Deus, Cristianismo e Imperialismo

out 18, 2020 by

Deus, Cristianismo e Imperialismo

 DEUS, CRISTIANISMO E IMPERIALISMO

             *Em  nome de Deus… viva o Diabo capitalista !?*

   Mauro M. Burlamaqui

[Base do Editorial de Caminhando Jornal TV nº 56, a ser publicada  em caminhandojornal.com ]

 Como entender e interpretar Mike Pompeo,  “ardoroso evangélico”, Chefe do Depto. de Estado dos EUA, ex-diretor da CIA , um “ventríloquo de Trump”?

 Para ele ,  é chegada a hora do Apocalipse, “da volta de Cristo e da batalha final”,  a do “Bem contra o Mal”, liderada pelos Estados Unidos , o “maior de todos os povos judaico-cristãos”. E Trump seria  o “Salvador do Ocidente”.

 Atenção : William Shakespeare alerta – “O Diabo pode citar as Escrituras, quando isso lhe convém”.  

 Pompeo, importante agente  capitalista mundial , com efetivo poder , inclusive militar,  falando em nome de Trump, quer dizer do Império do Capital /Estados Unidos da América  –  uma liderança . Invoca Deus  e o cristianismo  e justifica ações imperialistas enquanto age, sabotando, ameaçando, invadindo países e insinuando  terror e guerra mundial.

Há base  secular  no que dizem Trump e Pompeo, anunciando-se crentes e  escondendo,  o quanto podem,  ameaças e ações e projetos,  sob a invocação de  Deus , Cristo , Cristianismo – Amor, Misericórdia, Bondade . As origens dessas posições estão na  formação do  Império Americano.

Origens da formação dos Estados Unidos – protestantismo peculiar ,  fundamentalista , buscando inspiração na Bíblia , sob medida  para atribuir ao povo americano um “destino manifesto”- o de expandir   fronteiras com a missão de “guiar a humanidade, como se fosse o povo eleito de Deus”.Perfeito quadro para tentar justificar  ações imperialistas .

Mike Pompeo – Wikipédia, a enciclopédia livre e Trump e outros,  descarados , vem-se  escudando   em  justificativas ideológico-religiosas   e provocações e ardis , seja perante o povo americano ou a sociedade mundial  . Enquanto não só ameaçam o mundo , mas agem num caminho imperialista belicoso – e nuclear .

As  ações do Império do Capital não tem  motivações religiosas ou altruístas  , apenas imperialistas e criminosas . Necessidades do  metabolismo interno do Capital e de sua acumulação, sob direção de minoritária oligarquia financeira  – apossarem-se de países fragilizados , não desenvolvidos, auferindo mercados, commodities , lucros .

  Atualmente , em plena ilegalidade , interna  e externa , “estado de exceção” informal, o Império apela, cada vez mais , como meio de legitimação, para Deus, Bíblia, Cristo , Cristianismo  – e contrainformação,  ignorância popular ,   desinformação , confusão. Valores cristãos –  usam-nos como  argumentação – cerrada luta ideológica . Recorrem a Deus, enquanto  agem, dia a dia , no sentido oposto . Hipócritas,  fingem fé e brandem a Bíblia , como falsos profetas de séculos atrás e de hoje .  Quanto maior a resistência popular que enfrentam, mais mentem e fingem  – imitam Hitler .

            Deus. Ser supremo, que criou o que existe, eterno, todo-poderoso, que tudo conhece e teria poder absoluto, infinito e incomparável.

      No sentido bíblico ,  um Deus, falsos os que não são o da Bíblia.  E os falsos sendo mentiras para desviar a atenção do verdadeiro. (Deuteronômio – 32:17-18).

         Deus significaria, antes de tudo  – Amor, característica essencial de sua natureza – Amor (1 João 4:8).

        E o que seria “Amor” ? Bondade, paciência, ausência de rancor, de procura por interesses pessoais.Nunca se vangloriar, orgulhar ou maltratar alguém, nem concordar com a injustiça.(1 Coríntios 13:4-8). Um Ser Misericordioso , sempre capaz de perdoar.

     Não racional e absurdo, antibíblico e de má-fé , querer   entender o terrorismo e violência  do Império, Estados Unidos e aliados,  como cristãos ou sob a benção de Deus .

Diabo .Anjo rebelde,  expulso do Paraíso – Satanás, Espírito do Mal, perverso , cruel, desumano, capaz de cometer loucuras , mentiroso, caluniador. Aqui, a  resposta cristã à situação enfocada ? Estariam ele, o Diabo, Satanás,  e sua “turma”,  incorporados a  Trump, Pompeo, o Império  e outros ?

 Mundo sombrio  , escondido, uma face oculta, a do Império do Mal – Satanás , “seitas” conduzidas por amorais, psique perturbada , realizando  práticas por métodos criminosas. Quantos João de Deus, hipócrita desde o nome , Flordelis, cínica traidora de Cristo,  ou Roger, médico e monstro sem misericórdia  –  haveriam , no Brasil ? Quantos Trump ou Pompeo ou Busch ou Chaney , genocidas, nos EUA?

     Caberia nenhum apoio a tudo isso, mas  reação por parte dos autênticos cristãos , além dos pastores e  líderes,  não incorporados por Satanás.

Atribuir a Deus , Jesus  e cristãos, as milhões de mortes, maldades e sofrimentos provocados pelos Império do Capital/Estados Unidos, seria não entender Deus  como Amor, segundo a Bíblia, mas como doentio psicopata, algo sem sentido. Estar-se-ia a negar  a essência do Deus Bíblico – Amor, Perdão, Misericórdia .(*)

 

(*) Original não revisado , o que não impede entendimento.

 

HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related Posts

Tags

Share This

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *