IMPEACHMENT. JÁ ! POR QUÊ ?

Mar 18, 2014 por

IMPEACHMENT. JÁ ! POR QUÊ ?

O impeachment é a solução menos ruim !(I)

 

                        [ Artigo republicado  , face ao impeachment em discussão ]

Entenda-se , desde logo – DILMA ROUSSEFF : não se trata só de” impeachment “, mas , se for o caso, de punição, fim de privilégios, da impunibilidade dela(e de Lula e outros) , que teriam usado a “máquina estatal “, para não serem sequer devidamente investigados . Não dar mais tempo a eles . Levar adiante investigação dos possíveis ilícitos , em que Dilma estaria  envolvida , além de Lula.

As investigações,processos , impedir que sejam feitas pressões sobre delegados , procuradores, juízes,  que estão  atuando em diferentes inquéritos que envolvem-na e a Lula da Silva e a muitos de seus ministros, auxiliares, companheiros de Partido e outros aliados . Em resumo, investigar , com rigor, tantas suspeitas e desconfianças do povo brasileiro(grande maioria) , em relação a essa situação . As oposições e o PSDB estão muito atrasados . Ainda haverá tempo ? 

Inclusive, porque as eleições de 2016 , 2018 e até as de 2022 , podem estar sendo decididas agora .

” Impeachment” é , no caso, apenas uma palavra /”resumo” disso tudo. Uma  medida específica, jurídica, e política , mais complexa e difícil, sempre acompanhada , de outras , mais viáveis, também jurídicas , de forma até a aliviar  as pressões sofridas por policiais federais e alguns procuradores envolvidos na investigação de possíveis ilícitos cometidos por políticos corruptos, na chamada operação “lava-jato”. Objetivo – procurar alcançar os reais chefes desses esquemas corruptos bilionários e dar respaldo aos que realmente estão investigando e trabalhando,nesse sentido – policiais federais , procuradores, juízes. 

Os líderes oposicionistas têm condições bem razoáveis, se de fato quiserem, para travar essas batalhas ( gabinetes, assessorias jurídicas, recursos) . Que seriam acompanhadas e receberiam suporte dos cidadãos , via internet e manifestações de ruas. 

Trata-se de impeachment , sim , outras medidas judiciais cabíveis  e muito mais . Ou não só. A luta pelo fim da impunibilidade dela , Dilma, de Lula e outros . Investigá-los . Julgá-los, sendo este o caso. Punição.Um exemplo para o país.Início , aí sim, de real mudança.  Se culpados , indenizações e prisão. Para os dois e outros envolvidos, como Dirceu, que já aparece na “lava-jato” . Com firmeza, sempre, se for o caso , após corretas investigações  e julgamentos . Porque o “impeachment ” de Collor , p.e. , foi feito  , mas  , no terreno criminal, terminou em absolvição, sob os tapetes do STF , depois de muitos anos . Agora o povo tem que cobrar – e isso também cabe às redes sociais e aos grandes movimentos , que atuam na internet , dando apoio aos congressistas que caminhem nesse mesmo sentido , de luta por punições   – inclusive, também no STF ,cheio de processos ocultos e sigilosos . Ou com julgamentos sempre adiados , de forma a propiciar prescrições.

Aliás ,o povo brasileiro já vem cobrando das autoridades .  Toffoli , do STF ,amiguinho de Dirceu e Dilma, antes de ministro um militante do PT ,  indicado por ela para o cargo , está com o nome em cartazes , envolvido em protestos , nas ruas. Lewandowsky, idem – este, sob ameaça de vaias,não discursou sequer , em Minas Gerais , ao receber a “Medalha Tiradentes”.

                                PUNIÇÃO PARA CULPADOS

Punição dos CHEFES ,é claro. Punir “bagrinhos” e pobres sempre foi da tradição brasileira . O que não cabe  é não promover-se “impeachment” , pelas “dificuldades”  , e deixar corruptos , os mais importantes , tudo indica que culpados , já condenados pela moral e ética públicas, muito à vontade . E ainda na direção do aparelho estatal – corrompendo , pressionando, demitindo, nomeando ,perseguindo os que têm a coragem de enfrentá-los . Usando os recursos do Estado para golpes de publicidade e marketing salvadores .  Desse modo, protegendo-se e escapando da Polícia e da Justiça – insista-se.  E preparando-se para vencer em próximas eleições . 

Não cabe ficar de braços cruzados , esperando respostas de órgãos públicos , sob a direção de acusados de corrupção – ou sabidamente ligados a eles  . O que , de certo modo ,foi feito , em 2005, pós-mensalão – com péssimo resultado.  Não buscar-se seja impeachment ou  outras medidas e ações paralelas, de imediato, intervindo ,decisivamente ,no processo político, direta ou indiretamente .

Ficar-se inerte , esperando a ação de controladorias , MP, Justiça , órgãos  sob a égide estatal, submetidos a pressões, indicações , etc. dos  acusados – isso seria suicídio político .Quase todos os órgaos do estado estão controlados pelos acusados .É preciso decidir-se , pois, ao menos ,por algumas ações  objetivas em apoio aos que tentam investigar essa corrupção escandalosa . E não ficar-se na dependência da ação dos próprios acusados,articulados entre si – Cunha, Dilma, Renan ,PMDB,PT , todos réus ou suspeitos – e acusados . Alguns respondendo a inquéritos ou processos. 

TODOS os rabos presos , do lado de petistas/lulistas/aliados , uns com os outros . Todos buscando “acalmar”  a situação política, “enrolar” , ganhar tempo  – e manter “tudo” , basicamente , como já está. À custa de paliativos, economia com o dinheiro do povo, empréstimos , concessões – sempre à direita .

Lógico que com propaganda capaz de passar a impressão de sucesso, progresso,etc. E ganhar as próximas eleições . A exemplo de Eduardo Paes, prefeito do Rio(PMDB) , graças a desdizer-se ,  mudar de partido, de forma oportunista, apoiar-se em Lula(à época , muito popular ) , negando todas suas antigas afirmações, que repetia , na TV  –  “Lula é o maior ladrão do Brasil”. Mudou , com absoluto cinismo , de partido ,e de idéia, apoiado por Lula – virando Prefeito do RJ. É exemplo do que políticos    acusados  de corrupção, caso de Lula e cia., podem fazer , com a máquina do estado nas mãos, de um lado ; e apoio do bloco neoliberal(grande mídia, omitindo denúncias , desinformando , etc.) , de outro.

No Rio, Eduardo Paes , lépido e fagueiro, como Pezão, governador do Rio(PMDB) , todos sob acusações , fazendo obras, a cidade depredada,poluída ,assaltos, favelas,balas perdidas -e gastos enormes , na mídia , a mais importante  e cara(Globo) . Contratando empreiteiras , é claro, o que dá o que pensar.Candidato  de Cunha/Renan(da “lava-jato”) (PMDB) , à Presidência da República  , em campanha, incentivado pelos chefes . Quer dizer, os acordos , nesse sentido, estão fechados .Com o PT,PP, aliados, todos envolvidos em acusações de corrupção de alto nível . Se não for o escolhido, Paes abriu caminho e guardou lugar para um outro candidato , do mesmo PMDB.

Os dirigentes do PMDB/PT, maiores partidos dessa aliança, perceberam que um candidato lulista/petista , para a presidência , de novo,em 2018, teria dificuldades para  eleger-se. Como Lula/Dilma/Temer , Paes não vai resolver  problema importante algum, nem do Rio, nem, muito menos , do Brasil.Sequer tem competência ou currículo mínimo para isso  – e muito menos caráter , como vê-se nas acusações que fazia a Lula. Mas, trata-se só de fingir – que está resolvendo ou resolveu alguns  problemas. Parecer.Não, de fato, resolver . Isso mais marketing de qualidade -caro.(Cf.,neste blog , “Rio-450 anos” …) . Essa situação é um resumo do que vem ocorrendo , nacionalmente. E do espaço que há , para os acusados de corrupção, desde que no poder do Estado, fazerem jogadas políticas, não éticas.

Então, pensar-se em mudar essa situação , via próximas eleições, 2018, de agora até lá permitindo tais ações e esquemas ? Muita ingenuidade , ou má-fé disfarçada, por desculpas tipo “governabilidade” ou  ” garantir a democracia(?). Até lá, dessa maneira, os acusados já “fizeram o diabo”,  como dizem Lula/Dilma. Eles até admitem como e o que fazem. À vista do país.Confiança absoluta na omissão, conivência, instituições corrompidas , lulistas (bem) instalados nas direções mais  importantes dos órgãos públicos. Impunidade.

O pedido de “impeachment” , somado a outras ações , é , pois, uma medida justa, legal, capaz de tentar, tentar, coibir o descrito  – uma medida pretendida da Oposição, parlamentares , em geral, procuradores , juízes, tribunais , associações,   entre outros . Estava prevista nos protestos das ruas . E deverá ser apoiado por eles . Uma luta que , em qualquer caso, representa avanço e frutos para o futuro – se bem desenvolvida. 

Uma reivindicação/palavra que resume(?!) e não fecha-se , em si mesma. Nas ruas , gritava-se  “cadeia” para Dilma e Lula. O que não é ” impeachment” . Exemplo- se Janot vem-se negando a investigar Lula e Dilma, tentando articular isso com advogados(revista “Isto é”) , que seja denunciado – na mīdia,discursos no Congresso ,  às instâncias  superiores do MP. Seja cobrado mais e mais pelos cidadãos , na internet e ruas . Isso vale para membros do desmoralizado STF , a grande “caixa preta” nacional.

Isso vale para juízes, policiais, políticos ,quem quer que seja que esteja impedindo investigações e ação da Justiça – exigir-se investigação, processos devidamente conduzidos , transparência, exercício da democracia e do contraditório.O que ,aliás, alguns movimentos , nas ruas, já vêm fazendo. Não a Oposição, até agora semi-escondida, tímida, conciliatória. Inexplicavelmente (?!) – ou porque ela comporta também bom número de “rabos-presos”? O futuro próximo esclarecerá. 

   

       IMPEACHMENT E OUTRAS MEDIDAS

Porque ao tratar-se de “impeachment” , de Dilma Rousseff , atinge-se  o  PT , aliados, Renan, Cunha , Vaccari, Lula , Dirceu(novos ilícitos) e outros . E até o esquema político montado para 2018. Mesmo que não haja impeachment , outras medidas ,paralelas, poderão ter  êxito.E uma forte luta , bem feita, já desgastará corruptos instalados no estado.E fortalecerá todas as correntes contrárias ao lulismo-petismo, agora e para 2018. Em especial , o PSDB,  que se não omitir-se tende a liderá-la . O lulismo  é ,  hoje , o que  há de mais prejudicial ao povo brssileiro(Não ,necessariamente,outras correntes petistas ) .

“Impeachment”  é palavra relativa a uma situação, apenas, da retirada da presidente  da presidência. Com uma previsão legal estrita ,  determinada, na Constituição e em lei –  e na dependência de interpretações e votos de parlamentares , alguns envolvidos em ilícitos, junto com a própria presidenta (?!). O que atesta  a dificuldade e complexidade da situação. Portanto, importante uma série de medidas paralelas , junto com o pedido de ” impedimento” , jurídicas , político-parlamentares e manifestações populares , nas ruas e praças.

Uma pretensão justíssima, do povo brasileiro. Bastante claro , para a maior parte do povo brasileiro,  que  Dilma , e seu mentor Lula da Silva, e muitos fatos e indícios mostram (basta folhear coleção de jornais ,ou revistas , ou ler depoimentos de juízes e procuradores ) – não têm condições morais ou competência mínimas para exercerem a Presidência da República e administrarem o país . Trata-se , com eles representando o povo brasileiro, depois de tudo de que participaram,  de uma vergonha, a nível nacional e internacional.

DILMA ROUSSEFF :  “impeachment” ,impedimento  , desde que cometeu uma série de ilícitos , culpada dos prejuízos sofridos pela Petrobrás ,  absurdos nessa e outras empresas nacionais , por omissão , negligência , fraudes fiscais(TCU) – atingem bilhões de reais , mais mentiras, falta de ética , campanhas eleitorais financiadas via corrupção , etc.(ela considerada culpada, disso tudo e mais , com razão , pois, pela grande maioria dos brasileiros)  .

LULA DA SILVA  : mentor dela, precisa punição, ainda que muito tardia,desde o “mensalão, em que Dirceu e outros pagaram por ele . É claro que sabia de tudo. Não foi punido . E o STF amenizou , para o resto da turma, sepultando o crime de “quadrilha” e ressuscitando os “embargos infringentes”, ,não é “ministro” Mello? Saulo Ramos, que indicou-o a Sarney, deve estar envergonhado, lá onde esteja. E dinheiro de pagamentos da campanha de Lula apareceu nas Ilhas Cayman onde foi pago Duda Mendonça -dez milhões de dólares . Uma vergonha aquela não investigação , impedida por ele mesmo, Lula da Silva . (Tuma Jr.,então Secretário Nacional de Justiça).

Lula da Silva e outros – no caso de Silva, não há dúvidas, seria apenas investigar , com seriedade, para acumular provas – usaram e continuam usando  a máquina estatal corrompida, que tem em mãos , para escapar da Polícia e da Justiça .É preciso buscar-se  a responsabilidade de Lula da Silva , antes,  no “mensalão” (2005),  e, agora ,no “petrolão”.O caso da secretária de Lula da Silva, Rosemary, suas viagens, as malas de dinheiro, levadas para Portugal, por ela (fato denunciado por Garotinho, Deputado Federal) ; suas diversas viagens, com e sem empreiteiros, durante e após a presidência  ; uso de embaixadas como motéis de luxo ; ele ter sua campanha eleitoral ,de 2002 ,paga nas Ilhas Cayman ,como citado, a um Duda Mendonça (declarações de Duda ) , contas identificadas lá, mas não investigadas por ordem dele mesmo, Lula!  -repita-se sempre. (Tuma Jr,. “Assassinato de reputações”) .

Não há palavras para classificar o que foi e vem sendo feito na alta cúpula da República, por autoridades  do Executivo, Legislativo e Judiciário. Nem procedimentos éticos, nem morais, nem legais. Todos os acusados mais importantes salvos pelas “interpretações” dos “juristas” estatais exercendo altos cargos no estado de exceção informal em pleno funcionamento.

Nem sabe-se mais se é possível correção, reconstrução, dessa estrutura jurídico política.Dessa República Brancaleone ,  já mundialmente desmoralizada. A  tal ponto chegou a situação. Os cartéis de Cáli e Medelin, de coca e outras drogas, os Pablo Escobar e cia.fizeram quase nada , na Colômbia, perto DO QUE ESTÁ  FAZENDO  essa gente, por aqui . E, como lá, aliás, colocando , em si próprios, esperta máscara política. 

O financiamento das  campanhas de Lula e Dilma , por corrupção , propinas da Petrobrás e de outras empresas. Levar adiante investigações, processos, receber informações sobre o destino de investigações da Polícia Federal (como a acima referida , denunciada por Garotinho).

Que entenda-se a reivindicação por “impeachment” , que é uma forma de motivação “genérica”, como envolvendo não só o próprio “impeachment”, em si, como um conjunto de ações paralelas visando punição dos grandes chefes da corrupção política nacional .A começar  , muitos indícios e grande parte do povo brasileiro apontam, este nas ruas, por investigar ,seriamente, Lula e Dilma .

 

           CRISE CONTINUADA ; PERMANENTE

Deixados  à vontade ,os corruptos-chefes vão-se recuperar e a suas quadrilhas -insista-se  . Erro já cometido no passado, pelo PSDB e movimentos sociais oposicionistas . Crise permanente, Dilma e Lula , talvez Renan e Cunha, envolvidos(?!), ao menos,  em benefícios eleitorais financeiros oriundos de propinas e corrupção. Dilma, ainda, por prejuízos causados no “petrolão” . Parte das “autoridades” dedicando-se sempre a atrapalhar investigações , sabotar  jovens policiais federais , promotores, juízes  e outros , todos que queiram  investigar e colher provas dos ilícitos . Isso está provado – é só consultar arquivos, revistas semanais, internet.

A alternativa de “esperar novas eleições ” , sem ações objetivas , quase por mais 4(quatro) anos, – insista-se – significa dar tempo,  aos acusados de corruptos ,Lula, Dilma e outros , à frente. Indícios (depoimentos de delatores, simples lógica dos fatos,etc.) indicam que criminosos , sem escrúpulos, para salvarem-se , intimidam testemunhas, somem com documentos, subornam, traçam táticas e estratégias para escaparem da Justiça, combinando estórias e mentiras, entre si .(deletam arquivos, contratam especialistas, etc.) .( Cf.,neste artigo, declarações de Sérgio Moro, Juiz) .

Resolvem seus problemas com a prática de mais corrupção e crimes.  Usando , para isso ,  o aparelho do Estado, que dirigem e onde mandam   – MP, Polícia Federal, os  indicados por eles para  o STF e outros tribunais, controladorias, advocacias públicas , tudo passando a servir a interesses privados – manter longe da Polícia (investigações) e da Justiça, criminosos de alto bordo.  

E , para isso, humilhando , de outro lado, brasileiros honestos desses órgãos que querem buscar a verdade – investigar e colher provas. Estes  estão sendo massacrados e intimidados,  por já conhecidos “gângsters ” da política brasileira.( O esquema explicitado em artigo do delegado Pontes , citado neste blog-“O Globo” ,24/12/2014). 

       DAR TEMPO E PODER PARA CORRUPTOS ?

Foi isso que Lula e cia. conseguiram , em 2005,  após a crise do “mensalão”,  em que ele era claramente culpado. Ganhou tempo para “acertar as coisas” , então , corrompendo mais ainda. Basta ver o “petrolão”. E o fez tão bem que acabou reeleito e ainda elegeu seu abominável “poste”( expressão correta,  dele mesmo, como se viu) , 2 (duas )vezes.

Estamos em 2o15 – 10(dez anos) de retrocesso, enfraquecimento dos movimentos populares , dos sindicatos , dos partidos de esquerda e centro-esquerda , demagogia, populismo de direita, aumento absurdo da dívida pública , maior dependência ainda do país a interesses estrangeiros , juros pagos, os maiores do mundo, ao capital financeiro internacional.

A relativa “paz” atual, após “posse” de Temer, recuo de Dilma, deve-se a que ? À fraca administração dilmista , que sequer governava e agora nem administra  -cedeu mais ainda aos interesses estrangeiros.E logo irá aos EUA pedir benção a Obama .Humilhada ao máximo -visita “de trabalho”, não de “Chefe de Estado”. Os EUA não desculparam-se por nada , com ela – nem por controlarem seu celular .

Mais 4(quatro) anos “disso” , uma “administração agora do PMDB/PT ,  de “extrema-direita”mascarada, PT sobrevivendo, em segundo plano  ? Lula, Dilma, Cunha, Paes , Temer ,Renan, com o projeto de , unidos, escaparem da cadeia/Justiça e elegerem quadro do PMDB, em 2018, como presidente? Gente capaz de vender a estrangeiros o Cristo Redentor , pegando propina, secretamente;  gângsters de direita que acabaram com a Petrobrás  e, cinicamente, falam em defendê-la?

Em 2005 , fez-se tal com Lula da Silva e o “mensalão” – o sindicalista americanófilo corrompeu,concedeu , comprou, reelegeu-se , elegeu (2010)seu “poste” (ele disse isso)  – e legou ao país o “petrolão” .E está fazendo o mesmo para escapar da prisão, como fizera-o , em 2005. Em 2005 , a grande mídia arrefeceu críticas, ele teve dinheiro, a máquina estatal protegeu-o – foi “blindado”.

Dar mais anos , tempo, deixando o Estado nas mãos dele e Dilma? Um provável gângster político   de direita, suspeito de ser agente estrangeiro , desde a liderança sindical ? Sem sentido . Buscar tirar Dilma/Lula do poder , de imediato, retirando deles a “posse “da máquina estatal .

Tanto Lula da Silva era culpado  , no “mensalão” , que Dirceu, Genoíno e Delúbio, auxiliares diretos dele,  foram condenados , em seu lugar , calados , como “bons companheiros” de organização , que sabem depender , na prisão, dos que ficaram fora dela . No caso, Lula e Dilma. Foram punidos apesar de todo auxílio “legal estatal” e outros  , secretos, propiciados por Lula/Dilma/PT,  via Estado. Mas, afinal, conseguiram penas   pequenas . Já estão  circulando por aí.

O povo brasileiro, nas ruas, apontou  uma solução , não ideal, mas democrática  e possível . Para evitar que tais extremistas causem mais males ainda – tirar do poder , do Estado, ao menos, os “cabeças da organização” .Que perderiam a manipulação criminosa do pobre Estado Brasileiro .  Usado em favor da proteção a seus crimes.

Não será fácil – organizações políticas secretas, diferentes, organizadas,  meticulosamente, já uniram-se. No modelo de união dos criminosos do Rio e São Paulo e outros estados -“Primeiro Comando da Capital”, “Amigos dos Amigos,” “Comando Vermelho ” e outras menores. Lei ? São quadrilhas institucionalizadas , muito piores que as citadas , roubando muito mais , que atuam por “dentro ” do Estado – legislam, interpretam as leis, têm o “poder da caneta” .(Cf.artigo do delegado federal Jorge Pontes, “O Globo”, 24/12/2015) .São dirigidas por esses líderes políticos  – provavelmente . 

Dilma foi eleita , irregularmente, sem legitimidade, e ainda mentiu ao povo brasileiro sobre o passado e o que faria, no futuro ;  e foi responsável pelos prejuízos da Petrobrás – mais de 500 bilhões de dólares . Está comprometida, direta ou indiretamente ,  com a corrupção e a destruição nacional, assim como Lula da Silva. Não há dúvidas quanto à culpabilidade dessa gente. A questão  é – mesmo depois da “destruição das provas”  , em andamento , por certo , provar, investigar,levar adiante as apurações de crimes, ainda em curso, envolvendo esses políticos(dirigentes) .

Alguns  são criminosos tão “primários” , descarados, que até confessam seus crimes – caso de Lula e Dilma , indiretamente – que deixam digitais em toda parte. É dar “carta branca”e deixar policiais e promotores trabalharem em paz. E os resultados virão. No caso da dupla Lula/Dilma/ impeachment  , essa talvez seja a última boa oportunidade para avançar , seriamente, na tentativa de punição de corruptos e início de uma séria reconstrução política e social.

Com eles , dando as cartas  políticas, ou mesmo influenciando fortemente – impossível. Mais (4)quatro anos e tudo estará mais deteriorado ainda, provavelmente , sem recuperação viável .Mesmo que arrumada “a casa” , parcialmente, recolhendo-se a sujeira política e econômica  no lugar de sempre – naquela imensa lixeira nacional,  escondida ,blindada, qual cofre, sob os belos tapetes do STF.

       DEIXAR “GÂNGSTERS POLÍTICOS “NO PODER ?

Quem pagará por  “isso tudo”, bilhões de dólares de prejuízos  ?  Você. Nós todos .

Não importará mais, dentro em pouco, num país inviável, como nação soberana e independente .Se  é que ainda há condições para isso, sem uma catástrofe geral . Num país apenas capaz de manter-se como província servil , jamais de possuir soberania ou independência – mínimas que sejam.(Cf.arts.deste blog, citando  Darcy Ribeiro, Hélio Jaguaribe, Plínio de A.Sampaio)  .Esse caos , enormes prejuízos , corrupção institucionalizada , tudo indica tal  será o legado de Lula,Dilma,PT, PMDB , e outros partidos e instituições , dessas organizações “secretas”, e de suas  fachadas partidárias e estatais  , às próximas gerações de brasileiros . A omissão e/ou conivência indiretas, do povo brasileiro, de todos nós,  no que refere-se a essa situação, no contexto atual, pesará ainda mais , nesse processo  , num sentido ou outro.

Dilma e Lula são acusados de terem sido  eleitos com dinheiro de propinas, chantagens feitas  a empresários , e outras artimanhas, fraudes, envolvendo Petrobrás,Correios, fundos de pensão – como revelaram várias testemunhas da operação “lava-jato” . Investigar. Quem apoiava Lula já  estava claro , no “mensalão” – eleito (2002) com dinheiro recebido em paraísos fiscais, caso das Ilhas Cayman.E  reeleito , em seguida(2006)  – não sendo impedido, deram-lhe tempo, a máquina estatal nas mãos , etc. para  reeleger-se. Aumentou, talvez,  o número de concessões e a corrupção para sobreviver -politica e pessoalmente .Conseguiu . E parte da velha esquerda continuou a dar-lhe aval político  . Enquanto a grande mídia silenciava  sobre ele , mesmo após o “mensalão” , deixando-o respirar , politicamente, e ser reeleito. Até o próximo escândalo. 

Por quê ? Era o homem-candidato – escolhido pelo bloco neoliberal mundial .Apesar de tudo . Aquele que a “esquerda” defendia contra a “direita” . Que  , atualmente , alguns , como Stedile , ainda defendem contra a “direita golpista” , a “cachorrada” (lulista Fernando Moraes, escritor), isto é, o povo que vêm protestando, nas ruas . Oportunismo ou ignorância ? Há mais de dez anos, James   Petras já qualificara Lula da Silva como “direita” e , mais tarde,  “extrema-direita”.Com razão .E ele, no poder , ainda elegeu uma Dilma -duas vezes. Teve tempo e poder para isso.e ainda recursos $$$ .

Lula da Silva foi eleito (2002), como referido, com dinheiro de contas , não investigadas, nas Ilhas Cayman, paraíso fiscal, onde pagaram Duda Mendonça, fato comprovado,   narrado pelo marqueteiro, na mídia televisiva/CPI .(Não investigadas as contas , pela Polícia Federal, por ordem dele mesmo , Lula da Silva) . Um presidente eleito assim. Um absurdo. Que ficou por isso mesmo. (Cf.Tuma Jr., “Assassinato de reputações” ).

Lula da Silva e Dilma e cia. (não) foram  investigados pela Polícia Federal, cerceada pelo MP [ Janot , procurador, que ,provadamente ,vem ajudando Lula/Dilma e pressionando a Polícia Federal. ( Declarações de advogados,cf.revista “Isto é”, artigo neste site) . Tudo para ajudå-los a escaparem de investigações/acusações]  . A Polícia Federal  é subordinada ao Ministério da Justiça. Que , por sua vez, é subordinado à Presidente da República. Que é Dilma. Discípula de Lula.Entenderam? Braz$l Globalizado.

Aonde vai levar essa política de conciliação, ” arreglo” , composição , maior ainda, com essa gente? Dar mais tempo político a ela, talvez para corromper e destruir mais ainda a nação ?! Não. Investigar já.

           COMBATER OU CAPITULAR?

Impeachment -SIM ou NÃO ? , Aécio(?!) , aliados, partidos , PSB, PPS, PCB , Personalidades,  ABI, OAB, o que resta delas(?!) , instituições  tradicionais , reais esquerdas, movimentos sociais, etc. – o que sobrou (?!), com  mínima  honradez, no Brasil arrazado  ? Quadros da vida pública e privada brasileiras  , deverão escolher -essa luta dura, pelo “impeachment” , e outras medidas, de imediato, exigindo investigações e punições , e não esperar anos mais para …investigar , como propôs (e foi aceito ) praticamente pela unanimidade dos homens públicos , ou deixar como está .

Luta um pouco  desesperada,apoiada no que resta de poucas forças ainda vivas na Nação  , de diferentes ideologias e matizes políticas, buscando, já , esse impeachment /liquidação dos maiores gângsters   políticos nacionais . Ou a capitulação, ou omissão , mais uma vez.E a desistência ,de vez , de um Brasil com mínima independência. Situação em que é melhor afirmar-se , logo, o caráter de província do que resta da antiga nação brasileira.

Não sabemos se haverá nova chance de reverter essa situação, que , em pouco tempo, sob a direção desse Lula americanófilo e neoliberal, e de seu assumido poste , liquidou a Petrobrás, as maiores empresas brasileiras e desmoralizou , mundialmente, o Brasil e os brasileiros – até nosso futebol. E deixou o povo brasileiro desiludido, aturdido, traumatizado. 

Imagine-se  todos esses problemas e situação  ficando para adiante.A nação nas mãos de Lula, Eduardo Cunha , Dirceu, Dilma, Renan , PT , PMDB, a parte pior, PP – mais quase 4(quatro) anos. Todos sob acusações graves -políticas e criminais . Prejuízos já comprovados de bilhões de reais. Um crime de lesa-pátria,  também envolvidos os que permitiram tal – MP, Polícia Federal, STF – não há mais como contemporizar com isso.E, provavelmente, já  é tarde demais. Cada vez mais difícil serem superados tais problemas .

A nação , progressivamente , está-se tornando  inviável. Desde que,  quanto  ao “estado brasileiro” , não se sabe mais se pode ser chamado assim. Ora, cortando as “cabeças” , mais fácil desabarem os corpos doentios . Por isso , Lula , Dilma,PMDB/PT e cia.recorrem a tudo – resistem tanto , desesperados , ante o “impeachment “e ações concretas  , contra eles.

O risco  é grande, para os líderes, pessoalmente,  eis que são, possivelmente , culpados.E sabem disso.Mas, o problema central  nem é mais esse – é o da Nação estar sendo retalhada e destruída dia a dia. Não  só o Estado, este já em processo adiantado de deterioração – e a Petrobrás é exemplo claro disso . Aguardar, contemporizar mais o que, exatamente ?

Luta árdua  , talvez impossível , a esta altura – não é lucrativo para  interesses  estrangeiros , aqui estabelecidos ,qualquer mudança maior na situação descrita , mas esperar 2018, eis que para eles quanto mais puderem  usar seus fantoches , e Lula é o mais importante deles, melhor. “Lula” será usado enquanto puderem.

Vitória difícil a do impeachment e de outras medidas que apressem investigações sérias , sobre o grupo no poder , pois os grupos de “gângsters políticos e sociais” , a essa altura ,   já reorganizaram-se  ,pelo tempo que foi-lhes dado, desde  a descoberta dos vários ilícitos , encadeados entre si, até agora.

Já comemoram , por isso, seu sucesso, o arrefecimento dos protestos . Cínicos, encontram formas de minimizar,  via grande mídia,  a ação de milhões de pessoas nas ruas.  Uniram-se os corruptos , acertaram ponteiros. Sabem que o impeachment e/ou outras medidas podem   derrubar , ao menos em parte, o esquema montado por eles  e a divisão de poder acertada – da quase carniça em que transformou-se o Braz$l Globalizado . (Referimo-nos ao que resta de nacional nele, não dos bens  das multinacionais e do capital financeiro internacional aqui investido , que já abrange a maior parte de tudo).

Por isso , corruptos e interesses que os cercam, serão  contra impeachment e quaisquer outras medidas punitivas , saneadoras ou investigativas  ,de todas as formas, se levadas a fundo . Mas , irão enfraquecerem-se , no processo de luta, com vitória ou derrota momentânea . Tirarão, parcialmente, obrigados , suas máscaras. O pior é não haver luta alguma, pela traição já meio anunciada de oposições parlamentares, multinacionais ,  grande mídia, burocracia estatal e outros setores.

Uma luta  que , em qualquer caso, se travada, mostrará uma Nação ainda viva, via povão ,  tentando sobreviver ao assalto traidor de que foi vítima( haveria “dedo estrangeiro” nisso, via Lula da Silva , o que a História e o futuro poderão demonstrar ? ) .E que mostrará  a real postura de cada ser político, hoje com responsabilidades , no Congresso e na Justiça .

Ou essa luta  ou tomar o caminho fácil de “esperar mais 4(quatro) anos” , ou mais e mais, porque podem ser reeleitos os atuais ” donos do poder”. Esperar , pelo menos , pelas próximas eleições , em nome de filigranas jurídicas pseudo-democráticas, em  meio ao caos geral, disfarçado, que vivemos  – mas ,  esperar  exatamente o quê? De quem ? E por que esperar?

Essa gente no poder estatal, o que será encontrado , em 2018, é mais do mesmo -urnas eletrônicas, apuração manipulada, ilegalidades diversas, corrupção, distribuição  de casas ,tratores, bolsas-família – e propaganda maciça.Lula ou preposto poderá até ser eleito – com apoio de Deus, quer dizer, do Império, eis que impossível encontrar , entre políticos brasileiros , alguém capaz de servi-lo melhor.No caos e na traição em curso no Brasil, tudo pode acontecer. 

Já sabemos o resultado da espera – dar tempo a corruptos  – desde 2005(“mensalão) – mais aviltamento da ética, da moral, degradação da juventude, corrupção ,povo pobre torturado ,diretamente , nas favelas, ou em transportes e hospitais.Dívida pública e subordinação externa muito maiores a cada dia , genocídios escondidos . Repita-se sempre. E ainda é pouco.

A real alternativa  – a citada acima, (1)capitular , omitir-se ou (2) lutar pelo impeachment , uma busca , tardia, de alguma dignidade para o povo brasileiro , frente a absurdos abusos sofridos . Isso ou ,mais uma vez, a capitulação covarde de sempre – “Conciliação” .Que levou o Brasil ao lamaçal onde está. Que só a “elite” brasileira  usa tanto, não outros povos, caso do americano  – golpe americano , no Brasil (1964) ; Indonésia(1965) ; Guatemala (1954) ; Chile, Argentina, Uruguai , assassinatos dos Kennedy , Luther King, Malcolm X , etc.

Quer dizer, depois das grandes manifestações populares, deixar à vontade os acusados e os lulistas Toffoli, Janot, Lewandowsky,etc. para que deturpem investigações, humilhem jovens delegados federais , destruam mais ainda as instituições.Exatamente ao contrário de outros povos, que , na defesa de seus interesses, invadem nações, promovem golpes .

Aqui não se aplica sequer a Lei .Em relação a evidentes traidores nacionais. E nossa big mídia a repetir a existência de “grande democracia ” , com instituições que  ” funcionam muito bem” .Tanto que pegaria “bagrinhos” ladrões e um ou outro “peixinho” maior, nas malhas da Lei .Não os tubarões. Como sempre. Ora, tal ocorre desde os primeiros passos do Brasil .

Buscar o impeachment. E outras punições . Fora isso, omissão, medo,na prática a adoção da “teoria do quanto pior melhor” , “ah, deixa assim”, ou do “dane-se” , no curso desse processo, “lava-jato” , confiando em caos , revoltas, intervenção militar, normalizaçào por acaso ou fruto de acordos espúrios com corruptos . Ou em que “Deus é brasileiro” ,  etc. Na falta de coragem, planejamento e previsão, para agir  – a esperança em salvações desesperadas. Ou sobrenaturais .

Ou, simplesmente, deixar “passar” tudo e deixar ficar como está. Não correr riscos. No caso das oposições parlamentares tratar-se-ia de ingenuidade ou acordos secretos com os governistas. Evidente, não sendo ingênuos,  estariam , deliberadamente, sendo lenientes com a corrupção e recuperação política dos lulistas, motivo de tantas manifestações populares. Em troca de que? Com tanta corrupção em curso,  ficará sempre  a suspeita, caso haja concessões da parte da Oposição Parlamentar.

O PSDB e essas “oposições” ,  e até mesmo a oposição à esquerda, legal, estão não muito longe de inserirem-se entre os coveiros do que resta do antigo estado nacional brasileiro. O PSDB assinando seu próprio atestado de óbito. Por incompetência e covardia,  no momento da luta. A hora não é de desculpas ou justificativas . As próximas eleições não estarão sendo decididas agora? 

Adiar.Postergar. Não é este o melhor caminho. Combater – este o único caminho dos políticos que pretendem servir e representar o povo, nesse momento  . Povo que neles votou.  E no momento em que, talvez, ainda caiba agir rápido – agora. Em que boa parte do povo já foi às ruas , clamando punições , e outra vem mostrando disposição de mudança profunda . Esse também o caminho dos cidadãos , em geral. E dos partidos populares, menores .  Que , hoje, no Brasil, têm estado , erradamente , bem atrás do povo. Como viu-se em muitos protestos .

Este o momento. Que pode passar. Travar  o bom combate . Junto – ao lado do povo brasileiro.

 

 IMPEACHMENT SIM.JÁ ! POR QUÊ ? (II)

                       -uma análise mais detalhada –

                                                (REDAÇÃO)

                 Erros quanto a essa questão, do impeachment , “impedimento” de Dilma Rousseff, nas análises de muitos . Inclusive  , a  de caminhandojornal.com . (Superficial , que não aprofundou as consequências, num caso e outro, de impedimento sim ou não, em vista de vários segmentos sociais).  Também as dos partidos de esquerda (PSOL , PCB, PSTU) , do PSDB, da grande mídia, da extrema-direita , de  inúmeros outros partidos.

Que entendemos não analisaram e não estão analisando , com maior profundidade,  de um lado, os interesses do povo brasileiro ; de outro, os seus próprios, conforme o caso. No caso dos do povo brasileiro , muitos podem até não quererem nem saber. Tudo bem . Mas , e no que refere-se a seus próprios interesses?É preciso   pensar, caso a caso. Examinemos questões que podem envolver o impeachment .

[Atenção para as observações acima – essa “palavra de ordem” ,” impeachment ” não exclui outras ações e medidas – conjugar pressão popular (nas ruas e internet )com medidas jurídicas diversas .Esse parece ser o caminho , a saída mais inteligente para atingir os acusados , levando-os a verdadeiras investigaçòes e julgamentos justos . Eis que muitos deles vêm manipulando o Estado , escondidos atrás dele] .

                  A SITUAÇÃO DO PSDB -AÉCIO NEVES

            Exemplo  – o caso do PSDB , que será o maior prejudicado com a continuidade da situação atual, de composição, PMDB/PT , e poderia ser o maior beneficiado em caso inverso. Coalisão que, aparentemente , envolve 2018, eleições presidenciais . E , claro, inclui a   impunibilidade de Dilma, Lula, Renan, Cunha , Dirceu , Vaccari e outros ,  com punição , apenas , por sua vez, de “peixes” pequenos,  para não desmoralizar as instituições , de uma vez por todas. E , se bobear , ainda incluindo alguém do PSDB, mesmo fora do plano, de forma a envolver todos no mesmo lamaçal.E manter acuado  o maior adversário institucional .

               Se isso ocorre, “recuperando-se” o PT , aliado , agora mais firme, do PMDB ,  e , tudo indica, na vice  dele para a presidência  , em  2018, qual a situação do PSDB  , se  incapaz sequer de unir-se ao povo das ruas, que procurou-o ,  e liderar uma firme oposição , liderança jogada para o alto , em sua direção , por  esse mesmo “povão das ruas” ? Jogará pesado , com impeachment assumido e tudo mais ? Senão, desmoralização  e decadência ,  preparando-se para 2022 ou 2026 .

Quando muito. [ A não ser que, com “rabo preso” , esteja , atualmente, sendo chantageado pelo PT , por alguma razão, por exemplo.E tenha que conter-se, com medo ]. De fato, recuperando-se da crise , mantendo sua manipulação do estado(bolsas, tratores,, mídia ,etc.) , escondendo-se numa vice, o PT poderá  ganhar , com o PMDB , as próximas eleições presidenciais . Embora , hoje, isso possa parecer impossível.

                                     “MOVIMENTOS DE RUA”

                Acerto dos que “foram às ruas “pedindo IMPEACHMENT JÁ .Acerto dos “movimentos de rua”que procuraram a adesão de Aécio e do PSDB  – e demais partidos de Oposição. E que estão impondo-lhes   uma decisão , a contragosto do PSDB – Aécio , hesitante, ou contra o impeachment , desde a posição equivocada a respeito , contrária , tomada por FHC .

Um erro – o PSDB  só tem como saída , da derrota e isolamento, face à aliança firme e real plausível de PMDB/PT , que ganham tempo , para recuperar seus líderes(com mais corrupção, impunidade, marketing,etc.  – a decidida tomada dessa bandeira -radicalizar a Oposição e assumir bandeira pró-Impedimento e punições em geral.Fora isso é permitir a calmaria política que significará sua desmoralização.

               O mesmo q.ocorre , aliás, de outro lado, com os movimentos de rua – um caminho viável ou desgaste e desmoralização.Esses movimentos , independente da análise de suasideologias ,acertaram com essa saída -do ponto de vista que leva em conta os interesses do “povo brasileiro” , vistos em conjunto, ou ,se quiserem, de uma perspectiva “da Nação Brasileira” .

Uma falta de saídas para esses movimentos já fora  identificada , em protestos semelhantes, em outros países . A dificuldade de  propiciar avanços , além dos simples citados protestos, em si  – eis que eles são , maioria das vezes , solenemente ignorados pelos “donos do poder” .  Esses protestos estão na luta contra os efeitos do próprio neoliberalismo,  suas consequências, tenha ou não esse “povo das ruas”  consciência disso – ou de seus objetivos finais .(Cf.Petras, James.”A armadilha neoliberal”).A questão é que eles ,  a certa altura, não produzem efeitos duradouros , efetivos ,e entram em crise , num processo de desgaste acentuado .

          O “pessoal nas  ruas” deu , após 0s protestos , no Brasil,um sentido de prosseguimento de seu trabalho político – avanço do processo político, procurando , no Congresso, as oposições . Irá receber ou sabotagem , ou indiferença,  da oposição institucional, e , além dela, das “reais esquerdas” ? Estas identificam-no como “todos iguais”,  de “direita” – querem , assim,  saída própria, direta, para a crise , uma  perspectiva tipo “poder popular”/interesses dos trabalhadores , independente dessas “direitas” . Recusam apoio a lulistas ,nas ruas ,e , também ,a todos os que protestam contra Dilma/Lula – golpistas de “direita”.

                 A quais  “Direitas”referem-se  ?  À de Lula /Dilma(a mais perigosa e prejudicial , por demagógica, populista , corrupta, mascarada, divisionista, incrustada no poder) ; ou à do PSDB, que diz-se centro, centro-direita, centro-esquerda ,  social-liberal(?!)  ou social-democrata(não apoia intrvenção militar)  ;  ou “à das ruas” ; ou à “militar” (?!). Pretenderiam as esquerdas ficarem isoladas  , nas ruas, como vêm acontecendo ? Pensar, ler, estudar – táticas, frações de classe, frações  políticas, avanços da sociedade  ,  em conjunto.O povão , por vezes, pode dar  lições às “vanguardas” .

   O  “ACORDÃO”NÃO SERVE AO POVO BRASILEIRO

 

        O “ACORDÃO “entre PMDB e PT , evidente, possivelmente (?!) em curso,  – desde que secreto, impede certezas  a respeito . Ele leva o país  para onde?

        Essa aparente paz , com Temer ,Renan,Cunha, e Lula e Dilma escondidos ,atrás deles,  conduz a quê? Como analisado , neste site, a um  “melhor , mas falso controle”da situação social e política” , com base em mais corrupção, e autoritarismo, eventual,atingindo Justiça, Polícia Federal – o seu lado AINDA sadio.

O Estado , na sua face ainda não toda corrompida, sendo esmagado pela corrupção encabeçada por chefes , protetores e incentivadores – todos soltos, dirigindo os aparelhos do Estado, repressivos e ideológicos  , tentando escapar de punições- e livrar seus adeptos  . A dupla , mais Cunha, Renan e outros , usando o poder do Estado, mesmo falido e orientado por interesses estrangeiros(o que agrava a situação),   para escaparem da Polícia e Justiça , via mais corrupção ainda  e tráfico de influência .

O mesmo que ocorreu , ao final da apuração do “mensalão”  , acabando por permitir até a reeleição de Lula, claramente envolvido naquilo tudo  , e depois mais duas eleições de Dilma, na mesma base – propinas,cargos, concessões , verbas , alianças absurdas , corrupção, fraudes, mentiras, utilização ilegal da máquina estatal , de diferentes maneiras, na campanha eleitoral, mais marketing de primeira.

E sempre com blindagem/omissão da “big mídia” . Que costuma criticá-los , um tempo , e depois interrompe ou ameniza os ataques . Por quê? Houve, naturalmente , algum acerto , como costumava lembrar o intrépido jornalista Hélio Fernandes. Isso vem acontecendo há mais de dez anos e talvez repita-se agora. 

                  NEM TODOS OS “GATOS ” SÃO PARDOS

          Esse tema é importante. As esquerdas “reais” , ainda existentes( inclusive , as do PCB e PSTU) ,as  mais fortes, têm” igualado” , em análises , as várias frações neoliberais , e até a  da “direita militar” , e a que mais prega “impeachment” , a da direita desorganizada”, além  da “direita autoritária-nacionalista”,  etc.- o que é  uma incompletude  ( Cf. docs. desses partidos e suas ações políticas ) .

O comportamento do PC do B e do PCO , e outros pequenos grupos,  é diferente, muito particular, e teria que ser examinado um a um , sendo que o primeiro alinha-se , incondicionalmente,  com o PT e o bloco neoliberal mundial – isto é, “de comunista só tem o nome”(Prestes ).Apoia o neoliberalismo lulista  , mesmo o mais corrupto , sem críticas maiores, com devoção. De forma ,aliás, aparentemente inexplicável. Mas, que , por certo, tem  explicação , o que , um dia, aparecerá. Não poderão Haroldo Lima, Arantes e outros esconderem , para sempre , as razões . A conferir obras diversas que permitem imaginar-se .Cf.Gorender , Pedro Pomar, Lucas Figueiredo, Marcelo Godoy, Taís Morais ,etc.Cf.neste site, bibliografia. Daí  , pode-se intuir algo) .

           Exemplos. JK e Lacerda eram “pró-capitalismo”, etc. Muito bem .Eram a “mesma coisa”,  iguais às correntes e partidos de cada um desses líderes ? Eles tinham a mesma proposta política , para o país ? A de Lacerda culminou no golpe/contrarevolução americana,  de 1964 , com a prisão e cassação do outro . Jango  e Jânio , “burgueses” , década 60 , representavam o “mesmo” ? E , antes disso, em 1945 , o Brigadeiro Eduardo Gomes e o General Dutra (apoiado por Getúlio ) representavam também a mesma proposta   ?

A “esquerda”deveria posicionar-se ,igualmente , em relação a todas essas correntes? Ou negar todas , ao mesmo tempo , e propor uma saída apenas dela, que ,isolada, não teria condições de impor-se ? O PCB , de então , não pensava assim – sabia diferenciar umas e outras , e o fez, dando apoio tático, em certos períodos  a tal ou qual : e não foi por isso que o golpe de 1964 teve sucesso.

           Ao contrário, essa política correta, da esquerda , da época, incentivou a união de  setores, fez alianças , conseguiu maior  progresso e desenvolvimento  dos movimentos populares .Tanto houve tal avanço das forças populares que o Império resolveu intervir , violentamente, contra o processo de independência nacional, industrialização ,etc., então em curso(1964). Que  colocava o Brasil como um país competitivo, industrialmente, a nível internacional – e mais independente .  O que não interessava aos objetivos  imperiais americanos , que , desde logo, interviram. O “comunismo” era a desculpa mais fácil e esperta -e por isso foi a usada.Aqui, na Indonésia(1965)  e outros lugares  (Cf. declarações de Kennedy, na barra lateral, documentos dos  EUA ; Chomsky, citado neste site, etc.) .

          Análise incompleta , com consequências políticas,  considerar todas as outras frações políticas neoliberais , além da lulista, como “tudo direita”, genericamente igualadas, sem diferenciar-se  fatores, setores, as  outras frações, classes sociais , atividades, posição no “aparelho do estado” , peculiaridades, características. Analisar  em relação aos interesses do povo brasileiro e seus objetivos imediatos – pensar, aí sim , em táticas . Pior ,ainda por cima , é “igualar”, na crítica, virulenta e genérica ,  todas elas – a de Marina, Aécio, Lula/Dilma, Bolsonaro, etc. “FHC também privatizou e é neoliberal” , “Marina idem, financiada pelo Itaú” ,etc. “Todas neoliberais” . São, no sentido em que sequer pensam, longinquamente que fosse, em fugir aos limites impostos pelo “neoliberalismo” (política econômica) .

          Mas, não são ” todas iguais”. São diferentes. Umas podem representar avanço do processo político,  em relação a outras . Algumas , mais retrocesso.Há que analisar . Mas, considerar todas essas frações políticas como “uma só ” , ” de direita”  – e a lulista , em conjunto, “como esquerda”, não é o melhor caminho.Aliás, muitos sequer perceberam a existência de “frações políticas” , correspondentes , em geral, a “frações de classe” , às vezes a setores delas  .  

            A análise distorcida , ou perigosamente incompleta , assumida por direções políticas de partidos ou governos, gera consequências terríveis , distorcidas , em que apoia-se forças que vão no sentido oposto ao pretendido. Caso do apoio,à aparente e ardilosa direita petista mascarada ,espertamente , de Esquerda.Escondida atrás , ou ao lado, de correntes petistas internas intituladas de esquerda- e de fato manipuladas por cargos, verbas , nomeações, privilégios – e , ainda, por apelos à um falso “çentralismo democrático” incrustado num partido de direita ! E ainda autointitulado “dos trabalhadores” , sem trabalhador algum na direção.

 [ ATENÇÃO – COSTA E SILVA – Outro importante exemplo , lição do passado,que merece atenção, nessa questão de correntes,setores e frações políticas   –  o caso ocorrido ,na época de Costa e Silva, general, 1968, “eleito “presidente” ,que não era da mesma corrente/fração  política-militar de Golbery/Castelo ,americanófila , ligada aos serviços secretos americanos . Um erro grave , as esquerdas e democratas, em geral, não perceberem tais contradições e tentarem atuar em vista delas .Costa e Silva chegara à “presidência” , a duras penas . Combatido por Golbery/Castelo/serviços secretos , de todas as formas. Essa  corrente/ fração político-militar  de Costa e Silva  propôs diálogo com  os estudantes, esquerdas etc. , a certa altura (época da famosa “passeata dos cem mil” ) , 1968.( Cf.p.e.”Revolucionários sem rosto”, vol.1 , de Otto Filgueiras) .
Tal poderia ter mudado o rumo da “ditadura” e do Brasil.  Costa e Silva pretendia uma abertura política e nacionalismo com desenvolvimentismo, mais ou menos tipo JK. Poderia avançar .O que não era aceito pelos americanos (Isto parece provado pelo testemunho, entre outros, de Carlos Chagas ,” Guerra das estrelas” .Não há por que duvidar). As esquerdas, para variar, dividiram-se. O diálogo não foi adiante. Embora o PCB fosse favorável. Mas, estava sob críticas , enfraquecido.  E parte da AP , também favorável, mas em plena crise interna, já que enfrentando nova situação para a qual não fora preparada- clandestinidade – não conseguia impor-se (Filgueiras, O., ob.cit.) .
CORRENTES AMERICANÓFILAS – Costa e Silva foi isolado , pelas correntes militares  americanófilas , via serviços secretos , poderosos, ao fundo dependentes e dirigidos pela CIA(Cf. Figueiredo, L., “Ministério do Silêncio”).Costa já fora colocado em posição humilhante , antes de assumir , pela direita americana, ao visitar os EUA, e até lá ameaçado , por Lincoln Gordon , ao anunciar aquela sua proposta . Tudo ignorado , neste sutil jogo de xadrez político, pelas esquerdas, prevalecendo a falácia do radicalismo fácil e da luta armada. Tudo que a “ditadura” queria . Levar a luta ideológica e política para o campo militar. Onde sua supremacia era total e poderia utilizar a fachada da violência institucionalizada – legal.
Com isso, mudaria a desvantagem ideológica( com censura,marketing,prisões, cassações,etc.) e política. Ainda assim , Costa e Silva, ridicularizado (e era estudioso e culto, fora fachada militarista, ao que consta) , isolado , com Aleixo, civil, tentou revogar o AI-5 (Carlos Chagas, idem) .
AI-5 /REGIME TERRORISTA – E , antes , adoeceu(?!) , ou foi “adoecido” (ficou isolado nas mãos da “Junta Militar” , até com medo de tomar remédios , que colocava sob o colchão). Acabou morrendo , a corrente de Golbery/Cia retomando  o controle total do governo ditatorial , seguindo-se Junta Militar e AI-5 .E o regime terrorista. Os americanos , talvez assustados com os riscos corridos com Costa e Silva e esses contatos à esquerda . (Medo de um Alvarado ou novo Chaves ? ) . Talvez, também, daí, buscarem pretextos, logo depois,  para radicalizarem , sempre mais , à direita, com o uso de diversos provocadores . O que conseguiram. As esquerdas estavam altamente infiltradas , desde os treinamentos em Cuba(Rollemberg, D., ” O apoio de Cuba”…,entre outros, como Mir,L.”A revolução impossível”) .E tiveram a colaboração de assaltos, auto-declarado terrorismo à esquerda, etc. E depois “guerrilhas Brancaleone” , tipo Caparaó.
Era tudo que queriam os militares ,no poder dirigente  , para unirem suas forças “democráticas” e destruirem o perigoso ( e falso) “inimigo comunista” .  O resultado , para as esquerdas e democratas e o país,  é bem conhecido. Quanto ao país, aliás,  é só observar o resultado , décadas depois, à nossa volta  – Lula/Dilma/PT, acima, esse artigo, outros arts.,neste blog, e o país deteriorado, precocemente envelhecido . Tudo isso já repercutiu e repercutir, ainda , fortemente , no futuro da desorganizada e cada vez mais enfraquecida “Nação Brasileira.” Erros e omissões graves em análises políticas e , depois, como consequência deles , nas  próprias ações  políticas, facilmente manipuladas por estrangeiros , de formação de alto nível – eis que , ao fundo, as rédeas do processo estavam com eles , desde  1964 – com certeza , não são o caminho adequado].

                   LULA  E SEUS AMIGOS AMERICANOS

O ator Danny Glover exibe um cartaz contra o projeto de lei 4330/04 durante congresso da Confederação Nacional dos Metalúrgicos e da CUT em Guarulhos. O projeto prevê alteração nas regras para a contratação de trabalhadores terceirizados (Foto: Roberto Parizotti/CUT)O apoio da esquerda à corrente/fração neoliberal lulista/dilmista , de olhos fechados , nos últimos anos ,aliás décadas, mesmo antes de assumir como presidente,  iludindo-se com verbas, maquilagens , corrupção , demagogia  à esquerda, bolsas-família , jogos de contra-informação da grande mídia – foi sério erro.

Com grande prejuízo para os trabalhadores brasileiros. Com o avanço violento do sindicalismo americano/CIA / AFL-CIO entre nós, via o operário-líder aluno deles e por eles “fabricado” . Hoje, até atores americanos,  como Dany Glover (“Máquina Mortífera”) , sobem em carros de som de sindicatos brasileiros e falam aos trabalhadores , junto com líderes sindicais locais , elogiando  Lula, chamando o “brasileiro” de “meu herói”.E que idéias defendem? O que representa essa presença ?  

E eles não só vêm ao Brasil, às fábricas , como participam, na mesa dirigente, de assembléias ( Cf.internet) .Tal revela o ponto a que chegou-se , por aqui, e o empenho dessas forças neoliberais em tentar salvar , desesperadamente, o prestígio político de seu líder brasileiro, Lula da Silva ,  já bastante desmoralizado , acusado de traidor e corrupto . Usar o prestígio de ator famoso, americano, envolvido com a AFL-CIO( federações sindicais americanas) para auxiliar a política lulista. Isso também identifica  significado e origem dessa política. 

Qual , hoje,por exemplo,  a “fração política neoliberal ” que mais dificulta , ou até  impede , a organização  popular e o caminho brasileiro para mais democracia, democratização da sociedade , limitação do autoritarismo , liberdade para movimentos sociais , indo além da atual simples liberalização ? A liderada por Lula da Silva – como viu-se no retrocesso popular dessas últimas décadas , em que ele pesou na política brasileira, não havendo avanços e, ao contrário , mais corrupção, privatização, desorganização popular,  destruição do patrimônio nacional –  a política mais à direita do neoliberalismo.

Apesar de recursos demagógicos, aliás típicos também da direita, usados por ele /Dilma – como distribuir casas, bolsas  e tratores . E com a destruição do patrimônio nacional pelos interesses estrangeiros, corrupção , que confunde-se com as primeiras razões elencadas, tudo típico do chamado “neoliberalismo selvagem” .Com taxas de juros as maiores do mundo e crédito e juros para consumidores que chegam a 340 % ao ano.Recorde mundial, como as taxas de juros pagas por investimentos. 

O SINDICALISTA MODELO AMERICANO

Lula da Silva fingiu-se  de socialista, de “esquerda” , chegou a declarar isso, certa época,escondeu seu passado americanófilo,  e de estudante dos bancos da AFL-CIO/Federação Sindical dos EUA , suas bolsas de estudo no exterior , seu trabalho e “amizade íntima” , com os Tuma(Dops/SP/década 70 ) , a quem nomeou para altos cargos .E ainda  traiu, mentiu, confundiu , dividiu as esquerdas e o povo brasileiro, confundindo-o.Sua política serviu,preferencialmente a multinacionais e capital financeiro.

O PSOL , por exemplo, no segundo turno das últimas eleições , apoiou isso , via alguns de seus líderes, ficando com Dilma.Que , em seguida à sua eleição, elucidou melhor ainda a posição lulista, nomeando Joaquim Levy, para Ministro da Fazenda ,  indicação do FMI/ OMC/bloco neoliberal mundial , com todos os poderes. Que logo propôs medidas diversas atacando direitos dos trabalhadores E do povo  brasileiro, em geral. 

     Danny Glover: de máquina mortífera a militante sindical |    O ponto a que chegou a “esquerda” . A ponto de Frei Betto e Stedeli, do MST , 50 anos depois de Jango , e do golpe militar , estarem  , até hoje,  angelicalmente, para não pensarmos em má-fé, reivindicando , de Lula e Cia, (e criticando-o docemente , pela demora)  – REFORMA AGRÁRIA ! Um atestado evidente que o Brasil nada , ou pouco avançou.Palavra de ordem reformista/capitalista,  de Jango, 50 anos atrás !

Lula , com o auxílio de multinacionais estrangeiras, como Mastercard ou Visa , apenas ampliou/ aumentou  o crédito popular , de forma a criar um grande mercado consumidor – para os produtos das multinacionais estrangeiras : Sansung, Apple , etc. Com aqueles juros antes referidos . Prestou-lhes um serviço que o povão viu como grande progresso – o consumo maciço de celulares, tvs, computadores , de segunda linha, estrangeiros, muitos apenas sobras de estoques e já obsoletos nos EUA e no Primeiro Mundo, em geral. Lula apregoou ,ainda,  que “criou uma classe média de 50 milhões de pessoas” . Do que  discordam vários estudiosos ,sociólogos e economistas.Uma falácia. Como outras. 

 

          POR QUE IMPEACHMENT? “SAÍDA”MENOS RUIM

 

Bitmap em Figura1(6)

             O pedido de impeachment  , evidente, se não  é golpe, não é a saída política ideal. Que, aliás, não existe, no caso. Mas, é uma saída forte, intimidatória, real, que é legal e existe . E junto com outras providências judiciais  , paralelas , somadas com pressões populares nas ruas e via internet  torna-se uma afiada espada . É preciso que as lideranças parlamentares e dos movimentos coordenem isso. A atual saída política , tipo a de 2005, com o ” mensalão”  , de deixar os corruptos recuperarem-se , aos poucos, durante anos , até  a próxima eleição, enquanto isso protegendo-os , em nome de “governabilidade”e coisas tais, é muito mais onerosa e inconveniente para o povo brasileiro .

    A começar pela continuidade de Lula/Dilma/”lulopetismo” que só existe à custa de mais deterioração das instituições . Seria isso melhor para a “democracia”, para o povo brasileiro, para o futuro do país ?

         A resposta só pode ser não , até mesmo , a médio e longo prazos , para a “grande mídia”, ainda que ela só pense em si mesma – e a curto prazo. Como ,por exemplo, quando apoiou torturas ,Doi-Codi ,ditadura,etc. Não previa que “aquilo” não duraria para sempre ? Porque , ao manter-se o estapafúrdio “lulopetismo” na posse do aparelho estatal , estar-se-ia adiando um problema que , adiante, voltará mais forte ainda , jogado no rosto do povo brasileiro,”elite ” ou não .

          Agora, se não há condições “políticas” e ” jurídicas”, para o impeachment  ,etc.é outra questão. A ser avaliada – primeiro, porque pode-se travar uma luta que pode ser importante,  mesmo sem perspectiva de vitória total. Ela pode abrir caminhos para o futuro.Outras lutas .Segundo ,porque existem, claro , condições políticas quando 80% da população pensa assim. E jurídicas , pelo já referido, antes, e desde que Dilma era presidente do Conselho (Petrobrás) , etc.Claro que é responsável.Youseff e outros foram afirmativos. Nem investigar? Absurdo.

         Só que Janot e Teori, indicados por ela – “interpretam” “tudo” favoravelmente a Dilma . Num país ” dominado” ,em que o povo nada  controla  , dirigido por minorias, a questão não é o que o povo quer .Mas, o que a “elite” quer e decide . Chegamos a esse ponto. De “conciliação em conciliação” ou de traição em traição .

            Para o povo , no Brasil, há desde a soberba e ignorância das elites e ao já famoso ” não  sabia” das autoridades até os cassetetes da Polícia. E ,quando em vez , torturas , sequestros , assassinatos.As PMs estão aí , no dia a dia , para isso mesmo.Dirigidas pelas forças militares,  desde a “ditadura” .Quanto à Justiça , depende das referidas “interpretações ” dos nomeados por Dilma/Lula/lulopetismo . Estado de exceção informal , disfarçado , travestido ou com roupagens de “estado democrático de direito”. Impeachment , nessas condições, sem contar com as ameaças de Lula para coagir parte das “elites” , outras frações neoliberais, contrárias à ele? Não é fácil. Mas, pior ainda , manter essa situação. Em que assiste-se a agonia do Braz$l Traído, em praça pública.

              Golpe. Traição. CIA . Essa é a defesa do PT, quanto ao impeachment . No ataque. A velha defesa e choradeira ao gritar “golpismo”, “desrespeito”, “ela foi eleita” , etc. Foi eleita à custa de crimes eleitorais e outros, que , provados – e praticamente já estão – implicam em nulidade absoluta. Ora, o PT cansou de gritar “impeachment”, “Fora FHC” , contra FHC , igualmente – o q.também não era golpe,pois previsto em Lei. E Lula e Dilma admitiram “fazer o diabo” , em campanha eleitoral. Fizeram . Rindo . Ilegalidades diversas .

Lula não tem qualquer caráter(Chico de Oliveira e outros, que conheceram-no) .Nem moral, respeito por alguém , ética.(Basta ver o caso daquela “secretária” de Lula . Ou quantas vezes ele disse e se desdisse .Só que na selva escura da política, e ainda numa imunda ,  como a brasileira, em que a lei mal funciona ,e , muito menos , quanto a autoridades(o que Silva logo descobriu, ao chegar ao “poder”) , isso é qualidade e não defeito. É a política real de um país tipo Brasil (simulação, mentira, falsidade, astúcia, traição- Freund,J.”O que é política?) .

          O “diabo” é o contrário de Deus, dos mandamentos divinos, do que entendem os cristãos e justos como comportamentos corretos – não roubar, não matar, etc.Eles mesmos , Lula e Dilma , admitem as ilegalidades de que são acusados- crimes eleitorais, fraudes, financiamento com dinheiro da corrupção . Manipulação de entregas de casas ,tratores, bolsas , verbas. Para os “de cima” , primeiro, e para os “de baixo” .E talvez coisas piores. É o que pode-se entender. E sentem-se tão poderosos que ambos repetem , em público, esse mantra de ” fazerem o diabo” . Insinuando que após a campanha, vencedores , podem até voltarem  ao “bom caminho”  , isto é, dentro da Lei. Têm confiança absoluta na impunidade. A Lei não seria aplicada, jamais, a eles. Até agora, acertaram.

Bitmap em Figura1(2)

           (“Veja”, 22/4/15,p.54/55).

            Há inúmeras razões para o impeachment, abafadas, distorcidas, por Cardoso, Adams, Toffoli, alguns ministros do governo, Janot, Teori, parte do MP e da Polícia Federal. Juristas lulistas . Era só Janot ter investigado Dilma, e teria provas a mais , pois foi citada, o que não fez –  omitiu-se , vergonhosamente, sob a desculpa , num dos casos, até pública, que a “Constituição impediria isso”. E a legislação específica. Não é verdade. Impediria , talvez, “processo” contra ela  – jamais investigação. Ao não fazê-lo , Janot deu tempo para destruição de provas ,possíveis subornos,etc.

Investigar não é processar. Janot deu tempo, confundiu, ficou mal com advogados e seus próprios procuradores .(Cf. artigos neste blog).E agora vem sendo acusado de dificultar investigações da Polícia Federal. Que estaria sendo pressionada quanto a depoimentos,etc. Pleiteando justa autonomia, desde que submetida , hierarquicamente , a muitos acusados,  que deveria investigar , caso de uma Dilma. Estaria a PF , que atua investigando lulistas, sendo prejudicada até quanto a salários e diárias atrasadas (Cf. ” O Globo” , 19/4/2015). 

              Dilma (e Lula) são os evidentes chefes do descalabro geral, dos prejuízos na Petrobrás , da generalização da propina e da corrupção – agora ” Propina Institucionalizada” – um passo adiante em seu caráter já sistêmico. Isto é, há autoridades administrativas , e órgãos judiciais e administrativos , que legislam – para melhor  funcionamento do “sistema de propina”  ,  enquadrando-a, da forma possível, na legislação em vigor(Jorge Pontes, delegado federal , em excelente e curto artigo  , citado neste site, em art. “O Globo”, 24-12-2014). E de outro lado protegendo beneficiários, antes e depois do cometimento dos ilícitos. 

             A” big mídia” , por sua vez, repete  seu  comportamento  , no caso do ” mensalão ” , em 2005, quando denunciou  e repercutiu os fatos , até certo ponto , e depois abafou o caso, desde que Lula/PT enquadraram-se , direitinho , nas diretrizes do bloco neoliberal , e distribuíram benesses – e ela ainda temia a reação dos farsantes líderes dos movimentos sociais, por sua vez “liderados”, via cargos, empregos, verbas (como viu-se ) , por  Lula da Silva , que ameaçava os “golpistas” -colocaria  esses  movimentos na  rua , em sua defesa e do seu desgoverno .  ( O que depois viu-se tratar-se de falácia. Mas, que, no m0mento, atemorizou a mídia empenhada na “governabilidade” , a qualquer preço) . 

             O  PSDB  e outros , em 2005(“petrolão”) , também abdicaram do pedido de impeachment,  dizendo que “deixariam Lula e PT sangrarem” . Enquanto FHC  maximizava a questão do impeachment, que não seria “para ser usado toda hora”. O que é certo, numa nação organizada e normal. Não no caso do Braz$l deteriorado, e doentio .

Ou certo , mas nem tanto, talvez nos EUA, que muitas vezes preferem, desde logo,  “assassinar “, sem conspiração , é claro, o problema da vez , caso dos Kennedy e Martin Luther King , entre muitos outros. Não promoveram quer o impeachment quer outras medidas.Sequer firme oposição. Os petistas logo cuidaram de suas feridas e retomaram, com mais corrupção, a plena direção do Estado. 

             Em que resultaria dar mais tempo, hoje,  a Lula, Dilma , PT e cia. ? Mais corrupção , em geral, mau exemplo , imoralidade pública, maior deterioração das instituições , desmoralização do MP, Justiça, PF,STF.

IMPEACHMENT. JÁ ! POR QUÊ ?

        O resultado -Lula/petistas já estão tendo e teriam mais tempo ainda  para recuperarem-se . Desde que sendo-lhes  dada trégua, como estão fazendo, poderiam  manipular mais ainda as instituições estatais, com  corrupção, dinheiro a seu favor, propinas, como provado está  já fizeram antes(2005) – e Lula ainda reelegeu-se e a Dilma. Esta-se repetindo a mesma novela. Com o mesmo resultado anterior (2005) .Cínicos como são, desesperados , Lula e Dilma , em caso de impeachment, agora pretenderão mais ou menos o mesmo, de antes , mas de forma mais aprofundada – o PMDB assume, já (Temer) ,  o PT na vice, na próxima eleição.

Todos os principais líderes ,de um e outro partido , escapam de punições . Controla-se a atual situação, de crise, cala-se a “big  mídia” , face  a viradas  comportadas , de Lula e Dilma  , à direita( tipo Levy, crítica a Maduro, concessões ,etc.). ( Lula já declarou que não seria candidato -embora a palavra dele, como sabe-se , nada valha). Uma esperta saída , digna de grandes malandros políticos. 

   

    O POVO FEZ SUA PARTE. AS “ELITES”, NÃO !

        O povo das ruas desgasta-se , mas o “governo” usaria de paliativos para segurar a aparência de normalidade econômica do país (juros mais altos, empréstimos, concessões ao FMI, mais privatizações, venda de bens do estado a estrangeiros,etc.) .E junto com propaganda intensiva, passariam  a existirem  condições para mais uma vez ser manipulada a vontade popular .O povo, já cansado, intimidado, acomodado , agora enganado por algumas pequenas reformas políticas e econômicas (paliativas).

             O resultado final- esmagamento político das instituiçóes  estatais ainda não totalmente corrompidas , dos partidos institucionais, do MP, Polícia Federal, Justiça,etc. Esmagados pelos corruptos , mais fortalecidos , com Lula e cia. à frente . O Brasil, sempre não administrado , como agora, com mais corrupção ainda para tapar/calar  a corrupção anterior E proteger os líderes em perigo.

Mais  deteriorado, persistindo no caminho de farsa pós- mensalão de 2005 , abafada, interrompida a apuração pelo próprio Lula/presidente,Estado controlado e comparsas e aliados comprados por empreguismo e corrupção.Concedendo tudo a interesses estrangeiros e nacionais aliados para manter-se no poder – e fora das garras da Polícia e da Justiça.

               O Brasil com mais farsa política , deteriorado, o povo, de todas as classes, em situação mais difícil para sair dessa armadilha. O pivo está fazendo sua parte. Que a oposição parlamentar faça a sua .Até porque é de seu interesse. A omissão, para comrçar , desmoralizará e liquidará o PSDB .

 

 A QUEM INTERESSA MANTER A  SITUAÇÃO ATUAL ?

 

               Isto é, ficar e deixar ficar tudo como está. Sem impeachment . Aguardar , alguns anos , as próximas eleições . Engolir , quanto ao povo, o veneno político Dilma/Lula , em nome do bom comportamento ou medo ou ” da falta de condições “( Cunha, Toffoli, Lewandowsky, Janot…) 

       Aos lulistas e aliados, óbvio, interessa, incluindo seu novo parceiro direto, o PMDB, todas as lideranças escapando da Polícia  e da Justiça.Não haveria “terceirização”, mas um “acordão “de interesse de ambos os partidos.E de suas frações neoliberais – empreiteiras, multinacionais,  agro-negócios,capital financeiro .(Chegando às eleições de 2018. PMDB /PT aliados , invertendo-se a cabeça da chapa -a presidência agora para o PMDB. O PSDB torna-se o grande perdedor) .

             Ao PSDB ? Interessa? Não , nem a seus aliados, muito  ao contrário . Pois  essa aliança , PMDB/PT ,   mais  manipulação do Estado, uso de bolsas-família, urnas fraudadas, etc. implicaria   em sua provável nova derrota eleitoral e ,talvez , em mais de uma década fora do poder – e  ainda desmoralizado, politicamente. A cautelosa posição de FHC  não  cabe, no caso . Ainda que não consiga vitória nessa luta, o PSDB  seria o grande beneficiário dela. Já a omissão  poderá ser catastrófica para ele. A idade pode estar pesando nas posições , mais cautelosas , de FHC.

            À “extrema-direita militarista”? A ela interessaria manter” o que está aí “? Sim, poderia ser uma oportunidade de poder , desde que” todos” mais desmoralizados, as instituições idem, estaria provado que elas não teriam  condição de resolver  essa situação de “desfazimento” da Nação , por si mesmas , a corrupção sempre mais ampliada , desde  que Lula/PT/PMDB não têm outro caminho para controlar a situação, fora recorrer a ela.Precisarão de muitos recursos. E agora , identificadas as origens, e métodos usados, por eles , isso estaria ficando mais difícil para seus corruptos. O caos geral , corrupção desenfreada, sem resposta,etc. favorece prestígio(ilusório) militar e intervenções  armadas , havendo brecha para tal.

         Aos interesses ESTRANGEIROS ? Sim , interessa, desde que os próprios brasileiros mostrar-se-iam incapazes de administrarem e solucionarem essa situação criada – o que os retira ,na aparência, e diretamente,de um lado,  de qualquer responsabilidade por ela. A crise continuada, sem reação forte, deixa o país menos competitivo , internacionalmente . E mais fragilizado,  e dependente , quanto a empréstimos, dívida pública, investimentos e interesses estrangeiros.O que convém a eles. Estão no poder , com Lula/Dilma/PMDB . Por que mudar? Melhor impossível.

             À ” big mídia” , interessaria ? Em princípio , sim  , tudo ficar “como está” , também  porque mudar trata-se de , sempre, algum risco  para ela, já  acusada  de prejuízos e parcialidade – e bastante desmoralizada. Pode haver alterações na legislação. Ficar como está – significa “governabilidade” .Conciliação. Tudo para debaixo dos tapetes – em especial os do STF. E está ótimo para ela . Além disso, essa situação , apoio ao impeachment , contribui para , adiante, talvez mais alguma desestabilização/mudança das instituições.

Um caminho natural, como vimos.Isso não lhe interessa – o que pretende é preservar o sistema(capitalista) , o regime polītico(democrático, estilo ocidental/brasileiro) , a ” governabilidade”, a qualquer preço. Mesmo o da preservação da corrupção, favelas, destruição da Petrobrás , impunidade …?  

           O que adiante  pode ficar mais difícil e arriscado , fugir ao controle .  Ou seja, mais difícil uma saída e reforma política séria e limitada . Pode haver fortalecimento de proposta oposta – propostas de mudança mais radical : intervenção militar, novamente um  impeachment , em condições mais graves, uma constituinte independente ,etc.A posição dela , grande mídia, fora exceçóes , é – em princípio ficar “tudo como está ” . Se  impossível impedir, ir adiante, para mudar o mínimo possível. Para conservar o máximo .Em resumo, dependeria da situação . E acompanharia a posição acima do bloco neoliberal mundial, mais diretamente das multinacionais e do capital financeiro. Se for necessária tal mudança  , controlada , para evitar, adiante, risco de mudança maior – poderá apoiar. Jamais “liderará” ou incentivará muito.Fora exceções naturais e “dissidências” .

               Ao “povo brasileiro”, em geral, interessaria ? Não, é e será a grande vítima, mais tarde, adiante , que pagará os prejuízos da roubalheira e da política econômica em curso – e será mais aviltado ainda , em caso de alguma rebeldia- via autoritarismo, contra ele .Além de sofrer , no momento, com políticas à direita( o único caminho que resta a Dilma/Lula e cia.é cobrar perda de direitos, aumentar impostos,etc.). E porque não tem força nem organização  para maior reação, capaz de mudar o rumo dos acontecimentos. Ficar como está é sofrer , aumentar dívidas , ter que pagar mais, adiante, em todos os sentidos. 

            O impeachment pode significar melhores condições para ele, melhor administração pública , mesmo nos limites dados pela política neoliberal. Pior que Dilma/Lula , mesmo com o curandeiro Levy, aplicando paliativos, é muito difícil. O impeachment será um alívio, uma janela de ar político fresco sobre um povo envenenado, amargo, desiludido .

Além disso, os movimentos de rua tendem a desgastarem-se , naturalmente,  não havendo respostas efetivas  – impeachment ou outras. A luta pelo impeachment , bem sucedida ou não, com a intervenção de partidos políticos, daria uma resposta importante, ao povo brasileiro,  independente do resultado final – aprová-lo ou não . Uma satisfação e abertura de um caminho paralelo, válido  – institucional.

            À esquerda ( não  nos referimos a lulistas/PC do b,etc., direita braba ) , interessa Dilma/Lula recuperando legitimidade , poder ? Não , porque haveria risco, com a continuidade de crise , sem respostas efetivas,  de algum tipo de intervenção militar, à direita, camuflada , mascarada , com o prosseguimento dessa situação. Ou ação de parte da aliança “governista” ,  apoiada por alguma ala militar, uma via alternativa , mais autoritária , pleiteando ordem, menos corrupção, etc.Sempre escondendo-se, não escancarada .Além disso, Lula/Dilma representam o que há de pior em manipulação popular, máscaras de esquerda, direita populista.E podem ganhar em 2018. 

           Há várias hipóteses . A real esquerda ,isolada, não tem força  para qualquer reação imediata , firme , e direta , capaz de influir nos novos rumos do país – talvez apenas pudesse propor uma ” constituinte” , pontos de  um programa unificador , o que não solucionaria os problemas , mas poderia produzir avanços . Já a proposta de “constituinte ” poderia impor até retrocessos , na situação atuaL, para a massa trabalhadora, desorganizada, enfraquecida,pela política de traição dos lulistas .A defesa da democracia, aumento da “cidadania” ,ampliação da democratização , além da parcial liberalização existente, um governo mais popular , que tomasse algumas de suas propostas  – esse talvez o maior interesse â esquerda .

          Na atual situação, pouca possibilidade – impeachment já mexe no poder político e abre oportunidades .Para ela, esquerda autêntica, melhor livrar-se logo do “lulismo,” populista e neoliberal , perigoso, divisionista ,mascarado ,  até para poder crescer , quantitativa e qualitativamente .Problema – as reais esquerdas têm tachado todos esses movimentos , os maiores do país, de direita, golpistas,etc.Teriam capacidade de alterar posições com perspectiva tática, discutindo, abrindo diálogo.,etc.? Parece cedo – difícil. Então,  poderá ficar isolada e ir a reboque dos grandes contentores .Como tem acontecido até agora.

Sindicatos, massas trabalhadoras, desvirtuados pelo lulismo, jå pagando o preço da assumida política à direita(direitos dos trabalhadores retirados,etc.) , não têm justificativas para preservarem  essa extrema-direita mascarada, que já ataca ,sem disfarces, seus interesses. Mudar , mexer, livrar-se da extrema-direita lulista , que atua em seu campo, disfarçada de esquerda,é de seu máximo interesse.(A questão é que muitos devem estar beneficiando-se de cargos,verbas,etc.).

            Então, fora (1)”interesses estrangeiros”, em ver a nação mais dependente ainda,etc.  ; (2)  interesses óbvios de “lulistas e aliados” – em escaparem da cadeia e sobreviverem , politicamente, à custa do poder do estado e dos interesses estrangeiros a que servem(via big mídia)’ ;(3) os de “militaristas “empenhados na ilusão de uma solução militar autoritária, rápida; e (4)os da grande mídia , que tende sempre a alinhar-se aos interesses estrangeiros –  

                            EM CONCLUSÃO    – à maior parte do povo brasileiro/”nação em conjunto”, não interessa a continuidade dessa situação atual  .  A grande mídia acompanharia os acontecimentos, mudanças controladas , se  pressionada, se , não , manteria  o entravamento a qualquer mudança, sempre acompanhando a posição dos “interesses estrangeiros”( multinacionais, capital financeiro,etc.) , que financiam-na .

            Essa situação atual sequer interessaria aos militares , majoritários , da “tropa” . Porque ela implica no progressivo agravamento dos problemas nacionais, com Lula/Dilma , pela sua forma de atuação , já descrita , e dos aliados PT/PMDB . A esses militares ,intervenção fora da lei , mesmo que disfarçada, por alguma “interpretação jurídica criativa” , “branca” ,eles passando a responsabilizarem-se pela administração de uma massa estatal quase falida ou falida – não interessa .A tropa não seria beneficiada , nem com salários , nem com armas modernas e sofisticadas .Na memória de todos,  a confusão armada por Lula em relação aos novos caças suecos da FAB .E isso em tempos bem melhores . Uma mudança política pode até  favorecê-los.

          Beneficiados mesmo, seguramente, em manter Dilma, apoiando-a , só lulistas e aliados, Lula à frente, no afã de preservarem-se individual e coletivamente.E os interesses estrangeiros , e sua big mídia , cada vez mais os “verdadeiros donos” do Brasil, que sustentam Lula , fantoche de décadas , e o petismo/aliados.

         Esse quadro genérico permite-nos situar , em grandes linhas , os interesses em torno do impeachment e outras medidas judiciais e relativas a pressões populares – emoções e raivas à parte. O que permite entender por que  , sob diferentes desculpas e justificativas,até agora o impeachment , entre outras ações , não foi levado adiante. Nem será , se depender de algumas das forças políticas acima referidas.

            O POVO APONTOU O CAMINHO CORRETO

Imagem (74)

            Cortar o mal pela raiz , do melhor modo possível. O mais rápido que puder-se . Paradoxalmente, mas como previsto em vários artigos neste site,  foi o povo das ruas, desorganizado ,confuso, ideologicamente , abandonado pelas esquerdas organizadas, quem apontou esse  caminho, impeachment .Que se não é o ideal ou o melhor, é o menos ruim, de fato  – e perfeitamente viável, sendo que as elites , interessadas, resistentes , para irem por ele terão que serem empurradas por ele, povo, a essa altura ,  em direção à tentativa de impeachment .

Terá o “povão” força para tal, sem lideranças efetivas? Provavelmente, não. Só se houver novos fatos , com culpas fotografadas, filmadas , confessadas e Janot e cia. levarem  uns cascudos do povo.Como isso é improvável , ou impossível -ature-se impunidade, Lula, Dilma, Teori e a turma toda . Afinal, são sustentados pelos “donos do mundo” .Poder.

                                                                                ESQUERDAS

No mesmo caso, as “esquerdas”  , autênticas , socialistas/comunistas , em princípio contrárias, totalmente, ao impeachment, face , em parte, a uma memória falsa da contra-informação americana que , durante mais de 30 anos , taxou Lula e PT de esquerda, via big mídia , quando nunca o foram.

Que , considerando todos nas ruas , não ligados ao lulismo, como  ” direita golpista” , isolaram-se ,ficando atrás do povo – sequer buscando, ao menos ,acompanhá-lo. As esquerdas ficaram atrás , e não na vanguarda .Deixaram um vácuo de confusão , preenchido pela ideologia neoliberal .Tudo a começar por uma falsidade , tipo silogismo, mas que repercute – “Lula ,esquerda; amigo de  Fidel, comunista/Cuba;” “Lula corrupto, desgraçou o País”  ; “logo – a esquerda desgraçou o país”. “Então toda a esquerda é de corruptos incompetentes , como Lula e Dilma” .

Pagam o preço de não terem identificado ,antes , o caráter de extrema-direita do lulismo . Ou de terem-no apoiado, ou com ele terem sido condescendentes , por cargos e vantagens -fisiologismo e oportunismo. Pois apoiaram Lula/PT muito mais tempo que o natural , assim como aliaram-se com ele .

[ Petras , em 2004, já analisara Lula e denunciara o real significado de seu “governo”( de fato , mera administração , nas mãos de prepostos, a começar por Meirelles) ].O poder é “afrodisíaco” , como dizem alguns .Muito condescendentes, com o PT, e suas simulações(esta é a política “burguesa”, afinal ) foram ingênuas (?!), enganadas  , anos  ,  pela extrema-direita lulista, travestida de esquerda – quando tinham , ao contrário, a responsabilidade de identificá-la , bem antes .

Não importam ,  no caso, as “pitadas”de direita desse povão,  menos politizado , mas que foi às ruas, só, isolado, colocando várias corretas palavras de ordem. Nunca a “direita teve tanta força no Brasil ” (dizem os lulistas . Verdade – se falam de si mesmos) . De resto , não tem.Nas ruas , estava um “povão” desiludido,desorganizado, de diferentes matizes ideológicas- contra a óbvia corrupção de Lula e Dilma e a crise geral. E a impunidade da dupla, garantida pelo Império . Muitos ainda pensando que Lula/Dilma são de esquerda, comunistas,etc. Lula e Dilma e cia .  representaram , para muitos, a desmoralização das esquerdas. Desde que , ainda, aliados  com o esdrúxulo PC do B , sempre a tiracolo. Este , o  “atestado de esquerda” dos lulistas  perante as verdadeiras  esquerdas . Só que o PC do B …”é comunista só de nome ” .( Prestes ).

[PC do B –  um caso  a ser melhor estudado :  foi dizimado e decifrado , pela Cia/Cie , de norte a sul, 1976 em diante , desde a Lapa ,massacrado,  após a “virada” do velho dirigente Jover Teles , um seu fundador ;  e as informações dadas por outros dirigentes presos . Nunca mais , desde aí,  foi o mesmo, tendo tomado estranhas posições .(Cf. Pedro Pomar, “Massacre na Lapa”,  e Jacob Gorender, “Combate  nas trevas” )].

             [ Caminhandojornal.com /redação entende que errou , antes, nesta parte de sua anterior análise, ao posicionar-se contra o impeachment (visto num sentido amplo, mas também ele em si, que é intimidatório) , eis  que tenta tomar sempre o ângulo dos interesses do povo trabalhador brasileiro  .Não importam, por isso,  os xingamentos desesperados dos lulistas de extrema-direita.Punição dos culpados. Investigar os ilícitos. Denunciar prevaricações, não tomada de providências, inclusive , para começar , as de Lula e Dilma, ele desde o “mensalão” , avisado por Jeferson .’Impeachment” – e outras medidas. Esses corruptos , que estão(ainda) destruindo a Nação, devem pagar.(O lulismo ,na extrema-direita  , já, como bem percebeu Petras ,J. .Embora Lula/Dirceu ainda tentem manter a farsa de esquerda, com gestos e graças . Mas, já estão desmoralizados . Há anos , denunciamos isso, neste blog ].

  “GOLPISTAS” ,”DILMA  FOI ELEITA”, “CACHORRADA”!

               Xingando, ameaçando, é como os lulistas defendem-se – o próprio ” Lula fala até em “sair na porrada ” . Não tem argumentos . Dilma foi eleita manipulando ,a seu favor , a máquina estatal – distribuindo tratores, fogões, casas, num populismo ilegal, contra o espírito da Constituição , populismo desbragado , cínico. Política de direita , populista e corrupta. Uma substituição esperta da velha política  de trocar dentaduras ,presentes, dinheiro etc., por votos. Agora, feita através do próprio estado, via  presidente em exercício/candidato ,como  nas últimas eleições .

Dilma , a candidata , no cargo, em meio a eleições , viajando  em aviões do Estado, fazendo campanha e inaugurações , distribuindo casas, tratores, bolsas ,etc. E poucos – ou ninguém – criticando . Ou denúnciando  e reclamando  .Silêncio reverencial  . Big mídia oligopolizada, Oposição(?!) amestrada.Braz$l.

                 Dilma eleita.  Sem legitimidade. Eleita por urnas eletrônicas suspeitas e por apuração eleitoral secreta,  dirigida pelo amigo de Dirceu, , indicado por Dilma para o STF  – Toffoli . Ainda dizia ela  – “na campanha eleitoral , faz-se o diabo”, repetindo Lula da Silva. Fez , assim como ele já fizera. O que confirma, indiretamente,  o antes dito. Ambos fizeram confissões públicas, dos ilícitos cometidos, tal a confiança que têm na  impunidade.

             Provadamente , os dois usaram verbas vindas de propina, Lula da Silva até as oriundas das Ilhas Cayman(20o2)  , fato declarado , nas emissoras de TV/CPI , por Duda Mendonça. Que nossas instituições já deterioradas, e desmoralizadas ,não apuraram . Como muitos outros fatos . Idem , o financiamento da campanha de Dilma, 2010 e 2014 ,  via “petrolão” , desvio de verbas , etc. Ela não deixou o “governo” , um minuto sequer,em campanha ,  mas ficou distribuindo tratores, casas, bolsas, mentindo, dia e noite, aparecendo muito mais na mídia que os outros candidatos,e ainda “coberta” sempre   por diversas emissoras  estatais , de rádio e TV. 

           Não poderia ser processada, por causa das irregularidades da Petrobrás ,porque  seriam fatos do ” governo passado”, outro exercício. Mas, ela nunca deixou a presidência . Emendou os dois mandatos . Não foi sequer investigada , porque a legislação preveria que , tendo os fatos ocorrido no mandato anterior, não  poderiam  serem processados   . Ora, ela emendou os dois mandatos. Janot defendeu, vergonhosamente, para um procurador, a quem cabe a acusação,essa tese , que favorecia Dilma – com  isso , igualou” investigação “com “processo ” , investigar com processar.

A Lei  fala em ” processar” .Não se queria investigar – avançar.E  Janot foi  o substituto do tão criticado , por Dilma , “engavetador geral da República” . Muito cinismo de todos .  Janot  negou a continuidade das investigações , forma de  justificar sua  omissão e proteção a Dilma, no caso .A justificativa ? Frágil,  fragilíssima – como vários criminalistas atestaram.

            Sem problemas – nossas instituições corrompidas, em geral (como admite , afinal, o delegado federal Pontes, especialista) comportam tudo isso e justificam o necessário absurdo do dia. O STF não reinventou, melhor, ressuscitou os enterrados “embargos infringentes ” , para livrar Dirceu e cia. de condenação , por crime de quadrilha de quadrilha ?E conseguiu. E Toffoli, STF, não inventou uma apuração eleitoral secreta,nas últimas eleições(2014) ,  dirigida por ele mesmo , amigo de Dirceu e Dilma, indicado  por ela ,   que disputava essa eleição?

E ficou por isso mesmo. E essa mesma figura não mudou de “turma” no STF para ficar naquela que julgará petistas na ” lwva-jato”? E as urnas eletrônicas, mil problemas comprovados, inseguras , não foram usadas, nss últimas eleições pelo TSE, que tudo ignorou? Um problema sério.Mais um.

[A JUSTIÇA NESSE CONTEXTO –  E Mello , aquele juiz indicado por Sarney, e Saulo Ramos, (que , em livro , contou como ele foi escolhido e como costumava julgar) , não mostrou , cinicamente , toda a sua “firmeza”,só na oratória, e não justificou amplamente sua posição ? Tentou sair do caso como herói, ajudado por parte da big mídia . Isso , claro, enquanto, no que interessava, deu o voto salvador da “quadrilha) -o dos “embargos infringentes ” , que salvariam Dirceu e outros lulistas de pior condenação. Isso é que é democracia- Mello, Lewandowsky(calado, sem discursar, em MG, ao receber, sob protestos, a ” Medalha Tiradentes” ,21/4/15), Barroso, Toffoli …Isso é que é Justiça Lulista .

Ah, e Joaquim Barbosa, que caiu fora, como vai? Imagina-se as razões dele. Deveria ser chamado para atuar/pensar no impeachment? Já sabe-se  que pouco a que contar com essa Justiça. Aparelhada pelo lulismo , com óbvios objetivos .Mas, pode-se denunciá-la, expô-la, exigir explicações .]

              O  acima é verdade, justifica as dificuldades de um impeachment , mostra o que são as instituições no Brasil – mas não justifica que o povo brasileiro , e as pessoas honradas e independentes , por isso, e até por ameaças e xingamentos, sejam contra o impeachment – porque a alternativa a ele é muito pior : dar tempo a corruptos para corromperem  ainda mais o pobre estado brasileiro , e suas instituições , já deterioradas , escaparem das punições e usarem esse tempo em cargos , com efetivo poder.

Delegados federais já reclamam da suspensão de vários inquéritos , na “lava-jato” , no STF , dando tempo aos corruptos .O que confirma o anterior( Manifesto, 21/4/2015, CBN) . Além disso, há uma série de outras denúncias e ações que pode ser levadas adiante, como antes assinalamos .

          Do outro lado, os corruptos, lépidos e fagueiros, humilhando, também corrompendo , deprimindo o povo brasileiro – inclusive, jovens policiais e procuradores e juízes , e os que foram às ruas, ainda com sonhos e esperanças, gente  que , com sacrifício, contra tudo e todos , foi às ruas, aos milhares , tentando mudanças positivas para o Brasil. Mesmo que não soubessem  exatamente quais. Mas, acertaram na proposta genéricas mais conhecida, imediata- impeachment de um dos mais culpados -Rousseff, aluna de Lula da Silva. O que não exclui outras ações. 

    LULA E PT NÃO TÊM MORAL PARA CRITICAREM

 

           Quem mais suspeito de ligações com interesses estrangeiros do que esse líder populista, educado pelos sindicatos americanos, em cursos no Japão, EUA,SP,(Afl-cio) ,  anti-comunista e anti-socialista radical, que orgulha-se dos lucros que proporcionou , dos maiores do mundo(Petras,James, e ele mesmo) , aos interesses estrangeiros e multinacionais? Um líder que , até hoje , não respondeu à acusação que trabalhou para o DOPS /SP, década 70, com Tumão   , Golbery, ditadura, disfarçadamente(Tuma Jr, “Assassinato de reputações” ) , e que, desafiado , nem respondeu ,nem processou o acusador, que chamou-o à discussão pública ?

            Como esse senhor e seus adeptos de extrema-direita(Maluf assim o considera- à direita dele) podem chamar alguém de direita e intitularem-se de esquerda após a prova prática( práxis) , que foram e ainda são os  seus próprios ” governos” ? Administrações  “lulistas” , inclusive os de Dilma  , até mesmo  o atual , todos de direita, que levaram o país a “isso que aí está” . Ou seja, apoiaram interesses de multinacionais ; capital financeiro, pagando os mais altos juros do mundo ; o programa do FMI ; e atualmente atingem até os direitos dos trabalhadores .

                Então , investigar já , e bem, sem perda de tempo , porque pode-se, simplificando, dizer – é conveniente , o mais rápido possível , o afastamento do poder desses sacripantas . Na opinião dos milhões de pessoas das ruas , tipo Lula e Dilma, plausíveis comandantes diretos, com Dirceu, e outros, desse gangsterismo político que tomou conta do país. [ E que age via até chantagens, ameaças,corrupção , propinas,  fraudes (“mensalão e petrolão” ) ,mentiras, e, segundo muitos, mortes e violência- Celso Daniel, Toninho do PT , Marcos Valério, na prisão ].

             Tal significa preservar , com apoio, incentivo, etc. , o que resta de digno entre procuradores, policiais federais , juízes, membros dos mais altos tribunais, parlamentares , partidos políticos. O que ainda há de digno entre populares, cidadãos, militares, parlamentares, funcionários públicos, partidos políticos,sindicatos,trabalhadores. A alternativa é o oposto – reprimir, corromper mais , deixar avançar o câncer político já existente. 

            Quanto mais tarde pior. É um câncer político que cresce. Um corpo que engorda , falsamente, adoentado . Maior cada vez mais o câncer político a roer  a nação e os interesses do povo brasileiro – democracia, a ampliação dela, incentivo aos jovens juízes, procuradores, policiais federais , que investigam esses escândalos.Claramente sabotados por Cardoso, ministro, Janot, procurador, Adams, advogado-geral, Toffoli,STF ,etc. Dar-se apoio claro aos que enfrentam a corrupção, essa montanha de ilícitos – e a um Lula da Silva/Dilma/Dirceu, sempre escondidos  atrás de militantes  de seu partido , identificados pelas investigações .Todos tentando manipular a máquina estatal , em proveito próprio, para escaparem da Polícia e da Justiça.

          Identificar o inimigo  principal da Nação Brasileira , aquele que , retirado de cena , abre caminhos que interessam ao conjunto da Nação – atualmente , Lula da Silva  e cia. Uma questão política antes que criminal . Essa última implica em investigação, provas, julgamento. A outra não.

Hoje, Lula da Silva , o inimigo político número um do povo brasileiro . Pelos males que causou e pelos que ainda pode causar , com sua falta de caráter , qualidades negativas, capacidade de enganar , ligações com interesses estrangeiros . Pela desarticulação e contenção feitas com os movimentos sociais . Esse último fator , apoio do bloco neoliberal ,  o que dá-lhe real força. Esses interesses o usarão enquanto puderem. Quando encontrarão outro político tão servil, cínico, mentiroso, capaz  prestar serviços como Lula da Silva , atrasando o caminhar do povo brasileiro, traindo-o ,  confundindo , dividindo os movimentos sociais ?

A Petrobrás , seus dirigentes, Dilma no Conselho, bilhões de prejuízo – Lula tem responsabilidade nisso tudo.Trata-se de questão política.Embora , tudo indica, deva também estar envolvido nos meandros da propina e da corrupção identificados na Petrobrás . Pelas ligações de amizade íntima com empresários, empreiteiros, petistas envolvidos.

             E quanto a tudo isso , as verdadeiras esquerdas têm obrigação de buscarem situarem-se , no centro do processo, com coragem de assumir posições .Não é “jogo da direita” – o impeachment e outras medidas envolvem um “jogo ” do povo brasileiro . E que acertou na proposta dele  – dos males o menor. Pode não ser conseguido, mas o fato é esse. O de Collor foi até pouco eficaz e o STF não  foi rigoroso como deveria ter sido . Não é a mesma coisa manter, não investigar , dar tempo, no poder, a um corrupto inimigo número do povo brasileiro. Ou tirá-lo de cena , desde logo. Independente do resultado, a luta é justa – e de qualquer modo,representará avanço social e político.

             Quanto mais cedo melhor, porque não há condições de outra maior ação popular decisiva, para afastar esses sacripantas traidores( o que não atinge todos os militantes petistas, que livrando-se de Lula e cia. , podem até abrir novos caminhos), envolvidos na deterioração da Petrobrás  . Porque eles não têm qualquer honra ou dignidade, tanto que mentiram, traíram, assaltaram o povo brasileiro durante anos e anos, justificando-se com esmolas sociais distribuídas, recurso típico da direita populista, Gente assim “não tem caráter” (Chico de Oliveira, sobre Lula). Pode corromper ,enganar ,roubar, tudo fazer ,  mas não tem dignidade mínima sequer para renunciar. Segura o osso, com interesse próprio, egoístico, enquanto puder.Mesmo que para desgraça de seus próprios companheiros. Há  um problema bem nítido- político. E vários outros – criminais.

         

       FRAÇÕES POLÍTICAS NEOLIBERAIS

 

              Têm que serem levadas em consideração. Não são “iguais” . Repita-se – Lacerda e JK podiam ser pró-capitalistas. Mas, não era a mesma coisa alinhar-se com um ou outro. Havia diferenças marcantes  . Lula não é Aécio, neto de Tancredo . Nem Marina, oriunda do povo pobre do Acre, que não assinou carta de compromisso,com o FMI/Consenso de Washington.

As frações políticas neoliberais não são iguais. A de Lula/Dilma é a mais perigosa, mais à direita, hoje, desorganizadora, capaz de dividir e cindir e confundir os próprios lutadores , de esquerda ou direita , envolvidos em lutas políticas .Um Aécio , de fração também neoliberal, por exemplo, está à esquerda de Lula – e diz não querer ir mais à direita.Não foi aluno de escolinhas da Cia, nem de Tumão, do Dops.

                Da esquerda real , não a de farsantes, mais cedo ou mais tarde,será exigida posição – entrar no jogo político , de poder, que está sendo jogado – também real. E guiar-se por quem vai por caminho mais ao encontro dos interesses nacionais .Não o ideal, mas, por vezes ,  o menos ruim. Não, hoje,  o do inimigo  número um do povo brasileiro – Lula da Silva , o milionário que , um dia, foi operário. Ao contrário de outros, caso de um Engels. O revolucionário, que, um dia, foi milionário.

                  Caminhandojornal.com errou, repita-se , nesse sentido .Impeachment , sim, o mais rápido possível –  romper o acordão PT/PMDB , de agora ,  e que chegarå, perigosamente,  a 2018. Agir antes que o esquema(quadrilha?!) dessa direita , já  no poder, recupere-se , à custa de mais corrupção – e solidifique-se também mais, livrando todos os acusados de chefões da corrupção – Lula, Dilma,Dirceu, certamente,  e , talvez Renan, Cunha , de investigações sérias e quiçá da Justiça e da Prisão . Trazendo maiores prejuízos ainda para a Nação.

                Hå inúmeras provas, indícios ,etc.da culpa desses cidadãos.Investigar, o que é perfeitamente legal . Lula e Dilma foram eleitos via manipulação da máquina estatal, fraudes,  e com dinheiro de propina e corrupção. Há muitos indícios e fatos . Claramente,isso está em depoimentos, testemunhas,etc. São muitas referências . Além da perspectiva legal, estrita , do impeachment, há a Constituição Federal, seus princípios fundamentais e sua abrangência  sistêmica,  sobre toda a legislação brasileira . Ela choca-se com quem quer destruí-la e ao regime político que estabelece – “petrolão” e “mensalão” ; eles batem de frente com a Constituição da República.

          Presidentes eleitos com verbas de origem desconhecida(Lula) ou verbas resultantes de corrupção e propina (Dilma) , envolvendo funcionários e empresários de empresas públicas ? É isso que a Constituição dispõe ? 

                     

                     A CONSTITUIÇÃO FEDERAL

       

            Desde quando a Constituição Federal ampara uma situação tipo “mensalão” e ” petrolão”, que vão de encontro aos  seus princípios fundamentais , atingindo seu coração , e a persecução  de seus objetivos fundamentais? Essas ações são anti-nacionais, anti-constitucionais – todas colidem com a Constituição Federal, seus princípios e objetivos. Perpetradas por enormes grupos, quadrilhas, que colocam em risco a própria Nação. Que chegaram ao cume do poder nacional – a presidência dos três poderes(?!)  da República.

          Talvez até a do STF , recheado de cidadãos indicados pela Presidenta , crivada de acusações .  Donde, talvez por isso tudo, retirou-se , sem mais nem menos , irritado, raivoso, um homem que, parece,  não era para ter chegado lá, com certeza escolhido por engano – Joaquim Barbosa , aquele que ,ao menos, conseguiu levar ,até ao fim(provisório, porque  a investigação precisa ser completada, um dia) , o chamado ” mensalão” .

Trata-se de crime gravíssimo , que atinge a nação em conjunto – milhões de cidadãos. Tal não precisa estar detalhado , especificamente , ponto a ponto, na Constituição . Está explícito , em diferentes artigos – e implícito , ao longo de toda a Carta Constitucional.

               O povo brasileiro, a quem ela busca atingir , percebeu e percebe tudo isso , ao que parece , muito melhor que ministros, procuradores ou juízes claramente comprometidos e suspeitos . E alguns talvez tão” sem caráter” como Lula  da Silva , seu grande líder, assim taxado pelo sociólogo Chico Oliveira. Por isso,  incapazes sequer de reconhecerem “aberrações”  inconstitucionais .

          As pesquisas mostram que mais de 63% dos brasileiros pensa assim ( culpa dos acusados, envolvidos em ilícitos) , o que atesta isso. E seriam  muitos mais se essa grande mídia promovesse debates( necessários )a respeito . A palavra de ordem de maior interesse do povo brasileiro e da Nação Brasileira , em conjunto, hoje , é a do IMPEACHMENT, da presidente .  O povo das ruas acertou e deu o caminho. Se não conseguir-se , e isso significará mais sofrimento, corrupção, atraso histórico, o que fazer ?

Foi tomada a decisão certa e corajosa . E a luta continuará – com os corruptos mais fracos, com certeza. Se o impeachment , obviamente, não resolve todos os problemas , resolve alguns. Tira poderes de corruptos .Abre caminhos outros. Muito mais se a tentativa nesse sentido for acompanhada de outras medidas judiciais e denúncias, além de pressões populares  e através do Congresso,através de parlamentares e partidos .

          Mas , não tomemos ,de novo, decisão errada , no sentido,de omissão, seja por negligência, análise simplista – ou má-fé. Aqueles que negam o impeachment e outras ações , paralelas ,por má-fé, não admitirão mudarem posições . Estão coniventes, querem salvar corruptos mentirosos sob várias acusações. Em geral, têm interesses a serem preservados – cargos,verbas .Os outros, quem sabe, talvez. Debatamos o tema “impeachment” e outras acões . Debata-se a questão das frações políticas neoliberais . Um projeto para o país.

A situação real do Brasil, que vem sendo escondida do povo brasileiro – semi-catastrófica, sem qualquer independência real. Situação que  não é a de 1964 – é muito pior. O país dependente das multinacionais e do capital financeiro internacional. Que agora dá-se ao luxo de , quando desagrada-lhe ações da administração local(que sequer governa mais o país, pois não pode tomar medidas fundamentais , só administrar  , em certos limites ) , segura investimentos e créditos , entre outros meios- logo provocando inflação.

Fez isso quando Dilma , há tempos, tentou segurar os juros, dos mais altos do mundo, que o Brasil paga-lhes. Quando o preço do tomate logo chegou a R$ 9,00  . Agora , fez o mesmo , quando Dilma escolhia o novo ministério, em especial o Ministro da Fazenda , Levy, como Meirelles (nas administrações Lula ) claramente indicado pelo “mercado”(leia-se capital financeiro internacional, bloco neoliberal mundial ,etc.) .

Bem “amestrada”  Dilma, o Brasil no seu devido e subalterno lugar, a inflação caiu – e depois reapareceu , no país, certo grau de “normalidade ” e “calmaria política” .Tudo bem montado.

Comandam a economia do país , ao que parece, com segurança – tudo indica. E também a linha geral política,  via membros do Executivo e do Legislativo , por eles financiados. E o Judiciário, via Executivo, que indicou seus membros , todos esses anos, e ainda indica  , atualmente , sem controle do Legislativo – que não vem fiscalizando  nada , muito menos essas indicações.O sistema político brasileiro é, afinal, um esdrúxulo “presidencialismo de cooptação”, único do mundo, algo absurdo . E sem qualquer controle popular. 

Recentemente, PMDB/PT , já compostos , aparentemente para 2018, todos os acusados no “lava-jato” escapando  das punições – os “tubarões”, é claro, não os “bagrinhos” –  têm mostrado algumas “rusgas” políticas. Pequenas disputas localizadas (ou falsas discordâncias combinadas) , para disfarçar, mascarar ,  o jogo que estão fazendo. Jogo previamente já acertado  – são malandros políticos de primeira classe, as cúpulas de ambos os partidos .

É isso que pretendem esses partidos , via cúpulas, para os próximos anos – o que pode até falhar – com o país rendendo-se , secreta e passivamente, mais ainda, aos interesses estrangeiros.  E apresentando uma falsa estabilidade, por exemplo, com uma face oculta de dívidas cada vez maiores com o capital internacional . É precioso , pois, agir , de imediato, contra corruptos sob acusações . 

Nem essas questões serão claramente discutidas, frente ao povo brasileiro ?

E os acusados de corrupção continuarão nos seus cargos, calmamente, usando-os para corromper mais ainda as instituições e agentes políticos e, dessa maneira, preservarem seus altos cargos ?

Foi o que fizeram  , após o “mensalão” e, hoje, multiplicam-se deputados acusados e os envolvidos em corrupção, em praticamente todos os orgãos estatais. E nas prefeituras daqui e dali. Se investigarem, não haverá nem Justiça , nem condições  suficientes para qualquer  punição, ainda mais quando o mau exemplo vem – e continua vindo – de cima, bem lá do alto, da cúpula dos “poderes” da República. (Entre q aspas, porque já são poderes relativos, havendo  acima deles interesses internacionais, em relação aos quais já não se consegue ver  sequer pequenos atos de rebeldia ) . Corrupção não só sistematizada como institucionalizada .

É preciso um conjunto de medidas, que só poderão vir da Oposição, dos movimentos das ruas , de algumas entidades mais independentes (estranhamente,  a OAB e a ABI estão caladas e já pode-se deduzir , neste contexto, o significado – lulistas , à frente , beneficiados por algo ?  ). (A traição , a corrupção escondida e as máscaras à esquerda são muito mais prejudiciais e difíceis de enfrentar que a direita ou ditaduras escancaradas ou declaradas) .

Não deixar-se  à vontade esses arrogantes corruptos, alguns sob investigação . Urubus, aves de rapina  vorazes atacando a indefesa nação brasileira .  Não erremos por omissão ,ou comodismo , ou pequenos interesses pessoais. Como aconteceu quando após o “mensalão”(2005) , em que recuperaram-se os grandes abutres, às custas do Estado e de mais corrupção, como viu-se no “petrolão” , que veio a ser conhecido depois, mas financiou lulistas e outros , em 2010. 

E  já está acontecendo , agora, com os atuais escândalos , de forma  não muito diferente. Caminhandojornal.com errou, antes, em sua análise, superficial (concentrou-se na vitimização,cínica dos lulistas, cf.neste blog) , sobre essa situação. Outros parecem ter errado também . Tentemos acertar agora. Punição para Dilma, já ,agora . E para Lula e outros acusados , que o povo brasileiro julga culpados .Se for o caso.  Investigações rigorosas já . Inclusive , nos  inquéritos envolvendo Lula , que a exemplo do que poderá acontecer com Dilma -até agora não sofreu  – nada .

Lula sequer foi rigorosamente investigado. Apesar de acusações muitas, indícios, suspeitas- Rosemary, viagens, malas de dinheiro, “mensalão” “petrolão” , campanhas políticas. Não é mais presidente.Não exerce cargos. Por que não é investigado ? Como esperar anos, por isso  ? Essa é a estória -esperar eleições – estória que repetem ,dia e noite , na mídia, para engabelar ignorantes. E proteger Dilma e Lula até de simples investigações. E Lula fora da “administração” . Talvez até já seja tarde para isso. E o PSDB e oposições tenham perdido o “bonde” da História. Como o Brasil , ao que tudo indica.

As eleições de 2018 estão-se decidindo ,provavelmente, agora. Pelo menos, levar adiante  a proposta política, teoricamente, a mais correta. Ainda que temporalmente atrasada . Fim da impunibilidade. Investigação imediata dos dois , Lula e Dilma, e de Gabrielli, Graça Forster , José Dirceu e dos demais. Já .Sem medo. E sendo o caso – punições.  

                  IMPEACHMENT JÁ .(*)

_________________________________________________________________________

(Original não revisado, o que não impede entendimento).(Artigo republicado, datado de meses). 

0 Comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. E DEPOIS DO IMPEACHMENT... - […] impeachment/Dilma  já   no Senado- Lula recupera-se? – […]

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *