Onde está Honestino Guimarães?

ago 7, 2013 by

Onde está  Honestino  Guimarães?

( I ) ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

              Mauro M.Burlamaqui

  ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

   (Com acréscimos e atualização inseridos em 25-4-2013)
(Como adiante referido, republicaremos, de tempo em tempo , este artigo, até haver informação sobre o destino de Honestino Guimarães e outros desaparecidos , há décadas ).(Caminhando/07-04-2013).(A mãe de Honestino, D.Rosa, faleceu em Brasília,há meses, sem saber do destino do filho).(Confira , neste blog, “Honestino(II), a verdade”, que traz dados sobre sua morte ).

INTRODUÇÃO(Notas preliminares)

< CONFIRA NESTE SITE ARTIGO SOBRE AS “COMISSÕES DA VERDADE” (???)E O QUE PRETENDE-SE DELAS. QUEREM, CINQUENTA ANOS DEPOIS, REALMENTE , DESCOBRIR MAIS ‘VERDADES’ OU ESTÁ HAVENDO UM MACABRO TEATRO COM ALGO TÃO LAMENTÁVEL ,CASO DOS “DESAPARECIDOS POLÍTICOS”, ENTRE ELES PAULO DE TARSO CELESTINO, IEDA DELGADO E HONESTINO GUIMARÃES? >>>

Reunião na UNB (9-11-12)- “Comissão da Verdade”? – pouco tempo para discutir assuntos sérios.

<Lamentável o tempo para os expositores, o que não permitia a conclusão dos temas. Aparentemente, há uma maioria, daquela época, não se sabe por quais razões, que acredita que os “anistiados” que combateram a ditadura militar foram ” vitoriosos” . Confundem “anistia”, parcial , com vitória política e poder .

Esses que estão na direção da administração subordinada não mudaram nada no Brasil , sequer os interesses estrangeiros. Muito ao contrário. O velho Brasil e os interesses estrangeiros mudaram-nos . Estão na administração exatamente porque mudaram e abandonaram todos os seus antigos ideais e programas .

Pensar que foram vitoriosos é cômodo , traz benefícios pessoais – mas, é ignorar a história, o que realmente aconteceu . Esquecer a anistia dos torturadores sem punição ( aqui no Brasil, pois em outros países foram punidos ) ,os desaparecidos até hoje, os mortos e os tipos de “governo” que se seguiram (aliás, sequer governos, pois não determinavam políticas básicas de Estado, eram meros administradores obrigados a seguirem um programa estrangeiro).

Regimes de “exceção “, com uso de medidas provisórias, coligações absurdas , “liberalismo” até certo ponto sem qualquer controle do poder pelo povo. E ainda defendendo interesses estrangeiros responsáveis pelo verdadeiro aniquilamento e genocídio do povo brasileiro – hospitais, favelas, segurança pública, previdência social, controle de natalidade estapafúrdio, etc.

Em resumo, todos governos “neoliberais”, sendo os primeiros escancarados ; e o atual , “enrustido ” .<<<<<< PERGUNTAS A SEREM RESPONDIDAS , OU NÃO RESPONDIDAS :

ESSA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL QUER MESMO DESCOBRIR O QUE ACONTECEU COM OS DESAPARECIDOS POLÍTICOS ? QUER CONHECER DETALHES DE TORTURAS , ESTUPROS, EMPALAMENTOS , ESQUARTEJAMENTOS ?

ESSA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL ATUAL , DE DONA DILMA , PRETENDE MESMO CHEGAR ÀS ORIGENS DA VIOLÊNCIA POLÍTICA DOS TORTURADORES, ESPECIFICAR OS NOMES DOS MANDANTES, SER EXPLÍCITA PERANTE O POVO SOBRE O PAPEL DESEMPENHADO PELAS MAIS ALTAS FIGURAS DO ESTADO , NA ÉPOCA?

ESSA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, QUE APÓS CINQUENTA ANOS NÃO DESCOBRIU NOVOS DETALHES E INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS SOBRE OS DESAPARECIDOS POLÍTICOS DA ÉPOCA DA DITADURA MILITAR, PRETENDE AGORA TRANSFERIR PARA NOVAS “COMISSÕES DA VERDADE”, TIRANDO DE SEUS OMBROS TAREFA QUE NÃO CUMPRIU , LOGO QUANDO APROXIMAM-SE ELEIÇÕES?

POR QUÊ? A ATUAL ADMINISTRAÇÃO FEDERAL DESEJA MESMO CHEGAR AOS NOMES DOS TORTURADORES E SEUS CHEFES , AOS NOMES DOS PROFESSORES DE TORTURA ESTRANGEIROS, DA CIA E OUTROS ÓRGÃOS , DAR ESSES NOMES AO POVO, com OS DETALHES DO QUE FIZERAM? MESMO QUE ESSES NOMES ENVOLVAM , DIRETA OU INDIRETAMENTE, SEUS ATUAIS ALIADOS, QUE AJUDAM-NA A MANTER-SE NO PODER, QUER DIZER , NA ADMINISTRAÇÃO ? OU ESTÃO APENAS >>>>

USANDO E MANIPULANDO OS NOMES DOS PARTICIPANTES DESSAS COMISSÕES<<<< , QUE PRESSUPOMOS SEJAM BEM INTENCIONADOS , PARA GANHAR VOTOS ?

 

ESSA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL QUER DISCUTIR COM O POVO BRASILEIRO, INCLUSIVE OS MILITARES, TUDO QUE OCORREU NO RECENTE PASSADO ?

DISCUTIR , AMPLAMENTE , E SE PRECISO USAR MEIOS COMO O PLEBISCITO OU REFERENDO PARA DECIDIR , “DEFINITIVAMENTE”, TAIS QUESTÕES ?

OU ESTÁ LIMITADA POR SEUS ALIADOS ESTRANGEIROS E NACIONAIS QUE PARTICIPARAM DESSA VERGONHA LAMENTÁVEL E SÓ QUEREM DESNUDAR ESSA QUESTÃO ATÉ CERTO PONTO?

ESTA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL ATUAL QUER MESMO CHEGAR AOS FINANCIADORES DA DITADURA MILITAR, ESTRANGEIROS OU NACIONAIS, QUANTIAS QUE DEVEM ENVOLVER BILHÕES DE DÓLARES E CUJAS ORIGENS TÊM EXPLICAÇÃO CONFUSA ATÉ HOJE ?

CHEGAR AOS INTERMEDIÁRIOS DESSAS TRANSAÇÕES , AOS QUE LUCRARAM, MACABRAMENTE, COM ELAS, BRASILEIROS QUE ENVERGONHAM NOSSO POVO E OS POVOS DE TODO O MUNDO ( mesmo alguns sendo ,atualmente,seus aliados ) ?

TODOS , INCLUSIVE OS DEMOCRATAS, de diversas matizes, POR CERTO , SOMOS FAVORÁVEIS A ESSA INVESTIGAÇÃO . AQUELES QUE INVESTIGAM, ATUALMENTE, A ESCANDALOSA DÍVIDA PÚBLICA NACIONAL TAMBÉM QUEREM QUE AS “COMISSÕES DA VERDADE” INVESTIGUEM O FINANCIAMENTO DA DITADURA.

MAS , A ATUAL ADMINISTRAÇÃO BRASILEIRA TAMBÉM QUER ?

DESEJA ” POLITIZAR’ A NAÇÃO E O POVO BRASILEIRO COM TODA ESSA DISCUSSÃO, INCLUSIVE OS MILITARES? OU NÃO PODE FAZER ISSO E NEM TEM MORAL PARA TAL, PELA CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE QUE, SEGUNDO A MÍDIA , VICEJA EM TODA PARTE ?

SE QUER, POR QUÊ ATÉ HOJE, DÉCADAS DEPOIS, OS LÍDERES “DE ESQUERDA” DA ADMINISTRAÇÃO NÃO ORGANIZARAM O POVO PELA BASE, NÃO FIZERAM CAMPANHAS NAS RUAS ? NÃO DISCUTIRAM ESSAS QUESTÕES COM A ÊNFASE E PROFUNDIDADE DEVIDAS,SE TINHAM E TÊM PODER PARA ISSO ?

TALVEZ PORQUE SEUS COMPROMISSOS NÃO PERMITAM, NEM SUAS ALIANÇAS, NEM SUA SUBORDINAÇÃO – AOS QUE VERDADEIRAMENTE MANDAM NO BRASIL E DIRIGEM O ESTADO BRASILEIRO.

A FAVOR DESSA DISCUSSÃO , VERDADEIRA DEMOCRATIZAÇÃO , ACERTO COM O PASSADO, DOA A QUEM DOER. MAS , ELA VAI COMPROVAR FATOS DE QUE HOJE APENAS DESCONFIAMOS, VAI POLITIZAR O POVO BRASILEIRO E OS PRÓPRIOS MILITARES – NEM TODOS FORAM CULPADOS; NEM TODA “A CORPORAÇÃO ” FOI CULPADA ; HÁ UMA MINORIA , SIM, QUE FOI RESPONSÁVEL.

MAS, O ESTADO BRASILEIRO SERÁ , MAIS UMA VEZ ,APONTADO COMO O ASSASSINO NÚMERO UM DO BRASIL – com razão. ALÉM , TAMBÉM , DE ser o CORRUPTO NÚMERO UM – I .

REFLETIR SOBRE DESAPARECIDOS POLÍTICOS É PENSAR TUDO ISSO, É PENSAR O BRASIL – É IR ADIANTE DOS HORIZONTES E IDÉIAS LIMITADAS , DE TEATROS POLÍTICOS, DE PIC-NICS SOBRE CADÁVERES ;

É IR ALÉM DAS IDÉIAS DOS MESMOS POLÍTICOS BRASILEIROS QUE PROMOVEM E DEFENDEM ROSEMARYS , QUE PASSEIAM EM ROMA COM CARROS DE LUXO E GASOLINA PAGOS PELOS SOFREDORES QUE ESPERAM NAS FILAS DOS HOSPITAIS, ÀS VEZES ATÉ A MORTE , PARA SEREM OPERADOS .

E NÃO O SÃO PORQUE NÃO EXISTEM NEM RECURSOS NEM MÉDICOS. O dinheiro foi deslocado para pagar a duvidosa ” divida publica”.( cf. Artigos neste site). A situação dos desaparecidos faz parte de um quadro econômico, político e social que envergonha os brasileiros conscientes. Humilha a nação. Destrói física e moralmente o povo brasileiro .

Sobre a questão dos desaparecidos políticos
– quase cinquenta anos!

Resultado de imagem para honestino guimarães< Esta questão do “desaparecimento” de cidadãos durante a ditadura militar , até hoje não esclarecida, continua na ordem do dia. Primeiro , porque há entendimentos no sentido que , como até hoje os corpos não apareceram, tratar-se-ia de “crime continuado “, não prescrito nem atingido pela ” Lei da Anistia”.

Segundo, porque há órgãos internacionais que consideram não ter validade anistia promovida , para si próprios, pelos próprios autores de crimes, e quando ainda no poder. Há outros aspectos – Videla, por exemplo, ex-ditador argentino, encontra-se preso e assumiu o fato de , deliberadamente, após a elaboração de uma lista de elementos “irrecuperáveis”, ou algo assim, ter ordenado , junto com a cúpula da ditadura, o assassinato de milhares de pessoas, em nome de sua “ideologia cristã”(?!).

Sabe-se da ligação de Videla com instrutores estrangeiros , ligados a outras ditaduras da América Latina , inclusive com a brasileira de então . A ditadura argentina queimou diversos corpos e jogou outros no mar . Não se sabe bem se inteiros ou em pedaços .Sabe-se, todavia, que corpos foram envolvidos em pneus de carros e depois queimados. Ora, no Brasil, teriam sido seguidos, também, tais métodos ?

Métodos que militares, então envolvidos, não podem admitir , pela vergonha e revolta que causariam? Além disso, há uma “questão militar “ – tudo indica que há pressões pela não apuração desses fatos. O artigo abaixo, sobre os desaparecidos, data do início de 2011 . Voltamos a divulgá-lo no início de 2012 e voltaremos a divulgá-lo, como agora, de tempos em tempos.É preciso uma solução para esta questão – a verdade .

No filme “Zuzu Angel”, há menção a torturas e ao fato de corpos serem jogados na “Restinga de Marambaia”. (nov.,2012). Isto foi apurado ? É por ali que existe , até hoje, uma casa de “descanso” , recreação , para altas autoridades brasileiras, que , inclusive , já foi usada por presidentes ? É preciso esclarecer. Atualizaremos, sempre que possível , este artigo , e inseriremos novos fatos , caso das estranhas e oficiais “Comissões da Verdade ” .>

Desrespeito às regras tradicionais
do Direito e às normas internacionais

( Foi instituída, há algum tempo , afinal, a chamada “Comissão da Verdade”. Mas, tem-se poucas notícias sobre seus avanços e sabe-se de muitas discordâncias dos defensores dos” direitos humanos” quanto ao projeto que a instituiu – pedem o cumprimento da “Sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos” , que prevê punição para os torturadores da ditadura militar brasileira . Para que ela seja cumprida , entretanto , é preciso que seja retirada a proteção legal que envolve os acusados de torturas ,execuções , sequestros e estupros, durante aquele período.

Resultado de imagem para honestino guimarãesA sentença” estende-se para além do “Caso Araguaia” , como menciona Marcelo Zelic, do grupo “Tortura Nunca Mais” – envolve diversos mortos e necessidade de esclarecimentos, na Justiça. Para aquela Corte, disposições da “Lei de Anistia” impedem a investigação e aplicação de sanções , sendo um obstáculo .

Não resolver tal questão significa desrespeito perigoso a uma Corte de Justiça em relação a qual a Constituição Federal determinou obediência.

A Constituição e a legislação internacionais estão sendo rompidas pela administração brasileira , que tem condições de resolver a questão – precedente perigoso e retrocesso quanto aos direitos humanos. O “desaparecimento” de Honestino Guimarães e de muitos outros, provavelmente sequestrados, torturados e assassinados , pela ditadura militar , fazem parte desse contexto.

Cumprir a legislação internacional , cumprir as ordens do povo brasileiro, expressas na Constituição Federal – este o dever, a obrigação da Presidente Dilma e de sua administração ). Repetiremos , de tempos em tempos, neste site, com destaque, a lembrança de Honestino e de outros “desaparecidos políticos”, até que haja resposta efetiva a respeito , por parte da administração brasileira . Estando conscientes que a demora dessa resposta revela bem o caráter e limites da “democracia” presidida pela Exma.D.Dilma).( O autor).

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES ?

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

ONDE ESTÃO OS OUTROS

DESAPARECIDOS POLÍTICOS ?

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES ? Tenho o direito de saber .

A família, os velhos amigos , os antigos companheiros , os estudantes de ontem e de hoje, todos que estudaram na Universidade de Brasília, os brasilienses em geral, a geração Brasília 64/68, as gerações que se seguiram, os professores de hoje e de ontem dessa universidade ;

e de todas as outras, os que lutaram juntos e com ele contra a ditadura militar, de diferentes correntes políticas e posições , os que sobreviveram à ditadura , os filhos , parentes, os que retém a memória dos que morreram, as jovens gerações que hoje estudam na UnB , e em qualquer parte do país , nossos filhos , nossos netos, o povo brasileiro, em geral , a História do Brasil, que deve ser contada de forma correta –

temos todos o direito de saber : o que realmente ocorreu com Honestino, ex-Presidente das históricas FEUB – Federação dos Estudantes da UnB – e UNE – União Nacional dos Estudantes . Saber como ele desapareceu, bem como todos os demais “desaparecidos”, conhecer os fatos , o nome de seus assassinos e poder , então, pranteá-lo(s) , tendo ciência de onde ficarão para sempre.

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES? Menciono o nome de Honestino Guimarães(o Gui), mas poderia lembrar dezenas de outros honrados lutadores . Se pesquisar melhor, talvez centenas, milhares – “desaparecidos” , é o que diz-se até agora. Quem viveu tal tempo lembra dos “fantasmas”, dos parentes, dos amigos, dos que sobreviveram , dos que sobreviveram como mortos-vivos, tontos, tensos , nervosos , sem saber em quem confiar ou sequer acontecera com pessoas amigas , amadas , estimadas .

Sussurros, olhares, tremores , inesquecíveis semblantes e dúvidas. E, de outra parte , aqueles corajosos heróis anônimos, militantes, simpatizantes, amigos, colegas, que acolheram tantos companheiros perseguidos em suas casas e vidas . Deram-lhes alento e cama e alimento . Correram riscos por eles . E nunca quiseram ter seus nomes divulgados ou serem reconhecidos . Sequer preocuparam-se com suas carreiras e benefícios a auferir , apesar de correrem riscos diversos, naqueles tempos de escuridão , covardia, violência e, por que não dizer, boçalidade indescritível .

Resultado de imagem para honestino guimarãesNão há como esquecer também aqueles que se omitiram , afastaram-se , usaram as lacunas deixadas pela perseguição para promoverem-se ou levarem vantagem – calados, omissos, acovardados.

Muitos , ainda vivos, por certo podem lembrar colegas de turma ou amigos, da UnB , e de outras universidades , período 1964-1969-1973 , em especial, possivelmente primeiro presos , depois torturados e , em seguida , covardemente assassinados . Não há justificativa – estavam já presos , na maioria dos casos , sem qualquer capacidade de reação .

Foram , literalmente, aniquilados por desclassificados , amorais – note-se, amorais e não imorais – que tentam , até hoje, esconderem -se atrás de mentiras, interpretações da legislação e até mesmo da equivocada solidariedade de antigos colegas de farda ou corporação. Pior – atrás de novos membros daquelas corporações , sequer nascidos àquela época .

 

OS RESPONSÁVEIS
NÃO FORAM SÓ OS MILITARES

 

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

 

Quem foram os responsáveis por aquelas covardias e atos infames que precederam “desaparecimentos”, pelas prisões à margem até do regime de exceção, e até hoje negadas por seus autores?

Sabemos que , lamentavelmente, completos desclassificados ,indivíduos covardes , violentos, amorais , que sequer pode-se chamar de animais, porque isso seria ofender os animais, para utilizar uma frase conhecida. E que até hoje continuam a esconderem-se, sem coragem sequer de assumir seus atos, como fizeram até empedernidos nazistas , após a Segunda Guerra Mundial . Na maioria dos casos, eles agiram da forma a mais covarde, sempre fortemente armados e com completa superioridade numérica ;

de surpresa, tocaia. Desobedeciam até à própria legislação que implantaram , a de exceção – tocaiavam, sequestravam cidadãos , em geral desarmados e indefesos, e se não assassinavam-nos , de imediato , prendiam-nos em repartições públicas ou em propriedades privadas, onde torturavam-nos , impiedosamente, em atos indignos dos mais reles e vulgares assaltantes . Presos em prisões comuns, em nossos dias, seriam desprezados e linchados pelos demais presos .

E ainda fizeram tudo isso com o dinheiro do povo brasileiro- armas, carros, balas, roupas, equipamentos, equipes, prédios , pagamentos . Tudo financiado por nosso povo – um povo pobre, necessitado, que nem nos dias de hoje tem hospitais dignos , em número suficiente .Além de tudo, um desperdício de seres humanos, cidadãos talentosos e de caráter, parte importante de nosso povo , mortos , brutalmente, com recursos de propriedade do próprio povo , usados por assaltantes do Estado Brasileiro .

Por vezes foi pior ainda – crimes financiados por grupos econômicos privados, ligados a interesses estrangeiros, e nacionais, os mesmos que promoveram tanto a ditadura militar (desde 1964 ) ,como a famosa “distensão lenta e gradual “de Geisel. Deram-se ao luxo de promoverem a ditadura , o caminho de “saída” da mesma e , ainda , a anistia para os verdugos que fizeram os mais sujos trabalhos , além dos mandantes altamente graduados, cujos nomes já constam de livros sobre a História do Brasil .

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES ?

Sempre o mesmo “dedo nacional”, traidor , financiado do estrangeiro e identificado com relativa facilidade –um deles , Golbery do Couto e Silva. Leia-se Gaspari ou livros de pesquisadores estrangeiros sobre o assunto .Interessantes os seminários feitos por intelectuais americanos nos palácios oficiais, com o objetivo de explicar aos generais brasileiros porque a “abertura democrática “ era necessária aos interesses dos militares e de seus aliados estrangeiros

(as Forças Armadas brasileiras não suportariam repressão longa demais ; o povo aprenderia , inclusive a resistir e conspirar ; havia estudos sobre outros países e o caso do Vietnan era um exemplo; era preciso descompressão para não haver explosão .etc.) .

Em resumo , não perder o controle do processo de “descompressão” política , que implicaria na “democracia”.

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES ?

Tudo isso e coisas piores foram feitas por esses indivíduos , inclusive estupros , desrespeito aos cadáveres, mutilando-os e, provavelmente , jogando-os no mar , empalamentos. Isso enquanto traiam a Constituição Brasileira , seus juramentos, Pátria , o povo que lhes pagava e sustentava , juntamente com suas famílias . E ainda apropriavam-se e desviavam atividades , dinheiro e recursos do próprio povo , atraiçoando-o , vergonhosamente .

 

Resultado de imagem para honestino

 

Aliás, o mesmo fizeram , direta e pessoalmente, em relação aos então legais e legítimos governantes do país , que, por sinal, tinham-nos alçado aos mais altos cargos , de confiança, tanto na área militar como civil – ministérios, estado maior, generalato.

Traíram todos os juramentos e promessas de lealdade . E pior – aceitaram , muitos conscientemente, em especial os mais culpados, os líderes , as mais altas autoridades , o abraço e apoio daquela longa mão armada que, hoje , como se sabe, envolvia desde ” o dedo de Golbery” e outros seguidores , como os interesses de nações estrangeiras ( não só os EUA ) e de corporações transnacionais , ainda hoje dominantes e vitoriosos em nosso país.

Orquestra assassina impune

De fato ,atuou , no Brasil , uma macabra “orquestra assassina”, linha de frente do “bloco neoliberal mundial “, muito poderosa , dirigida por eficientes maestros , com estratégia e táticas que projetaram-se no tempo, chegando até nossos dias.

Não podendo esconder-se, totalmente, afinal desnudou-se , ao menos parcialmente, mostrando, já há tempos, que seus tentáculos atingiam também Uruguai, Chile, Argentina , Paraguai , entre outros países, sob a desculpa de um fortíssimo movimento comunista internacional que estaria prestes a tomar o poder . Essa mesma “orquestra” , hoje, vitoriosa, hegemônica, continua atuante , inventando novos inimigos, conforme seja-lhe conveniente . Brande canhões que intitula “direitos humanos “e finge temer armas atômicas oriundas de países atrasados .

Assim, o caso de um Iraque já arrasado e as ameaças ao Iran . Soberania é crime gravíssimo , indesculpável – não pode sobrepor-se aos interesses econômicos do “Império”. “Direitos humanos “ , qual cortina de fumaça, são tirados da cartola quando convenientes para promover os interesses do “bloco neoliberal hegemônico”, seu programa básico ainda apoiado no conhecido “Consenso de Washington”, com adequações naturais e adaptações locais.

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

Agora , em 2011 , nota-se uma solidificada e avançada “sociedade industrial” capitalista , a qual o Brasil integra-se de forma lateral, subordinada . Capaz de criar e prover necessidades diversas de uma parte da população , ainda que, ao fundo , falsas ; e de promover “contentamento geral” ou “felicidade”, embora sob certas condições .

É o caso do controle ideológico , científico , precedido do controle de natalidade, e da guerra permanente, sofisticada, disfarçada, enfeitada com promessas de democracia e direitos humanos e justificada na necessidade de enfrentar o “terrorismo” .

No caso , até podendo dispensar , em muitos países , sua faceta mais violenta, apresentando às “ovelhas domesticadas” ( povos derrotados, dominados, dirigidos por elites corruptas,induzidos a capitulação, nao resistência, a uma paz dos cemitérios, desarmamento incondicional, empobrecidos , em sua grande maioria, voltados apenas a luta diaria pela sobrevivencia, doentes fisica e ,em especial , mentalmente) uma face mais amena e compreensiva, cheia de apelos a “direitos humanos”. Evidentemente , desrespeitados toda vez que for conveniente .

De qualquer forma, temos a violência abrindo caminhos e mercados – a guerra como componente básico da grande sociedade industrial moderna . Lembremos, do passado, a menção superada , mas não inadequada, de “sociedade industrial-militar” .

Se a guerra não tem sido problema maior para o “bloco neoliberal hegemônico” , pela sua ampla superioridade militar a nível mundial , a paz, nas democracias” promovidas” por ele, também não .

De um lado , ficam frente a elites facilmente deslumbradas, conformadas e corrompidas . De outro, massas de analfabetos , ou de analfabetos funcionais, deslumbradas com celulares , computadores , modernas tvs . Acomodadas através de bem executado controle ideológico.

O que ocorreu com Honestino Guimarães e outros, no Brasil, é apenas pequena parte disso tudo . O “poder” esconde, se esconde , disfarça , não tem qualquer escrúpulo e, quando precisa aparecer , usa máscaras – como a da defesa dos “direitos humanos.”

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

Temos, de um lado, no campo internacional, tristes figuras de cínicos estados terroristas , desrespeitadores do princípio de não intervenção entre estados soberanos .E , de outro , nos planos locais, as citadas elites corrompidas, capazes de transmutarem-se em assassinas de ocasião de seu próprio povo .

 “Elites” sempre usadas e manipuladas por interesses externos mais poderosos e capazes de , para “vencerem” a luta pelo poder , a serviço de seus mentores estrangeiros , ultrapassarem todos os limites de legalidade e legitimidade . E chegarem à mais completa traição a seu povo, combatendo-o como se enfrentassem viscerais inimigos estrangeiros – tudo para impedir a ruptura da dependência e subordinação, suportadas pelos nacionais .

E para assumirem , naturalmente, o mesquinho papel de aliadas, reconhecidas , dos interesses estrangeiros , tendo como prêmio a posição de simples administradoras locais desses mesmos interesses, embora escondidas sob todas as “cortinas de fumaça” politicas e legais imagináveis . Ianni , ainda vivo , há cerca de dez anos, já se referia ao Brasil, publicamente, como , de fato, simples província do moderno mundo globalizado.

No caso brasileiro , tal processo culminou em aberrações monstruosas produzidas , em dado momento histórico, pelo cruzamento entre ideologias estrangeiras(impacto da sociedade industrial avançada ) e o que havia de pior nas tradições históricas(e patrimonialistas) brasileiras .

Na realidade, viu-se , por exemplo, o surgimento dos mais vis e covardes torturadores , capazes de repetir violências , como o “pau de arara”, existentes já na escravatura , e que persistem vivas em nossos dias .

Resultado de imagem para honestino guimarães

Veja-se que, no Brasil, os torturadores sofreram derrota parcial, com a queda da ditadura , situacao que os colocou na defensiva e em segundo plano ( o “Império” mudara de tática – caso dos golpes militares , trocados por “democracias” e defesa dos “direitos humanos” – embora não tenha trocado de estratégia ou de grande estratégia ) .

Ainda assim, sequer tiveram coragem de assumirem seus atos ou , ao menos , tentarem defender-se perante a História , justificando-os , caso de um Videla, na Argentina . Nem ao menos justificaram-se para tentar evitar a desmoralização perante filhos ou parentes .Covardia maior que a dos nazistas, após a Segunda Guerra Mundial. Aqui, escondem-se , até hoje, atrás da “anistia”, da “interpretação”dos tribunais e das elites as mais corrompidas.

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES ?

“Essa gente” , os responsáveis, direta ou indiretamente , por esses atos, pretende manter-se anônima .Pretende não permitir que sejam identificados ou identificadas as circunstâncias dos sequestros , torturas e assassinatos de um conjunto de brasileiros merecedores de respeito . E de serem exemplos para nosso povo, numa época em que os” heróis” promovidos pela mídia são simples demagogos vulgares , sem caráter , honra, palavra ou ética .

Esses são apoiados pelas “elites” , premiados,internacionalmente, e louvados pela midia dominante – note-se a contradição radical : homenageados , exatamente, por aquela “ macabra orquestra” antes citada .Ou seja, pelos responsáveis pelas torturas e assassinatos de antigos colegas, amigos e companheiros ,que , ao contrário deles, mantiveram seus ideais , até a morte , ou, se vivos, ate hoje, mesmo apos presos e torturados . Basta estar atento a esses detalhes para entendermos a cínica “razão” de nosso tempo .

A falta de firmeza, demagogia, covardia, cinismo , viraram , no Brasil de nossos dias, e até no mundo atual , “qualidades” . Cresceu o prestígio da esperteza barata, da mentira, do uso de” duas caras”, do cinismo absoluto, da corrupção a mais baixa , do acintoso desrespeito à lei garantido pela própria lei e por seus intérpretes. Desde que nao atingidos seus usuários pela claudicante justiça brasileira.

Cresceu, por aqui, a garantia de impunidade para as “elites” políticas, muito mais aristocráticas do que republicanas, capazes de subordinarem-se, alegremente , aos interesses estrangeiros . Desde que recompensadas , financeiramente . No caso , “elites” que , de um lado , “traíram “(pequena parte ) um passado de tentativas de ruptura com a subordinação citada ; e , de outro (a maior parte ) , continuaram fiéis a um assumido passado de subordinação e dependência ( a interesses ingleses e americanos, em especial ) .

Essas tornaram-se “elites” entranhadas , sem disfarces, ao bloco mundialmente dominante . (“Elites” – palavra simplificadora , usada por Brizola). Vitoriosas, romperam ciclo de lutas e resistências que remontava a Vargas, PTB, Jango , Brizola -e abandonaram qualquer pretensão de rompimento com a subordinação aos interesses antinacionais.

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES ?

É mais do que hora, pois, de honrar os que lutaram , até o fim de suas vidas, na maioria curtas vidas, por seus ideais.Que não traíram sequer sob tortura , que foram exemplo e prova de que nosso povo é capaz de produzir homens que não vendem seu país , valores , honra ou ideais por cargos ou benefícios financeiros – capazes de entenderem e viverem segundo a conhecida afirmação – ” tudo que é realmente importante o dinheiro não pode comprar. ”

E é hora, também, de reconhecer que , de outra parte, existem brasileiros capazes de chegarem ao extremo oposto – traírem , torturarem, assassinarem e sumirem com os corpos de seus patrícios , presos , desarmados ,indefesos , ainda por cima utilizando recursos do estado, do próprio povo, para suas ações vergonhosas . Homens que não podem ser considerados seres humanos e nem terem direito a qualquer “anistia” . Muito menos a proclamada por eles próprios, ou por seus chefes , que , provadamente, autorizaram torturas e assassinatos .

E anote-se que não se trata apenas de militares, de uma “ditadura militar” capaz de produzir tais atos, mas de um estado terrorista, antinacional, apoiado por inúmeros civis, que ,aproveitando-se dele , fizeram carreiras, enriqueceram e passaram sobre corpos e lugares deixados por colegas, amigos, patrícios( presos,perseguidos, assassinados), que ficaram pelo caminho .

INDÍCIOS – À VISTA DE TODOS

Hoje, covardemente, muitos fingem que nada tiveram a ver com a violência , sequer assumem sua omissão e conivência, que não foi só em relação ao regime político , mas também com a censura, perseguição , tortura e morte de pessoas indefesas. Muitas vezes , vizinhos, parentes. Há , até hoje , quem finja não saber que o que hoje vivemos , seja quanto à violência ou corrupção , após tão trágico período, tem vínculo de causalidade direta com esse passado. Passado que vive no presente , bastando ver essa questão dos “desaparecidos .”

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

Estão aí vivos e atuantes os elos e fios condutores que trazem-nos da mais vil tortura à chamada ” democracia”, de nossos dias , significativa a figura de Sarney . “Democracia” mais caracterizada por “liberalismo” do que por” democracia propriamente dita” , isto é, participação popular e real controle do exercício do poder político . Basta lembrar nossa claudicante divisão de poderes ou o absurdo “presidencialismo de coalizão”ou as”medidas provisórias” . Isto sem esquecer , por exemplo, a forma de indicação dos ministros , dos mais importantes tribunais, ou a apuração, sempre muito limitada e difícil ,dos crimes contra a República e a Nação , caso dos arrolados no “mensalão”.

Mas, não vou insistir que esses torturadores não podem ter direito à anistia, em pé de igualdade com os que nunca mataram , jamais torturaram , agiram em legítima defesa , defenderam-se contra um estado terrorista. Que ,comandado por traidores , impôs violência a coletividade , humilhou nosso povo e juventude , em especial , submeteu o país a interesses estrangeiros, mentiu, torturou , corrompeu .

E não se venha falar que teria havido “falsa luta pela democracia” tendo como objetivo ” estranhas democracias” . A partir do momento em que instala-se um estado terrorista , antinacional , sem legalidade nem legitimidade, lícitos quaisquer sonhos ou projetos , em especial por parte dos jovens.

E não vou insistir no sentido que torturadores e sequestradores não podem ter seus crimes prescritos. Ou que não se pode admitir que crimes bárbaros sejam interpretados, pelos tribunais , como “prescritos” ; ou que a “Lei de Anistia” , produzida em período ditatorial , seja entendida como irrevogável e imodificável. Isto parece claro.

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

Esses criminosos bárbaros não podem , não tem direito ao anonimato e a impunidade pretendida – terem torturado e assassinado centenas, talvez milhares de nacionais( 0 numero deve ser maior que o conhecido) e, hoje , numa administração que se diz democrática, continuarem a esconderem-se . Há , no país, uma mídia que também se considera democrática e uma “presidenta” que foi presa e torturada . Não se compreende que os torturadores continuem escondidos da Lei e de seu povo- e impunes . Pior – deixando na chamada “opinião pública” a impressão de contarem com a conivência dos atuais administradores.

Poderia ter lembrado , desde logo, no título deste artigo , de outros desaparecidos e mortos , inclusive da velha UnB – caso dos inesquecíveis Paulo de Tarso Celestino e Ieda Delgado , entre outros . Mas, são muitos – e seus nomes estão na midia .

Alem disso, não seria possível citar todos. Preferi não individualizá-los, porque representativo , para grande número de nacionais e lutadores da causa popular , do passado e do presente, o nome de Honestino Guimarães, o Gui, de inúmeras brincadeiras, lutas, da FEUB e UNE . Seu nome sintetiza a questão , em especial para os que viveram a UnB e a luta democrática , popular , antiditatorial, em Brasília .

E há , ainda, o fato , que não posso ignorar , de ter sido seu amigo e dele ter recebido mais de uma demonstração de respeito , carinho e confiança. Sem contar o fato de ter-me relacionado com ele, politicamente , em períodos os mais duros de resistência a ditadura militar , juntos em inúmeras lutas, independente de divergências naturais, que aqui não cabe discutir.

   A ADMINISTRAÇÃO FEDERAL
NÃO QUER RESPONDER ?

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

A Exma.D. Dilma, eleita como o Sr. Luís Inácio sob patrocínio do “bloco neoliberal mundial “, atual administradora máxima do Brasil, tem poderes e condições para descobrir o paradeiro não só de Honestino como dos demais “desaparecidos” . Além de seus poderes locais, tem apoio do “bloco neoliberal mundial ” .

Daquele “ poder”, tão grande e influente, que , quando no Brasil, através de seu representante máximo, Obama,deu-se ao luxo de, enquanto falava em direitos humanos , no Teatro Municipal do Rio, aplaudido pelas elites, ordenar o bombardeio da Líbia . E , nessa ocasião , sequer justificar-se em nome da existência de “perigo atômico”, como os EUA tinham feito, anteriormente, no caso do bombardeio do Iraque .

Agora, o novo argumento foi “direitos humanos” .Em nome deles , o bombardeio foi ordenado , ainda que desrespeitando, “em alto e bom som , ” o conhecido princípio internacional da “não intervenção “.

Ora, tal “poder “ , capaz disso, e de ainda premiar , internacionalmente, o Sr .Luís Inácio , tantas vezes, além de demonstrar tanto apreço pelos atuais governantes brasileiros , por certo é capaz de ajudar a promover , com êxito , a localização dos torturados e “desaparecidos” . Além de identificar torturadores.

Note-se que, afinal, todos trabalharam juntos – torturadores brasileiros e seus “assessores” estrangeiros. Estes deram instruções aos outros e foram seus dedicados professores . Tal é fato comprovado . Recorde-se a “Operação Condor”(tortura e repressão a nível internacional , com a participação de estrangeiros ) , cujo nome é significativo e de macabro duplo sentido . Não se sabe se inventado , à época, por algum criativo torturador .

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

A Exma. D.Dilma e sua administração não correm nenhum risco político, seja de desestabilização ou coisa parecida . De fato, se , à época , a estratégia do bloco neoliberal defendia ditaduras , para resolver dificuldades políticas e econômicas , agora, após décadas de torturas e assassinatos , propõe a “democracia” e os “direitos humanos” como solução para todos os problemas . Ainda que mantenha-se em guerra em outras plagas.

Portanto, não há perigo de serem gerados “ressentimentos “ , capazes de “revanches “ ou vinganças, muito menos por parte de acuados e desmoralizados militares. Ainda mais em vista do anestesiamento político do povo brasileiro , promovido,de forma deliberada , por óbvios motivos, e também originado em características intrínsecas à sociedade industrial avançada , apontadas , há décadas , por intelectuais como Mills , Ianni, Marcuse e outros .

A Exma. D.Dilma tem, assim, todas as condições para agir no sentido solicitado e dar respostas às perguntas : ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES? E, naturalmente , onde estão os “ desaparecidos” políticos , inclusive seus ex-companheiros ? O que aconteceu com eles ? Quem foram os responsáveis pelo ocorrido ? Passaram-se décadas. Quero saber. Parentes, amigos , conhecidos dos “desaparecidos”, o próprio povo brasileiro – todos temos o direito de saber.

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?

Essa e outras perguntas vêm sendo feitas há décadas . Todos estamos aguardando respostas. Muitos dos que esperaram , por anos, faleceram . Outros , estão doentes – não podem esperar , eternamente.

São pais, mães, irmãos , parentes, filhos, amigos . A Exma . D. Dilma deve essas respostas à Nação . Ainda que tardias , eis que já eram devidas por anteriores administrações. Que também tiveram condições de responder . E não o fizeram. Apenas inventando “comissões “e ganhando tempo.

Estamos esperando as respostas . Dia a dia. Hora a hora. Sabendo que o tempo é importante. Conscientes que cada dia , de adiamento ou demora, envolve vergonha para o povo brasileiro , e deixa mais claro o entendimento do tipo de “democracia” presidido pela Exma.D.Dilma.(*)

ONDE ESTÁ HONESTINO GUIMARÃES?
___________________________________________________________________
(*) Cf. ,neste blog, “Comissões da verdade?” e “Honestino (II) , a verdade”.

(Dezembro, 2011. Publicado ,neste site, em 26-01-2012).

(Site em construção. Originais não revisados, o que não impede o entendimento.)

Atenção – – este site foi invadido por hackers .Veja artigo . Recuperou-se artigos ,em parte, mas não sua diagramação e design, inadequados ao serem recuperados.Sem condições de acerto  e revisão , tentamos disponibilizar ao menos os conteúdos. Tenhamos todos paciência .Obrigado.

Related Posts

Share This

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *