O Futuro de Lula, PT, Brasil

Fev 19, 2017 por

O Futuro de Lula,  PT, Brasil

           *O futuro de Lula , PT/aliados/inclusive 2018* 

           [ O futuro do Estado Fracassado de Exceção- Braz$l– III ]

                                                                                      (  Redação )

   Apresentação

                       (1) A questão da Constituinte 

                                                                                  e   (2)  O  futuro de Lula/PT

 

       Não costumamos transcrever artigos da grande mídia – apenas partes e comentarmos, quando necessário. Mas  , o primeiro, abaixo, exige transcrição integral, em benefício dos interessados .
         Dois artigos sobre a situação política brasileira – um , importante, do cientista político Nelson Paes Leme(publicado em O Globo-17-2-17)  , que bem analisa os absurdos brasileiros atuais e o “fim da Nova República” ;o autor  reconhece armadilhas golberyanas(em artigo anterior) deixadas e que estão  à nossa volta, sendo necessário ir adiante ; e , até com um quê de indignação, prega a Constituinte/nova Constituição  (que , realmente, frente ao Estado Frankenstein existente, seria uma solução mais ordenada e racional ) ; e ainda reconhece que os representantes políticos do Congresso Nacional não representam a sociedade – e por isso não farão as reformas necessárias e reivindicadas -o que é fato. Assim, chega a uma solução racional – uma “grande marcha sobre Brasília” no sentido de forçar , pressionar nesse sentido democrático de uma livre Constituinte .
A questão seria  indagar, frente ao rumo dos acontecimentos, e à sociedade atual , se há condições para tal (psicosociais, organizativas e outras – as forças presentes em outras marchas eram diversificadas, com posições divergentes, havendo algumas até , agora, favoráveis a este status quo atual ; assim,   tal é viável e pode  produzir resultados ? 
[ Análises, neste blog , mostram que, durante décadas , desde 1964 ,  foi tal a destruição de forças importantes(1) à esquerda ; (2) à direita(”civilizada”) ; (3)nas  forças militares ;(4) no seio do povo brasileiro(cf.artigo “Povo brasileiro- manipulado …” ) – isso ,  por diferentes meios, seja corrupção, cooptações, desmoralização, assassinatos, golpes , genocídios disfarçados (como nos presídios e hospitais) , fraudes políticas, propaganda falseada , ausência de educação, entre outras –  que a sociedade , hoje, em crise geral, mostra-se  sem forças organizadas e atuantes capazes de pesarem na mudança da calamitosa situação atual.
Neste momento, parece  estar havendo uma reflexão das “classes médias” e intelectuais, em especial, além dos quadros das esquerdas , ainda analisando ou assimilando lições de todo o ocorrido. Mas, quem sabe, podem haver  mobilizações grandes , com peso (e substância política , o que houve pouco , nas anteriores, talvez por ausência das esquerdas ) , marchas e movimentos (?!) .Isto é , aparecimento de  algumas forças que , embora , até agora, não pareçam até existir com peso político suficiente para intervenções modificadoras – existam e, com palavras de ordem adequadas, possam crescer rápido, em parte pela influência da internet.
Nesse sentido, somos mais céticos que o cientista político( quanto ao êxito de marchas sobre Brasília ,agora , pela divisão de correntes populares ), que, aliás,  mostra-se cidadão, participante, vibrante, longe daquela pretensão de alguns por uma “cientificidade”neutra, absoluta, de fato  inexistente nas “ciências sociais”, que seria imparcial– um velho tema, mais  que discutido , desde Mannheim (“Ideologia e Utopia”), e até antes , mas que volta sempre, atiçado por quem  deveria calar-se- pois provada está a parcialidade, justo ,  de pós-graduações controladas , brazilianistas, historiadores,  bolsistas pesquisadores no estrangeiro .
Essa questão  foi respondida e esclarecida, há tempo, por muitos , e na práxis seja pelo velho Sweezy ou por uma Frances Saunders(“Quem paga as contas ?”), entre outros . Sabe-se bem da “imparcialidade” de muitos brazilianistas e outros historiadores, “cientistas” , (desde quando há décadas discutia-se .p.e., ainda a questão de haver ou não petróleo no Brasil – o que americanos/americanófilos negaram durante anos ) além de quem pagou estudos e conclusões e publicações de muitos desses “cientistas/pesquisadores  isentos”, além de observar-se a origem dos arquivos donde tiraram os documentos em que sustentaram suas conclusões etc. Então, moderação a respeito  .Cf. arts.  neste blog) ].
Quanto ao segundo artigo, de algum modo situa-se na questão ,já na mídia,  do Jararaca Lula,  como concorrente a Presidente em 2018 e no futuro grandioso dele, esperado por seus adeptos  – pesquisas, declarações, candidatura, futuro dele e do PT . É artigo objetivo, claro, sintético – e em pouco mais de um ano poderemos  exigir retificação a respeito da redação ou iremos confirmá-lo pela práxis. As conclusões não vão ao encontro das de seus adeptos- o tempo responderá sobre quem tem razão. Mas, todos  devemos refletir e decidir e agir desde já – porque na política,  quando  há certeza, os fatos estão consumados. Não é assim ?
Ambos destacam pontos importantes para todos nos situarmos na atual  situação brasileira e para indagarmos sobre o futuro, alternativas e soluções (?!) para o estado fracassado de exceção. Respondem eles , em resumo, a algumas  questões de colocação obrigatória. Analisar e refletir .

                                                                                                                                            Caminhandojornal.com

                                                    

                                               

   UM

JORNAL1

                                         JORNAL

   DOIS

 

        O FUTURO DE LULA E DO PT

 

( Redação) 

 

                                                               

      I – Futurólogos e pesquisas no Braz$l

 

                  Lula tem seus futurólogos oficiais, caso de André Singer , que parece errar  e depois ao invés de corrigir-se ainda erra de novo , sem admitir  . Andou prevendo que Lula seria o Roosevelt brasileiro, que ele teria feito algo parecido com a política daquele presidente americano(?!), quando de uma grande crise .
             Se tal já não parecia nada elogioso para um cidadão que intitulava-se socialista e de esquerda, enquanto   lhe foi conveniente , muito menos merece elogios o que realmente executou no Brasil – sua  vergonhosa práxis política e econômica entreguista e de extrema-direita.(James Petras,obs.cits. ,  para um debate teórico). Sem abandonar a pose e máscara de “esquerda” .
               De fato, anos  depois Lula envolvia-se em escândalos diversos, a Petrobrás quebrava-se , o país apresentava um deficit fiscal imenso que nem as “pedaladas” de Dilma resolveram , a dívida pública brasileira multiplicava-se , o PIB era negativo, desindustrialização  , obras paradas , etc. Politicamente, bem antes assinava um compromisso escrito com a política do Império(“Carta…”, 2002), expulsava do PT os que reivindicavam o cumprimento do programa do partido, como Heloísa Helena e outros, atacava os que pretendiam virar mesmo à esquerda .
               Mas,  o futurólogo lulista , impávido em  suas  análises , ainda foi adiante, a passos trôpegos, sem retroceder ou corrigir de forma clara , na defesa de Lula . Pois bem, vamos, ao contrário,  sermos  bem objetivos e enfáticos neste artigo – e errando , abertos a admitir e corrigir adiante , uma vez que comprovado o erro  .
                Pesquisas da CNT/MDA  sobre Lula, divulgadas , obviamente, pelo próprio e petistas, colocam Lula com mais votos , em 2018, para Presidente, do que Marina, Aécio , Bolsonaro e todos os demais. Lula teria um patamar de votos acima de 30%, estaria em primeiro lugar , no segundo turno, vitorioso frente a todos os adversários acima e outros , caso de Alckmin , etc.
                Essas pesquisas começaram logo a repercutir e a serem comentadas por analistas tidos como sérios. Lula estaria muito bem,  a “jararaca” não estaria morta, mas mais gorda e animada, vivíssima ,etc. sobrando com votos e assustando os adversários.  Vamos começar essa linhas , pois,  por elas – aquelas  pesquisas  .
                Primeiro, trata-se de uma Confederação de Transportes , meio sindical , da mesma forma que a empresa de  pesquisa que , de longa data , atua como servidora do  petismo , fornecendo-lhes as naturais pesquisas. O que não invalida, mas …
                  Em segundo lugar, foram pesquisas feitas no período relativo  à morte de Marisa, esposa de Lula , quando foi dada a Lula grande visibilidade nacional, por toda a mídia, esta apenas com elogios, especialmente a sua mulher , aproveitando seus adeptos (ex-ministros, governadores, deputados ) para elogiar a ambos, ela e , de tabela, ele , fazendo defesas e apologias .
                Enquanto isso, a mulher de Lula agonizava e,  depois , morria. Lula da Silva, dentro de sua característica de aproveitar tudo que pode em proveito próprio,em especial propaganda na  mídia sem contestação ,  e sem qualquer tipo de respeito ou educação , aproveitou a oportunidade para falar absolutamente sozinho sobre diversos temas  políticos  (eis que os adversários e inimigos, educados, respeitavam a situação fúnebre ,  que envolvia a agonia e depois morte da mulher dele) .
                Lula aproveitou ,  em especial , para defender-se de acusações , atacar os adversários , e também, inclusive , a máquina judiciária que vem julgando-o – os promotores e juízes da “lava-jato”, chamados de  “criminosos”, “facínoras”, etc. e fazendo ainda outras considerações depreciativas sobre ele e a Justiça, claramente  falando do Juiz Moro, de Curitiba , sem qualquer  réplica . Falou sozinho , sem qualquer contestação, o máximo possível, enquanto lhe deram atenção . A pesquisa  foi feita, atenção, precisamente, neste período, ao meio da  apresentação lulista feita durante a agonia e morte de sua mulher .
               Em terceiro lugar, as eleições para as quais Lula já pretende apresentar-se como candidato deverão ser em outubro de 2018 , ou seja,  mais de um ano e meio depois dessa pesquisa – óbvio que muito pode mudar , eis que responde  a vários  processos , e na campanha terá , por certo, e de volta, xingamentos e também, réplicas, respostas, perguntas . E ele não tem  apresentado bons argumentos na própria defesa, fora ameaças, palavrões , vontade de dar “porrada” – em 2018,  ou arranjará argumentis( ou inventará, mentirá) – fará isso ou se dará muito mal.
           Em quarto lugar, há inúmeras demonstrações de pesquisas falhas em todas  as últimas eleições brasileiras – é só observar até na internet – com errors absolutamente crassos , depois explicadas pelos autores como mudanças  de última hora no eleitorado, entre outras desculpas. Ou seja, errar, e por larga margem, tornou-se algo normal no país dos maiores juros  do mundo e da corrupção e propinas desenfreadas e sem limite.
            Finalmente, em quinto lugar , indaga-se – num país famoso mundialmente pela sua corrupção, propina , falsidade , corrupção sistêmica, além da anterior, pessoal , uma pesquisa isolada como essa, nessas circunstâncias,  merece mínima confiança, desde que feita por empresa sem maior garantia de isenção ou credibilidade (nacional) ? Isto é, sem confirmação , paralela, por outras pesquisas , no mesmo sentido , feitas  por empresas com um mínimo renome e isenção ?
             Por último, em sexto lugar ,  tratando-se de Lula/Dilma, numa situação pós-afastamento de ambos da máquina governamental, os dois  crivados de acusações de desonestidades várias e ,além disso, de fraudes diversas (“pedaladas fiscais “) – pode-se acreditar, no Brasil, em  pesquisa, do alto interesse deles, sem ser avalizada por uma auditoria  independente e especializada que levasse em consideração a forma das perguntas, ordem, dia e hora , local ,  proporcionalidade na distribuição dos questionários , segundo regiões , induções possíveis, etc. – de forma a garantir  ampla credibilidade?
                 Entendemos que trata-se de resultado para provocar dúvidas , sendo necessários outros , com correção de alguns pontos  , o que ,  por certo  ,  só um especialista poderia  concluir – como meio de dar credibilidade a essa pesquisa, na situação antes indicada.
            Então … ela pouco responde ao que quer que seja , fora servir de argumento para  aglutinar mais simpatizantes do lulismo, dar-lhes esperanças de vitória eleitoral , argumentos , despertar alguma  – expectativa de poder , o que é fator determinante de muitos apoios oportunistas  e solidariedade numa sociedade corrompida e deteriorada como a nossa , nos dias atuais.
               Mas, vamos adiante, até levando em consideração a pesquisa citada .

     II- Retrocesso nacional

 

Imagem relacionada

             Quem se interessar e buscar artigos neste site, de anos atrás, em dois , em especial , encontrará previsões sobre Lula e Dilma e o futuro deles – “O Fator Lula” e “O Fator Dilma”.(Cf. neste site ), o que  parece facilitar este artigo e até  reduzi-lo.
             De fato, como lá se poderá ver – confirmaram-se as análises de caminhandojornal.com. O que dizíamos já então  sobre a crise da administração Dilma, antes das eleições de 2014 ? Que havia, em resumo ,  uma contradição básica nas administrações lulistas,  que ia-se tornando insustentável por muito mais tempo. Ou seja – intitulavam-se de “esquerda”, defensores dos trabalhadores , das reformas sociais, dos direitos sindicais e previdenciários , etc.
Mas, de fato, haviam sido eleitos pelo capital financeiro internacional, pelas multinacionais, com amplo apoio da big mídia por eles dominada, isto é , uma política de direita/extrema direita – e enganação dos movimentos sociais “organizados” . Exatamente ao contrário da política de esquerda que sustentavam defender – sim, um populismo demagógico, esperto, que levantava gritinhos histéricos contra outra fração política  neoliberal . a do PSDB , taxando-a de direita , privatizadora, etc. Ardil que, em várias eleições, mostrou-se esperto , já que era uma luta entre duas frações neoliberais cuja diferença era apenas uma delas, a lulista, pelega, esconder-se sob uma máscara demagógica de “esquerda”.

         Ora, mas como sobreviveu , então, durante tanto tempo , no poder estatal, a fração política neoliberal lulista, como hegemônica, no centro de gravidade do poder , além de usar e abusar de recursos e ardis eleitorais , como os acima e outros conhecidos   ?   

  COMO E POR QUE LULA SOBREVIVEU

    Primeiro, beneficiado seu “governo”  pela ascensão da China , esta industrializando-se e exportando produtos industrializados , e necessitando de fornecedores de “commodities” , caso do ferro bruto, petróleo, soja, etc. situação em que se enquadrava o Brasil – uma situação internacional favorável , ocorrida à revelia de qualquer planejamento do Brasil, que, aliás, em contrapartida , já se desindustrializava, mais e mais , dentro, em sentido contrário , de uma perspectiva econômica de interesse americano. As administrações de Lula e Dilma foram uma notável volta atrás da economia brasileira . (Cf. artigos de James Petras, neste site). E , de outro lado, apoio do Império a uma saída brasileira , via agronegócio , total sob domínio de multinacionais , integrando-se o Brasil aos interesses internacionais do blioco neoliberal mundial.
            Segundo, pela demagogia de Lula, enganando dia e noite, à direita , até premiado pelo Império ,a nível internacional,e financiando multinacionais com juros subsidiados : à esquerda , com bolsas-família e  utilizando até elogios a Fidel Castro e relações com Maduro/Venezuela, Foro de São Paulo ,com  uma falsa política internacional de “esquerda”, fingindo até enfrentamento com os EUA(até bem  combinada, ao contrário, como ficou comprovado com o caso do Iran/EUA, cf. neste blog) – isto é , demagogia utilizando a política internacional , inofensiva , o que um Jânio Quadros, direitista frenético, por exemplo, já havia feito , há décadas , não só visitando Cuba como condecorando Guevara , um revolucionário ,  um recurso político demagógico , pois , até bem velho.
        Terceiro, pelas blindagens da grande mídia , (que serve ao grande capital internacional, e às multinacionais, o que é revelador )  acompanhadas de amplas campanhas  de propaganda e discursos demagógicos . Repetiu, via agências de propaganda , uma espécie de repetição do “milagre brasileiro” falso da ditadura/Médici, só que agora na democracia relativa golberyana.
                  Quarto , uma política (que veio mais desde Lula , mas  que viria de qualquer um , pois do  interesse dominante ) de criação de amplo mercado consumidor , com massificação  da utilização de cartões de crédito (levados às massas consumidoras, após criação/fortalecimento do SERASA e do SPC, órgãos que rápido poderiam punir, por conta própria , o consumidor não cumpridor de seus deveres – obrigando-o  a pagar sempre em dia,independente de decisão judicial  ). O que poderia até ser de interesse popular, mas o era , basicamente, das grandes multinacionais estrangeiras – interessadas em vender celulares, tvs digitais, telefonia sem fio , computadores diversos,etc. Ou seja, multinacionais produtoras , com tecnologia moderna.
                 Quinto, a política de bolsas-família e depois distribuição de casas, etc. – paliativos diversos, como distribuição de casas, fogões e até outros utensílios domésticos (política da ONU/OMC , até exagerada), imitação daquela de FHC, mas muito mais incrementada .
          Sexto, vultosos financiamentos , com juros subsidiados mínimos, a multinacionais e capital internacional(de forma indireta ), via BNDES e outros órgãos – órgãos /bancos estatais do povo brasileiro, por ele pagos, financiando multinacionais estrangeiras – o que lhe garantia apoio eleitoral e da mídia , do capital internacional e das multinacionais. Até a produção agrícola orgânica, negativa para a saúde segundo muitos, entrou nesse rol. (Cf. Marcos Arruda , “Cartas a Lula”; Petras, “Lula- ano zero”; José N.Pinto , “O que sei sobre Lula”, em que se vê financiamentos de multis e outros desde antes de eleito. Pesquisar, ver declarações de Maluf, p.e., condenando essa política absurda do BNDES). (Os livros citados e outros , através deles, mostrarão toda uma política que nada tem a ver com qualquer esquerda – um engodo , pois , a  posição lulopetista , como de esquerda ).

            Finalmente , sétimo,  mas não causa menos importante , ao contrário, a “blindagem jurídico-policial ” dada a Lula , durante décadas , pela Justiça, Polícia Federal , Procuradorias, etc. face à indicação feita por ele/Dirceu/Dilma de 8 ministros só do STF, fora  o Ministro da Justiça / direção da Polícia Federal, mais  indicações em nível menor , numa estrutura viciada , de longa data, construída para garantir exato isso, autoritarismo, Executivo super-forte , e através dele, “governabilidade ” ( por  trás , os enormes tentáculos do Império) .

         Ele ,Lula, ainda , tudo indica sempre manobrou para obstruir a Justiça em investigações, bem como a Polícia , como mostra a delação de Delcídio Amaral( Cf.revista Isto é  , arts.neste site) e as denúncias quanto à Polícia  Federal ,feitas por seu ex-Secretário Nacional de Justiça , ( Tuma Jr., ” Assassinato de Reputações”) .( Isso o que se sabe com provas , o resto fica por conta da lógica e imaginação razoáveis ) .

        “Governabilidade” sempre , no caso de Lula/Dilma . De quem? Da administração ( pois não governavam) das  oligarquias locais, prepostas  do Império , que , espada na garganta, afinal tiveram que apostar  no “governo” de seu antigo trunfo ,  “coringa neoliberal” ,secreto, Lula, depois deste cumprir, décadas, nas oposições, o papel de dividir, confundir, mascarar, cooptar, corromper, etc.( Essa análise nossa ,depois de inúmeros cotejamentos , leituras , coleta  de informações , em livros , a práxis dele e sua gestão ,etc. Cf.neste site) .

         Trabalhou Lula  , então, no passado, para o futuro, que , afinal , um dia chegou  – isto é, trabalhara , politicamente  , antes , décadas , sempre privilegiado à ” esquerda” ( com cargos, governos, verbas, etc.)  , na “oposição”, para quando um dia o país/povo precisasse dessas suas  ” esquerdas lulistas ” , que então iriam  exibir , como hoje, não sua real força de base, mas  sua face de quase nulidade , pelo zero trabalho real organizativo, político, conscientizador , à esquerda,  feito por ele ( nada  organizou de fato, fora por fisiologismo)  .

        Nas ruas , lulistas gritando não contra o domínio imperial, superexploração do povo brasileiro, por uma Constituinte , contra o regime corrupto imposto, punição dos culpados, juros escorchantes ,etc. , nada de imperialismo ou exploração , mas por um singelo “Fora  Temer ” , ou seja “eu no ” governo” ;  contra a “lavajato” ou seja “eu absolvido” ; “diretas já” , ou seja , “eu candidato, para inibir a Justiça”  ;  ou “eu eleito ?! (ao fundo, só para “defender de novo o Império”) , “mesmo sabendo que não serei eleito”. Esse o Lula – e lulistas .( Programa? Como, se nada antes cumpriu e diz-se a “metamorfose ambulante” ? ) . ( Atenção/ redação / acréscimo/ correção   – Acréscimo posterior , de dois parágrafos , face a ter sido omitida do texto esse ponto – a evidente ” blindagem” jurídico-policial de Lula , durante anos) .

          Lula ainda fez pior, obrou em sentido contrário , sempre, aos interesses nacionais (fora  propaganda e paliativos típicos da direita populista) .Veja-se a diferença qualitativa  de um “governo” Lula ( Meirelles/Império – sólidos no leme ) do governo Goulart, instável este , mas governo ainda nacional , tentando governar, decidir políticas básicas, contrariando interesses antinacionais  até “cair”, exercendo sua soberania nacional constitucional  –  e   nisso está certo Moniz Bandeira quanto a Goulart , não um populista clássico ( ” O Governo João Goulart”) .

           Quanto à política previdenciária , reforma agrária, entidades estudantis, etc. – a política de Lula da Silva foi de verbas, cooptação, nomeações, corrupção, acabando por anular até (com nomeações e verbas ) os ímpetos reformistas – nem dizemos revolucionários –  do antes famoso, pela firmeza e decisão política ,  MST – Movimento dos Sem Terra.

  III –O caos lulista  

 

                   Para justificar essa política dúbia, oculta, falsa, inclusive a que lhe garantia base no Congresso Nacional, o lulopetismo  teria que distribuir mais verbas ainda, entre aliados, empresários, sociedade , num país já pagando juros muito altos , internacionalmente, além de ter forte dívida pública, ligada a bancos estrangeiros, em aumento contínuo.
           O resto é conhecido e mais recente – não havendo mais recursos , em caixa , condições financeiras reais, o lulismo optou por  mais mentiras(confiando na big mídia do Império)  já na campanha de 2014, com mais corrupção consentida, desvios na Petrobrás, Pasadena, Olimpíadas, Copa de Futebol de 2014, no Brasil – promoções para as quais já não havia recursos legais .
       Tudo isso levou à crise geral de 2016, com Dilma que, se  já mentira na campanha eleitoral de 2014, da forma a mais descarada , usando técnicas sociais de intimidação e medo (marqueteiros Santana, muito eficientes ) , aumentou as fraudes , falsidade ideológica, documental e outras, não sendo punida até hoje, face a “seus ministros e de Lula” em maioria no STF – até culminar num quase colapso total, com protestos nas ruas(desde 2013/4) , e afinal um doloroso impeachment/2016 .
  (Dados sobre o citado – Safatle e outros , “Anatomia de um desastre”, com dados , ano a ano ; Villa, M.A, “A década perdida”, mostrando já o que ocorrera, de verdade, na administração Lula da Silva ; Fatorelli, M.L. , artigos diversos, entre eles “O Banco Central está suicidando o Brasil”, 2014, cf. internet, Auditoria ; etc.).
              Qual a previsão nossa, antes da eleição (segunda ) de Rousseff ? Que tal situação atingiria um ponto insustentável, com desmoralização dela (das esquerdas, eis que a dupla ela e Lula intitulavam-se tal ), do PT , etc. – a ponto de sugerirmos que se Dilma tivesse estrategistas e estudiosos sérios com ela (não beneficiados por “boquinhas”) seria mais inteligente sequer ser candidata .(Cf. “O Fator Dilma”, neste site, artigo de anos atrás ).
              De fato, ao cair, Dilma fazia concessões, no Palácio do Planalto, de bilhões de reais(quinze) à ANFAVEA(carros  estrangeiros, associação ), por certo para tentar permanecer no poder e contar com o apoio da big mídia , que eles controlam , em boa parte, graças à publicidade mantida na big mídia mais influente (redes de TV e comunicação , a começar pela Globo).(Cf. neste site e livros ).
              A par disso, com a mão direita também, tentava emplacar reforma previdenciária e sindical que atingia diretamente direitos dos trabalhadores, como forma de conseguir recursos (à esquerda ) para pagar seus compromissos e dívidas (eleitorais e outros ) com a extrema direita – Império, que sempre financiou  e sustentou ela e Lula da Silva. (arts. neste site). O resultado é conhecido.

            E Lula e o lulismo, agora ?

 

Imagem relacionada

  

          IV- CONTRADIÇÕES

          Dilma e Lula da Silva, sem poderem sair da contradição citada, e já com boa parte das esquerdas sem sustentá-los (verdadeiras esquerdas , PCB, “Nova Democracia”, PSTU, parte  do PSB , etc.) , fizeram o que puderam (pedaladas, corrupção, verbas, tentativas de suborno de testemunhas , denúncia hoje  abafada de Delcídio Amaral ,etc.) e acabou tudo no impeachment.

          Durasse mais tempo aquela situação e teriam ido mais ainda ao fundo do poço da desmoralização política , clareza da situação em que estavam (contradições ) , caracterização como corruptos , em definitivo,etc.
           E por que as outras frações neoliberais , e o próprio Império, que os sustentava, acabaram por retirá-los do centro de gravidade do poder ? Já temos insistido neste ponto, em caminhandojornal.com – porque continuasse tal situação cairiam eles e também todos seus aliados, de outras frações, várias, PMDB , PSDB   , etc. também financiadas pelo Império e envolvidas em corrupção, fraudes, estelionatos, falsidade ideológica e documental ,etc.
            Ora, cairia o regime político, essa “democracia possível” golberyana/americana que ainda aí está , sustentáculo do “sistema capitalista corrupto e desvirtuado e patrimonialista “ brasileiro. Isto é , não havia outras forças para assumirem o poder.
            E à esquerda ? Lula e Dilma e PT e PC do B e outros “esquerdistas” corruptos de brincadeira – com raras exceções – ao dizerem-se de esquerda, coonestados pela mídia, pois isso era do interesse do Império, o que foi assimilado por amplas massas , e desmoralizarem-se como corruptos, traidores, etc. – estavam desmoralizando todas as esquerdas, em especial aquelas fora de seu grupo duro e até as que nada tinham com essa política, talvez apenas um apoio por ignorância (?!). Com isso crescia a extrema-direita, de Bolsonaro e outros, insistindo na “esquerda corrupta”, vendida, incompetente, etc.
         Essa situação, prosseguindo adiante, embora significasse a final liquidação , sem volta , de Lula e do PT , sem duvida, não interessava a nenhuma das outras frações neoliberais componentes do bloco de poder dominante neoliberal local, nem ao Império , e, paradoxalmente, às verdadeiras esquerdas – que acabariam , elas sim, mais perigosas para o regime, sendo asfixiadas e reprimidas , facilmente , (todas legais, não esqueçam ) , por um novo regime que acabaria por impor-se logo adiante – a administração corrupta, desmazelada , de Lula e Dilma não aguentariam muito mais e cairiam precipitadamente, sabe-se lá com quais substitutos (com o correr do tempo, possível até uma extrema direita que crescia e, aliás, continua crescendo, pelo divisionismo , falsidade e traição e corrupção feitos por Lula, à esquerda ).
           Por isso , Dilmalula caem, é realizado pelas outras frações neoliberais um impeachmente pela metade, e assume o centro de gravidade do poder o vice-presidente  , Temer, claro que participante de todo o caos anterior – membro do mesmo bloco neoliberal, aliado preferencial , participante da cumbuca da  corrupção ,etc. – como forma de corrigir , na medida do possível, e dentro da perspectiva neoliberal,(seus limites)  a “porcariada” geral promovida por Luladilma – logo vai indicar , significativamente, o mesmo ministro da Fazenda favorito de Lula e  do bloco neoliberal  – Meirelles, Ministro  antes 8 anos com Lula. “Tudo como dantes naquele velho quartel d’Abrantes” , não é esse o ditado ?
            E agora, Lula , com o que lhe sobrou , querendo ser candidato em 2018(o que ,de fato, não deve querer , por  não ser tão pouco inteligente e ignorante assim – afinal tem assessores e até o novato “pedetista”(?!) Ciro Gomes, que pretende ser  candidato à presidente no meio da “confusão” petista , já o avisou e aconselhou naquele sentido ) .

   V- O fim político de Lula 

 

 

Imagem relacionada

        Pode uma luta desesperada adiar , como vem ocorrendo , mas o fim político de Lula, por todas as razões, até disposição física, está decretado.
            Ora, a “equação”, em essência,  não mudou – Lula só será eleito em 2018 , com apoio do Império( grande mídia, recursos, blindagem, etc.)  – e,  eleito, cairia de novo naquela  mesma contradição: isto é, bases populares enganadas , além das mais ignorantes do Brasil, herança do bolsa-família, à esquerda, iludidas pela demagogia e promessas ; e financiamento real e eleição , de fato , patrocinados pelo Império (multinacionais, capital financeiro,etc.).

          Então, (a) assistiríamos, de novo,  uma “queda”/renúncia/impeachment/etc.  de Lula, repetição mais ou menos  do processo anterior , e muito pior, desde que ele seria eleito muito mais fragilizado e sem apoio e nenhum respeito por parte de muitas esquerdas .

         Lula da Silva  não chegaria ao final dessa nova administração , se porventura eleito fosse. Reconheça-se que  se o objetivo de algumas esquerdas, ou falsas “esquerdas”  , fosse o quanto pior melhor essa situação poderia tomar outro rumo .

       Mas, não deverá ser porque a “esquerda” de Lula é a  que quer boquinhas, poder, cargos, ministérios . O  caos geral que ele provocaria, por certo, não a beneficiaria. Então seria um  ardil tipo americano ou golberyano, dos mais escrachados que sabe-se lá onde poderia dar , mas  que não beneficiaria os lulistas novamente derrubados.
            Seria repetida a mesma novela, com novo impeachment e queda – a não ser que Lula abrisse o jogo , em definitivo, reprimindo a esquerda , inclusive a mais moderada (?) – quando poderia ficar no poder ,com uma espécie de neofascismo, atrás de si o Império, militares, etc. Mas, nem ao Império nem aos militares interessa mais tal hipótese, mesmo que desesperada – um líder em decadência, desmoralizado  pela esquerda (que sabe-o um traidor) e pela direita (idem, um sujeito corrupto e inconfiável) .Prefeririam , no caso desta, qualquer outro como candidato preferencial  , o que seria menos  arriscado – o capital precisa de  “democracia” para ampliar  o consumo e a acumulação .
            De qualquer maneira, um “grande risco Lula” , que , possivelmente, nem o próprio Lula quereria  passar – sairia disso(a) morto (questão de saúde, não crime ), (b)totalmente desmoralizado (disso não deve escapar em nenhuma hipótese ) ,(c) se não preso antes , muito possivelmente ainda preso (cometeu mesmo uma série de ilícitos que acabariam, se até então não provados, confirmados em definitivo). Provocaria , neste processo, raiva mortal de seus advesårios .
           Então …para que , mesmo ganhando , por hipótese, Lula da Silva pretenderia , de fato, um novo mandato de Presidente ? O que seria melhor para ele , como já o era para Dilma em 2010 , seria “sair” o mais cedo possível disso(disputa política) , mantendo mínima dignidade  – o que consideramos, aliás, que é o que realmente pretende  – e tentará  fazer.
            Sua falsa, fajuta pretensão de presidente, ser candidato,essas  pesquisas, etc. – fazem parte de  um ardil, jogada política de baixo nível para tentar negociar e fugir à prisão, e ainda maior  desmoralização , ganhando algum respeito, criando medo nos inimigos , com a expectativa de poder ,etc. Lula da Silva quer uma “saída ” negociada e não a presidência. E se é isso, está  certo – seja o melhor caminho para ele .
           Eis aí o futuro de Lula – mas, salvar sua biografia, isto não conseguirá – poderá sujá-la mais ainda se (a) candidato (será ofendido, humilhado, analisado com lupa, etc .); (b) derrotado, estará em situação pior ainda que a anterior ; (c) vitorioso, cairá no quadro acima, fatalmente – não chegará ao final de seu mandato . Logo …
           Além disso, as outras frações neoliberais, ganhe ou não ,  não mais o admitirão  no centro de gravidade do poder neoliberal , no Brasil – é elemento sabidamente vingativo(cf. relatos de Tuma Jr., “Assassinato de Reputações”, em que usa a Polícia Federal contra  desafetos, tendo-a usado contra Tasso Jereissatti, senador,  ex-governador do Ceará) , fato conhecido das elites – elas sabem que ele , no poder, dará o “troco” a muitos , se tiver força para tal – e se não tiver, cairá logo. Assim …terá dificuldades até  na composição de forças para  ser eleito, e depois ( teria poder restrito pelas concessões que seria obrigado a fazer) mesmo que , hipoteticamente, tivesse  a preferência do Império , de quem tem sido fiel servidor – e fosse eleito. 
          Mas,  (1) ele próprio decidirá (com uma desculpa,etc.) não ser candidato ; (2) o Império o convencerá ou não o apoiará, pois arriscado demais em relação aos superlucros que pretende da província Braz$l , podendo ela , com LULA , entrar num caos, sob crise continuada ,  direção militar mesmo que temporária,etc. o que não lhe convém  – (3) – isto se Lula fosse novamente eleito.Neste caso, não contaria  com os apoios /prestígio popular de 2002 , muito  menos  com as outras condições .( Cf. II) . 
           De qualquer modo , (a) Lula será completamente desmoralizado ; ainda não o foi , porque está sendo poupado por parte da mídia(que deve ter informações que não temos ) e por ainda poder ser útil ao Império ; (b) o Império deve ter argumentos ($$$, atos abomináveis feitos por ele,  provas de traição ,gravações , etc.) mais  que suficientes para que ele obedeça a suas decisóes/ instruções  , e deverá convencê-lo a não ser candidato , ao menos a presidente (ajudará Lula , com limites , em algum acordo ou acordão como os antes citados, para livrá-lo e a outros de mais punições e desmoralização ); (c) os  atos atuais de Lula (destaque em pesquisas, ficar  a dizer que “irá fazer campanha”, que “será candidato “já, etc. )  visam conseguir uma saída política menos desonrosa, “pular fora da política” , tentar gozar a boa vida que sempre pretendeu , defender-se , no momento, e preservar o PT ou , ao menos , alguns petistas que ainda o defendem até hoje. 

    VI – O PT SOBREVIVERÁ

Quanto ao PT , com ou sem Lula da Silva, foi e pode ser útil ao Império e exercer um papel político de contenção , uma  “esquerda” moderadíssima de distribuição de “bolsas-família” , mentiras , etc.  Há uma memória passada, falsa, mas que ainda preserva Lula e o PT ,P-  e que demorará   a ser apagada , o que é normal.

          Então, mesmo sem Lula ( o que até facilitaria sua sobrevivência ) , o PT , com um “socialismo de brincadeira”, “esquerda de fancaria”, uma “esquerda brancaleone”, como aliás mais ou menos já tem feito  ,  isto é , sendo mais uma “esquerda” neoliberal que seja, nunca esta será inútil para o Império . 
       [A SAÍDA/PERDA DE LUTA PELO PT – Não tenham medo os petistas de ficarem “sem Lula”– após o baque inicial, de sua saída/aposentadoria/derrota final/etc.deverão recuperarem-se,  razoavelmente, frente aos “estragos” já feitos por ele, Lula /e cia(Dilma/;aliados) e pelos  outros estragos(denúncias) que virão. A ausência de Lula até lhes trará benefícios políticos, pois nele concentraram-se as maiores críticas, traições, acusações – por ser autoritário e centralizador(líder populista). O Império e seus aliados locais precisam de um “PT” neoliberal(bem escondido, claro, não se assustem, capaz de comportar berros à esquerda e máscaras. O Império entende isso muito bem, pouco se importa com gritinhos .), comportado, nos limites da legalidade, fiel oposição ao Imperador e aliados . E, afinal, o PT tem décadas de vida, não vale à pena destruí-lo – assim devem pensar os estrategistas  Império/oligarquias locais aliadas dele, os únicos capazed=s de enterrarem de vez esse partido ] . 
         Ainda mais , insista-se , tendo o PT todo um passado de décadas e certo número de  vereadores, deputados, prefeitos etc. – deverá o PT , pois, ser preservado, assim como outros partidos, inclusive o PC do B, por razões semelhantes, este seu papel em relação a pretensos ou iludidos comunistas assumidos , por  isso ser  do interesse do Império do Capital – estimular falsas  esquerdas , alimentá-las o suficiente para mantê-las controladas e comportadas . Devem ser – ”  A fiel oposição de Sua Majestade , A Rainha  ; digo, fiel Oposição do Grande Imperador Neoliberal  , do Império do Capital ” .

[ Óbvio, referimo-nos à corrente majoritária/aliadas  do PT, liderada  por Lula da Silva , pois consideramos que correntes minoritárias , que pretendam  real posição à esquerda, que existem no PT , com , por certo, inúmeros militantes “bem intencionados “, não conseguirão vencer a luta interna pela efetiva direção, sob Lula da Silva . Se a vencerem,  ou deixarem o  partido fundando outro, estarão “refundando”   outro PT -o que dá muito trabalho, anos de retrocesso.  Assim , sempre alguns quererão o “espólio” político  do “velho PT “,  pelas razões acima. Quanto aos outros , à esquerda, ficarão bem ao meio das dificuldades atuais em manter uma posição realmente à esquerda ( isto é, anti-capitalista , em primeiro lugar) , num país como o Brasil, entre outras  ] .

             Para Lula , trata-se ,pois, de garantida desmoralização  histórica e fim político certo  . Ele , se resolver prorrogar mais e mais a sua agonia política , pessoal , só piorará sua situação e a do PT ,  e será ainda  mais desmoralizado e fragilizado, politicamente , embora possa parecer, durante algum tempo,  ter algumas eventuais “melhorias”no ” ibope ” político – isto  além de sua presença prejudicar sempre mais o PT /aliados ,  atrás  dos quais  se esconde , e que, como assinalamos, deverá , mesmo com desfalques, e sem Lula , talvez permanecer “vivo” – fora a hipótese, difícil  , de ser logo atingido pela Justiça Eleitoral, ou , em outras palavras , pelo STF . Para o povo brasileiro, melhor que, mesmo envolvido em várias condenações, pelos crimes cometidos, possa ser candidato-0 – e derrotado, como com certeza o será . Assim seria espantado de vez até seu fantasma, ligado ao Império do Capital .
   (Única exceção – se o Império, via seus estrategistas , competentes, resolver novamente utilizá-lo e construir sua candidatura/2018 , forma de ganhar mais alguns anos e melhor aumentar o domínio/divisão do Braz$il já quebrado. Tal parece desnecessário e arriscado, uma farsa que ficará evidente, e que poderá voltar-se contra os feiticeiros imperiais. Além disso, o próprio Lula não deve desejar isso e nem parece ter condições psicológicas ou físicas para tal).
          De fato, o PT, como partido (entre outros) mereceria punição (provadas a corrupção e ilegalidades das quais participou ) , mas face à política corrupta de “conciliação brasileira” , tradicional,  que aqui prevalece há séculos , tudo indica que pouco se reformará (frente ao que o Brasil necessitaria – um “Novo Brasil”),  ou pouco se modificará, com ou sem Constituinte/ e uma nova  Constituição .
       Assim, o PT , muito menos, deverá ser mortalmente atingido – o que significa haverá sempre algum setor/grupo político , ou vários ,  que ficará(ão) nele , ainda que seja com talvez alguns escombros políticos  , e até se aproveitarão  disso para tomarem as direções partidárias e  irem adiante na política parlamentar brasileira . Esses, por certo,   não se preocupam com soberania nacional, esquerda,socialismo, independência , Brasil província ou não,etc.  – mas, apenas com poder ,cargos , prestígio, recursos financeiros .Estarão esses   , pois, dentro das “regras do jogo” de uma sociedade como a brasileira atual – e poderão terem  alguns êxitos.  E estarão militando, como nos últimos anos estiveram ,  e atualmente estão , embora alguns sem consciência disso(as bases,  em especial), no sentido dos interesses do Império .

____________________________________________________________________________________________

(Original não revisado, o que não impede o entendimento).

                      

Posts relacionados

Compartilhe Isto

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *