caminhandojornal.com – o Jornal que você lê,ouve e vê

Dez 11, 2013 por

caminhandojornal.com  – o Jornal que você lê,ouve e vê

*EDITORIAL/EDITORIAL/EDITORIAL/EDITORIAL/EDITORIAL*

   

*EDITORIAL – DEZEMBRO/ 2014*    

                                      ******************************

*[ PROCURE /OUÇA A RÁDIO CAMINHANDOJORNAL.COM CLICANDO NO LADO ESQUERDO DO SITE E CONTROLANDO O SOM PELO SEU PC. I PADS , CELULARES ,etc.DEVEM CLICAR NO LUGAR APROPRIADO.É UMA EXPERIÊNCIA EM CURSO , TESTANDO-SE OS RECURSOS DA INTERNET . TENTE ; SE PUDER , DÊ UM RETORNO PELO E.MAIL QUE CONSTA NESTE SITE . OBRIGADO]*

                                                   ***************************************************************************************

 

RÁDIO CAMINHANDO

ALÔ , AMIGOS , DE CAMINHANDOJORNAL.COM.

ALÔ, ALÔ, ALGUM AMIGO QUE ESTEJA TESTANDO OU OUVINDO .

COMO EXPLICAMOS, EM VÁRIOS PROGRAMAS, RESOLVEMOS TESTAR A POSSIBILIDADE DE UMA RÁDIO, PELA INTERNET. TESTAR PREÇO E CONDIÇÕES. PARA NÓS PRÓPRIOS E ALGUM INTERESSADO.

DEPOIS DE ALGUNS TESTES, CERCA DE CINCO PROGRAMAS TESTE , sem intercâmbio com os ouvintes , podemos chegar a algumas conclusões.

A Internet é algo fantástico, realmente. Há; sim , possibilidade de um programa , e ainda acompanhado de vídeos,(não testamos isso) , por baixo custo, – havendo condições técnicas , com equipamento modesto. Poucos computadores, alguns programas, recursos, ao menos um técnico de certo nível. Há empresas que dão suporte.

Portanto, com cinco programas-teste, consideramos a experiência um êxito. Aqueles interessados, aconselhamos que tentem. Fascinante, há viabilidade, muito maior que fazer programas numa rádio tradicional , com aqueles custos e problemas conhecidos.(e dependência financeira e técnica total ) .

E quanto a CAMINHANDOJORNAL.COM.

Temos uma ordem de prioridade. A principal é buscar uma análise séria e fidedigna da realidade brasileira . Tal implica em muitas leituras, estudos, arquivos, pesquisas . Em especial sobre as últimas décadas. Porque , por razões políticas , os brasileiros foram vítimas de falsificações históricas, distorções, desinformação, contra-informação. Portanto, a prioridade é a análise.

A segunda, embora com limitações, é deixar tais análises disponíveis. Daí o blog-site caminhando jornalpontocom . Ao mesmo tempo que divulgar todo tipo de trabalho, em especial desconhecido do grande público , que consideremos importante no campo cultural – literatura em geral, poesia, conto , comentários, charges.

Por fim, utilizar os novos métodos de divulgação – rádio, vídeos,etc. Mas, isso não adianta se não houver algo novo a ser contado. Não interessa repetir e dizer por dizer. O objetivo é dar passos adiante no entendimento.

Portanto, pretendemos utilizar , logo adiante, A RáDIO E VÍDEOS DIVERSOS , a partir do momento que organizemos melhor uma equipe. Tal implica em mais tempo, recursos, gente , articulação. O primeiro passo será deixar programas quinzenas ou mensais, de 30 minutos, em aberto , no site, – para quem o desejar. A maior parte do conteúdo, em especial político, o contido no site – mais música, clássica em especial , para facilitar leituras simultâneas , comentários, poesia, conto, etc.
Este , pois, o próximo passo – acreditamos que em julho,/agosto.

Agradecemos aos interessados, informamos que acreditamos que há viabilidade – podem tentar tal caminho, promissor e inteligente – e , ainda , que , breve, a partir de julho,/agosto pensamos divulgar programas iniciais, nos moldes citados, de cerca de 30 , trinta minutos.
Algumas informações, no site, coluna lateral, com o nome Caminhando, editorial.
Obrigado, enquanto isso permanecerão os antigos programas . Caso alguém desejar trocar alguma informação pode fazê-lo pelo site,/blog. Em cerca de 30 dias, programas de 30 minutos. Cumprida essa primeira etapa , mais interna, de estudo e pesquisa, será tratada a questão da divulgação e comunicação. De qualquer modo, para quem o desejar , os estudos feitos estão no blog,/site, à disposição.

ATÉ BREVE, CAMINHANDOJORNAL.COM

(EM DEZEMBRO, FIM DO ANO, TEMAS

RESUMIDOS,  CHARGES  ESCOLHIDAS )

 
 

                                                         “Sem rabo preso” (V)

 

                         CLIMA – MEDIOCRIDADE, CORRUPÇÃO , REPRESSÃO 

                       Mais um ano difícil, triste para o povo brasileiro  – final de 2014 . Um terrível ano para o Brasil – após as manifestações de junho 13 , em que foram levantados temas como uma  Copa do Mundo sem condições, com gastos sem cabimento, além de superfaturamentos em estádios e obras , péssima educação, transportes públicos torturadores, Justiça lenta e incompetente, escândalos diversos , corrupção nos serviços públicos . E o que vimos por parte de Lula e Dilma ? Ao  invés  da garantia de um clima democrático, uma repressão disfarçada, fingindo-se de “democrática” ,  desencadeada por esses dirigentes (ao fundo, embora ancorados em polícias estaduais , havendo um comando central ), contra os que foram às ruas , forçando a desmobilização  (invasão de casas, intimações diversas contra dezenas deles , ameaças, espancamentos  ) .E, na  verdade , eles foram às ruas , ordeiramente, em que pese  provocações policiais e a continuada e deliberada desmobilização popular feita pela administração Lula/Dilma.

***********************************

           A polícia investigou manifestantes , mas não investigou a fundo os mascarados que começaram a depredar bancos e outros lugares . Tudo indica que , entre eles, havia provocadores, armados de pistolas, infiltrados, como viu-se no desmascaramento de  alguns ( policiais, até fotografados ). Diversos manifestantes foram presos e estão na prisão  até hoje . Muitos respondendo a processos. Jovens que começavam a interessarem-se pela vida social e política. Dois deles acusados do homicídio de um cinegrafista . Entretanto, o filho de Eike Batista , o bilionário amigo de Lula e Dilma , por sinal desmoralizado por inúmeras acusações, que atropelou e matou um pedestre, está solto .  Há até foragidos – políticos – caso da conhecida jovem “Sininho”, que teria sido uma da líderes  manifestações.Os responsáveis pela repressão , ao fundo a administração federal, esmeraram-se em identificar líderes , invadirem suas casas, inventarem acusações (até revólveres velhos , dos pais,  com registro , encontrados ao fundo de um armário,  mas com o tempo legal de registro ultrapassado ,foram apresentados como provas da violência dos manifestantes ). A Justiça funciona conforme interesses políticos (confira neste site – Estado de Exceção ,informal, não declarado, permanente,  que não é ditadura, é mais sutil  e complexo ). Alguns  manifestantes estão presos, outros foragidos – até hoje. 

                 VERGONHA- NO FUTEBOL, NAS RUAS, NO MUNDO 

Seguiu-se a Copa do Mundo, ridícula em todos os sentidos, um prejuízo de 25 bilhões para os brasileiros . Uma derrota  de 7 a 1 , para a Alemanha, que atestou todo o descalabro existente na seleção brasileira – e no país. Um falso ufanismo, em que ,na véspera  ,Parreira e outros dirigentes asseguravam a vitória . No dia do jogo, covardia, insegurança, a presidente escondendo-se no palanque, xingada aos berros. O Rio de Janeiro transformado num caos, em especial Copacabana , suja , imunda, cheiro de urina pelas ruas – a maioria dela oriunda de “turistas” , pobres , dormindo nas ruas, praias, sambódromo . O restaurante mais procurado  foi o da Central do Brasil , a (1)um real a refeição. Desmoralização local e mundial.

           Mas, aí não parou o descalabro da desadministração (só há esse termo  ) Lula/Dilma – descobriu-se que , além de legislação especial, a dupla , mais Cabral e Paes , concedeu isenção de impostos e taxas , quanto aos negócios por aqui, à FIFA – questionado, o presidente, Blatter(recheado de acusações de corrupção) , declarou que não fora a FIFA quem pedira tal, mas  aquilo tinha-lhe sido oferecido por Lula e Dilma, o que não ocorreu em outros lugares.(Enquanto isso , sequer terminado o escândalo do “mensalão”(2005), a Polícia Federal não conseguia intimar Lula da Silva para depoimento , eis que não o encontrava. Anos e anos depois,  ainda investigando-se acusações diretas de Marcos Valério – teria  financiado despesas pessoais de Lula da  Silva, dado cheques a ele e assessores , feito reuniões no Planalto, etc.).

       ELEIÇÕES – APELAÇÕES E COISAS ESTRANHAS

          Seguiu-se uma eleição(2014) recheada de escândalos, distribuição de tratores, uso da máquina administrativa para promover a candidata Dilma (correndo o Brasil, a fazer inaugurações ) , ofensas , difamações e calúnias contra Marina Silva e Aécio Neves (tipo “covarde”, porque chorou uma vez ; “vendida a banqueiros”, porque apoiada por uma das herdeiras do Itaú; iria “cortar as bolsas-família” ; quanto a Aécio, idem, além de “playboyzinho” covarde, porque falava alto com mulheres ,”usuário de cocaína e maconha”,  e assim por diante .

Depois, estranhíssimas e rápidas mudanças de votos , nas apurações ,  para cima e para baixo, caindo um , subindo outro candidato , acabando por “vencer” Dilma , com uma “apuração secreta ” feita pelo TSE(trinta técnicos isolados, acompanhados  até para irem ao banheiro , segundo o presidente Tofolli, amigo de José Dirceu (preso) , do TSE, que virou ministro do STF. As tais urnas eletrônicas, como centro da origem do poder,  sem votos impressos,  consideradas superadas e só existindo  num lugar do mundo – Brasil .

Sabe-se lá exatamente quem ganhou as eleições  , sejam as de presidente , governadores ou deputados federais e até estaduais. Tudo indica uma “conspiração ” , um “acordão “entre elites, que envolve a “governabilidade” dessa bagunça chamada Brasil e os interesses de todas as frações do bloco neoliberal mundial dominante (praticamente todos os concorrentes nessas eleições presidenciais, com alguma condição de vitória.

PETROBRÁS

  Para completar , a liquidação da maior empresa brasileira, com provas que houve desfalques, propina, corrupção, atingindo bilhões de reais – desviados para bolsos particulares (milhões de dólares  – só um dos que assinaram a “delação premiada” ficou de devolver , de sua parte: mais de cem milhões de dólares – Paulo Costa) . (Cf. neste site artigos a respeito). Os prejuízos da Petrobrás (que já não era brasileira, o Brasil possuía apenas cerca de 34 por cento das ações )alcançam 500 bilhões de reais  – desvalorização das ações na bolsa,  aumento de sua dívida, mais desvios realizados. A empresa está sendo processada em várias partes do mundo. A irresponsabilidade era- e é – total .

Quem foram os responsáveis ? Lula, Dilma, Gabrielle(ex-presidente) , Graça Forster (idem – a empresa tinha negócios até com seu marido ), diretoria, Conselho de Administração . Todos sabiam de tudo (“Estado de São Paulo”, que conferiu datas , entre outros ). Crimes diversos, irresponsabilidade – Dilma e Lula e os outros soltos e bem dispostos, comemorando o final do ano. Aconteceu o previsto neste site – desesperados, queriam vencerem as eleições para usarem a máquina estatal em seu benefício – e impedirem que as  investigações  os alcançassem , utilizando  exatamente esse  poder estatal.

O Procurador Geral Janot mostrou sua posição (os outros, o presidente do TSE , e o do STF, etc. já eram conhecidos  – todos indicados pela dupla Lula/Dilma ).Janot  foi pego, em flagrante , não desmentido (confira revista Isto é, citada neste site  ) – tentava  , em reuniões , negociar a “delação premiada” de vários acusados – teriam-na aceita , pelo MP, mas manteriam fora do caso Lula e Dilma . Fato denunciado por alguns advogados (revista citada ) , engrossou a voz – “iria apurar até o fim” , etc.  .Esperto, mas não claro -não desmentiu ou “bateu boca “com as testemunhas .

Mas, agora, Janot só vai acusar políticos (e , claro, deverá  ignorar Lula e Dilma, os principais responsáveis )  em fevereiro .Quer dizer, vai dar tempo para acordos, acertos de histórias,  testemunhas, etc. Enquanto isso, a Petrobrás é processada no exterior pelo prejuízo causado a diversos acionistas e,  também , no Brasil . E o PIB brasileiro é uma vergonha,  a grande mídia protegendo  os senhores Lula e Dilma , o país  aos “trancos e barrancos”, a educação , a cultura , os transportes , os presídios .Uma vergonha nacional e mundial. Um país ridículo. Desmoralizado. Mas, os votantes em Lula/Dilma, politicamente deseducados , felizes. “Dane-se tudo, país, roubos, falcatruas. Queremos só , e já, bolsas, tratores, fogões, celulares , tudo bem financiado. Não importa o preço futuro. Mesmo que seja o fim da soberania do país. 

                                          caminhandojornal.com

                     É nesse clima, nesse país, que estamos vivendo . Confira , se desejar os artigos( como  “Povo brasileiro, povo traumatizado e manipulado ?” )em que essa situação é estudada em detalhes. Não adianta perder-se o controle, ou apenas fazer-se a crítica –  a maior parte de nosso povo é analfabeto ou analfabeto funcional, já há analfabetos funcionais com terceiro grau, pelo baixo nível das faculdades. A internet   está dominada pela grande mídia – que, de um lado, desmoraliza-a (acusando de faltar  nível a ela ,  não ter ” filtro” , colocar  absurdos,etc.) ; de outro , invadiu-a e domina-a .Os cidadãos normais , as pequenas empresas , os interessados,  sem serem prepostos de interesses maiores,   não tem vez.

                Nessa situação , produzimos nosso site/blog, com dificuldade . Os brasileiros estão sob comando do bloco neoliberal mundial. Lula/Dilma pertencem a uma esperta fração dele, que finge-se de “esquerda”(o que vale-lhes a eleição, no segundo turno, o que prevíamos, confira , se desejar , neste site ) , mas  é de”extrema direita” (no  site , a justificativa – apoio a bancos, capital financeiro internacional , BNDES financiando multinacionais estrangeiras, com o que nem Maluf concorda , uso da repressão contra o povo, corrupção que desmobiliza movimentos populares , uso de polícias para perseguições de adversários ,etc. ) . Lula/Dilma e cia , a corrente deles que prevalece no PT, aliada ao estranhíssimo PC do B(desde o massacre da Lapa, 1976 , confira Gorender, Pedro Pomar, etc., neste site) – “direita braba” .

O Brasil, tudo indica, há décadas é vítima de um projeto estrangeiro que usa assistência social (bolsas, projetos da ONU,OMC e outras instituições ) , máscaras, a máquina estatal ,  num populismo neoliberal inovador. Que liquidou a indústria nacional e um país que poderia ter-se  industrializado e sido  soberano e independente .(Cf. Petras, “Brasil – o grande salto para trás “) . Uma traição nacional , que envolveu partidos, grande mídia, multinacionais, capital financeiro internacional , líderes políticos, urnas eletrônicas fraudadas, militares, serviços secretos – monumental manipulação que dura cerca de 60 anos , iniciada na morte de Getúlio ( e que sofreu derrota momentânea, com essa morte  ) , mas  afirmada desde o golpe bem sucedido de  1964 , que foi muito mais que isso – uma contra-revolução anti-nacional e anti-democrática – cujo resultado está à nossa frente.

              Tema complexo, sutil, sem dúvida uma “teoria da conspiração”(que é exatamente o que fazem os anti-democráticos donos do poder , sempre e em toda parte , desde antes do Império Romano , há centenas de anos  – Cf. Bobbio , “O futuro do Estado”, por exemplo) . Como discutir isso com uma grande mídia oligopólica,  que domina 99 por cento da opinião pública,  e que não tem interesse nesse “tipo de conversa “?

             DIFICULDADES 

Como chegar a um público analfabeto funcional , e analfabeto total, que fica exultante com a compra de televisões modernas, em 15 prestações, sem querer saber como ou por que ou o preço real ? Por exemplo, que esse foi o preço da transformação de seu antigo país numa simples província, mercado consumidor de produtos industrializados e produtor de matérias primas, parte de cuidadoso plano ? Ou que ele foi transformado em consumidor porquestra as multinacionais precisavam de mercado maior, por aqui? Ou que isso aconteceu em várias partes do mundo, promoção do bloco neoliberal mundial, multinacionais e capital financeiro, e nào de Lula/Dilma ? Como chegar a esse  público que considera que quem “deu isso”, benesses ,  foram  os bonzinhos  lulistas-petistas , isto é , Dilma e Lula?   Roubos, escândalos ? “Ah, e vocês acham que Aécio e Marina não roubariam igual “? Difícil lidar com tudo isso. O povo vai ignorar a política é só pensar na economia(a sua, pessoal)  .(Cf. Marcuse, ” O homem unidimensional”). 

               Tudo isso numa “democracia” que não o é, estado de exceção (confira seu complexo conceito em Agamben , ou neste site ) mascarado – dirigido por elite cínica , que mente , engana, simula, no que a política tem de pior (Julien Freund ,”O que é política “?) , vinte e quatro horas ao dia . Sustentada por uma grande mídia financiada pelas maiores empresas multinacionais do mundo e pelo capital financeiro internacional . Que chega ao povo analfabeto ou analfabeto funcional via grandes cadeias de tv , desinformação , edições que distorcem fatos, contra-informação , meios seculares de manipulação política, hoje altamente sofisticados – a ideologia que querem “vender “.( Cf. As persistentes denúncias de Noam  Chomsky, nesse sentido ) .

              O site caminhandojornal.com busca enfoque na política brasileira, interligada à internacional ,e tomando outros ângulos  – psicologia social, direito, teoria do estado , sociologia, etc.Tom acadêmico acaba por ser apreendido  apenas por  poucos  -sabemos disso – e pode terminar ainda  em discussões estéreis. Pressa , em sermos  entendidos por grande número de pessoas ? Como, nessas circunstâncias, acima expostas, quando há  domínio do bloco neoliberal mundial, que manipula tanto   os “no poder” como as oposições ? Conferir  Hélio Jaguaribe , que previu isso, há uma década , assim como Octávio Ianni .  O projeto aplicado ao Brasil , em especial desde o golpe de 1964 , foi para ser irreversível – e tal poderá acontecer . Estaria consolidada uma situação ,por volta já de 2000, talvez sem possibilidade de ruptura. É o que achavam Ianni e outros. O destino dos brasileiros estaria ligado , pois, atualmente, mais ao de outros povos do mundo e a mudanças globais. (Embora, como denuncia  Chomsky, esse tipo de tese  seja  do interesse das elites dominantes – estimular o conformismo, a indiferença, a “adesão por consentimento”) . O problema que existiria  , mais a curto e médio prazos, nessa hipótese , seria o da sobrevivência desse povo, brasileiros ,  em adiantado processo de transculturação , anotado por Ianni, há anos .

            Até a luta ideológica por valores como uma nação independente, soberana , democrática , socialista  ou outros , – estaria  sendo perdida, nas circunstâncias acima. As idéias expressam-se , popularmente, não por sutis raciocínios,  como alguns , ou muitos, deste site, compreendidos por poucos  ( o que ,ainda assim , tenta-se evitar – o academicismo dos artigos “científicos”, ficando-se num meio termo)  . Mas, como expressar , em poucas linhas, matérias complexas ? O povo entende melhor símbolos, quando entende-os . E os interessados na mais completa aniquilação do que resta de Brasil independente e soberano são competentes , nesse sentido – e tem com eles a grande mídia, grandes jornalistas, especialistas nisso , muito  bem pagos – e  recursos. Utilizam símbolos, objetos, imagens, charges , caricaturas, estátuas, fotografias, filmes, desenhos. 

          Talvez  mudanças efetivas, no Brasil, só num processo de longo prazo – parece  consolidada uma situação , o que é extremamente triste , para quem lembrar  um outro Brasil , de anos atrás – mais simples, ingênuo, mas dos brasileiros , na maior parte. Não é o que ocorre hoje , onde cada vez mais os brasileiros ou mudam de caráter, hábitos,idéias , personalidade (assumem a transculturação ) ou vão vivenciar uma  terra estranha  , que não é mais deles , e padecer de um Estado que não só não é deles (embora desadministrado por prepostos , aliados a interesses estrangeiros ) – como é contra eles. Por que esse Estado respeitaria os nacionais se, ao fundo , já não está mais, realmente,  a serviço deles , nem é comandado por eles ? Se , há décadas , havia governos paralelos no Brasil (cf. Dreifuss, “1964 – a conquista do estado ” ), desde ao menos o governo Jãnio Quadros , hoje parece que tal  é desnecessário – o que era antes paralelo e lateral tomou o centro, a essência do poder local. (A ação do BNDES , financiando multinacionais, é elucidativa). 

   E em meio disso  , naturalmente, uma imensa dificuldade para  apreender a realidade brasileira, política e econômica ,  escondida por biombos, falsas informações e estatísticas, distorções propagandísticas . Realidade nem mesmo bem estudada , em teses de mestrado ou doutorado – que não interessam-se , fora exceções, por esses temas .As pesquisas servem a  instituições , há direções rígidas e , sobre elas – os interesses do “Estado “.

              Então , persistir num trabalho despretensioso ,  tentando apreender a “realidade”, o “ser brasileiro” , no que  é possível, via poesia, romance, conto , comentários, análises. Manter o controle pessoal ,   numa sociedade doentia, psicologicamente, tentando não adoecer, como a maioria , neurotizar-se , ou algo mais sério, desde que todos correm esse risco numa sociedade  exposta ao acima descrito (os brasileiros  obrigados a conviverem, todo o tempo,  com a mentira, corrupção, desonestidade, ausência de caráter, desrespeito à sua dignidade, em presídios, favelas, nas ruas ,hospitais , repartições públicas, negócios e , boa parte deles,  conscientes disso  ) . Mais ainda com a difusão deliberada do “medo”  , técnica de manipulação social(Cf.neste site, “Brasileiros, povo…) que provoca um natural “medo ” de tudo, todos e do Estado aterrorizante .

O Estado , disfarçado e mascarado de “estado democrático de direito”, um estado de exceção , é , obviamente, o principal criminoso , corrupto, verdugo do povo , mantendo a ótica  dos interesses estrangeiros, escondidos atrás de aliados “nacionais”. Tem que ser estudado, desde que em tudo interfere e a todos prejudica . Se já é patrimonialista , ainda é dirigido por elementos indicados pela corrupta elite política.

Daí , de todo o exposto , nossos  projetos no sentido de resumos , neste site (a íntegra dos artigos em outro) , publicação maior da poesia e conto , comentários curtos, símbolos , charges  . Para esse povo , fala-se  melhor por esse meio , provadamente ( “A formação das almas”, de José M. de Carvalho). Tentaremos isso , de um lado , via artigos mais longos , e com justificativas teóricas, dirigidos  a uma minoria .E , de outro, artigos/charges curtas, resumos tentando ir ao encontro da maioria. Tentaremos usar sites diferentes. Essas mudanças requerem tempo e técnicos especializados. O que não é fácil encontrar , no Brasil. 

  Neste número de final de ano , deixamos no site , apenas, uns poucos artigos políticos, melhor desenvolvidos. Colocamos mais  “charges”,  poesias, contos. Tentando o caminho descrito. Agradecemos a todos os  amigos, colaboradores, eventuais leitores. Acima , tentamos mostrar que temos consciência dos problemas nacionais  e dos nossos l particulares. Vamos estudar, analisar , refletir sobre o Brasil , e sobre formas de melhorar esta divulgação – quem sabe, juntos , apareçam novas  perspectivas . 

           Apesar das dificuldades , desejamos a todos um bom final de ano, que possamos avançar em 2015, enfrentar as dificuldades, superá-las. Vivemos clima de derrota, fracasso , perda  . E tal é melhor do que a falsa euforia de anos atrás, em que tentavam convencer-nos que o Brasil estava ótimo , triunfante, um país vencedor. Uma mentira evidente, mas aceita por muitos. Alguém lembra de Lula pavoneando-se ao receber prêmios internacionais, chamado de “o cara “, por Obama , desde que representava o triunfo do programa do neoliberalismo , numa nação atrasada ? A verdade , se não é o melhor caminho , é o menos ruim dos caminhos . Pensar . Nesse sentido, os brasileiros avançaram – têm consciência maior dos problemas e da realidade. Foi dado um passo adiante – maior  consciência do que somos, “do que é “o Brasil, como são suas “elites” e como age “seu” (?) Estado.

                                 BOAS FESTAS !  Um melhor 2015 !

                                                 caminhandojornal.com

                                                       *pensando e construindo o Brasil *

                                  Sem o rabo preso /dez./2013

O Brasil  caminha, para trás , em diversos índices : educação , PIB , endividamento, corrupção .Desorganizado, em todos os níveis, desmandos federais, estaduais, municipais, destacando-se o governador e o prefeito do Rio – Cabral e Paes – pelos absurdos e incompetências – toda a zona boêmia da Lapa envolvida em assaltos,crimes, bocas de fumo ; as praias poluídas , sem condições de utilização (o que inclui Copacabana, Ipanema, Leblon e até Grumari, mais distante) . O atentado contra o povo é maior ainda  porque , com o Rio cheio de turistas (embora a cada ano menos ) , eles não são avisados desses problemas. Não há aviso nessas praias , embora o fato tenha sido denunciado , discretamente, pela rádio CBN .O que significa que podem levar doenças diversas,  a partir do início do ano, para seus locais de origem. E a dupla do Rio fez pior – 300 banheiros químicos acrescentados em Copa,para o Ano Novo ,  nas ruas, o que dá a média de 1700 pessoas , por banheiro, calculando-se um público de 2 milhões de pessoas . O que significa uma bagunça e sujeira geral, destruindo mais ainda Copacabana e desmoralizando a festa frente a turistas  . Um caos para os moradores de Copacabana e para os visitantes. 

                   

               Chuvas ,  trazendo mortes e sofrimentos em diversos lugares,  caso do Rio, Espírito Santo, Minas  . Assassinatos em toda parte , em especial em presídios( em alta escala, no Maranhão) , ruas, favelas. As cidades sujas e poluídos os rios .  Dilma,  dia e noite,  de blá-blá-blá,  fazendo campanha eleitoral sozinha ,  utilizando , para isso ,  recursos públicos  (fala em  qualquer lugar , emissoras públicas e privadas transmitindo ) ;  o Congresso Nacional discutindo o implante de cabelos de Renan Calheiros,  pago por todos nós (ao menos até agora ) ; as multinacionais mandando e desmandando , com seus péssimos serviços (OI, TIM, NET , Claro e outras ) , sem controle efetivo seja de preços ou serviços . O SERASA e o SPC , seus absurdos (e entendemos ilegais ) leões de chácara à disposição – ou faz-se o que mandam ou nomes irão para lá . Depois, sabe-se lá quando, a Justiça decidirá – e cada um terá trabalho de procurá-la, informar-se, ver advogados. E , se ganhar, deverá ser uma ninharia não compensadora (Uma bela idéia das multinacionais e grandes cadeias de lojas de varejo !) .

                   

                         A dívida pública cresce ,  monstruosa , com a inflação , aumento do IPTU, luz, gás , preços dos imóveis – e praticamente sem aumento de salário . Este site tem inúmeras análises a respeito (conferir) e não há prenúncio de auspicioso futuro – a parte da frente do “barco das ilusões” não afunda , é lógico, as “elites” moram em lugares protegidos, têm grandes piscinas, viagens diversas, carros e motoristas , andam de helicóptero com seus cachorrinhos e empregados, como Cabral e Paes, no Rio. A parte de baixo está afundando – os mais pobres, presidiários, favelados, os que dependem de hospitais públicos, transportes populares (trens, ônibus) .

                 

                        No conjunto, o Brasil subordinado não afunda – porque não interessa a seus mentores (ou donos ?) “matarem as galinhas dos ovos de ouro”- vai andando, aos tropeços  , a trancos e barrancos, sem projeto nacional ou futuro para a maior parte do povo. Para ela , controle de natalidade, genocídios legalizados (hospitais, ausência de  verbas para a saúde , presídios, favelas ) . Mais  ou menos como em Esparta, séculos antes de Cristo. Boa notícia é que até o novo  Papa(maltratado no Brasil )  , a essa altura, premido pelos escândalos e decadência da Igreja Católica – esperemos que não só por isso – clama contra o “sistema capitalista excludente “, sua selvageria e exageros , da mesma forma que contra o verdadeiro terrorismo de estado imposto pelo bloco neoliberal dominante a plano mundial, que , nesse momento, arrasa a Síria, após ter liquidado o Iraque, Afganistão  e Líbia, em busca de mercados e recursos minerais. No caso brasileiro, não teria sido obrigado a ir tão longe -teve colaboradores do quilate de um FHC , Lula, Dilma. Que conduziram o país a um incrível retrocesso, a ponto de estar voltado para a produção de matérias primas (soja, minerais,etc.) , o processo anterior de industrialização nacional em plena  decadência (Cf. Petras, J.; Gonçalves , R. ;e outros, com dados irrefutáveis ) . A nação transformada em “república de multinacionais” e paraíso do capital financeiro internacional, pagando-lhe os maiores juros do mundo.Situação que a maior parte do povo brasileiro ignora, vítima de sofisticado processo de desinformação e contra-informação. 

 

           Não são boas notícias – tempos de terrorismo internacional , o pior deles – de Estado.  No Brasil, total domínio das multinacionais e da esdrúxula administração petista, o líder acusado , nada mais , nada menos, de ter sido um “dedo-duro”, informante da última ditadura militar . Esquema através do qual teria feito carreira . Tudo isso declarado em bom som, com assinatura, fotos, provas – pelo policial Romeu Tuma Jr., antigo Secretário de Justiça .

 

                        Que foi mais longe – em seu livro, recentemente lançado (cf. neste blog) mostra como as polícias têm sido manipuladas contra opositores e cidadãos independentes. Imagine-se os órgãos de fiscalização, delegacias de impostos, etc. Para ele, o Brasil ter-se-ia tornado já um” Estado Policial “.Repercussão na grande mídia ?  Quase nenhuma, até agora, três semanas depois, mostrando a verdadeira situação da liberdade de opinião e censura no Brasil – para não lembrarmos o comprovado controle da internet pelos agentes policiais americanos, que inclui até conversas de Dilma,  no Planalto, seus e.mails e celulares …

                 

              Ainda assim, manter-se o controle, persistir, recomeçar, caminhar sempre, buscando as melhores trilhas. No caso, os poetas, como Drumond,Quintana e outros , apresentam bons caminhos e soluções. Eles sugerem que quem constrói um novo ano , ou novos caminhos, somos nós mesmos. Façamos isso.Caminhandojornal.com continua buscando entender o passado para melhor conhecer o presente e apresentar alternativas para o futuro .  Boas Festas para todos os amigos e colaboradores. Obrigado ! Feliz 2014 !

caminhandojornal.com

 

****************************************************************************************************************
 
 
EDITORIAL – SETEMBRO/2013                                             

 

                                                                  “Sem rabo preso(III)”

              O Brasil continua seu triste caminho – espionagem americana comprovada

sobre a internet , telefonia , empresas brasileiras tipo Petrobrás ; crise geral

(educação, saúde, segurança pública, estradas , portos, aeroportos )  ; de

magogia, conversa fiada , desculpas.

              O povo , desorganizado, descrente dos parti

dos políticos(com razão, frente à traição deles, em especial Lula/Dilma/Dirceu , que

tomaram caminho oposto ao que comprometeu-se o PT ,  durante  anos, aderindo

depois   ao programa

neoliberal e administrando a serviço das multinacionais e dos banqueiros

internacionais), manifestando-se do jeito e da forma que pode (e sendo desarticulado,

vítima de provocações, intimidado) . Não se sente ou vê esperança, projeto nacional ,

objetivos  claros – um futuro para a nação humilhada. O que se vê  , no dia a dia, é uma

administração (Dilma e cia.) confusa, perdida, tentando manter um mínimo de

dignidade,  defendendo interesses brasileiros na ONU – mas demonstrando apenas

incompetência , tibieza(critica e, em seguida, volta atrás )  e, ao fundo, subserviência.

Lamentável.

                  

                 Na indústria e no comércio, retração –  medo de investir , cobranças exageradas, exigências descabidas . O pequeno comércio  esmagado pelo avanço das multinacionais,  até nesse setor. Os pequenos comerciantes, sem noção exata de lucros, condições, contabilidade , pagam com a saúde e  seus parcos recursos para manter abertos os estabelecimentos – Subway, MacDonalds , Amazon , Gougle e outras tomam conta do mercado .A corrupção campeia  . Não há qualquer reação da administração nacional ,  já subordinada , nem projeto, nem objetivos. Um salve-se quem puder , do jeito que puder . O estado entrando no  meio da crise para arrecadar ,  aumentar dificuldades, cobrar impostos, exigir, multar –  o que ocorre em dose cada vez mais no trânsito, por exemplo  -as cidades engarrafadas, o povo levando horas dentro de ônibus e trens desconfortáveis, que enguiçam e não cumprem os horários . Um caos sem perspectivas imediatas , fora o tradicional “pão e circo”. Ou seja, bolsas de alimentação paliativas, vale-cultura e coisas tais , de um lado ; mentiras, marketing , jogadas políticas e televisivas , demagogia . E em meio a tudo isso, corrupção geral, escândalos, achaques, propinas, nas primeiras páginas dos jornais e revistas.
 
caminhandojornal.com 

***************************************************

O “site/blog” Caminhando

 

Em meio a  isso , sem solução a curto prazo, persistimos em nosso trabalho , tentando  pensar  a realidade nacional e incentivar reflexão neste sentido, através do nosso Ieped (Instituto de estudos ) . Assinalamos, em especial para aqueles que escrevem, com sugestões , opiniões, etc. que não temos condições de responder-lhes , neste momento . São muitos os comentários, difíceis de serem selecionados, impossível de serem todos respondidos , com nossa atual estrutura.  Pedimos , assim, desculpas a todos os  amigos, agradecendo  colaborações, que podem ser enviadas via internet. Os comentários  devem ser enviados via e.mail(cf . no site) , sem o compromisso de resposta. É a forma mais fácil para nós. Serão lidos e levados em consideração, embora não possamos comprometer-nos a responder , pelas razões expostas.

Outro ponto  é a falta de revisão dos textos . Não temos condições de fazer essa revisão , texto por texto, da forma adequada . A alternativa seria reduzir a divulgação , o que não nos pareceu válido – implicaria em muito tempo para publicação de temas,  que perderiam a atualidade. Além de tudo, mesmo sem revisão, é possível o entendimento  do conteúdo e a compreensão em relação a erros materiais e outros , na maioria óbvios. Há , ainda ,problemas técnicos que dificultam a forma como são colocados os textos – dependemos dos provedores.

Assim, acreditamos ser melhor  , mesmo com essas limitações,  liberados os textos , fazer sua divulgação, o que provoca, indiretamente,apreensão do conteúdo por quem interessado. Em que pese termos consciência desses problemas – erros materiais e outros ; repetições; inadequações ;etc.- ainda consideramos que é mais produtiva a  liberação dos textos , na verdade notas e estudos, do que aguardar-se , talvez anos,  para uma liberação ,como livro – revisada, detalhada, alterada , com bibliografia  padrão .

Finalmente, há a questão do tamanho dos textos –  muitos  afirmam que, na internet, só são lidos textos curtos, o que parece ser  verdade . Mas, há temas e análises que não comportam textos curtos – assuntos complexos. E  há outra questão – textos curtos, de pouco conteúdo,  superficiais, há em inúmeros sites  . Praticamente, todos seguem tal regra . Então, para que mais um site/blog no mesmo estilo ?

Poder-se-ia argumentar  – melhor  fazer um ” artigo acadêmico” , seguindo-se as regras oficiais . Mas, nesse caso, novamente teríamos o problema da demora na divulgação e falta de “agilidade” e condições de comentar fatos novos. Daí ser mantida , por todas essas razões,  a opção de um meio  termo , o mais “inteligente” e útil possível, já antes  referido – seleção dos assuntos realmente importantes; ênfase no comentário /análise ; utilizar referências,quando possível, mas sem detalhismos “científicos” (deixando abertos caminhos para maiores pesquisas ) e revisão rápida e básica. No momento, é o viável . Por tudo isso , pedimos paciência com este site/blog em construção – e em mudança e constante tentativa de aperfeiçoamento. Obrigado.

caminhandojornal.com

PS. Tratam-se de diferentes assuntos , neste jornal, mais revista eletrônica. Entretanto, há uma ênfase/especialização no tema “política brasileira” , pela crise vivida pelo Brasil e pela óbvia importância  do assunto na vida de cada um de nós.

1 Comentário

  1. Gostaria parabenizar o site, pelo conteúdo informativo e inteligente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *