Quem Paga a Conta? Você!

Ago 19, 2017 por

Quem Paga a Conta? Você!

 QUEM PAGA A CONTA? VOCÊ !

          – Braz$l –  Quem será punido? Você também …Ora… –

*a  Província Braz$l , o Império do Capital, passado e  presente ; democratas e esquerdas ,  militantes e estudiosos  ; caminhos? ;  algo positivo no ocorrido  e no destrambelhado Estado , um dia brasileiro ? O que fazer ?*

 

                                                                                                (Redação)

******************************************************************

     EXTRA

   24/8/2017 -63 ANOS DA MORTE DE VARGAS –

        E A BIG MÍDIA IGNOROU ! 

 

    Getúlio Vargas suicidou-se , denunciando o imperialismo e exploração americana no Brasil .Sua morte(1954) evitou um golpe militar  , pois gerou emoção e reação popular.Em 1964, as mesmas forças políticas e militares, lideradas  por agentes estrangeiros/militares /empresários ligados a esses interesses  , conquistaram o Estado , antes brasileiro, derrubando pela força, João Goulart.( “1964- A conquista do Estado” Dreifuss, R.A., um clássico) .

    O que passamos ,hoje, deriva daí .O total silêncio a respeito atesta quem manda no Braz$l e quer contar/distorcer a verdadeira História .O Brasil , de lá para cá, dos golpes militares iniciais(1964/9)  à ” ditadura” , ao regime terrorista, à guerrilha incentivada pela CIA  e à  falsa democracia “relativa” , de Golbery/Império/ Geisel/Figueiredo, sempre na trilha neoliberal. A “democracia” , pós-1985, da anistia para torturadores e esquartejadores – e de “desaparecidos” para sempre . 

    E em todos esses  anos, ainda, as estranhas doenças e mortes de Costa e Silva e Tancredo, em momentos cruciais de nossa História  e depois as “administrações” antinacionais de Sarney, Collor,  FCC,Luladilmadirceu, Temer . Sempre na trilha apontada pelo Império , sob a direção das corporações multinacionais e o do capital financeiro internacional. Até chegarmos ao caos atual, após a farsa lulista , de  falsa esquerda,  prevista à direita pela CIA/2005 ( Cf.in  “A tapas e  pontapés” , de Mainard  D. ) e à esquerda , com ampla análise, por James Petras(2004) , entre outros . Uma transiçāo de Brasil a Braz$l Província .

    Getúlio , com toda a sua dubiedade , erros, conciliaçōes , nāo aviltou seu povo ao ponto dos antes referidos , ainda acusados de corrupção e crimes diversos, alguns condenados . De alguma maneira , resistiu, como Jango e outros , pagando um preço . Longe, muito longe , seja dos generais golpistas, que autorizaram assassinatos e genocídios , seja de políticos como Cunha,Lula,Temer ,Dilma, FHC  e tantos outros . Por isso, mesmo provada sua corrupção e outros ilícitos, muitos estão soltos, articulando , corrompendo, travando e enganando o Brasil.Alguns, tipo Lula, até recebendo homenagens .Enquanto Getúlio,  Marighella e Lamarca , “desaparecidos “, resistentes armados e tantos outros , morreram sob torturas ou tiros.

       [Se desejar , clique nos links abaixo e tenha maiores informações sobre as quedas de Getúlio/Jango ].

 

     Getúlio Vargas,Um Tiro No Imperialismo             JANGO , O FILME

  VARGAS / JANGO -DERRUBADOS PELO IMPÉRIO      

 

         

*******************************************************

         EX-PRESIDENTE EUA (Eisenhower, há décadas) :

     
  “Nosso objetivo …não é a conquista de territórios …nem a subjugação pela força …é mais sutil , mais penetrante e mais completo …Os meios  que empregaremos  são comumente chamados de ‘psicológicos ‘. A  guerra psicológica é a luta pela mente e a vontade dos homens .”( Blanche W.Cook, “The Declassified Eisenhower. In “Quem pagou a conta?”, Saunders F.S., Record, SP, 2008, p.167).

       

 UM  –   RELAÇÕES IMPÉRIO /

                          BRASIL : MUDANÇAS ?

       Como nos colocarmos frente aos acontecimentos brasileiros , e mundiais , a  mudarem a cada momento, no Brasil uma catástrofe – que não parece ter mostrado todas as suas faces ainda ? Como pensa  José  Honório Rodrigues ?  

      “Não considera  a função do historiador como a de um espectador, mas tampouco como a de um profetizador do futuro, como pretendia Antonio  Vieira, mas como um  participante desses acontecimentos, que revifica, por sua pena, não apenas como um dramatizado do passado , mas como um juiz e um militante , guiado pela preocupação da justiça , acima de tudo . Define-se sempre em face das ocorrências ou antes dentro delas, pois nos dá sempre a impressão de estar no meio dos combates, pois considera a vida como  uma luta contínua pelo aperfeiçoamento da humanidade”.(p.231,Tristão de Athayde , in “Encontros da Civilização Brasileira,”,nº15,RJ,1979,sobre”História da História do Brasil”,Nacional,SP,1979).

         As últimas ações do Império, quanto à Venezuela,  mostraram que sua estratégia e táticas principais continuam as mesmas. Repete  lá o que fez, por exemplo, no Brasil e outros  países  –  e considera as condições que tem para intervir direta  ou indiretamente. Depende do contexto ou da conjuntura – do país e internacional .O objetivo continua o mesmo – impedir independência, soberania, nacionalismo , em especial na América Latina ,quer à esquerda ou direita ,como lembrava Chomsky.(“Como entender o poder “) .

          O insuspeito Adolfo Pérez  Esquivel, Nobel da  Paz 1980,em defesa do governo venezuelano de Maduro,confirma as análises deste blog  :

         “Os Estados Unidos  vão fazer pressão, como vêm fazendo historicamente  em toda a América Latina. É o caso da invasão no Haiti, com Cuba e agora com a Venezuela –(…) Cada vez que  um pais quer exercer seu direito de autodeterminação, aí estão os Estados Unidos , sempre impedindo que se consolide  qualquer processo independente .(…)Um  dos últimos casos, e  o mais grave, foi a implantação de diversas ditaduras em todo o continente – (…) São momentos históricos distintos, mas  o conteúdo é o mesmo : privilegiaram um grupo poderoso de controle, para que retrocedam as conquistas sociais, culturais e  políticas. “(O Globo, 3-8-17)

O Brasil, por sua vez ,  submetido, dependente,  mostrou todo o seu servilismo – rápido endossando as sanções  imperiais  a um país ainda independente. Como o resto  da América Latina não endossou a proposta de ataque armado imperial direto ,com ocupação  de território possível , o Brasil/Temer/Ferreira  recuou. Não é preciso agora  executar mais  jogos  de cena , teatrais, a nível internacional, como o fazia nas administrações Lula e Dilma , que dependiam de enganar e confundir também à esquerda, pois daí tiravam votos  – e legitimidade, embora sempre enganando seus eleitores.

Agora, com outra  fração neoliberal política no  poder , esta assumida, o jogo ficou mais evidente. É  claro que houve mudanças, nessa  relação , Império/Brasil , através  do tempo , natural, nas últimas  décadas, embora não a ponto do que se chegou a  pensar – “Brasil potência”, ao menos média ; “Lula , o cara” , segundo Obama ; conquista de “substancial igualdade”,   afinal,  entre brasileiros ;efetiva “redistribuição de renda” ; Lula, o “verdadeiro líder das esquerdas”  ; Brasil “independente” da política americana , até apoiando Fidel, Chaves, BRICS, Morales ; Brasil , país em tal “desenvolvimento”,  que até financiando obras  em diversos países ; etc. Tudo falso,  meias verdades que  não se sustentavam.

Os fatos, reais, quanto ao Brasil,  depois de tanta desinformação, resumidos numa singela citação (e poderíamos trazer outras ), de Cristiana Lobo, insuspeita  comentarista política/Globonews  :

        “Hoje,  o governo é refém de corporações .(…) Está tudo fora de controle.“   (16/8/17)

Resultado de imagem para charge Quem Paga a Conta? Você!

   Como chegamos a  isso e à aparente apatia popular que vemos , em agosto de 2017 ? O país desestruturado,  com deficit de bilhões de reais  ; estados sem pagarem seus funcionários ;  tropas militares nas  ruas – para enfrentarem criminosos ; genocídios diversos em curso (em penitenciárias , hospitais,etc.) .

Pior – o Legislativo  dominado  por oligarquias  corruptas, Executivo protegido e em conluio com  elas , Justiça  leniente e politizada  dando cobertura  aos  demais poderes , a maioria dos  ministros indicados por aquelas  oligarquias.

(…)

**********************************************************************************************

 (**)(Por questões técnicas foram cortadas desta publicação as partes 2, 3,4, que não impedem o entendimento do restante. Poderão serem publicadas adiante.

*****************************************************************

                               

    CINCO – O CASO   BRASIL

 

                                                       

                                                       NÃO PAGUEMOS A CONTA !

 

         O povo só não pagará toda a conta da irresponsabilidade, traição nacional, crimes diversos, corrupção , fraudes , etc. , feitas , nos últimos anos , pelas mais altas autoridades brasileiras , em conluio umas com as outras, envolvendo poderes e instituições , se rápido organizar-se e dispor-se a lutar contra isso.

     Mesmo assim , ainda verá a impunidade grassar por instituições e  partidos, de todas as matizes  – a própria Justiça envolvida , responsável , no centro dos acontecimentos . Além disso, como temos defendido ,neste blog/site , persistirá uma influência determinante estrangeira , escondida, quase invisível, em tudo que aqui ocorreu e está ocorrendo  . A corrupção é , tradicionalmente, a principal arma (política ) a ser usada para substituir fuzis e metralhadoras, poupando  vidas e recursos dos dominadores de todos os tempos , por paradoxal que pareça poupando-lhes gastos militares e vidas . Serviços de informação, secretos, por isso,  corrompem , compram inimigos, cooptam- matam e sequestram, se indispensável.

           É ingenuidade, em nosso tempo,  supor que certos líderes como um Lula ou Temer ou Aécio (por sinal, sobre Lula  tem-se muitos dados) surgiram  ou cresceram  do “nada” , ou por algum mérito pessoal   – foram, como outros ,  “construídos “, com ilícitos, crimes , indignidades , corrupção, quando não  interesses estrangeiros . Só que , no caso deles , por circunstâncias e interesses determinados , tornaram–se sucessos políticos maiores , indo mais longe que outros  . ( Há algo aí , aliás, nesses casos particulares , que merece melhor  investigação)  . Trata-se de um predomínio social de ética,valores,moral , totalmente invertidos – egoístas ,desigualitários  , amorais mesmo.

        Todos  descumpriram tradicionais regras morais,éticas ,sociais – e ,afinal, jurídicas , com descaramento , zero dignidade – Cunha,Lula,Dilma ,Dirceu, Aécio,Temer e outros .Desprezo pela inteligência e dignidade humana dos brasileiros . Nenhum líder nacional desses  , hoje, merece ,pois, qualquer anistia ou compreensão ou leniência .Não importa se chamem-se Graça Forster, Gabrielli, Serra , Pimentel ou lá quem seja – punição rigorosa para todos, se infringiram as leis e na forma da Lei.

    PREJUÍZOS IRRECUPERÁVEIS

       E tal vale também para demais ministros a eles ligados  , procuradores, deputados, senadores quem quer que seja. Apoiar-se todos ( Moro, Bretas, procuradores, delegados ,etc.)  os que ajam nesse sentido de exigir punições , combater a impunidade , inclusive a daqueles a serviço direto do Império , escondidos sob a fachada de empresas multinacionais. Deram eles ao povo  brasileiro prejuízos de bilhões de reais – ou seja , ensejaram mortes , doenças , falta de saneamento básico, torturas , favelas .

Trata-se de criminosos da pior espécie , os mais  destrutivos , genocidas, de fato. É preciso, para enxergar isso, despir-nos de sentimentos e simpatias sem sentido  provocadas  pelas máscaras e disfarces que eles sempre usam , estelionatários políticos que são, mestres na arte do engano, da OCIDAS mentira,  profissionais dela  .

          Ah, isso irá prejudicar a “economia ?” Ora, que economia ? A que favorece ricaços e privilegiados e corruptos e interesses estrangeiros ? Porque a parte de interesse do povo brasileiro está abandonada , esquecida, aniquilada ,  há muito tempo. Prejudicar-se-ia  esse sistema econômico que está aí , o do Império , integrado a ele ? Ora, do outro lado , oposto, e sustentando-o, sofrendo, estão mais de 200 milhões de seres humanos explorados e humilhados – índios, negros, favelados, muitos excluídos socialmente .

Qual interesse deve prevalecer? Trata-se de uma economia e governo vigentes que protegem poucas fortunas milionárias,  criminosos de alto bordo , logo soltos – isso  se não beneficiá-los , em pouco, ainda mais , com uma “anistia pacificadora”, capaz  de livrá-los de mínima  punição.

  ASSASSINOS E GENOCIDAS

          Pesquisar, investigar, denunciar, punir a quem quer que seja. Um Collor , décadas depois, novamente envolvido em acusações, está aí, no Senado, circulando, cometendo novos ilícitos , segundo procuradores – exato como Maluf  e Jader e outros .Lula corre o país lépido e fagueiro. Gilmar Mendes solta uns e outros e  ninguém investiga as urnas eletrônicas, mesmo após as palavras contundentes, desmoralizantes para um governo e país, de Protógenes Queiroz (vide na aba deste site, you tube , gravação ),  que não têm o menor indício de falsidade. Muito ao contrário.

A impunidade está à nossa volta,  legalizada , estabelecida, parcialmente legitimada . Por tudo isso, o Braz$l que estamos  legando para nossos descendentes é uma evidente vergonha, sob qualquer ângulo que se analise – e só lhes trará problemas, sofrimentos , dívidas a serem pagas .

       Esses traidores do povo brasileiro , os que destruíram o país , acima referidos  nomes e fatos ( e quem deseje saber detalhes pode consultar dezenas de referências em outros artigos deste blog) , entre outros muitos, foram responsáveis , insista-se , por torturas em favelas e penitenciárias, mataram de fome e doenças e tiros muitos brasileiros  , em hospitais e ruas , inclusive crianças. Assim,  ainda encurtaram e encurtarão e prejudicarão as vidas de muitos durante longo tempo. Por quê? Apossaram-se do dinheiro e das vidas deles , milhares, milhões de pessoas   – e destruíram-nas, irresponsavelmente, com viagens de marajás, palacetes, jóias , piscinas grandiosas .

Trata-se de crimes que vão  além de uma única morte ou dano individual. E , até  agora , a grande maioria desses criminosos está impune . Até porque a legislação é falha , leniente nesses casos . Essa gente tem que pagar por tudo que fizeram . Mas , não pagará se não houver forte pressão popular organizada.

           DE COLÔNIA  A PROVÍNCIA OU PROTETORADO ?

      O que ocorre aqui, com o Brasil? Trata-se de um país dominado há décadas , integrado ao Império. BRAZ$L, hoje.

          Mas, tem  sido tão grande o processo de desinformação  jogado sobre os brasileiros , que eles tratam/pensam a atual realidade brasileira como algo diferente e mais adocicado do que realmente é . Não fica clara para  eles a real situação brasileira, dominada por corporações multinacionais e capital financeiro internacional. Isto , entre outras razões , porque continuam havendo , no país, forças militares , polícias, bandeiras, hinos,  eleições.

E cada brasileiro tem  que preocupar-se , antes da política , primeiro , com sua  sobrevivência, trabalho,  e família  . Há crise grave , mas, assim, fora  situação extrema,  tudo parece e vai parecer sempre  ” normal”, o de ” sempre” , embora não esteja . Difícil enxergar, quem míope , por exemplo, e sem óculos , além de vultos e figuras distorcidas e enevoadas .

          Pensa-se , pois, em geral,  que se trata só de questão de “conjuntura” econômica ou  política,  e não de estrutura ,que poderá ser mais ou  menos facilmente acertada. Não se percebe no país a ausência de soberania e independência nacional, o país amarrado  pela dívida pública, compromissos internacionais, ausência  de forças armadas capazes de garantirem  mínima independência ou tentativa nesse sentido , indústria nacional sólida, afirmada sobre produtos fundamentais, de moderna tecnologia  . Tudo controlado , de fato, de fora para dentro, por corporações multinacionais/capital financeiro .

Empresas nacionais falidas ou falindo, Luladilma deram-lhes últimos  golpes mortais .Com prejuízo de bilhões  de dólares , sem legitimidade para nada, Temer pretende privatizar a Eletrobrás , enquanto todos , inclusive PT , votam para manter a falta de transparência do BNDES , empréstimos em especial, que , no desgoverno Dilma , de má administração, alcançaram meio trilhão de reais . Até o famoso agro-negócio  – toda a distribuição  , transporte, sementes, adubos, etc. –controlado  por multinacionais. Nacional  mesmo quase só  os trabalhadores de campo, braçais,  e os motoristas das  transportadoras.

 ENFRENTANDO O INIMIGO INVISÍVEL ?    

 Resultado de imagem para charge Quem Paga a Conta? Você!

Não havendo uma dominação direta estrangeira nítida (Wood, E . ,quanto às novas faces do Império do Capital e suas táticas , cf. Arts.anteriores ) , ou seja , uma  presença  evidente estrangeira , tal como bandeiras  de outro país, por exemplo, parece , parece um delírio enxergar uma real dominação , que de fato existe – mas  é “invisível” ao olhar comum , está sempre mascarada .( Wood,E. ,”Império…) .

Agora, além do interesse dos estados estrangeiros  atuarem “invisíveis”, o que  ocorre  há muito, continuam sempre e ainda atuando, também invisíveis,   e com direito a vida e  morte de cidadãos , de fato , fora da Lei , os serviços  secretos estrangeiros( de alta qualidade, tipo CIA )  , além de seus auxiliares locais , daqui , agentes  formados  por cursos no exterior ou mesmo no Brasil –   os serviços secretos nacionais .

Eles vêm ganhando , de décadas para cá, um papel político cada vez  mais relevante –  e destrutivo, impeditivo de mudanças e reformas , nem se fale em rupturas . Não podem ser ignorados, pois,  ao debater-se democracia e lutas democráticas.

Têm os democratas e partidos e movimentos a noção do peso político deles e prejuízos que causam à democracia? 

Ora , como poderiam  partidos democráticos (legais) , ou seus militantes à esquerda, quererem modificar algo na sociedade quando enfrentam, em sentido contrário, além do Estado, ligado sempre , em geral, às forças conservadoras dominantes , também milhares de inimigos “invisíveis”, e “fora da lei”, a que obedecem os cidadãos comuns( serviços secretos locais e estrangeiros ) ?

 Todos “ilegais”,na essência, não transparentes , com objetivos opostos, sempre infiltrando os adversários , corrompendo-os , cooptando novos agentes ,dividindo, conspirando quando não matando, sequestrando, envenenando, em todos os sentidos ,político e de fato, , realmente . [ Cf.”Diário da CIA” , Agee,P.  e outras fontes , já na década 70 (?!),Atenção – e de lá para cá, sempre com vitórias do Império?  ] .

     SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO – ANTIDEMOCRACIA

        Uma das lutas  fundamentais de todos os  democratas , empenhados em mudanças políticas e sociais , ou correção de rumos políticos, em um país como o Brasil, em especial, ou em outros também , deveria ser reivindicar a completa transparência de todos os agentes do estado – inclusive os secretos . Transparência .

Se não, sempre se estará jogando um “jogo”político, em que  “cegos” enfrentam quem  pode enxergar , e têm ainda o Estado a seu lado , ou seja –  um lado em completa desvantagem( sendo “infiltrado”por falsos adeptos , tendo os seus mortos, feridos, vítimas de ardis diversos, sem sequer terem noção disso )   –envolvido numa  luta que , provável ,  jamais poderá   vencer , isto é, nunca poderá ser vencida pelos que buscam mudanças ( pois estes enfrentam o Estado, suas autoridades , com direito a uso da coerção legalizada, leis, Justiça ,  e  mais + seus serviços secretos , em muitos casos agindo totalmente “fora da lei” , ou seja , fora de qualquer controle democrático ou transparência)  .

  DEMOCRACIA PARA TODOS  

Ou isso, ou , então , em sentido contrário, caberia reivindicar que não sejam punidos partidos ou grupos , ou pessoas , ou seja , permitidos,livremente,  partidos, grupos, facções , frações políticas , etc. Isto é,  sem qualquer registro , não legais, não registrados seus objetivos, nem organização, como faz qualquer cidadão ao andar nas ruas ou conversar nas praças ( problema do Estado o controle legal desses comportamentos , em princípio prrmitidos  – todos em igual situação perante  a Lei , submetidos às mesmas normas  – igualando-se então melhor essa situação de disputa entre desiguais –  antidemocrática . Além disso, todos os agentes estatais obrigados à transparência – verbas,salários,pagamentos, horários de trabalho, extras,etc. – transparentes . Não poderiam ter dupla identidade, falsas residências, etc.

E atenção – há serviços , desse tipo, como a CIA e outros , nessas condições, insista-se , que ainda sequestram, matam, torturam – sempre  fora  de controle da Lei  e ainda legitimados a tal ponto que exibem seus crimes em filmes e tvs.( Exemplo- seriados, filmes sobre a CIA ,caso de ” A hora mais escura” , assassinato de Bin  Laden,etc. ). Tais filmes parecem visar legitimar , mundialmente tal tipo de ação , que seria pela defesa da liberdade, ordem,democracia – infringindo desde logo diversos direitos humanos , aproveitando-se da indignação coletiva contra terroristas ,por exemplo.

   A DEMOCRACIA DOS SERVIÇOS SECRETOS?

Que democracia é essa ? Que respeito aos direitos humanos é esse? Como construir  alguma  “democracia” com milhões de pessoas circulando ,nessas condições, acima das leis  ,  livremente , inclusive estrangeiros , em países que têm interesses em explorar e dominar? Como minorias , nessa situação, podem expor ,lutar livremente por suas crenças políticas?  Uns públicos, outros clandestinos? Isso é “paridade de armas”? 

Óbvio ? Mas, por que , entāo, nāo se vêem democratas e esquerdas levantarem  tais questões e , ainda por cima , atuarem  todos “transparentes” , mostrando  as “cartas”, planos, trunfos , aos adversários ,enquanto  estes  escondem as suas?  Que jogo é esse? Um falso jogo democrático , com um lado  exibindo-se e expondo-se , o outro escondido (em boa parte, a mais perigosa) e com apenas pequena parte pública ? Uma luta , evidente , falsamente democrática , por mudanças sociais . De vitória quase impossível.

Este seria um primeiro ponto a debater se fala-se a sério em “democracia” ,entre outros . Não dá para entender tamanha  discrepância de forças em que “jogo” seja – muito menos no político . Ou trata-se de ignorância máxima popular a respeito  , face a manipulações da opinião pública e dos próprios interessados  em política – não  idiotas, no significado original grego – ; ou partes de uma velha acomodação farsesca – ou seja , no fundo , em essência, falsos opositores satisfeitos com essas”regras do jogo” .

   COM ESSES “SERVIÇOS”,  HÁ  DEMOCRACIA ? 

Opositores satisfeitos ou acomodados ? Por quê? Por receberem vantagens ,benesses, jogando para(em essência)talvez perderem (mas ganhando mandatos parlamentares ,  ,privilégios,verbas,apartamentos etc.), a favor do regime político e sistema vigentes , conscientes ou não disso.

De fato , eles conformados com apenas  pequenas “vitórias” e mudanças políticas e sociais  , em certos limites, até permitidas pelas conservadoras elites preponderantes, e por  seus  próprios adversários de  momento. Estariam , assim, contribuindo para “amenizar” as agruras do regime/sistema .Este seu consciente papel ou armadilha em que acabam por cair , embora pensando de fato em mudar algo , políticamente?

Interessante tática imperial de conquista de mentes via propaganda,ardis , inteligência,cooptação indireta.Uma “armadilha democrática” montada , altamente eficiente com o avanço (até em tecnologia ) da organização dos serviços secretos ( e de informação) nas últimas décadas( gravadores possantes, disfarçados , filmes à distância , controle de correspondência, câmeras,etc.) .

        PASSADO  E PRESENTE TENEBROSOS

 Resultado de imagem para charge Quem Paga a Conta? Você!

O Brasil passa da dominação portuguesa para a inglesa  e depois americana . Alguns episódios da História mostram bem isso – e daí tem-se que tirar consequências.

        Veja-se  o episódio da Guerra  do Paraguai  –

        “Que o Brasil, Argentina e  o Uruguai  foram instrumentos do imperial  britânico, na  Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, ninguém mais discute.” (…) não  há nada  que  possa justificar a ordem que o Conde , no comando do exército imperial,  deu para que se  incendiasse o hospital de feridos de Peribebuy,  com os pacientes em seu interior . “

             

              E adiante –

                “…o exército brasileiro  , sob  o comando do Conde D’Eu massacrou crianças de até oito anos. (…) …”as crianças de seis a oito anos , no calor da batalha, apavoradas, agarravam-se às pernas dos soldados brasileiros, chorando, pedindo que  não as matassem. E eram degoladas no ato.” (…)…”o Conde D’Eu mandou incendiar a  macega – no braseiro, viam-se crianças feridas correr até caírem vítimas das  chamas “(p.158). “(Julio J.  Chiavenatto, “Genocídio  Americano : A  guerra do Paraguai”,  SP, Brasiliense, 1979). (Comentário de Miguel Tellar, “in” “Encontros com a C.Brasileira”, RJ , 1979,  p.205/6).

      Aí o imperialismo inglês , dirigindo o Brasil, brasileiros  – e as oligarquias dominantes  servindo fielmente aos interesses estrangeiros. Independência anterior ?   

Imagem relacionada

           “A diferença essencial  entre a independência dos Estados Unidos  , do México, de toda a América Espanhola , do Haiti  francês e a do Brasil  é que só  o Brasil pagou aos seus antigos senhores.

Uma  vergonha sem igual na história da América , praticada  por D.Pedro e seus serviçais  ministros, aqueles que promoveram a contra-revolução , enquanto José Bonifácio sofria no exílio por ter sido sempre íntegro, independente, corajoso, culto, consciente  e nacionalista “ . (J.H.Rodrigues, “Independência :Revolução e Contra-revolução – as Forças  Armadas ”, Francisco  Alves,  RJ, 1975, p.288).  

          Quer dizer , bem depois da” independência” continuaram  os brasileiros até morrendo  para defender os interesses –  da Inglaterra , na Guerra do Paraguai.

        Em 1964 , é dado aqui um primeiro golpe originado,  claramente, nos interesses  do Império Americano  , como abordado em vários arts. neste site . Estranhas  lutas armadas depois , tudo indica que incentivadas por ele , que continuaram na década  70 .Como procederam os dirigentes  brasileiros, as elites oligárquicas locais  ? Nos mesmos moldes, mais ou menos,  que  na guerra do Paraguai  –

com um Império   por trás,  antes inglês, agora americano, dando-lhes  respaldo

uma violência e covardia inauditas : cortando gargantas  de prisioneiros indefesos  , assassinando estudantes já rendidos , esquartejando adversários, etc.( Morais, T. e outro, “A guerra do  Araguaia”,dando nomes e dados; Gaspari, “As ilusões…” idem ,entre outros ; essas ações foram autorizadas , como outras antes descritas, pelas mais altas autoridades do país. Como na “Guerra do Paraguai”, em que conhece-se cartas e despachos. Ib.).

                  Para se  ter um cálculo do cinismo sempre vigente  nas plagas brasileiras , desde décadas (cf. o atual no  art. “Cinismo e  Tragédia …”), veja-se a “campanha para o ouro do Brasil”, desencadeada logo após a derrubada de  Goulart. (1964) .Ora, sabido era que no grupo dirigente local , ligado aos  estrangeiros, pontificavam alguns do maiores ricaços do país, precisamente as oligarquias antes tão citadas – via IPES   , em especial , e outros órgãos  a ele ligados, caso do  famoso IBAD, com ligações com o Império, muitos militares participantes tendo estudado lá , vários deles assumindo importantes postos  no Brasil, caso de  Golbery e  Figueiredo e outros  ,  por exemplo. (A lista de bilionários pode  ser encontrada em “1964 – A conquista do Estado “, de R.A.Dreifuss).

             Vejam o cinismo de nossas oligarquias  :

       “A campanha Ouro para o  Bem do Brasil, que em São Paulo arrecadou mais de  500 quilos der ouro  e meio bilhão de cruzeiros ,  será  instalada amanhã  (1ºde  junho), às 18 horas, na Cinelândia , em solenidade presidida  pelo governador em exercício, senhor  Rafael de  Almeida Magalhães “.( Anúncio da época .In, Japiassu, M. “Quando alegre partiste – Melodrama de um delirante  golpe  militar”, Francis, SP,2004,p.203).

        Quem colaborou com tal absurda campanha – o povo pobre, levado  pela Igreja e outras instituições . Passeatas pró-golpe e outros atos foram todos financiados , provadamente, por dólares do Império .(Ob.cit. entre várias outras ).

  BRASIL PRESENTE, COERENTE COM O PASSADO

Se antes  mencionados recortes do passado, que mostram uma não ruptura com os interesses dessas oligarquias e seus aliados estrangeiros, os verdadeiros “donos do poder “, desde a colonização portuguesa, os brasileiros tendo  sempre abortados planos de independência e  soberania nacional , o que  caracteriza o presente senão uma  não ruptura com esse passado vergonhoso ?

Hoje. Um Estado Frankenstein e um  país cheio de absurdos diários, para os quais o povo  e elites parecem  nem mais ligar ou prestar muita atenção, muito  menos analisar, acostumados(?!) – como se tratasse  mesmo de um país de  idiotas (que,  aliás, originalmente, em grego, tem significado de ausentes de participação  política ). Gilmar Mendes, ministro do STF, o mais alto tribunal do país, afirma que  o STF, tribunal citado,  cedeu “às loucuras de  Janot”, o procurador geral da República .(2-8-17).(?!)

Um ex-ministro da Previdência, Roberto Brant, falando sobre as reformas, que chamamos “reforminhas”, parece concordar conosco :

   “O sistema político brasileiro foi desenhado para  se autoperpetuar.  (…)As regras vão trazer pessoas parecidas com as que  estão aí.O  sistema não permite a revascularização das instituições  políticas. “(l-8-17)

                 Quanto a ignorar-se, solenemente, os  possíveis crimes do Presidente Temer  (acusações a  ele , com vídeo) , um jornalista explica:

                  “O problema é a  Constituição. Ela dá  ao presidente da  República uma blindagem exagerada. Mesmo se existisse um vídeo(periciado) do titular estuprando e estripando uma criancinha durante seu mandato, ele só poderia ser processado por isso se 2/3dos deputados autorizassem o STF a dar  início à ação penal”.( H.Schwartsman , FSP-4-8-17). O que seria quase impossível” – conclui.

Resultado de imagem para charge Quem Paga a Conta? Você!

Fatos . No Jacarezinho, moradores  passam horas esperando para  subir o morro,  face aos tiroteios , cansados, depois do trabalho.(15-8-017) . No Rio, 843 comunidades estão dominadas pelo tráfico de tóxicos (16-8).Boates tradicionais, de décadas , fecham as  portas  em Copacabana, zona turística.(15-8).

Um Juiz é preso dirigindo carro de alto luxo de um empresário então preso(Eike Batista) .Alega problemas psicológicos. Imagine-se  o que não fez em outros casos. O próprio jornal O GLOBO, sabidamente conservador, conclui em editorial- “Reforma tende a  manter tudo na mesma “(16-8/17). Um advogado acusa um desembargador , em pleno tribunal, de tê-lo procurado para negociar seu voto por R$700 mil “(5-8-17).

         Outro  analista político explica:

          “Fica , Temer é o desejo oculto de Lula. A bandeira farsesca do “Fora, Temer” destina-se exclusivamente, a consumo  eleitoral. O  PT e seus aliados garantiram quorum à sessão de salvação do presidente. Preservando Temer, o condottieri petista assegura para si mesmo o cenário mais favorável na disputa de 2018”(FSP-5-8-17)

  E conclui adiante –

           “Nossa elite política separou-se , em conjunto, do interesse  público. A  crise que produziu o impeachment prossegue no governo Temer. Sob o signo da Lava Jato, vivemos o ocaso da Nova República “. (Id.)

           Análise que coincide, neste particular ,   com a já publicada  neste  blog.

Ladrões estão roubando até pacientes em fila de hospital , no Rio. Um  procurador afirma que a “Lava-Jato” está sendo sufocada (Deltan Dallagnol), no que está certo – e também já anotamos. No Rio, “Medo, o sentimento que abala a cidade “(manchete, OG , 30-7). E por aí se vai . A  analista de economia, Miriam Leitão,  experiente, menciona ,até  2020, um deficit fiscal de  850 bilhões de reais . O Financial Times vê “declínios surpreendentes no Brasil”.(FSP,21-7-17).

CONSTRUTORES DO “BRASIL MODERNO”

  Lula da Silva/2017 ,candidato a Presidente de novo(2017),  age e fala como se nāo tivesse nada a ver com a crítica situaçāo brasileira , depois de 16 anos no poder estatal , e mais de 40 anos influenciando ,de forma importante, a política nacional  (inclusive desde como deputado federal , e depois o lulopetismo com prefeituras,vereadores , centenas de deputados,governos,etc.; e afinal já no governo federal ) .

Isso durante décadas,  junto com seus amigos José Dirceu, Delfim Netto( seu conselheiro ,há muitos anos), Romeu Tuma( velho amigo, já falecido, durante anos , desde os tempos do DOPS/SP/70 ) ,Dilma ,Delcídio Amaral( seu líder,confidente) , Paulo Maluf , Delúbio, Eike Batista , Meirelles , a turma da AFL/CIO (dirigentes ,  federação de trabalhadores /EUA , onde recebeu cursos ) , entre muitos outros .  Pois bem – agora  , com aquele descaramento insuperável, “cara de lata” e não de “pau” “, um crítico, sem qualquer autocrítica, diz que o Brasil –

 ” Não nasceu para ser a merda que ele é.”

( FSP, 20-8-2017) .

Ora, tendo sido ele e Dilma os últimos governantes eleitos, diretamente, e tendo estado todos  eles juntos por décadas , estranho e ofensivo o que diz .Primeiro, porque é o  maior ou um dos maiores responsáveis pela atual situação brasileira ; portanto, o autor dela , ou um deles , ao menos , ativo participante e dirigente ;

segundo , porque fora “coisas que ele bem conhece” , e das quais participou [e aí temos que acreditar nele –  como Copa/14 , Olimpíadas 16, estádios superfaturados( com Cabral ,PMDB, Paes) , palestras elogiosas para militares, o próprio PT e aliados,  financiamentos fabulosos do BNDES , a juros  subsidiados , ” mensalão” , “petrolão” ,sítios e coberturas, etc.) ] – nem tudo no Brasil é uma” merda” ,como menciona Lula .  ( Há famílias ,empresas ,pessoas,movimentos ,ONGs , música, arquitetura, literatura,líderes  não  “vitoriosos”(?!) como ele , mas derrotados sem tornarem-se amorais corruptos ,etc.) ; terceiro, porque não se pode  debater com/contra palavrões , e suas desculpas não o eximem por agir assim , o que faz há muito tempo..

Preferimos , aos conhecidos palavrōes lulistas , análises, reflexões, debates , auto-revisão de posições , como acima e abaixo  .

Em suma .

De conciliação em conciliação espúria , construímos aqui ,plagas brasileiras, não uma Nação soberana e independente , mas  um aborto histórico , tendo como parteiros  Impérios, gerando afinal um aleijão jurídico-político pseudo-republicano ;  sempre deformado, doentio , superexplorador do povo e agressor dele , mesmo disfarçado , algum dia , afinal, iria ser percebido por todos como realmente é ,  à luz do sol  , não mais podendo continuar  escondido  pelo antigo cinismo, máscaras , poses , mentiras cada vez mais evidentes  .

Seu nome original , todos sabemos  – Brasil . Hoje, Braz$l .

      ************************************************************************************        

(…) 

   SEIS – PROBLEMAS/SAÍDAS -QUAIS ?

          Quem pagará as contas ? Quem será  punido ? Quando e como ?Existem  caminhos  ?

        A intervenção popular é indispensável para a mudança do quadro político – e daí o econômico. O econômico, com a direção nas mãos do Império, aliás como o Estado, não mudará sem mudanças políticas. E elas não ocorrerão sem intervenção popular – que dependerá de organização, mobilização, consciência política . Por isso, a desinformação e contrainformação  crescentes têm jogado um papel.

Numa situação fora do controle  popular mínimo, a consciência justa popular tem um papel . Impedi-la tem sido e é tarefa importante para o Império e  seus aliados mascarados, inclusive  à esquerda. Manipulando Lula, CUT, sindicatos e outros, ele tem feito isso com maestria, há longo tempo. Basta ver a situação do Brasil, com todo o potencial que teve , um dia . 

Resultado de imagem para charge Quem Paga a Conta? Você!

Quanto às contas , tudo está sendo feito no sentido que o próprio povo as pague bilhões de prejuízo desde Pasadena(Dilma, diretamente)  a “investimentos ” nos filhos de Lula , empréstimos “fajutos”, propinas, fraudes , etc. –  envolvendo dezenas de políticos, centenas de pessoas.

Corruptos , sob acusações diversas. Não querem serem punidos, muito menos pagarem os prejuízos – adiar punições,colher interpretações jurídicas que  facilitem as não punições de acusados , prescrições, etc. – estes os objetivos deles  .

Nada  de acabar com o foro privilegiado ; sim, fazer pressão política paralela sobre políticos para que legislem contra e aumentem ataques à “lava jato”( investigações, Judtiça,Moro, Polícia Federal ,procuradores ,etc.) ; produzir  lamentos públicos quanto ao prejuízo das grandes empresas ; deixar correr o tempo, para dificultar investigações .

Nesse sentido,  trabalham – membros do Governo Federal , direção da Câmara , Senado, parlamentares diversos , inclusive da Oposição( ligados a Lula , um dos líderes desse esquema ,por óbvios motivos), alguns membros mais ousados  do Judiciário, presidentes de instituições como o BNDES – todos se manifestando no mesmo sentido, do jeito que podem, além das defesas de todos os acusados .

Resumo.Uma força política conservadora e neoliberal, oligárquica, imensa e diversificada , envolvendo uma frente  de diversas frações  – afinal, há mais de cem deputados acusados de ilícitos diversos , de diferentes partidos e frações políticas predominantes . Uma forte  frente conservadora , recomposta depois de superados os maiores traumas do impeachmentNde Dilma , visando conter a avalanche reformadora e punitiva gerada pela ” lava jato” e identificação de bolsões interligados  de corrupção estatal .( Já analisada e prevista em artigos anteriores) .

A intenção agora desses setores no poder  parece ser realizar apenas mini-reformas, eleições em 2018, promover mais  uma  daquelas conciliações oligárquicas anti-povo ,antes expostas neste blog(arts. anteriores), bem analisadas por J.H.Rodrigues.( Cf.arts.anteriores) .

Vários comentaristas políticos , alguns dos mais respeitados  de  nossa big mídia, nesse caso, têm   análises no mesmo sentido, já  analisado neste site. Por exemplo, Merval Pereira  resume –

     “O Ministro Gilmar Mendes já anunciou que , na primeira  oportunidade,  mudará seu voto , invertendo o placar do julgamento , e , do ponto de vista dos procuradores da Lava-Jato e  de Moro ,revertendo uma decisão que tem sido fundamental para combater a impunidade , impedindo que os recursos sucessivos evitem a prisão de  um condenado e, muitas  vezes, provoquem a prescrição da pena pela demora na Justiça em tomar uma decisão definitiva. “(coluna OG, 16-8-17).

             Os procuradores Carlos Fernando Lima e Diogo Mattos também sintetizaram o que ocorre é é previsto  –

          “Uma coisa, contudo, é certa. Se houver mesmo a mudança de entendimento do STF,nenhum réu condenado na Lava-Jato,seja Lula, seja Cunha , seja lá quem for,  mesmo confirmada a sentença de Sérgio Moro  pelo TRF-4  de Porto Alegre, cumprirá pena . A  impunidade vai prevaleceu“.(OG, 17-8-17).

     A SAÍDA ELEITORAL

      Eleições , no sistema político atual  , não trazem maiores modificações, fora a troca de homens –  geralmente com os  mesmos “tipos” políticos , gênero,representando o “mesmo “(programa neoliberal ) via apoio/ financiamento de instituições  estrangeiras, caso  da antiga maioria parlamentar  de FHC e depois de  Luladilma ( atenção -muitas vezes uns até  parentes dos outros) . Exato a “estabilidade” , ” a “governabilidade”  que levou o Brasil à crise atual. Já  defendemos , em outros artigos, que só uma Constituinte, e independente, poderia propiciar certa  mudança política  – e maior politização e reflexão sobre os problemas brasileiros. Adiante tal tese será melhor examinada  – há outra melhor?

Mas, óbvio, as  elites oligárquicas e  o Império não a querem – têm medo da politização do povo em geral. Querem “reforminhas” de pouco risco , sem maiores problemas ou debates , muito menos crises. De fato, eleições ainda que diretas , envolvem  um desvio de fato , e psicológico, em direção só de disputa individual ,antes que partidária , disputa de votos , para certos nomes – reflitamos , conquista de votos/mais interesses , nomeações, assessorias , benefícios ; são votos no sentido de  conquistar uma maioria ou minoria  de representantes exato “do que está aí” – isto é, em essência representantes do Império, de um programa neoliberal anti-nacional, recheado de vícios políticos antigos , da velha corrupção.

         CONSTITUINTE OU “ELEIÇÕES DIRETAS” ?

        Pior. Após as eleições esses parlamentares estarão até mais legitimados. Com fundos públicos, irônicamente, serão legitimados os corruptos que causaram toda essa desgraça nacional,  e esperam julgamentos sempre adiados , com reeleição paga pelo povo, e ainda eleitos/reeleitos  com o dinheiro arrancado a mais …do próprio povo, antes assaltado … por eles mesmos . Pensem. Embora resumido em linguagem simples, popular, trata-se disso mesmo. O que ganharão os que opõem-se a isso, querem maiores mudanças, politização popular , debates , democracia mais efetiva ? Algum aumento da consciência popular, algo bem relativo face às desvantagens antes referidas – pouco tempo na tv, debates dirigidos a candidatos visando só eleições , logo  em seguida,  legitimação maior de acusados de crimes ., etc.
      Já uma Constituinte independente implicaria em eleições fora do “normal”-  pois ela apenas trataria da reorganização constitucional do país – e de mudanças mesmo , bem maiores . Por isso, as elites oligárquicas já mudaram de assunto e nem querem ouvir tal – Constituinte, muito menos independente. Finalmente, saídas como “voto nulo” e outras desse tipo jamais apresentaram bons resultados, apenas auxiliaram os conservadores a mais facilmente elegerem seus candidatos – e depois atuarem com verbas públicas, gabinetes , funcionários, mais e melhor ainda – contra os interesses populares. Além disso, sem big mídia oficial para defender tais propostas, elas se tornam até ignoradas pelas grandes massas populares. 

      De  qualquer modo, se essa saída ( Constituinte ) não é solução de  problemas  nacionais, é uma questão já posta , por eminentes  intelectuais  , viável, momentânea , como as eleições diretas , mas popularmente bem mais benéfica aos interesses populares do que simples eleições .Quanto a estas , posta uma única candidatura declarada –  Lula, mais do mesmo e pior,um engodo , como mostramos antes(  e  traremos novos dados, desde que questão posta na ordem do dia )  .

        Dentre as primeiras candidaturas a analisar (Bolsonaro, Marina, Ciro Gomes, Alckmin , Dória , etc .) surge, na frente , definida , a de  Lula – a única de fato posta ,  diretamente  assumida pelo próprio , que  jura ser candidato. Justamente também o único condenado pela  Justiça e respondendo a mais cinco processos, podendo ainda ter outras condenações , antes das eleições .

Evidente que usa sua  candidatura para gerar desconforto aos adversários , defender-se (politicamente) de seus crimes , criar crise e incômodo para uma administração Temer (ilegal e  ilegítima). Trata-se ainda de confissão que cometeu mesmo crimes e acha que será condenado. A desculpa -” perseguição política” . A mesma, aliás,  de Temer,Cunha , Dilma , Aécio, todos os acusados  . Em suma – uma ” injustiça ” insuportável .

          EXEMPLOS DE CORRUPÇÃO E TRAIÇÃO

          Mesmo eleições , diretas apenas,  ou luta por uma Constituinte,  implicarão em debates – democráticos . Isto será difícil , com os lulistas, à direita,  de fato, mentindo e fingindo de esquerda, exibindo obras e benefícios populares que , em maioria, não fizeram,mnem trouxeram. Terão  que serem  desmoralizados , mesmo gritando dsesperados. Antes de tudo , porque tratam-se alguns , como o próprio Lula , de elitistas , gastando milhões com advogados, tomando vinhos caros, discutindo belos sítios com lagos  e piscinas e coberturas de 400 m2  como se fossem pobres ,desprezíveis imóveis  ( ele teve , nesse sentido , com um dos  destruidores do RJ, Eduardo Paes, diálogos” admiráveis”; Cf.) .

Não podem sequer admitir isso, nem fazem ou farão qualquer autocrítica. São  desrespeitadores de qualquer tradição à esquerda.( Forma  de falar, coerência ,simplicidade de vida , debates ordenados , como bem lembrou Cristóvão Buarque)  .Não entendem nada disso, seus valores são outros, como Lula , além de sindicalistas , já defendeu, publicamente .

          Nenhum deles tem a vida, P.e.,  de um Bukharin, e já no poder – calor humano, respeito, vida espartana , quase um frade , sempre num “incansável trabalho…” e tido como o “melhor teórico “…(Cf. ” Os últimos anos …,de Medvedev,R.). Ao contrário, vivem em ricas casas, usam, dia a dia, mentiras deslavadas, ternos franceses , tomam vinhos caros . Nada a ver com as esquerdas .

     Muitos queriam , e querem, como Lula, só a ascensão social – e até foram além do pretendido. Todos sabemos das qualidades deles  – corrupção sem limites , trair o país, o povo brasileiro, receber propinas , $$$. Assim se destacaram e estão dirigindo todos os escalões do Estado, além de sindicatos e do que restou dos movimentos sociais autênticos  , fora as exceções de sempre.

         O primeiro candidato a presidente/18 , assumido( Lula),   que tenta ter protagonismo  principal,  significa – mais confusão e  divisão , entre as forças  democráticas e à esquerda, não qualquer sequer politização do povo. Não tem propostas,projeto,nada – só obviedades e conversa furada para enganar idiotas, ignorantes ou produzir alguns narrativa, ainda que absurda m para militantes profissionais( ou beneficiados com verbas,etc.)  dos partidos que o apoiam.

       O estrago só não será maior se as esquerdas verdadeiras  denunciarem , com firmeza , sua práxis  de direita , há décadas ( fácil mostrar , p.e., que é e só foi contra a “ditadura” depois que  Golbery/ Geisel/CIA também o foram , por ser do interesse do Império- Cf. outros arts.)  .E atestar /mostrar seu comportamento de extrema-direita, como o fez James Petras,  em 2003/4 . ( Em seu livro , ” Brasil- Lula Ano Zero” , e muitos artigos , há dezenas de provas quanto à política à direita , de traição popular, de Lula, e respostas aos falsos ” benefícios” que teria trazido para o povo brasileiro .Neste blog, muitos outros argumentos; cf.) .

Lembrar sempre. Ora , no seu ” governo” o Brasil já tinha  até  tropas no Haiti, antes invadido  pelos EUA .

     DIFÍCIL DEBATER COM NEOFASCISTAS

       Precisará , todavia , haver coragem e firmeza à esquerda . Sem medo de  massas lulistas manipuladas há décadas ( ao fundo,  pelo Império) , e , de outro lado, sem falsas esperanças de trazer,  para a real esquerda , uma oposição lulopetista,  de fato neoliberal,alinhada ao Império ; em resumo  , uma massa de burocratas lulistas – profissionais, isto é, pagos pelas direções petistas/ CUT(deputados,governadores, vereadores,prefeitos , etc.) .( Fora o conhecido esquema de corrupção, que não sabemos a que ponto persiste funcionando .Na tal caravana nordestina havia , provadamente ,  participantes pagos e com lanches  e ônibus grátis ( Cf., há vídeos) .

  [ Militantes, lideranças lulistas. A maior parte , se não parlamentares, funcionários, assalariados ,beneficiados pelo lulismo  , via Estado corrompido , durante décadas e , ainda hoje,  por fisiologismo, nomeações, verbas,  governos/deputados/ governadores diversos petistas -tal massa atinge milhões de pessoas, contando com suas famílias,etc. Não irão mudar de ideias políticas  – facilmente . O “bolso” as algema ao lulismo e as torna prisioneiras dele ]  .

          Não pode haver esperança maior de, com concessões políticas, teóricas, ou programáticas , cooptá-los . De fato, não se preocupam com nada disso. O que lhes influencia mesmo, em esência ,  é o ” bolso” / recursos financeiros .

          Trata-se de grave questão, e crucial – porque sem superar o ” lulismo” neoliberal , o líder pelego neoliberal populista , talvez o primeiro do mundo, não se dará um passo , no Brasil, nem se diga à esquerda , mas sequer no sentido de reformas estruturais democráticas. Poderá Lula até concordar com certos programas , mas  , nunca cumpriu compromissos, sequer quando eleito em 2002, e com seu próprio partido e povo brasileiro.Segue ,fielmente , programa neoliberal estrangeiro).

     Talvez concorde  Lula em dar falsos e pequenos passos à esquerda , empurrado  – mas só fará , de fato, o que interessar ao Império, que sempre o apoiou e  deu-lhe a logística necessária para chegar aonde chegou.(Cf. arts., inúmeros dados ).

        O “lulismo” é um velho trunfo do Império, calo no sapato das esquerdas , que as impediu/impede e impedirá de andar e , nem pensar,  muito menos correr – politicamente  .

Isto está provado por mais de 30 anos de engodo, oportunismo, vigarices , ardis dele , Lula, sem pé nem cabeça nem coerência  – como é fácil rememorar  , desde que possa-se debater –  não se recebendo de volta gritos , corte da palavra , palavrões , ameaças , xingamentos , fuga ao debate . Como o faz e fará adiante , por certo,  sua trupe política e ele , o líder neofascista Lula da Silva, algo até típico dele, pois não tem quaisquer argumentos  sérios e nem  desculpas, sendo ainda grosseiro , autoritário e violento , firma de defesa desesperada, como o era Mussolini .

                MAIS  UMA VEZ – LULA CANDIDATO

Resultado de imagem para lula charge

Mais de 30 anos como candidato – Lula . O que facilita suas posições eleitorais ,  em primeiras pesquisas( todos o,conhecem) .  Está agora em campanha, no Nordeste, já tendo enfrentado manifestações contrárias , recursos à Justiça  , etc.

Provada  a decadência e confusão da  província,  e depois de tudo levantado  contra ele(acusações de ilícitos vários, caráter, práxis política direitista, ter sido informante de polícia,  etc. , além de  condenado a anos de prisão  ), o líder (neoliberal como  Dirceu)  é , absurdo, mas bem tanto, candidato assumido a presidente  ,  negando acusações e à cata de votos  .Ele caminha , pelo Brasil , qual morto político vivo – não tão morto, aliás , porque alega (e algumas pesquisas o confirmam)   –  ainda ter muitos votos. E ilegalmente, pois faz campanha eleitoral fora do prazo. Até agora, não incomodado. De outro lado, isto tudo se dá por ser  ele a tábua eleitoral de salvação de muitos políticos petistas e aliados e do próprio PT / PC do B, em especial) .

[ ESQUERDAS PÓS-REGIME TERRORISTA/ ( o tema merece estudos) .IMPORTANTE .

E nesse caso, o  da falsa alternativa partidária,  desde aí,  à esquerda , do PT e PC do B , desde a década 80 – não há como esquecer Golbery/CIA /Huntington/ CIE .Isto porque  aqueles  partidos oriundos do regime terrorista/ militar / estrangeiro…>>>

>>> ( em sua fase de “distensão lenta e gradual” , isto é , volta , ou melhor,  ida para a ” democracia”  , pois , de fato, nunca voltou ao estado democrático anterior pré/-64 , mais democrático, muito ao contrário –  caminhou ,  sim, para  uma “democracia relativa ” , “golberyana ” por ele controlada ) , …

em sua fase final, em que promovia a transição. Um partido apoiado(PT) por Golbery / o líder Lula pela embaixada americana ; outro,  o velho PC do B , desmontado pelo CIE/ CIA  ,de cima a baixo, com traidores do porte e tradição  de um Jover Telles(  fundador) ,    depois reconstruído(?!)  , com traições de cima a baixo , desde o massacre  da Lapa( SP/ 76  ) e do Araguaia , daí tornando-se , aos poucos , outro partido, um PC do B  “democrático” , legalizado.

Logo a anistia e “comissões internas ” promovendo voltas de dirigentes antes afastados / acusados de traiçāo  ( como Haroldo Lima)  , todos , afinal , acordes com o projeto golberyano/ CIA/CIE / Geisel – de “distensão”, o que incluiu  ainda um Brizola,Arraes,Ulisses , Tancredo, ex-militantes armados , PCB / Giocondo Dias – com raras exceções( tipo Prestes)  .

A pergunta que fica  , (quando se vê esses dois partidos cumprindo um papel de dividir as esquerdas e apoiar , por décadas , o programa neoliberal do Império) , lembra Golbery – um estudioso, sábio para muitos ( Castelinho, Carlos Castelo Branco) .

Claro que Golbery/CIA conhecia a nova formação partidária , inteligente,  feita por Getúlio, pouco antes de deixar o poder ( obrigado) , de dois partidos( confiáveis, com quadros seus ,  “domesticados”)  – PTB e PDS , este mais ao centro, tática que deu muito certo para  ele , no futuro .

Teria Golbery lembrado disso e  deixad0 , espertamente , para o futuro, dois partidos que poderiam servir a sua “geopolítica ” ,americanófila ao fundo, ou seja, PC do B ( reformulado, digamos  assim) e PT , mais ao centro? Isto é, deixado falsas amplas opções à “esquerda” ?Em resumo.  Um partido com Haroldo Lima e outros, na direção ; outro, com um  Lula da Silva?

 É algo para refletir , sem preconceitos , com atenção. Afinal , isto seria real POLÍTICA , segundo Freund, J.( ” O que é a política?” ) .Digno de Maquiavel e outros . À altura de Golbery/CIA ? Carlos Castelo Branco e outros responderiam que sim ] .

Voltemos a Lula . Donde sua  força política e  pessoal ?

Da inteligência que lhe atribui Delfim Netto, amigo e conselheiro ? Da cultura ? Da capacidade  administrativa incomum ? Do carisma ?

   Ou daquela mão invisível do Império  , seus recursos midiáticos,  dólares , exércitos secretos de  milhares de agentes , estrategistas de primeiro plano – tudo em condições de oferecer insuperável logística ao  novo candidato ?

          Vamos ver em pouco a posição do Império. Antes, construiu-o, apostou na sua eleição (eleito seu oponente, daria no mesmo, dois candidatos do Império ; aliás, velha previsão de H.Jaguaribe) . Deu muito certo – concedeu ao Império, na “mão grande”, na cara das esquerdas, tudo que um Serra ou Alckmin não poderia conceder face às oposições à esquerda – jogada de mestre .

           Além de todos os argumentos expostos  neste  blog, sobre Lula, centenas talvez , mero  exame de sua  administração mostra  a  inviabilidade, quase loucura ,  de pretender o povo brasileiro  renovar  tal liderança, a nível nacional . Mas, ele  próprio pretende  ser candidato , e a presidente , já (diretas já , se for o caso) ou em 2018 .(Cf. análise anterior, “O futuro de Lula e do PT”).

  POR QUE ANALISAR  SEMPRE LULA ?

    Primeiro, porque ele se coloca ao centro do quadro político, provoca, chama atenção – agora único candidato assumido. Sabe-se o que pretende – forçar situações, intimidar a Justiça , tentar escapar da cadeia .

Resultado de imagem para lula charge      Na verdade,  junto com o Império do Capital(invisível, escondido ) ,Lula  da Silva tem sido  o principal elemento destacado -.por isso  a ser mais analisado ainda ,  quando  examinamos a história recente do  Brasil, últimas  décadas. Além do Império per se , poder o maior, ele e as oligarquias  locais que passou a representar estão no centro do palco . Ele pesa  ,tem influído ,  há décadas, no jogo político nacional , seja à esquerda ou à direita – de uma forma ou outra, dos dois lados.

Foi a personalidade mais influente na política brasileira do final da década 70 a nossos  dias. Hoje , numa situação em  que qualquer líder europeu,por exemplo, teria  renunciado à atividade política , sob condenação do eleitorado  ,  Lula da Silva, numa  posição pior  que a de qualquer um deles , com audácia , apresenta-se de novo como candidato . Vai mais longe – agride seus julgadores(a  Justiça) , provoca, critica, viaja, reagindo com palavrões. Não é preso , nem  motivo de coletiva revolta  a ponto de dissuadi-lo. Ao contrário, recebe homenagens , que lembram um passado distante.

         Por isso mesmo, trata-se de importante fator influenciador da atual e futura política brasileira, justificando  ser mais investigado (até as razões  de sua  sobrevivência política ) , junto com o Império , este a  maior força  política  do mundo  –   quando se pode analisar ainda  as razões  da falência do estado , suas consequências e o futuro dele e do povo brasileiro.

         Nesse  momento, está  no Nordeste, numa caravana, fazendo campanha política para 2018, único pré-candidato assumido que o faz, enfrentando vaias e aplausos, em plena luta eleitoral.(FSP,19-8-17). Escolheu uma área onde as pesquisas dão-lhe mais votos, há governadores petistas, grotões e massas de pessoas mais simples e ignorantes.

   LULA – “CALO” DOLORIDO  DO BRASIL ?

             Não deixa  tal de ser razoável metáfora   ao pensar-se em Lula da Silva. Campanha política ilegal  ( fora do prazo), recebido por  governadores do PT e seu presidente nacional( senadora acusada na “lava jato”). Diariamente, xingando e provocando o Juiz Moro , seus adeptos lançando livros ( tentando desmoralizar a sentença que o condenou), deputados americanos  lançando manifesto em sua “defesa” – por sinal , no manifesto, apoio e assinaturas da AFL-CIO (federação sindical americana , com doze milhões de membros, a que Lula é ligado (e acusada ,diversas vezes , de ligações com a CIA) .

         O ator Danny Glover, ligado a ela, certa vez, veio  ao Brasil , a um sindicato, para , sobre um carro de som, defender  Lula(?!) de acusações  . Agora , nessa caravana eleitoral, houve manifestações  contra Lula , conflitos, recursos suspendendo homenagens, confusão. O PT , partido não dirigido por trabalhadores, mas assim autointitulado, têm deputados , senadores , até governadores – e tal vitimização que manipula  era  previsível(e foi  analisado neste blog ).

        Essas as razões de tantas menções  a ele – não há  como fugir de sua presença e protagonismo (como analisamos, protegido pelo Império do Capital,  um elemento valioso dele, que ,parece,  frente  à fraqueza política da província, demonstrada pelo povo omisso e quieto , estar talvez apostando mais uma vez em Lula  e em sua  evidente traição nacional(exceto para quem dependente do lulismo, como já referido)   .

   FORTES RAÍZES – ORIGENS 

Imagem relacionada

De fato, Lula  tem raízes – (1) à direita (Império, onde estudou e donde recebeu/recebe apoio, oligarquias locais, magistratura , via ministros de altos tribunais,  que depois de eleito indicou e nomeou, etc. )  ;

(2) à  esquerda, o PT ainda com ele , em  meio à massa popular, com bandeiras à esquerda ;

(3) aliado do PC do B, tentando continuar liderando à esquerda – mesmo depois dos evidentes prejuízos causados ao país, por décadas, com uma práxis real de direita (até com  tropas no Haiti) ;

(4)raízes populares e religiosas fincadas nas CEBS/SP ,no início ,depois nacionalmente(CEBS/Igreja/luteranos ) ,e também em outras correntes evangélicas ;

(5) em velhas militâncias de esquerda da AP , não integradas  ao PC do B , e da ALN , e outras correntes antes militaristas , vindas das prisões, torturas ou exílio . Ora, isto desde mais de 40 anos , mesmo antes da fundação do PT ,em 1980 ;

(6) em novas /velhas lideranças sindicais , ” novo sindicalismo”  modelo americano, anti-comunista .(“Partido de Deus ” , de Luís Mir, e outros  ; Cf.arts.anteriores) .

    UMA FRENTE CHAMADA PT

E , espertamente , um PT , muito tempo,  numa posição dúbia, frente de grupos heterogêneos  – mas, bem escondida , disfarçada , na essência , uma maioria , com Lula à frente, defendendo interesses do Império/Igreja, empenhados numa alternativa à “esquerda”( “neoliberal”), mas  firme anti-comunista. G Isto é, anti-PCB , APML, velho e autêntico PC do B ,anti-autêntica esquerda marxista-leninista.

Em resumo, contra aquela esquerda ainda muito fragilizada , pouco antes assassinada ,esquartejada, torturada ,infiltrada , atingida em especial em suas direções/lideranças mais experientes/importantes(1973/80 , em especial ).  Quanto ao PT/lulismo, demagogia, Lula “socialista” um dia, pró-capitalista no outro,  dependendo do interlocutor, sempre confundindo , enganando , adiando qualquer posição ou medida no sentido de solução ou caminho independente/nacional   para o país .

Guinando à direita , mas escondido atrás até de bolsas família, declarações de política externa pró-Chaves ou Fidel ou Iran, de fato vazias e inócuas, como fazia Jânio Quadros , bem antes dele . ( Agora ,quando Maduro de fato precisou , apoiou-o? E quanto aos cubanos versus EUA? Além de ter dado um vexame quanto ao Iran , quando confessou ,de público , atos de “diplomacia secreta” , isto é, estar tomando posições favoráveis( aparência só) a pedido de WAshington) .

Isto evidencia  sua  posição( de Lula/lulistas)  ,desde que aliado sempre do maior responsável pela situação nacional – o Império, que o teve/tem como valioso trunfo secreto e que  talvez possa voltar(rá) a usá-lo(?!) ( o que foi previsto neste site ) .

De fato, Lula aplicando o ” novo sindicalismo” americano, aprendido  no Japão/ EUA, ensinado pelos sindicatos  americanos (1975) , e depois apoiado em suas greves pela embaixada americana ; ele empregado vem remunerado de multinacional do ABC , sustentado políticamente pelas CEBS/ Igreja – todos anti-comunistas . Ora , nessas circunstâncias , o que as esquerdas esperavam de Lula ?

  O JOGO DO LULISMO 

Prevaleceu , sempre, dentro do PT , a corrente neoliberal lulista, em essência “neoliberal”(“Articulação”/depois “Construindo um Novo Brasil”), aos poucos cooptando, corrompendo  ou expulsando ou forçando a retirada das correntes/frações políticas realmente à esquerda – e ligando-se , via alianças , de um lado , em especial, umbilicalmente, com o novo PC do B , pós-massacre da Lapa , destruído e infiltrado, vítima de vários traidores , seu grande avalista à esquerda ; e com quaisquer outros partidos que lhe conviesse , à direita, para conquistar/manter o poder estatal. 

Lula teve/tem aliados à direita, em profusão , oligarquias  as mais  importantes do  país ;  e à esquerda, além do PT  , que  tem importância no frágil quadro partidário nacional, conta com um partido do porte e  tradição do PC do B , gordo hoje , grande, anos seguidos recebendo benesses dos  lulistas/Império , ganhando deputados , recursos ,votos , ao preço de guinar sempre mais à direita e aderir ao programa neoliberal. Mudanças ,pois, no lugar  ocupado pelo PT/aliados  , e nas suas posições , no espectro político nacional , repercutem , de forma importante , em outras peças políticas  – e alteram o quadro político  nacional. .

Desde  que ele  ,Lula/lulistas,  se coloca  , acintosamente, no centro do tabuleiro político , na situação em que está, e  em vista da  percentagem de votos que dizem deter(institutos  de  pesquisa) , ele se torna , queiramos ou não , figura  central  em quaisquer análises políticas nacionais , o que não é o caso de Dilma, por exemplo, ou Aécio ou mesmo Marina.

Lula  . Embora aposta arriscada nele , de todos os lados, uma aposta no imponderável, pois evidente que ele , entre outras questões, além de entregar a direção formal do país ao Império, como já fez antes , e o Império lá está até hoje( Meirelles e outros) – não tem capacidade mínima de administrar nada, nunca teve, como anotaram estudiosos , analisando o dia a dia de seu primeiro “governo”, apenas uma má administração, que , sem competência sequer para tal , entregou a prepostos, no caso José Dirceu .

               A ADMINISTRAÇÃO OMISSA DE LULA

       Lúcia  Hippolito, como outros (Merval Pereira, M.A.Villa, C.Saflate,  etc.), analisou o dia a dia de seu primeiro “governo”. Lula não aparece com as  qualidades tão apregoadas(em especial, por seu amigo e aliado , Delfim Netto , arrecadador de verbas para torturas, na última “ditadura”) .

Sequer apresentaria  um caráter firme( e não há como esquecer Chico de Oliveira- “Lula não tem caráter”), ou opinião sedimentada e lúcida , segundo a  autora acima  , sempre tendo deixado suas funções de governo nas mãos de outros .( Que sempre viraram politicamente à direita, em  suas administrações, jamais à esquerda , como o comprovou um dos primeiros que as  analisaram , em detalhe , desde os iniciais momentos (James Petras, “Brasil – Lula ano zero”, em 2003), mostrando absurdos políticos diversos à direita , beneficiando o Império( Cf.,estude) .

          Mas, limitemo-nos a observações  levantadas por   Lúcia Hippolito . Ela  examinou e anotou, com acuidade, o dia a dia do primeiro governo Lula, que mostra, inequivocamente,  quem  era ele como administrador e líder. Essas observações dela atestam o completo absurdo  de  pretender-se apoiar Lula,  de novo , como candidato a presidente, sob qualquer aspecto, embora já tenhamos  desenvolvido análise anterior em que mostramos/consideramos de um lado tal  inviabilidade política  – e de outro   a inconveniência e consequências negativas para todos , até para ele próprio .(cf. Artigo “O futuro de Lula e do PT”).

Acreditamos que  Lula não deseja  ser  eleito e muito menos  o será . Luta para tentar salvar sua biografia(que não tem salvação  , pelos  atos praticados , ainda mais nessa época de  internet  – são muitos dados e acusações, não dá para  enganar tantos todo o tempo) e, de outro lado, escapar  da prisão , já à  vista.

Resultado de imagem para lula 2018 charge

O  governo Lula  esteve presente, junto , perto, de inúmeras situações que prejudicaram o povo brasileiro, caso do voto impresso e do Estatuto do Desarmamento, entre outras.

Quisesse e  teria podido impedir o fim do voto impresso(2004) e alterações num estatuto que até ordenava a destruição de armas, em  estado perfeito que estivessem – obviamente, uma insanidade , por representar até “queima de dinheiro”(aliás, medida suspensa, atualmente,  depois  de anos )  . Não  o fez  , em nenhum dos dois exemplos . No caso do voto …

…” o Senado aprovou, na maior moita, o projeto do tucano Eduardo Azeredo, de Minas Gerais,  acabando com  o voto impresso . É um enorme retrocesso “( Lúcia Hippolito , “Por  dentro do governo Lula”, p.60,Futura, 2005) .

  [Fez tudo de pior para o povo , pró-“elites”, com sua “base governamental”, caso dos juros de 1% ao máximo, ao mês, estabelecidos na Constituição Federal/88, que logo retirou com uma emenda constitucional – hoje os juros estando ao nível   absurdo conhecido, chegando a mais de 300 %  .(Pesquisem , confirmem, Lula sempre a serviço das elites oligárquicas, locais e internacionais – pesquisem também o BNDES financiando multinacionais estrangeiras e obras na África, quando metade da população brasileira não tem sequer saneamento básico.
Pesquisem quem , quando, como retirou dos supermercados a obrigação de etiquetar todos os produtos e de manter ensacadoras nos balcões de pagamento (Caixas). Com isso, deu prejuízo de bilhões , e diário , ao povo brasileiro, em especial idosos, pelo trabalho e fraudes promovidas com a confusão/falta de etiquetas. Que todos, se quiserem , vão à internet e pesquisem . Isso atesta quem é , como age. e a quem serviu e serve Lula da Silva )].
Mas, Lula sequer dirigiu ou administrou o Brasil . Entregou a economia sabidamente a Meirelles(envolvido/protegido por várias blindagens, sob  acusações da receita federal ,  ajudado via administração Lula e STF). (Ib.) Quanto à   administração, nunca se  tratou da administração dele  , sim de José Dirceu .

     “Não deixa  de ser um choque perceber que aquelas famosas qualidades de Lula como político e como negociador não  resistiram ao primeiro desafio. Desde que assumiu o governo, ele  tem-se comportado mais como um presidente em regime parlamentarista. Muita  viagem, muita recepção, muito prêmio. Mas , o ofício de governar estava entregue a outros “.

 

            A  jornalista  e escritora observou bem as reações dele, no dia a dia, tendo que resolver problemas :

 

  “Quando chega a hora  de ser um presidente de um regime presidencialista, um presidente  que decide, age, nomeia e demite, Lula não toma a decisão. Briga com a imprensa, passa  por cima de acordos costurados por José Dirceu, aceita pressões vindas de todos os lados, mas não decide  nada”. (“ob. Cit., “Lula tem dificuldade em tomar decisões”, p. 94-5, id.).

 

         A  incompetência de Lula (ao contrário da propaganda), indecisão, falta  de firmeza, atos falhos, proteção a erros  diversos de auxiliares, está patente no livro de Lúcia Hipólito, que tudo acompanhou de perto. Chega a  mencionar …

Imagem relacionada   “Lula  declarou no Espírito Santo que impediu apuração de  um importante caso de corrupção ocorrido durante o governo de  Fernando Henrique . E agora ? É o próprio presidente da Republica quem declara que praticou obstrução da justiça.

Isto é crime. Pode ser crime de prevaricação , que pune  o funcionário público que impede apuração de atos suspeitos, por interesse  próprio. No caso do presidente da República pode também ser crime de responsabilidade .”

 

        Temos ainda medida provisória de Lula que  salvou condenação de Marta Suplicy, as respostas  de Gabeira ao técnico do time de Lula, José Dirceu , desmoralizando-o , o escândalo do “mensalão”, as declarações irrespondíveis de Arhur Virgílio , quanto ao”mensalão” –

   (Lula) – “Ou sabia  de tudo e é corrupto, ou não sabia de nada e é um idiota “.(Id.)

 

       Se lembrarmos todas as análises sobre Lula e acrescentarmos as do livro de Lúcia Hipólito, e não há razão para duvidar de tantas  informações, podemos concluir que  Lula  da Silva foi e é uma farsa, promovida a ponto dele hoje   não ter condições de prossegui-la  (em especial sem a logística do Império) por mais que minta , engane, seja demagogo,etc.

     Já o era desde o início e tenderá a ser  mais e mais desmascarado – não tem defesa,  nenhuma  condição de defender-se por si próprio e cada vez ficará mais claro que foi um engodo a que foi levado o povo brasileiro, um ardil americano – e  que seus autores devem ter rido muito com a carreira dele  e o sucesso da trama de  décadas – que  liquidou o  que restava  de um Brasil Independente.

        À esquerda, seu papel seguiu o  mesmo caminho.

         Por exemplo , o MST, dirigido por um autointitulado marxista :

             “O Incra  foi entregue a militantes do MST, as  gerências do INSS pelo Brasil afora foram todas politizadas. Também foi politizada  a Fundação  Nacional de Saúde .(…) O aparelhamento da máquina pública, a ocupação de cargos de gerência  por “companheiros”sem qualificação, tudo isto vai cobrar um preço.  E a paralisia da administração  pode nem ser o preço mais alto “(Ib.,p.54).

            Lula da Silva , ao ponto a que foi ,  chegou e levou o país  é uma prova  da  irresponsabilidade  de nossas  elites, a começar por Golbery e outros  , que tudo indica o “construíram” e promoveram, das oligarquias dominantes, e da ignorância coletiva do povo brasileiro , além da subserviência ao  Império por parte da  big mídia local,  que o  protegeu por tanto tempo . E  ,claro, do poder , estratégia e táticas  do próprio  Império.

          A continuar  na política,  agora voltando aos palanques, por mais auxílio que receba , acabará Lula da Silva por deixar clara uma verdade que  muitos brasileiros não têm e não terão jamais coragem de admitir – Lula da  Silva é uma vergonha nacional .

 (Obs.Cf. se desejar , arts.anteriores. Assinale-se  que as análises sobre Dilma, outros petistas, o próprio Dirceu, etc. tomam caminhos diferentes e não são nem de longe parecidas com as  que  emergem de diversos  estudos sobre a prática política e a vida de Lula da Silva ).

   A  SAÍDA – ELEIÇÕES DIRETAS JÁ OU EM 2018?

     Como vimos,  os problemas nacionais são complexos. Não tivemos autêntica independência,  nem República . Grande parte  de  nossa história  política é passada sob ditaduras . Durante décadas, desde 1964, desde um primeiro golpe militar , tivemos um período de anomalias políticas e jurídicas. A chamada Nova República surge afirmada através de trilhas e caminhos abertos e  garantidos por um regime  terrorista patrocinado do estrangeiro – provadamente. (Cf. arts. anteriores).

Nosso próprio povo , com certeza, foi atingido  por todo esse processo –psicologicamente. Aliás, agiram nesse  sentido , usando a  psicologia  social e o fator medo , nossas próprias elites  – visando garantir o poder.

  Há sérias  indicações que as  urnas eletrônicas têm sido fraudadas – é uma ingenuidade acreditar no contrário,  desde que não oferecem mínima segurança (já provadamente) , acabando por toda a segurança estar na confiança dos mais altos  tribunais brasileiros, sob a direção de ministros como  Tofolli e Mendes ou outros  envolvidos em condicionamentos políticos, todos  nomeados /indicados pelo Executivo  – sempre envolvido em campanhas políticas.

Agora , mais  uma vez elites oligárquicas acertam seus interesses e tentam , via meras “reforminhas”, não alterarem suas práticas e posições no poder .Evidente que poderão ,mais  uma vez,  como  o fazem há décadas, ganharem tempo –  mas não resolverão  os problemas nacionais. Nisso nem a  mídia  a mais tradicional  e conservadora, tipo O GLOBO , RJ, acredita.

  Então, simples eleições, diretas ou não, não resolverão qualquer dos grandes problemas  nacionais. Por outro lado, não há saídas a curto prazo –  os problemas são complexos, antigos, sedimentados, os  últimos dirigentes do país agiram da forma a mais irresponsável , houve  uma decadência geral, sequer sabe-se a real situação de  nossas reservas  minerais, terras , Amazônia, indústrias, dívida pública , previsão de deficits fiscais.

   Reforma tributária, fiscal e  outras –  com um Presidente  nessa situação, idem Legislativo e Judiciário ? O que poderá sair daí ?

         O caminho menos ruim , capaz de levar a ampla reflexão e discussão, ao menos, seria uma Constituinte independente (não como a última) .(Cf. arts. a respeito). Todavia, essas  “elites” não  a desejam , por óbvios motivos – poderiam , ou por certo teriam , seus  interesses atingidos – a começar pelo foro privilegiado. E tudo indica têm força para  impedi-la – como estão fazendo.

          Então, só variáveis outras, intervenientes, poderiam alterar isso. Quais ?

         Militares, povo nas ruas , esquerdas unidas com diretrizes  corretas e palavras de ordem adequadas ?

      

 CONCLUSÃO

 

Resultado de imagem para charge Quem Paga a Conta? Você! 

        Sintetizemos a situação MUNDIAL, a do BRAZ$L , POLÍTICA e ECONÔMICA  e SOCIAL. E indaguemos por caminhos e perspectivas. Quanto  à  Venezuela, independente de outras ocorrências  internas, que se  seguirão a cada  momento  (pois há  uma luta  em curso) , foi dito  o mais importante – direito à  soberania, à independência nacional , respeito a suas fronteiras e política interna.

       

  O MUNDO

 

       O Império é a principal força política de nosso tempo. Mas,  não tem mais a legitimidade de antes, por exemplo, quando do pós-Segunda Guerra, como o grande vencedor otimista dela    – com força,  poder, um  estilo de  vida(mais real e  pouco fictício) e valores a exibir( democracia, direitos humanos,etc,) .Valores tidos , então, como bem melhores/superiores que os do resto do mundo.( E tal embora  os crimes cometidos em Hiroshima/Nagazaki, a guerra  já vencida ) ,

Isso mudou . Agora , o Império  não  se apoia nem  na legalidade (respeito  a  regras internacionais , leis , à soberania de cada país), nem na legitimidade – inventa narrativas falsas , mente , confunde, busca prevalecer sua política sem guerra , mas com astúcia, golpes, ameaças  militares – mas ,sem o conseguir, destrói países , massacra,invade, bombardeia .

Por essas táticas desesperadas , na essência, vem o Império sendo  contestado em toda  parte , seja por alguns estados , de forma mais sutil ,  diplomática , caso da China , Rússia, Cuba   , seja por estados de menor porte , como  a Venezuela.

Mas, também outros vem desacreditando  do Império , inclusive  alguns estados , de forma mais provocativa (caso da Coréia do Norte),  além de   pessoas e grupos diversos de diferentes ideologias ( guerrilhas, grupos terroristas, religiosos   e , face ao desgaste das proposições imperiais  , até “lobos solitários” , recalcados e vingativos, alguns americanos e dentro dos EUA  ) .

    O IMPÉRIO CONTESTADO

Desejoso de dirigir o mundo, velho objetivo desde  séculos , que chega aos próprios  pais  da Pátria americana , e mesmo bem consciente que o melhor método de conquista não  é o da “força bruta”, como bem mostrou antes citada manifestação americana , via Eisenhower(cf. acima ) , o  Império não tem condições de evitá-la . Embora saiba , insista-se , que apenas por esse meio, violência ,  não tenha condições de manter seu domínio mundial  .

Ainda mais com o crescimento  rápido , e com uma tática esperta,  e tão inteligente que o mundo ainda não bem a decifrou, da China  . Por isso, ele , o Império , usa , em geral, primeiro a dissuasão, o ” poder esperto” , mas  estando prevenido e atento para usar , se necessário – o poder militar/nuclear. Por isso , investe em  armas mais que todos  os outros países juntos e tem as maiores reservas de mísseis e armas nucleares , inclusive em submarinos .( Cf. Moniz Bandeira , ” Formação do Império…e Wood,ob.cit.) .

 [CHINA – Estaria ela “caindo” em direção ao capitalismo? Já seria capitalista? Ou seria seu sistema apenas um capitalismo de estado , em definitivo, assumido pela direção comunista ?  Ou seria uma “terrível”e sutil  tática  para   , com paciência, suportar  a supremacia a mais  destrutiva de momento  , do Império , durante algumas décadas,não tendo  abandonado o sonho igualitário e comunista ? Muitos , mesmo  comunistas, têm dúvidas  . Mas, a História mostra os chineses com uma paciência insuperável e incompreendida,  no Ocidente ] .  

  Imagem relacionada     Nessa situação , e com um  “metabolismo econômico “ a  ser  permanentemente alimentado via mais mercados consumidores  e fontes de matérias  primas, e ainda com excesso de capital ,  estaria sendo refutada a “verdade americana” pretendida pelo ex-presidente antes citado,  por outros novos argumentos, adversários também buscando ganhar mentes  e corações, embora com menores conduçóes e recursos . 

        Daí, indefensáveis os  argumentos ( políticos e econômicos ) imperiais , pois precisa de mercados/matérias primas a qualquer preço, não podendo admitir mais concorrentes ou contestação . Assim,  restaria ao Império a supremacia bélica – poder incontestável dele e a maior responsável por sua afirmação  mundial e conquistas,  de décadas para cá – desde 1945, Hiroshima e Nagazaki, um símbolo assustador, arrazadas  por bombas  atômicas ; elas , e mais , com o uso da supremacia bélica tradicional , naus de centena de invasões a países, massacres, assassinatos, realizados  sem precisar recursos nucleares, desde um pobre e pequeno Haiti a um Iraque, Líbia e Síria , onde não foi tão bem sucedido, ela aliada da Rússia .

A teoria do “fim da História” foi desmoralizada  ; idem a do fim da “esquerda/direita”;  criticam-se à esquerda os erros dos pretensos  estados “comunistas”(teria realmente havido algum estado comunista , afirmação contraditória em si mesma?);há contestações diversas e diferentes propostas anti-capitalistas,  seja  a nível utópico ou na práxis, com construções políticas  que se propõem, de algum modo,  no rumo ao socialismo, caso de uma Cuba (por certo, longe de socialista, mas buscando abrir caminhos)  ou uma China(idem  ).Há ainda casos  como o da Venezuela, de difícil análise, mas buscando novos caminhos  .

            Terá o Império do Capital capacidade de auto-corrigir-se , apresentar “novos atrativos” , ou buscará apenas impor-se por sua única real superioridade – a bélica ?

      MAIS TEMPO QUE OS MIL ANOS DE HITLER? 

Tem-se mostrado até agora capaz de mudar táticas, mas não parece não poder mudar a essência do sistema, contraditório, nem parece querer alterar sua grande estratégia de domínio mundial , por tempo infinito. O que o deixa em contradição com quase todo o resto do mundo, além de com setores internos dos EUA , onde crescem miséria e problemas , que não conseguem resolver , em vista de seus gastos com a guerra sem fim de que necessita para sobreviver.

O Império do Capital, em nossos dias , não mostra pretender ,ou melhor , poder  deixar de lado sua necessidade /disposição de guerra sem fim , para assegurar seu grande objetivo de conquista/ domínio mundial . Isto é, a guerra sem fim como complemento e parte indispensável de sua proposta civilizatória( o que significa genocídios diversos em todo o mundo, com milhões de mortes).

Ainda  que para isso massacrando, seguidamente  ,seres humanos indefesos e destruindo e reconstruindo e massacrando-os mais e mais  , novamente , numa ilógica sequência  (anti-humanista) –  sem fim . Trata-se de uma proposta contra a própria dignidade humana , os mais altos valores éticos e morais conquistados pelo Homem , inclusive os cristãos, que o Império diz defender( Nem todos os seus Pais da Pátria defendiam  tal ação externa conquistadora , Cf.Moniz Bandeira,ib.) .

Parece , paradoxalmente, ter tomado para si a proposta hitlerista , que um dia combateu , em duas vertentes -1 – disposição à guerra para conquistar/ defender  sua perspectiva  civilizatória/ objetivos nacionais estratégicos  ; 2 – pretensão à mesma eternidade do “Reich de Mil Anos” , de Hitler .( No caso ,pretenderia até mais  – “o fim da História ” , como já defendeu , um dia, um acadêmico/phd , do porte de Fukayama , defendido por muitos ) .

É fato que Hitler, em seus últimos dias , tudo indica , caminhava para a construção de grandes mísseis, foguetes intercontinentais e bombas nucleares . Já , em 1945 , as últimas estavam em  mãos americanas, que logo as usaram – com êxito, do ponto de vista de suas pretensões de poder mundial  . Aí estavam ,então,  os fundamentos da pretensão hitlerista dos tais mil anos de poder, não realizada pela perda da guerra ?

Bem , os EUA  alcançaram tal objetivo há décadas, poderoso fator de influência  mundial , que muito usam – dissuasão .Por  isso dificultam a disseminação de armas nucleares ao máximo que podem . Inclusive atacam mesmo a possibilidade  de nações  de todo o mundo de produzirem até  mísseis e foguetes . O objetivo , de tanto rigor contra países de todo o mundo, sem armas nucleares, enquanto eles as têm , parece evidente, ainda mais quando se lembra que têm mais de 850 bases nucleares espalhadas pelo planeta.

Jogo evidente, mas também percebido pelos adversários. Problema – Rússia,China,Índia,Paquistão , Israel , Coréia do Norte…também as têm. Nada estranho ,pois, que proibisse Brasil, Iraque, Iran e outros países de as desenvolverem. Os EUA não admitem nem avanço de tecnologia para fins pacíficos . O Iraque,  que somava/trocava infs., tecnologia, com o Brasil , foi aniquilado com armas e bombas. O Brasil aniquilado sem uso maior de armas – apenas ardis e sabotagens , mas estranhamente  explodindo , com previsão anterior , a única base de foguetes – a de Alcântara/Ma ( Cf.gravação de um coronel, aba esquerda do site, YouTube ) . O Iran contido por ameaças e acordos .

       FHC, LULA E O IMPÉRIO- AS ÚLTIMAS DÉCADAS 

  O Brasil chegou ao ponto de colocar tal proibição americana ( desenvolvimento nuclear,inclusive pacífico ) na Constituição , na administração FHC , norma mantida por Lula , que no início de seu “governo” (2002) tinha ampla maioria parlamentar e condições para mudar isso. ( Tanto que logo aprovou  a retirada da Constituição da norma que impedia aplicação de juros legais maiores que 1%, no Brasil  , o que gerou depois os juros  absurdos hoje vigentes, liberados , de mais de 400%)  .

Como visto, demonstrações claras do servilismo das elites brasileiras( FHC e Lula ) , sacrificando nosso desenvolvimento, e como tais alterações constitucionais anti-interesses populares  – proibição de pesquisas nucleares e juros liberados –  mais privatizações desordenadas(FHC) , mantidas pelo líder neoliberal Lula depois , atingiram os interesses dos brasileiros .

Quanto ao Império , visto está, entre muitas outras razões , o motivo de sempre analisar-se  a posição dele , relacionada ao Brasil e mundo – quando tratamos da política nacional.Como ignorar-se  a maior força política e econômica mundial, o Império, sempre projetada  na América Latina, com raízes nela , e com atuação efetiva no Brasil ?  

Um Brasil que , embora muito saqueado e sabotado, insista-se , foi e é importante para ele , para começar por possuir , mesmo controlados os nascimentos de longa data ( por pressão americana,Cf.docs.CSN/EUA ) mais de 200 milhões de habitantes.

E é neste ponto que tomam caminhos diferentes as análises deste blog/site e as da nossa big mídia e  acadêmicos pomposos que não atacam essa questão sequer com duas ou três palavras. O que atesta quão longe chegou o papel de autoritarismo mascarado do Império, na província – até mesmo atingindo mentes e corações, como era a pretensão imperial desde décadas, nas palavras de Eisenhower( Cf.,pesquise, neste site e outros) .(Cf., se interessar ,  na lateral , um teórico que melhor sintetiza tal processo de funcionamento do mundo do capital  . Aba esquerda do blog, página inicial, in fine).

       

  O BRAZ$L

 

       Não há dúvida sobre sua dependência econômica, social e política a interesses estrangeiros – os do Império. Já analisando o golpe de 1964, Dreifuss, R.A.(“1964 – A Conquista do Estado”) , há décadas , o mostrou , inequivocamente. De fato, já  antes o Império dava as cartas por aqui, apenas não se tendo consolidado seu domínio. 

Vargas mesmo avançava e ameaçava, negociava, e concedia aos EUA –em larga escala. A posição do Brasil , na Segunda Guerra, o mostrou. De outro lado, os EUA ameaçavam , forçavam, treinavam militares brasileiros , assumiam aos poucos o lugar da Inglaterra e , no caso militar, local,  a influência francesa . Livros diversos e estudos  o comprovam (Cf. arts. anteriores , inclusive sobre o período Vargas).

        Além disso, vivemos um passado sob domínio  português , e depois inglês e  ,afinal ,americano . O Brasil cedeu , totalmente, à  imposição da “política neoliberal”, e  ao Império Americano, há décadas (desde Vargas e outros).Veja-se tal provado com a política de um BNDE (há décadas),  depois BNDES,  recentemente, chegando a financiar , tanto há décadas como há pouco( Luladilmadirceu) , com juros subsidiados, empréstimos secretos ,etc. ( o que também “grita” por si só) – multinacionais  estrangeiras,   (Cf. Osny P.Duarte, “Quem faz  as  leis , no Brasil”?).

  Mais recente ,declarações  de Paulo Maluf, discordando dessa então política lulista neoliberal absurda, anti-nacional,  e colocando-se , por  isso , à  esquerda de Lula, chegando a declarar ,rindo , que”sentia-se meio comunista perto de Lula” e que “nem  Roberto  Campos”, líder economista neoliberal, aprovaria  isso. De fato, também nem Carlos Lacerda .(Cf. ver.”Isto  é”- e  arts. neste site).

Lula da Silva e sua “esquerda neoliberal”, com seu aliado PC do B , colaboraram , de forma decisiva, para a atual situação do Brasil – ajudaram a levar o Brasil muito além do que pretendiam até Lacerda , Roberto Campos , a maioria dos  militares , toda a extrema-direita nacional . ( Exceto  a de Golbery e outros , ligados a serviços secretos americanos,  que enganaram muitos civis e o grosso dos militares brasileiros  , da ” tropa”,  inclusive Costa e Silva, capitaneados , provadamente, pela CIA/serviços secretos, conduzindo, ao curso de décadas,o Brasil à condição de província/protetorado, via uma contrarevolução antinacional e   antidemocrática,  com uma série de golpes e ardis , desde 1964  .Lula da Silva foi parte importante no curso desse processo).

     Lula da  Silva e seu governo,  ou o que  se  pensava seria um governo, mas limitou-se a ser uma administração – e má foi  , pelo apoio popular e alianças à esquerda, a última esperança  de  efetiva e grande reação ,tendo capitulado , e sem luta , às pressões e exigências  , antes  mesmo de assumir (2002, “Carta aos  Brasileiros) e depois durante  toda a sua  administração – culminando na crise  geral  (ainda em curso) que levou ao impeachment dela  e à atual situação crítica brasileira .

Resultado de imagem para charge Quem Paga a Conta? Você!            A atual situação é tão absurda  como crítica, política, econômica e  socialmente . No primeiro  plano, sob a direção de Executivo,  Legislativo , Judiciário, partidos políticos – sem legitimidade,  nem legalidade, explicitamente envolvidos em corrupção, irregularidades, etc. –  em  maioria  não investigadas , muito menos punidas.

Um estado de exceção informal, implícito – que  funciona buscando  manter mínima governabilidade/estabilidade à custa de interpretações jurídicas duvidosas , arquivamento de investigações e inquéritos , ilícitos e crimes vários, o que vem  de longe  e  ,mais  explicitamente, desde a administração Lula (com o “mensalão”)e  depois no próprio impeachment de Lula, quando a  Constituição Federal foi desrespeitada pelo Presidente do STF, Lewandowsky, e pelo Presidente do Senado , Renan Calheiros, à  vista de toda a Nação.

Depois, pela negativa da  Câmara dos Deputados , por grande maioria, de permitir o julgamento do Presidente, Temer, embora todo o Brasil tendo assistido vídeo com mala de dinheiro sendo levada, e toda  uma trama exposta para milhões de  pessoas. Segundo um ministro do STF , também sempre muito contestado por seus atos estapafúrdios, estaríamos , desde a administração anterior, numa  “cleptocracia”. Os fatos mostram que não está tão longe da verdade. 

          Alguns juízes e  procuradores, delegados ,  a maioria jovens, em meio a tal balbúrdia política e jurídica tentam  levar até o fim a punição de vários  autores  de crimes, muitos líderes políticos nacionais dos maiores partidos – tal inclui um  Lula, Dilma, Aécio e outros. Sofrem já uma operação “abafa”(Min. Barroso, STF) e  negativa mais ou menos geral no sentido de apoiar-se uma Constituinte independente como solução. (As esquerdas, poucas apoiaram tal ; o resto delas  e das direitas e regime  implantado – contra, de forma decisiva).

           Buscam , os fatos  indicam , as  classes preponderantes, e o Império atrás delas, pequenas reformas que não mudem nem essencialmente o regime político e, muito menos, atinjam o sistema econômico. Sequer querem alterar situação em que há milhares de supercidadãos protegidos pelo chamado “foro privilegiado”.

         Isto  é , protegidos por uma legislação que o mesmo ministro antes citado (e com razão) feita  exato para  isso que vem acontecendo – atrasos na tramitação do STF e outros tribunais, de forma a propiciar prescrição e outras formas de  impunidade.

          Fundamental  , para tais  interesses,  se puderem , ou seja , não haver pressões impositivas e com  condições  para tal , manter uma superexploração que , mesmo nessa  situação, permite ao Braz$l Província pagar os maiores juros do mundo ao capital internacional e  propiciar  superlucros às corporações internacionais.Isto mesmo  que  ao preço de favelas, desindustrialização, a maioria  da população sem condições sanitárias  básicas, inclusive água, genocídios em hospitais, enfermarias, penitenciárias,  ruas (com ausência  de segurança pública adequada somada ao desarmamento da população cidadã), forças militares sem mínimas condições de defesa dos interesses nacionais e / ou fronteiras.( cf.fala de militar na aba esquerda do site).

Beluzzo afirma  que “caminhamos para uma economia  de 5ª classe “(11-8-17, “Diário do Centro do Mundo”), Miriam Leitão fala  num problema de 850 bilhões até 2020(O Globo, 16-8-17) , Gustavo Franco de 350 bilhões(id., 30-7-17). Óbvio que Meirelles/ Fazenda  estaria  escondendo ao menos parte da verdade. Temer tenta ser otimista. Por certo  , houve um “acordão” de bastidores entre várias frações “neoliberais”(como indicado neste site,  antes) , fato já admitido tanto  por juízes do STF como por cronistas  da big mídia-o que parece comprová-lo .

Fernando Gabeira, sempre  capaz de dizer verdades em que acredita , daquele  jeito que  jogou na cara de José  Dirceu (que se ausentou para não ouvir ), certa tarde, na Câmara, quando do “mensalão”, agora lembra  que  –

       “O que está acontecendo no Brasil é o esgarçamento dessa idéia de pertencer ao  mesmo país, de partilhar uma história e  um futuro.  (…) Já não somos mais  um país . E caminhamos para uma regressão maior desprezando as possibilidades abertas pela linguagem, pelos ancestrais que a usavam para grandes conquistas  coletivas.(…)

 

     E  continua :

 

      Somos  dominados por um sistema  político cínico que se alimenta, na verdade, da repulsa que nos provoca .(…) A expressão “elite” moralmente repugnante “foi durante muitos  anos aplicada aos setores dominantes do Haiti. Ela pode ser transferida para Brasília (…) O Brasil vai recuperar a força de sua humanidade quando se rebelar .Enquanto aceitar silencioso as afrontas que vêm de cima, a tendência é abrir mão  de suas conquistas de homem sapiens e mergulhar numa noite de Neandertal .”(O Globo ,  13-8-17)

 

    Uma ex-Ministra da Justiça alemã, Herta -Daubler Gmelin , no Brasil, para um  debate,  estranha :

 

    “…inconcebível um político na liderança do país  quando suspeitas  de corrupção são apontadas pela Procuradoria-Geral . (…) não é comum ver juízes interferirem nas disputas  políticas cotidianas na Alemanha …Isso não pode acontecer de forma alguma  . Isso  compromete a neutralidade do juiz, sua independência e até jurisdição .(…)

 

            …”nunca aconteceria na Alemanha de  um presidente sob suspeita de corrupção , com denúncia apresentada  pela própria Procuradoria-Geral da República, não renunciar  imediatamente ao cargo .”(10-8-17,”Diário do Centro do Mundo “)

 

       A nação está  esfrangalhada  . Muitos indagam por que não há, tudo indica, condiçōes de  intervenção militar.

[Militares – mal preparados, mal armados,sem recursos ,  sem incentivo estrangeiro (e financiamentos ) , como tiveram em 1964(primeiro golpe ; isto é,  não há agora o Império,  um Ipes ,Ibad, CIA com muito dólares, agitando  ,criando  o clima de caos  , financiando passeatas , moleques  pagos  nas ruas , etc.O Império faz  isso, agora, na Venezuela. Além disso, estão, ainda , muito desmoralizados em certas camadas sociais pelo que fizeram nas décadas 60/80, inclusive esquartejamentos , torturas, assassinatos de presos já  rendidos , desaparecimentos” , que repercutem até  hoje. E podem serem reavivados, a qualquer momento,  na memória popular].

     E  quanto ao empresariado ? O mais importante está aliado a multinacionais e capital financeiro internacional  ,  formam no bloco dominante de poder . Ora,  está na posição antes descrita – até Constituinte  só aceitará  sob pressão popular –  e grande. “Classes  médias”  e intelectuais ? Divididas , inclusive , em especial, pela ação deletéria de lulistas e aliados,  ponto  antes analisado, neste site, e apreciado abaixo (cf. artigos).

 

      AS  ESQUERDAS

 

    Resultado de imagem para charge Quem Paga a Conta? Você!  Já as temos analisado bastante , neste  blog. Estão  confusas,em parte perdidas , com organização errada, expostas, infiltradas, desvirtuadas – isto se deve em especial ao trabalho de Lula da Silva e lulistas – insistimos , e dos serviços secretos / big mídia e seus intelectuais.

 Por exemplo, teimando  em apresentar Lula como esquerda, líder das esquerdas , idem o PT. Isto é, insistindo na narrativa falsa que acabou por levar o Brasil à situação atual. Tal  é importante, para o Império,  para impedir mudanças no quadro político e manter as esquerdas verdadeiras divididas e paralisadas . A tática americana antiga de confundir e ganhar, do jeito que seja, mentes e corações. Aperfeiçoada desde a derrota no Vietnan.

Ainda bem para elas, esquerdas, que não entraram em choque com a direita (em especial a  militar,  enrustida) , nas  ruas, nas grandes manifestações ,desde 2012 – eram vistas como esquerdas “unificadas”, o  que  nunca foi verdade , e ainda bem, e tidas como comunistas e corruptas (conceito conquistado por Lula e aliados , e mais exagerado , por certo , pelos  serviços de  informação ) .Aliás , parte dela, agora , foi  atacada em editorial de O Globo – sinal que tomou algumas posições corretas, ao menos quanto à Venezuela .

                                                               

      ********************************

 [FHC= LULA=TEMER=MEIRELLES=NEOLIBERALISMO

      Só quem não quer ver – ou não pode ver , pois isso lhe pesará no bolso , perdendo verbas ou empregos – não consegue perceber fatos simples e evidentes como – 1- Meirelles – homem do capital internacional ; 2 –  Meirelles , Ministro de Lula durante 8(oito) anos, “blindado” por Lula/STF frente a várias acusações (cf.  Lúcia Hippolito, ib.) ; 3 – Lula indicou Meirelles para Ministro da Fazenda do governo Dilma,  em crise ;  4 – Meirelles  é Ministro de Temer (atualmente).

 O rabo de fora , identificando o Império. Será que isso não diz nada sobre o domínio “neoliberal” no Brasil e a quem servia Lula , ou sobre a essência de todos os governos,  desde até antes de FHC até agora  ? Só não vê mesmo quem não quer. E que deve ter suas razões – ou o bolso ou ignorância crassa.

 Atenção – há que observar-se se há diferença da práxis política daqueles governantes,  em essência , qualidade, fundamentos,  não em “quantidade”, eis que nesta sempre haverá , evidente. A política de Lula, como bem mostrou Petras, foi bem além, à direita,daquela de FHC. Aliás, interessante notar que coincidem as previsões da CIA, de 2005, sobre o Brasil 2020, isto que já vemos em 2017(à nossa volta), com as de Petras(2003-4), com as de Jaguaribe(2005), de Delfim(mais recentes) e outros.

Isto é , desde teóricos da extrema-direita/Império ao centro e à estrema esquerda. Só não se preocupou com isso a falsa esquerda lulista/aliados em festa , no poder estatal , usufruindo-o – PT, PC do B, etc. Cf. neste site –  e quantos aos últimos , esquerda de brincadeira, como ocorreu na Europa, cf. também Florestan Fernandes, “Democracia e Socialismo”, onde ridiculariza e menciona a piada de foices e martelos e bandeiras vermelhas brandidas, falsamente, sem nenhum conteúdo, pelas esquerdas europeias , já há décadas ]. 

    *************************************************************************

              Houvesse confronto, naquelas manifestações , como Lula  conclamou, e atiçou ,  as esquerdas teriam  sido (as  verdadeiras ) atingidas pela repressão, àquela época ( 2012/3 e queda de Dilma) . Lula bem provocou, mas não teve êxito.  Basta ver que Rafael Braga continua preso desde  junho de 2013, eis que próximo de uma manifestação levava garrafas de desinfetante, tidas como material explosivo pela Justiça. Cumpriu pena e  foi preso ,novamente , agora acusado de tráfico. Solto por HC , foi preso de novo. O inverso do que Gilmar Mendes, STF, fez com o bilionário proprietário de empresas de ônibus ,no RJ.Justiça/Braz$l.

   Um bom resumo:

            “Embora formalmente o Brasil reconheça e proteja o direito de protesto, os casos de desrespeito são numerosos . Ativistas do Bloco de Lutas  de Porto Alegre seguem acusados de formação de quadrilha, no contexto  dos protestos de 2013, e, em Goiânia , estudantes e professores são acusados de dano qualificado e corrupção de menores por protestarem contra a  privatização de escolas .Não muito tempo atrás, tivemos também a suspensão de fato do direito de reunião que impediu protestos durante a Copa do Mundo, e vimos a Força  Nacional ser  usada para coibir greve na usina de  Jirau, em 2013.”(Pablo Ortellado, F.S.Paulo, 5-8-17).

       Resultado de imagem para lula 2018 charge   Quer dizer,como vemos acima, que mesmo na administração  neoliberal Dilma, de “esquerda”, houve repressão , exato como depois na de Temer . O autoritarismo é intrínseco ao regime político em vigor. Funciona de cima para baixo.

O que fazem os juízes , com seus salários, deputados , o próprio Executivo, a Justiça , em especial ministros do STF  ,como Gilmar Mendes (soltando empresário de  ônibus do Rio, preso duas vezes, em primeira instância ,  padrinho de seu filho e tudo indica – jornais  – amigo íntimo) ? Poder, autoritarismo sem controle.

  Em suma, houve e há um liberalismo , mas  não democracia,  ou seja, mínimo controle de  poder por parte  do povo brasileiro.

          De resto, fora o já analisado  em outros artigos, as esquerdas sofrem e sofreram problemas  similares aos dos europeus, há  décadas.  No caso  brasileiro, vê-se  um papel impotente, se não conivente com o programa neoliberal e sua administração  ,  da CUT e outras instituições sindicais,  além de partidos à  esquerda ,  inclusive a falência deles  e de outros que se pretenderiam democrático-sociais sem o terem conseguido ser, jamais, caso tanto do PSDB, como do PT .

          Em função de certa perda de  noção da realidade e das próprias condições de luta por parte de muitos  militantes à esquerda, recordemos um trecho da teoria clássica , que poderia ser dedicado a  eles:

            “A teoria sindicalista falhou completamente na experiência concreta das revoluções proletárias. Os sindicatos  demonstraram a sua  incapacidade orgânica para encarnarem a  ditadura do proletariado. A evolução normal do sindicato está assinalada por uma linha de decadência do espírito revolucionário  das massas :aumenta a força material, enfraquece  ou desaparece todo o espírito de conquista, quebra-se o impulso vital ; à intransigência heróica  sucede a prática do oportunismo, a prática ‘do pão e da manteiga’.

O incremento quantitativo determina um empobrecimento qualitativo e uma acomodação fácil às formas sociais capitalistas, determina o aparecimento de uma psicologia parasitária, mesquinha, de pequena e média burguesia.”(A. Gramsci, Cadernos).

        Quer dizer, cabe refletir sobre o processo lá ocorrido , de um lado, o que acima atesta, até sobre questões como a “ditadura do proletariado” e, ainda, sobre o anunciado  objetivo do Império, ha décadas,  no sentido de “vitória psicológica”, ganhar “mentes e corações”, antes de tudo(cf.  citação anterior, neste  artigo ) . O que , aliás vem ganhando mesmo.Além disso, há problemas como o lembrado por Marcuse , típico de sociedades com avançada tecnologia – o que  ele vai considerar “O homem unidimensional (“A ideologia da sociedade industrial”). 

       Não é exato o  caso do Braz$l, mas não esqueçamos que aqui chega  , sim, a tecnologia( relativamente) mais avançada  da sociedade industrial moderna , alcançando os que consomem , embora não os “excluídos”,  o que alimenta a criminalidade comum de  outro lado, segundo alguns (causa da violência “comum”, que, em essência , é também política) . Embora a sociedade brasileira seja muito mais desigual e sofrida(favelas, penitenciárias, grotões remotos pobres , etc.)- aquele “efeito tecnológico “pesa nela ,  mas com diferenças e consequências. Quais ? Refletir, pensar.

Resultado de imagem para lula 2018 charge

É em meio a  tais questões que movem-se democratas, empregados em serviços, funcionários diversos, classes médias em decadência – sim, porque  esses hoje também são vítimas diretas de problemas causados  pelo Império/oligarquias locais, a começar com o desemprego, ganhando um novo potencial inexplorado de revolta e no sentido de participar da luta social – e os mais à  esquerda também com alguns  problemas a mais ,caso da  legalidade explícita frente a exércitos invisíveis fora da Lei, ou seja , enfrentam conspiradores sem  o serem, sempre condenados a derrotas – e por certo risos camuflados deles . (Cf. a respeito do poder, conspirações, etc. Bobbio , Clapmar, Maquiavel, cf. arts. anteriores).

Conhece-se o passado brasileiro ; as conciliações antinacionais ; a  traição das oligarquias , corrompidas, vendidas  a interesses estrangeiros ;  os absurdos em curso;  a  falsa democracia golberyana pós-regime terrorista; etc.(tudo analisado, exaustivamente, neste blog. Há que  ir adiante e para isso , seria  preciso firmeza, convicção , intenção de  travar – luta ideológica .

       Um primeiro ponto . Será preciso superar, arrancar, operar , cortar –  o  “calo” brasileiro político , e  oriundo das “esquerdas”, o líder neoliberal chamado Lula da Silva. (E  voltamos a ele…)

               Com ele pesando no processo, atuando negativamente na balança,  não haverá passos adiante. Porque ele representa o Império e  uma trava  a toda luta à esquerda, por motivos óbvios. Na verdade, esperávamos esse problema. Tanto que  tratou-se de uma das poucas questões em que retificamos posições neste blog- ele era contra o impeachment de Dilma, pelas consequências dele, inclusive a  vitimização do PT e de  Lula, o que  lhe daria um segundo fôlego . Exato o que  vem acontecendo .

            Todavia, consideramos depois que  a diminuição da força política e de corrupção e cooptação de Luladilma , encravados no estado brasileiro, cooptando, corrompendo, dividindo , etc. propiciaria uma oxigenação política,  uma abertura e mexida no estagnado quadro político brasileiro – propiciando outras mudanças. Por  isso e razões  expostas em vários artigos – consideramos Lula da  Silva o inimigo número  um  do povo brasileiro. O fator que , uma vez superado,  daria abertura, propiciaria  novas mudanças.

          E isso aconteceu , em que  pese alguns fatores negativos normais (afinal, a atuação dele vem de mais de 40 anos, junto com o Império – haveriam reações, evidente ) .Mas, antes superestimáramos o lado negativo, por isso tendo-nos colocado contra o impeachment. Depois, reconhecemos, analisamos e corrigimos ).

          Nunca ficou tão claro para o povo brasileiro, estudiosos, classes  médias, desde queda de Luladilma  – o verdadeiro caráter do regime político, do sistema capitalista , da  corrupção que os sustenta e sustentava . Trata-se de  politização a curto prazo , embora falte muito ainda pela omissão,  por décadas , das  esquerdas, nesse sentido, sustentando Lula/PT, ou omitindo-se , e pela ainda ação de lulistas de um lado, e o Império,  por trás,  de outro – ambos em grandes  campanhas de propaganda e contrainformação usando a psicologia  social, como antes enfatizado.

          Além disso, a ausência do lulismo à frente do estado está propiciando ao povo em geral, em especial setores mais informados e intelectualizados , visualizar a falta de perspectivas do chamado “programa neoliberal”, a realidade brasileira, Braz$l Província, e inclusive quem é esse indivíduo pró-Império chamado “Lula da Silva”, embora os  xingamentos dele , confusão provocada , mentiras, calúnias, etc. – oriundas todas  dele mesmo/Império , para sobreviver politicamente.

          A DUPLA LULA/IMPÉRIO  -NOVAMENTE  ?

E , como ele continua insistindo em pesar no processo(tudo indica por interesse próprio, escapar da prisão,  etc. mas também interesses  do Império – cf. como ele escapou do “mensalão”.  Como, por quê ? Com o apoio do Império e sua enorme gama de recursos, poder , big mídia ,agentes) é preciso acompanhá-lo, observá-lo . O Império pode estar apostando , pela terceira vez,  nele . Uma desgraça  para o Brasil. Achamos difícil, não impossível que tal ocorra.

         Um grande risco, mas os estrategistas do Império podem considerar que, mesmo vitoriosos por aqui, tendo conquistado mais do que planejaram, via Lula, tendo o povo e esquerdas aceitado tão bem, por que então não apostarem em mais alguns anos de lulismo? Afinal, lulistas já acertaram-se com Renan , Maia, Temer, alguns altos membros do Judiciário – a situação acalmou-se, todos acordes contra a “lava jato”. Quem sabe, embora absurdo aparente, pode ser, na província Braz$l?

Diferentes  posições observam o problema Lula, que não é  ser de  esquerda, muito ao contrário, ser uma farsa , uma direita disfarçada, a serviço do Império.

            “O único  caminho possível para Lula sobreviver é a guerra total, não importa  os danos para  o Brasil.”(…)O PT não foi um partido ético que teve que se corromper para levar adiante um projeto generoso. Longe de incorrupto, criou um novo tipo de corrupção, mais profissional, potencializada pelo espírito de grupo e protegida  pelo zelo religioso dos seguidores. Dos ônibus  de Santo  André às obras da Odebrecht não há ruptura e sim ganho de escala. O poder total depende  de  muito dinheiro “. (…)

 

               “Apostando desde já  na morosidade da Justiça  para engatilhar sua candidatura e tornar-se intocável, Lula tentará de todos os jeitos dividir o eleitorado e promover o ódio social. Alterará  as leis se puder (emenda Lula)  e, se não puder, as atropelará. A tragédia Lula é ato consumado. A questão é se ela virará filme de terror que a volta desse messias político  anuncia. Um  reinado de mil anos sem paz ou amor”.(Joel Fonseca, FSP,18-7-17)

 

                  O que  esse analista  não percebe é que  há  algo muito pior em Lula – o dedo do Império, e afirmamos  tal depois de examinar com lupa  toda  sua vida pessoal e  política. Nenhuma demonstração de caráter, desde novo, afirmando-se a declaração de quem o conheceu  melhor – Chico de Oliveira. E ligações com interesses de uma nação estrangeira , via AFL/CIO( federação de trabalhadores /EUA ligada à CIA) , entre outros , e desde a década 70 .Toda  a sua práxis política o confirmou – jamais nacionlista .

Nem coerência, coragem  nada. Nada que o faça sequer chegar perto de um Goulart ou Brizola, a quem  só teve consideração ao final da vida , por oportunismo político e Dilma pouco antes de desabar, com a família Goulart. O terrível disso é se for uma decisão apoiada pelo Império – o que significará uma luta terrível , que irá longe, mas sem  a qual só restaria  um destino ao Braz$l – consolidar-se como província ou protetorado americano, na atual etapa histórica .

     

   ENTÃO , O QUE FAZER , O QUE PROPOR ?

 

    Imagem relacionada  Não há , como  já afirmado, solução fácil , rápida ou  a curto prazo. Há  pequenos passos que já vão implicando em mudanças – aprendizado, confiança, organização mental , pequenas mudanças políticas e sociais, uma ou outra pequena vitória política. Começar  a caminhar – na direção certa. 

Propostas que unam e que propiciem desdobrar-se o processo político e social em curso. Pouco se pode influir direto na política econômica, fora pressão ,mas, no campo político e social, é possível . A indagação é  evidente  – e agora, o que  fazer ? A resposta nem tanto.

*( Para reflexão, notas que seguem  ) –

* Fazer o  que não foi feito até agora, durante décadas.  Organizar movimentos sociais autônomos , independentes , sem estarem encostados/dependentes do Estado ; pensar num centro,organizador , autêntico partido modernizado,  com inteligência , capaz de superar , com segurança, os problemas antes  referidos ; buscar palavras de ordem ( objetivas, relativas ao dia a dia do povo,  nacionais e democráticas – o regime  vigente  terá  que dar resposta a elas, o que não será fãcil)  .

  *[Se o Império do Capital,porventura , seja incompatível com a democracia real, essa é outra questão a ser vista no curso do processo político ; seriam  úteis  palavras  de ordem capazes de unir , que vão no sentido de suas necessidades ( pró-favelados ; pró-trabalhadores ; pró-presos nas penitenciárias ; pró-lava  jato, etc.) , que  interessem a todos os democratas anti-neoliberais e possam alavancar mudanças políticas ;(de fato, se a “lava jato” atinge  empresas multinacionais ,que estão  descumprindo a legislação, isto é positivo para o país  – e  atesta  que o trabalho dos procuradores e jovens juízes nada têm a ver com CIA e interesses do Império, como têm sido acusados) ] ;

 *(Atenção – com Lula ocorre exato o contrário – cf. manifesto de deputados americanos, pró-Lula , assinado e estimulado por uma federação americana de trabalhadores , AFL-CIO , com doze ou mais milhões de filiados, sabidamente  envolvida/dirigida  pela  CIA – cf.P.Agee, “Diário da Cia”, Círculo do Livro, SP, 1976, 2ª.ed.,p.625 , entre outras fontes).

  *Auditoria rigorosa da dívida pública ; investigação no BNDES , no Judiciário,  perícia técnica e comissão investigativa de  nível quanto às urnas eletrônicas;

  *exigir punição para todos os culpados , condenados , com expropriação e confisco de bens para cobrir prejuízos (o que inclui Temer, Aécio, Lula, Dilma ) , fim do foro privilegiado,rigoroso teto dos salários públicos ; devolução ao Estado de quantias recebidas a mais , seja via empréstimos, super-salários, financiamentos irregulares , por todos , empresas/pessoas físicas,  em condições privilegiadas , além das previstas em Lei  ;

*controle popular do Judiciário ; volta dos júris cíveis ,que já existiram no Brasil ; participação popular no Judiciário, um instrumento político democrático;  análise de mais participação popular na Justiça Trabalhista e Criminal  ;  se não condenado  direto (por falta de coragem de juìzes , interpretações da Lei duvidosas , ou por achar-se que não há ainda (?!) provas , cobrança a Lula de  todos os fatos a ele imputados , inclusive seu relacionamento com os Tuma  /Dops/ décadas 7o/80 , a política na sua administração, etc.(Um líder público tem obrigação de explicar-se em público)  ; investigação das URNAS ELETRÔNICAS , que provável vêm sendo  fraudadas , talvez até na eleição de Dória/ prefeito SP ; etc.

*Usar recursos da chamada democracia direta, mencionada na atual Constituição(plebiscitos, referendos, revogação de mandatos, etc.) . Amplo debate e reflexão sobre a educação popular, controle de poder pelo povo , participação direta do povo no processo eleitoral, candidatos avulsos , investigação de passadas eleições  e das  urnas eletrônicas/processo eleitoral, prosseguindo investigações e denúncias referidas pelo ex-delegado federal Queiroz(ver artigo anterior, neste blog, complemento, in fine, e gravação há abado site   ).

  *Reflexão sobre todos esses temas, amplos debates sobre os pontos mencionados. (Atenção – representam  avanço e amadurecimento os debates em curso  e propostas de sua ampliação, realizados por diversos setores democráticos e à esquerda.Trata-se de passo adiante na triste realidade brasileira  ).

   * Constituinte independente. 

            Como se vê, muitas propostas  podem serem discutidas no sentido de mudanças mais democráticas. Vem-se defendendo a Constituição Federal de 1988 – ela é obviamente  indefensável – é uma constituição oriunda do regime terrorista e seus estrategistas (?Cf. arts, citações,etc., em artigos anteriores , inclusive o sobre os “desaparecidos” ).

         A mais evidente mudança a ser proposta , que engloba outras, e que  implica numa mudança de situação e desdobra-se em mais mudanças  é – CONSTITUINTE JÁ . Independente . Qualquer alternativa apenas significará adiamentos , mais tempo perdido, consolidação do que se quer combater . Aliás, já vem tarde qualquer  proposta de Constituinte  – sua aceitação teria sido mais fácil há meses. As “elites” preponderantes a evitarão , enquanto puderem.

        DE IMEDIATO 

          Quanto ao pagamento das contas estatais em negativo ( origem nos assaltos ao Estado, desperdícios, desfalques , propinas , prejuízo de bilhões),obra dos corruptos  das várias frações neoliberais , talvez preciso que o povo intervenha desde logo  . Se possível, inclusive com a participação de parlamentares democratas do Congresso, o que requer organização, independente ( de partidos ,frações, grupos) ,e ampla frente  , organizada de imediato, o que a internet pode propiciar . Porque tudo indica que ou se age logo ou o povo começará também logo a pagar a conta , sempre mais alta, maior   , de toda a roubalheira feita , os corruptos caminhando para a impunidade , via ardis diversos .  (*)

*******************************************************************************************

     * ADENDO *

     BRAZ$L – GANHANDO OU PERDENDO TEMPO ?ELETROBRÁS ?

Depende. As oligarquias ganhando sem nada perderem- livrando-se da cadeia ; dando tempo aos advogados e a Lula e outros para agirem, politicamente ; para   processos prescreverem ; investigações serem dificultadas;  fazerem-se obstruções da Justiça ;  negociar-se em segredo, etc. Neste momento, a big mídia auxilia as oligarquias dominantes , ligadas a interesses estrangeiros (inclusive a fração política “neoliberal” lulista), calando-se e desviando o noticiário – nos bastidores , mais conciliações espúrias, anti-populares ,estilo tradicional(Cf.,neste blog, explicações de J.H.Rodrigues) .E medidas absurdas, na situação atual, com uma administração ilegítima  – tais como privatizar/vender a Eletrobrás e fazer reformas importantes. Uma contradição antidemocrática. 

Impunidade . Adiamentos  de decisões importantes, até julgamentos .   .Com o nome de “operação abafa” ( Min./ STF /Barroso) ou que nome se dê .Para isso, desvia-se os assuntos políticos , enquanto a Justiça solta acusados , deputados de ” oposição” se calam,  Temer repete , cheio de pose  e símbolos , suas gafes sempre. Um paìs ridículo- em resumo. 

Para atingir melhor o “povão”, desinformando-o , despolitizando-o, acalmando as tensões sociais ,  a big mídia trata :  (1) de problemas  sexuais  , feminicídio, crimes , questões de gênero, etc. ; ou (2) de acontecimentos mundiais , passados nos EUA , com Trump, etc.Bem longe do Brasil .

   Assim ganha-se tempo histórico(o Império), adia-se, desvia-se,acalma-se o povo.  (Ah,não se fala mais tanto na Venezuela , pois  lá , e no resto da América Latina , avolumou-se uma reação anti-Império, que não convém ao Império divulgar) .

    ELETROBRÁS ! ATÉ ELA ?!

Face às facilidades políticas do momento, massas populares sem suficiente organização, entre outras , a província sob a direção de prepostos de estrangeiros,  sem legitimidade, o Brasil sob risco de pane geral ( energético, e sem condições de pagar os juros da dívida pública, o funcionalismo,etc .) , os representantes dos interesses estrangeiros , parlamentares e Temer  ( a Justiça escondendo-se sob acusações de super-salários) – tentam tomar as soluções típicas do programa “neoliberal” do Império- privatizações , venda bem barato de empresas públicas, mais empréstimos a juros altos.

           Essa política não serve para os países líderes do Império ,  dirigentes da globalização de cima para baixo, mas apenas para as bases( países)  atrasadas e superexploradas – virar mais à direita ainda, privatizando,vendendo, acabando com o que resta do patrimônio nacional. Agora , pensam liquidar um pouco mais esse patrimônio  – e não corrigir os erros cometidos . Basta ver que não pretendem sequer convocar uma Constituinte.

_________________________________________________________________
 (*) (Original não revisado, o que  não impede entendimento. Abreviações – FSP ; ESP ; OG – jornais Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, O Globo. Fotos/desenhos/charges: retirados da internet, dos autores assinados, por consideradas de boa qualidade e úteis para melhor esclarecimento popular, complementando o texto).

 

 

 

               

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *