Brasileiros Dançam, com Bolsonaro, o Tango da Morte

jan 24, 2021 by

Brasileiros Dançam, com Bolsonaro, o Tango da Morte

Brasileiros Dançam com Bolsonaro, o Tango da Morte

(Base do texto original para editorial de Caminhando Jornal TV n° 62 )

 

                                                 MAURO M.BURLAMAQUI

  1                                                        

O “Tango da Morte,  triste e nostálgico ,  era tocado durante fuzilamentos, enforcamentos ou antes  de prisioneiros entrarem nas câmaras de gás , em campos de concentração,  2ª Guerra Mundial .Havia comportada orquestra de presos ,  personalidades do mundo da música . Tocava na ida e volta do trabalho, quando os alemães escolhiam quem seria executado- idosos e mais fracos à  frente.

 2

O Brasil ultrapassa 210 mil mortos,  pelo covid-19  . Só há pouco , depois de mais de 50 países, iniciou , a trancos e barrancos, com brigas e divergências  e número insuficiente de  vacinas, até para grupos prioritários, um processo de vacinação farsesco envolvido com muita propaganda  .

3

 Ninguém dança esse tango , por vontade própria, embora pareça,  tanto cá ,  como lá, pois a orquestra não está acorrentada, parece  livre, assim indo os condenados ou contaminados para seu fim ,  por  fuzilamento ou  câmara de gás ou hospitais  sem oxigênio, vacinas ou médicos especializados.

4

Alguns brasileiros parecem dar pouco valor à vida, desconhecendo o uso de máscaras , isolamento ,  higiene das  mãos. A administração federal, que administra mal e não governa, esta tarefa por conta das oligarquias financeiras , via Banco Central e outros , ignorou a gravidade do problema .

5

  Por comprovada incompetência, ignorância e omissão,  a direção federal brasileira chegou à desmoralização , nacional e internacional , quanto à pandemia e outros temas : um festival de lambanças , mentiras, má-fé, em que autoridades dizem e desdizem-se , ignoram a Ciência, ofendem estrangeiros. Para , logo  depois, suplicarem, nos bastidores, pela  “vacina chinesa”,  que antes desprezavam – e a única com que , hoje,  usam e podem contar . Isto , além de aceitarem cilindros de oxigênio vindos da Venezuela, esta xingada sempre pelos administradores brasileiros  incompetentes . Os dirigentes daqueles países, ao contrário dos ridículos brasileiros,  a darem lições de compreensão, diplomacia e fraternidade.

6

Manaus ,  valas comuns para enterrar vítimas,  é  símbolo desse talvez   genocídio em curso , a maioria  dos mortos – idosos . Loucura,  desrespeito à dignidade humana ou projeto destrutivo em curso ? Alguns imaginariam que isso aliviaria o SUS e o INSS ? Tudo possível quando se trata de elites que sempre traíram seu povo , aliadas a estrangeiros, que as financiaram e  pagaram  e promoveram  torturas e provocações  para justificá-las, tanto em 1935 como  no regime terrorista pós-64 .Ofereceram dinheiro e caminhonetes para ajudarem torturadores , estupradores e criminosos ,  depois protegendo-os via mídia . E,  recorde-se – para isso ainda encomendaram , receberam  e pagaram famosos  mestres americanos de torturas , caso de  Dan Mitrione.

7

Lamentável o envolvimento de militares, sem projeto político nacional próprio , envolvidos nesse  tango mortal. O Brasil num estado de exceção, informal, no sentido de Agamben , em que as instituições interpretam  as leis e a Constituição,  conforme interesses de preponderantes frações políticas  de direita .Pior –  militares , inclusive da ativa, participando  da administração, dando-lhe aval e deixando a impressão de estarem sendo usados como propaganda , posando de verdadeiros  guarda-costas da atual  administração . Que nada governa ,  completa despreparada e sem projeto nacional , fora o de estrangeiros , tomados de forma oportunista, via Carvalho, Bannon, Streitbart, EUA, Império Americano. (Uma extrema direita , falsa cristã ,  até execrada nos próprios EUA , pelo , eleito presidente , democrata liberal Biden ).

8

O aparente  chefe da estranha administração daqui ,  com raízes evidente estrangeiras , até agora sem auferir o menor benefício por seu servilismo a Trump/EUA. Isto depois de envolver-se e incentivar tentativa de golpe,  em que buscava maiores poderes , com milícias ridículas e dirigidas por ex-prostituta ; e facilitar a posse de armas,  não para o povo , com dificuldades até para comer,  mas para eleitores milicianos, policiais civis e militares, mais outros atiradores.

9

 Além disso ,  exibe sua  posse do aparelho administrativo , ostensivamente, chamando atenção para os   “guarda-costas” militares e policiais  que o apoiam , beneficiando-os com legislação e salários especiais . Enquanto,  cinicamente, com sua claque,  brande bíblias, retratos de Cristo, gritos por Deus e pelo Brasil  . Como se o que fazem e  fizeram fossem valores cristãos . Mentiras e cinismo em larga escala, claques organizadas que os  repetem e imitam , massas perdidas , infantilizadas , acostumadas a acreditarem  no que não vêem , na base da “fé”.

10

Em outras palavras, no não comprovável, invisível, conduzidas por ricos atores , auto-intitulados “pastores”  ,com base na emoção , esperança , muitos crentes com boas fé e intenções . De volta, estes recebendo milhares mentiras e distorção  dos valores religiosos e  cristãos. A ponto de fingir-se curar milhares de infelizes , de câncer e graves doenças, na frente das câmeras- curandeirismo e “estelionato religioso”, em  nome de Deus e Cristo . Falsos e teatrais milagres bem além dos atribuídos a Jesus de Nazaré . O que atesta a situação a que chegou a doente e subserviente sociedade brasileira.

11

Povo ignorante, a maioria sem nível médio completo, analfabeta funcional , incapaz de entender temas ou textos complexos. E cheia de “fé”, no invisível, naquilo não comprovado , e não só em Cristo e Deus . Sim, em pastores inescrupulosos ,  manipulando redes sociais ,  fake news , programas de tv . O dinheiro como centro e perspectiva de sucesso, contas bancárias exibidas, pedidos de recursos financeiros em nome de Deus .

12

 Ora, no capitalismo, para a maioria , o êxito financeiro é impossível. Mas, se o povo tem tanta fé no não comprovável, das religiões aos pastores , envolvendo a doação de seus parcos recursos,  por que não acreditaria em outros  mitos, símbolos , líderes políticos, por mais ignorantes e limitados e ridículos  que sejam ?

13

A rapidez das informações, sua multiplicação ,  confusão ,  desinformação ,  mentiras continuadas, fake news ,  legitimadas por autoridades de alto nível,  tudo isto facilita a manipulação até de bem intencionados . Abrindo caminho para transformá-los em falsos, mentirosos , mal-intencionados. Muitos, sem entender direito o que se passa , dançam,   com Bolsonaro  ,   o tango da morte, desconhecendo seu papel e limites . Humildes, intimidados, confusos, deslumbrados com  demonstrações  de força e valentia farsescas , medrosos , quietos, obedientes –  medo,  insegurança, ignorância,  falta de perspectiva, tudo os faz objetivo fácil para  manipulação pela extrema direita , sede nos EUA, que os escolheu “a dedo” como alvo preferencial.

14

Os  líderes ocultos desse processo em curso , o Império do Capital,  EUA à frente, milhões de mortes desde Hiroshima e Nagasaki, com bombas atômicas, para  melhor garanti-lo, manobram por trás dos aparentes absurdos  . Algumas  frações do Império ainda preferem  manter o chamado “soft-power” , poder suave , falso mas perigoso, tipo  Obama , que matou milhares de pessoas ,  via drones , como lembra Moniz Bandeira, além de massacrar o povo líbio , enquanto fazia  mesuras e sorria.

15

Por aqui,  as  direções de extrema-direita no poder ,  fortalecem milícias,  manobram quanto a reformas , intervém no meio militar, indicam aliados  para cargos importantes ,  enganam , intimidam e preparam-se não para a guerra, mas  para massacres. Isto  porque não há quaisquer adversários armados ou, sequer , com disposição guerreira . Assim, terão que inventar um inimigo, provocar antes via “infiltrados” e agentes secretos , como  fizeram no passado . A “destruição” é  pregação  da extrema direita , imaginando depois construir, das ruínas, obras maravilhosas.  Este ponto comum entre todas as correntes extremistas à direita , de Bannon , Breitbart e outros a Olavo de Carvalho.

16

Sabem as frações  de  extrema-direita , e acreditam mesmo nisto ,  que não mais há argumentos racionais , lógicos, capazes  de  sustentarem as ações e instituições do Império do Capital , sendo sua desmoralização questão de tempo . Assim, seria preciso, e  rápido,  virar o jogo político – daí valeria  tudo, de mentiras a xingamentos, guerra, manipulações  religiosas .  Então,  todos os discordantes, para eles,  viram, simploriamente,  “comunistas”, recriando-se  o  fantasma invisível e inexistente do “comunismo” , sem que o povo sequer saiba o significado disso. De fato , trata-se de industrialização independente , proteção de economias nacionais, concorrência , soberania, independência. Que tornam-se “comunismo” para os radicais defensores do grande capital , interessados em preservá-lo a qualquer preço.

17

Ora, se tal projeto radical de direita ,  aparente desfocado  (mas que tem lógica interna ), difícil  poderá ser executado via leis, argumentos, razão – como o seria ? Só pela  violência, ameaça, palavrões – ou até mortes. Essas já 212 mil mortes , aparente apenas por casual  pandemia, mas , ao fundo , por também incompetência, omissão, discursos negacionistas, desprezo pela Ciência ,  prevenção equivocada , parecem apenas pequena  amostra do que pode ocorrer adiante , a manter-se o atual rumo econômico e político .

18

 Além da pandemia, quase escondidas, são organizadas ou fortalecidas   milícias,  pelotões da morte, montadas por direita destrutiva  armada ou relacionada com elas . Com todas as condições para guerrearem , nem se fale contra um povo religioso, intimidado  e desarmado .

 Pretenderiam agir sob  a administração no poder , sua protetora antiga ,  incompetente e falsamente cristã . Talvez pensariam e poderiam atuar  numa medida e em questões que as forças militares tradicionais prefeririam evitar . Tal ocorreu em outros países.

19

Não há oposições organizadas , povo consciente ou  de caráter forte , hoje, no Brasil , capaz de resistirem ao esquema direitista , hoje no poder . As tais instituições democráticas tem-se mostrado disfuncionais, fazendo concessões de cá para lá , conforme interesses e jogos de força – estado de exceção informal. Fáceis de serem pressionadas e até chantageadas , face a indicações do Executivo e processos quanto a procedimentos de membros do Judiciário , nunca total esclarecidos .  Tanto que  depois de vários  atentados à Constituição,  por parte do Executivo, com mostras de autoritarismo ululante, todos os acusados  permanecem  impunes . Vigem  os velhos “Autoritarismo e Impunidade”, enfatizados por Paulo Napoleão , há décadas , bem vivos durante  toda nossa história.

20

O presidente, seguro de si e desrespeitoso ,  chega a chamar o  povo de seu país de  “maricas”-  sem receber,  de volta,  firmes reações . As “oposições”,  fracas , desarmadas, a maioria até com medo de armas. Basta lembrar  que aprovaram  a devolução , ao Estado ,  de armas novas , a lei estabelecendo serem trituradas por  forças militares .  Isto é, aprovou-se, legalmente, no Brasil, a “queima de dinheiro” do povo, pois  faltavam armas para forças policiais legais . O que  é revelativo, mostrando  faceta doentia  de nossas elites, que mostra-as  perto da insanidade.

21

Benjamin Teitelbaum, autor de “Guerra pela Eternidade”, lembra que a “destruição é a agenda do tradicionalismo , a ideologia por trás tanto de um Bolsonaro como Trump” : fundamentos religiosos, destruição além da  fascista , cataclisma , líderes espirituais anti-materialistas.

22

Não há , em nossos  dias  , como vencerem tais idéias, com argumentos . Mesmo havendo por trás  o grande capital imperialista decadente, o Império do Capital a incentivar   e  buscar  saídas , testando-as em “laboratórios”, inclusive no Brasil. Funciona , em sua principal matriz , não uma democracia , mas plutocracia, sob direção de oligarcas financeiros .Não há como esconder isso .  Mentiras , marketing , violência, guerras mesmo ,  podem ganhar tempo,  mas o resultado final  tenderá sempre a ser  negativo . Seria preciso violência , destruição , mortes , gritos, berros , xingamentos, golpes, corrupção , para inverter tal, o que vem sendo feito há tempos. Mas, não dá para continuar-se, eternamente, nesse rumo, obrando  para o Império do Capital “vencer”com seus argumentos e  ainda pagando-se o preço da destruição do país, processo em  curso, estando sendo rompido.

23

O que fazer os que pretendem democracia, vida e não morte, saúde física e mental, igualdade ,  não exploração ? O oposto que o administrador incompetente daqui faz, em outro sentido  – informar-se , contatar , organizar-se e agir dia a dia no sentido de futuro  de democracia, liberdade , igualdade , paz e não guerra.

Nada no sentido daquelas propostas , que envolvem  destruição e  cadáveres , 212 mil mortes, via pandemia reforçada em que seria evitável ,  ao menos , metade dessas mortes ,  além do que ocorreu em Manaus.

24

Mas, para forças do Mal, da Destruição, do Diabo, este para os religiosos, tudo  descrito quanto a mortes e sofrimentos,  é   pouco . Basta ver que,  com guerras e golpes militares,  sempre com o apoio dos  EUA, muitos mais morreram, pelo mundo –  caso da Indonésia, 1965, por exemplo ,  com um milhão e meio de mortos , acusados de “comunistas”.

25

O caminho do país  , a curto e médio prazos ,  indica o fim do estado brasileiro, o fim de quaisquer resquícios de sua independência e soberania,  e   mais massacres populares, bem além dos  atuais , face a uma  política e economia desigualitárias e superexploradoras , que provocará  , cedo ou tarde, com ou sem condição ,  reação popular . Nessa trilha, os “militares”estão assumindo o  maior equívoco de sua história ,   maior mesmo que o desastre de  1964, até hoje  sem qualquer autocrítica formal  ,  quando eles  alinharam-se  com elites empresariais servis,  subordinadas  a potências estrangeiras. Se tal repercute,  fortemente, ainda  em nossos dias , responsável , em essência , pela atual tragédia brasileira , agora eles fazem pior – avançam contra  interesses populares , assumem projeto político estrangeiro de extrema direita,  derrotada  até nos EUA , tarefa de sucesso  impossível e que , de fato, não é a sua. A  guerra pode ser entendida como evential  extensão da política, não  o contrário . Pretender impor política e ordem , e ordem pública , com base em projeto estrangeiro e fratricida, e pela violência  – é  absurdo . Assumem os militares, nesse rumo,  a situação de suicidas , quanto à sua própria instituição e o país –  levando uma ao afundamento e o país  à maior destruição de sua História.

 26

  A dança mortal com  Bolsonaro, deve-se à  ignorância, medo , ingenuidade , incapacidade de previsão , erros passados . De qualquer modo , a  dança continua  ,ininterrupta , alguns  assistindo ,  todos envolvidos , trocando provocações , mentiras,  ofensas, pontapés , xingamentos, ameaças de morte  .

 A orquestra a tocar, dia  a dia , hora a hora, aquela música animada, triste, fúnebre . Ao fundo, repete-se

Um som  triste do tango no  ar , enquanto desaparecem avós, pais, irmãos , primos , amigos . A morte tomando conta , enquanto, na surdina, são organizados  pelotões de fuzilamento . O povo  quase acostumado  com o caos ,   desgraça e mortes  . Qual gado ,  move-se , ignorando avisos , brincando  ou escondendo-se , a morrer logo ou dançar – obediente , intimidado , conformado. Ao fundo , ininterrupto, o triste e quase irresistível tango da morte.(*)

_________________________________________________________________

(*) Original não revisado , o que não impede entendimento.

 

 

LEIA A ÍNTEGRA DESTE EDITORIAL EM CAMINHANDOJORNAL.COM

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *