Getúlio Vargas : Um Tiro no Imperialismo

ago 22, 2021 by

Getúlio Vargas : Um Tiro no Imperialismo

  Getúlio Vargas : Um Tiro no Imperialismo (1)

( Apresentação integral , do Programa Caminhando Jornal TV 78       

 

[Material recebido dos colaboradores , que serviu de base ao programa acima, exibido a 24-8-2019, na TVC/RJ e, depois, divulgado no You Tube. Por questão de tempo, muitas questões discutidas e exposição dos participantes não puderam serem exibidas .Adiante , será dada continuidade a esse vídeo, em outro programa especial, “Getúlio Vargas : Um Tiro no Imperialismo (2) “].       

 

Apresentação 

          Getúlio Vargas, o único estadista brasileiro , esteve 19(dezenove) anos no poder máximo , no Brasil, como ditador ou presidente .Primeiro, entre 1930 e 1945, quando chega ao poder via  “Revolução de 1930”, armas à frente , e dele sai, 1945,  sob golpe militar,  acossado por soldados. Depois , em 1950, volta , eleito Presidente, mais uma vez deixando o poder sob ameaça militar, ele e a família acossados, no Palácio do Catete – suicidou-se,  em 24 de agosto de 1954, às 8:20 h , aos 72 anos.

 

           Deixou  explosiva “Carta Testamento” em que acusava o imperialismo americano de ser a origem de sua perseguição , exato por  ter tentado combatê-lo. Seu tiro,  em si próprio,   acertou  inimigos locais, aliados ao imperialismo , que recuaram frente a uma excepcional reação popular. Desta forma,  teria sido adiado , segundo Tancredo Neves , e  por 10(dez) anos,  o golpe militar inicial , de essência estrangeira , perpetrado em 1964, que implantou um regime militar terrorista, cujas consequências chegam a nossos dias, inclusive com um Presidente que  defende os torturadores  daquele regime.

           Só isso, além de  vivermos entre legados deixados por Vargas , mostra sua importância,  vista a nível de decisões políticas, de política externa  ou da criação de legislação ou empresas como a Petrobrás,  Siderúrgica Nacional , Vale do Rio Doce e outras, além da CLT . Esta ainda em vigor, assim como o salário-mínimo.

Vargas nasceu em São Borja, Rio Grande do Sul, em 19 de abril de 1882, filho de um estancieiro .Estudou em Ouro Preto, MG, e depois na Faculdade de Direito de Porto Alegre, onde foi líder estudantil e redator do jornal “O Debate”, mais tarde elegendo-se deputado estadual, depois federal , tendo sido ainda Ministro da Fazenda e Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, de 1928 a 1930.

  Resultado de imagem para getulio vargas     Em 1930, liderou uma revolução vitoriosa, junto,  em especial,  com a liderança de Minas Gerais , chegando com tropas gaúchas ao Rio de Janeiro , a capital da época. Daí em diante , tornou-se ,com suas ações, o centro da política brasileira. Em sua famosa “Carta Testamento”, assinalou   que… depois “de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais , fiz-me chefe de uma revolução e venci” . E acrescentou :”Não querem que o povo seja independente (…) Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500 % ao ano!”

 

        Muitas dúvidas e questões envolveram seus anos de poder , mas  levantaremos apenas algumas – cometeu suicídio ou foi assassinado, como afirmou uma sua “namorada” da época , Virgínia Lane ? Quem teria sido  o real mandante do atentado contra seu maior inimigo, o jornalista Lacerda , o que gerou  reação militar contra ele, presidente ? Afinal , Getúlio teria liderado um golpe militar ou uma revolução ?

        Essas e outras questões, como seu relacionamento com o líder comunista Prestes , serão abordadas. Embora de forma sempre insuficiente, frente às inúmeras dúvidas e questionamentos que , até hoje, cercam Vargas e seu tempo .

          Nossos colaboradores, mestres, doutores, pós-doutores, professores, cidadãos comuns , atacarão essas questões, buscando aprenderem e tirarem lições e , esperamos, trazendo algo positivo para nossos amigos e  interessados.

*********************************

Getúlio Vargas : Um Tiro no Imperialismo

“O PAI DOS POBRES E A MÃE DOS RICOS”

                                                                                             Bolivar Marinho Soares de Meirelles.

 

Assim cognominaram Getúlio Vargas, Poderoso   Chefe do Poder  Executivo Brasileiro. Assume o Poder a frente de um Golpe de Estado em 1930. Governa o Brasil de 1930 a 1945. A característica de seu governo foi, principalmente, consolidar o Poder da Burguesia Nacional. Chocou-se com comunistas e com os Integralistas. O mundo estava conturbado: crise do capital internacional em 1929, teve de dar ordem para a queima do café para manutenção do preço do principal produto de exportação brasileiro.

O ascenso do fascismo internacional motivou a criação da Aliança Nacional Libertadora, esta acabou tendo em Luiz Carlos Prestes, seu Presidente, os comunistas apoiam a ALN, confrontava-se com os Integralistas, esses de direita radical, simpatizantes do Nazifascismo. Acabou que, com a radicalização do confronto, houve o levante de 1935 nos quartéis, acusaram os comunistas de haverem liderado esse movimento.

Derrotados os levantes em Natal, Recife e Rio de Janeiro os participantes do levante militar são presos. Em 1937 é estabelecido o Estado Novo. Getúlio governará com “mão de ferro”. Góes Monteiro, Dutra e Felinto Muller serão sua forças da Direita, os dois primeiros Generais e o terceiro, ex militar, chefiando a Polícia Civil. Os Integralistas se levantam em 1938. São presos. Alguns dos Integralistas serão anistiados e atingirão o generalato ativo.

          Em 1945, no pós Segunda Guerra Mundial, a despeito de Getúlio haver dado a anistia política e possibilitado a organização de Partidos Políticos, é derrubado por um Golpe de Estado, onde o Embaixador dos EUA e ex militares, oficiais generais, conspiram para a sua derrubada. Getúlio Vargas é afastado do Poder, assume o Presidente do STF, José Linhares, e as eleições são convocadas, concorrem General Eurico Gaspar Dutra, Brigadeiro Eduardo Gomes e, Iedo Fiuza apoiado pelo PCB. Vence Dutra. Em 1950, Getúlio derrota o Brigadeiro Eduardo Gomes e assume para um governo “democrático”, dentro das regras da Democracia Burguesa.

           Getúlio assina a lei que criou a Petrobrás, lei de iniciativa do deputado Euzébio Rocha mas também assina o Acordo Militar Brasil EUA. Sob forte atuação da direita, liderada pelo Deputado Jornalista Carlos Lacerda, vivenciando suas contradições, Getúlio Vargas se suicida com um tiro no peito, em sua cama no Palácio do Catete. Deixa um documento denominado “Carta Testamento” onde denúncia as forças reacionárias contra o desenvolvimento econômico independente do Brasil. A sua trajetória sofre críticas à esquerda e  direita.

            Getúlio foi responsável pela Consolidação das Leis do Trabalho, recentemente revistas por uma Reforma Trabalhista no Governo que substituiu Dilma Rousseff, após o Impeachment dela, o Governo de Michel Temer. A direita se coloca contra os benefícios trabalhistas aos trabalhadores. A esquerda critica o Getúlio autoritário que inclusive entregou Olga Benário, mulher de Luiz Carlos Prestes, e a mulher de Harry Berger, a Gestapo, polícia política da Alemanha Nazista. Essa entrega resultou na morte dessas revolucionárias comunistas nos formos crematórios dos Campos de Jordão Concentração Nazista do Governo de Adolfo Hitler. Essas são algumas observações do período político de Getúlio Vargas, o getulismo.

************************************************************************************

 

A ERA VARGAS

 Lincoln Penna

Resultado de imagem para Lincoln penna

          Pode-se dividir em dois planos o período compreendido pelo tema. No plano individual, Getúlio Vargas caracterizou-se pela ambiguidade, em parte em razão de ter em sua origem familiar acompanhado os embates políticos no RS, cujas famílias Dornelles e Vargas eram adversárias. Acostumou-se à conciliar interesses opostos. No plano político e institucional representou 4 governos com características distintas. Foi revolucionário em 1930, mandatário eleito pelos constituintes em 1934, ditador do Estado Novo em 1937 e presidente eleito pelo voto direto em 1950. Em seus governos buscou conciliar interesses do patronato com os dos trabalhadores e fez prosperar as relações capitalistas no Brasil .

********************************

 

           VARGAS – UM TIRO NO IMPERIALISMO 

                 Mauro M.Burlamaqui

               I-Preliminares  

                                                   POR QUÊ A ‘ BIG  MÍDIA’ ESQUECE GETÚLIO ?

                                               Medo, vergonha , incompetência ou,  mais uma vez,  apenas má-fé?-

             

                A “grande mídia”, pelo menos a do Rio de Janeiro , nem a das tvs , nem a da  escrita O Globo, Veja, Globonews ,etc. –  deu mínimo destaque ou repercussão à data da morte do ,talvez,   mais importante vulto da história do Brasil , dos  últimos 100(cem) anos – Getúlio Vargas.

                  Por quê ?

                 Ele não teria qualquer importância ? Seria caso de esquecer e não lembrar ?       

             

Getúlio Vargas : Um Tiro no Imperialismo   Ou porque Getúlio Vargas, pressionado por corporações transnacionais, chocando-se com os interesses delas , em boa parte financiadoras daquelas mídias , morre, suicidando-se e ainda culpando-as  pelas desgraças nacionais , como se vê  em sua famosa “Carta Testamento” ?

      Ou seria porque também foram elas que estiveram , dez anos depois, 1964,  por trás da derrubada de João Goulart, o “Jango” , herdeiro de Getúlio,  quando do golpe militar de 1964(R.Dreifuss, “1964 – A conquista do Estado” ) ? (De fato, correram muitos dólares,  em ambas ocasiões, como mostram vários autores, entre eles ,  Elói Dutra, em “IBAD – A Sigla da Corrupção “, além de Dreifuss, já citado).

          

              Ou porque essa mesma mídia disse SIM à derrubada de Getúlio(e por pouco conseguiu dar, em 1954, um  golpe militar ) e, depois , ainda deu um novo SIM  à derrubada de Jango , em 1964 , e , hoje estaria dizendo SIM à implantação de um programa estrangeiro , neoliberal,  no Brasil, que, por sinal ,  está destroçando  a Nação ?

              

           Afinal , seria porque  ela ainda é , fundamentalmente,  via propaganda e outros meios, entre eles o próprio Estado , financiada por essas corporações transnacionais, tanto antes como agora, assim como os mais importantes políticos brasileiros ?

            Ou melhor –  seria  por todas essas razões,  combinadas?    

             Seriam essas as razões do muito conveniente esquecimento de Getúlio Vargas, ao final da vida com postura radical nacionalista ? O nacionalismo assustaria tanto assim, mesmo décadas depois ?

                                  [Dedicado à “grande mídia”].

*******************************************************************

           

                       “A mentira , a calúnia, as mais torpes invencionices, foram geradas pela malignidade de rancorosos e gratuitos inimigos numa publicidade dirigida, sistemática e escandalosa.”

                          (Carta, manuscrita, Memorial Getúlio Vargas).

                  “ A grande imprensa levou Getúlio ao suicídio com base em nada ; levou Jânio à renúncia , aproveitando-se da maluquice dele, com base em nada ; a tentativa de impedir a posse de João Goulart, com base em nada . A grande imprensa em países em desenvolvimento é a grande porca das instituições …”

          (Cientista político Wanderley Guilherme dos Santos sobre essa mídia .  Carta Capital , 14-9-2005 ,fls.27).

 

                                II – Quem foi Getúlio ? Um comunista? 

             

          Getúlio Vargas nasceu em São Borja, Rio Grande do Sul, em 19 de abril de 1882, filho de um estancieiro . Estudou em Minas Gerais (Ouro Preto) e , depois, na Faculdade de Direito de Porto Alegre. Participou de organizações estudantis e com redator do jornal “O Debate”, elegendo-se deputado estadual (1901) e depois deputado federal (1922), sendo líder da bancada gaúcha.

         Mais tarde, integrou o governo Washington Luís (1926-7) , como Ministro da Fazenda , sendo Presidente do Estado do Rio Grande do Sul, de 1928 a 1930.

         Em 1930 , tendo em vista ter o Presidente da República (Washington Luís)  descumprido acordo com os mineiros(acerto entre as oligarquias paulista e mineira, revezando-se no poder – “política do café com leite” ) , em relação às futuras eleições, indicando Júlio Prestes para presidente, Getúlio liderou uma revolução vitoriosa.        Eclodiu no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais , em 3 de outubro de 1930 , chegando com tropas gaúchas no Rio de Janeiro, então a capital .

Resultado de imagem para getulio vargas

          Seu poder , na direção do Estado, durou até 1945, quando sai também através de golpe/pressão militar, voltando em 1950,  como presidente eleito, democraticamente, com grande apoio popular . Entre 1937-1945  , estabelece  o chamado “estado novo”, tendo como justificativa a “intentona comunista de 1935”, uma verdadeira ditadura, em que persegue democratas,  comunistas , tortura e assassina , através  de sua polícia política .

              Getúlio foi um fazendeiro abastado , ativo , primeiro líder estudantil , formado depois em Direito ,  rico para a época, que não tornou-se mais rico com o exercício do poder – nem ele , nem sua família. Mas, que tomou a si lutas fundamentais para a nação brasileira, no sentido  da proteção de seus interesses, o que valeu-lhe perseguições e o suicídio – não tendo cedido quando isso teria sido fácil. O mesmo vai ocorrer com seus herdeiros políticos mais diretos, Jango e Brizola.

            A partir do golpe de 1964, há a quebra de resistência nacional  – do desejo de incorporar-se ao mercado capitalista mundial internacional , mas preservando-se a soberania da nação e os interesses econômico-sociais dos nacionais . Uma tentativa de ruptura da permanente subordinação da Nação aos interesses estrangeiros. (*)

 

                                                   III – Do populismo nacional(Vargas)

                                                    ao populismo transnacional (Lula)

          As pseudo-ameaças comunistas, tanto em 1935, como em 1964, insufladas por razões políticas, serviram de motivo para melhor contenção das reivindicações de massas populares  e seu controle via populismo . A diferença fundamental com Lula, outro populista , é que enquanto Getúlio tem atrás de si, fundamentalmente, interesses nacionais (a famosa “burguesia nacional “, ainda na época engatinhando e tentando afirmar-se ) , Luis Inácio é a linha de frente daquela burguesia já aliada e dependente de  oligarquias financeiras internacionais . Altera-se a antiga  base política de um populismo nacionalista,  em essência ,daí a razão de tão acirrado combate a  ele, Getúlio,  pelas corporações transnacionais e estados estrangeiros donde originam-se . Enquanto Lula , de forma diversa , foi  apoiado  por parte daquelas  mesmas corporações mais parte da  “burguesia nacional “,  aliada e dependente , embora estas precavendo-se via a conhecida “Carta aos Brasileiros”, de 2002, garantia formal de seus interesses, já então neoliberais , cumprida com rigor tanto por  Dirceu como Palloci, além de Lula  . Tratava-se , agora , de um novo tipo de populismo – com um toque  transnacional.

           Do mesmo modo, teria mudado o tipo  de “pelego”, isto é , de assessores, líderes, cabos eleitorais dos políticos no poder  . Pelego -“pele de carneiro ou lã , colocada sobre os arreios para tornar o assento do cavaleiro mais confortável. Ou um agente disfarçado do governo que procura agir nos sindicatos dos trabalhadores, em seu favor. (Dic.Houaiss, Objetiva, 2002, p.2172). O moderno  “pelego”, agora , seria o  que não mais defende interesses nacionais, nem atua apenas nos sindicatos – mas também nas redes sociais, gabinetes, ONGS , como lobistas , imprensa, imprensa alternativa, mas ao fundo com  o mesmo financiamento e tipo contratação e laços, embora de forma mais sofisticada   – via corporações transnacionais(ao invés de empreiteiros e empresários nacionais)  , intermediando seus interesses com o  Estado , onde hoje o poder daquelas prevalece .(Anos depois, essas relações devassadas pela chamada “lava-jato”, embora elas bem anteriores a Lula da Silva e Dilma, que se integraram , todavia, ao esquema anterior existente) . 

           Se os velhos pelegos da era getulista-janguista andavam  a pé ou de ônibus, ou de táxi ,  e tomavam cachaça e cafezinho em bares modestos , fazendo refeições em também simples restaurantes, os modernos “pelegos transnacionais” veraneiam em Cuba, ou Miami ,  tomam vinhos e whiskys estrangeiros, têm  casas com belas piscinas, viajam para Paris e almoçam nos melhores restaurantes,  citados nas colunas sociais. (**)E , muitas vezes , ainda  são deputados federais, alguns senadores. Houve mudanças , qualitativas, no poder estatal “brasileiro”(?!).

                        Lula , nesse sentido ,  inovou – talvez seja dos  primeiros líderes  populistas “transnacionais” do mundo.(Cf , neste site, outros artigos ) .

            IV – Ainda lembrando Vargas –   em resumo    

                Há 59 anos, precisamente em 24 de  agosto de 1954 , Getúlio Vargas, presidente eleito do Brasil, por larga margem de votos ,  suicidava-se com um tiro no coração .(*)

              Fora o fim de mais um ato do teatro sempre conturbado teatro  político brasileiro . Pressionado por militares e agitações políticas , promovidas  por interesses econômicos estrangeiros(em especial dos EUA)  e pela elite oligárquica brasileira , aliada a eles , o ator principal , Getúlio Vargas , presidente  do Brasil, eleito  por larga margem de votos, suicida-se . Deixa , como herança , uma famosa “Carta Testamento “, em que denuncia a exploração do povo brasileiro –  a nação – por interesses econômicos estrangeiros . E diz que, depois de resistir ao máximo possível a eles – foi obrigado a ceder. (Cf. adiante, em adendo , a “carta” referida.

          Sua intenção foi não ser derrubado por um golpe de estado,  afastado do poder, mais uma vez, de forma humilhante . Eis que já tinha sido derrubado , em outro contexto , também por um golpe militar(1945) .

             Desta vez , ao suicidar-se , provocou grande reação das massas populares, a ponto dos golpistas recuarem em suas intenções. O  povo , nas ruas, aos milhões ,  clamou  contra os interesses estrangeiros e depredou jornais e outros órgãos de comunicação a  a eles ligados.

Resultado de imagem para getulio vargas

Getúlio , com seu suicídio sob pressão desses interesses estrangeiros e de seus aliados locais, deu , portanto , não só um tiro em seu coração , mas  um tiro,  também nos interesses do imperialismo americano e aliados , que já preparavam-se para tomar o Estado.  Houve uma violenta reação popular contra eles. Jornais e rádios foram depredadas, multidões  foram às ruas, os adeptos do então “nacionalismo-desenvolvimentista” popular de Getúlio  puderam recompor-se .Embora não morresse , absolutamente, a pretensão  de domínio hegemônico da nação brasileira,por parte daqueles interesses,  através do estado , houve um recuo . Logo voltaria a tentar  avançar. Qual o crime de Getúlio ?

           A tentativa de implementar uma política de desenvolvimento nacionalista,independente , através da criação da Petrobrás,  Companhia Siderúrgica Nacional  e  Eletrobrás, entre outras  . Isto é, de promover o desenvolvimento industrial independente do Brasil e limitar a  remessa de lucros das empresas estrangeiras para suas matrizes no exterior . Proteger, minimamente que fosse, os interesses dos nacionais. Tratar das vidas dos brasileiros, antes de pagar as dívidas.

          

V – Vargas – conciliador, autoritário  e   maquiavélico 

                 A exploração continuada das riquezas brasileiras, durante séculos,  começa a chegar a um ponto decisivo, a partir da fase de afirmação do capitalismo financeiro americano afirmando-se em toda parte e também no Brasil – como mencionado. Após 1945, em que pese os interesses norte-americanos principais fixarem-se nos centros de poder europeus e asiáticos – URSS, China, Coréia, reconstrução do Japão , Alemanha,etc. – e na luta ideológica contra o crescimento da URSS , seus interesses na América Latina foram defendidos de forma brutal, eis que tratava-se de zona próxima, na qual destacava-se o Brasil,  supondo-se que para onde este se voltasse , política e economicamente, se voltaria todos os restantes países do eixo sul.Vargas esteve junto com os americanos, aberto a sua influência e capital , tanto em 1930 quanto, em especial, desde 1945 .

              Firmaram-se, gradativamente  ,   os interesses americanos no Brasil,  que fortaleciam-se desde 1930,em contraponto aos ingleses ,  demonstrando cada vez maior força econômica e  política ,  excetuando-se nos confrontos com o estado brasileiro  apenas uma guerra declarada . Mas, os americanos chegavam até a ameaças e algumas ações.

              Caso do ocorrido  em  Natal , Belém e outras capitais, onde forçaram a presença  , às portas da Segunda Guerra |Mundial , sem aguardarem resultado de qualquer consulta ou assentimento prévio  do governo brasileiro .Que foi obrigado a conformar-se e a conciliar , da forma que pôde(Caso das bases americanas; Natal ; Vargas e seu ministério tiveram que suportar . (Cf. E.Gaspari , “As ilusões armadas”, vol 1, entre outros ).

           Apoiando-se , enquanto pôde, nos interesses da Alemanha hitlerista  , com os quais flertava e por quem era apoiado , ao virar o leme , quase que à força , sob violenta pressão ,  em direção aos americanos , ainda assim negociou algum avanço na industrialização , caso da siderurgia nacional e outras pretensões pátrias.

Resultado de imagem para getulio vargas

A revolução de 1930 , vinda do sul , já envolvia financiamento e relacionamento político com esses interesses americanos  , conforme  insuspeitos autores. Basbaum , dirigente do então atuante Partido Comunista, historiador , assinala – “Sabe-se, por exemplo, que a General Electric, que possuía grandes investimentos no Rio Grande do Sul, forneceu aos chefes revolucionários 2 mil contos, , que na nossa atual moeda (1957) ,pelo seu valor, corresponderiam a cerca de trinta milhões de cruzeiros . Por isso mesmo cremos não haver exagero em afirmar que o capitalismo norte-americano aproveitou  nossas dificuldades econômicas e financeiras para fazer o seu jogo . E nesse momento os seus interesses coincidiam com os de uma parte ponderável da burguesia brasileira “( Leôncio Basbaum, “História Sincera da República ,v.2, fls.289-290, Alfa-Omega, SP, 1975). Questão polêmica, ainda hoje discutida.

           Os interesses norte-americanos já vinham de antes, crescendo ,  gradativamente,   após 1945 , e chegando bastante consolidados  a nossos dias . Afirmaram-se , principalmente,  após o golpe de 1964  e das medidas tomadas  pelo governo brasileiro daí em diante – a primeira delas a revogação da  lei que controlava a remessa para o exterior dos lucros de empresas estrangeiras . (O livro de Dreifuss, “1964 – A conquista do Estado”,  mostra a luta até então  desenvolvida, decidida pela força, com a derrubada de Goulart. Sérias as afirmações comprovadas do comprometimento econômico de militares e imprensa com as  instituições IPES e IBAD , financiadas por capitais estrangeiros  ).

               A big mídia brasileira envolveu-se com todos os acontecimentos narrados , da forma a mais vergonhosa. Quanto a Getúlio, já anotamos, mas quanto ao golpe militar, interessante conferir .(“Os jornalistas e o golpe de 1964” ,  Revista Eletrônica Fausto Wollf, 2011 , de João Amado  . Nomes como Antonio Callado e Carlos Heitor Cony , no primeiro momento, apoiaram o golpe, depois sendo  atingidos pela violência dos golpistas).

                O “golpe” de 1964 dá-se contra uma herança da Era Vargas e termina em assassinatos,  torturas e atos de banditismo comum , que nada tinham a ver com política .Ligados  com contrabando , fraudes, estelionatos e roubos. Exemplo a carreira  do  capitão do Exército  Ailton Guimarães, do DOI, órgão centralizador de torturas e mortes , dos mais atuantes . Seus agentes, inclusive o citado capitão , outros oficiais e mais um grupo de soldados   invadiam casas , apartamentos, matavam militantes . Apesar disso, vários deles receberam a Medalha do Pacificador, por serviços prestados à pátria. Isto é, os citados atos abomináveis. Toso acabaram , por outras razões, não políticas, acusados de crimes comuns, comprovados, mas sendo  absolvidos. Já o famoso delegado Fleury, assassino doentio , teve atée um artigo do Código de Processo Penal alterado, especialmente para beneficiá-lo .

           O último, mesmo acusado de diversos crimes, chegou a ser reincorporado ao trabalho junto aos serviços secretos.  Outros incorporaram-se , diretamente , ao crime organizado, ricos ,  fazendo  brilhantes carreiras nessas atividades paralelas , através de conhecidos “banqueiros de bicho” e outros.( E.Gaspari, “As ilusões armadas “).

           As forças militares brasileiras,  que produziram Góes Monteiro, Dutra, Prestes( na era Getúlio) , produziram , depois, na ditadura pós-1964 , capitães como  Lamarca e Guimarães ,  nos seus momentos os mais negros e anárquicos além de uma cúpula que comportava  Geisel , Médici e outros generais, envolvidos diretamente em ordens diretas de assassinatos políticos omissão assumida a respeito. (Id.).

Resultado de imagem para getulio vargas

            Se esses fatos atestam o lado maquiavélico da ditadura militar pós-1964, as ações do governo Vargas mostram características similares . Vargas deixa uma herança tanto entre o meio militar que acaba por atacar seu herdeiro Goulart como com o próprio Goulart e seus adeptos – formas de agir, ideário de um lado, métodos bestiais de atuação política de outro. De qualquer modo , uns e outros tinham  uma tradição política e militar consolidada.

            Vargas , na sua fase ditatorial, foi capaz de manter preso Prestes, torturar  líderes comunistas , expulsar e entregar à Gestapo Olga Benário, mulher do líder comunista.  Mas, foi além . Exatamente como os golpistas de 1964, seus agentes secretos infiltraram-se nas “esquerdas”, insuflaram a luta armada, acompanharam-na , incentivaram-na de diversas maneiras , deliberadamente , com o objetivo de justificarem mais ações estatais violentas, o que , efetivamente, ocorreu – estado de sítio, ditadura , prisões, torturas, mortes .  (Cf. “Marighella”…, de Mário Magalhães ;Gaspari, ob.cit.; Rollemberg, D. “Sem vestígios…; Gorender, “Combate…”, etc.) .

            Se , de um lado , político e mais democrático, deixava organizados partidos políticos, legislação trabalhista , anseios de reforma agrária e industrialização independente, preocupação social e nacional, de outro foi predecessor dos  governos militares que se seguiram e produziu,  nos porões de sua  ditadura , 1934-1935, inúmeras provocações e violências – o seu Fleury chamava-se Felinto Muller .

               A ação dos verdugos de Vargas e seus serviços secretos foi tão importante a  ponto de autores  considerarem que a  intentona comunista de 1935, que justificou a ditadura e a perseguição aos comunistas , liquidando a frente popular denominada  Aliança Nacional Libertadora , foi insuflada, se não organizada , por agentes policiais estrangeiros e brasileiros, entre eles os do serviço secreto inglês e da Gestapo. Tudo isso articulado através do governo Vargas e de seu maquiavélico governo . O conciliador sabia agir de maneira absolutamente oposta – prendeu e torturou o mesmo Prestes e outros comunistas com quem viria aliar-se, posteriormente. Antes , tendo liquidado-os via provocações e serviços secretos . (Basbaum, “História Sincera da República “; Skidmore, T . “Brasil, de Getúlio a Castelo).

                         

                        VI – A carta –   testamento político  de Vargas 

    

             Essa face do governo Vargas ,  não interessa à mídia predominante discutir , pois calou-se ou foi conivente ; mas também não lhe interessa descobrir  a outra face , nacionalista, de resistência à abertura total da Nação ao capital estrangeiro , o que também a assusta  – e muito  mais ainda, por suas ligações com aquele.

            Resumo desta situação ,  no dramático documento conhecido como “Carta Testamento”, de Getúlio Vargas, datado de 1954. Que a grande mídia passou também a esquecer. Talvez porque os problemas que ela levanta continuem , tantos anos depois, ainda na pauta da vida econômica e política brasileira .

Resultado de imagem para getulio vargas

                O mesmo Vargas,  que  havia liderado a chamada “Revolução de 30”, onde  teria aí colaborado  financiamento , direta ou indiretamente, dos EUA, tornou-se , desde então ,  uma figura fundamental da política brasileira – contra os interesses estrangeiros, em especial americanos . Vai enfrentá-los, fundar um grande jornal (“Última Hora”) , um grande partido (PTB), colocar o Estado Brasileiro no jogo nacional .  Mas, vai terminar , melancolicamente, suicidando-se , após uma série de pressões políticas , voltas e reviravoltas ,sucumbindo frente ao poderio estrangeiro e seus aliados locais, envolvidos em pacotes de dinheiro . Nem as facilidades dadas pelo Banco do Brasil a esse jornal ou a outros empreiteiros ligados a interesses nacionais teria força para suportar o embate.

              Ninguém melhor do que ele, rico estancieiro , aliado ao empresariado nacional e estrangeiro em diversos momentos, parceiro dos americanos na segunda guerra mundial ,  para ter credibilidade suficiente para ,  à beira da morte, sem ter qualquer benefício pessoal direto  esclarecer , para a História do Brasil , o que ocorria :

            “Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci.”( O grifo é nosso – o A.) . Vargas continua , adiante : “Não querem que o povo seja independente .(…) Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500%, ao ano!”(…) (Idem). E sobre as importações, envolvendo interesses estrangeiros : “ …fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano .”(…) “Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto . Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder .”

               Se a frágil “democracia” brasileira consegue contornar a pressão de 1954, com o tiro reflexo dado por Getúlio no imperialismo ; e depois um Brizola altivo e um Jango conciliador conseguem suportar a tentativa de golpe quando da renúncia de Jânio , engolindo um parlamentarismo de última hora , logo fracassado; afinal , a pobre republiqueta brasileira explode sob a pressão dos interesses estrangeiros e aliados locais, além da  mídia de maior nível econômico, envolvida , naturalmente, com eles , direta ou indiretamente.(capital estrangeiro direto ou anunciantes ).

                O governo desaba como um castelo de cartas mal feito, em dias , mas não casualmente. Por obra da maior potência do mundo e toda uma articulação que vinha de longe, envolvendo planejamento de grandes célebros e excelentes estrategistas – além de montanhas de dinheiro, dólares convertidos em cruzeiros .(Cf. , Dreifuss, IPES,IBAD,Consultec , ob.cit.)

               Um retrato dramático do sofrimento permanente do Brasil, através de um presidente, que , desesperado ,  tentava preservar os mais básicos  interesses nacionais. Nesses trechos selecionados,  Vargas , sem nada mais ter a perder , a não ser para a história – e correndo riscos nesse campo , caso mentisse ,  afirma : (1)a existência do  domínio e espoliação dos grupos internacionais  ( há“decênios”) ; (2) lucros deles maiores que  500% ao ano ; (3) poder político (e militar ?) “a ponto de sermos obrigados a ceder “. Isto é, com toda a autoridade de Presidente da República, experiente, politicamente, astucioso maquiavélico , deixa uns últimos conselhos ou recados para a Nação (Nota do A.- parte retirada, com pequenas alterações, do artigo  “A província sob  direção estrangeira  …(V) .(***)

              Se tais forças econômicas , à época, recuaram(1954) , voltariam , logo adiante ,  a insistir no mesmo caminho- e a serem vitoriosas, em 1964 – 1968 – 1986 -1988 . Abriram caminho pela violência, tortura, assassinatos – com auxílio da mesma  mídia – a “grande imprensa” – controlada e aliada a elas.

Resultado de imagem para getulio vargas

            Poucos anos  depois,  outro herdeiro dessa  mesma linha política,  getulista , popular-nacionalista , com ,  mais ou menos, o mesmo programa ,e também na Presidência da República, João Goulart , era , inapelavelmente,  derrubado por um golpe militar nos moldes do tentado contra Getúlio – o golpe de 1964. (Cf. neste site “Jango”; e “Uma província chamada Brasil , em especial  IV e V) .

          Daí em diante, estabelecido o reinado do terror e da traição , os nacionais, divididos e fragilizados , não só não conseguiram evitar a vitória estrangeira como ainda acabaram por provocar novos massacres ,  nas cidades (em especial S.Paulo, Rio, Recife) e no campo(Araguaia e Amazônia , entre outros ).

            Esse golpe, sob o pretexto ”  de combater o comunismo ,   implantou mais de 20 anos de ditadura militar no Brasil(quebra da Constituição, assassinatos, torturas, terrorismo de estado, supressão de eleições livres, abertura da economia aos interesses estrangeiros ) , implementando , de imediato , as pretensões estrangeiras anteriormente contrariadas ,em   especial,  a nível econômico .

 

                           VII – Brasil: de Getúlio a Lula/Dilma/Dirceu

 

          O Brasil  “ mantido” , em linhas gerais,  na mesma situação econômica em que se encontrava, desde Getúlio, com as devidas adaptações. Isto é, qualitativamente não houve alterações fundamentais. ( Ou seja,continua  simples  produtor de matérias primas para o mercado internacional e importador  de produtos industrializados de ponta . Um grande  mercado  de consumo para a produção industrial do sistema  internacional .Foi inserido num lugar subalterno na divisão internacional de trabalho patrocinada pelo sistema capitalista internacional. (Cf. “A província sob… V) .

             Nenhum dos grandes problemas nacionais foi resolvido , tendo sido  agravados . A modernização aparente esconde imensa dívida pública , infra-estrutura deteriorada  , regime político anormal, autoritário, verdadeiro regime de exceção (medidas provisórias, presidencialismo de coalizão , falsa divisão de poderes, república unitária e não realmente federativa , corrupção generalizada , entre outros ) .

            O número de patentes é ridículo , faltam médicos, algumas poucas e inocentes manifestações desmantelam toda a farsa da demagógica propaganda. A expectativa e esperança das elites dominantes e  do povo analfabeto ou analfabeto funcional parece  residir  num demagogo, populista , envolvido em corrupção e  numa série de acusações as mais graves . A república fragilizada não consegue  sequer levar adiante  a apuração de acusações sobre seus líderes políticos , sob pena de desabar o regime  político, não se sabe  se apenas numa  ingovernabilidade relativa ou em coisa pior,   ditadura ou até  guerra civil . São ministros do Supremo os que levantaram tais questões, que estão em livros.

                No Brasil, o pretexto de uma iminente implantação de um “regime comunista” aterroriza o povo ,  causa verdadeiro pavor ao capitalismo “nacional” ligado ao internacional . É uma desculpa que sempre pode ser sacada pelas elites para justificar qualquer coisa. Pouco importa se verdade ou mentira. Em várias ocasiões , justificou uma  quase  neurose coletiva . O pretexto é promovido ,  por aqui ,  pelos interesses estrangeiros ,  que sempre lucraram com esse medo .

          Serviu ele  ,em diversos momentos , para justificar  golpes e movimentos antidemocráticos, sempre alinhados com  interesses do capital financeiro internacional .Getúlio o usou a seu favor e viu o mesmo pretexto ser usado contra ele , anos depois .

            É um pavor tão real quanto o dos EUA em relação  às armas químicas jamais encontradas no Iraque .Que justificaram o massacre daquela nação e a apropriação de seu petróleo e recursos naturais . Por aqui, até agora, só milhares de mortos , torturados, doentes –   e um  país deteriorado, precocemente envelhecido e pervertido , embora enfeitado por estádios de futebol, tvs digitais , carros estrangeiros e celulares e computadores.E uma naçem processo de transculturação, quase aprendendo a falar como em Miami.

Resultado de imagem para getulio vargas

Assim foi em 1930( a revolução de 30 , liderada por esse mesmo Getúlio, quando jovem, que já reagia ao “comunismo” recém-nascido  ) ; 1937(“estado novo”, ditadura , também com ele na direção, alegando “perigo comunista”  ); 1961 (tentativa de golpe , após renúncia de Jânio Quadros, também ameaçado em suas prerrogativas, eis que representaria também riscos de “comunismo”  ;e, afinal, 1964 , (“A conquista do estado”) , golpe militar cujas conseqüências chegam a nossos dias , com novo golpe e estado terrorista implantado desde 1968 . Razão básica – um governo comunista próximo de ser implantado sob a liderança de um presidente riquíssimo, fazendeiro, e de seu cunhado também milionário. Ambos levando tranqüila vida entre palácios e benesses da vida capitalista.

              E , assim, chegamos , hoje , a  uma democracia dirigida, nos bastidores, por trás de máscaras trabalhistas e até “esquerdistas”,  por aqueles mesmos atores, corporações transnacionais e estados estrangeiros ,   que implantaram as democracias de 1964 e 1968 . O Brasil não resolveu nem a crise de 1954, nem a de 1964 , nem a de 1968 , nem os problemas  de uma verdadeira constituinte ou de uma efetiva democracia.(1988). Mal consegue reformar o Judiciário e controlá-lo.

           Basta ver que  discute-se, hoje ,  anistia(depois de quase 50 anos) , crimes da época (seqüestros, assassinatos, desaparecimentos) , “Comissões da Verdade”, indenizações do Estado por danos causados a milhares de cidadãos .E, inclusive, a nível econômico – a que equacionar a antiga  dívida pública  , vinculada  aos bancos  estrangeiros , que sobe sempre mais e  que atinge quase 3 trilhões de reais, problema que vem de séculos  . E que muitos consideram mal discutido , com uma dívida mal calculada  . A nação pagando juros de bilhões de reais  a cada mês. Por aqui, primeiro as dívidas, depois as vidas .

            De Getúlio para cá , o  Brasil parece estar andando para trás e para o lado  – em relação aos problemas nacionais. A começar pela sua sobrevivência como nação e estado soberanos . Não há qualquer comparação entre ele e  um Lula , mal administrador neoliberal ,( que não opôs qualquer resistência aos interesses estrangeiros, demagogo  , embora inteligente e ótimo ator, totalmente submisso ao programa estrangeiro do “Consenso de Washington “),  a inexpressiva Dilma,( quase uma laranja do outro, sem qualquer competência , nem política) , um Dirceu ,( neoliberal, lobista e consultor de corporações transnacionais bilionárias, que fazem negócios com o Brasil, condenado por vários crimes pelo STF ; e veja-se que tivesse um mínimo de provas em seu favor seria, evidentemente, absolvido de todas as acusações, em vista de seu papel no PT e do apoio que tem de Lula e Dilma, que nomearam a maioria dos ministros do STF) .

            Getúlio ou  Jango  ou  Brizola  têm   limitações amplamente conhecidas . Mas, muito aquém das de um Lula e de um PT, incrível, muito menos democrático que o PTB(sobre o PT, veja-se James Petras, “Brasil – Lula , Ano Zero”, em que aquele sociólogo marxista analisa aquele partido, prevendo o que ocorreu depois, isto em 2004) .

           Tal  mostra a completa deterioração da vida política brasileira e os resultados da liquidação de toda  uma geração , ou mais além dela , caso de um David Capistrano , pela ditadura imposta em 1964 . E assinale-se que, quanto ao último, José Dirceu, este  ainda tem muito a explicar sobre suas últimas incursões armadas e seu retiro , no Paraná . Porque essa nebulosidade quanto a esses fatos  não é  justificável quando lembra-se o fim  de um Bacuri ou Honestino ou Paulo de Tarso . Cada um deve ficar em seu devido lugar,  na história política de nosso país.

 

                                    VIII – Há futuro no ex-país do futuro ?

 

                Problemas postos na época de Vargas não foram resolvidos – basta olhar em volta ou estudar estatísticas ou análises sobre o Brasil.(Dados , bibliografia,etc. cf. arts. neste site ) .

            Há questões colocadas , na Revolução de  1930,  que continuam, hoje,  na ordem do dia – caso da representação política. Há governadores(Cabral)  e prefeitos, como o caso do Rio de Janeiro(Paes) , que orgulham-se do verdadeiro encilhamento existente entre o Governo Federal, Estadual e Municipal, o Rio , na base.  Todos acertados entre si ,  de cima para baixo – pensando nas próximas eleições. Será que lembram, algum dia,  das origens da Revolução de 1930, liderada por Vargas, motivo deste artigo ?(Posteriormente, comprovou-se o acima, com outras soluções, desvendados os mecanismos de corrupção em que todos participavam – prisões, hoje , Cabral, Lula,Cunha , todos na prisão ). 

            O golpe de  1964, herança e projeto estrangeiro conservador desde  1954,  significou um passo atrás em todos os sentidos – cidadania, organização política, saúde pública , dívida pública, infra-estrutura , modernização das forças militares, endividamento , desindustrialização  ; e  quebra da moral, caráter e dignidade do povo brasileiro . Humilhado, coagido, castrado política e socialmente. O autoritarismo já deriva da escravidão, forças militares desde ali organizadas e com toque , para sermos delicados, sempre estrangeiro – o que continua até hoje ? A continência de Bolsonaro à bandeira dos EUA fala por si só .

Resultado de imagem para getulio vargas morte

 

              Refletir sobre esse passado e a Carta-Testamento de Vargas, a evolução ou involução do Brasil de lá para cá , 59 anos depois, pode parecer  retrocesso e absurdo. Mas, talvez não seja para uma nação que suporta um estado como o brasileiro ,  que caminha para trás, dia a dia , e, quando muito, anda para o lado  . (Na data da republicação deste artigo, já se tratam de 65 anos).

               Um Estado que não pertence mais à Nação ? E  dirigido de fora para dentro, segundo  interesses estrangeiros?O que os bancos , em especial o Banco Central , fazem , em nossos dias, seus juros, mentiras, etc. justificam pensar assim . Pensamento, aliás, gritado dia a dia , em 2019, pela competente auditora fiscal de fama mundial, Maria L.Fattorelli .O que explica a despreocupação de seus dirigentes em relação à diuturna destruição dos projetos nacionais, públicos e até particulares; ao desperdício financeiro ; ao abandono da coisa pública . Tal explica até as  risadas alegres desses “ dirigentes” estatais em Paris ou  Miami , onde decidem licitações e negociatas.

           Trata-se de uma nação que  vive imersa na demagogia, simulação  e propaganda científica,  promovidos , diuturnamente, pelos  dirigentes desse Estado , assessorados por estrangeiros competentes,  cuja maior preocupação é  ganhar tempo ,  enganar e confundir todos , sobre tudo,  todo o tempo . Melhor meio de dominação e levar vantagem.A cada minuto, mais difícil a situação dos brasileiros, mais algemas, com ferros mais fortes – além de mais doppings.  Dirigentes  e políticos que não têm qualquer limite quando trata-se de usar máscaras, enganar, esconder e esconder-se . Que apoiam-se   em conquistas estrangeiras ,importadas, seja no campo das idéias ou da tecnologia. São incapazes de sequer emplacarem,  corretamente , os carros ou produzirem um honesto relatório sobre o PIB nacional.

          Autoridades(?!) . Que mantém sobre a nação humilhada o peso de um estado burocrático, autoritário e corrupto, que sequer sabem dirigir . Um Judiciário que leva anos ou décadas para resolver as causas as mais simples.

           Autoridades(?!) que chegaram a seus postos via conchavos, corrupção, suspeitos financiamentos . Que deixam o povo,  deliberadamente, na ignorância e desorganização , promovendo genocídios sucessivos, porque têm medo dele e  de enfrentar as pressões e exploração que vêm de fora. O único que sabem, fora exceções que confirmam a regra, é usar máscaras, mentir , enganar, simular, colocar poses. Confirma-se falas do velho Bobbio – “O poder esconde, se esconde, e quando tem que aparecer usa máscaras “.

                O que bem sabem fazer é usar polícias militares e outras forças, agora milícias, criticadas aparente, admitidas de fato ,  contra o povo –  coação, autoritarismo, violência , ameaças sucessivas, como meios de manter a nação calada e amedrontada. Sejam favelados, comerciantes ou empresários. Com cassetetes ou ameaças de fiscalização , multas, prisão – tudo, menos educação . Só entendem a linguagem da força e do dinheiro – de preferência das grandes corporações transnacionais, perante as quais curvam-se , humildemente. Ou dos representantes das nações mais desenvolvidas, perante as quais só fazem bazófias ridículas , qual Lula,  ou amesquinham-se , sendo ofendidos e humilhados, como Bolsonaro. Olhemos para trás, tiremos lições –  para Getúlio e para Bolsonaro – quais as semelhanças e diferenças ?

           Políticos medíocres que  aceitam o que,  hoje , ocorre em milhares de favelas e penitenciárias -torturas, assassinatos, sequestros, doenças degenerativas .Situações muito mais graves que as de décadas atrás . Políticos  que são incapazes de punirem os  delinquentes de alto nível, que exerceram ou exercem cargos políticos os mais elevados, conquistados pelo uso do estado e pelo financiamento de corporações transnacionais (em troca de apoio) ,cujos interesses colidem com os do Brasil . E nem os de baixo nível, vide penitenciárias ou hospitais; e de outro lado ,  bancos e o Banco Central ,   que sustentam uma Justiça que  leva anos para, raramente, punir um delinquente político de alto bordo  .

          Políticos , aqui ,com todo tipo de atitudes irresponsáveis, vide Bolsonaro, com fama já mundial de mentiroso, como Trump, que brincam de construir faraônicos estádios de futebol e não hospitais, quando a nação está doente e fragilizada. Que não consultam o povo , de fato,  em nenhum assunto que seja, fora farsas teatrais, o que , hoje, inclui até eleições – legitimadas pelas famosas “urnas eletrônicas”, mais que suspeitas , até pelo próprio Bolsonaro, calado depois que beneficiado por elas, STF/Tofolli sob a “assessoria” ou vigilância(?) de um General (2018).

              Num país desse tipo braz$l , que não é mais o velho Brasil , antes de olhar-se para frente há que olhar-se para trás – para sua História e sua gente. Tentar entender qual o passado que projetou este presente desestruturado  ,destrambelhado , ridículo,  o povo impotente, a aturar tudo , uma aberração . É preciso aprender com aquele passado e  tirar lições. Buscar saídas  para  a Nação, em difícil situação , pois o Estado não está nas mãos dela  . E , quem sabe, daí tirar , para o futuro , algum projeto ainda nacional  .(*) (**) (***).

________________________________________________________________

(*) Impossível resumir, em poucas linhas, a vida política de Vargas, que , nascido em 1882,  e tendo morrido em 1954, desempenhou , desde cedo , como deputado ,e até em escolas militares,  importante papel na história brasileira. Aqui,  fixamos apenas  pontos que consideramos básicos , cuja repercussão  chega a nossos dias , em especial as lutas em que envolveu-se , desde que elas atingiram o cerne da nacionalidade brasileira e até a possibilidade do  Brasil manter-se como nação soberana , aspecto  de que, hoje, muitos duvidam . (Cf. , neste site, arts. diversos ) .

(**) Sobre “populismo”, em especial o de Vargas, seu significado e objetivo , cf. Ianni , “O colapso  do populismo”, “in” “Imperialismo na América Latina”, além de Francisco Weffort e outros.

(***) Em adendo, no original ,  a íntegra da “Carta Testamento”. Assinale-se que consta haver uma versão manuscrita , diferente da amplamente divulgada. Esta não contradiz aquela,  de qualquer forma, tendo em vista que datilografada por  seus mais íntimos assessores, assinada , e divulgada com autorização da família, passou a ser a expressão mais fidedigna de seus últimos  sentimentos e visão política,  assim como os dos que o cercavam , à  época . (Original não revisado, o que não impede o entendimento . )

************************************

ADENDO –A Carta-Testamento de Getúlio Vargas

  • Getúlio Vargas : Um Tiro no Imperialismo
‘); ?>

__________________________________________________________________________________

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *