Brasil Derrete, se Afoga e Berra Bazófias

fev 18, 2019 by

Brasil Derrete, se Afoga e Berra Bazófias

                                               OS BRUZUNDANGAS (I) :

                                                    Brasil Derrete, se Afoga e Berra Bazófias

                                                                                         >Rodolfo Bruzun<

 

********************************************

                  Lima Barreto

  e os Bruzundangas

 

           Aqui , uma informação e comentário – “bruzuns”(síntese nossa) , “bruzundangas” – qual o significado ?

         Lima Barreto, num dos seus não melhores livros(1917, não autorizada  a publicação,  não bem revisado, publicado após sua morte, em 1922, mas sátira então atual e premonitória aos brasileiros), mas sátira feroz, felina, ao que era então o Brasil , que, adaptada, pode servir a nossos dias. Colocada , desde logo , uma questão – 1917 e estamos em 2019…O que não fala, mas  grita, berra por si só . Lima escreveu há mais de 100 anos . Há algo de muito errado, repetitivo,  com o Brasil. Uma ausência de mudanças essenciais qualitativas ? Quais as origens disso? 

        Seriam os bruzuns os  habitantes de um hipotético país que conhecera , recheado de ridículos e absurdos , pessoas abobadas , confusas, em especial suas elites. Diríamos que um  povo sem capacidade, sem condições  de mando , sem melhor educação , e “elites” como as acima descritas.

          Esta coluna homenageia o sofrido Lima Barreto, de um lado, e,  de outro,  traz para este blog um conjunto de notas e comentários mais curtos, que, ao contrário dos artigos tradicionais neste site, que visam público de outra percepção e nível , tem como foco as pessoas comuns ,  em geral, facilitando , assim, a leitura e entendimento e até paciência de todos .Que, hoje, preferem textos curtos, mínimos mesmo.

************************************

COMPROVADO : EX-PRESIDENTE CHILENO-ASSASSINADO

Resultado de imagem para EX-PRESIDENTE CHILENO ASSASSINADO

              Afinal, depois de décadas , confirma-se o assassinato do ex-presidente do Chile, Eduardo Frei Montalva, segundo reconheceu o juiz chileno Alejandro Madrid. Foi morto de forma sutil – envenenamentos sucessivos, durante uma intervenção cirúrgica, que enfraqueceram seu sistema imunológico.

Foram condenados seis réus , entre três e dez anos , entre eles um civil ligado aos serviços de informação. Frei, 71 anos, fora operado de uma hérnia, por um conjunto de médicos. Com dores, voltou depois para nova cirurgia , inclusive com médicos militares. Eles administraram pequenas doses de tálio e mostarda , via oral e intravenosa. Tal enfraqueceu seu sistema imunológico  e levou a um choque séptico , causando a morte.

             Pinochet, o ditador , no dia 22 de janeiro de 1982, quando morre Frei, como em outros dias, recebia relatórios diários. As vísceras foram retiradas do corpo horas depois para ocultar provas. “…um crime cometido pelo Estado , e o Estado comete crimes para que nunca sejam resolvidos” – afirmou o advogado de Carmen Frei, uma filha (jornal La Tercera). Seriam “Crimes para ficar impunes”.

          Frei foi presidente de 1964 a 1970, sucedido por Allende , derrubado pelos EUA via militares locais (comprovadamente, fatos já notórios e até assumidos). Em 1982 , ele era oposição moderada a Pinochet.Então, após o modelo neoliberal impulsionado pelos chamados “Chicago Boys”, o Chile vivia enorme recessão , desemprego(23,7%), com desvalorização do peso em quase 20 % , PIB caindo 14,3%.(O Globo, 31-1-2019).

***********************************

 

E NO BRASIL ,OS CASOS DE JANGO,

TANCREDO , COSTA E SILVA ?

 

         Os três morreram ou foram mortos em momentos chaves da história do Brasil . Jango,  quando se rearticulava  a oposição/democratização e poderia exercer importante papel  ; Tancredo,  no ápice e véspera da transição democrática, década de 1980,  tendo sido substituído por Sarney(que participou da ditadura e da ARENA) , que,  por certo,  deu rumo muito diferente do que  Tancredo daria àquela Constituinte e às mudanças democráticas; Costa e Silva, general , indisposto com o embaixador dos EUA Gordon,  e alguns generais , às vésperas do dia 7 de setembro , quando prometera  a revogação do famigerado AI-5, que deixava o Brasil sob regime terrorista, sem habeas-corpus ou quaisquer garantias democráticas.

           Não é aqui o momento para discutir, em detalhe , tal questão – mas , Tancredo morreu com os mesmos sintomas e doença (“diverticulite”)de um seu “camareiro”, morto dias depois, tendo sofrido também um lento e doloroso processo de ida e volta a hospitais e médicos e remédios , com estranhos erros(Cf. livros diversos  e até um filme –“O paciente”,  baseado em livro de Luis Mir) .

Costa e Silva , doente,  pouco antes do dia do cumprimento de sua promessa(revogar o AI-5), teve um ataque , e ficou isolado , praticamente, no palácio, durante meses  , piorando sempre  , enfraquecido   , e tão desconfiado que não tomava certas pílulas onducadas , escondendo-as sob o colchão (Carlos Chagas, “ 119 dias”). Todos esses casos  com algumas semelhanças com o de Frei, antes citado.

                Só que , no Brasil , não foram dadas respostas, ou feitas sequer investigações  sérias, indo até o fim,   sobre aquelas mortes – quase  nada feito.Nem os regimes militares da transição inicial o fizeram(Geisel e Figueiredo, este general que protegeu sabotadores atingidos por sua própria bomba, caso Riocentro) ; nem , depois,  Sarney; nem,  adiante ,  Collor, FHC, Lula ou Dilma, estes tomados como “esquerda”.

Nenhum deles  levou tais investigações até o fim- punicões.  . Pior – sequer resolveram ou levaram até o final  a questão da anistia dada a torturadores (contra o entendimento da ONU- por serem crimes hediondos),  ou o ocorrido quanto aos “desaparecimentos forçados” de oposicionistas, década 1970. O mesmo vale  quanto à morte de J.K. , entre outros, o que provocou graves desconfianças , até de intelectuais , como um Cony .

              Quanto a Jango, seu filho João Vicente, que investigou o caso , e visitou testemunhas e participantes  , foi explícito e mencionou a troca de remédios de seu  pai  e , ainda, a famosa “Operação Condor”, EUA e Brasil participantes, como responsáveis. ( Cf. seu livro – “Jango e Eu”) .

Se considerar-se os crimes cometidos nos próprios EUA para resolver questões políticas , casos de Kennedy,  Luther King e Bob Kennedy , entre outros, e a intervenção americana direta no Brasil e outros países, bem imagina-se o que ocorreu nos casos citados. A não investigação e solução de questões como essas, e a de uma anistia não completa, entre outras,  ajudaram o Brasil  a  não avançar politicamente o necessário,  e, daí, também economicamente,  e até a retroceder , como se vê em nossos dias .Passou-se a  falar numa “volta por baixo” .

**********************************

   O ESFACELAMENTO DA NAÇÃO –

          O BRASIL “DERRETE”…

          Um vídeo antigo, mas que                            recorda e ensina   

             

              Barreiras que caem . Ciclovia desaba três vezes . Morros, favelas, falta de condições sanitárias, penitenciárias assassinas e torturadoras , balas perdidas, mortes sem sentido . Estados falidos, União Federal /Estados devendo quase 6 trilhões. Estádios de futebol sem sentido,  dando enorme prejuízo .

Ausência de infraestrutura , condições de manutenção dos bens públicos .  Presidência – um extremista de direita, confuso e mal formado, chamado de “louco perigoso” pelo presidente de seu próprio partido (Bebiano) .Brasil/2019.

         O físico e professor Bautista Vidal, brasileiro nacionalista e preocupado com os destinos da nação, em 1994, já advertia os brasileiros sobre a situação nacional e considerava o acima – o esfacelamento do Brasil.

            Barbosa Lima Sobrinho, no prefácio, em setembro/94 , mencionava  :

             “A campanha em curso, no fim de contas , importa em renegar o conceito de nação. (Refere-se à pregação genérica da “globalização”- Nota da redação ) . O globo terrestre todo passará , no caso , a uma área única , sem fronteira , sem proteção, sobre a qual se estenderá como único , o poder das grandes corporações transnacionais .

Elas reinarão sobre essa imensa área e ditarão a lei . Claro que o nosso povo lutará para que isso não ocorra. Livros como o de Bautista Vidal representam um serviço patriótico , em defesa do que existe de nacional em nós.”(“O esfacelamento da nação”, Ed.Vozes, RJ, Petrópolis, 1995, p.11).

               Já o General de Exército Andrada Serpa, também num prefácio, com acuidade e honestidade , explicitava :

 “É, no mínimo curioso, que não ocorra ao governo dar ordens a essa fortaleza da corrupção que é o Banco Central , dominado pelos bancos privados e patrões estrangeiros , para que promova um novo perfil da dívida interna. Pelo contrário, com a criação do real , promove-se a sua conversão a dólares.

          “A explicação da espoliação de países periféricos pelas nações hegemônicas é , talvez , o ensinamento mais esclarecedor e fecundo deste novo livro de Bautista Vidal .
Vendo esgotarem-se seus recursos naturais e diante de uma crise energética, insolúvel, as potências econômicas precisam das terras tropicais do Terceiro Mundo, daí a “lei das patentes”, a ameaça sobre a Amazônia brasileira, sobre as nossas empresas de economia mista estratégicas e as intervenções militares que vêm ocorrendo em outras partes .
           A conclusão do livro é um hino de fé e de confiança nos destinos do Brasil. Se esses maus brasileiros que conduzem nosso destino há tanto tempo não conseguiram ainda destruí-lo, é a melhor prova de que a existência de um projeto fundamentado na poderosa Vontade Nacional poderá fazer do Brasil a grande nação do século XXI.
           Se a China e a Índia , com tantos fatores adversos , conseguem levar avante um Projeto de Nação , é evidente que , mercê de Deus, quando o povo brasileiro, em todas as suas camadas  (…)”(p.17, id.Prefácio, 1994).

                 MAS…ESTAMOS EM 2019, NÃO EM 1994 …

                E COM BOLSONARO/PRESIDENTE …

 

           Tanto Barbosa Lima Sobrinho , líder democrático e da imprensa brasileira , como o General Serpa, nacionalista, como  o autor do livro  Bautista Vidal – já faleceram . De 1994 para cá , 25 anos se passaram.

           Governos, ou melhor, seguiram-se as administrações ( eis que de fato já não governavam , não decidiam políticas fundamentais de estado , nas mãos do FMI/OMC, etc. ) de FHC, Lula, Dilma/Temer – e agora Bolsonaro. Todos , como visto e é fácil comprovar , com “bandeiras neoliberais”  .

FHC privatizando abertamente , cedendo a interesses estrangeiros, Lula se mascarando mas fazendo o mesmo (ele , um trunfo secreto do Império/militares brasileiros que , espertos, julgavam com tal neoliberal travestido de “esquerdista”, um ardil, salvar o Brasil do “comunismo” inexistente que enxergavam ) .

         Depois , idem Dilma/Temer, PMDB associado aos anteriores – administrações neoliberais sempre , disfarçando ou não , sob  a direção de próceres neoliberais ,  assim como agora Bolsonaro, que  enxergava um “governo socialista”anterior inexistente , e agora , chamado de “louco perigoso” ( O Globo, coluna L.Jardim)pelo presidente de seu partido, PSL, Bebiano , continua pregando um neoliberalismo trumpista destrambelhado com declarado neoliberal à frente da economia  , um dos “Chicago’ s boys”, Paulo Guedes. Décadas depois, os mesmos “Chicago’s boys” dirigindo a economia brasileira –“política neoliberal”.

                Só que tudo isso(Bolsonaro … etc.) 55 anos depois do “golpe” inicial estrangeiro de 1964, início de uma vitoriosa contrarevolução antinacional e antidemocrática liderada pelos serviços secretos americanos e endossada por parte de nossas forças armadas, levando o restante delas e o país na mesma direção (Golbery , formado em informações em Fort Leavenporth , 1944, o elo mais conhecido com eles ) .

Exato no sentido contrário ao pretendido por Serpa, Barbosa Lima e Vidal – que já escreviam em 1994, com o processo em sentido contrário ao projeto nacional pretendido por eles extremamente avançado. Mas, eles expressavam confiança – embora Vidal assinalando o “esfacelamento” como  alternativa .

PARA ONDE VAI O BRASIL  ?

             Muitos(de militares como Serpa a físicos como Vidal ou jornalistas como Barbosa ou economistas como Gonçalves ou sociólogos como Petras e até estrangeiros como Chomsky) mostraram caminhos e advertiram os brasileiros, entre muitos outros.

Evidente a traição de líderes tipo Lula ou mesmo FHC , Sarney , Temer , Dilma ,etc. – o neoliberalismo deles foi veneno  para o país, pior o mascarado tipo o de Lula.

          Ora, todos os presidentes citados cederam, e  ao mesmo,  ao que Mr. Bolsonaro está não só cedendo como agora exaltando, sem máscaras – a pregação norte-americana para os países subordinados , aquela tradicional  do Império do Capital , de Ellen Wood(livro do mesmo nome) . Exaltando (os generais mais calados e contidos, porque talvez tenham lido Serpa e Vidal e Barbosa Lima, entre outros , e conheçam melhor a verdadeira situação nacional ) – a pregação neoliberal, incentivados pela Rede Globo e nossa mídia,  que esses mesmos autores citados criticavam já então.

Pensaria  Bolsonaro até em aderir a uma nova UDN , ressuscitando mortos e enterrados, como Roberto Campos(via um neto) , embora,  indiretamente  , como vimos , esses sempre estivessem vivos,  no Brasil falseado de um FHC e Lula, em especial.

           Elas, redes de mídia, REDE Globo à frente,  no Brasil ,  defensoras, já  então,  de interesses estrangeiros, os do Império , de torturas até , intervenções estrangeiras , golpes (1964-1985), etc. (fatos notórios, com centenas de provas e livros) – exato o que elas fazem, hoje, 2019, qual orquestra afinada , quanto à Venezuela,  alvo do Império , ameaçando-a, difamando, caluniando, intrigando,  pelas mesmas razões acima, iguais as que usaram para, desde 1964,  buscar liquidar o Brasil,  então soberano .

          [O Brasil não mais alvo direto porque anulado , porque destruído, esfacelando-se , “derretendo-se” ,hoje, por si só , sem nenhuma condição seja de infra-estrutura , ou  industrial (indústria pesada ) , patentes necessárias ; ou , muito menos, condição militar efetiva  (fora aquela força  da “boca”, palavrório fácil, o Brasil sempre arrotando bazófias , hoje , contra a Venezuela , instigado pelo poderoso patrão – os EUA/Império ].

PROTETORADO,

PROVÍNCIA

OU NEOCOLÔNIA?

Resultado de imagem para bolsonaro

 

       Em verdade, até também por existir um Bolsonaro Presidente , suas declarações, posição externa ,  além de dependência militar quanto aos EUA, inclusive em comunicacões  essenciais ,talvez melhor um “protetorado americano” (Mangabeira Unger ) informal,  que até poderá converter-se em formal , em pouco tempo ( com um Bolsonaro à frente, de um lado ;  e uma “oposição” de fancaria ,piada,  tipo a lulopetista,  com Gleici à frente , de outro ) ; sem condições de soberania e independência efetivas .

           Em resumo , naquela posição subordinada dos  países ocidentais fracassados , aos EUA , citada por Chomsky(Coletânea, “Para entender o poder “) – que, aliás,  já advertira os povos do Ocidente a respeito e mencionara que tal estava até contido em diretrizes publicadas já (liberadas) pelo Conselho de Segurança Nacional, dos EUA, ( tema analisado neste site, cf. artigos) – não aceitação de independência nacional, de soberania, industrialização independente, etc. em nenhuma de suas colônias (caso da Indonésia e outras ) , seja por via –  direita ou esquerda . E ele ainda dizia – “vejam o caso do Brasil …”…com um “grande potencial” …mas que teve o “azar de pertencer” ao “sistema de subordinação americano” , que …

            Então , temos uma situação,  no Brasil,  em que depois da época  Vidal e Serpa ainda tivemos muitos “maus brasileiros” , como Lula, Dilma , Temer, Aécio , Cunha , Cabral …etc. e que completaram o quadro anterior com a sistematização de uma corrupção que contaminou não só o Brasil como toda a América Latina , via Odebrecht e outros meios .

              E o que gritava Bolsonaro ? Contra uma fraca administração anterior , de fato corrupta e inc ompetente (lulopetista),neoliberal mascarada ; e contra um   “socialismo” e “comunismo” e “marxismo” nela inexistentes(Lula,oportunista,demagogo e corrupto, comunista?!).Bolsonaro  ainda gritava  pelo neoliberalismo… O que quer dizer , mais neoliberalismo ainda…como solução do caos gerado pelo neoliberalismo…Bruzundangas…

E o que grita e gritava  a “oposição”,  Lula da Silva/PT , PC do B  à frente  , desde antes das últimas eleições ? E quais suas bandeiras ?  Contra o imperialismo , em defesa da economia nacional,pela revisão das privatizações, pela auditoria ou moratória da dívida pública , etc. ?

            Não , nada disso. Por “Lula Free”, com o ator Dany Glover segurando uma tabuleta com esses dizeres ; e “Brasil Feliz de Novo”, com Gleici , Lindbergh e Haddad segurando faixas . Interpretando-se o citado  – domínio do Império do Capital/EUA à frente, a ponto de ter sido  anulada até a essência das oposições no Brasil . Na Inglaterra, tem-se a “fiel oposição de Sua Majestade “; aqui ,a “fiel oposição do Império do Capital/EUA”. Isso durou anos – uma falsa oposição, disfarce , máscaras, demagogia, enganando o povo, até na política externa . Aqui , de um lado e outro – a política neoliberal como solução, e meio , quase todos com ela conformados.

          As “elites”, há tempos, aderiram ao Império, conformadas. Indústria nacional ?Ah … Nacionais nem empresas de serviços…Até agronegócios sob direção/organização multinacional , melhor , transnacional. O país retrocedeu e voltou a ser agrário – “pastoril”. Vitória total  do Império e seus aliados locais , empresariado um dia nacional , oligarquias financeiras, classes médias e  “oposições”  , até as um pouco mais autênticas, enganadas, iludidas ou cooptadas, fisiologicamente – por cargos, empregos, verbas.Lula perito nisso- $$$, ausência de escrúpulos ,cinismo, mentira, apoko secreto do Império : esses seus segredos do sucesso.

              Precisa-se mencionar para onde estamos indo, após comentar acima  a real situação brasileira ? Longe, muito longe, daquela de 1964 e mesmo daquela de 1994 , citada por Vidal, Barbosa Sobrinho e Serpa , general. . Estamos em 2019 . Com Bolsonaro, generais participando de comando americano na América do Sul, armamentos obsoletos  , Brasil contrariando a Constituição Federal, art. 4º e investindo contra a Venezuela, endossando ações políticas contra esse país – e  solidário às ameaças militares americanas ? Sim.

              Consolidação,  ainda maior, do  US/Protetorado Braz$l , informal , rumo à formalidade – com aval quase revolucionário da big mídia,  do “Príncipe Eletrônico” (que substituiria o “Príncipe” de Maquiavel, em nosso tempo , segundo Ianni, por aqui a Rede Globo à frente )   ; isto é , aquele monstro midiático multiforme , redes de mídia , alcance internacional , ao fundo a serviço do Império Americano , no Ocidente ,  com tentáculos que atingem diversos países latinos e europeus – agências internacionais de notícias :  distorcendo-as, criando-as , alterando narrativas, interpretando segundo seus interesses . O povo quase anulado, politicamente,  pelas mentiras, confusão , manipulações ideológicas, demagogia . Estratégias bem feitas de desinformação e contrainformação.(*)

RÁPIDAS//RÁPIDAS//RÁPIDAS//

“EUA- vergonha para seu povo e o mundo “/// “Rede Globo/jornalismo –  vergonha nacional e profissional”/// “Evangélicos crescem; Católicos em Crise- até pedofilia…” ///“Às armas, cidadãos ! Sim ou Não? Bom ou mau para o povão ?”///

 

“Brasil Ridículo derrete e grita bazófias” /// Geração 1960 se vai e assiste derrota política geral, 50 anos depois …”///Irã comemora vitória contra EUA” ///”Bolsonaros apontam o futuro – caos”///”Venezuela resiste ao país mais terrorista e armado do mundo  ”///

 

”Império/EUA se desmoraliza ou vai mesmo à guerra? ”/// “DESARMAMENTO, A FARSA  – FALÁCIAS, MENTIRAS, MORTES : POUCO VALEU ”///
 “VENEZUELA AGREDIDA PELO IMPÉRIO AMERICANO – Que , hoje, afinal, mostra toda  sua verdadeira face – ameaças, terror, morte, traições, crimes: tudo pelo domínio mundial , poder , petróleo, e sobrevivência das suas oligarquias financeiras internacionais”.///

 

Milhões de mortos pelo estado terrorista americano – Hiroshima, Nagazaki, Coréia, China,Vietnan, Indonésia, Chile, Argentina, Uruguai, Rep.Dominicana, Nicaragua,Honduras, Haiti, Iraque, Líbia , Afeganistão e mais dezenas de países…arrotando “democracia” e “direitos humanos” …Cinismo sem limites,  Trump, Mr.Mentira, à frente… ///

 

“ESQUERDAS”/Braz$l ,DESMORALIZADAS E DIVIDIDAS,  SEQUER FAZEM AUTOCRÍTICA OU CRÍTICA , ENTRE SI “// “JORNALISTAS E jornalistas – UM FLÁVIO TAVARES E …outros” , tipo alguns “rede Globo” …///”VERGONHA NA “BIG MÍDIA” NACIONAL – cobertura do “Caso Venezuela”- mentiras, falta de ética, só ouvindo um lado…Democracia? Ah, Ah, Ah… ///

 

”BOLSONARO, O DESPREPARADO , E OS MILITARES”…capitão e generais…estes mais sérios …//”O QUE os EUA  FIZERAM COM O BRASIL ? O QUE TENTAM  FAZER NA VENEZUELA ?”///”OS EUA (IMPÉRIO AMERICANO) PERDERAM, TOTALMENTE ,A  VERGONHA”- covardia e vexames em todo o mundo/// MAIA , DAVID ,BEBIANO, BOLSONARO,  TOFFOLI , CÂMARA, SENADO , JUSTIÇA…- confusão, contradições , mentiras, bruzundangas… –   crise geral sem fim .Consta vai piorar ..
(*)///////////////////(*)

_________________________________________________________________________________

(*) Esta coluna pode ser acrescida a qualquer momento, bem como acrescentada a número (II) , com notícias diversas.(Original não revisado, o que não impede entendimento) .

 

 

 

 

 

 

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *