( I ) ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

Ago 7, 2013 por

( I ) ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

 

(Com acréscimos e atualização inseridos em 25-4-2013)

(Como adiante referido, republicaremos, de tempo em tempo , este artigo, até haver  informação sobre o destino de Honestino Guimarães e outros desaparecidos , há décadas ).(Caminhando/07-04-2013).(A mãe de Honestino, D.Rosa, faleceu em Brasília,há meses, sem saber do destino do filho).(Confira , neste blog, “Honestino(II), a verdade”, que traz dados sobre sua morte ).

 

                                                                                            INTRODUÇÃO(Notas preliminares)

< CONFIRA NESTE SITE ARTIGO SOBRE AS “COMISSÕES DA VERDADE” (???)E O QUE PRETENDE-SE DELAS. QUEREM, CINQUENTA ANOS DEPOIS, REALMENTE , DESCOBRIR MAIS ‘VERDADES’ OU ESTÁ HAVENDO UM MACABRO TEATRO COM ALGO TÃO LAMENTÁVEL ,CASO DOS “DESAPARECIDOS POLÍTICOS”, ENTRE ELES PAULO DE TARSO CELESTINO, IEDA DELGADO E HONESTINO GUIMARÃES? >>>

 

Reunião na UNB (9-11-12)- “Comissão da Verdade”? – pouco tempo para discutir assuntos sérios. 

 
 
<ANTIGOS ESTUDANTES DA UNB  promoveram  ,  junto com a Comissão da Verdade da UnB, numa mesa com a presença do  Reitor ,  DIA 9 (nove) DE NOVEMBRO, SEXTA-FEIRA, NA UNB , 8.30 H , AUDITÓRIO PRINCIPAL ,  REUNIÃO SOBRE A QUESTÃO DOS DESAPARECIDOS DAQUELA UNIVERSIDADE (HONESTINO, PAULO DE TARSO , IEDA DELGADO) , que foram  homenageados, através de suas famílias.   Compareceram  vários estudantes  da época –“TORTURA NÃO TEM PERDÃO” foi  evento importante , que tratou de  questão que precisa ser enfrentada.(18-11-12). ><Lamentável o tempo para os expositores, o que não permitia a conclusão dos temas. Aparentemente, há uma maioria, daquela época, não se sabe por quais razões, que acredita que os “anistiados” que combateram a ditadura militar foram ” vitoriosos” . Confundem “anistia”, parcial , com vitória política e poder .
 
Esses que estão na direção da administração subordinada não mudaram nada no Brasil , sequer os interesses estrangeiros. Muito ao contrário. O velho Brasil e os interesses estrangeiros mudaram-nos . Estão na administração exatamente porque mudaram e abandonaram todos os seus antigos ideais e programas . Pensar que foram vitoriosos é cômodo , traz benefícios pessoais – mas,  é ignorar a história, o que realmente aconteceu . Esquecer  a anistia dos torturadores sem punição ( aqui no Brasil, pois em outros países foram punidos ) ,os desaparecidos até hoje, os mortos  e os tipos de “governo” que se seguiram (aliás, sequer  governos, pois não determinavam políticas básicas de Estado, eram meros administradores obrigados a seguirem um programa estrangeiro).Regimes de “exceção “, com uso de medidas provisórias, coligações absurdas , “liberalismo” até certo ponto sem qualquer controle do poder pelo povo. E ainda  defendendo interesses estrangeiros responsáveis pelo verdadeiro aniquilamento e genocídio do povo brasileiro – hospitais, favelas, segurança pública, previdência social, controle de natalidade estapafúrdio, etc. Em resumo, todos governos “neoliberais”, sendo os primeiros escancarados ; e o atual , “enrustido ” .<<<<<<
             

                 PERGUNTAS A SEREM RESPONDIDAS ,

                               OU NÃO RESPONDIDAS :

 
ESSA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL QUER MESMO DESCOBRIR O QUE ACONTECEU COM OS DESAPARECIDOS POLÍTICOS ? QUER CONHECER DETALHES DE TORTURAS , ESTUPROS, EMPALAMENTOS , ESQUARTEJAMENTOS ?
 
 
ESSA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL ATUAL ,  DE DONA DILMA , PRETENDE MESMO CHEGAR ÀS ORIGENS DA VIOLÊNCIA POLÍTICA DOS TORTURADORES, ESPECIFICAR OS NOMES DOS MANDANTES, SER EXPLÍCITA PERANTE O POVO SOBRE O PAPEL DESEMPENHADO PELAS MAIS ALTAS FIGURAS DO ESTADO , NA ÉPOCA?
 
 
ESSA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL,  QUE APÓS CINQUENTA ANOS NÃO DESCOBRIU NOVOS DETALHES E INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE OS DESAPARECIDOS POLÍTICOS DA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR,  PRETENDE AGORA TRANSFERIR PARA NOVAS “COMISSÕES DA VERDADE”, TIRANDO DE SEUS OMBROS   TAREFA QUE NÃO CUMPRIU  , LOGO  QUANDO APROXIMAM-SE ELEIÇÕES?   POR QUÊ?
 
 
A ATUAL ADMINISTRAÇÃO FEDERAL DESEJA MESMO CHEGAR AOS NOMES DOS TORTURADORES E SEUS CHEFES , AOS NOMES DOS PROFESSORES DE TORTURA ESTRANGEIROS, DA CIA E  OUTROS ÓRGÃOS , DAR ESSES NOMES AO POVO, com  OS DETALHES DO QUE FIZERAM?
 
 
MESMO QUE ESSES NOMES ENVOLVAM , DIRETA OU INDIRETAMENTE, SEUS ATUAIS ALIADOS,  QUE AJUDAM-NA A MANTER-SE NO PODER, QUER DIZER , NA ADMINISTRAÇÃO ? OU ESTÃO APENAS >>>>USANDO E MANIPULANDO OS NOMES DOS PARTICIPANTES DESSAS COMISSÕES<<<< , QUE PRESSUPOMOS SEJAM BEM INTENCIONADOS , PARA GANHAR VOTOS ?
 
 
ESSA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL QUER DISCUTIR COM O POVO BRASILEIRO, INCLUSIVE OS MILITARES, TUDO QUE OCORREU NO RECENTE PASSADO ? DISCUTIR , AMPLAMENTE , E SE PRECISO USAR MEIOS COMO O PLEBISCITO OU REFERENDO PARA DECIDIR , “DEFINITIVAMENTE”, TAIS QUESTÕES ?
 
 
OU ESTÁ LIMITADA POR SEUS ALIADOS ESTRANGEIROS E  NACIONAIS QUE PARTICIPARAM DESSA VERGONHA LAMENTÁVEL E SÓ QUEREM DESNUDAR ESSA QUESTÃO ATÉ CERTO PONTO?
 
ESTA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL ATUAL QUER MESMO CHEGAR AOS FINANCIADORES DA DITADURA MILITAR, ESTRANGEIROS OU NACIONAIS, QUANTIAS QUE DEVEM ENVOLVER BILHÕES DE DÓLARES E CUJAS ORIGENS TÊM EXPLICAÇÃO CONFUSA ATÉ HOJE ? CHEGAR AOS INTERMEDIÁRIOS DESSAS TRANSAÇÕES , AOS QUE LUCRARAM, MACABRAMENTE, COM ELAS, BRASILEIROS QUE ENVERGONHAM NOSSO POVO E OS POVOS DE TODO O MUNDO ( mesmo alguns sendo ,atualmente,seus aliados ) ?
 
TODOS , INCLUSIVE OS DEMOCRATAS, de diversas matizes, POR CERTO , SOMOS FAVORÁVEIS A  ESSA INVESTIGAÇÃO . AQUELES QUE INVESTIGAM, ATUALMENTE,  A ESCANDALOSA DÍVIDA PÚBLICA NACIONAL TAMBÉM QUEREM QUE AS “COMISSÕES DA VERDADE” INVESTIGUEM O FINANCIAMENTO DA DITADURA.
 
 
MAS , A ATUAL ADMINISTRAÇÃO BRASILEIRA  TAMBÉM QUER ?
 
 
DESEJA ” POLITIZAR’ A NAÇÃO E O POVO BRASILEIRO COM TODA ESSA DISCUSSÃO, INCLUSIVE OS MILITARES? OU NÃO PODE FAZER ISSO E NEM TEM MORAL PARA TAL,  PELA CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE QUE, SEGUNDO  A MIDIA , VICEJA EM TODA PARTE ?
 
 
SE QUER,  POR QUÊ ATÉ HOJE, DÉCADAS DEPOIS, OS LÍDERES “DE ESQUERDA” DA ADMINISTRAÇÃO NÃO ORGANIZARAM O POVO PELA BASE, NÃO FIZERAM CAMPANHAS NAS RUAS ? NÃO DISCUTIRAM ESSAS QUESTÕES COM A ÊNFASE E PROFUNDIDADE DEVIDAS,SE TINHAM E TÊM PODER PARA ISSO ?
 
 
TALVEZ PORQUE SEUS COMPROMISSOS NÃO PERMITAM, NEM SUAS ALIANÇAS, NEM SUA SUBORDINAÇÃO – AOS QUE VERDADEIRAMENTE MANDAM NO BRASIL E DIRIGEM O ESTADO BRASILEIRO.
 
 
A FAVOR DESSA DISCUSSÃO , VERDADEIRA DEMOCRATIZAÇÃO , ACERTO COM O PASSADO, DOA A QUEM DOER. MAS , ELA VAI  COMPROVAR FATOS DE QUE HOJE APENAS DESCONFIAMOS, VAI POLITIZAR O POVO BRASILEIRO E OS PRÓPRIOS MILITARES – NEM TODOS FORAM CULPADOS; NEM TODA “A CORPORAÇÃO ” FOI CULPADA ; HÁ UMA MINORIA , SIM, QUE FOI RESPONSÁVEL.
 
 
MAS, O ESTADO BRASILEIRO SERÁ , MAIS UMA VEZ ,APONTADO COMO O ASSASSINO NÚMERO UM DO BRASIL – com razão.   ALÉM , TAMBÉM , DE ser o CORRUPTO NÚMERO UM –  I .
 
 
REFLETIR SOBRE DESAPARECIDOS POLÍTICOS  É PENSAR TUDO ISSO, É PENSAR O BRASIL – É IR ADIANTE DOS HORIZONTES E IDÉIAS LIMITADAS , DE TEATROS POLÍTICOS, DE PIC-NICS SOBRE CADÁVERES ; É IR ALÉM  DAS IDÉIAS DOS MESMOS POLÍTICOS BRASILEIROS QUE PROMOVEM E DEFENDEM ROSEMARYS , QUE PASSEIAM EM ROMA COM CARROS DE LUXO E GASOLINA PAGOS   PELOS SOFREDORES  QUE ESPERAM NAS FILAS DOS HOSPITAIS, ÀS VEZES ATÉ A MORTE , PARA SEREM OPERADOS .
 
 
E NÃO O SÃO PORQUE NÃO EXISTEM NEM RECURSOS NEM MÉDICOS. O dinheiro foi deslocado para pagar a duvidosa ” divida publica”.( cf. Artigos neste site). A situação dos desaparecidos faz parte de um quadro econômico, político e social que envergonha os brasileiros conscientes. Humilha a nação. Destrói física e moralmente o povo brasileiro .
 

                  Sobre a questão dos desaparecidos políticos

                                       – quase cinquenta anos!

 

< Esta questão do “desaparecimento” de cidadãos durante a ditadura militar , até  hoje não esclarecida, continua na ordem do dia. Primeiro , porque há entendimentos no sentido  que , como até hoje os corpos não apareceram,  tratar-se-ia de “crime continuado “, não prescrito nem atingido pela ” Lei da Anistia”. Segundo, porque há órgãos internacionais que consideram  não ter validade anistia promovida , para si próprios, pelos próprios autores de crimes, e quando ainda no poder.    
 
Há  outros aspectos – Videla, por exemplo, ex-ditador argentino, encontra-se preso e assumiu o fato de , deliberadamente, após a elaboração de uma lista de elementos “irrecuperáveis”, ou algo assim,  ter ordenado  , junto com a cúpula da ditadura, o assassinato de milhares  de pessoas,   em nome de sua “ideologia cristã”(?!). Sabe-se da ligação  de Videla  com instrutores estrangeiros , ligados a  outras ditaduras da América Latina , inclusive com a brasileira de então  . A ditadura argentina queimou diversos corpos e jogou outros no mar . Não se sabe bem se inteiros ou  em pedaços .Sabe-se, todavia, que corpos foram  envolvidos em pneus de carros e depois queimados.
 
Ora, no Brasil, teriam sido seguidos, também, tais métodos ? Métodos que militares, então envolvidos,   não podem admitir ,  pela vergonha e revolta que causariam? Além disso, há uma “questão militar “ – tudo indica que há pressões pela não apuração desses  fatos. O artigo abaixo, sobre os desaparecidos, data do início de 2011 . Voltamos a divulgá-lo no início de 2012  e voltaremos a divulgá-lo, como agora, de tempos em tempos.É preciso uma solução para esta questão – a verdade .
 
No filme “Zuzu Angel”,  há menção a torturas e ao fato de corpos serem jogados na “Restinga de Marambaia”. (nov.,2012). Isto foi apurado ? É por ali que existe , até hoje, uma casa de “descanso” , recreação , para altas autoridades brasileiras, que , inclusive , já foi usada por presidentes ? É preciso esclarecer. Atualizaremos, sempre que possível , este artigo , e inseriremos novos fatos , caso das estranhas e oficiais “Comissões da Verdade ” .>
 
 

                   Desrespeito às  regras tradicionais

               do Direito e às  normas internacionais

( Foi instituída,  há algum tempo , afinal, a chamada “Comissão da Verdade”. Mas, tem-se  poucas notícias sobre seus avanços e sabe-se de muitas discordâncias dos defensores dos” direitos humanos” quanto ao projeto que a instituiu – pedem o cumprimento da “Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos” , que prevê punição para os  torturadores da ditadura militar brasileira . Para que ela seja cumprida , entretanto ,  é preciso que seja retirada a proteção legal que envolve os acusados de torturas ,execuções , sequestros e estupros,  durante aquele período.
 
A sentença” estende-se para além do “Caso Araguaia” , como menciona Marcelo Zelic, do grupo “Tortura Nunca Mais” – envolve diversos mortos e  necessidade de esclarecimentos,  na Justiça. Para aquela Corte, disposições da “Lei de Anistia” impedem a investigação e aplicação de sanções ,  sendo um obstáculo  . Não resolver tal questão significa desrespeito perigoso a uma  Corte de Justiça  em relação a qual a Constituição Federal determinou obediência.
 
A Constituição e a legislação internacionais estão sendo rompidas pela administração brasileira , que tem condições de resolver a questão – precedente perigoso e retrocesso quanto aos direitos humanos. O “desaparecimento” de Honestino Guimarães e de  muitos outros,  provavelmente sequestrados, torturados e assassinados , pela ditadura militar ,  fazem parte desse contexto.
 
Cumprir a legislação internacional , cumprir as ordens do povo brasileiro,  expressas na Constituição Federal – este o dever, a obrigação da Presidente Dilma e de sua administração ). Repetiremos , de tempos em tempos, neste site, com destaque, a lembrança de Honestino e de outros “desaparecidos políticos”, até que haja resposta efetiva  a respeito , por parte da administração brasileira  . Estando conscientes  que a demora dessa resposta  revela bem o caráter e limites da “democracia” presidida pela Exma.D.Dilma).( O autor).
 
   

                   ONDE ESTÁ HONESTINO

                         

                              GUIMARÃES ?

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

               

                  ONDE ESTÃO OS OUTROS

             

              DESAPARECIDOS POLÍTICOS ?

 

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES ? Tenho o direito de saber . A família, os velhos amigos , os antigos companheiros , os estudantes de ontem e de hoje, todos que estudaram na Universidade de Brasília,  os brasilienses em geral, a geração Brasília 64/68, as gerações que se seguiram, os professores de hoje e de ontem dessa universidade , e de todas as outras, os que lutaram juntos e com ele contra a ditadura militar, de diferentes correntes políticas  e posições , os que sobreviveram à ditadura ,  os filhos , parentes, os que retém a memória dos que morreram, as jovens gerações que hoje estudam na UnB , e  em qualquer parte do país , nossos filhos , nossos netos, o povo brasileiro,  em geral , a História do Brasil, que deve ser contada de forma correta – temos todos o direito de saber : o que realmente ocorreu com Honestino, ex-Presidente das históricas FEUB – Federação dos Estudantes da UnB – e UNE – União Nacional dos Estudantes  . Saber como ele desapareceu, bem como todos os demais “desaparecidos”,  conhecer os fatos ,  o nome de seus assassinos e  poder , então,  pranteá-lo(s) , tendo  ciência de   onde ficarão para sempre.

 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES? Menciono o nome de Honestino Guimarães(o Gui), mas poderia lembrar dezenas de outros honrados lutadores . Se pesquisar melhor, talvez centenas, milhares – “desaparecidos” , é o que diz-se até agora. Quem viveu tal tempo lembra  dos “fantasmas”, dos parentes, dos amigos, dos que sobreviveram , dos que sobreviveram como mortos-vivos, tontos, tensos , nervosos ,  sem saber em quem confiar ou sequer acontecera com pessoas amigas , amadas , estimadas . Sussurros, olhares, tremores , inesquecíveis semblantes e dúvidas. E, de outra parte  , aqueles corajosos heróis anônimos, militantes, simpatizantes, amigos, colegas,  que acolheram tantos  companheiros perseguidos em suas casas e vidas . Deram-lhes alento e cama e alimento . Correram riscos por eles . E nunca quiseram ter seus nomes divulgados ou serem reconhecidos . Sequer  preocuparam-se com suas carreiras e benefícios a auferir  , apesar de correrem riscos diversos, naqueles tempos de escuridão , covardia, violência e, por que não dizer, boçalidade indescritível .
 
Não há como esquecer  também aqueles que se omitiram ,  afastaram-se  ,  usaram as lacunas deixadas pela perseguição  para promoverem-se ou levarem vantagem – calados, omissos, acovardados.  Muitos , ainda vivos, por certo  podem lembrar  colegas de turma ou  amigos, da  UnB , e de outras universidades ,  período 1964-1969-1973 , em  especial,   possivelmente primeiro presos , depois torturados e , em seguida  , covardemente  assassinados . Não há justificativa – estavam já presos , na maioria dos casos , sem qualquer capacidade de reação . Foram , literalmente, aniquilados  por desclassificados , amorais – note-se, amorais e não imorais –   que tentam , até hoje, esconderem -se atrás de mentiras, interpretações da legislação e até mesmo da equivocada solidariedade de antigos colegas  de farda ou corporação. Pior – atrás de novos membros daquelas corporações , sequer nascidos àquela época . 
 
 
                                                 

             OS  RESPONSÁVEIS

NÃO FORAM SÓ OS MILITARES

 
 
 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES? Quem foram os responsáveis por aquelas covardias e atos infames que precederam  “desaparecimentos”, pelas prisões à margem até do regime de exceção,  e até hoje negadas por seus autores? Sabemos que , lamentavelmente, completos desclassificados ,indivíduos covardes , violentos, amorais , que sequer pode-se  chamar de animais,  porque isso  seria ofender os animais, para utilizar uma frase conhecida. E  que até hoje continuam a  esconderem-se,  sem coragem sequer de assumir seus atos,  como fizeram até  empedernidos nazistas , após a Segunda Guerra Mundial . Na maioria dos casos,  eles agiram da forma a mais  covarde, sempre fortemente armados e  com completa superioridade numérica ;   de surpresa,  tocaia. Desobedeciam até  à própria legislação que implantaram ,  a de exceção – tocaiavam, sequestravam  cidadãos , em geral desarmados e  indefesos, e se não assassinavam-nos ,  de imediato ,  prendiam-nos  em repartições públicas ou  em propriedades privadas, onde torturavam-nos , impiedosamente,  em atos indignos dos mais reles e vulgares assaltantes . Presos em prisões comuns, em nossos dias, seriam desprezados e linchados pelos demais presos .
 
E ainda fizeram tudo isso com o dinheiro do povo brasileiro- armas, carros, balas, roupas, equipamentos, equipes, prédios , pagamentos  . Tudo financiado por nosso povo – um povo pobre, necessitado, que nem  nos dias de hoje tem hospitais dignos , em número suficiente .Além de tudo, um desperdício de  seres humanos, cidadãos talentosos e de caráter, parte importante de nosso povo ,  mortos , brutalmente,  com recursos de propriedade do próprio povo  , usados por  assaltantes do Estado Brasileiro .
 
Por vezes foi pior ainda  – crimes financiados por grupos econômicos privados,  ligados a interesses estrangeiros, e nacionais, os mesmos que promoveram tanto a ditadura militar (desde 1964 ) ,como a  famosa “distensão lenta e gradual “de Geisel. Deram-se ao luxo de promoverem a ditadura , o caminho de “saída” da mesma e , ainda , a anistia para os verdugos que fizeram os mais sujos trabalhos , além dos mandantes altamente graduados, cujos nomes já constam de livros sobre a História do Brasil .
 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES ? Sempre o mesmo “dedo nacional”, traidor ,  financiado do estrangeiro e identificado com relativa facilidade –um deles , Golbery do Couto e Silva. Leia-se Gaspari ou livros de pesquisadores estrangeiros sobre o assunto .Interessantes os seminários feitos por intelectuais americanos nos palácios oficiais, com o objetivo de explicar aos generais brasileiros porque a “abertura democrática “ era necessária aos interesses dos militares  e de seus  aliados estrangeiros( as Forças Armadas brasileiras não suportariam repressão longa demais ; o povo aprenderia , inclusive a resistir e conspirar ; havia  estudos sobre outros países e o caso do Vietnan era um exemplo; era preciso descompressão para não haver explosão .etc.) . Em resumo , não perder o controle do processo de “descompressão” política , que implicaria na “democracia”. 
 
 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES ? Tudo isso e coisas piores foram feitas por  esses indivíduos , inclusive estupros , desrespeito aos cadáveres, mutilando-os e, provavelmente , jogando-os no mar , empalamentos. Isso enquanto traiam a Constituição Brasileira , seus juramentos,  Pátria , o povo que lhes pagava e sustentava , juntamente com suas famílias .  E ainda apropriavam-se e desviavam atividades ,  dinheiro e recursos do  próprio  povo ,  atraiçoando-o , vergonhosamente .
 
 
Aliás, o mesmo fizeram , direta e pessoalmente, em relação aos então legais e legítimos governantes do país , que, por sinal,  tinham-nos alçado aos mais altos cargos , de  confiança, tanto na área militar como  civil – ministérios, estado maior, generalato. Traíram todos os juramentos e promessas de lealdade .   E pior –  aceitaram , muitos conscientemente, em especial os mais culpados, os líderes , as mais altas autoridades , o abraço e apoio daquela  longa mão armada que, hoje , como se sabe, envolvia desde   ” o dedo de Golbery”   e outros seguidores  , como  os interesses de nações estrangeiras ( não só os EUA ) e  de corporações transnacionais , ainda  hoje   dominantes e vitoriosos em nosso país.

                         Orquestra assassina  impune

                   
                   De fato ,atuou , no Brasil ,  uma macabra “orquestra assassina”, linha de frente do “bloco neoliberal mundial “, muito poderosa ,  dirigida por eficientes maestros , com estratégia e táticas que projetaram-se no tempo,  chegando até nossos dias.  Não podendo esconder-se,  totalmente, afinal  desnudou-se , ao menos parcialmente, mostrando, já há tempos,  que seus tentáculos atingiam também  Uruguai, Chile, Argentina ,  Paraguai , entre   outros países, sob a desculpa de um fortíssimo movimento comunista internacional que estaria prestes a  tomar o poder . Essa  mesma “orquestra” ,   hoje, vitoriosa, hegemônica, continua  atuante , inventando novos inimigos, conforme seja-lhe conveniente  . Brande  canhões que intitula “direitos humanos “e finge temer armas atômicas oriundas de países atrasados .
 
 
Assim, o  caso de um  Iraque já arrasado e as  ameaças  ao Iran  . Soberania   é crime gravíssimo , indesculpável – não pode sobrepor-se aos interesses econômicos do “Império”. “Direitos humanos “ , qual cortina de fumaça, são tirados  da cartola quando convenientes para  promover os interesses do “bloco neoliberal hegemônico”, seu programa básico ainda apoiado no conhecido “Consenso de  Washington”,  com adequações naturais e adaptações locais.
 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES? Agora , em 2011 , nota-se  uma solidificada e avançada “sociedade industrial” capitalista , a qual  o Brasil integra-se de forma lateral, subordinada . Capaz de criar e prover necessidades diversas de uma  parte da população , ainda que, ao fundo ,  falsas ;  e de promover  “contentamento geral”  ou “felicidade”, embora sob certas condições  .É o  caso do controle ideológico , científico , precedido do controle de natalidade, e da guerra permanente, sofisticada, disfarçada, enfeitada  com promessas de democracia e direitos humanos e justificada na necessidade de enfrentar o “terrorismo”  .
 
 No caso , até  podendo dispensar , em muitos países ,  sua faceta mais  violenta, apresentando  às “ovelhas domesticadas” ( povos derrotados, dominados, dirigidos por elites corruptas,induzidos a capitulação, nao resistência, a uma paz dos cemitérios,  desarmamento incondicional, empobrecidos , em sua grande maioria, voltados apenas a luta diaria pela sobrevivencia, doentes fisica e ,em especial , mentalmente) uma  face mais amena e compreensiva, cheia de apelos a “direitos humanos”. Evidentemente ,  desrespeitados toda vez que for conveniente .
 
 
                    De qualquer forma, temos a violência abrindo  caminhos e mercados –  a guerra como componente básico  da grande sociedade industrial moderna . Lembremos,  do passado,  a menção superada , mas não inadequada, de “sociedade industrial-militar” .   Se a guerra não tem sido problema maior para o “bloco neoliberal hegemônico” , pela sua  ampla superioridade militar a nível mundial  , a paz,  nas democracias” promovidas” por ele,   também não . De um lado , ficam frente a elites  facilmente deslumbradas, conformadas e corrompidas . De outro,  massas de analfabetos , ou de analfabetos funcionais, deslumbradas com celulares ,  computadores , modernas tvs . Acomodadas através de bem executado controle ideológico.
 
O  que ocorreu com Honestino Guimarães e outros, no Brasil,  é apenas pequena parte disso tudo . O “poder” esconde, se esconde , disfarça , não tem qualquer escrúpulo e, quando precisa aparecer , usa máscaras – como a  da defesa dos “direitos humanos.”
 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES? Temos, de um lado, no campo internacional, tristes figuras de cínicos estados terroristas , desrespeitadores do princípio de não intervenção entre estados soberanos .E ,  de outro  ,  nos planos locais, as citadas elites corrompidas,  capazes de transmutarem-se em assassinas de ocasião de seu próprio povo .   “Elites” sempre usadas e manipuladas por interesses externos mais poderosos  e capazes de ,  para “vencerem” a luta pelo poder , a serviço de seus mentores estrangeiros ,  ultrapassarem todos os limites  de legalidade e legitimidade . E chegarem à mais  completa  traição a seu povo, combatendo-o como se enfrentassem viscerais inimigos estrangeiros –  tudo para impedir a ruptura da dependência e subordinação,  suportadas pelos nacionais  .
 
E para assumirem , naturalmente,  o mesquinho papel de aliadas,  reconhecidas ,  dos interesses estrangeiros , tendo como prêmio a posição de simples administradoras locais desses mesmos interesses, embora escondidas sob todas as “cortinas de fumaça” politicas e legais imagináveis .  Ianni , ainda vivo , há cerca de dez anos, já se referia ao Brasil, publicamente, como , de fato, simples província do  moderno mundo globalizado.  
             
       
                 No caso brasileiro ,  tal processo   culminou  em aberrações monstruosas produzidas , em dado momento histórico,  pelo cruzamento entre  ideologias estrangeiras(impacto da sociedade industrial avançada )  e o que  havia de pior nas tradições históricas(e patrimonialistas)  brasileiras . Na realidade,  viu-se  , por exemplo, o  surgimento dos mais vis e covardes torturadores , capazes de repetir violências , como o “pau de arara”, existentes já na escravatura , e que persistem vivas em  nossos dias .  
 
Veja-se que, no Brasil, os torturadores  sofreram derrota parcial,  com a queda da ditadura , situacao que os colocou na defensiva e  em segundo plano  ( o “Império” mudara de tática – caso dos golpes militares ,  trocados por “democracias” e defesa dos “direitos humanos” – embora não tenha trocado  de estratégia ou de grande estratégia ) .
 
Ainda assim, sequer tiveram coragem de assumirem seus atos ou , ao menos ,  tentarem defender-se perante a História , justificando-os , caso de um Videla, na Argentina . Nem ao menos justificaram-se para tentar  evitar a desmoralização perante filhos  ou parentes .Covardia maior que a dos nazistas,  após a Segunda Guerra Mundial. Aqui, escondem-se , até hoje, atrás da “anistia”, da “interpretação”dos tribunais e das elites as mais corrompidas.
 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES ? Essa  gente”   , os responsáveis, direta ou indiretamente , por esses atos,  pretende manter-se anônima  .Pretende  não permitir que sejam identificados ou identificadas as circunstâncias dos  sequestros , torturas e  assassinatos de um conjunto de brasileiros merecedores de respeito . E  de serem exemplos   para nosso povo,  numa época em que os” heróis” promovidos pela mídia são simples  demagogos vulgares , sem  caráter , honra, palavra ou   ética .
 
Esses são apoiados pelas “elites” , premiados,internacionalmente,  e  louvados pela midia dominante – note-se a contradição radical : homenageados ,  exatamente,  por  aquela   “ macabra orquestra”   antes citada  .Ou  seja,  pelos responsáveis pelas   torturas e assassinatos de antigos colegas, amigos e companheiros ,que , ao contrário deles, mantiveram seus ideais ,  até a morte , ou, se vivos,  ate hoje, mesmo apos  presos e torturados . Basta estar atento a esses detalhes para entendermos  a cínica “razão”  de nosso tempo . 
                           
         
                       A  falta de firmeza, demagogia, covardia, cinismo , viraram , no Brasil de nossos dias,  e até no mundo atual , “qualidades” . Cresceu  o prestígio da esperteza barata, da mentira, do uso de” duas caras”, do cinismo absoluto, da corrupção a mais baixa , do acintoso desrespeito à lei garantido  pela própria lei e por seus intérpretes. Desde que nao atingidos seus usuários pela claudicante justiça brasileira. 
 
 
                            Cresceu, por aqui,  a garantia de  impunidade  para as “elites” políticas,  muito mais aristocráticas do que republicanas,  capazes de subordinarem-se, alegremente ,  aos interesses estrangeiros . Desde que recompensadas , financeiramente . No caso , “elites” que , de um lado , “traíram “(pequena parte ) um passado de tentativas  de ruptura com a subordinação citada  ; e , de outro   (a maior parte ) , continuaram   fiéis a  um  assumido  passado de subordinação e dependência ( a interesses ingleses e americanos, em especial )  .
 
Essas   tornaram-se  “elites”  entranhadas ,  sem disfarces,  ao bloco mundialmente dominante  .  (“Elites” –  palavra simplificadora ,  usada   por Brizola).   Vitoriosas,   romperam ciclo de lutas e resistências  que remontava a Vargas, PTB, Jango , Brizola  -e abandonaram qualquer   pretensão de rompimento com a subordinação aos interesses antinacionais. 
 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES ? É mais do que  hora, pois,  de honrar os  que lutaram , até o fim de suas vidas, na maioria curtas vidas,  por seus ideais.Que não traíram sequer sob tortura , que foram exemplo e prova de que nosso povo é capaz de produzir  homens que não vendem seu país ,  valores ,  honra  ou ideais por cargos ou benefícios financeiros –  capazes de entenderem e viverem  segundo  a conhecida afirmação  – ”  tudo que é realmente importante o dinheiro não pode comprar. ”
 
 E é hora,  também,  de reconhecer que , de outra parte, existem brasileiros capazes de chegarem  ao  extremo oposto  –  traírem  , torturarem, assassinarem e sumirem com os   corpos de seus patrícios , presos ,  desarmados ,indefesos , ainda por cima utilizando recursos do estado, do   próprio povo,  para suas  ações vergonhosas . Homens que  não  podem ser considerados seres humanos e nem terem direito a qualquer  “anistia” . Muito menos a proclamada por eles próprios,  ou por seus chefes , que , provadamente, autorizaram torturas e assassinatos .
 
E  anote-se que não se trata apenas de militares, de uma “ditadura militar” capaz de produzir tais atos, mas de um estado terrorista,  antinacional,  apoiado por  inúmeros civis,  que ,aproveitando-se dele ,  fizeram carreiras, enriqueceram e  passaram   sobre corpos e lugares  deixados por colegas, amigos, patrícios( presos,perseguidos, assassinados),   que ficaram pelo caminho .
 
                                 

           INDÍCIOS  – À VISTA DE  TODOS

 
 
 
                           Hoje, covardemente, muitos fingem que nada tiveram a ver com a violência , sequer  assumem sua omissão e conivência, que não foi só em relação ao  regime político , mas também  com a  censura, perseguição , tortura e  morte de pessoas indefesas. Muitas vezes  ,   vizinhos, parentes.  Há , até hoje , quem finja não saber que o que hoje  vivemos ,  seja quanto à violência ou corrupção , após tão trágico período, tem vínculo de causalidade direta com esse passado. Passado que vive no presente , bastando ver essa questão dos “desaparecidos .”
 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?   Estão aí vivos e atuantes os elos e fios condutores que trazem-nos da mais vil tortura à  chamada ” democracia”,  de nossos dias , significativa a figura de Sarney . “Democracia”  mais caracterizada por “liberalismo” do que por” democracia propriamente dita” , isto é, participação popular  e real  controle do exercício do poder político . Basta lembrar nossa claudicante divisão de poderes ou o absurdo “presidencialismo de coalizão”ou as”medidas provisórias” . Isto sem esquecer , por exemplo, a forma de  indicação dos  ministros , dos mais importantes tribunais,  ou a apuração, sempre muito limitada e difícil  ,dos crimes contra a República e a Nação , caso dos arrolados no  “mensalão”.
 
 
Mas,  não vou insistir que esses torturadores  não podem ter direito à anistia, em pé de igualdade com os que nunca mataram  , jamais torturaram , agiram em legítima defesa , defenderam-se contra um estado terrorista.  Que ,comandado por traidores , impôs violência a coletividade   ,  humilhou nosso povo e juventude , em especial , submeteu o país a interesses estrangeiros, mentiu, torturou , corrompeu . E não se venha falar que teria havido “falsa luta pela democracia” tendo como objetivo ” estranhas democracias” .  A partir do momento em que instala-se um estado terrorista , antinacional , sem legalidade nem legitimidade,  lícitos quaisquer sonhos ou projetos , em especial por parte  dos  jovens.
                     
                          E não vou  insistir  no sentido que  torturadores e sequestradores não podem ter seus crimes prescritos.   Ou que não se pode admitir  que  crimes bárbaros   sejam interpretados,  pelos tribunais , como  “prescritos” ; ou que a “Lei de Anistia” , produzida em período ditatorial ,  seja entendida como irrevogável e imodificável.  Isto parece  claro.
 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃESEsses criminosos bárbaros   não podem , não tem direito  ao anonimato e a impunidade   pretendida – terem torturado e assassinado centenas, talvez milhares de nacionais( 0 numero deve ser maior que o conhecido)  e, hoje ,  numa administração que se    diz democrática,  continuarem a esconderem-se . Há , no país,  uma mídia que também  se considera  democrática  e  uma “presidenta”  que foi presa e torturada . Não se compreende que os torturadores continuem  escondidos da Lei e de seu povo- e impunes . Pior – deixando na chamada “opinião pública”   a impressão  de contarem  com a conivência dos atuais administradores.
                         
         
Poderia ter lembrado , desde logo, no título deste artigo  , de outros  desaparecidos e mortos , inclusive da velha UnB  – caso dos inesquecíveis Paulo de Tarso Celestino e  Ieda Delgado , entre  outros . Mas, são muitos – e seus nomes estão na midia .Alem disso, não seria possível citar todos. Preferi  não  individualizá-los, porque representativo ,  para grande número de nacionais e  lutadores da causa popular  ,  do passado e do presente, o nome de Honestino  Guimarães, o Gui, de inúmeras brincadeiras, lutas, da FEUB e UNE . Seu nome sintetiza a questão , em especial para  os que viveram a UnB e a luta democrática , popular , antiditatorial, em Brasília .E há , ainda, o fato , que não posso ignorar , de ter sido seu amigo e dele ter recebido  mais de uma demonstração de respeito , carinho e confiança.  Sem contar  o fato de ter-me relacionado com ele,  politicamente ,  em períodos os mais duros de resistência a  ditadura militar , juntos em inúmeras lutas, independente de  divergências naturais,  que aqui não cabe discutir.
 
 

        A ADMINISTRAÇÃO FEDERAL

     NÃO QUER RESPONDER ?

 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES A Exma.D. Dilma, eleita como o Sr. Luís Inácio sob patrocínio do “bloco neoliberal mundial “, atual administradora máxima do Brasil, tem poderes e condições para descobrir o paradeiro não só de Honestino como dos demais “desaparecidos” . Além de seus poderes locais,  tem apoio do “bloco neoliberal mundial ”  . Daquele “ poder”,  tão grande e influente,   que , quando no Brasil, através de seu representante máximo, Obama,deu-se ao luxo de, enquanto falava em direitos humanos , no Teatro Municipal do Rio, aplaudido pelas elites,  ordenar o bombardeio da Líbia . E , nessa ocasião , sequer  justificar-se  em nome da existência de “perigo atômico”, como os EUA tinham feito, anteriormente,  no caso  do bombardeio do Iraque . Agora,  o novo argumento foi  “direitos humanos” .Em nome deles , o bombardeio foi ordenado , ainda que desrespeitando, “em alto e bom som , ” o conhecido princípio internacional da “não intervenção “.
 
 
Ora, tal “poder “ , capaz disso,  e de ainda  premiar ,  internacionalmente,  o Sr .Luís Inácio , tantas vezes, além   de demonstrar tanto apreço pelos atuais governantes brasileiros ,  por certo é capaz de  ajudar a promover , com êxito ,  a localização dos torturados e “desaparecidos” . Além de identificar torturadores. Note-se que, afinal,  todos trabalharam juntos – torturadores  brasileiros e seus “assessores” estrangeiros. Estes deram  instruções aos outros e foram seus dedicados professores . Tal é fato comprovado .  Recorde-se a “Operação Condor”(tortura e repressão a nível internacional , com a participação de  estrangeiros )  , cujo nome  é significativo e de macabro duplo sentido . Não se sabe se inventado  ,  à  época,  por algum criativo torturador .
 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃESA Exma.  D.Dilma e sua administração não correm nenhum risco político, seja  de desestabilização ou coisa parecida . De fato, se ,  à época ,  a  estratégia do bloco  neoliberal  defendia ditaduras , para resolver  dificuldades políticas e econômicas ,  agora, após décadas de torturas e assassinatos ,    propõe a “democracia” e os “direitos humanos” como solução para todos os problemas .  Ainda que mantenha-se em  guerra em outras plagas. 
 
 
Portanto, não há  perigo de serem gerados   “ressentimentos “ , capazes de “revanches “ ou vinganças, muito menos por parte de acuados e desmoralizados militares. Ainda  mais em vista do anestesiamento político do povo brasileiro , promovido,de forma deliberada , por óbvios motivos, e também originado em características  intrínsecas à sociedade industrial avançada , apontadas , há décadas , por intelectuais como  Mills , Ianni, Marcuse e outros .
 
 
A Exma.  D.Dilma tem, assim,  todas as condições para agir no sentido solicitado  e dar respostas às  perguntas : ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES? E, naturalmente , onde estão os “ desaparecidos” políticos  , inclusive seus ex-companheiros ? O que aconteceu  com eles ? Quem foram os responsáveis pelo ocorrido  ? Passaram-se décadas. Quero saber. Parentes, amigos , conhecidos dos “desaparecidos”, o próprio  povo brasileiro – todos temos o direito de saber.
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES Essa e outras perguntas  vêm sendo feitas há décadas . Todos estamos  aguardando  respostas. Muitos dos que esperaram , por anos, faleceram . Outros , estão doentes – não podem esperar , eternamente.
 
São  pais, mães,  irmãos , parentes, filhos, amigos .  A Exma . D. Dilma deve essas respostas  à Nação   .  Ainda que tardias , eis que  já eram devidas  por anteriores administrações. Que também tiveram  condições de responder .  E não o fizeram. Apenas inventando “comissões “e ganhando tempo.
 
Estamos esperando as respostas . Dia a dia. Hora a hora. Sabendo que o tempo é importante.  Conscientes que   cada dia  , de adiamento ou demora,  envolve vergonha  para  o povo brasileiro ,  e deixa mais claro  o entendimento do tipo  de “democracia”  presidido pela  Exma.D.Dilma.(*)
 
 
ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?
_______________________________________________________________________________
(*) Cf. ,neste blog,  “Comissões da verdade?” e “Honestino (II) , a verdade”.
 
(Dezembro, 2011. Publicado ,neste site, em 26-01-2012).
 
 
 
(Site em construção. Originais não revisados, o que não impede o entendimento.)
 

1 Comentário

  1. emil de castro

    Eles nunca falarão, meu dileto Burlamaqui, se valerão sempre do pensamento de a palavra é de prata e o silêncio de ouro. mil de Castro

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *