caminhandojornal.com – o Jornal que você lê

nov 18, 2017 by

caminhandojornal.com – o Jornal que você lê

caminhandojornal.com – o Jornal que você lê,ouve e vê

*EDITORIAL – DEZEMBRO/ 2014*
******************************
*[ Procure /Ouça a Rádio caminhandojornal.com Clicando no Lado Esquerdo do Site e Controlando o Som Pelo Seu Pc. I Pads , Celulares ,Etc.Devem Clicar no Lugar Apropriado.É Uma Experiência em Curso , Testando-se os Recursos da Internet . Tente ; Se Puder , Dê Um Retorno Pelo E.Mail Que Consta Neste Site . Obrigado]*

 [ SUSPENSA ! – NOSSA TRANSMISSÃO, CRÍTICA AO IMPÉRIO, VINHA TENDO PROBLEMAS NAS ANTENAS DE TRANSMISSÃO , NO EXTERIOR, SENDO ALEGADAS TEMPESTADES, CHUVAS, etc.  NÃO VIMOS SENTIDO NA CONTINUIDADE, NESSAS CONDIÇÕES ].
**********************
Atenção/Rádio – por uma série de razões , entre elas a crise geral no RJ , e dificuldades de comunicação, eis que este site como toda a comunicação brasileira passa pelos EUA , e depois de alguns problemas, resolvemos manter fora do ar a rádio. Os artigos são anteriores a essa decisão. Todavia, as posições e parte do conteúdo dela podem ser vistos e entendidos pelos vídeos selecionados e exibidos . ***************************************************************************************
RÁDIO CAMINHANDO
ALÔ , AMIGOS , DE caminhandojornal.com

ALÔ, ALÔ, ALGUM AMIGO QUE ESTEJA TESTANDO OU OUVINDO .
COMO EXPLICAMOS, EM VÁRIOS PROGRAMAS, RESOLVEMOS TESTAR A POSSIBILIDADE DE UMA RÁDIO, PELA INTERNET. TESTAR PREÇO E CONDIÇÕES. PARA NÓS PRÓPRIOS E ALGUM INTERESSADO.
DEPOIS DE ALGUNS TESTES, CERCA DE CINCO PROGRAMAS TESTE , sem intercâmbio com os ouvintes , podemos chegar a algumas conclusões.
A Internet é algo fantástico, realmente. Há; sim , possibilidade de um programa , e ainda acompanhado de vídeos,(não testamos isso) , por baixo custo, – havendo condições técnicas , com equipamento modesto. Poucos computadores, alguns programas, recursos, ao menos um técnico de certo nível. Há empresas que dão suporte.
Portanto, com cinco programas-teste, consideramos a experiência um êxito. Aqueles interessados, aconselhamos que tentem. Fascinante, há viabilidade, muito maior que fazer programas numa rádio tradicional , com aqueles custos e problemas conhecidos.(e dependência financeira e técnica total ) .
E quanto a caminhndojornal.com
Temos uma ordem de prioridade. A principal é buscar uma análise séria e fidedigna da realidade brasileira . Tal implica em muitas leituras, estudos, arquivos, pesquisas . Em especial sobre as últimas décadas. Porque , por razões políticas , os brasileiros foram vítimas de falsificações históricas, distorções, desinformação, contra-informação. Portanto, a prioridade é a análise.
A segunda, embora com limitações, é deixar tais análises disponíveis. Daí o blog-site caminhando jornalpontocom . Ao mesmo tempo que divulgar todo tipo de trabalho, em especial desconhecido do grande público , que consideremos importante no campo cultural – literatura em geral, poesia, conto , comentários, charges.
Por fim, utilizar os novos métodos de divulgação – rádio, vídeos,etc. Mas, isso não adianta se não houver algo novo a ser contado. Não interessa repetir e dizer por dizer. O objetivo é dar passos adiante no entendimento.
Portanto, pretendemos utilizar , logo adiante, A RáDIO E VÍDEOS DIVERSOS , a partir do momento que organizemos melhor uma equipe. Tal implica em mais tempo, recursos, gente , articulação. O primeiro passo será deixar programas quinzenas ou mensais, de 30 minutos, em aberto , no site, – para quem o desejar. A maior parte do conteúdo, em especial político, o contido no site – mais música, clássica em especial , para facilitar leituras simultâneas , comentários, poesia, conto, etc.
Este , pois, o próximo passo – acreditamos que em julho,/agosto.
Agradecemos aos interessados, informamos que acreditamos que há viabilidade – podem tentar tal caminho, promissor e inteligente – e , ainda , que , breve, a partir de julho,/agosto pensamos divulgar programas iniciais, nos moldes citados, de cerca de 30 , trinta minutos.
Algumas informações, no site, coluna lateral, com o nome Caminhando, editorial.
Obrigado, enquanto isso permanecerão os antigos programas . Caso alguém desejar trocar alguma informação pode fazê-lo pelo site,/blog. Em cerca de 30 dias, programas de 30 minutos. Cumprida essa primeira etapa , mais interna, de estudo e pesquisa, será tratada a questão da divulgação e comunicação. De qualquer modo, para quem o desejar , os estudos feitos estão no blog,/site, à disposição.

ATÉ BREVE, CAMINHANDOJORNAL.COM
(EM DEZEMBRO, FIM DO ANO, TEMAS
RESUMIDOS, CHARGES ESCOLHIDAS )
“Sem rabo preso” (V)
CLIMA – MEDIOCRIDADE, CORRUPÇÃO , REPRESSÃO
Mais um ano difícil, triste para o povo brasileiro – final de 2014 . Um terrível ano para o Brasil – após as manifestações de junho 13 , em que foram levantados temas como uma Copa do Mundo sem condições, com gastos sem cabimento, além de superfaturamentos em estádios e obras , péssima educação, transportes públicos torturadores, Justiça lenta e incompetente, escândalos diversos , corrupção nos serviços públicos . E o que vimos por parte de Lula e Dilma ? Ao invés da garantia de um clima democrático, uma repressão disfarçada, fingindo-se de “democrática” , desencadeada por esses dirigentes (ao fundo, embora ancorados em polícias estaduais , havendo um comando central ), contra os que foram às ruas , forçando a desmobilização (invasão de casas, intimações diversas contra dezenas deles , ameaças, espancamentos ) .E, na verdade , eles foram às ruas , ordeiramente, em que pese provocações policiais e a continuada e deliberada desmobilização popular feita pela administração Lula/Dilma.
***********************************
A polícia investigou manifestantes , mas não investigou a fundo os mascarados que começaram a depredar bancos e outros lugares . Tudo indica que , entre eles, havia provocadores, armados de pistolas, infiltrados, como viu-se no desmascaramento de alguns ( policiais, até fotografados ). Diversos manifestantes foram presos e estão na prisão até hoje . Muitos respondendo a processos. Jovens que começavam a interessarem-se pela vida social e política. Dois deles acusados do homicídio de um cinegrafista . Entretanto, o filho de Eike Batista , o bilionário amigo de Lula e Dilma , por sinal desmoralizado por inúmeras acusações, que atropelou e matou um pedestre, está solto . Há até foragidos – políticos – caso da conhecida jovem “Sininho”, que teria sido uma da líderes manifestações.Os responsáveis pela repressão , ao fundo a administração federal, esmeraram-se em identificar líderes , invadirem suas casas, inventarem acusações (até revólveres velhos , dos pais, com registro , encontrados ao fundo de um armário, mas com o tempo legal de registro ultrapassado ,foram apresentados como provas da violência dos manifestantes ). A Justiça funciona conforme interesses políticos (confira neste site – Estado de Exceção ,informal, não declarado, permanente, que não é ditadura, é mais sutil e complexo ). Alguns manifestantes estão presos, outros foragidos – até hoje.

VERGONHA- NO FUTEBOL, NAS RUAS, NO MUNDO

Seguiu-se a Copa do Mundo, ridícula em todos os sentidos, um prejuízo de 25 bilhões para os brasileiros . Uma derrota de 7 a 1 , para a Alemanha, que atestou todo o descalabro existente na seleção brasileira – e no país. Um falso ufanismo, em que ,na véspera ,Parreira e outros dirigentes asseguravam a vitória . No dia do jogo, covardia, insegurança, a presidente escondendo-se no palanque, xingada aos berros. O Rio de Janeiro transformado num caos, em especial Copacabana , suja , imunda, cheiro de urina pelas ruas – a maioria dela oriunda de “turistas” , pobres , dormindo nas ruas, praias, sambódromo . O restaurante mais procurado foi o da Central do Brasil , a (1)um real a refeição. Desmoralização local e mundial.
Mas, aí não parou o descalabro da desadministração (só há esse termo ) Lula/Dilma – descobriu-se que , além de legislação especial, a dupla , mais Cabral e Paes , concedeu isenção de impostos e taxas , quanto aos negócios por aqui, à FIFA – questionado, o presidente, Blatter(recheado de acusações de corrupção) , declarou que não fora a FIFA quem pedira tal, mas aquilo tinha-lhe sido oferecido por Lula e Dilma, o que não ocorreu em outros lugares.(Enquanto isso , sequer terminado o escândalo do “mensalão”(2005), a Polícia Federal não conseguia intimar Lula da Silva para depoimento , eis que não o encontrava. Anos e anos depois, ainda investigando-se acusações diretas de Marcos Valério – teria financiado despesas pessoais de Lula da Silva, dado cheques a ele e assessores , feito reuniões no Planalto, etc.).

ELEIÇÕES – APELAÇÕES E COISAS ESTRANHAS

Seguiu-se uma eleição(2014) recheada de escândalos, distribuição de tratores, uso da máquina administrativa para promover a candidata Dilma (correndo o Brasil, a fazer inaugurações ) , ofensas , difamações e calúnias contra Marina Silva e Aécio Neves (tipo “covarde”, porque chorou uma vez ; “vendida a banqueiros”, porque apoiada por uma das herdeiras do Itaú; iria “cortar as bolsas-família” ; quanto a Aécio, idem, além de “playboyzinho” covarde, porque falava alto com mulheres ,”usuário de cocaína e maconha”, e assim por diante .
Depois, estranhíssimas e rápidas mudanças de votos , nas apurações , para cima e para baixo, caindo um , subindo outro candidato , acabando por “vencer” Dilma , com uma “apuração secreta ” feita pelo TSE(trinta técnicos isolados, acompanhados até para irem ao banheiro , segundo o presidente Tofolli, amigo de José Dirceu (preso) , do TSE, que virou ministro do STF. As tais urnas eletrônicas, como centro da origem do poder, sem votos impressos, consideradas superadas e só existindo num lugar do mundo – Brasil .
Sabe-se lá exatamente quem ganhou as eleições , sejam as de presidente , governadores ou deputados federais e até estaduais. Tudo indica uma “conspiração ” , um “acordão “entre elites, que envolve a “governabilidade” dessa bagunça chamada Brasil e os interesses de todas as frações do bloco neoliberal mundial dominante (praticamente todos os concorrentes nessas eleições presidenciais, com alguma condição de vitória.

PETROBRÁS

Para completar , a liquidação da maior empresa brasileira, com provas que houve desfalques, propina, corrupção, atingindo bilhões de reais – desviados para bolsos particulares (milhões de dólares – só um dos que assinaram a “delação premiada” ficou de devolver , de sua parte: mais de cem milhões de dólares – Paulo Costa) . (Cf. neste site artigos a respeito). Os prejuízos da Petrobrás (que já não era brasileira, o Brasil possuía apenas cerca de 34 por cento das ações )alcançam 500 bilhões de reais – desvalorização das ações na bolsa, aumento de sua dívida, mais desvios realizados. A empresa está sendo processada em várias partes do mundo. A irresponsabilidade era- e é – total .
Quem foram os responsáveis ? Lula, Dilma, Gabrielle(ex-presidente) , Graça Forster (idem – a empresa tinha negócios até com seu marido ), diretoria, Conselho de Administração . Todos sabiam de tudo (“Estado de São Paulo”, que conferiu datas , entre outros ). Crimes diversos, irresponsabilidade – Dilma e Lula e os outros soltos e bem dispostos, comemorando o final do ano. Aconteceu o previsto neste site – desesperados, queriam vencerem as eleições para usarem a máquina estatal em seu benefício – e impedirem que as investigações os alcançassem , utilizando exatamente esse poder estatal.
O Procurador Geral Janot mostrou sua posição (os outros, o presidente do TSE , e o do STF, etc. já eram conhecidos – todos indicados pela dupla Lula/Dilma ).Janot foi pego, em flagrante , não desmentido (confira revista Isto é, citada neste site ) – tentava , em reuniões , negociar a “delação premiada” de vários acusados – teriam-na aceita , pelo MP, mas manteriam fora do caso Lula e Dilma . Fato denunciado por alguns advogados (revista citada ) , engrossou a voz – “iria apurar até o fim” , etc. .Esperto, mas não claro -não desmentiu ou “bateu boca “com as testemunhas .
Mas, agora, Janot só vai acusar políticos (e , claro, deverá ignorar Lula e Dilma, os principais responsáveis ) em fevereiro .Quer dizer, vai dar tempo para acordos, acertos de histórias, testemunhas, etc. Enquanto isso, a Petrobrás é processada no exterior pelo prejuízo causado a diversos acionistas e, também , no Brasil . E o PIB brasileiro é uma vergonha, a grande mídia protegendo os senhores Lula e Dilma , o país aos “trancos e barrancos”, a educação , a cultura , os transportes , os presídios .Uma vergonha nacional e mundial. Um país ridículo. Desmoralizado. Mas, os votantes em Lula/Dilma, politicamente deseducados , felizes. “Dane-se tudo, país, roubos, falcatruas. Queremos só , e já, bolsas, tratores, fogões, celulares , tudo bem financiado. Não importa o preço futuro. Mesmo que seja o fim da soberania do país.
caminhandojornal.com
É nesse clima, nesse país, que estamos vivendo . Confira , se desejar os artigos( como “Povo brasileiro, povo traumatizado e manipulado ?” )em que essa situação é estudada em detalhes. Não adianta perder-se o controle, ou apenas fazer-se a crítica – a maior parte de nosso povo é analfabeto ou analfabeto funcional, já há analfabetos funcionais com terceiro grau, pelo baixo nível das faculdades. A internet está dominada pela grande mídia – que, de um lado, desmoraliza-a (acusando de faltar nível a ela , não ter ” filtro” , colocar absurdos,etc.) ; de outro , invadiu-a e domina-a .Os cidadãos normais , as pequenas empresas , os interessados, sem serem prepostos de interesses maiores, não tem vez.
Nessa situação , produzimos nosso site/blog, com dificuldade . Os brasileiros estão sob comando do bloco neoliberal mundial. Lula/Dilma pertencem a uma esperta fração dele, que finge-se de “esquerda”(o que vale-lhes a eleição, no segundo turno, o que prevíamos, confira , se desejar , neste site ) , mas é de”extrema direita” (no site , a justificativa – apoio a bancos, capital financeiro internacional , BNDES financiando multinacionais estrangeiras, com o que nem Maluf concorda , uso da repressão contra o povo, corrupção que desmobiliza movimentos populares , uso de polícias para perseguições de adversários ,etc. ) . Lula/Dilma e cia , a corrente deles que prevalece no PT, aliada ao estranhíssimo PC do B(desde o massacre da Lapa, 1976 , confira Gorender, Pedro Pomar, etc., neste site) – “direita braba” .
O Brasil, tudo indica, há décadas é vítima de um projeto estrangeiro que usa assistência social (bolsas, projetos da ONU,OMC e outras instituições ) , máscaras, a máquina estatal , num populismo neoliberal inovador. Que liquidou a indústria nacional e um país que poderia ter-se industrializado e sido soberano e independente .(Cf. Petras, “Brasil – o grande salto para trás “) . Uma traição nacional , que envolveu partidos, grande mídia, multinacionais, capital financeiro internacional , líderes políticos, urnas eletrônicas fraudadas, militares, serviços secretos – monumental manipulação que dura cerca de 60 anos , iniciada na morte de Getúlio ( e que sofreu derrota momentânea, com essa morte ) , mas afirmada desde o golpe bem sucedido de 1964 , que foi muito mais que isso – uma contra-revolução anti-nacional e anti-democrática – cujo resultado está à nossa frente.
Tema complexo, sutil, sem dúvida uma “teoria da conspiração”(que é exatamente o que fazem os anti-democráticos donos do poder , sempre e em toda parte , desde antes do Império Romano , há centenas de anos – Cf. Bobbio , “O futuro do Estado”, por exemplo) . Como discutir isso com uma grande mídia oligopólica, que domina 99 por cento da opinião pública, e que não tem interesse nesse “tipo de conversa “?

DIFICULDADES

Como chegar a um público analfabeto funcional , e analfabeto total, que fica exultante com a compra de televisões modernas, em 15 prestações, sem querer saber como ou por que ou o preço real ? Por exemplo, que esse foi o preço da transformação de seu antigo país numa simples província, mercado consumidor de produtos industrializados e produtor de matérias primas, parte de cuidadoso plano ? Ou que ele foi transformado em consumidor porquestra as multinacionais precisavam de mercado maior, por aqui? Ou que isso aconteceu em várias partes do mundo, promoção do bloco neoliberal mundial, multinacionais e capital financeiro, e nào de Lula/Dilma ? Como chegar a esse público que considera que quem “deu isso”, benesses , foram os bonzinhos lulistas-petistas , isto é , Dilma e Lula? Roubos, escândalos ? “Ah, e vocês acham que Aécio e Marina não roubariam igual “? Difícil lidar com tudo isso. O povo vai ignorar a política é só pensar na economia(a sua, pessoal) .(Cf. Marcuse, ” O homem unidimensional”).
Tudo isso numa “democracia” que não o é, estado de exceção (confira seu complexo conceito em Agamben , ou neste site ) mascarado – dirigido por elite cínica , que mente , engana, simula, no que a política tem de pior (Julien Freund ,”O que é política “?) , vinte e quatro horas ao dia . Sustentada por uma grande mídia financiada pelas maiores empresas multinacionais do mundo e pelo capital financeiro internacional . Que chega ao povo analfabeto ou analfabeto funcional via grandes cadeias de tv , desinformação , edições que distorcem fatos, contra-informação , meios seculares de manipulação política, hoje altamente sofisticados – a ideologia que querem “vender “.( Cf. As persistentes denúncias de Noam Chomsky, nesse sentido ) .
O site caminhandojornal.com busca enfoque na política brasileira, interligada à internacional ,e tomando outros ângulos – psicologia social, direito, teoria do estado , sociologia, etc.Tom acadêmico acaba por ser apreendido apenas por poucos -sabemos disso – e pode terminar ainda em discussões estéreis. Pressa , em sermos entendidos por grande número de pessoas ? Como, nessas circunstâncias, acima expostas, quando há domínio do bloco neoliberal mundial, que manipula tanto os “no poder” como as oposições ? Conferir Hélio Jaguaribe , que previu isso, há uma década , assim como Octávio Ianni . O projeto aplicado ao Brasil , em especial desde o golpe de 1964 , foi para ser irreversível – e tal poderá acontecer . Estaria consolidada uma situação ,por volta já de 2000, talvez sem possibilidade de ruptura. É o que achavam Ianni e outros. O destino dos brasileiros estaria ligado , pois, atualmente, mais ao de outros povos do mundo e a mudanças globais. (Embora, como denuncia Chomsky, esse tipo de tese seja do interesse das elites dominantes – estimular o conformismo, a indiferença, a “adesão por consentimento”) . O problema que existiria , mais a curto e médio prazos, nessa hipótese , seria o da sobrevivência desse povo, brasileiros , em adiantado processo de transculturação , anotado por Ianni, há anos .
Até a luta ideológica por valores como uma nação independente, soberana , democrática , socialista ou outros , – estaria sendo perdida, nas circunstâncias acima. As idéias expressam-se , popularmente, não por sutis raciocínios, como alguns , ou muitos, deste site, compreendidos por poucos ( o que ,ainda assim , tenta-se evitar – o academicismo dos artigos “científicos”, ficando-se num meio termo) . Mas, como expressar , em poucas linhas, matérias complexas ? O povo entende melhor símbolos, quando entende-os . E os interessados na mais completa aniquilação do que resta de Brasil independente e soberano são competentes , nesse sentido – e tem com eles a grande mídia, grandes jornalistas, especialistas nisso , muito bem pagos – e recursos. Utilizam símbolos, objetos, imagens, charges , caricaturas, estátuas, fotografias, filmes, desenhos.
Talvez mudanças efetivas, no Brasil, só num processo de longo prazo – parece consolidada uma situação , o que é extremamente triste , para quem lembrar um outro Brasil , de anos atrás – mais simples, ingênuo, mas dos brasileiros , na maior parte. Não é o que ocorre hoje , onde cada vez mais os brasileiros ou mudam de caráter, hábitos,idéias , personalidade (assumem a transculturação ) ou vão vivenciar uma terra estranha , que não é mais deles , e padecer de um Estado que não só não é deles (embora desadministrado por prepostos , aliados a interesses estrangeiros ) – como é contra eles. Por que esse Estado respeitaria os nacionais se, ao fundo , já não está mais, realmente, a serviço deles , nem é comandado por eles ? Se , há décadas , havia governos paralelos no Brasil (cf. Dreifuss, “1964 – a conquista do estado ” ), desde ao menos o governo Jãnio Quadros , hoje parece que tal é desnecessário – o que era antes paralelo e lateral tomou o centro, a essência do poder local. (A ação do BNDES , financiando multinacionais, é elucidativa).
E em meio disso , naturalmente, uma imensa dificuldade para apreender a realidade brasileira, política e econômica , escondida por biombos, falsas informações e estatísticas, distorções propagandísticas . Realidade nem mesmo bem estudada , em teses de mestrado ou doutorado – que não interessam-se , fora exceções, por esses temas .As pesquisas servem a instituições , há direções rígidas e , sobre elas – os interesses do “Estado “.
Então , persistir num trabalho despretensioso , tentando apreender a “realidade”, o “ser brasileiro” , no que é possível, via poesia, romance, conto , comentários, análises. Manter o controle pessoal , numa sociedade doentia, psicologicamente, tentando não adoecer, como a maioria , neurotizar-se , ou algo mais sério, desde que todos correm esse risco numa sociedade exposta ao acima descrito (os brasileiros obrigados a conviverem, todo o tempo, com a mentira, corrupção, desonestidade, ausência de caráter, desrespeito à sua dignidade, em presídios, favelas, nas ruas ,hospitais , repartições públicas, negócios e , boa parte deles, conscientes disso ) . Mais ainda com a difusão deliberada do “medo” , técnica de manipulação social(Cf.neste site, “Brasileiros, povo…) que provoca um natural “medo ” de tudo, todos e do Estado aterrorizante .
O Estado , disfarçado e mascarado de “estado democrático de direito”, um estado de exceção , é , obviamente, o principal criminoso , corrupto, verdugo do povo , mantendo a ótica dos interesses estrangeiros, escondidos atrás de aliados “nacionais”. Tem que ser estudado, desde que em tudo interfere e a todos prejudica . Se já é patrimonialista , ainda é dirigido por elementos indicados pela corrupta elite política.
Daí , de todo o exposto , nossos projetos no sentido de resumos , neste site (a íntegra dos artigos em outro) , publicação maior da poesia e conto , comentários curtos, símbolos , charges . Para esse povo , fala-se melhor por esse meio , provadamente ( “A formação das almas”, de José M. de Carvalho). Tentaremos isso , de um lado , via artigos mais longos , e com justificativas teóricas, dirigidos a uma minoria .E , de outro, artigos/charges curtas, resumos tentando ir ao encontro da maioria. Tentaremos usar sites diferentes. Essas mudanças requerem tempo e técnicos especializados. O que não é fácil encontrar , no Brasil.
Neste número de final de ano , deixamos no site , apenas, uns poucos artigos políticos, melhor desenvolvidos. Colocamos mais “charges”, poesias, contos. Tentando o caminho descrito. Agradecemos a todos os amigos, colaboradores, eventuais leitores. Acima , tentamos mostrar que temos consciência dos problemas nacionais e dos nossos l particulares. Vamos estudar, analisar , refletir sobre o Brasil , e sobre formas de melhorar esta divulgação – quem sabe, juntos , apareçam novas perspectivas .
Apesar das dificuldades , desejamos a todos um bom final de ano, que possamos avançar em 2015, enfrentar as dificuldades, superá-las. Vivemos clima de derrota, fracasso , perda . E tal é melhor do que a falsa euforia de anos atrás, em que tentavam convencer-nos que o Brasil estava ótimo , triunfante, um país vencedor. Uma mentira evidente, mas aceita por muitos. Alguém lembra de Lula pavoneando-se ao receber prêmios internacionais, chamado de “o cara “, por Obama , desde que representava o triunfo do programa do neoliberalismo , numa nação atrasada ? A verdade , se não é o melhor caminho , é o menos ruim dos caminhos . Pensar . Nesse sentido, os brasileiros avançaram – têm consciência maior dos problemas e da realidade. Foi dado um passo adiante – maior consciência do que somos, “do que é “o Brasil, como são suas “elites” e como age “seu” (?) Estado.

BOAS FESTAS ! Um melhor 2015 !       caminhandojornal
caminhandojornal.com
*pensando e construindo o Brasil *
Sem o rabo preso /dez./2013

O Brasil caminha, para trás , em diversos índices : educação , PIB , endividamento, corrupção .Desorganizado, em todos os níveis, desmandos federais, estaduais, municipais, destacando-se o governador e o prefeito do Rio – Cabral e Paes – pelos absurdos e incompetências – toda a zona boêmia da Lapa envolvida em assaltos,crimes, bocas de fumo ; as praias poluídas , sem condições de utilização (o que inclui Copacabana, Ipanema, Leblon e até Grumari, mais distante) . O atentado contra o povo é maior ainda porque , com o Rio cheio de turistas (embora a cada ano menos ) , eles não são avisados desses problemas. Não há aviso nessas praias , embora o fato tenha sido denunciado , discretamente, pela rádio CBN .O que significa que podem levar doenças diversas, a partir do início do ano, para seus locais de origem. E a dupla do Rio fez pior – 300 banheiros químicos acrescentados em Copa,para o Ano Novo , nas ruas, o que dá a média de 1700 pessoas , por banheiro, calculando-se um público de 2 milhões de pessoas . O que significa uma bagunça e sujeira geral, destruindo mais ainda Copacabana e desmoralizando a festa frente a turistas . Um caos para os moradores de Copacabana e para os visitantes.
Chuvas , trazendo mortes e sofrimentos em diversos lugares, caso do Rio, Espírito Santo, Minas . Assassinatos em toda parte , em especial em presídios( em alta escala, no Maranhão) , ruas, favelas. As cidades sujas e poluídos os rios . Dilma, dia e noite, de blá-blá-blá, fazendo campanha eleitoral sozinha , utilizando , para isso , recursos públicos (fala em qualquer lugar , emissoras públicas e privadas transmitindo ) ; o Congresso Nacional discutindo o implante de cabelos de Renan Calheiros, pago por todos nós (ao menos até agora ) ; as multinacionais mandando e desmandando , com seus péssimos serviços (OI, TIM, NET , Claro e outras ) , sem controle efetivo seja de preços ou serviços . O SERASA e o SPC , seus absurdos (e entendemos ilegais ) leões de chácara à disposição – ou faz-se o que mandam ou nomes irão para lá . Depois, sabe-se lá quando, a Justiça decidirá – e cada um terá trabalho de procurá-la, informar-se, ver advogados. E , se ganhar, deverá ser uma ninharia não compensadora (Uma bela idéia das multinacionais e grandes cadeias de lojas de varejo !) .
A dívida pública cresce , monstruosa , com a inflação , aumento do IPTU, luz, gás , preços dos imóveis – e praticamente sem aumento de salário . Este site tem inúmeras análises a respeito (conferir) e não há prenúncio de auspicioso futuro – a parte da frente do “barco das ilusões” não afunda , é lógico, as “elites” moram em lugares protegidos, têm grandes piscinas, viagens diversas, carros e motoristas , andam de helicóptero com seus cachorrinhos e empregados, como Cabral e Paes, no Rio. A parte de baixo está afundando – os mais pobres, presidiários, favelados, os que dependem de hospitais públicos, transportes populares (trens, ônibus) .
No conjunto, o Brasil subordinado não afunda – porque não interessa a seus mentores (ou donos ?) “matarem as galinhas dos ovos de ouro”- vai andando, aos tropeços , a trancos e barrancos, sem projeto nacional ou futuro para a maior parte do povo. Para ela , controle de natalidade, genocídios legalizados (hospitais, ausência de verbas para a saúde , presídios, favelas ) . Mais ou menos como em Esparta, séculos antes de Cristo. Boa notícia é que até o novo Papa(maltratado no Brasil ) , a essa altura, premido pelos escândalos e decadência da Igreja Católica – esperemos que não só por isso – clama contra o “sistema capitalista excludente “, sua selvageria e exageros , da mesma forma que contra o verdadeiro terrorismo de estado imposto pelo bloco neoliberal dominante a plano mundial, que , nesse momento, arrasa a Síria, após ter liquidado o Iraque, Afganistão e Líbia, em busca de mercados e recursos minerais. No caso brasileiro, não teria sido obrigado a ir tão longe -teve colaboradores do quilate de um FHC , Lula, Dilma. Que conduziram o país a um incrível retrocesso, a ponto de estar voltado para a produção de matérias primas (soja, minerais,etc.) , o processo anterior de industrialização nacional em plena decadência (Cf. Petras, J.; Gonçalves , R. ;e outros, com dados irrefutáveis ) . A nação transformada em “república de multinacionais” e paraíso do capital financeiro internacional, pagando-lhe os maiores juros do mundo.Situação que a maior parte do povo brasileiro ignora, vítima de sofisticado processo de desinformação e contra-informação.
Não são boas notícias – tempos de terrorismo internacional , o pior deles – de Estado. No Brasil, total domínio das multinacionais e da esdrúxula administração petista, o líder acusado , nada mais , nada menos, de ter sido um “dedo-duro”, informante da última ditadura militar . Esquema através do qual teria feito carreira . Tudo isso declarado em bom som, com assinatura, fotos, provas – pelo policial Romeu Tuma Jr., antigo Secretário de Justiça .
Que foi mais longe – em seu livro, recentemente lançado (cf. neste blog) mostra como as polícias têm sido manipuladas contra opositores e cidadãos independentes. Imagine-se os órgãos de fiscalização, delegacias de impostos, etc. Para ele, o Brasil ter-se-ia tornado já um” Estado Policial “.Repercussão na grande mídia ? Quase nenhuma, até agora, três semanas depois, mostrando a verdadeira situação da liberdade de opinião e censura no Brasil – para não lembrarmos o comprovado controle da internet pelos agentes policiais americanos, que inclui até conversas de Dilma, no Planalto, seus e.mails e celulares …
Ainda assim, manter-se o controle, persistir, recomeçar, caminhar sempre, buscando as melhores trilhas. No caso, os poetas, como Drumond,Quintana e outros , apresentam bons caminhos e soluções. Eles sugerem que quem constrói um novo ano , ou novos caminhos, somos nós mesmos. Façamos isso.Caminhandojornal.com continua buscando entender o passado para melhor conhecer o presente e apresentar alternativas para o futuro . Boas Festas para todos os amigos e colaboradores. Obrigado ! Feliz 2014 !
caminhandojornal.com
****************************************************************************************************************
EDITORIAL – SETEMBRO/2013 

“Sem rabo preso(III)”
O Brasil continua seu triste caminho – espionagem americana comprovada
sobre a internet , telefonia , empresas brasileiras tipo Petrobrás ; crise geral
(educação, saúde, segurança pública, estradas , portos, aeroportos ) ; de
magogia, conversa fiada , desculpas.
O povo , desorganizado, descrente dos parti
dos políticos(com razão, frente à traição deles, em especial Lula/Dilma/Dirceu , que
tomaram caminho oposto ao que comprometeu-se o PT , durante anos, aderindo
depois ao programa
neoliberal e administrando a serviço das multinacionais e dos banqueiros
internacionais), manifestando-se do jeito e da forma que pode (e sendo desarticulado,
vítima de provocações, intimidado) . Não se sente ou vê esperança, projeto nacional ,
objetivos claros – um futuro para a nação humilhada. O que se vê , no dia a dia, é uma
administração (Dilma e cia.) confusa, perdida, tentando manter um mínimo de
dignidade, defendendo interesses brasileiros na ONU – mas demonstrando apenas
incompetência , tibieza(critica e, em seguida, volta atrás ) e, ao fundo, subserviência.
Lamentável.
Na indústria e no comércio, retração – medo de investir , cobranças exageradas, exigências descabidas . O pequeno comércio esmagado pelo avanço das multinacionais, até nesse setor. Os pequenos comerciantes, sem noção exata de lucros, condições, contabilidade , pagam com a saúde e seus parcos recursos para manter abertos os estabelecimentos – Subway, MacDonalds , Amazon , Gougle e outras tomam conta do mercado .A corrupção campeia . Não há qualquer reação da administração nacional , já subordinada , nem projeto, nem objetivos. Um salve-se quem puder , do jeito que puder . O estado entrando no meio da crise para arrecadar , aumentar dificuldades, cobrar impostos, exigir, multar – o que ocorre em dose cada vez mais no trânsito, por exemplo -as cidades engarrafadas, o povo levando horas dentro de ônibus e trens desconfortáveis, que enguiçam e não cumprem os horários . Um caos sem perspectivas imediatas , fora o tradicional “pão e circo”. Ou seja, bolsas de alimentação paliativas, vale-cultura e coisas tais , de um lado ; mentiras, marketing , jogadas políticas e televisivas , demagogia . E em meio a tudo isso, corrupção geral, escândalos, achaques, propinas, nas primeiras páginas dos jornais e revistas.
caminhandojornal.com
***************************************************
O “site/blog” Caminhandojornal.com

Em meio a isso , sem solução a curto prazo, persistimos em nosso trabalho , tentando pensar a realidade nacional e incentivar reflexão neste sentido, através do nosso Ieped (Instituto de estudos ) . Assinalamos, em especial para aqueles que escrevem, com sugestões , opiniões, etc. que não temos condições de responder-lhes , neste momento . São muitos os comentários, difíceis de serem selecionados, impossível de serem todos respondidos , com nossa atual estrutura. Pedimos , assim, desculpas a todos os amigos, agradecendo colaborações, que podem ser enviadas via internet. Os comentários devem ser enviados via e.mail(cf . no site) , sem o compromisso de resposta. É a forma mais fácil para nós. Serão lidos e levados em consideração, embora não possamos comprometer-nos a responder , pelas razões expostas.
Outro ponto é a falta de revisão dos textos . Não temos condições de fazer essa revisão , texto por texto, da forma adequada . A alternativa seria reduzir a divulgação , o que não nos pareceu válido – implicaria em muito tempo para publicação de temas, que perderiam a atualidade. Além de tudo, mesmo sem revisão, é possível o entendimento do conteúdo e a compreensão em relação a erros materiais e outros , na maioria óbvios. Há , ainda ,problemas técnicos que dificultam a forma como são colocados os textos – dependemos dos provedores.
Assim, acreditamos ser melhor , mesmo com essas limitações, liberados os textos , fazer sua divulgação, o que provoca, indiretamente,apreensão do conteúdo por quem interessado. Em que pese termos consciência desses problemas – erros materiais e outros ; repetições; inadequações ;etc.- ainda consideramos que é mais produtiva a liberação dos textos , na verdade notas e estudos, do que aguardar-se , talvez anos, para uma liberação ,como livro – revisada, detalhada, alterada , com bibliografia padrão .
Finalmente, há a questão do tamanho dos textos – muitos afirmam que, na internet, só são lidos textos curtos, o que parece ser verdade . Mas, há temas e análises que não comportam textos curtos – assuntos complexos. E há outra questão – textos curtos, de pouco conteúdo, superficiais, há em inúmeros sites . Praticamente, todos seguem tal regra . Então, para que mais um site/blog no mesmo estilo ?
Poder-se-ia argumentar – melhor fazer um ” artigo acadêmico” , seguindo-se as regras oficiais . Mas, nesse caso, novamente teríamos o problema da demora na divulgação e falta de “agilidade” e condições de comentar fatos novos. Daí ser mantida , por todas essas razões, a opção de um meio termo , o mais “inteligente” e útil possível, já antes referido – seleção dos assuntos realmente importantes; ênfase no comentário /análise ; utilizar referências,quando possível, mas sem detalhismos “científicos” (deixando abertos caminhos para maiores pesquisas ) e revisão rápida e básica. No momento, é o viável . Por tudo isso , pedimos paciência com este site/blog em construção – e em mudança e constante tentativa de aperfeiçoamento. Obrigado.
caminhandojornal.com
PS. Tratam-se de diferentes assuntos , neste jornal, mais revista eletrônica. Entretanto, há uma ênfase/especialização no tema “política brasileira” , pela crise vivida pelo Brasil e pela óbvia importância do assunto na vida de cada um de nós.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *