Deus, Cristianismo e Imperialismo
DEUS, CRISTIANISMO E IMPERIALISMO
*Em nome de Deus… viva o Diabo capitalista !?*
Mauro M. Burlamaqui
[Base do Editorial de Caminhando Jornal TV nº 56, a ser publicada em caminhandojornal.com ]
Como entender e interpretar Mike Pompeo, “ardoroso evangélico”, Chefe do Depto. de Estado dos EUA, ex-diretor da CIA , um “ventríloquo de Trump”?
Para ele , é chegada a hora do Apocalipse, “da volta de Cristo e da batalha final”, a do “Bem contra o Mal”, liderada pelos Estados Unidos , o “maior de todos os povos judaico-cristãos”. E Trump seria o “Salvador do Ocidente”.
Atenção : William Shakespeare alerta – “O Diabo pode citar as Escrituras, quando isso lhe convém”.
Pompeo, importante agente capitalista mundial , com efetivo poder , inclusive militar, falando em nome de Trump, quer dizer do Império do Capital /Estados Unidos da América – uma liderança . Invoca Deus e o cristianismo e justifica ações imperialistas enquanto age, sabotando, ameaçando, invadindo países e insinuando terror e guerra mundial.
Há base secular no que dizem Trump e Pompeo, anunciando-se crentes e escondendo, o quanto podem, ameaças e ações e projetos, sob a invocação de Deus , Cristo , Cristianismo – Amor, Misericórdia, Bondade . As origens dessas posições estão na formação do Império Americano.
Origens da formação dos Estados Unidos – protestantismo peculiar , fundamentalista , buscando inspiração na Bíblia , sob medida para atribuir ao povo americano um “destino manifesto”- o de expandir fronteiras com a missão de “guiar a humanidade, como se fosse o povo eleito de Deus”.Perfeito quadro para tentar justificar ações imperialistas .
e Trump e outros, descarados , vem-se escudando em justificativas ideológico-religiosas e provocações e ardis , seja perante o povo americano ou a sociedade mundial . Enquanto não só ameaçam o mundo , mas agem num caminho imperialista belicoso – e nuclear .
As ações do Império do Capital não tem motivações religiosas ou altruístas , apenas imperialistas e criminosas . Necessidades do metabolismo interno do Capital e de sua acumulação, sob direção de minoritária oligarquia financeira – apossarem-se de países fragilizados , não desenvolvidos, auferindo mercados, commodities , lucros .
Atualmente , em plena ilegalidade , interna e externa , “estado de exceção” informal, o Império apela, cada vez mais , como meio de legitimação, para Deus, Bíblia, Cristo , Cristianismo – e contrainformação, ignorância popular , desinformação , confusão. Valores cristãos – usam-nos como argumentação – cerrada luta ideológica . Recorrem a Deus, enquanto agem, dia a dia , no sentido oposto . Hipócritas, fingem fé e brandem a Bíblia , como falsos profetas de séculos atrás e de hoje . Quanto maior a resistência popular que enfrentam, mais mentem e fingem – imitam Hitler .
Deus. Ser supremo, que criou o que existe, eterno, todo-poderoso, que tudo conhece e teria poder absoluto, infinito e incomparável.
No sentido bíblico , um Deus, falsos os que não são o da Bíblia. E os falsos sendo mentiras para desviar a atenção do verdadeiro. (Deuteronômio – 32:17-18).
Deus significaria, antes de tudo – Amor, característica essencial de sua natureza – Amor (1 João 4:8).
E o que seria “Amor” ? Bondade, paciência, ausência de rancor, de procura por interesses pessoais.Nunca se vangloriar, orgulhar ou maltratar alguém, nem concordar com a injustiça.(1 Coríntios 13:4-8). Um Ser Misericordioso , sempre capaz de perdoar.
Não racional e absurdo, antibíblico e de má-fé , querer entender o terrorismo e violência do Império, Estados Unidos e aliados, como cristãos ou sob a benção de Deus .
Diabo .Anjo rebelde, expulso do Paraíso – Satanás, Espírito do Mal, perverso , cruel, desumano, capaz de cometer loucuras , mentiroso, caluniador. Aqui, a resposta cristã à situação enfocada ? Estariam ele, o Diabo, Satanás, e sua “turma”, incorporados a Trump, Pompeo, o Império e outros ?
Mundo sombrio , escondido, uma face oculta, a do Império do Mal – Satanás , “seitas” conduzidas por amorais, psique perturbada , realizando práticas por métodos criminosas. Quantos João de Deus, hipócrita desde o nome , Flordelis, cínica traidora de Cristo, ou Roger, médico e monstro sem misericórdia – haveriam , no Brasil ? Quantos Trump ou Pompeo ou Busch ou Chaney , genocidas, nos EUA?
Caberia nenhum apoio a tudo isso, mas reação por parte dos autênticos cristãos , além dos pastores e líderes, não incorporados por Satanás.
Atribuir a Deus , Jesus e cristãos, as milhões de mortes, maldades e sofrimentos provocados pelos Império do Capital/Estados Unidos, seria não entender Deus como Amor, segundo a Bíblia, mas como doentio psicopata, algo sem sentido. Estar-se-ia a negar a essência do Deus Bíblico – Amor, Perdão, Misericórdia .(*)
(*) Original não revisado , o que não impede entendimento.
HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
Comentários