EUA : O “Império do Terror” Tirou a Máscara
EUA : O “Império do Terror” Tirou a Máscara
MAURO M.BURLAMAQUI
(Editorial de Caminhando Jornal TV 37)
O Brasil vive crise contínua e que se agrava desde anos – econômica, estrutural, política, social , religiosa, ética . O povo brasileiro sofre – assaltos , crimes diversos, milícias , mar e águas poluídas, infecções, violência indiscriminada , doenças de todo tipo , de zika e dengue à febre amarela e até tuberculose e sarampo.
Dívida publica de 6 trilhões de reais , chegando a 100 % do PIB . Presídios superlotados, revoltas, falta de direito de ir e vir , favelas, tiroteios diários.
Agora até a água das torneiras trazendo risco de propagar infecções mortais .
Um estado disfuncional , descontrolado , desestruturado , incompetente , especialista em aumentar impostos e reprimir o povo humilde. Um estado de exceção informal, implícito , que não é ditadura, sequer constitucional (Agamben) , fracassado, no sentido tradicional – e de Noam Chomsky. Sob a direção de extremistas ligados a interesses estrangeiros, a bajularem os EUA e Trump.
A desgraça nacional vai mais longe – o país subordina-se à política internacional de uns EUA decadente , que vem assumindo sua antes face oculta – a terrorista. Trump , representante e líder formal , assume direto, de público , o papel de assassino , de brutamontes mentiroso , fora da Lei , a desrespeitar o Congresso Americano , a legislação dos EUA e as leis internacionais, ONU à frente.
Estado de exceção informal também, nova técnica de governança das democracias ocidentais “capitalistas”, os EUA assumindo-se, abertamente, o mais poderoso estado terrorista do mundo . Moniz Bandeira sintetiza:
”Onde quer que os Estados Unidos intervieram … a democracia constituiu-se de bombardeios , destruição , terror, massacres, caos e catástrofes humanitárias .”
Obama ordenou milhares de mortes via drones, centenas de seres humanos fazendo parte acidental desses “pacotes” mortais – mais de 2500.Bush, ex-presidente invadiu o Iraque baseado em mentiras e , como Trump, imerso em ilegalidades internas e externas.
Larry Rother , antigo correspondente do New York Times , vê os EUA como
o “Absurdistão do Norte”, virando uma “republiqueta”.
E como fica o destrambelhado Braz$l , 2020 , satélite dos EUA, ou Protetorado Americano, como afirma Mangabeira Unger, ou simples província, como diria Octávio Ianni ?
Dependente, devedor , pendurado no “pincel”, sem escada , como diriam humoristas, velho pedinte e mendigo americanófilo , desde a República, em especial .E a assediar, dia a dia , o poder terrorista americano, dele recebendo promessas de… futuras… benesses .
Ora, Eduardo Prado, no clássico “ A ilusão americana”, há mais de cem anos, já comprovava que “daquele mato não saía cachorro” comportado, muito menos auxílio. Apenas ferozes cães malucos e armados e capazes de morderem qualquer um – o que, aliás, fizeram, com o Brasil, por décadas. Grossas mordidas de bilhões de dólares , reclamava Getúlio Vargas , já em 1954, na Carta Testamento .
Para onde tenderá tal contexto ? Modelo Porto Rico, um Grande Haiti do Sul , Indonésia, Guatemala, México despedaçado …?
Será possível virar o “leme” desse barco suicida destrambelhado, em que só se salvarão , como sempre, as “elites” … ?
Comentários