Lula Preso, STF Vacilante e a Farsa…

mar 3, 2018 by

Lula Preso,  STF Vacilante  e a   Farsa…

Lula Preso, STF Vacilante e a Farsa Lulista Continua

 

                                                                                              (Redação)

       Lula Preso –   O Brasil assistiu, durante dias, o espetáculo lulista , de um lado   jurídico-político, uma criação do lulopetismo, em que advogados além de argumentos jurídicos, sustentam os (argumentos) políticos de seu cliente(?!), aspecto inovador(?!)já percebido pelo jurista Joaquim Falcão.

[ Abaixo – artigo bem escrito que complementa este, desmoralizando a demagogia lulista e esclarecendo pontos que Lula confunde e sobre os quais mente. Daí a transcrição .]

**********************************

 

   LULA , A VÍTIMA PERSEGUIDA PELOS RICOS

      De outro lado, Lula dentro do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, convocando toda a militância do PT, partidos e movimentos aliados diversos para ali virem e , no fundo , postarem-se a seu lado contra a condenação do Judiciário de 12 anos e um mês de prisão, por corrupção e lavagem de dinheiro,  decretada (para os lulistas , rapidamente demais, perseguição do Juiz Moro . De fato, Moro obedecendo a decisão da corte ao qual está submetido, o TRF-4,de Porto Alegre ) .

 Logo, alguns milhares de ativistas e interessados dentro ou em volta do Sindicato e Lula , aparentemente, desafiando a decretação de sua prisão por Moro , que lhe dera um prazo até 17 horas de 4ª feira, para apresentar-se .

  FARSA E MEIA VERDADE , COMO SEMPRE

     Mas , era uma meia verdade porque seus advogados pendurados no telefone , exato com a Polícia Federal, encarregada de prendê-lo , ganhando tempo, justificando-se , sabe-se  lá o que negociando exatamente.

        De qualquer modo ganhando tempo – seus advogados impetrando todo tipo de recursos, agora ao STF, onde ele e Dilma nomearam vários ministros, sua grande esperança e que já o salvara anteriormente (quando do “mensalão”, ignorando diversas testemunhas e ainda aliviando a pena de Dirceu, depois indultado por Dilma Rousseff, com a colaboração do então recém-nomeado por ela, Luiz Barroso. (Cf. falas de Gilmar Mendes, que lembrou com bom resumo tais fatos,buscando atingir o evidente desafeto).

       Uma posição dúbia que durou muitas horas, deixou passar  o prazo dado por Moro e deu a impressão que Lula desafiava a Justiça e desobedeceria a ordem judicial – atendendo à militância e Boulos, entre outros.

                    Mas, muito espertamente, e tinha e tem suas razões, não o fez.

Por quê ? Como agiu ?

 

 A ESTRATÉGIA DO ESPERTO CONDENADO

 

              Deixou passar o prazo , fez festa com a militância, mas sempre negociando com a Polícia Federal – que obviamente preferia não ter que entrar à força, com violência , no Sindicato, o que poderia fazer.

               Mas, claro que não queria,  pois seria resposta à provocação de Lula, tudo o que queria, para queixar-se , caracterizar violência e vitimizar-se mais ainda, assim como seus militantes.

                 Explique-se melhor.

            Ali estavam reunidos, no Sindicato, com Lula e a cúpula do PT ,  todos os interessados em alianças ou proteção ou uso do nome de Lula. Tratava-se de um conjunto de aproveitadores, interessados, alguns “abutres”, dependentes , funcionários dos parlamentares de todos os níveis, etc.

O PT sempre tratou disso –” quer ser nomeado ?  Então ,  percentagem do salário para o Partido e conversão desde logo ao “lulopetismo”, isto é , presença, solidariedade, acorrer aos chamados de Lula e do partido , etc.” Isto vale para os movimentos beneficiados financiados ou que tiveram benesses de qualquer tipo .

         Ora , há ainda os outros partidos e candidatos em profusão a presidente e outros cargos . Ele , Lula, embora sempre “direita” declarada e assumida, pró-capitalista , sempre teve seus surtos de “esquerdista”, possivelmente para facilitar suas negociações com a “direita” a mais braba e ter condições de liderar as “esquerdas” – amaciadas por verbas, cargos, ministérios até, embora de menor importância.

         Assim, além dos votos da obrigatoriamente fiel militância dependente , tem Lula os de massas de ignorantes que por certo consideram que todo político rouba e que ele “trouxe melhorias em sua época “- não ele, mas uma circunstância internacional , “comodities “ vendidas à China, que ascendeu comercialmente no mundo, etc. (Cf, abaixo artigo que se transcreve de jornalista que coloca essa e outras mentiras do lulopetismo de maneira clara e objetiva ).

Mas, tais explicações  interessarão a petistas ? Talvez  nem valha explicar tal – ou que , depois,  ele , via Dirceu, Genoíno e outros foi identificado no “mensalão” e mais tarde ao “petrolão” – e com todo tipo de propinas , as mais vis e até ridículas, para um presidente, caso de apartamentos, coberturas e sítios , achando Lula  que,  como nada assinava ou mantinha em seu nome,  estaria livre de qualquer crime ou responsabilidade – e isto sempre com o auxílio do velho amigo e advogado Roberto Teixeira, também respondendo hoje a processos , como outros amigos dele .

Uma vergonha, baixo nível, mas à altura do que mostrou como caráter desde suas origens- uma falta de moral e ética, valores , que, sendo garantidos pela impunidade, dá enorme vantagem política a quem tem tais “qualidades”- caso também de um Cunha, Temer , Aécio e tantos outros, embora a maioria bem mais discreta do que Lula. Entretanto , todos jurando inocência igual e estarem sendo “perseguidos”.

 

OPORTUNISMO ELEITORAL DESCARADO  

E os vários partidos e  seus candidatos a Presidente , e outros cargos , em Curitiba, solidários com ele, Lula, apegados na perspectiva de votos na próxima eleição  ?

Todos aderindo a uma confiança acima de qualquer coisa, acreditando (ou sendo obrigados a acreditar ) na  inocência de Lula ,  no caso dessa condenação. Afinal, sem os lulopetistas, Lula em especial, quase todos sem chance não só de candidaturas à esquerda , ou mesmo “esquerda”– ou ao menos multiplicando riscos de derrota eleitoral.  Derrota  provável até para governadores, prefeitos e senadores, petistas em especial.

          Precisam todos do lulopetismo e daquelas duas massas – militantes/dependentes, dos quais não se descuidaram por décadas , Lula e sua cúpula petista ; e aliados devedores de favores e verbas , massas de ignorantes,  fundamentais em eleições ,no Brasil,  manipulados de uma forma ou outra – desde a antiga oferta de  dentaduras e dinheiro vivo oferecidos na velha República , até a manipulação de seções eleitorais, nos velhos tempos, chegando à bem moderna e aparente normal e natural oferta  de serviços diversos (ilegais) –

 

e bolsas-família e fogões,entre outras ,  através do uso do próprio aparelho do  Estado , ideia salvadora da ONU, OMC e  FMI , para governos ditatoriais, militares mesmo ou de direita, da África e do mundo o mais miserável . Aqui já  usada por FHC e depois, em progressão geométrica, mais organizada e esperta, pelos lulopetistas.

 

 MILITÂNCIA, FISIOLOGISMO, CONSCIÊNCIA POLÍTICA ?

     Assim, explica-se a militância “aguerrida”. Consciência política ? Sim, vaga, superficial, nada socialista, querendo casas, terras , benesses do Estado e percebendo que unidos se torna sempre bem mais fácil negociar com o Estado populista e conseguir ganhos , senão políticos,  econômicos, fortalecendo-se assim aliados comprometidos, como um  Stedile ou Boulos.

          LULA PRESO NEGOCIANDO – COMO SEMPRE

Lula Preso, STF Vacilante - A Farsa Lulista Continua Lula , após seu jogo duplo e esperto, fingindo firmeza frente à militância, enquanto negociava sempre, em segredo, sem falar a respeito com seus adeptos  ,  com a Polícia Federal, quer dizer , de forma superposta, com o Juiz Moro …

Só que lá pelas tantas desse jogo, para a militância,  e Lula aparente vitorioso ,  o Juiz Moro e os policiais começaram a endurecer , entendendo melhor o falso jogo dele, a demora, e sabe-se lá que tática poderia aparecer, de repente,  de um indivíduo sabidamente capaz de tudo , como sua vida sempre o mostrou – fingindo de direita, esquerda ao fundar o PT , direita quando lhe convinha e agora até esquerda , falando em “revolução “(?!), isto para negociar e causar certo receio na sociedade ,  ou melhor  ,  como se dizia , “espantar os burgueses “ .

  Isto  no auge de sua crise pessoal, condenado à prisão , já decretada, e sem saída a curto prazo.

           Mas,  Moro e a Polícia Federal advertiram e avisaram , a certa altura da farsa lulista (com falsa missa, discurso populista, apelos e gritos ) – endureceriam o jogo, seria decretada a prisão preventiva dele, já havia reações de associações de juízes federais e policiais federais, considerando o desrespeito evidente dele à Justiça , com tal jogo cínico. Que , em seus últimos momentos, se desdobrava com Lula tentando cumprir a ordem e a militância radicalizada parecendo impedir . Até onde iria o jogo, por certo combinado ?

    Mas, desta vez , Lula pressionado pela Justiça/Polícia Federal , Lula e seu advogado  furaram a multidão e entraram , bem prestativos,   nas caminhonetes da Polícia Federal, daí em diante nas mãos dela e da Justiça. Para isso , seus guarda-costas (ele os têm, fortes e decididos, bem pagos ) furaram a multidão que, pseudamente , tentava impedi-lo de entregar-se, isto aos bofetões e pontapés .

Algo impossível, com tanta rapidez e facilidade, não houvesse certa farsa nisso tudo, isto é, na “disposição popular de impedir sua rendição pacífica “.

     O DISCURSO DO AGORA ESQUERDISTA

      O que fez Lula antes de entregar-se , pacificamente, “contra o desejo da militância”, como se ela entendesse ou decidisse realmente algo  ? Ora, Lula sempre foi autoritário e isso o disse tanto um Palocci como um Dirceu.

      Fez  Lula um discurso de despedida jurando inocência, elogiando todos os presentes, dizendo-se uma “ideia” (?!) e até falando em “revolução”! Este o mesmo Lula que há dias dizia-se democrata e que não apoiava revolução alguma , dirigindo-se ao povo em geral e aos membros do Judiciário e seus empresários apoiadores . (?!)

       Um Lula absolutamente coerente com seu passado incoerente politicamente , além de estranhíssimo. Mas, hoje sem problema – todos acreditam em sua “inocência”, na manifestação de “despedida”, pois haveria  uma imensa conspiração contra ele, até desejo pessoal de Moro em vê-lo preso… Moro , esse ser tão vingativo, com certeza agente da CIA e do FBI, que condenara-o a 9 anos para lembrar-lhe , sadicamente, os 9 dedos dele…(Isso espalhado pela militância ). Ridículo sem limite engolido por militantes fanatizados via bolsos , empregos, próximas eleições, propaganda . Entende-se .

                              [ Ora , tudo sem pé nem cabeça da parte dos lulistas ].

 

O JUDICIÁRIO, A MÍDIA E OS RICOS BELICOSOS

Qual membro do Judiciário ou do MP que compraria uma briga com os conhecidos lulopetistas , fascistóides, agressivos, belicosos, sem qualquer necessidade ? Durante quanto tempo a big mídia  apoiou  Lula , desde sua presença, via Golbery , naquele “Roda Viva”, década setenta , que tanto o promoveu, e durante as greves então em curso ?
         [ E por que não foi cassado então como tantos do MDB , de bem menos importância que ele ? Será que os militares não sabiam que a então prisão (internamente bem “light” dele, cheia de privilégios ) não o faria crescer de prestígio perante sindicalistas e povão opositor à ditadura, em geral ?]

 O MP, OS PROMOTORES E A JUSTIÇA

             O problema do MP é que os ilícitos de Lula saltam aos olhos e é função deles, promotores,  fazerem o que fizeram.

E sem argumentos, jurídicos, de defesa, lulistas passaram a inventar qualquer tipo de narrativa – CIA , Moro é do FBI , desejo de perseguição pessoal, tem raiva tal a ponto de condenar Lula a 9 anos porque Lula tem 9 dedos, só para humilhá-lo e lembrar tal…E, além disso, a ofender Moro, a Justiça, promotores, etc. Que têm defeitos diversos sim, mas não o de levar Lula à barra dos tribunais – uma tarefa profissional, na qual agiram com correção – Lula é evidente culpado desse e muitos outros crimes.

          LULA E SUA MILITÂNCIA

         E por quê Lula se apresentou e até enfrentou , a certa altura , a própria militância (e houve bofetões e certa violência entre militantes petistas para abrir caminho, fortes guarda-costas à frente de Lula ) para entregar-se à Polícia Federal ?
       Porque Lula e seus advogados sabem que são muitos mais e muito mais sérios os ilícitos de Lula . E que , de fato, sempre foi protegido pela Justiça ( estado de exceção informal implícito , de longa data , via “interpretações jurídicas científicas” e não efetividade de normas jurídicas, não cumprimento delas pela própria autoridade incumbida de fazê-lo.
(Vejam as declarações de Joaquim Barbosa neste site, ou Internet , no caso do “mensalão”, que  bem mostra de que são capazes os lulopetistas , Lula à frente  ). Ora, a tal “blindagem” que caía então sobre Lula vinha donde ?
Do Judiciário, que ele manipulava , tendo ele e Dilma indicado a maioria dos ministros do STF, e garantido a nomeação via sua maioria “governamental”(aquela conquistada no Senado via distribuição de cargos e ministérios ), sendo que o Senado ratificava  as indicações deles .

  E donde mais veio sua blindagem, durante longos anos, em que fazia seu duplo jogo ?

      Da “big mídia”, da rede Globo , Bandeirantes e outras que ele hoje tanto critica , desde que, muitos anos depois, em vista da incompetência e desbragada corrupção dos lulistas, que colocava em perigo o próprio regime político “democrático” e o sistema econômico “capitalista”,  interromperam a ultraproteção dada  a ele , isto é, aquela  política, sempre feita, durante anos  – via minimização de seus “malfeitos” ou crimes, omissões, “esquecimentos”, etc.

  No Brasil, não há sequer direito de “antena” como existe em Portugal, onde  a mídia não pode “enterrar” certos temas uma vez denunciados, de repente, como aqui se faz .(Cf. “Autoritarismo e Impunidade”, de Paulo Napoleão N. da Silva , Alfa-omega, SP ,1988, p.172).

   E, como dizia Hélio Fernandes, quando assim acontece … outras coisas podem ter acontecido para que isso aconteça…Imagine-se quais- corrupção, propinas ).

 INTELECTUAIS LULISTAS E DIRIGENTES DO PT

 Então, Lula da Silva sabe bem de tudo isso, mas sua militância fanática e dogmática , crente em tudo que diz, alguns , outros (ao menos na aparência, talvez porque haja um autoritarismo interno inimaginável, eis que não se vê qualquer discordância de um só dirigente ou militantes, todos endossando tudo que vem dele ?!), sejam quadros preparados, como um Tarso Genro , ou o mais humilde apoiador, também sem dar uma opinião diferente, ousar pequena análise que seja.
Entretanto, seria justificável duvidar-se – veja-se (neste site e Internet) que um Francisco Weffort, fundador do PT, que esteve anos muito perto de Lula, previu o que vem ocorrendo. E lembremos a clássica já palavra de outro fundador do PT, Chico de Oliveira , que mencionava , há anos, as incoerências , absurdos e falta de caráter de Lula.
Mas, seus apoiadores cegos, julgando-se de “esquerda” , o que era cômodo , fingir tal , ser tal na superfície, ao fundo aquela  esquerda que “a direita gosta “,  diria Brizola, (e acrescentaríamos – gosta tanto que até a financia, como fez com Lula),    parecem decididos a sustentá-lo até o fim, cada vez mais perto – não essa, mas várias mais condenações a muito mais anos de prisão .
(O que está à vista , embora ele deva ficar pouco tempo preso , talvez , quanto à condenação atual, talvez solto pelo STF , em pouco sob a direção de Toffoli, amiguinho de longa data de …Dirceu , Lula, da turma toda. Era gente do PT, de confiança, subordinado a Dirceu, outro condenado, ex-“técnico do time” . Imaginem ).

[Ah. Parece que ninguém , muito menos algum lulopetista, lembra de Rosemary, aquela, aquela  “secretária” com quem ele viajava para a Europa , tudo pago por nós, povo , inclusive a estadia deles nas nossas embaixadas , o  casal  feliz – e ela enquanto isso funcionária especial do estado brasileiro  e distribuindo benesses e outras coisitas mais entre os que faziam fila à sua porta .

(Aliás, como ficaram tais processos ? Lula parece que esqueceu tudo – o povo brasileiro , este que ele diz defender , é quem pagou  a farra de então ) . Assim os lulistas e Lula – explicação nenhuma , “invenções da direita “, por certo da CIA e do FBI , e assim todos esquecem o assunto …até o povo brasileiro] .

SE LULA FOSSE O QUE FINGE QUE É …

 Resultado de imagem para boneco de lulaNinguém no Brasil teve a oportunidade que Lula teve, pouco antes de sua prisão . Cercado de parte da esquerda e das “esquerdas”, grande militância, aliados, movimentos, poderia

 realmente ter-se recusado a aceitar a ordem de prisão , sob alegação de inocência, perseguição, etc. ; e estado de exceção , corrupção geral, Temer , eleições fraudadas, o país de cabeça para baixo – colocar um programa democrático-radical e a partir dessa resistência exigir modificações na vida política do país, reformas, Constituinte, etc.

Inclusive , poderia convocar as Forças Militares para isso. Denunciar a situação do país, dependência estrangeira , dominação pelo Império Americano, o caso da Amazônia, etc. Teria muitos argumentos – justos – e liderar tal. Vitorioso ou derrotado , sairia engrandecido.

Mas, Lula estava impedido de fazer isso. Não o fez, embora mencionando alguns desses pontos. Poderia propor um programa de democracia de alta intensidade, exigir reformas, declarar-se o exemplo máximo de canalhice do regime político sujo, com a condenação dele, cidadão completamente inocente.

Fizesse isso e teria apoio de esquerdas que lá não estavam – e procurem prestar atenção nisso , todos os analistas – até se redimiria de seu triste passado , receberia apoio de democratas de diferentes matizes, de centristas, poderia liderar , fosse líder e autêntico – uma grande mudança no país e desde este Sindicato onde se encontrava.

 Lula marqueteiro, e bem assessorado (um dia se conhecerá sua assessoria ) , jogou tudo que pode nos últimos dias – mentindo , manipulando , grande ator, enganando – e afinal se entregando.

Era o que podia fazer. Por quê ? Por que não foi além disso, no sentido acima, natural num autêntico líder ?

Porque sabe-se culpado , no caso atual da condenação e muitos outros. A grande mídia continua poupando-o, embora diga-se tão atacado, (por exemplo, não levanta o caso Rosemary e muitos outros )  e pela mesma razão de antes e até agora –

é um homem do regime, do Império, dos limites deixados pelo bloco neoliberal mundial , nos bastidores já soma com Temer e outros para todos sobreviverem e liquidarem esses jovens juízes e promotores “folgados” e pretensiosos .

Além disso, é culpado, culpadíssimo, de crimes muito mais sérios. Não tem a menor moral para nada entre pessoas minimamente esclarecidas e independentes do lulismo dogmático e fanatizante (por interesses diversos ou crassa ignorância).

 Veja-se a aba deste site – pacotes de dinheiro da Odebrecht , no Palácio do Planalto , (Palocci , venda de greves (Odebrecht ) e por aí vai …( Cf,depoimento na  lateral do site ).

 E as forças militares por certo sabem muito mais sobre ele – inclusive seu alter ego, Bolsonaro. Basta dizer que este votou nele, no segundo turno, contra Serra ...(Bolsonaro sabe das coisas, dos bastidores . Preferiu Lula a Serra ! E disse-se informado e justificou-se por alto. (Entrevista a Mariana Godoy , Rede TV, 2017 , pesquise).

     Portanto, Lula não pode  liderar nada de fato, fora para militância e aliados com cartas antes marcadas e acertadas  . Tem que inventar saídas, justificar-se , jogar a bola para os outros. Cinicamente, nos últimos anos vem adulando os Goulart , e também até Getulistas ,  e justificando-se.

Mas , na prática , o que interessa, foi sempre o anti-Goulart, este aliás não populista, tomou medidas efetivas pela independência e soberania nacional, Lula não.Combateu Getúlio nas fábricas , ridicularizou-o, sua posição coincidia com a americana e com a de Golbery .

Depois, consumados os fatos e a vitória imperialista no Brasil, uma província (Ianni) ou protetorado americano (Mangabeira Unger) , e ele em crise séria , pessoal, política, acusado de agente estrangeiro, traidor (até dedo duro , segundo Tuma Jr., “Assassinato de reputações” ) , começou  a mudar.

      Já em crise,  passou a adular os Goulart e a Getúlio , tentando estabelecer ligação com eles, quando , ao contrário, foi dos maiores responsáveis pela derrota deles, seus valores, pós-golpe de 64, no ABC , SP,  na prática permitindo o avanço(desapercebido pelas esquerdas enganadas)  da contrarevolução antidemocrática e antinacional vitoriosa no Brasil, puxada por serviços secretos americanos e brasileiros, militares daqui , e empresários e sindicalistas como  Lula , em seus primeiros tempos, desde antes do PT .

Lembremos de dezenas de lulopetistas, como Gleyci, seu marido , Lindbergh , Vaccarri, Genoíno e dezenas de petistas presos e acusados ou envolvidos em acusações da “lava-jato”, cara de lata ou de pau , fazendo de conta que nada aconteceu e acontece.

 Muitos condenados, inclusive Palocci. Então, como Lula alegar que  é vítima de tal perseguição e que o procurador Daltan  o persegue, etc. ? São dezenas de petistas e aliados dele, inclusive Jandira do PC do B e outros , envolvidos no mesmo balaio.

E suas acusações à Justiça , coonestadas por seus muitos advogados bem pagos, da mesma forma que juramentos de inocência, são (observem) exatamente iguais aos de Temer, Aécio , Cunha e a turma toda , a não ser a já condenada ou que optou por “colaboração ou delação premiada”.

LULA LOGO ESTARÁ SOLTO ?

 Tudo é possível no Brasil , estado fracassado de exceção informal, implícito .  De fato, e isto se deverá , se for o caso ,  como citado , ao STF .

O STF – VERGONHA NACIONAL

         Entenda-se o STF . Primeiro , tem todo um passado triste e um presente pior ainda. Tem sido  o protetor dos “grandes políticos” e da “governabilidade”, do ponto de vista deles , cujas ligações com a corrupção estão hoje explícitas.

          Observemos seus membros. Ou melhor, nem observemos pois vários deles foram analisados em diferentes jornais e revistas, apenas sobrando o prestígio do decano (o mais antigo ) , Celso de Mello. Embora vir votando sempre da forma mais conservadora  e pretensiosa , com poses e trejeitos discretos – votou pelos inexistentes “embargos infringentes”, que livraram Dirceu (que aliás, não foi a São Bernardo , solidário com Lula ? Talvez pelas próprias razões de Lula arrotar liderança e coragem e depois correr quase para entregar-se ?)

     Sim, quem esqueceu aquele voto de Mello que salvou Dirceu ? E ele depois fez violento libelo contra a corrupção, etc. para jogar o máximo de fumaça possível sobre sua anterior  decisão, esta sim a realmente importante . E auxiliar da corrupção, de Dirceu, Lula, PT e cia.

Agora , coerente,  com aqueles seus belos tempos, vota contra a execução da pena após a condenação na segunda instância. Coerente pois com o passado recente …Mas, também com suas origens no STF. Relembremos via aquele que o indicou para lá , Saulo Ramos.

CELSO MELLO E SAULO RAMOS , SEU PROTETOR 

 Como Celso Mello chegou ao STF , o decano tão elogiado ?

         O livro de Saulo Ramos (“Código da Vida”, Planeta ,  SP, 2008) conta como Celso Mello chegou ao STF , numa disputa com Carlos Velloso, lá chegando pelas mãos de Ramos. E mostra também como o criador desiludiu-se com um voto de Mello, dirigido e preocupado com afirmações da Folha de São Paulo , tendo acabado por dar seu voto contra para não dar a impressão que ia ao encontro da previsão – que o apontava como “homem de Sarney”, desde que considerou que Sarney já havia ganho a questão :”…você é um juiz de merda !”(p.170) bradou Ramos, batendo o telefone, ao ouvir tal explicação de Mello, rompendo a relação.

Há outros casos narrados por Ramos, mas o que importa é ver-se como vem de longe o relacionamento ambíguo , dos ministros do STF,  em relação à política ,  envolvendo as indicações deles próprios como ministros , mídia e  pares com prestígio jurídico mesmo sem serem ministros do STF ,( pares que lutaram, por vezes, justo por suas indicações para o STF ) , ao centro os políticos (de primeiro plano) que os indicaram e garantiram suas ratificações pelo Senado .

         Celso Mello, o famoso decano, continuou nesse mesmo ritmo , como vimos,  quando ajudou a livrar Dirceu do crime de quadrilha, desqualificando , no caso , tal crime , além de ainda ter ressuscitado , com outros ministros, os “embargos infringentes”, há muito postos de lado pelo STF. Em resumo, cidadão sem a firmeza que deveria ser indispensável para o exercício de tal cargo.

      Quanto aos demais ministros, nem percamos tempo – a mídia está recheada de análises mostrando dubiedades, incongruências, contradições e até baixarias envolvendo praticamente todos os ministros do STF , raras exceções. Este o STF brasileiro, retrato e resumo de nossa Justiça , aquele que “blindou” Lula durante décadas , entre outros órgãos judiciais e policiais (um dia se conhecerá melhor tudo isso) , evidente, manobrando e sendo o ator principal do denominado “estado de exceção “ informal , implícito .

       Como analisamos, numa lembrança feliz de Giorgio Agamben (“Estado de Exceção”), que nesta obra mostrou como este está mais vivo que nunca,  em nossa época, inclusive manifestando-se nos EUA, auxiliar da “governabilidade” de lá, nada democrática como a nossa , tendo ainda Agamben mostrado o perigo nele intrínseco , desde que antesala do nazismo na Alemanha da década de trinta .

 

A PERGUNTA DE SEMPRE – PARA ONDE VAI       ESTE  BRASIL?

 

         Interessante lembrar um estrategista americano, cuidadoso , analista bem imparcial quanto ao Brasil, em livro em que analisa “O futuro do Poder” (Joseph S.Nye Jr., Benvirá , SP, 2012), em que a par de elogios ao Brasil mostra suas enormes deficiências e a razão de não vir a ser competidor para os EUA:

      “As forças armadas do Brasil são muito menores e, ao contrario dos outros Brics, o país não possui armas nucleares .” (…)”O Brasil também enfrenta sérios problemas. Sua infraestrutura é inadequada, seu sistema legal está sobrecarregado, tem um alto nível de criminalidade e uma abundância de corrupção. Ocupa o 75º lugar entre 180 países …Quanto à competitividade econômica, o Fórum Econômico Mundial classifica o Brasil como o 56º entre 133 países I(comparado com o 27º da China , 49º da íNdia e 63 da Rússia . O Brasil gasta menos que a média da OECD em pesquisa e desenvolvimento ;

e a Coréia do Sul , com uma população que é 25% da do Brasil, registra cerca de trinta vezes mais patentes. O índice de crescimento da produtividade é moroso, e embora o Brasil seja sede de algumas corporações transnacionais bem-sucedidas, como declarou uma administrador brasileiro, “ainda não vamos ter uma Harvard ou um Google aqui”.(p.232/4).

O referido autor, estrategista e analista político famoso, ainda menciona pobreza, desigualdade, índice baixo  de coeficiente GINI (educação , renda e outros ) , etc. , fracasso na política internacional , etc. Isto , atenção, bem antes da atual crise que desmoralizou o Brasil e o Rio, internacionalmente.

    Ao final, ele conclui, de forma muito diferente da década sessenta , antes do primeiro golpe americano militar de 1964, que “…é improvável que tente se tornar um competidor concorrente dos Estados Unidos neste século. Este papel será deixado à China. “(p.225). Então , ainda se cogitava tal hipótese…hoje absurda …

Imagine-se a análise do referido estrategista , sobre o Brasil, após o caos das ultimas administrações de Lula   /Dilma.

 

AUTORITARISMO E IMPUNIDADE

         Esta a dupla que arruinou o Brasil , entre outros fatores (Império Americano, em especial via contrarevolução antidemocrática iniciada em 1964, traições das elites econômicas e políticas, em especial, etc.) . Paulo Napoleão vai mencionar “tremenda locupletação do dinheiro público” durante a ditadura de Vargas , “embora este fosse pessoalmente integro”; ou a tremenda “corrupção dos sub e superfaturamentos na construção de Brasília; a corrupção generalizada , e particularmente a sindical, sob o governo Goulart ;

a mesma corrupção e as mesmas propinas, comissões e subfaturamentos e superfaturamentos na construção de Itaipu e da Ponte Rio-Niterói, nos governos Costa e Silva e Médici , assim como esse repetitivo estado de coisas na contratação da instalação das usinas nucleares com empresas alemãs,durante o governo Geisel ; os escândalos Capemi, Delfim e Coroa-Brastel, durante o governo Figueiredo ;

a compra irregular, no mínimo suspeitíssima, de centenas de apartamentos de alto luxo por um ministro da Previdência sustentado pelo maior partido político do país, e particularmente pelo seu presidente, no governo Sarney; e nesse mesmo governo , o penosíssimo episódio da demissão de um ministro do Planejamento, que defendendo-se das acusações, diz que o próprio presidente seus auxiliares eram os que recebiam propinas e comissões na liberação de verbas públicas, sem que tais acusações tenham sido verdadeiramente apuradas …”

E depois o autor acrescenta :

  “… todos estes episódios, que se repetem desde há cinqüenta anos, invariavelmente envolvendo ministros de Estado e funcionários de alto escalão, em alguns casos envolvendo os próprios presidentes da República e seus familiares, episódios dos quais citamos aqui apenas alguns dos mais notórios e gritantes, por que o seu índice encheria várias páginas deste livro …”(p.173-4, ob .cit.).   

Quer dizer, a corrupção hoje vista no Brasil não vem de hoje. E o país jamais irá adiante com tal regime corrupto, próprio do grande capital( Cf.”Império” , Negri e Hardt ) , mas aqui exagerado. Ora, como achar que o combate à corrupção vem de interesses estrangeiros ou dos ricos que não querem ver o povo “andando de avião “, como diz Lula ?

Este atinge o ridículo máximo pois óbvio os donos dos aviões são os ricos e então por que não quereriam que mais gente andasse de avião ? Esta e outras asnices afirmadas por Lula são aplaudidas pelos lulopetistas. Quer dizer , vale tudo ,de qualquer maneira , para enganar e confundir. Que a lógica , inteligência e coerência vão para o inferno.

     Mas, tal indivíduo coloca-se – e é aceito ainda pela maioria – à frente das “esquerdas”, de um Boulos e Stedile, por exemplo, líderes de movimentos que foram, são , ainda parecem ser importantes, e ambos , pessoalmente, têm análises à esquerda. Então , tal é sério. A direita toda corrompida, instituições e esquerdas idem e completamente desvirtuadas. O Brasil imobilizado, sequer capaz de aprovar uma Constituinte, esperando …solução nas eleições de 2018, que em qualquer hipótese nada resolverão per se.

      Enfrentar a corrupção é pequeno passo, mas correto, com todos os erros – normais que possam promotores e juízes cometerem, pois só não erra quem não faz – existentes e naturais. Do mesmo modo a luta por uma real democracia, lutando-se por transparência e contra o autoritarismo intrínseco a nossas instituições , que levou ao passado, antes descrito , e ao presente que todos vivemos. A luta contra a impunidade , um dever de cidadania mínimo.

         Nesse momento, o Brasil consolida-se como a Província , há décadas já, referida por Ianni, ou o Protetorado Americano (desprezado, abandonado) mencionado por Mangabeira Unger , sendo que é preciso democracia real, que ultrapasse o autoritarismo , arbítrio e impunidade (Paulo Napoleão ) para que se possa dar outros passos, pequenos que sejam, em direção a algum futuro, fora o óbvio hoje de um Grande Haiti do Sul, com sorte um Porto Rico de grandes proporções.

____________________________________________________________

 (*) Original não revisado, o que não impede o entendimento. 

 

LULA E OS SEUS RICOS

(Carlos Alberto Sardenberg – O GLOBO, 12-4-18)

 

(Transcrevemos o artigo abaixo porque responde , com objetividade , a várias questões levantadas pelos lulistas, falsamente, apresentadas como grandes vitórias de seu líder, o que não corresponde. Jornalista tradicional, não suspeito de comunista ou mesmo esquerdista, insuspeito pois, o autor coloca bem, do ponto de vista do regime e sistema vigentes , muitas das questões levantadas, distorcidas , pelos lulopetistas.
Achamos esclarecimentos importantes para aqueles que ainda procuram manter um mínimo discernimento, buscando a coerência e verdade por trás de simples propaganda e narrativas falsas ).

 

******************************************************************************************************************* 

Carlos Alberto Sardenberg Foto: O Globo

Elites adoram quando mais pessoas voam e entram na universidade porque são donas de faculdades e de companhias aéreas .

Lula repetiu em seu último discurso: estava sendo preso porque promove os pobres contra os ricos, já que estes, das elites, odeiam quando os pobres melhoram de vida.

Demagógico e falso.

Falso porque os ricos adoram quando mais pessoas, pobres ou não, entram nas faculdades, especialmente as particulares, e viajam de avião. Isso mesmo, adoram, porque as elites são donas das escolas, cujas ações subiram às nuvens com os programas de financiamento e bolsas pagas pelo governo. Assim como são donas das companhias aéreas — e dos hotéis e das lojas — cuja demanda disparou nos anos de ouro dos países emergentes.

Verdade que a vida dos pobres melhorou nos anos do governo Lula. Mas melhorou em todo o mundo emergente, dando origem à nova classe média. Isso resultou de uma feliz combinação de crescimento global, que puxou a demanda e os preços das commodities, com políticas econômicas que preservaram a estabilidade da moeda e das contas públicas.

Ou seja, não é que o Brasil de Lula cresceu porque ele aplicou políticas a favor dos mais pobres. Foi um puro ciclo de expansão capitalista, baseada na renda das commodities (soja, minério de ferro, carnes) e na ampliação do consumo, via renda e crédito. Isso aconteceu no Brasil, na Índia, no Chile, na Tailândia, no Peru e por todos os países parecidos.

Os capitalistas adoraram. O agronegócio decolou, a indústria automobilística dobrou sua capacidade, os shoppings se multiplicaram, as vendas no varejo esquentaram.

A diferença entre os governos do PT, Lula e Dilma, foi para pior. Reparem: na época de ouro, primeira década dos anos 2000, todos os emergentes cresceram forte. Depois da crise financeira global, o Brasil teve uma breve recuperação e depois afundou numa crise de recessão e inflação alta. Isto, sim, foi inédito. Tirante os bolivarianos Venezuela e Argentina, isso não aconteceu em nenhum outro emergente importante. Todos mantiveram um nível de crescimento, ainda que menor, e mantiveram a estabilidade da moeda e equilíbrio das contas públicas, com juros baixos, muito baixos.

Como os governos petistas conseguiram estragar tudo?

Porque o dinheiro público acabou, e a renda externa das commodities caiu. Lula do segundo mandato, Dilma, seus economistas e estrategistas continuaram acreditando que ampliar o número de beneficiados do Bolsa Família e elevar o salário mínimo, mandando os bancos públicos conceder crédito a torto e a direito — isso seria a mágica do eterno bem-estar.

Quando as famílias, endividadas e vítimas dos juros altíssimos, para combater uma inflação crescente, pararam de consumir, Lula colocou a culpa no ódio dos ricos.

Ora, os ricos estavam bravos era com a recessão. Quiseram se livrar do governo Dilma porque a gestão petista estava tirando os pobres das faculdades, dos aviões e das lojas.

Não foi porque Lula atacou os capitalistas. Mas porque estabeleceu uma relação espúria com boa parte do capital. Foi a perversa combinação de capitalismo de Estado com capitalismo de amigos, cujo resultado é corrupção e ineficiência. Isso não foi novo. Está nos livros.

Acontece assim: o governo amplia seu controle na economia, via estatais, aumento do gasto público direto e regulações, que dirigem crédito favorecido e isenção de impostos para setores selecionados. O governo entrega obras, compra serviços e mercadorias — de remédios e pontos de exploração de petróleo — das empresas amigas. Estas cobram preço superfaturado e devolvem parte de seus ganhos para os que controlam o governo.

O governo petista não foi o governo dos ricos. Foi o governo de parte dos ricos, os seus amigos. Quem mais se beneficiou não foi o pobre do Nordeste, mas a maior empreiteira nacional, a Odebrecht, levada por Lula (e pelo BNDES) a se tornar uma multinacional de obras e de corrupção.

O pobre do Nordeste ganhou mais Bolsa Família, mas não foi isso que o levou para a classe C. Foi a expansão das commodities, o crescimento e a consequente geração de empregos.

Essas pessoas voltaram à pobreza com a recessão e inflação — e, sobretudo, com a destruição de estatais como a Petrobras e Eletrobras. Estas foram levadas a gastar recursos de que não dispunham e obrigadas a entrar no maior esquema de corrupção do mundo emergente, um verdadeiro produto brasileiro de exportação.

A corrupção também foi global, mas pelo menos os governos de outros países mantiveram uma estabilidade macroeconômica.

Por aqui, ainda bem que surgiu a Lava-Jato. Ao contrário do que diz Lula, não se trata da reação dos ricos contra os pobres. A Lava-Jato só pega ricos — e de todos os lados da política.

E o povo não foi às ruas para defender Lula. De algum modo, entendeu que salvar Lula nesse processo é como salvar Odebrecht, Temer, Renan, Aécio e por aí vai( grifos da redação de caminhandojornal).

*********************************************************************                                                                                                        

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *