Milícias, Militares, Traficantes, Corruptos

jan 26, 2019 by

Milícias, Militares, Traficantes, Corruptos

 Milícias, Militares, Traficantes, Corruptos

 

(Artigo em que se baseou o EDITORIAL DE CAMI TV 35 – ÚLTIMO DESSA TEMPORADA,  FORA O EXTRA “Jesus Cristo, o Líder, o Homem “).

                          (Mauro M.Burlamaqui)

 

        O BRASIL VIVE TEMPOS DE CAOS E DECADÊNCIA , COM PROBLEMAS DE TODOS OS TIPOS, QUE TEMOS TENTADO ESTUDAR .

ELES TEM SIDO  AMENIZADOS PELAS MENTIRAS GOVERNAMENTAIS E AS DAS INSTITUIÇÕES DIVERSAS ; PELO ADOCICAMENTO DA GRANDE MÍDIA CONSERVADORA , APAVORADA COM MUDANÇAS EFETIVAS ; PELAS REDES DA INTERNET,  DOENTIAS E AMALUCADAS E RECHEADAS  DE FAKE NEWS, FORA AS EXCEÇÕES DE PRAXE ; PELA HISTÓRIA OFICIAL DETURPADA;  PELO RECURSO ,HOJE  CONSTANTE, AOS “SEGREDOS” DE UM ESTADO DE EXCEÇÃO INFORMAL E IMPLÍCITO , USADOS,  EM ESPECIAL,  PELO STF ; PELOS GENOCÍDIOS DISFARÇADOS, VIOLÊNCIA E MEDO DISSEMINADOS .

  E, AINDA ,EM ESPECIAL , PELA IGNORÂNCIA POPULAR TÃO PROMOVIDA COMO MASCARADA,  POR SÉCULOS , HAVENDO , HOJE , MILHÕES DE ANALFABETOS E, EM DESTAQUE, PRETENSIOSOS ANALFABETOS FUNCIONAIS, MUITOS ATÉ COM CURSO SUPERIOR, MAS SEM CONDIÇÕES REAIS DE ENTENDEREM O QUE SE PASSA NO PAÍS. POUCOS TENDO UM NÍVEL DE ALFABETISMO PLENO(25% DA POPULAÇÃO ).

SÓ VALE MENCIONAR O CAOS EXISTENTE  PARA AVIVARMOS NOS “OTIMISTAS”, AO MENOS, ALGUNS  TOQUES DE REALIDADE , LEMBRANDO AS MILÍCIAS, COM LIGAÇÕES QUE CHEGAM ÀS MAIS ALTAS AUTORIDADES DO PAÍS, IMPEDIDAS INVESTIGAÇÕES SOBRE ELAS, POR VEZES , PELA JUSTIÇA  SUSPEITA ; AS INTERVENÇÕES MILITARES E DITADURAS AO CURSO DE NOSSA HISTÓRIA; A JUSTIÇA PROTEGENDO CORRUPTOS E ASSASSINOS COMO OS DA VEREADORA  MARIELLE (RJ) ; O RECORDE NO NÚMERO DE ESTUPROS ; OS ÍNDIOS MASSACRADOS, PASSADO RECENTE,  ATÉ COM NAPALM E DINAMITE .

Resultado de imagem para OS SUICÍDIOS DE POLICIAIS EM NÚMERO 42,5 % MAIOR

 

E MUITO MAIS SE TIVERMOS PACIÊNCIA DE LEMBRAR : OS SUICÍDIOS DE POLICIAIS EM NÚMERO 42,5 % MAIOR DO QUE EM 2017 ; 31 MIL PESSOAS DE 15 ANOS OU MAIS MORTAS PELOS EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA ;CENTENAS DE ASSALTOS COM MORTES EVITÁVEIS , OUTRAS FAMILIARES, POR AMORAIS DOENTIOS ; REFÉNS, QUADRILHAS COM DEZENAS DE MEMBROS ; MORTOS TODOS OS DIAS EM FAVELAS ; ASSALTOS EM ESTRADAS TURÍSTICAS ;PMS PASSANDO INFORMAÇÕES AO TRÁFICO ; DESEMBARGADORES VENDENDO SENTENÇAS ; CASOS envolvendo  MINISTROS DO STF ABAFADOS ;DÍVIDA PÚBLICA EM CONSTANTE CRESCIMENTO , JUROS ABSURDOS, JÁ EM 6 TRILHÕES DE REAIS ;  EXCEDENTE DE PRESOS QUE poderiam POVOAR 4 CAPITAIS ; 1/3 DE ESCOLAS MUNICIPAIS EM ÁREAS DE CONFRONTO(RJ), COM TIROS  .

E SEMPRE MAIS :   “JOGO DO BICHO” MATANDO QUANDO CONVENIENTE, PELAS ESQUINAS, EM TODA PARTE, HÁ DÉCADAS COMO HOJE ;  OFICIAIS DEMAIS E PMS DE MENOS NAS RUAS ; MENORES TORTURADOS EM CENTROS DE CORREÇÃO SUPERLOTADOS ; ESQUEMAS DE EMPRESAS DE TRANSPORTE URBANO ENVOLVENDO CORRUPÇÃO DE DEZENAS DE AUTORIDADES(RJ) ; EVIDENTES ERROS NA ECONOMIA NACIONAL , NÃO ADMITIDOS NEM PELOS ADMINISTRADORES DE ONTEM NEM PELOS DE HOJE ; PROMOTORES ENVOLVIDOS EM PROPINAS; HOMICÍDIOS DE JOVENS DOBRANDO ENTRE 1990 E 1997 ; PESQUISADORES PEDINDO ESTADO DE EMERGÊNCIA NA SAÚDE ; DEZENAS DE VIADUTOS AMEAÇANDO CAIR POR FALTA DE MANUTENÇÃO , EM VÁRIAS CAPITAIS ;13, 5 MILHÕES de pessoas VIVENDO EM MISÉRIA ABSOLUTA ; RUAS ALAGADAS E QUEDAS DE BARREIRAS, em todo o país , para isso bastando  QUALQUER CHUVA MAIS FORTE ; PRAIAS, PRAÇAS, ÁGUAS, AREIAS, POR TODA PARTE,  COM FUNGOS E PARASITAS ;400 MIL SITES SUSPENSOS PELO GOOGLE POR ILEGALIDADES, O QUE REVELA O QUE PROVÁVEL  OCORREU NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES; MANCHAS DE ÓLEO PREJUDICIAIS À SAÚDE , CAUSANDO DOENÇAS , SEM DESCOBERTA DAS ORIGENS, JOGADAS SOBRE MILHARES DE KM DAS COSTAS MARÍTIMAS  BRASILEIRAS …E PODERÍAMOS PROSSEGUIR INDEFINIDAMENTE , SE DESEJÁSSEMOS. FICAMOS POR AQUI – CAOS, estado de completa desordem.

INFELIZMENTE, ESSA A REALIDADE BRASILEIRA. COMO CHEGAMOS A ESSE PONTO ?DIVERSAS RAZÕES, ENTRE ELAS “CONCILIAÇÕES” E ACORDOS ESPÚRIOS DE ELITES TRAIDORAS , DURANTE DÉCADAS.

 

 PAULO NAPOLEÃO SILVA LEMBRA QUE ”…”A IMPUNIDADE DOS ATOS IMORAIS  DOS AGENTES PÚBLICOS , O LOCUPLETAMENTO, O PRÊMIO À DESONESTIDADE , SÃO O Principais instrumentos de desagregação da sociedade …”

Depois de narrar diversos tipos de corrupção e desonestidade, em variados governos , o autor assinala …”:

”que se repetem há mais de 50 anos”…“envolvendo Ministros e funcionários de alto escalão , em alguns casos envolvendo o próprio Presidente da República e seus familiares … episódios dos quais citamos aqui alguns dos mais notórios e gritantes , porque o seu índice encheria várias páginas deste livro …” sendo que a “impunidade é o denominador comum …”

O mesmo autor , agora quanto ao falseamento da igualdade perante a Lei e a democracia  –

“Todas as nossas leis tem um toque qualquer , embutido ,daquilo que em tempos mais ou menos recentes foi convencionada chamar de “casuísmo”, mas casuísmo no mau sentido da palavra :todas elas tem endereço certo para privilegiar alguém em particular , ou algum segmento econômico ou  social , ou uma dada instituição” .

QUANTO AO PRESENTE E FUTURO UM HISTORIADOR COMO JOSÉ MURILO DE CARVALHO foi OBJETIVO  :

Resultado de imagem para JOSÉ MURILO DE CARVALHO

“HAVERÁ SAÍDA PARA A SITUAÇÃO EM QUE  VIVEMOS?EU ACHO QUE É MUITO DIFÍCIL COM UMA MARGINALIDADE TÃO GRANDE, COM TANTA EXCLUSÃO SOCIAL , MILHÕES DE PESSOAS DESEMPREGADAS ,SUBEMPREGADAS OU NÃO EMPREGÁVEIS POR FALTA DE EDUCAÇÃO”.

 OUTRO HISTORIADOR , EVALDO CABRAL DE MELLO :

”A IDÉIA QUE O BRASIL SERÁ UMA GRANDE POTÊNCIA NO FUTURO É UMA IDÉIA  QUE A GENTE TEM QUE DESCARTAR . PELO MENOS NOS PRÓXIMOS 40, 50 ANOS “.

UM INSPETOR , FALANDO DO CAOS PENITENCIÁRIO, mas que parece valer para todo o Brasil  :

 

“O ESTADO NÃO NOS GARANTE NADA, NEM A COROA DE FLORES “.

AO MEIO Dessa confusão, caos , EM VISTA DA CONJUNTURA POLÍTICA , o  FORTALECIMENTO de um  LADO O MAIS CRUEL E CRIMINOSO , AS MILÍCIAS,  PERIGO PARA TODA A POPULAÇÃO E PARA A PRÓPRIA EXISTÊNCIA NACIONAL.

O QUE SÃO  ?

Originalmente, miles – soldado e itia – estado . Logo, homens armados para a defesa de algo, contra invasores, como tropa auxiliar , militares ou paramilitares ,compostas por cidadãos comuns Por vezes, conforme local, país, contexto, tornaram-se grupos de extermínio , justiceiros , atuantes quando e onde o Estado falha .

Por vezes , cobrando taxas de proteção , explorando clandestinamente diversos serviços ,oposição a domínio de traficantes ,serviços de segurança alternativa .

COMO CRESCERAM ? Com apoio estatal , ao menos de parte do Estado ,  no Brasil ao menos, favorecidas pelo lado corrupto  policial do Estado . Para onde vão ? No Brasil, cresceram de forma criminosa desmesuradamente.

 A TENDÊNCIA SEMPRE PARA O CONSERVADORISMO (QUE exibe O CAOS ACIMA,  QUE A FORTALECE, embora enfraqueça a sociedade sadia  ) . O CRIME como fator de alento  , A VIOLÊNCIA como meio, protegida ou semi-protegida pelo Estado .

E estes são lados perigosos delas, ainda mais em regimes autoritários e militaristas .

Evidente , que em caso de crise aguda nacional, jamais tenderá no sentido da igualdade popular , mas no oposto, veja-se ricos milicianos sendo presos , no Brasil, moradores de condomínios onde vivem deputados e até o Presidente da República.

Elas jamais estarão , as hoje presentes no Brasil em crise, do lado da população , em momentos cruciais. Cresceram à sombra do estado policialesco, ligadas ao pior setor deste, ao desejo de lucro, dinheiro, eleição de políticos, tendo até seus representantes em diversos níveis.

Resultado de imagem para indonesia bandeira

PRECEDENTES COMO O CASO DA INDONÉSIA, década sessenta , por exemplo , com o massacre de um milhão e meio de opositores , não podem deixar de serem  lembrados, em especial numa SITUAÇÃO IDEAL para elas,  QUANDO ESTÃO MILITARES NO PODER , MUITOS ACREDITANDO EM SOLUÇÃO DE PROBLEMAS POLÍTICOS E ADMINISTRATIVOS e sociais através da VIOLÊNCIA ,favorecidos pela existência de  um  JUDICIÁRIO OMISSO OU CORROMPIDO OU SEMPRE RETARDADO e uma POPULAÇÃO DESARMADA E RELIGIOSA, MEDROSA , de outro lado , OPOSIÇÕES DESTRAMBELHADAS E INEFICAZES , SOB A CHEFIA DAQUELAS ESQUERDAS QUE A DIREITA GOSTa , como dizia Brizola –  E que,- acrescentar-se-ia ,  aliás, ao fundo, também  FINANCIA .

QUER DIZER , essas MILÍCIAS , hoje existentes e crescentes , no Brasil , em caso de crise aguda , manifestações fortes, sociedade radicalizada, o que hoje ocorre em vários países da América Latina , SÓ SE VOLTARÃO À DIREITA E  SEMPRE DISPOSTAS A CUMPRIR , PRESSUROSAS , AQUELAS TAREFAS AS MAIS SUJAS QUE CONSTRANGEM ATÉ OS MILITARES E QUE OS DESMORALIZAM QUANDO AS PRATICAM , no presente e f uturo ,  COMO ACONTECEU, por  aqui,  APÓS O GOLPE ESTRANGEIRO DE 1964 e  ANOS SEGUINTES.

TAL JÁ ocorreU eM OUTROS PAÍSES SATÉLITES AMERICANOS, CASO DA INDONÉSIA, TAMBÉM SOB DEMOCRACIA TIPO A daqui ,  ESQUERDAS LEGALIZADAS E MUITAS MILÍCIAS convivendo com militares , em sociedades com certa liberdade política e democratismo, democracia falseada , em que o povo pouco ou nada controlava , realmente das instituições capazes de decidir em nome dele. MILÍCIAS admitidas de forma concessiva, combatidas de forma frágil .

E QUE DEPOIS auxiliaram e até  LIDERARaM os atos os mais vis, FORÇAS ARMADAS E AMERICANOS DANDO-lhes  SUPORTE.

Na Indonésia,repita-se ,   A MORTE DE 1 MILHÃO E MEIO DE INDONÉSIOS, A MAIORIA rotuladas  COMO ESQUERDISTAS  ou comunistas .

Isto a um ponto pouco capaz de ser imaginado pelos que viviam , então , naquele país, antes de um golpe militar, ao fundo promovido pelos EUA , DÉCADA SESSENTA .

 Além de todo tipo de ilegalidade, o país em crise, elas invadiram casas, torturaram ,mataram , promoveram genocídios. PIOR ainda – ELAS  ATÉ HOJE JACTAM-SE DISSO , não escondem , como ocorre no Brasil , por parte dos autores  daquelas a barbaridades , e seus apoiadores, cinqüenta anos depois . Elas jactam-se disso, não foram punidas, e o povo as aplaude até em programas de rádio e TV – o ponto a que pode chegar uma sociedade. Isto , NUMA INDONÉSIA ANTES COM GRANDE POTENCIAL, HOJE DESTRUÍDA SOB O CÍNICO OLHAR DO IMPÉRIO AMERICANO, promotor mascarado , como sempre, escondido , do conhecido massacre .(Razão, aliás,  de filmes famosos e premiados como “O Ato de Matar “,de Joshua Oppenheimer).

O BRASIL ESTÁ NUM CAOS, sobrevivendo como um estado de exceção informal camuflado sob a pele de um estado democrático de direito falseado , recheado de liberalismo , autoritário , em que o povo , realmente, nada controla .

 Tal se sustenta via mascarados e indiretos recursos,   ACIMA Descritos , E PELOS MUITOS RECURSOS DO ESTADO DE EXCEÇÃO IMPLÍCITO , ALIÁS COMO SEU PRÓPRIO MENTOR AMERICANO , (EM OUTRA CONJUNTURA), MAS TAMBÉM RECORRENDO Á MESMA TÉCNICA DE GOVERNANÇA (AGAMBEN ). Ora,  POR  AQUI TAL NÃO PODERÁ PERDURAR MUITO TEMPO, EM QUE PESE A INCAPACIDADE CRÔNICA E/OU NEGOCIADA DAS OPOSIÇÕES INSTITUCIONAIS .

DESTA FORMA,  O EXEMPLO DAQUELA INDONÉSIA DISTANTE NÃO PODE SER ESQUECIDO , BEM COMO A OPINIÃO SÉRIA DE INTELECTUAIS PERSPICAZES COMO OS CITADOS.

Os comentaristas da big mídia, em que pese incapazes de aprofundarem análises , impedidos pelos seus próprios empregadores, todavia conseguem bem apreender , isentamente, pois parte dos esquemas dominantes, o que ocorre : a par de vários reconhecerem os desequilíbrios psicológicos, seja da população , seja de policiais ou militares , muitos vêem uma situação no mesmo sentido que o aqui exposto :

”Um Brasil desigual, violento e triste” ; “política racista de extermínio…”(Flávia Oliveira ) .

 “Desde a abertura , ninguém havia instalado sensação tão plausível de a democracia estar por um fio, de o país ser uma piada dentro  da História,  de a ignorância  estar prestes a triunfar , liberta de recalques, na forma do “burrismo”, nossa nova bandeira “. (Arnaldo Bloch).

 

E os analistas da big mídia, até eles indignados com o extremismo à direita :

Resultado de imagem para Demétrio Magnoli

”Que ninguém se engane : há um projeto subversivo em curso, de ruptura da ordem democrática “;(Magnoli) …A célere erosão da popularidade do governo e as procrastinadas investigações sobre eventuais laços do clã presidencial com as milícias só reforçam o projeto golpista”(Demétrio Magnoli).

A direção do vento tem sido observada e não só à esquerda – as milícias, um real perigo, ao fundo, como mostramos,  não  estão sendo perseguidas ou destruídas . Mas , como o velho “jogo do bicho”, a impunidade, o autoritarismo (detectados há décadas) , a corrupção (já agora protegida ,  por parte majoritária das instituições e partidos) ,a Constituição e leis que , quase ostensivamente protegem as elites privilegiadas e seus privilégios especiais , tudo isso tem sido preservado em nome da democracia.

 São vícios demais , envolvendo uma nação já algemada pelos impérios há séculos, dirigida por elites dominantes deles aliadas, e que fingem pretender corrigir tal através do estado democrático de direito deturpado.

 Este , por sua vez , apenas uma camuflagem já rota e desmoralizada , do estado de exceção informal e implícito que , realmente , funciona, debela crises , amortece-as , atuando  de cá para  lá , conforme disputas e preponderância de frações politicas dominantes, conforme o contexto e conjuntura , em suas disputas no campo do bloco dominante de poder.

Tal situação ainda se apóia na Oposição , dirigida por conciliadores , dividida , em prevalecem setores neototalitários sem qualquer ideologia específica, a não ser aquela do liberalismo ocultada por gritos de pseudo igualdade , apelos a questões de gênero , medidas de assistência social  baseadas em propostas da ONU , o que fala por si .

Terreno arado para a persistência da falsidade da administração subordinada autointitulada de esquerda, com essência neoliberal e apoio do imperialismo , a disputar eternamente o poder .Isto ,  no interesse de sua enorme burocracia e estrutura partidária conquistada em outros tempos de poder sob sua direção esquerdista neoliberal, uma contradição apenas em termos, desde que distorcidos os conceitos de cada um deles. Na outra parte , o extremismo à direita , também protegido pelo Império , que joga nos dois campos , neste e no anterior . Este , com todas as condições de vencer, impor-se , inclusive pela violência , caso  as oposições a ele consigam superar sua essência neoliberal e tornarem-se efetivas à esquerda. O que pode levar décadas.

Enquanto o tempo passa,  o projeto neoliberal radical dos extremistas bolsonaristas  está exposto claramente :– se preciso e realmente contestados, golpe e violência desmedidas, e as milícias , com suas ligações governamentais, aí estão postas para isso, superando escrúpulos das forças militares tradicionais. Que para conter tal avanço teriam que agredir forças à direita , abrindo caminhos à esquerda, o que seria improvável.

Assim, caminho aberto , sob  diferentes hipóteses , para as forças de direita, sob a égide do Império , que visam pura e simplesmente a incorporação do país a ele.

Diversos fatores apontando nessa direção , dando razão tanto aos comentaristas citados, como aos  professores acadêmicos referidos. A liberdade e não combate às milícias coloca , havendo reação ,a uma talvez trágica situação a preceder a destruição nacional referida  – um massacre popular que pode preceder o restante do processo a que assistimos e do qual padecemos.

Afinal, não esqueçamos, uma série de observadores, como alguns acima  citados , além de fatos amplamente publicados, atestam que as milícias não sé existem, crescem , como já estão no Palácio do Planalto.

 O que quer  dizer, como ocorreu na Indonésia , não são protegidas pelo “lado podre”e policialesco do Estado. Mas, pelo próprio Estado .(*)

 (Original não revisado , o que não impede entendimento. Artigo base do editorial número 35, de Caminhando Jornal TV, veiculado pela TVC, TV Comunitária, RJ, em 22-11-2019).

*************

 

MUDANÇAS NA TEMPORADA DE CAMI TV

 

Depois de 35 programas , alguns de 1 hora, outros de ½ hora,  Caminhando Jornal TV , na TVComunitária , RJ ,  e no You Tube , mais um EXTRA  , sobre “JESUS CRISTO”,  a ser exibido neste final de ano ,  cerca de 6(seis) meses de programas contínuos, é hora de reformulações, debates internos , descanso para nossa equipe de simples cidadãos, preocupados com a crítica situação nacional e o futuro da Nação Brasileira.

Daí, a resolução de uma “parada” , descanso,  para “realimentação” política e cultural.  Mas, ATENÇÃO,  não no programa semanal na TVC/RJ, canal 6 da NET ,  aos sábados , 13 horas, que continuará sendo divulgado , com nossos últimos programas, alguns especiais, e algumas repetições solicitadas . Além de estarmos , sempre, no You Tube.Ambos terão continuidade .

De outro lado, em nosso site, poderão serem  encontradas maiores análises , pois continuará sendo divulgado , com alterações semanais – caminhandojornal.com.  De outro lado , poderão serem divulgados , via You Tube e no horário citado na TVC, sempre aos sábados , 13 h , alguns flashs ou clips , programas curtos especiais, se julgarmos importante, face à conjuntura .

 Todos nossos programas continuarão  na TVC , pois, e no You Tube, permitindo reavaliações do trabalho feito .

Colaboramos com inúmeras questões abordadas , indicando reflexões, seja no  caso da previsão da volta dos militares à linha de frente da política nacional ; do estado de exceção informal e implícito, tanto aqui como nos EUA , do qual muitos não tem consciência,  recurso secreto de poder do Império Americano, sutil e estrategicamente  articulado  ; da decadência e virulência daquele  Império em crise ; da incompetência e falta de perspectiva de esquerdas, na verdade “esquerdas”, que desmoralizaram os empenhados em mais igualdade social e democratização da sociedade, pelo envolvimento em corrupção descarada ; da necessidade de democracia intensa , com controle popular , e não de uma falseada como hoje temos ; do apoio à luta contra a corrupção , que envolve grandes empresários comprometidos com interesses estrangeiros e manipulação criminosa do Estado ; das acusações envolvendo a Venezuela , Bolívia, Chile e outros países : etc.

Pautamos nossas posições por análises claras , citações de fontes , responsabilidade pessoal de cada analista, pluralidade de posições, direito de resposta , combate às fake news , evitando-as .Mantivemos um Código de Ética sempre em vista, tendo como base o da ABI. Analistas de alto nível , com títulos de mestrado , doutorado e outros, muitos professores , embora tal não tenha sido nossa perspectiva única de qualidade, jamais jogando um argumento também de autoridade à frente da qualidade, ética e , em especial, independência.

Digerir críticas, se o caso , autocriticar-nos, melhorar , aperfeiçoar – e voltar mais dispostos e organizados.

Obrigado a todos que conosco colaboraram , certos que fizemos trabalho útil no sentido de repensarmos os problemas nacionais , de forma independente ,sem censura . Vamos repensar a  participação em redes sociais e outras , quanto à filmagem , roteiros, pautas , etc. Esperamos retomar a sequência normal anterior , reformulada, a partir do sábado, dia 11 de Janeiro de 2020, na TVC , 13 horas, além de no You Tube. Nesse intervalo, continuaremos divulgando , em ambos canais ,  programa(s) EXTRA(s) sobre  o líder religioso “JESUS CRISTO”.

OBRIGADO A TODOS OS AMIGOS , BOAS FESTAS desde já , uma tradição .Tudo continua – e recomeça.

Caminhando Jornal TV

Caminhandojornal.com

Redação

 

 

Related Posts

Tags

Share This

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *