BOLSONARO ESFAQUEADO EM MINAS GERAIS !
BOLSONARO ESFAQUEADO, MUSEU NACIONAL INCENDIADO,
PRESO COMUM LULA CANDIDATO .
UM RETRATO DO BRASIL – 2018 .
*******************************************************
ATENÇÃO
O candidato a Presidente Jair Bolsonaro, capitão da reserva, acaba de ser esfaqueado em Juiz de Fora , MG , enquanto este texto era redigido e organizado para publicação . Mais um absurdo do estado de exceção implícito que essa elite oligárquica corrupta , sob direção estrangeira, produziu , por sua falta de iniciativa . De fato, ela deixou , já no auge da crise, após o impeachment de Dilma, primeiro , de promover a cassação , pelo TSE , conjunta , de Dilma/Lula e Temer , de forma carnavalesca , por excesso de provas como então se disse(uma fraude, calhordice , às vistas da Nação , como a de Lewadowsky. quando da promoção , com Calheiros , do impeachment sem punição de Dilma/2014). Depois, segundo , negou-se a promover uma Assembléia Constituinte soberana e independente, onde se discutiria a problemática nacional de forma ampla e organizada, antes das eleições e podendo-se corrigir estruturas viciadas e distorcidas. Não o fizeram exato para se promoverem , reelegendo-se , não permitindo mudanças ou punições anteriores que as prejudicariam . Justo a elas , responsáveis pela traição e caos nacional em curso.
O resultado é o que vemos – caso de um preso comum como Lula, evidente corrupto, atiçar e provocar , com lulopetistas por trás, e o Império, escondido, manobrando (análises neste site) . Depois, tiros numa caravana lulista provocadora . E , agora, este ataque covarde contra o candidato Bolsonaro , que agia, independente do resto de suas atitudes, no caso, democraticamente.
É o resultado da falsidade das administrações Lula/Dilma , neoliberais fingindo de esquerda , que faliram a Petrobrás e o país, o Império escondido manobrando ; uma administração Temer , que não governa, dirigida por cidadão acusado de corrupção de todo tipo , ministério também loteado entre outros acusados de corrupção. Isto enquanto mente-se e mente-se sobre a realidade brasileira , explora-se o povo de forma brutal e apresenta-se um estado de exceção implícito , informal, em que o STF oscila de cá para lá, cometendo atentados à Justiça.
Como o incêndio do Museu Nacional, RJ, um retrato do Brasil – esfaqueamento de alguém, afinal , confiante na democracia, fazendo campanha e buscando votos. Independente de outras posições, era o que Bolsonaro fazia naquele momento – exercia e assumia uma posição democrática, recorrendo ao apoio do povo brasileiro para suas posições .(Outras análises adiante. Reproduzimos , abaixo, parte de artigo já elaborado, sendo preparado para publicação. Logo seguiremos com novas análises ).
**************************************************
STF SOLTARIA LULA ? BRASIL – REFUNDAÇÃO OU DESTRUIÇÃO ?(I)
(Rodolfo Bruzun)
Candidatos a Presidente . Repensando candidatos e propostas. Para onde vamos com eles ? O Exército está na linha de frente – e com Bolsonaro ? Muitos têm mencionado como única salvação do Brasil, ou melhor Braz$l, uma rebelião (à direita , com Bolsonaro, PSL ; ou à esquerda, com Vera Lúcia , PSTU) ;
outros, uma revolução, democrática ,sem definição partidária, o que significaria via uma frente popular democrática (?!) (à esquerda , sem aspas, sem especificar-se como ou de que maneira ou com quais forças ?) ;
terceiros , mais moderados , pregam uma refundação, caso de Álvaro Dias , PODEMOS. Essas as propostas mais radicais quanto ao futuro , a surpresa vinda de Álvaro Dias . Elas têm razão de ser ? São viáveis ou , ao menos, o Brasil, lá como seja o próximo passo, hoje ou amanhã tenderá o país a desembocar nelas ?
E Lula, agora com estranho voto favorável de Fachin /STF ? (Quanto à recomendação de Comitê da ONU para que pudesse concorrer ). [ Facchin (ministro/STF que , instado por Stedile/MST, negou presença junto a ativistas em greve de fome, por isto tendo sido lembrado da ajuda do MST para que ele chegasse aonde está ] . Lula acabará solto pelo STF? Caminho mais rápido para o conflito social ?
CARTAS NA MESA- ELEIÇÕES
Apenas demagogia, previsões pessimistas ou análises superficiais, sem irem à essência dos fatos ? Ou haveria viabilidade , razoável, quanto ao acima e aos programas dos candidatos , assim como para os sonhos de eleitores acomodados ou cansados ou estressados com os comentários nas redes sociais ? No Braz$l , hoje como ontem , muito pode acontecer , até mais retrocessos como o atual .
[ Só o futuro o dirá , isto se for eleito o candidato . E esta uma questão – na política, ou na história , quando houver certeza será sempre tarde demais – fatos consumados. A tarefa seria decifrar logogrifos e prever , para isso utilizando-se algum provável , possível, talvez, mais cotejamentos der fatos e dados, comparações , lógica, razão, causas e efeitos, analogias, observação de comportamentos – e coragem e independência para chegar-se a uma escolha, ainda que sujeita a mutações ].
Numa segunda leva de candidatos presidenciais , ainda mostrando-se reformistas, temos Ciro Gomes , crítico do capital financeiro, corretamente, pró-reformas, com certa personalidade(?!). Nos últimos dias, já contraditório , com uma Katia Abreu (agronegócio) como vice, ela amiguinha íntima e aliada de Dilma . E Ciro lançando adocicadas palavras em direção ao lulopetismo – insinuando indultos (Lula preso , aliados dele ameaçados de prisão ) e elogiando as administrações lulistas , pois foi ex-ministro dele que foi .Isto enquanto amiga-se politicamente com velhas oligarquias nordestinas . Resistirá aos cantos das sereias envoltas em mares esverdeados , vento suave ou violento do Norte ? Até agora , no auge do poder, só Getúlio e Jango, ambos nada esquerdistas , mas ricos e nacionalistas .
Ciro rejeitado por Lula , cortados por este seus apoios maiores no NE/PE. Apoios que lhe garantiriam , na ausência de Lula na disputa, como já decidido pela Justiça, não só sua presença no segundo turno, mas, provável, a própria eleição .
Ainda esperaria, adiante, futuros votos lulopetistas ? Decerto , e isso explicaria a demagogia rumo à direita conservadora lulista , fantasiada de “esquerda”, há décadas . De outro lado , pouco importariam as razões , pragmatismo ou circunstâncias ou estratégia de poder escolhida .Ciro cedo aparece aliado a forças conservadoras em seu estado (Ceará) , envolvido em acusações semelhantes às feitas contra Lula , Temer e outros, , e com braços abertos para as oligarquias disponíveis .(Cf. Veja, 5-9-18).
Isto é , Ciro já apto a assumir-se como um sub-Lula/Dilma/PT, adiante todos juntos, numa hipótese ou outra , quando iriam enfrentar os mesmos problemas , na práxis, e da mesma maneira que Lula ? Lembremos que este chega a propor “voltar ao feliz passado”, programa óbvio retrógrado e conservador , por si só , muito longe do de Ciro . Nem revolução, nem rebelião, nem sequer reformas efetivas – Lula propõe uma declarada busca de conciliação e retrocesso político , aliado às mais velhas oligarquias . Ciro, em troca dos votos dessas “esquerdas”, que mostra pretender, aceitará tal programa ao invés do que propôs (começaria pelo impedimento da venda da Embraer à Boeing, que ele condena com vigor ) ?
Marina ? Prega reformas, inclusive no meio ambiente, e acertou em cheio, reconheça-se, quando apoiou a cassação da chapa Dilma/Temer no TSE , como um caminho objetivo de saída para a crise em curso – seguida de novas eleições . O TSE, mostrando a Justiça mais uma vez sua face oculta de estado de exceção implícito, negou . Em que pese excesso de provas, segundo um ministro . De qualquer modo , ponto para ela, que mostrou desprendimento, desligamento do bloco de poder dominante tradicional – e firmeza.
Mas, ela não tem base/apoio parlamentar mínimo que seja , nem experiência executiva para governar – logo como pretenderia administrar um estado – falido – e com um povo dividido ? Com neocorruptos conservadores , neocors , fantasiados de esquerda, como alguns lulopetistas, na oposição(não tanto bases , mas dirigentes acusados de corrupção,vários deles) ? E isto fora enfrentar a efetiva direita conservadora de sempre, do Centrão e cia. ? Ou ela se aliaria a eles ? Enfrentaria os pseudo revolucionários conservadores , talibãs confusos, tipo Bolsonaro, ao fundo golpistas ?( Atenção – daí , de um “golpe” , para uma revolução nacional , há grande distância, por isso a distinção feita ) . Se , se vencesse …caos com certeza. Embora este não seja o panorama apenas de uma sua hipotética administração, mas de vários outros candidatos, se vitoriosos .
A QUESTÃO POLÍTICA E A QUESTÃO MILITAR – LIMITES
Na verdade , a questão militar , como a religiosa, está posta no cardápio político, como anotamos em outros artigos. já o Exército no poder, numa forma soft(suave , na classificação de J.Nie Jr. (“O futuro do poder “). Pela circunstância, não há recuo, de uma forma ou outra .
[Ao fundo, tanto ela como Ciro, e até outros candidatos , enfrentarão problemas semelhantes, se tiverem disposição e espírito nacional e popular para tal, inclusive a questão militar . Isto além dos “esquerdistas” neoliberais, mascarados, grave problema de décadas , acostados e entranhados no lulopetismo . O que significaria enfrentar o próprio Lula, se este subsistir além dessa campanha . Indo mais adiante – o enfrentamento direto de todos eles , inclusive frações militares nacionalistascom os interesses imperialistas incrustados no Brasil , com sua face capitalista financeira /multinacionais, todos escondidos sob o manto protetor chamado “mercado”.
(Cf. análise primorosa e sintética a respeito das novas táticas do Império em Ellen Wood , “Império do Capital”. Outras faces, mais agressivas, além dessas , em “A desordem mundial”, de Moniz Bandeira , mostra de como o velho imperialismo, cada vez mais maligno e ardiloso, continua vivo e atuante, já agora na vizinha Colômbia, bem a nosso lado, escondido sob o manto da OTAN). Ou disporem-se a esse enfrentamento , que até um Boulos parece estar ignorando ou não querendo mencionar, ou continuar no caminho neoliberal americanófilo de autodestruição do Brasil, já em processo acelerado .
Não parece haver outra saída a essa altura. O não enfrentamento e prosseguimento da crise, no fundo originada na superexploração sofrida pelo povo brasileiro , sob direção do capital internacional , e um estado que deveria ser brasileiro , mas o está servindo , implicará na efetiva liderança política do Exército , de uma forma soft , caso de eleições e da atual posição de um Bolsonaro, ou de uma forma hard , intervenção militar ostensiva.(Tem-se noção da gravidade dessa afirmação, mas ela tem sólido sustentáculo teórico e em fatos , a essa altura da crise . Só não está evidente para a sociedade pela derrota ideológica também sofrida pelo povo brasileiro , pelo esmagamento ideológico sofrido , em especial , através de uma big mídia oligopolizada cujo poder já atingiu a internet, pseudo território livre.
A outra hipótese implicaria nas forças militares assistirem à degringolada nacional de forma omissa, o que é inviável – primeiro , porque a liquidação da nação brasileira implica na de suas forças militares, então sem sentido; segundo , porque difícil todas as forças militares assistirem tal sem divisão – alguma fração política tenderia à revolta e defesa da nação em processo de extinção e secessão ].
Já Alckmin defende reformas , sim , mas com auxílio(?!) do “Centrão”, que o apóia(?!) – reformas antipopulares , então, mínimas, para melhor conservar o essencial. O que foi sempre feito no Brasil resultando no que temos à nossa volta.
Lula da Silva/Dilma/Haddad , os mais conservadores de todos, paradoxal , não pregam nem reformas – sim , retrocesso – a “volta a um passado feliz”, isto é , sem “lava-jatos” e essa “mania de luta ilegal contra a corrupção” . Quer dizer, nada de reformas , volta ao “passado lulista” , onde tudo teria sido “muito bom”, povo feliz e com dinheiro no bolso , além de moradia e bolsas de todo tipo – um “povo feliz”, na memória lulolpetista, independente das dívidas acumuladas , prejuízos da Petrobrás com subsídios , auxílios a empresas estrangeiras bilionárias, país falido. Sem problema, porque depois o poder com outro, escalado para ser acusado, cinicamente, de único culpado. O depois não interessaria, só o agora.
Logo, mais “neoliberalismo” mascarado por “bolsas-família”, benesses , concessões , do lado do povão ; e isenções e desonerações para empresas bilionárias(via BNDES, em especial) com um programa político via alianças com Calheiros, Jader, Sarney, Lobão, Eunício , etc. (o que quer dizer o mesmo de antes , as velhas oligarquias , que tem como mentor o Império /EUA ), o lulopetismo já aliado a elas desde já, antes mesmo das eleições.
(Aliás, característica lulista – já em 2002 , antes mesmo de assumir, se comprometera Lula , formalmente , via a famosa “Carta aos Brasileiros”/2002, com a política neoliberal. Agora, também formalmente , via alianças, com os mesmos de antes(Calheiros, Barbalho, Sarney, etc.) , a começar pelas oligarquias locais .
De qualquer modo , tudo isso denota imensa insatisfação popular . Mais – sonhos de fácil mudança política e econômica via líder autoritário e radical ou rebelde ou revolucionário ?
Ou , ao contrário , um desejo de caminho fácil e conservador, nos moldes conciliatórios sempre , com uma volta ao passado , seja via Lula ou Alckmin ?
Porque ninguém envereda , fora Boulos e Vera Lúcia, com programas fora da percepção de grandes massas populares, cuidadosamente isolados, por trilhas que, ao menos, tentem saídas não mergulhadas nas profundezas do neoliberalismo/Império . Este bem escondido , sem ser atacado , democratas e esquerdas na defensiva , talvez agora mais conscientes dos resultados de suas táticas , estratégia, programas , organização partidária , nas últimas décadas, sob a égide de Lula da Silva, a direita mascarada de esquerda.
Ou seja, desastre e decadência dos social democratas e partidos desse tipo (de um lado , nas mãos dos lulopetistas , PT, que , fingindo de esquerda, deturparam tal perspectiva ao máximo, virando à direita neoliberal e destruindo-se até como partido social democrata ) ; de outro , com os negligentes e desinteressados do PSDB( aliados , à direita, há décadas , a subalternos declarados das elites oligárquicas locais/interesses estrangeiros , sob o pretexto de governabilidade , pragmatismo , mas ao fundo facilidades aparentes ee garantias de mais fácil eleição.
Quanto às esquerdas, corroídas por fora (subordinação a normas eleitorais que impõem organização burocrática de cima para baixo , legalidade sem cuidados , ultratransparência , confiança no distorcido sistema eleitoral , etc.) e por dentro (fisiologismo , alianças espúrias , concessões estratégicas e não táticas , corrupção, oportunismo de direita , divisionismo , subordinação a “correntes majoritárias” internas em troca de cargos , resultados da conciliação/aliança subordinada ao lulopetismo neoliberal . Em suma, marxistas e comunistas só de nome e por autointitulação , no dizer correto de Prestes, há décadas.
As próximas eleições vão responder a essas questões e afirmações – ao consumar fatos .
(Se não houver distorções , fraudes sob medida , vindas de cima para baixo , via as inconfiáveis urnas eletrônicas brasileiras . Lembrar – Tofolli agora Presidente do STF, aquele nas últimas eleições presidente do TSE. Em resumo, o mesmo administrador das urnas agora , acima do TSE – STF/Tofolli, ex-assessor de Dirceu, indicado pelo lulopetismo para o STF, que , recente, soltou José Dirceu, com um esdrúxulo “habeas corpus” de ofício, isto é, sequer solicitado).
____________________________________________________________________
(*)( Original não revisado , o que não impede entendimento . CONTINUA).
-II-
(CONTINUAÇÃO DE ARTIGO SOBRE-
BRASIL – REFUNDAÇÃO OU DESTRUIÇÃO ?
BRAZ$l, EX-BRASIL
Em retrocesso acelerado . A tragédia em Mariana (MG), há tempos , entre outras , até hoje nem punida nem minimizada , rebeliões populares em Pacaraima (RR) e outros estado , pontes e viadutos desabando , estradas sem condições, educação que deseduca , insegurança pública e falta do direito de ir e vir até em lugares turísticos , presídios torturadores e o Museu Nacional a pegar fogo, perda de 90% do acervo .Este símbolo adequado da situação nacional .
O desastre de Mariana (MG) sem solução efetiva, até naufrágios e quedas de avião, idem . O Brasil já com rota internacional do tráfico internacional, um dos maiores consumidores do mundo de drogas, inclusive cocaína. As favelas tomadas pelo crime e as milhares de mortes por ano . Sem investimentos, mudanças, manutenção , de um lado ; roubalheira e corrupção, de outro – tudo em derrocada , aos poucos , já durante décadas . Nem empresas particulares e multinacionais funcionam, adequadamente.
Não há controle das agências que deveriam serem reguladoras , por indicações políticas, corrompidas , como o estado fracassado. A famosa privatização das comunicações soçobra. Há monopólios disfarçados, não há controle, o SERASA inventado pelas oligarquias para permitir vendas maciças a nível mais popular, com cartões de crédito , enganando o povo, pois criado para substituir a Justiça, julgando pró-empresas qualquer débito – sem necessidade de Justiça, o que a maioria do povo não consegue entender, esperar ou suportar : ela , Justiça, morosa, falida, injusta.
O Brasil não destruiu só seu futuro, mas presente e passado. Braz$l falido – mas, quem punido ? O Museu Nacional queimado , símbolo do Braz$l//18 – insista-se .
EM RESUMO (I) – BOLSONARO CRESCE
O crescimento eleitoral de Bolsonaro, de um lado, à direita , explicável – povo insatisfeito , desinformado , revoltado e desejando ser mais participante. Expressa ele o desejo confuso de revolução , mudança radical, solução rápida, ordem , o que as desmoralizadas esquerdas foram e são incapazes de propor . A mesma fachada/ pregação do regime ditatorial de décadas atrás , uma ilusão bem divulgada cuja memória falsa chega a nossos dias, incentivada pela velha direita talibã.
EM RESUMO(II) – A ESQUERDA FRACASSADA
Quanto à esquerda , já se enfatizou , de outro lado, pouco entusiasmo na luta atual , longe de sua tradição no Brasil , resultado provável da desorganização , corrupção, fisiologismo.
(Não há crescimento e até ousadia, orgulho de seus valores , por desconhecimento e ignorância e traição de seus dirigentes – falta de teoria, táticas, estratégia, programa , partido – e graças, mais especificamente, ao trabalho político lulopetista durante décadas , confundindo o povo e desorganizando-o , com auxílio da big mídia. O povão pensa que esquerdas , “comunistas corruptos”, são os lulistas, o que em parte é verdade , a começar pelo preso comum Lula – nada de comunismo, mas corrupção , sim . E conservadores de fato , como mostrado em vários artigos deste site, e acima, mas espertamente fantasiados de esquerda , constituindo as “esquerdas”, desde décadas – com o auxílio da Igreja Católica(CEBS, em especial) , Império do Capital/EUA e sua big mídia oligopolizada, no Brasil e em todo o Ocidente ). Convenhamos, há razão para a confusão popular.
Desmoralização generalizada da esquerda como “comunista e corrupta”, graças a Lula e seu lulopetismo, durante décadas.( Nem a esquerda mesmo o é , pois sequer existiu ou existe comunismo no mundo , sequer socialismo -trata-se de uma distorção de conceitos para combater e desmoralizar adeptos de uma maior igualdade entre seres humanos ).
Lulopetistas , ajudados pela big mídia, disfarçadamente , e à direita também , mas mascarados de esquerda , criaram as “esquerdas” . Estas , pelegas, dependentes de cargos e verbas estatais , corrupção e propinas , anuladas pelo Império e por seu financiamento indireto . Limitadas, pois, em atos, palavras de ordem, efetiva práxis.
Inverteu-se, no Brasil , uma tradição e antiga equção – no espaço deixado pela falsidade política ideológica lulopetista, que tomou o lugar antes de esquerda . Surgiu uma direita veraz , irritadiça , militarista, provocadora , cara exposta, programa absurdo mas claro , parte nacionalista, reformista , Bolsonaro e outros à frente .A esquerda legal, comportada, encolhida, na defesa, limitada e amedrontada, aparente ainda dirigida pela “esquerda” que é direita , seu pseudolíder na prisão .
NO NORTE E AQUI – OLIGARQUIAS RIEM
A esquerda, a maioria dela , incapaz de liderar mudanças , hoje, por sua essência pró-Império do Capital/EUA , mas forma populista farsesca , uma contradição antagônica . Incapaz de atacar o inimigo principal do Brasil, hoje, que , escondido , vem arruinando o país – o Imperialismo , seus aliados ,elites dominantes , corruptos empresários oligárquicos integrados a interesses estrangeiros.
Como atacar interesses do Império se, nos bastidores, se é aliado a ele ? Por isso , a bandeira lulista é apolítica, não ideológica, sua principal palavra de ordem tem como bandeira “voltar a ser feliz”, o que nada diz .
Muito ao contrário, trata-se de “esquerda”, por isso sem bandeira de esquerda, aparente majoritária porque apoiada na mentira/demagogia e, em essência, no próprio Império, via velhos programas de bolsas-família , o maior programa de compra de votos do mundo (Jarbas Vasconcelos, deputado federal) .Aquela “esquerda” que a direita gosta (Brizola) – e financia . Aliada/abraçada sempre a oligarquias/interesses estrangeiros , tanto no passado distante como recente – agora de novo (Lula com Barbalho, Sarney, Calheiros, Eunício ,etc.) , todos juntos sonhando com indulto ou anistia que os livre de alguma operação anti-corrupção.
O líder populista , demagógico , sem ideologia , ou teoria explícita – dizendo-se ser uma” idéia”(?!), falando em sobreviver na História(buscando nela fuga da realidade ) . A fazer falso jogo de palavras, tendo como plataforma “ser o povo feliz de novo” , apoiado por interessados nos seus votos , e nos próprios bolsos(cargos, eleições) e por pobres e ignorantes necessitados das “bolsa-família”- além de empresários amigos confiantes, quem sabe, em futuras novas ricas “bolsas-empresário”, à custa do BNDES.
Pacote bem aceito por oportunistas de todo tipo e ideologia , e pelo Império dono das cartas e do cassino político , pois tal líder e pacote mantém alto índice eleitoral e expectativa de poder, alternativa que pode ser necessária numa instabilidade política como a atual .
VOLTA AO PASSADO
O lulopetismo é caso à parte, não à esquerda, mas à “esquerda” – uma volta a um pseudopassado (“ser feliz de novo”), neoliberal populista , demagógico, enganador, que terminou, quanto ao uso do poder administrativo/palácios em escândalos, corrupção, propinas assumidas, milhões de pessoas protestando nas ruas – e no impeachment de Dilma . O que o povo não racionaliza direito ou o faz mais emotivamente, sendo facilmente enganado.
IMPEACHMENT E ELEIÇÕES
Este impeachment último (2014) , de fato , um acordo, uma alternativa conciliatória das oligarquias dominantes/aliados estrangeiros a uma provável intervenção militar violenta , então em curso, últimos meses do desgoverno Dilma , o que o povo hoje parece esquecer.
A queda de Dilma , sem punição , a chave do ocorrido após – um golpe dentro do “golpe legal” , ou do impeachment legal , como se quiser , praticado pelo presidente do STF, Lewandowsky aliado ao Presidente do Senado, Renan Calheiros, em acordo com lulopetistas , todos respaldados por outros ministros, parlamentares- e militares .
Esta mudança, entre outras conciliações menos claras , permitiram transição/alteração pacífica dentro do bloco dominante de poder. Foi deslocado seu então centro de gravidade sem maiores conseqüências sociais, acalmando-se radicais e canalizando-se a raiva militar com acesso direto ao poder , através de Temer, para começar – e depois via as futuras eleições, com candidatos militares como Bolsonaro/Mourão/Heleno e outros , com boas possibilidades. O Exército exercendo o já famoso soft power, de Joseph Nie Jr.
Isto é , as oligarquias/mentores estrangeiros legitimando , de forma esperta , revoltas e rebeldias militares em curso , então (2013/14) já nas ruas e jornais, via legalização das insatisfações com imediata concessão a eles de fatias de poder(via Temer/Executivo ) . E mais , de quebra, uma outra via segura rumo a um poder político bem maior , legal e legítimo – as próximas eleições de 2018 , facilitadas por cargos federais de primeiro plano e atos como apoio à intervenção militar , no Rio de Janeiro .
OS REVOLUCIONÁRIOS BOLSONARO E LULA
Povão .Uns pensando em votar com Bolsonaro , que está assumindo posição, aparente para o povo , de pró-revolução ou rebelião , ainda que à direita – e bradando antes em nome de Deus .
Outros, com Lula da Silva à frente , iludidos por pensarem tratar-se sua política a de uma esquerda sem aspas , até “revolucionária”(?!) , e , se não , apta a ser um caminho à esquerda, uma tática rumo a alguma radical mudança. Há os oportunistas de direita e alguns iludidos à esquerda, sem perceber a práxis lulista e quem é realmente o líder .
E isto com certa razão , não podemos negar, pois intelectuais , como um Lamounier, e a mídia predominante , assim consideram – ou fingem considerar . E propagam isso dia e noite , numa política de desinformação e luta ideológica vitoriosa . O povo , em maioria, considera Lula como de esquerda , o que nunca foi nem é. E muitos de seus adeptos, apenas com verniz ideológico à esquerda, também pensam tal ou iludem-se com a perspectiva de usá-lo, politicamente, numa tática de caminhada à esquerda. Não percebem a ingenuidade disso.
A LUTA IDEOLÓGICA – DESINFORMAÇÃO
Todos vítimas de falsidade político-ideológica notável, plantada no Brasil há décadas, que hoje mostra todo seu êxito e eficácia, ao ver-se tantos brasileiros perdidos e confusos , vítimas de narrativas estapafúrdias, com direção certa , planejada – à direita, mascarada de esquerda , “esquerdas”; e à direita propriamente dita e assumida , seja talibã na forma (Bolsonaro) ou civilizada também na forma (Alckmin e outros ).
De fato , o Império , de um lado, já deu seu recado via CIA – preferencialmente, nada de militares no poder por aqui ( fez isso há pouco, requentando várias torturas dos militares, décadas atrás, desde quando estes , recente, começaram a crescer no prestígio popular) – melhor para o Império os civis no poder , bem mais fáceis de lidar , com os quais trataram desde Sarney a Lula, uma política liberal e neoliberal talibã americanófila , que muito o favoreceu .
Mas , que para os brasileiros resultou no que hoje vemos à nossa volta , caos geral, e , inclusive , o atual mórbido panorama eleitoral – um culpadíssimo Temer Presidente , um Aécio e Dilma idem , soltos e candidatos , o também culpadíssimo Lula – preso – e, cinismo absoluto, este a provocar ,mentir, construir as narrativas as mais absurdas para defender-se .
Se o Império/EUA não querem militares no poder local, de outro lado, mostram apreciar Lula . Os militares , há décadas , via Geisel, bateram de frente com americanos/Império e revogaram acordo militar secreto com os EUA , além de negarem privatizações a partir de certo ponto, reivindicando ainda o uso de energia nuclear e armas mais modernas .
Quanto ao falso esquerdista Lula , o Império até o tem ajudado .Tanto que Dany Glover, ator ativista da AFL-CIO, com ligações com a CIA (usando o manto da ONU, seus comitês , americanos, ligados aos EUA), bem como diversos deputados americanos, mobilizaram-se mundialmente, em apoio a Lula . Para tal buscando figuras de projeção ou adeptas suas, à direita, ou personalidades enganadas por Lula e sua máscara de esquerdista .
De outro lado, observe-se , vários intelectuais americanos vêm revezando-se , nos jornais da big mídia brasileira , atacando a presença militar na política, em especial o capitão Bolsonaro. Estão vindo ao Brasil, interessados nas eleições, aparente para mostrarem aos brasileiros os riscos políticos da eleição de militares . Ninguém aparece por aqui para combater Lula , o que é contraditório,desde quando ele se apresenta ou é apresentado pela big mídia como líder da esquerda.
BOLSONARO VIROU MAIS À DIREITA
E isso ocorre depois dele declarar-se , publicamente, pró-política neoliberal, indicando um neoliberal talibã para Ministro da Economia. Pois nem assim os EUA/Império “engoliram”Bolsonaro . Talvez porque lembrem de Alvarado , Chaves , Kadafi e outros militares, seus ex-aliados , que acabaram por revoltarem-se contra a exploração do Império . Não suportam os imperialistas sequer o cheiro de nacionalismo , nem se fale em comunismo, seja de direita ou esquerda, sem preconceitos(Chomsky, N. , “Para entender o poder”, coletânea ).
A direita ululante americanófila impôs ao povo brasileiro políticas de traição nacional , à força, mediante crimes e militarismo(desde 1964) . Mas, esquerdas despreparadas colaboraram para o prosseguimento de tal processo seja por culpa ou dolo, enganadas ou pagas(corrompidas , depois de aniquiladas ) , direta ou indiretamente, pela traição , despreparo ou ignorância .É verdade também porque perderam suas lideranças mais autênticas assassinadas e até esquartejadas, década setenta. De qualquer modo , esquerdas que acabaram por tornarem-se , em meio a festas e corrupção sem controle , as já famosas “esquerdas” .
Participaram do festival neoliberal brasileiro por décadas , integrando-se ao panorama de autodestruição que temos hoje à nossa volta, que chega indiretamente ao incêndio previsível do Museu Nacional . (Falta de verbas até para manutenção de bens – e mais desvio de verbas , por interesses em jogo, roubalheiras, propinas , irresponsabilidade das elites oligárquicas dominantes).
[Há farsas narrativas em meio à luta ideológica – isto , p.e., enquanto Lula , direita braba, na práxis , como analisou o marxista Petras , nada tendo de esquerda (cf. de José Martins a Marco Villa ou funcionários americanos ) – posa como tal, quando lhe convém . Confusão geral , subideologias divulgadas via narrativas adulcicadas ou romanceadas ou cinicamente mentirosas , para melhor confundir, dividir, enganar , servir a interesses oportunistas por cargos , empregos, votos, eleições – narrativas falsas , algumas até absurdas . Mas, aceitas pelo pobre povo brasileiro, que mal lê orelhas de livros ].
INCÊNDIOS, ROUBALHEIRAS, DESASTRES
Incêndio do Museu Nacional, representativo do que ocorre no país ; mas e o “desastre de
Mariana”(MG) , já foi esquecido ? E as passarelas à beira-mar que desabaram na Av. Niemayer, a caminho da Barra , RJ ? E a debacle econômica da Petrobrás , com dívidas de mais de 500 bilhões, governo Lula/Dilma ?
E a venda superfaturada de Pasadena , EUA, ajudando a falir a Petrobrás(idem) ? E os viadutos que caíram , estradas cujo péssimo asfalto provocou desastres, inclusive recentes, na Av.Brasil, RJ?
Quem foi punido , por quantos anos – e está na cadeia ? Quem foram os responsáveis por tudo isso , objetivamente ?
O estado de exceção brasileiro, implícito e informal , raro responde . Nem ao assassinato da vereadora Marielle, RJ . Temer, por sua vez , não foi cassado com Dilma (no TSE), mesmo com provas abundantes contra eles (isentados por “excesso de provas “segundo um ministro do próprio tribunal ) . Dilma, por sua vez, foi atingida pelo impeachment, evidente culpada , mas não punida – e é candidata ao Senado, podendo até ser eleita .Para o povo, óbvio, tudo estranho e confuso . Difícil entender a sutil salvação da “democracia”, via estado de exceção implícito e informal.
ATENÇÃO –LULA SOLTO ?
Lula poderá ser solto, ainda antes dessas eleições, por Tofolli, e aliados petistas , pois o ex-assessor de Dirceu, indicado pelo PT , assume o STF , presidência , em poucos dias . Antes , Tofolli , velho lulopetista de carteirinha ,soltou Dirceu , sem tornozeleira, com auxílio de alguns coleguinhas do STF(a famosa Segunda Turma ) , concedendo um desconhecido “hábeas corpus” de ofício , não solicitado. E tudo ficou por isso mesmo.
Por quê não assumir Tofolli e, bagunça por bagunça , ousadia por ousadia , ele não soltar Lula , desde logo , inventando alguma interpretação ? Facchin , de forma estranha , acaba de votar pela soltura de Lula , baseado em débil interpretação de sugestão de um Comitê da ONU .
Tofolli só não o fará se existirem ameaças concretas de intervenção e possível violência militar contra a figura suprema – só a dissuasão não será suficiente.
Os lulopetistas já mostraram que não têm quaisquer escrúpulos, a começar por Lula . O impeachment de Dilma , limitado , confuso, conciliador, só veio, provável, por ameaças diretas de intervenção militar violenta , inclusive dirigidas a ministros do STF. A dupla Lewan/Calheiros liderou a não punição de Dilma. Gilmar soltou vários compadres seus . Tofolli , o próprio Dirceu, ex-chefe. Mello (um enrustido ) deu o voto salvador para Dirceu escapar do crime de quadrilha.(aceitou a reinvenção de sepultados “embargos infringentes” . Facchin acaba de fazer estranha interpretação , beneficiando Lula, frente à clareza de um Barroso sobre sugestão de comitê da ONU . Ao final da sessão que impediu Lula de ser candidato, no TSE , todos do STF confabularam secretamente , favorecendo, afinal, os lulopetistas, quanto à propaganda, enquanto Lula preso.
Facchin , por exemplo,indicação de Dilma. No STF, votou , há pouco, com Lula , habilitando-o, mesmo condenado , a candidatar-se . Ora – ignoraria que o tal Comitê da ONU, tão citado, a favor de Lula (dois membros ) é só administrativo, não judicial, que só poderia no máximo recomendar, jamais ditar a lei , ainda por cima ao Judiciário de um outro país ? Seria o ridículo do “bananão” elevado ao máximo . Mas, se Facchin sabia disso , e por certo o sabia , por que votou assim ?(Cf. boa análise na coluna de Merval, O G, 3-9-18) . Estaria fazendo média com os lulopetistas que o colocaram no STF e que defendia em discursos , antes, é claro, de lá chegar ?
O PT já desobedeceu decisão do TSE e vai direto recorrer ao STF contra a decisão do TSE. Por quê ? Confia mais no STF que no TSE. Pode Lula até ser solto , pois pouca confiança jurídica merece este tribunal.Depende de bastidores sobre os quais não temos informação .
Deve o país preparar-se para esta possibilidade. Toda a pregação petista continua em defesa de Lula e defendendo ele como candidato . Mas, se tal acontecer, militares controlando-se pela possibilidade de poder via eleitoral, mais ingovernabilidade. Lula poderá perder – finalmente abertas as críticas contra ele – , mas mesmo ganhando não conseguirá administrar – avolumando-se divisões sociais, movimentos, protestos. Mas, não seria isso exato o objetivo de seus patrocinadores ?
Governabilidade , via “interpretações” , conciliações espúrias, entre elites oligárquicas , salvariam o Brasil, isto é, o Braz$l atual (dirigido por estrangeiros ; dominado pelo capital financeiro internacional ) ? Há saídas ?
BRASIL EM PROCESSO DE AUTODESTRUIÇÃO
Museu Nacional (RJ) pega fogo e representa o próprio Brasil , já Braz$l, bem longe do que alguns brasileiros pensam que ainda é seu país . Confundem o Braz$l atual , assassinado por envenenamento político e econômico desde 1954(suicídio de Getúlio) , e em especial 1964 (golpe inicial estrangeiro que deu partida a uma contrarrevolução antinacional e antidemocrática ), com o velho Brasil , ainda relativamente soberano e independente.
O processo de autodestruição do país é evidente e pode ser visto por diferentes ângulos e setores . Trata-se de verdadeiro suicídio político e econômico , junto com genocídios diversos promovidos quanto ao povo brasileiro (presídios, favelas, agrotóxicos, desarmamento dos cidadãos honestos e ausência de polícia competente e suficiente – segurança pública ) ; pagamento de taxas absurdas por dívidas não questionadas, a agiotas internacionais(bancos, em especial ) ; desemprego , milhares de mortes sem apuração , falta de controle do crime organizado e desorganizado, instituições militares fracas, tecnologicamente, sem condições de garantir a soberania nacional.
Alguns pontos mais do que evidentes, já notórios.Grandes empresas, até estrangeiras, tornaram-se disfuncionais. A Justiça mal funciona, muito menos em casos políticos graves. Militares mal equipados , desemprego crescente. Educação abaixo de qualquer previsão, faltando quadros mais preparados em todos os setores. Dívida pública crescente , sequer discutida, por qualquer candidato ,embora duvidosa .
PARA ONDE VAMOS ?
O MODELO DA BIG MÍDIA?
Trump à frente dos EUA , o grande modelo brasileiro da big mídia e elites . Desde 1964, segue-se a receita americana de desenvolvimento e “progresso” – a política neoliberal e , antes , liberal. O resultado – à nossa volta. Mas, que modelo de perfeição é esse ?
Moniz Bandeira mostra que nem é exemplo nem o Brasil tem a menor condição de tomar tal caminho.
Não há qualquer futuro nem nessa política americana , muito menos na nossa de assumir tal líder ou pretender imitar tal “democracia”. Só idiotas ou mal intencionados ou ignorantes crassos, que não deixam de ser idiotas, podem ignorar isso. A não ser que sustentem análise diferente dos liberais americanos e de estudiosos brasileiros à altura de Moniz Bandeira, com trabalhos ao nível de prêmios internacionais . Esses terão que negar os livros de Moniz e outros antes de negarem as análises deste site . (.Formação do Império Americano”, “A desordem mundial”, etc.) .
AS ELEIÇÕES E O FUTURO NACIONAL
Nossas “esquerdas” , lideradas por Lula da Silva. Todos mergulhados na política neoliberal a mais à direita e vergonhosa, porque ainda corrompida , sabidamente, o que tem sido negado com um cinismo típico da direita – americana. Aprenderam por lá , em bolsas de estudo, verbas, financiamentos, os nossos queridos brazilianistas e seus phds locais .
Esquerdas aparente fracas e depois de 50 anos do regime terrorista sem condições de enfrentamento.Movimentos religiosos, em especial evangélicos, atuando politicamente, com muita força.
O engajamento dos religiosos dá-se à direita e à extrema-direita, de forma quase hegemônica.
A ignorância campeia. Será que , apenas lendo-se manchetes da mídia ocidental e acreditando-se em meia dúzia de mestres pró-americanos , pensa-se que os EUA são hoje democracia e exemplo para o Brasil ?
Não se consegue enxergar pouco além que seja da narrativa principal do poder político e econômico hoje hegemônico ?
Será que confunde-se valores de séculos , nos EUA, ultrapassados, com a situação da América de hoje ?
O que vem fazendo , politicamente, a nível internacional, os EUA? Só provocando guerras , invadindo países, apossando-se de recursos de países antes independentes, sempre em nome da “democracia”.
Pararam seus estudos , alguns jornalistas e intelectuais , justo apenas na “Democracia na América de Tocqueville , ignorando posteriores mudanças ?
Ou seja, as oligarquias , por exemplo, referidas por Jimmy Carter ?
FUTURO POLÍTICO
Nada funciona, como dito . Todos corremos riscos a qualquer momento – ruas perigosas , não há valores éticos ou morais de parte da grande maioria do povo ,inspirada por certo em suas “elites oligárquicas”. A CEDAE … A LIGHT …. A OI … funcionam de forma torta, absurda, milhões de casos na Justiça, fora os contra gente que não aguentou ir à Justiça , durante anos, contra elas. Os museus, estradas , polícias, a Justiça oscilante, injusta, a nível pessoal , ou coletivo . Para onde vai um país de tal tipo , qual seu futuro e o destino das eleições em curso ?
Façamos um balanço final. Um balanço cheio de variáveis como a questão das urnas eletrônicas inconfiáveis , da ação do estado de exceção, que poderá soltar Lula a qualquer momento , em especial desde a posse, em dias , de Tofolli, como Presidente do STF. Embora sua palavra tenha garantido o oposto, o que vale a palavra dele ou de Lula da Silva , o líder a metamorfose ambulante ? E quanto ao liderado/subordinado , num partido autoritário em que Lula , aparente, tudo manda e dirige ?
LULA
O candidato da direita mascarada de esquerda há décadas. Truque desvendado mas não percebido pelas grandes massas populares . Só poderá ir e irá à direita e não conseguirá isso , mantendo consigo poucos movimentos sociais e partidos à esquerda. Não deve ser candidato , mas pode ser pela ação lulopetista no STF . Candidato por si ou pelo preposto Haddad , não conseguirá governar . Tenta voltar àquela velha política de fingir de esquerda e conciliar com as velhas oligarquias – um programa ridículo de “voltar a ser feliz”.
À esquerda óbvio não irá. Não tem mais mínima confiança da direita, oligarquias locais, com as quais tem desafetos pessoais. É o caminho do desastre anunciado como o foi antes – adiado por ele , por anos e muita corrupção, enfrentado por Dilma, tentando saídas , acabando por bater de frente com a maioria do bloco dominante de poder.
Haddad , preposto de Lula e com Manuela. Sem condições de eleição , aparente, mas no estado de exceção e com urnas incontroláveis pelo povo, tudo pode ocorrer . Não poderá fugir à política lulista a não ser que rompa com Lula e divida o PT, o que é possível, caso eleito. Ainda assim, sem rumo, sem estrutura, sem programa. Resumo – desastre adiado , pode ser, mas anunciado.
ALCKMIN
O candidato da direita civilizada fala em reformas apoiado no Centrão . Trata-se de reformar com base no bloco de poder dominante , para conservar ao máximo seus interesses. O que foi feito ao longo de toda a história do Brasil. É mais do mesmo e mesmo com tempo maior na tv o candidato não tende a prevalecer . Se eleito, levará também o país ao desastre. Não pode virar ao centro ou mais à esquerda e enfrentará o lulopetismo desesperado mais as esquerdas, o centro , os sociais democratas , embora enfraquecidos. Só pode virar à direita , onde não há solução. Pela crise não contará com o auxilio , sequer paliativo, do Império. Desastre em pouco tempo , se eleito, e não o deverá ser.
CIRO GOMES
Teoricamente, o melhor candidato – personalidade, boas propostas, programa, certo carisma, à centro esquerda. Mas …tem como vice Kátia Abreu , mais à direita, agronegócio, está firme com as velhas oligarquias de seu estado , dependerá de Lula para ser eleito , ao menos em segundo turno – e o preço será o mesmo mencionado acima. Não resistirá e será envolvido . Não deve ser eleito e, se eleito, governo conturbado , tendente ao caos .
BOULOS , VERA LÚCIA
Nenhuma possibilidade de vitória. Nem sequer de conscientização popular, se não souberem aproveitar tal espaço nas ruas e na Internet. O que até agora não fizeram. Pagam o preço , como o PCB, da aceitação do lulopetismo, alianças com eles, crença na falsa democracia brasileira, abandono da organização popular, etc. (vide acima) , abrindo caminho para os bens sucedidos neoliberais PT e PC do B .
MARINA SILVA
Como dito acima, nenhuma estrutura política nem possibilidade de alianças que a possibilitem governar. Não envolvida em corrupção, na centro-esquerda, apresenta uma alternativa melhor já que Ciro, embora sem as condições daquele. Pode ser uma tentativa – salto no escuro, desde que votando-se no menos ruim, frente à falta de opções realísticas. Não tem processos contra ela, é uma lutadora, merece respeito .
BOLSONARO
Bem analisado acima e em outros artigos nestes site. Despreparado, contraditório , destemperado, seu descontrole e desvios psicológicos estão na tv em quadros diversos. Mas, não é ele mesmo – representa um setor militar que já mostrou cartas antes , via General Heleno e General Mourão, entre outros. Se não se controlar , caso eleito, será removido e assumirá Mourão, forte liderança militar.
Representa uma fração militar política que antes era fortemente nacionalista. O famoso nacionalista de direita militar brasileiro, no passado influenciado por Lacerda e que depois voltou-se contra o regime militar ditatorial (Cf. Maud Chirio , “A política nos quartéis”, entre outros ).
Todavia, quando com perspectivas de chegar à presidência, voltou-se para o centro e o neoliberalismo – defendeu privatizações, aliança dom o Império em prol da Amazônia, etc. Trata-se do candidato do Exército , e daí das forças militares em geral, este a majoritária e tradicional líder, embora não o represente 100% .
É resultado direto, como dito antes, da traição dos social democratas do PSDB e das esquerdas, em especial do PT e PC do B, que , com alianças espúrias , corrupção ,fisiologismo, desmoralização de valores, ética, moral , partidos , ao centro e centro-esquerda abriu caminnho para tal candidatura.
Na Alemanha, pré-poder de Hitler , ocorreu algo com similaridades , inclusive com estado de exceção implícito, enrustido , confusão ideológica, divisão entre esquerdas e social democratas, vencendo forças políticas mais integradasa militares, a espinha dorsal das nações que aparece nítidas nas crises.
O Exército (Cf. artigo “Exército no Poder”, neste site) tenta voltar à linha de frente do poder , por meios legais, legitimando-se , eis que , como antes exposto, já está lá , sob Temer , sustentando-o até as eleições , e no poder administrativo , por certo com planos de mudança não viáveis, ainda, atualmente, confiando nas eleições. Poderá impedir , desta vez , (porque por certo houve outras vezes) a manipulação das urnas eletrônicas (que deram estranhas vitórias a Dilma, 2014 ; Dória, SP, idem; queda repentina e vertiginosa de Marina , ib. , embora a campanha contra ela) contra Bolsonaro .
Do mesmo modo impedir a intervenção ousada do STF, sob Tofolli , para libertar Lula , antes das eleições. Os lulopetistas são ousados e estão desesperados , se levar-se a sério a punição de Lula e a continuidade da lava-jato e outras operações. Tofolli só não o fará sob ameaças e Lula está sendo mantido preso , neste estado de exceção implícito , que oscila segundo forças políticas com condições de mando em dada conjuntura , por certo por pressão militar – que não admitira ele continuasse solto . Poderá ser Lula solto numa grande ousadia de Tofolli/petistas, capazes disso, a ponto de voltar a tempo da campanha ou continuar preso por pressão militar .
Para ser solto sem alguma consequência , terá que haver um acordo de bastidores – (1) Lula, se vencer direto (ou via Haddad)e administrar com o Exército , que (a) o admitiria , independente das traições anteriores ao país (cf. neste site ;atenção – traições que os militares conhecem, mas ao povo/petistas que nele votaram, por ter defendido Lula política oposta, nunca traição a eles militares, a quem Lula sempre apoiou , por trás das aparências) ; ou(b) o Exército o admitiria por sua fidelidade aos militares/americanos,antigos aliados à época , a quem Lula sempre foi fiel , desde a década setenta ; (2) Lula perde, solto ou não , joga para perder, mas tem peso político para um acordo que o livre da prisão – indulto ou outra medida qualquer, que o STF inventa, em horas- e pelo qual possa tentar salvar sua face para a História e gozar mais alguns anos de tranqüilidade, talvez no exterior ; (3) Lula não é solto e continua a situação atual rumo a eleições. Perdendo ou ganhando , cair-se-á naquela situação acima descrita. Levada a sério , pelos militares, a prisão de Lula, não só por dez mas mais anos, pois é culpado, sem dúvida,( veja-se artigos anteriores, em que mostramos risco de suicídio ou assassinato dele , na hipótese de cumprir-se a Lei quanto a Lula e às eleições – ele derrotado ).
De qualquer modo , a crise em curso , e a falta de soluções à direita, até mesmo de algum acordo com o Império, em crise séria e um Trump à frente . Esta crise não resolvida acabará por implicar numa intervenção militar, na tentativa de uma solução dos problemas nacionais.
E o principal deles não é a corrupção, aliás arma política incentivada pelo Império desde a década cinquenta , fortemente na década sessenta , ao preparar seu golpe militar por aqui . Sim, o domínio do capital financeiro, juros elevados, desindustrialização , falta de capital nacional para investimentos, em suma , ausência de soberania e independência nacionais.
Assim, previsíveis a intervenção militar, embora possa ser adiada por paliativos diversos, como essas eleições , e o choque da administração militar com os interesses do Império do Capital/EUA. O Império em crise precisa ampliar sua dominação e superexploração sobre o Brasil -e não o contrário. O povo brasileiro pagará o preço disso.
Estas as razões da CIA e Império estarem contra a presença militar e Bolsonaro ou outro militar no poder. Lembra o Império o exemplo, em outros países, do peso do nacionalismo, da família, amigos, num militar de carreira . Nem todos são corruptíveis e “lulas da silva”. Sadam, Kadafi, Alvorado e Chaves que o digam.
Por isso, a CIA tentou desmoralizar os militares quando percebeu que voltavam ao poder sob o frágil Temer, até requentando denúncias passadas de décadas , que o STF entendeu sob o manto da Lei da Anistia, intervindo de forma cínica na política brasileira. Do mesmo modo que mandou um Dany Glover ao Brasil , para apoiar Lula – desespero frente à presença militar.
Então , fica a questão – se os militares acabarão por intervir mais e mais na política nacional , inclusive na oposição(?!) se derrotado Bolsonaro – candidato deles – melhor um Bolsonaro via eleiçōes ou mais adiante ? Porque tudo indica que o Brasil não escapará da intervenção militar na política, de uma forma ou outra.
O povo brasileiro pagará , desta forma, o preço da não organização de partidos à esquerda e centroesquerda , bem como os erros cometidos desde a Constituinte para cá . Além das conseqüência da intervenção militar de 1964, que promoveu revolução antidemocrática e antinacional. As esquerdas brasileiras ficaram brincando anos e depois lambuzando-se nas alianças com Lula, respingadas pela corrupção, entre outras questões.
As direitas, por seus sustentáculos no poder , empresas, multinacionais, Império , recursos , com ou sem partidos , sempre podem manter a direção política da sociedade – hegemonia do bloco de poder dominante . Não as esquerdas ou centro-esquerda ou sociais democratas . Ao centro e esquerda , partidos ainda são meio de formação de quadros, projetos ideológicos, comunicação com a sociedade , sendo ainda indispensáveis, mesmo em época de Internet e redes sociais .
E aqueles que dependem do voto popular mais consciente, participativo, precisam de teoria, idéias , programas, organização . Este é ponto que tem faltado e que facilita o domínio estrangeiro, que apóia-se na força do passado, na natureza , nos defeitos humanos , em especial no sistema do grande capital .
Mudar é muito mais difícil que o contrário. Logo , como mudar sem teoria, organização , valores éticos e morais, exemplos ? Contrariar o chamado efeito social da imitação , da demonstração , a interação social ?
As esquerdas e democratas julgando-se no poder, mas apenas administrando, parcialmente ,um estado falido , pouco fizeram nesse sentido, confiando só na apropriação da máquina estatal .
Por isso, hoje, não há opções mais democráticas ou à esquerda , neste momento. A face daquela espinha dorsal militar está à vista.Tão à vista que mostra-se e apresenta até candidato, embora de forma imatura,escolhido de última hora, Bolsonaro tendo saltado à frente de outros mais preparados ,como Mourão ou Heleno .
Por tudo isso, o povo brasileiro deve preparar-se , desde já, para um salto no espaço e no escuro via Bolsonaro ou outro . O militarismo já chega ao portão e toca a campainha . Não aceitará ficar de fora muito mais tempo . E acredita estar exercendo seu papel, desde que a Casa, que é também dele , está pegando fogo. Literalmente. O Museu Nacional do Rio é exemplo expressivo.
Só que para muitos , no caso, não se trata de chamar os bombeiros, mas os militares. E eles já estão aí, por enquanto até comportados .
___________________________________________________________________
(* )( Original não revisado, o que não impede entendimento. Cf. outros artigos , neste site, com referências , sob a presença militar na Historia do Brasil).
Comentários