Brasileiros Dançam, com Bolsonaro, o Tango da Morte
Brasileiros Dançam com Bolsonaro, o Tango da Morte
(Base do texto original para editorial de Caminhando Jornal TV n° 62 )
MAURO M.BURLAMAQUI
1
O “Tango da Morte, triste e nostálgico , era tocado durante fuzilamentos, enforcamentos ou antes de prisioneiros entrarem nas câmaras de gás , em campos de concentração, 2ª Guerra Mundial .Havia comportada orquestra de presos , personalidades do mundo da música . Tocava na ida e volta do trabalho, quando os alemães escolhiam quem seria executado- idosos e mais fracos à frente.
2
O Brasil ultrapassa 210 mil mortos, pelo covid-19 . Só há pouco , depois de mais de 50 países, iniciou , a trancos e barrancos, com brigas e divergências e número insuficiente de vacinas, até para grupos prioritários, um processo de vacinação farsesco envolvido com muita propaganda .
3
Ninguém dança esse tango , por vontade própria, embora pareça, tanto cá , como lá, pois a orquestra não está acorrentada, parece livre, assim indo os condenados ou contaminados para seu fim , por fuzilamento ou câmara de gás ou hospitais sem oxigênio, vacinas ou médicos especializados.
4
Alguns brasileiros parecem dar pouco valor à vida, desconhecendo o uso de máscaras , isolamento , higiene das mãos. A administração federal, que administra mal e não governa, esta tarefa por conta das oligarquias financeiras , via Banco Central e outros , ignorou a gravidade do problema .
5
Por comprovada incompetência, ignorância e omissão, a direção federal brasileira chegou à desmoralização , nacional e internacional , quanto à pandemia e outros temas : um festival de lambanças , mentiras, má-fé, em que autoridades dizem e desdizem-se , ignoram a Ciência, ofendem estrangeiros. Para , logo depois, suplicarem, nos bastidores, pela “vacina chinesa”, que antes desprezavam – e a única com que , hoje, usam e podem contar . Isto , além de aceitarem cilindros de oxigênio vindos da Venezuela, esta xingada sempre pelos administradores brasileiros incompetentes . Os dirigentes daqueles países, ao contrário dos ridículos brasileiros, a darem lições de compreensão, diplomacia e fraternidade.
6
Manaus , valas comuns para enterrar vítimas, é símbolo desse talvez genocídio em curso , a maioria dos mortos – idosos . Loucura, desrespeito à dignidade humana ou projeto destrutivo em curso ? Alguns imaginariam que isso aliviaria o SUS e o INSS ? Tudo possível quando se trata de elites que sempre traíram seu povo , aliadas a estrangeiros, que as financiaram e pagaram e promoveram torturas e provocações para justificá-las, tanto em 1935 como no regime terrorista pós-64 .Ofereceram dinheiro e caminhonetes para ajudarem torturadores , estupradores e criminosos , depois protegendo-os via mídia . E, recorde-se – para isso ainda encomendaram , receberam e pagaram famosos mestres americanos de torturas , caso de Dan Mitrione.
7
Lamentável o envolvimento de militares, sem projeto político nacional próprio , envolvidos nesse tango mortal. O Brasil num estado de exceção, informal, no sentido de Agamben , em que as instituições interpretam as leis e a Constituição, conforme interesses de preponderantes frações políticas de direita .Pior – militares , inclusive da ativa, participando da administração, dando-lhe aval e deixando a impressão de estarem sendo usados como propaganda , posando de verdadeiros guarda-costas da atual administração . Que nada governa , completa despreparada e sem projeto nacional , fora o de estrangeiros , tomados de forma oportunista, via Carvalho, Bannon, Streitbart, EUA, Império Americano. (Uma extrema direita , falsa cristã , até execrada nos próprios EUA , pelo , eleito presidente , democrata liberal Biden ).
8
O aparente chefe da estranha administração daqui , com raízes evidente estrangeiras , até agora sem auferir o menor benefício por seu servilismo a Trump/EUA. Isto depois de envolver-se e incentivar tentativa de golpe, em que buscava maiores poderes , com milícias ridículas e dirigidas por ex-prostituta ; e facilitar a posse de armas, não para o povo , com dificuldades até para comer, mas para eleitores milicianos, policiais civis e militares, mais outros atiradores.
9
Além disso , exibe sua posse do aparelho administrativo , ostensivamente, chamando atenção para os “guarda-costas” militares e policiais que o apoiam , beneficiando-os com legislação e salários especiais . Enquanto, cinicamente, com sua claque, brande bíblias, retratos de Cristo, gritos por Deus e pelo Brasil . Como se o que fazem e fizeram fossem valores cristãos . Mentiras e cinismo em larga escala, claques organizadas que os repetem e imitam , massas perdidas , infantilizadas , acostumadas a acreditarem no que não vêem , na base da “fé”.
10
Em outras palavras, no não comprovável, invisível, conduzidas por ricos atores , auto-intitulados “pastores” ,com base na emoção , esperança , muitos crentes com boas fé e intenções . De volta, estes recebendo milhares mentiras e distorção dos valores religiosos e cristãos. A ponto de fingir-se curar milhares de infelizes , de câncer e graves doenças, na frente das câmeras- curandeirismo e “estelionato religioso”, em nome de Deus e Cristo . Falsos e teatrais milagres bem além dos atribuídos a Jesus de Nazaré . O que atesta a situação a que chegou a doente e subserviente sociedade brasileira.
11
Povo ignorante, a maioria sem nível médio completo, analfabeta funcional , incapaz de entender temas ou textos complexos. E cheia de “fé”, no invisível, naquilo não comprovado , e não só em Cristo e Deus . Sim, em pastores inescrupulosos , manipulando redes sociais , fake news , programas de tv . O dinheiro como centro e perspectiva de sucesso, contas bancárias exibidas, pedidos de recursos financeiros em nome de Deus .
12
Ora, no capitalismo, para a maioria , o êxito financeiro é impossível. Mas, se o povo tem tanta fé no não comprovável, das religiões aos pastores , envolvendo a doação de seus parcos recursos, por que não acreditaria em outros mitos, símbolos , líderes políticos, por mais ignorantes e limitados e ridículos que sejam ?
13
A rapidez das informações, sua multiplicação , confusão , desinformação , mentiras continuadas, fake news , legitimadas por autoridades de alto nível, tudo isto facilita a manipulação até de bem intencionados . Abrindo caminho para transformá-los em falsos, mentirosos , mal-intencionados. Muitos, sem entender direito o que se passa , dançam, com Bolsonaro , o tango da morte, desconhecendo seu papel e limites . Humildes, intimidados, confusos, deslumbrados com demonstrações de força e valentia farsescas , medrosos , quietos, obedientes – medo, insegurança, ignorância, falta de perspectiva, tudo os faz objetivo fácil para manipulação pela extrema direita , sede nos EUA, que os escolheu “a dedo” como alvo preferencial.
14
Os líderes ocultos desse processo em curso , o Império do Capital, EUA à frente, milhões de mortes desde Hiroshima e Nagasaki, com bombas atômicas, para melhor garanti-lo, manobram por trás dos aparentes absurdos . Algumas frações do Império ainda preferem manter o chamado “soft-power” , poder suave , falso mas perigoso, tipo Obama , que matou milhares de pessoas , via drones , como lembra Moniz Bandeira, além de massacrar o povo líbio , enquanto fazia mesuras e sorria.
15
Por aqui, as direções de extrema-direita no poder , fortalecem milícias, manobram quanto a reformas , intervém no meio militar, indicam aliados para cargos importantes , enganam , intimidam e preparam-se não para a guerra, mas para massacres. Isto porque não há quaisquer adversários armados ou, sequer , com disposição guerreira . Assim, terão que inventar um inimigo, provocar antes via “infiltrados” e agentes secretos , como fizeram no passado . A “destruição” é pregação da extrema direita , imaginando depois construir, das ruínas, obras maravilhosas. Este ponto comum entre todas as correntes extremistas à direita , de Bannon , Breitbart e outros a Olavo de Carvalho.
16
Sabem as frações de extrema-direita , e acreditam mesmo nisto , que não mais há argumentos racionais , lógicos, capazes de sustentarem as ações e instituições do Império do Capital , sendo sua desmoralização questão de tempo . Assim, seria preciso, e rápido, virar o jogo político – daí valeria tudo, de mentiras a xingamentos, guerra, manipulações religiosas . Então, todos os discordantes, para eles, viram, simploriamente, “comunistas”, recriando-se o fantasma invisível e inexistente do “comunismo” , sem que o povo sequer saiba o significado disso. De fato , trata-se de industrialização independente , proteção de economias nacionais, concorrência , soberania, independência. Que tornam-se “comunismo” para os radicais defensores do grande capital , interessados em preservá-lo a qualquer preço.
17
Ora, se tal projeto radical de direita , aparente desfocado (mas que tem lógica interna ), difícil poderá ser executado via leis, argumentos, razão – como o seria ? Só pela violência, ameaça, palavrões – ou até mortes. Essas já 212 mil mortes , aparente apenas por casual pandemia, mas , ao fundo , por também incompetência, omissão, discursos negacionistas, desprezo pela Ciência , prevenção equivocada , parecem apenas pequena amostra do que pode ocorrer adiante , a manter-se o atual rumo econômico e político .
18
Além da pandemia, quase escondidas, são organizadas ou fortalecidas milícias, pelotões da morte, montadas por direita destrutiva armada ou relacionada com elas . Com todas as condições para guerrearem , nem se fale contra um povo religioso, intimidado e desarmado .
Pretenderiam agir sob a administração no poder , sua protetora antiga , incompetente e falsamente cristã . Talvez pensariam e poderiam atuar numa medida e em questões que as forças militares tradicionais prefeririam evitar . Tal ocorreu em outros países.
19
Não há oposições organizadas , povo consciente ou de caráter forte , hoje, no Brasil , capaz de resistirem ao esquema direitista , hoje no poder . As tais instituições democráticas tem-se mostrado disfuncionais, fazendo concessões de cá para lá , conforme interesses e jogos de força – estado de exceção informal. Fáceis de serem pressionadas e até chantageadas , face a indicações do Executivo e processos quanto a procedimentos de membros do Judiciário , nunca total esclarecidos . Tanto que depois de vários atentados à Constituição, por parte do Executivo, com mostras de autoritarismo ululante, todos os acusados permanecem impunes . Vigem os velhos “Autoritarismo e Impunidade”, enfatizados por Paulo Napoleão , há décadas , bem vivos durante toda nossa história.
20
O presidente, seguro de si e desrespeitoso , chega a chamar o povo de seu país de “maricas”- sem receber, de volta, firmes reações . As “oposições”, fracas , desarmadas, a maioria até com medo de armas. Basta lembrar que aprovaram a devolução , ao Estado , de armas novas , a lei estabelecendo serem trituradas por forças militares . Isto é, aprovou-se, legalmente, no Brasil, a “queima de dinheiro” do povo, pois faltavam armas para forças policiais legais . O que é revelativo, mostrando faceta doentia de nossas elites, que mostra-as perto da insanidade.
21
Benjamin Teitelbaum, autor de “Guerra pela Eternidade”, lembra que a “destruição é a agenda do tradicionalismo , a ideologia por trás tanto de um Bolsonaro como Trump” : fundamentos religiosos, destruição além da fascista , cataclisma , líderes espirituais anti-materialistas.
22
Não há , em nossos dias , como vencerem tais idéias, com argumentos . Mesmo havendo por trás o grande capital imperialista decadente, o Império do Capital a incentivar e buscar saídas , testando-as em “laboratórios”, inclusive no Brasil. Funciona , em sua principal matriz , não uma democracia , mas plutocracia, sob direção de oligarcas financeiros .Não há como esconder isso . Mentiras , marketing , violência, guerras mesmo , podem ganhar tempo, mas o resultado final tenderá sempre a ser negativo . Seria preciso violência , destruição , mortes , gritos, berros , xingamentos, golpes, corrupção , para inverter tal, o que vem sendo feito há tempos. Mas, não dá para continuar-se, eternamente, nesse rumo, obrando para o Império do Capital “vencer”com seus argumentos e ainda pagando-se o preço da destruição do país, processo em curso, estando sendo rompido.
23
O que fazer os que pretendem democracia, vida e não morte, saúde física e mental, igualdade , não exploração ? O oposto que o administrador incompetente daqui faz, em outro sentido – informar-se , contatar , organizar-se e agir dia a dia no sentido de futuro de democracia, liberdade , igualdade , paz e não guerra.
Nada no sentido daquelas propostas , que envolvem destruição e cadáveres , 212 mil mortes, via pandemia reforçada em que seria evitável , ao menos , metade dessas mortes , além do que ocorreu em Manaus.
24
Mas, para forças do Mal, da Destruição, do Diabo, este para os religiosos, tudo descrito quanto a mortes e sofrimentos, é pouco . Basta ver que, com guerras e golpes militares, sempre com o apoio dos EUA, muitos mais morreram, pelo mundo – caso da Indonésia, 1965, por exemplo , com um milhão e meio de mortos , acusados de “comunistas”.
25
O caminho do país , a curto e médio prazos , indica o fim do estado brasileiro, o fim de quaisquer resquícios de sua independência e soberania, e mais massacres populares, bem além dos atuais , face a uma política e economia desigualitárias e superexploradoras , que provocará , cedo ou tarde, com ou sem condição , reação popular . Nessa trilha, os “militares”estão assumindo o maior equívoco de sua história , maior mesmo que o desastre de 1964, até hoje sem qualquer autocrítica formal , quando eles alinharam-se com elites empresariais servis, subordinadas a potências estrangeiras. Se tal repercute, fortemente, ainda em nossos dias , responsável , em essência , pela atual tragédia brasileira , agora eles fazem pior – avançam contra interesses populares , assumem projeto político estrangeiro de extrema direita, derrotada até nos EUA , tarefa de sucesso impossível e que , de fato, não é a sua. A guerra pode ser entendida como evential extensão da política, não o contrário . Pretender impor política e ordem , e ordem pública , com base em projeto estrangeiro e fratricida, e pela violência – é absurdo . Assumem os militares, nesse rumo, a situação de suicidas , quanto à sua própria instituição e o país – levando uma ao afundamento e o país à maior destruição de sua História.
26
A dança mortal com Bolsonaro, deve-se à ignorância, medo , ingenuidade , incapacidade de previsão , erros passados . De qualquer modo , a dança continua ,ininterrupta , alguns assistindo , todos envolvidos , trocando provocações , mentiras, ofensas, pontapés , xingamentos, ameaças de morte .
A orquestra a tocar, dia a dia , hora a hora, aquela música animada, triste, fúnebre . Ao fundo, repete-se
Um som triste do tango no ar , enquanto desaparecem avós, pais, irmãos , primos , amigos . A morte tomando conta , enquanto, na surdina, são organizados pelotões de fuzilamento . O povo quase acostumado com o caos , desgraça e mortes . Qual gado , move-se , ignorando avisos , brincando ou escondendo-se , a morrer logo ou dançar – obediente , intimidado , conformado. Ao fundo , ininterrupto, o triste e quase irresistível tango da morte.(*)
_________________________________________________________________
(*) Original não revisado , o que não impede entendimento.
LEIA A ÍNTEGRA DESTE EDITORIAL EM CAMINHANDOJORNAL.COM
Comentários