em excesso , deliberadas ,para desinformar, produzir confusão mental , edições, ilusões ,” interpretaçōes jurídicas” ,  eleições enganadoras ,etc. – Lippman/Chomsky)  , dirigido por oligarquias apêndices de interesses estrangeiros , prepostas  deles , numa situação impossível de ser mudada ( Cf.outros arts. sobre o “Braz$l Frankenstein “) , sequer a médio prazo, ao ponto que chegou  ?

Brasileiros que não têm condições de deixarem o país  , por diversas razões , nem têm condições de protegerem-se adequadamente aqui ( com exceção de minorias  )nem de levarem uma vida normal, com segurança ?

Um país autoritário que só sobrevive , com suas instituições mambembes , na base de >>>

farsas , mentiras , “interpretações jurídicas” , big mídia esperta e manipuladora , propaganda , genocídios , “maquilagens ” , adiamentos , empréstimos pagando os maiores juros do mundo ,

e  >>>

jogadas midiáticas , educação de baixo nível, povo ignorante , construção de falsos líderes , autoritarismo , polícias/Império?

Por exemplo, com farsas como Lula , possível  agente estrangeiro(muitos dados neste sentido.Cf.artigos), décadas liderando a “esquerda” , 14 anos controlando a administração federal ? Pois é. E ele pensa em continuar …feliz …quer mais ….ainda !? Coerente , com “a boa vida ” que teve ,  ( passeando com Rosemary , bem paga ,pela  Europa) -,mas o povo é que precisa querer – sua urgente puniçāo e afastamento .

E o herói Dirceu, o “capitão do time”? E o socialismo do PT /PC do B , vai bem( avançou em décadas?)  ? E a política sindical e previdenciária de Dilma , pouco antes de cair (impeachment) , igual a de Temer , já se esqueceu? E os bilhões de reais lançados  por Dilma em direção ao capital financeiro , como mostrou Maria L.Fattorelli ( “Está o Banco Central suicidando o Brasil”) ? E o prejuízo dado por Dilma , ao povo brasileiro , com a refinaria de Pasadena, bilhões, em que não se fala? E Lula tentando “comprar testemunhas” , via  Delcídio Amaral? E Meirelles, Ministro de Lula , e indicado por ele a Dilma , antes da queda? E o BNDES de Luladilma financiando multinacionais , o que até Maluf condenava ?

Todos no mesmo campo – neoliberal/ Império . Na língua do povo – “farinha do mesmo saco” . O “golpe” foi troca legal , constitucional , entre frações políticas neoliberais , participantes do bloco de poder dominante neoliberal , no Brasil. Por quê? Incompetência e corrupção excessiva de  Lula/Dilma, colocando  em risco o regime comum a todos ,pelos escândalos e descaro. Traições? Safardanagens? Golpes de mão? Proteção? Acordos ?

Claro, todos continuam no “bloco” , só mudou o centro de gravidade -com a fração do PMDB /aliados no poder local , preposto do Império ,assumindo seu centro de gravidade , no lugar dos muito enlameados Lula e Dilma .Tal manobra , talvez, salvou o regime político neoliberal.Mas,com a falsa fachada de esquerda do lulismo,enlameado,ficasse ele e desmoralizaria ,por décadas,  todas as esquerdas .

         E o povo? Então , nosso povo… –  trata-se , atualmente , em boa parte , de quase verdadeiros “prisioneiros ” , com locomoção e liberdade  limitadas ,  mais que de cidadãos com alguns  direitos ? Pensar.

ATENÇÃO- 

******************************************

        [ Este ensaio  busca colaborar  (pouco que seja) , no sentido acima referido.Tentaremos avançar no estudo das alternativas e futuro do comprovado atual estado fracassado de exçeção  ( atenção – “de exceção” não é “ditadura”.Cf.Agamben, livro de mesmo nome , e artigos neste site ) – fracassado , o termo já foi justificado antes (Cf.arts. neste site) (*) .

      Evitamos utilizar , ao final, menção a um estado “brasileiro” , por considerar-se  que ao manter as políticas neoliberais do ( impostas pelo) Império, de longa data, não mais se trata realmente de um estado brasileiro – desde que os governantes,  de fato são administradores , não decidem as políticas fundamentais , em especial a econômica e financeira, limitados por imposições estrangeiras]  .

_______________________________________________________________________________

( Original não revisado,o que não impede o entendimento) .