BRASIL – AS INSTITUIÇÕES NÃO FUNCIONAM !

Jun 6, 2017 por

BRASIL –  AS INSTITUIÇÕES  NÃO FUNCIONAM !

AS  INSTITUIÇÕES NÃO FUNCIONAM!

* Braz$l Província – “a trancos e barrancos”( Darcy Ribeiro) :

 POR QUE O ” BRASIL DEU NO QUE DEU” ?

FERIDA A SOBERANIA POPULAR !

REGIME EM FRANGALHOS ! 

POR QUE CONSTITUINTE JÁ ? * 

   *[com acréscimos , em 18/6/2017 ,sobre as posições da ” direita militar”  – ítem 2 e Conclusão ] *

(Redação)

   TSE ATESTA   “ESTADO DE EXCEÇÃO”

 

               A chapa Temer-Dilma , vencedora das eleições presidenciais de 2014 , não foi cassada pelo TSE(10/6/2017) , em julgamento(4×3) , em que pese centenas de provas e testemunhas , numa trama marota e evidente .

            Há anos , este blog vem tentando mostrar que desde até muito antes de Lula da Silva, o estado brasileiro tem funcionado como o que chamamos de estado de exceção informal , implícito e não explícito. Atenção – que não é ditadura , muito menos explícito autoritarismo . Ele se apoia em mecanismos constitucionais, “democráticos”, clássicos, via brechas , lacunas deliberadas deixadas na Constituição pelo regime autoritário, entre outros recursos .(Socorre os interesses dominantes e autoridades quando em dificuldade , ajudando a “governabilidade”  – do ponto de vista delas) .(Cf. abaixo e em artigos anteriores, parte concernente  em artigo “Desaparecidos…”,neste blog ). ( Apoiamo-nos na obra clássica de G. Agamben , de mesmo nome) .  

 

Foi ele que “blindou” Lula da Silva durante longo tempo( arquivando, deixando prescrever, não o denúnciando, não o investigando,etc.) e salvou- o do “mensalão” . Claro que coadjuvado pela big mídia . Age    através de interpretações da Constituição e das leis,  pelo Judiciário, em especial, e via arquivamentos, retardamentos de apreciação de processos pelas diversas esferas do Judiciário, gerando prescrição, etc. Muitas vezes aparecendo também  a participação de autoridades do Ministério Público e até Polícia Federal e  polícias em geral. Uma forma de afirmação do poder, quando necessário,  de acordo com os interesses dominantes e seus prepostos políticos. Acrescentamos sempre ainda que se tratava, no caso do Brasil,  de um “estado fracassado”, modelo genérico de Chomsky( ” Estados Fracassados” ), incapaz de cumprir com mínima eficiência suas funções públicas ou contratadas as mais típicas( por exemplo, segurança pública ou saneamento básico ou forças militares competentes e modernas) .

 

          Isto é , em casos, de interesse “do Estado” ,da “governabilidade” ,  esta mesma sempre levantada por algumas autoridades para justificar duvidosas interpretações da legislação. Ou seja , no caso quando interessa  aqueles que mantém o aparelho estatal ,   desde 1964(“1964- Dreifuss, R.A.”A conquista do Estado ”  ) –  oligarquias locais e aliados estrangeiros, em última análise, não tendo essa situação mudado qualitativamente, ao contrário tendo-se consolidado desde Sarney a FHC, Lula e Dilma – o mesmo regime político e “situação , político-econômica”, sob a égide do que consagrou-se chamar “neoliberalismo” – privatizações, desnacionalizações, ajustes fiscais, superavit primário, e , no caso brasileiro, submissão a programas econômicos estrangeiros, através de seus organismos, tipo OMC  e FMI, assumidos pelo Banco central e demais gestores econômicos .

 

 A crise geral e a corrupção , esta também utilizada para encobrir/disfarçar/facilitar  toda uma situação em que ela,a corrupção , ainda é  usada como meio para amenizar problemas locais  – cuja solução importa  a interesses estrangeiros , sendo resultado deles , estimulada por eles ,e não origem desses  problemas .( Esta reside na superexploração popular  pelo capital internacional, juros escorchantes, desnacionalização a mais violenta, assim como privatizações, além de péssima gestão dos bens públicos e da própria corrupção e corruptos, em especial por Lula e Dilma, que foram eleitos para fazer justamente o oposto disso tudo – cujos resultados são os que conhecemos .

 

A corrupção , evidente,  agrava problemas , quando descarada , de todos  os lados  , tendo a crise explodido  em 2013-14, tornando impossível continuar mantendo-se um falso “segundo grande milagre brasileiro“, através exato do incremento dessa corrupção e marketing inteligente,  sempre usado por Lula e Dilma, em especial. ( Antes já usado por Médici/general terrorista  , década setenta , com êxito, sempre com o toque e uso de agências de propaganda e teóricos estrangeiros dela e seus prepostos.Cf.neste blog  ).

 

CORRUPÇÃO E JUSTIÇA DISFUNCIONAL ATINGEM SOBERANIA POPULAR 

 

           Agora, até em jornais da big mídia, comentaristas independentes atestam :

 

       …   “todos os juízes ali presentes sabiam que a eleição da chapa Dilma-Temer havia sido financiada com recursos de propina …sabiam que os réus que estavam julgando eram culpados. E no entanto decidiram absolvê-los. (…)Que se dane a retórica rococó, pseudo intelectual e de extremo mau gosto desta gente. (…) o que está escrito nesta constituição nem sempre será cumprido, porque boa parte dos juízes das instâncias superiores, que são pagos por nós, brasileiros, para garantir o cumprimento da lei, chegaram à posição em  que se encontram por indicação de criminosos antes de serem leais aos contribuintes , que pagam os seus salários.”

         E o autor ainda menciona que , para isso, excluíram do processo provas lícitas , as provas do crime …e que assim o TSE   revelou …

 

            “…um dos aspectos mais sórdidos da atual situação do país : não podemos contar com a Justiça “. E conclui : “Os brasileiros querem uma Justiça minimamente ciosa do texto constitucional. Uma Justiça que lhes permita acreditar que , para afastar a corrupção sistêmica de nossa política , não será necessário recorrer à violência “.(José Padilha , O Globo , 11-6-2017, p.9).

Palavras fortes, expressando sem dúvida a voz de grande parte do povo brasileiro , e à altura de um boquirroto autoritário como Gilmar Mendes, que, aliado de Temer, alardeando a tal absurda “governabilidade”, deve ter sido o articulador de mais esse absurdo da Justiça(?!) brasileira  , depois daquele ter indicado  , pouco antes, dois novos membros para o TSE . Todo esse espetáculo nos moldes do outro,  dirigido por aquele ministro do STF,  Lewandowsky, indicado por Lula ,  e amigo da família dele , com o auxílio de Renan Calheiros( então presidente do Cingresso) , no impeachment de Dilma, descumprindo ,acintosamente ,a Constituição Federal .

 Uma situação complexa , que os brasileiros começam a entender , cada vez com maiores detalhes e exatidão. Abaixo , mais informações que buscam explicar como chegamos a isso tudo e como se expressam ,sobre tais temas , eminentes pensadores.

                                                                                                                                    (Redação )

 

1- BRAZ$L “A TRANCOS E BARRANCOS”

 

      ” As instituições estão funcionando”- a frase representa um mantra repetido por todos os conservadores e a big mídia , apavorados com a possibilidade de qualquer mudança brusca política que ponha em perigo o regime  e, em especial, o sistema econômico – capitalista , este subordinado, distorcido , desordenado, superexplorador , comandado pelo capital financeiro internacional e  outros interesses estrangeiros .

        “Funcionar”, existirem, ao menos formalmente, elas, instituições , de fato “existem“,  ‘funcionam” –  de quando em vez e muito mal, por vezes só via  propinas, e altas ,  ou através de nomeações e troca de interesses  – tanto aqui como em Gana , no Congo , na África a mais pobre , na Síria, no Iraque e até no Afeganistão, destroçados pelas guerras. Agora, se elas cumprem , minimamente que seja , suas funções precípuas e os objetivos nacionais – esta é outra questão

         A questão é – existem em benefício de quem , com que objetivos – e se estes são minimamente cumpridos , alcançados , desde que constitucionais . As daqui não funcionam em benefício do povo brasileiro, não garantem igualdade, liberdade , fraternidade, nem sequer mínima “democracia”, ou seja , controle do poder pelo povo. Muito menos “justiça social” . A corrupção atingiu as representações populares(eleições) , os partidos políticos ( segundo Kelsen e outros-  o “cerne da democracia” ) e , daí, a própria  soberania popular que se dá , no caso, pelo voto ( C.Federal) .

           Assim , que   “Democracia ” é essa ? Que instituições são essas? 

      TEIA DA CORRUPÇÃO E PODER ESTATAL E FINANCEIRO –

UNIDOS 

       O resultado do “não funcionamento” , citado, que implica também no acima ,  está à nossa volta , fatos notórios .  Ou precisa-se  relembrar  um Presidente pego em flagrante discutindo ilícitos (Temer) ? Ou lembrar ex-presidentes(Lula e Dilma)  com milhões de dólares em contas, em nome de terceiros . Um ainda pego obstruindo a Justiça e a outra  responsável pelos prejuízos de milhões de dólares como Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás  ( Dilma/Lula ,caso não investigado por Janot, que arquivou-o!?) .  

    [Quer dizer, já na situação acima descrita, as famosas instituições   não conseguem auto-corrigir-se. Elas,a quem caberia tal função , entrelaçadas ( constitucionalmente!) entre si  , não a cumprem , também comprometidas umas com as outras ( e as autoridades que as dirigem ,  ou com direta corrupção)  ] .

      Verdadeiro “clube” assaltando  e se locupletando com o poder estatal , exatamente essas  instituições “que funcionam”  , e elas ainda “dormindo” com o poder financeiro privado ( JBS, Odebrecht, OAS , etc.) , numa festa e bacanal financeiro sem limites – todos(as) ricos ,aproveitando-se de bens do povo – e vendendo ,a cada dia,  o país , destruindo-o. Imagine-se gente desse tipo negociando a dívida pública com credores internacionais – o que tem ocorrido. 

      VÁRIOS PESOS , VÁRIAS MEDIDAS

         Todos ( quase todos , os menos importantes detidos) acusados ( ou evidentes criminosos? ) soltos , pelas ruas , nenhuma prisão preventiva ou algo assim , eles importantes chefes uns dos outros, pelos cargos ocupados ou recursos da corrupção( Cf.caso de Eduardo Cunha e Lula , milhões de dólares no  exterior )    , a destruírem as provas já existentes , cometendo mais ilícitos(?!) , obstrução da Justiça e outros , bem provável, pelas ações anteriores deles .

       Os amigos/autoridades/ por eles nomeadas  devem estar deixando-os soltos, em agradecimento,e também para protegerem-se, desde que também envolvidos ,  e para que melhor possam defender-se – fazer pedidos pessoais, ameaçar , destruir provas , arquivos .

          Isto é coerente com as mentiras, contradições , palavrões e ameaças de Lula e Dilma , e ações de Temer e Aécio, quanto a procuradores , e em geral, à sociedade , os dois ( todos já?) bem unidos : Dilma – (Rindo) : ” Como diz Lula, em campanha eleitoral faz-se o Diabo” . Fizeram, mas agora mentem e negam, para escapar da cadeia .

        Na mais leve das hipóteses , todos eles envolvidos em improbidade administrativa e mentindo e mentindo, de forma descarada . Nenhuma ética . Todos soltos , sendo que o Procurador-Geral tem investido contra o primeiro( Temer)  e sido leniente nos demais casos( ao menos até agora , vamos ver sob  pressão popular  e outras, se houverem)  -pediu até a advogados de delatores que não falassem em Dilma e Lula ( Cf.revista Isto é, e arts., neste blog) e ainda arquivou várias acusações contra Dilma(caso Pasadena)  ,com diversas testemunhas .

       Quem tomará providências sobre “isso tudo”? Será que “as instituições” , que funcionam via autoridades, cidadãos , agirão,  indistintamente, punindo até evidentes autores de ilícitos, altas  autoridades que fingem não ver crimes postos bem à sua frente   ?  Será que elas funcionarão , ao menos por pressão popular?  Ou pela pressão de inimigos importantes? É do interesse da sociedade que funcionem. Mas elas …não funcionam, como veremos .

          TSE É EXEMPLO  , NÃO PUNINDO TEMER/DILMA 

 

       Correu, no TSE , o julgamento da chapa Dilma/Temer, vencedora, em 2014, das eleições presidenciais, acusada de abuso do poder econômico . O relator , ministro Herman Benjamin , concluiu haver vários ilícitos e mostrou provas, votando pela cassação da chapa. Declarou isso e exibiu centenas de provas . Mas, filigranas jurídicas dos advogados de Dilma e Temer, no caso bem unidos , e com o auxílio do Presidente do TSE , Gilmar Mendes( claro aliado de Temer e do PSDB) ,  buscaram   derrubar a verdade  – a” verdade  material” – anulando as provas .

       Mostraram-se ministros e altas autoridades  , sob direção  de Gilmar Mendes( sabidamente com posições políticas) , unidos numa frente anti-procuradores(MPF) e anti-lava-jato(Juiz Moro e outros) , que deve estar incluindo Renan(parte do PMDB),  que mostrou-se aliado a Dilma, já antes , e Gleicy , PT ,Paulo Bernardo,Lula ,PSDB,Aécio, etc.( todos no mesmo barco do crime e da corrupção – acusados ) .

      Isto além de dois novos membros do TSE ,indicados há pouco tempo(?!) por Temer(e que votaram por ele/Dilma, sem sequer declararem-se suspeitos) ,  com ele,Temer , também acusado pela Procuradoria Geral(e ,depois, pego em flagrante , gravado até , cometendo mais  ilícitos )  . Pois bem – ele , (como Dilma) , está solto,lépido e fagueiro, obstruindo a Justiça e cometendo mais ilícitos, com certeza , pelo que já fez antes .

       Esse o TSE – alto tribunal brasileiro, com membros do STJ e do STF , o que é revelativo sobre o funcionamento das instituições  – e de suas  eleições “limpas” . Mais – revelativo da situação da soberania nacional, que seria exercida pelo voto. Pode-se entender o exposto como verdadeira traição nacional, atingindo todo o regime político , o ” estado democrático de direito” .

         O julgamento final exibido  de forma descarada , até via televisão, com poses teatrais e frases elaboradas com cuidado . Braz$l –  membros de altos tribunais de Justiça envolvidos com empresários da JBS e Odebrecht , a big mídia ainda blindando-os , parcialmente . 150 milhões de dólares nas contas de Lula e Dilma .

         Milhões de dólares pagos aos marqueteiros do PT, dinheiro para todo lado ,”provas robustas” – quase todas  anuladas pela maioria de Gilmar Mendes, o Presidente, dando broncas , falando grosso, sendo adulado, sempre com auxílio dos dois votos dos recém-indicados  por Temer. Ministros do STF recheados de acusações ( até de usarem jatos da JBS, empresa-chefe da corrupção ,  para obterem apoio para chegarem  ao STF). 

           Um dos ministros do TSE , há pouco nomeado por Temer , Ademar Gonzaga , foi , e neste processo, advogado de Dilma( lembrou o MP) . Um outro ministro, votante pró-Dilma/Lula/Temer , Napoleão Maia Filho, foi  citado em delação premiada da OAS . ( E , de forma inadequada, ainda ficou gritando ,no julgamento, em defesa própria. Expressou desejo de morte aos que o denunciaram ,com gestos). Tudo vergonhoso e ridículo .

       Declararem-se suspeitos? Nenhum dos há pouco indicados o fez, a exemplo de Tofolli, Gilmar,Lewandowsky ( todos do STF) etc.em situações semelhantes . O relator  , que votou pela cassação da chapa Dilma/Temer – “Recuso o papel de coveiro de ‘prova viva’. Posso até acompanhar o velório,mas recuso carregar o caixão.”

             Uma frase de efeito, pensada e burilada – mas correta . Aí , mais uma mostra do estado de exceção, informal ,implícito, em pleno e descarado funcionamento, ” interpretando ” as normas no modelo de Lewandowsky e Renan,  quando do impeachment de Dilma . Braz$l Província , Estado Frankenstein , em crise geral. ( Adendo /exemplo do estado de exceção desnudando-se ).

   ESTADO  DE EXCEÇÃO – SAIU DA CLANDESTINIDADE ? 

 

       Centenas de casos . Irá  o quão longe , sob direção, mediata , indireta, das oligarquias locais/aliados estrangeiros , esse estado de exceção tentando mascarar-se de estado democrático de direito ? Até quando poses, blindagens( hoje, parciais) da big mídia , apelos à “governabilidade” , “interpretaçōes ” , pedidos  de “vista” , “chicanas judiciárias” , arquivamentos  , anulações – o salvarão da total desmoralização ?  

       Precisaríamos lembrar os presídios , não pagamento de salários dos funcionários do Rio, membros da Orquestra Sinfônica Brasileira há sete meses sem receberem, o caos do Rio de Janeiro,  e  mais dezenas de casos notórios ?

       Poses, atrasos, frases de efeito , transmissões de TV feitas mediante tecnologia de mídia importada estrangeira, de alto nivel , togas, pompas – nada difícil de implementar em cortes ou tribunais  – qualquer ditador de segunda classe, ou monarca , o faz , de forma relativamente fácil .

      As do reinado de Luíz XV, para seu tempo, eram mais interessantes que as brasileiras – há formas e palavras , sem conteúdo, ou que dependem da palavra do ditador, fuhrer , condutor ou membros da oligarquia dominante , ou de seus prepostos , juízes ,ministros acordes ou não  entre si, em certo momento .

      Todos “interpretando” fatos e normas,pedindo “vistas” ,postergando,arquivando – decidindo vidas –  segundo que interesses e valores?

       Assim funcionam os estados de exceção – implícitos ,  informais – e não só aqui. Ou o centro torturador de Guantânamo, ao lado dos EUA ,  não existiu , autorizado ( informalmente)por Bush ,CIA , etc.como comprovado  ?  ( Cf.arts.neste site, com bibliografia) .( Agamben,G.”Estado de Exceção “).

              A  FACE OCULTA DO BRASIL/JUSTIÇA 

 

          Entender a situação brasileira atual implica em compreensão do passado e de  como chegamos ao inusitado presente, para um país antes com tantas riquezas, hoje todas delapidadas  – qual a verdadeira face desse “presente nacional catastrófico” ?                Inclusive , é preciso mostrar  que não existe mais o “velho Brasil”, minimamente soberano e independente , mas um novo Braz$l Província – globalizado para o Império, neocolonizado para alguns , um “Protetorado dos EUA”, para outros, de qualquer modo qualitativamente diferente do “anterior” Brasil. 

               O que explicaria o que parece inexplicável , e tantos absurdos,  que como vemos ocorrem por aqui , Brasil,  com um Estado disfuncional , que mal cumpre suas funções básicas .Seria não voltado para os interesses nacionais, mas contra eles(?!) , desde que dirigido por prepostos de interesses estrangeiros? (Veja-se as concessões do BNDES para multinacionais estrangeiras ,empréstimos subsidiados,etc.) 

              Questão  a ser discutida, bastando observar  que ninguém duvida, ao que parece, ao menos nas ruas ou debates televisivos ,  da “dívida externa” absurda, paga anualmente pelo Braz$l . Dívida que se multiplica (e ninguém se propõe a discuti-la, nem a coloca nas ruas junto com propostas de não pagamento) , e além dela os juros escorchantes,  religiosamente pagos .

      Por quê ? Um país domesticado, quer dizer “globalizado” , desarmado,pacifista , coleira estrangeira no pescoço ? A violência militar contra o povo( por séculos ) , a última, violenta e direta , durante mais de 20 anos , o regime terrorista recente (desde 1964 ) teria parido não um país democrático, mas um Frankenstein .

         Frankenstein, sim, todo  deformado, política e juridicamente , o próprio povo atingido , grande ,mas confuso , atrapalhado . Tipo um big poodle , raça misturada ,vira-lata q, hipócrita, falsamente cordial, covarde , doentio, deformado, abobalhado, rabo entre as pernas , que só tem tamanho ?

           Grandalhão , mas que cede e corre a qualquer voz alta estrangeira ou cede à mínima guloseima ou propina , jogada pelos seus “donos” (capital internacional e multinacionais ) ou até por outros bandidos de colarinho e gravata  ? Não o povo, este muito longe do poder, mas suas “elites” eleitas com propinas, irresponsáveis e incompetentes – além de corruptas.

    ATÉ OPOSIÇÕES CONTROLADAS E “NEOLIBERAIS”?

 

            A dominação estrangeira consolidada ,aqui, chegaria  aos “movimentos sociais”( financiados por empreiteiras, ao fundo, ou por “governos” , prefeituras, também financiados  por roubalheiras ….ou sabe-se lá por quem…) ? Será que até mesmo às ruas, que gritam contra Temer (com razão) , por diretas já( seria melhor), mas não contra o FMI , juros escorchantes ou dívida pública fraudada  

         Por  que…

           ” Não gritam contra a superexploração econômica estrangeira, juros escorchantes, dívida impagável e duvidosa  acertada por corruptos , até à revelia do Congresso  ? Por quê? 

           De fato , verificou-se na delação da JBS que seus dirigentes teriam recebido ordens de Lula para atender o MST (?!)”, de Stedile. Quer dizer, berra-se nas ruas por “diretas já”(correto, e melhor , se viável) , mas não contra os juros extorsivos e as dívidas com estrangeiros, falsamente multiplicadas , como afirmam alguns especialistas ?(Fatorelli, M.L. e outros; consultar/ Auditoria da Dívida Pública ).Isto porque há limites( do Império, via prepostos )  nas palavras de ordem ou até nos protestos de rua ?

           Pode-se berrar nas ruas por inocentes “diretas já” ,mas não contra o pagamento ,por todos , de juros escorchantes dessa pseudo-dívida de todos os brasileiros com credores estrangeiros ? 

           Ora, não tem o “bolso” , o salário de cada um , os  recursos financeiros  , algum peso na sua forma de agir , pessoal e política?

          Engraçado não, estranho mesmo  que quando das lutas pelas “diretas já”, décadas atrás, anos  80 , isso também já acontecia – e estavam nas ruas todos os principais líderes nacionais de então , de Covas a Lula , de Brizolla a Serra. Gritava-se quanto à política; calava-se quanto à economia . Falava-se contra o imperialismo, os juros escorchantes pagos pelo Braz$l , a de lucros das filiais daqui de multinacionais para suas matrizes no exterior? Não. Interessante .E por que seria ?

        Por quê?

Gritava-se dentro do espectro da “distensão ou  transição”,  proposta de Golbery/EUA ?!  ; calava-se sobre a participação do Império no “golpe/regime terrorista” e sobre a continuada exploração , juros  elevados ,a velha e continuada remessa de lucros das multinacionais para o exterior  ,etc . ;

     berrava-se pela anistia “ampla e irrestrita” , distorcida , proposta dos criminosos , que os beneficiava, e que prevaleceu. Tudo “dentro” do projeto de quem ? Do Império, Figueiredo, Geisel, Golbery, serviços secretos …CIA ,etc.

         Os limites estariam já então estabelecidos , pelo Império/ aliados  locais, tão bem sustentados que  chegaram a 2017, 37 anos depois ?! Isto é, às ruas , levadas por líderes(“neoliberais” mascarados?!)  “à esquerda” , pregavam e pregam quase  o mesmo, sem maiores análises – ou seja , palavras de ordem – que datam de quase quarenta anos?!

         E cuja origem era tão inocente que permitidas e incentivadas  pelo próprio Império ? Andamos para trás( décadas)  , também na política, além da economia?( James Petras , cf.neste blog) .Como, com 14 anos de Lula e “esquerda” no poder?

       Andamos ou não para trás? Ué, os brasileiros teriam sido  enganados por um agente “neoliberal” ( do Império) , digamos assim , fingindo-se de esquerda ? Teria ele e o projeto ,em que estava por certo integrado, enganado até os militares brasileiros ( em “geral”, não os dos “serviços secretos”) ? 

       POLÍTICA E “JUSTIÇA”

 

       Parece. Tudo como dantes ou muito pior que dantes. O passado gritando “presente”! Os “desaparecidos” continuam desaparecidos e o STF continua protegendo a anistia de torturadores e assassinos – mesmo contra normas internacionais , Brasil caso único. E agora chega a essa vergonha toda , desnudando a verdadeira face da ” Justiça” local ? 

     Uma estranha não superada falsa conciliação(anistia, diretas , “transição)  , década 80, em que prevaleceram projeto, propostas e execução feitas pelos próprios criminosos(do regime)  – após 20 anos. Havia razões para isso, dentro do projeto deles , é verdade, como veremos adiante .

     Agora , décadas depois, em nome sempre da ” governabilidade” , paz social, conciliação , mais “conciliação espúria” .STF/TSE  (via Gilmar  , Tofolli , Lewandowsky,etc., ) lutando bravamente para dar vitória à dupla Dilma/Temer , absolvendo-os de abuso do poder econômico ,etc.( eleições /2014) .

       A Justiça(?!) , sem saída,  é obrigada a mostrar  sua oculta face – até na big mídia . ( Não esquecer . Dias antes do julgamento, da chapa Dilma/Temer,  na forma  da Lei” , Temer nomeou 2 ministros ) . Entenda tal quem souber ler omissões e entrelinhas – e até explícitas indicações . Quer dizer, consolida-se mais e mais uma situação , mesmo em crise generalizada .

     [ Prestes , década 80 ,  afastado do PCB, foi dos poucos que então protestaram contra esse caminho da “democracia brasileira”  . Assinale-se que proibido de discursar em vários comícios/pró -“diretas já !” (PDT e PT rejeitaram sua candidatura ao Congresso ,diretamente , ou ao  fazerem exigências inaceitáveis para sua filiação .Cf. ” Prestes…” , de Anita Prestes) ].

      A BIG MÍDIA OU O ” PRÍNCIPE ELETRÔNICO” (IANNI)

 

         Sem o entendimento do passado brasileiro , de uma perspectiva ampla , não se darão passos adiante no escondido presente .Por quê ? Ora, questões  de difícil assimilação, que enfrentam toda a pressão contrária de interesses estrangeiros , no sentido de não entendimento do passado  , confusão, intenção de mudar o minimo na política e economia – e bem devagar – e ainda por causa da posição  pró-Império na big mídia , educação, etc.        

       Esta big mídia ,  embora perdida no caos nacional(jornalistas, comentaristas), para o qual deu  contribuição decisiva  , desde muitos anos , insiste em análises( autocensuradas)  que não passam do “rés do chão” . Mas, sem ela ,  ou mídias alternativas em larga escala ( controladas e que podem ser cortadas a qualquer momento -e o serão ,com certeza, pelo Império, se disso necessitar) – não se dará um passo maior adiante. Há na grande mídia analistas mais  independentes , informações que ajudam o entendimento do ocorrido e do que ocorre no Brasil.

          É grande a influência dessa mídia “neoliberal” em milhões de pessoas e nas “classes médias” .   Hoje, se a “ideologia neoliberal” não têm teoria, projeto, argumentos suficientes para convencer , vencer debates , tem-nos para limitar  contra-informar , de acordo com as perspectivas dominantes .

      Fácil simplificar e limitar ,esconder a complexidade de situações ,fatos ,ardis políticos,armadilhas – trata-se da ” indústria da manipulação de consciências “. (Ianni, Cf.”Enigmas da modernidade mundo”e ,neste blog, artigo que exemplifica tal ,  com o caso da Venezuela) .(Que contém pensamentos discordantes também, embora minoritários. Ianni, ib.).

     LUTA IDEOLÓGICA COMPLEXA E SUTIL

 

          Ora, pode-se discordar da posição da “big mídia” , mas ela é inteligível – trata-se , como menciona Ianni , do chamado “Príncipe Eletrônico”, complexo, que expressa valores dominantes – e não só aqui. Há que travar o maior debate ideológico possível, pois, eis que a posição das oligarquias locais , e suas” filiais”  disfarçadas,  como as de Lula, PT e cia , “neoliberalismo” mascarado – são indefensáveis .

      Mas, ainda assim esses podem sempre ganhar debates no grito, com máscaras, distorções , mentiras – trata-se da direita do “neoliberalismo”,( Petras, com razão) ,     a mais perigosa  (cf. análises neste blog). Lula e PT e  PC do B e outros têm sabido explorar isso, evitando enfrentamento com quadros preparados – trazem para perto de si despreparados , pessoas mais simples , e ganham-nas com pregações de sentido  genérico, até corretas , propaganda, uso da psicologia social.

         Se há resistência além daí, uma melhor  argumentação , fogem ao debate, cortam-no, gritam ,xingam .Nos erros (absurdos) cometidos (traição popular) chegam a dizer que não farão autocrítica(?!) para não darem armas aos inimigos .

        A “ESQUERDA” DO IMPÉRIO EXISTE E É PODEROSA  

 

           PT , PC do B . IMPÉRIO –  A mais importante força política para ele, no Brasil é a “direita fingindo de esquerda” , ainda seu trunfo   – usa a estratégia da guerra indireta –  “ideológica e política” ( Estilo Hart, D.H., “Estratégia da Guerra indireta” ).Seus estrategistas são competentes, organizados , alto nível, seus bastidores quase impenetráveis .( A.J. Langguth , “A face do terror ” ; P .Agee ,” Diário da CIA” , entre outros ) .

            Lula/PT – tentarem sobreviver com Lula à frente ,palavras de ordem quase inócuas, xingamentos, não auto-crítica, fuga aos verdadeiros debates ,berros ,etc. – é um meio neofascista desesperado,  que têm os lulistas ,e os comunistas de estimação do Império, todos sob controle dele , para manterem seus núcleos “duros” – o que é recurso esperto, para eles , pois somam-se a esses  depois  os fisiológicos , em volta de cargos, verbas, governos , candidaturas, isto é, um esquema burocrático capitalista  que possui a esquerda neoliberal( inclusive com propinas )  .

         Trata-se , aliás , de um grande esquema já implantado  ( basta  lembrar o governo de Minas Gerais/PT e dezenas ou centenas de prefeituras, fora vereadores e deputados ) . O esquema da “esquerda neoliberal” / Império está solidamente implantado e é estruturado  no Brasil, ,consolidando a província Braz$l , protetorado americano –  e usa palavras de ordem, evidente, inócuas . Que coloquem nas ruas protestos contra o Império, capital estrangeiro, juros fabulosos , remessas de lucros para o exterior , financiamentos de multinacionais pelo BNDES( especialidade de Lula/Dilma , condenada até por Maluf/ROBERTO Campos , o pai do neoliberalismo brasileiro).

       Por aí explica-se porque Lula , entre outros atos falhos  , como tropas brasileiras no Haiti , é considerado de extrema-direita por Petras e outros estudiosos  .Ataca frações neoliberais concorrentes , e de “leve” ( porque busca mesmo é salvar-se da Justiça/lavajato , aliado com elas ) , mas jamais o Império. Atente-se para o linguajar dessa leal  oposição de Sua Majestade Imperial – ataca rivais menores, não o que estå por trás, que também a financia e controla – capirão financeiro e multinacionais .

      Apesar disso, Lula/PT /aliados, (pela incompetência e corrupção exageradas)   não têm mais o apoio total do Império( encoberto , cf.verbas para o PT e PC do B , na “lava-jato”,por exemplo ), para o qual essas posições “neoliberais” disfarçadas, fingindo de esquerda ,  são as mais convenientes .( Hoje , lulustas não têm mais o apoio de todas ou quase todas as frações políticas ” neoliberais” locais) .

       AS “ESQUERDAS”  E AS ESQUERDAS 

 

         De fato, algumas frações políticas neoliberais preferem alternativas outras no centro de gravidade do poder , face à lambança e corrupção exagerada e contradições internas em que enveredou a fração neoliberal petista / falsa comunista. ( Parece ainda … Lula nāo teria corrompido/distribuído cargos/verbas  o suficiente no meio sindical/político/movimentos sociais e permitido oposições outras, autênticas ,  tomarem as ruas .Isto  além do antes referido).

         O “Império”, neste sentido, apenas  contempla seus vários interesses, frações ,  e as controla e a seus “dedos” , digo agentes, conforme conveniências . Poderá até mudar de idéia , adiante, mas deve saber que , outra vez Lula da Silva no poder  estatal, sua ainda que mera administração, via prepostos(Meirelles e outros)  , como antes, poderá  acabar em desmoralização e caos total .Usar duas vezes o mesmo truque político  , no mesmo lugar, pouco tempo decorrido , pode acabar mal.

        Isto vale mesmo tendo-se em vista , do ângulo do Império , o belo trabalho que Lula  fez,  antes , à esquerda, quebrando-a , esfacelando-a durante décadas , ao apresentar e liderar uma aparente alternativa de poder,  falsa de fato, entreguista e corrupta. 

 Todavia , é verdade, muito mais agradável, suave  e menos arriscada que outras à esquerda mesmo – proposta ideal , pois, para aquelas camadas médias não desejosas de sacrifícios ou riscos e para aquelas “elites” apenas pretendendo manter privilégios .

       Aquelas camadas médias , sofridas e massacradas , desde 64 , viram   a proposta lulista/então, socialista ,  como atrativa , quase um sonho ; e as elites sempre felizes , por sua vez, enriquecidas ,lucrando como nunca , apareciam redimindo-se da participação direta anterior até em torturas( Delfim Netto, “direçào da ‘Folha de S.Paulo,etc), apenas redigindo agora cheques – e não por trás de tiros e ” paus-de-arara” .

          [Eleições 2014 . Alguém viu verbas da Oldbrecht ou OAS ou JBS para o PSTU , PCB , “NOVA DEMOCRACIA ” , ETC.? E houve cobiçados cargos para eles  , até o de  Ministro da Defesa, como recebeu o PC do B  ? Mas, houve  verbas e cargos altos para o PT , PC do B ,PSB , etc. – e falamos  do que acabou ficando público, imagine-se o que se passou nos bastidores  .

          O PCB , por exemplo, apresentou  candidatos e NÃO TEVE UM único Deputado federal eleito. POR QUÊ? Casualidade? Um “tipo ” de comunistas tem muitos votos ,outro não? “Isto”, no Brasil, reino das famosas “urnas mágicas” ,  é sequer uma  “Democracia liberal” ? Ou as urnas eletrônicas são atuantes e decisivas ? Pensar ]. 

     AS ” ESQUERDAS ” AINDA DESMORALIZANDO

AS ESQUERDAS ?

 

           Esquerdas ainda as há  – de fato, mas com  análises corretas   , precisas  , estratégias  , táticas , teoria e organização , ou seja, partidos estruturados ? Ou  confusas , transparentes , grupos e frações , algumas corrompidas , infiltradas em boa parte , fisiológicas , perdidas , outras  sem núcleos teóricos de  nível ?

           Será por isso que não têm propostas a apresentar , projetos ,  e isso num vácuo político como o existente , com condições objetivas para pleitear-se mudanças de interesse popular?

         Assim , a grande palavra de ordem, nesse caos , instituições em frangalhos ,economia dominada  ,  é  apenas ” diretas já”?! Ah, e mais  ” Fora  Temer? ” Estas são as palavras de ordem de quem mesmo? Ah – dos neoliberais lulistas? E quanto ao imperialismo, juros escorchantes , venda do patrimônio nacional, roubalheira dessa turma toda( Temer,Lula,Aécio,Dilma,etc.) ,  “farinha  do mesmo saco”?! Todos calam-se ? Qual o objetivo “disso”? O mesmo da big mídia e do Império? Despolitizar, confundir, omitir, limitar ?! 

         Uma situação de fraqueza tal que permite a um “Lula da vida” ( evidente quem ele é, basta ver sua biografia e mais de 30 anos de ação política!) nada menos que  pleitear voltar à presidência , e anunciar ainda que com o apoio das esquerdas e falso programa de esquerda?!

( Nada fez ou cumpriu em décadas, traiu tudo, partido, programas, pessoas,povo eleitor  – e cumpriria agora , logo agora ,  segundo um Stedile /MST e outros ?! ) 

            Quem precisa  autocriticar-se não é  Lula e aliados íntimos  , que o negam, até porque ,pensando bem, foram exitosos em seus reais objetivos – neoliberais e bem escondidos- não é ?  

          Os que foram enganados por ele , sim, embora bem intencionados ,  estes os que devem pensar nisso . Urgente, para não desmoralizarem seus nomes e biografia ,  que ainda merecem o respeito de alguns . Um Frei Betto, por exemplo, fez  isso, assim como Arruda Sampaio, entre outros . Aguarda-se Boff e Buarque .

            O IMPÉRIO AINDA USARÁ LULA ?

 

          Sim, está usando, e poderá usá-lo , mesmo sem ele ser eleito Presidente . É gente dele, presa,comprometida . Esquerdas sofridas , líderes experientes mortos , alguns antigos líderes transformados, pela tortura ,   em “cachorros” informantes  , sem coragem de narrarem  o acontecido com eles (os que o fizeram merecem respeito, caso dos narrados   por Palmar,A. ,”O que fizeram com …” ) outros até analistas de interrogatórios do Império( durante o final  do regime de terror  estatal )   .

           E quadros de diversos partidos  pressionados pelo isolamento pós-crise política,  há décadas , desde os massacres( década 70 ; ardis -da década 80 em diante )  ; a inteligente construção de Lula pelo Império , e a cooptação/corrupção das esquerdas  feita por ele , à esquerda ;  a “queda” da antiga URSS  e ainda as posições difíceis de entender (complexas ,sutis e bem sucedidas ,até agora), de uma  recolhida e poderosa China .

        Além de truques ,ardis , golpes, cooptações feitas pelos   competentes estrategistas do Império – em suma , um quadro político que facilitava  a sobrevivência da direita neoliberal fantasiada de esquerda( com recursos ,facilidades, cargos,verbas , dinheiro)  .        

        Resultado disso tudo – o  que temos em volta -Braz$l , em especial, muito fruto da obra /liderança de Lula/Império por trás ,  e crise /queda da URSS – que nunca foi socialista ,muito menos comunista .(Refletir) .

           Quem salvou , depois de 1964 , esse “capitalismo superexplorador e corruptor  à brasileira” – foi Lula da Silva ; uma afirmação correta do antigo arrecadador de dinheiro para  torturas( na “ditadura” – Delfim Neto, prestigiado pela big mídia ontem e hoje, como se sua palavra valesse). Lula, que Maluf sempre afirmou , com razão, estar à sua direita . (Cf.sobre Delfim – livros diversos e até filmes, caso dos de Gaspari e o caso de Boilesen) .

            O homem elogiado pelo Império , Lula, chamado de ” o cara” , premiado – sem que nenhum de seus adeptos tenha estranhado – ao contrário . Isso enquanto todos os outros líderes de esquerda eram vilipendiados e perseguidos pelo Império( agora Maduro, o da vez , mais os da Síria,Iran,etc.) , de todas as maneiras . O que eles até consideram , historicamente ,  um elogio inadvertido do inimigo a seu trabalho político . Quer dizer, estariam no caminho certo.

        Lula continua ajudando a “salvar”, cinicamente , a continuidade do Braz$l destruído , desde que brasileiros mais politizados ainda sendo cooptados/corrompidos /enganados/confundidos , durante décadas ,e  hoje – ele quer ficar à frente das oposições  . Idealismo tardio  ou por quê? Só para  tentar escapar da prisão? Ah, Lula da Silva elegeu Gleyci “lava-jato” para Presidente do PT e apresenta-se como candidato a Presidente.Pensar – só quer safar-se da cadeia? O que pretende depois do que fez e é bem conhecido ?

      “PAPO FURADO” E SONHOS  , LONGE DA VIDA REAL

 

            Pouco colaboram,  para os interesses do povo brasileiro,  certo tipo de análises hoje “oficiais”, todo dia na mídia, superficiais , que não vão à raiz dos problemas .  O futuro do povo brasileiro  , povo, é que deve estar  cada vez mais em questão, além das origens mediatas da crise geral e do Estado , este  já apoderado por interesses estrangeiros (Cf. R.A.Dreifuss, “1964 – A conquista do Estado “).

        Pouco colaboram análises limitadas,  auto-censuradas,  laterais  , só conjunturais ,   não se discutindo a dominação e papel do Império Americano , por exemplo, crucial, pois é o centro do poder , político e econômico,  por trás do palco, nos bastidores , e sempre poderá intervir aqui – a qualquer momento .( Tal gera medo do povo , vide Indonésia – 1965 – e isto está bem claro. Será por isso que já aparecem muitos manifestantes mascarados ? Ou são provocadores disfarçados? ) .Discutir isso e a dívida pública amedrontadora, os juros mais que escorchantes , a miséria das instituições brasileiras, a vergonha do Legislativo, Executivo e da Justiça Nacional , em especial o STF . Ou apenas “diretas já?!”

        Também pouco adiantam pregações à esquerda,  utópicas, longe da realidade e da vida do povo brasileiro, que mais o assustam que educam( radicalóides, intimidatoras, assustadoras para o povo). São religiosas as grandes massas – além de muito bem organizadas e controladas por suas  burocracias enriquecidas .

          A verdade no Braz$l atual –  com  honrosas exceções , como o Juiz Moro e outros , além de honrados jovens procuradores : o Estado disfuncional , as instituições em frangalhos, a miséria e superexploração do povo , favelas multiplicando-se , bem como  tiros e conflitos  , até em zonas de classe alta, caso  de Ipanema, Rio de Janeiro  por exemplo.

       A big mídia notícia parte dos fatos , e ameniza, teoriza, adocica, acalma , distorce,  apresenta soluções  absurdas , vindas das oligarquias locais  , como já fez no passado – desarmando mais ainda a população ordeira, até o espírito de luta dela , ela daí em diante morrendo desarmada e acovardada feito galinhas desesperadas a correrem  ou acelerarem  os carros-  para lugar nenhum.

        Agora, parte dos parlamentares e  dela propõem-se até a apoiar uma “lei contra abuso de autoridade ” , para punir , evidente, dirigentes da lava-jato e ajudar corruptos por ela atingidos ? Pode ser, o tempo dirá. Outra parte , passada a desmoralização pública do TSE/STF , um dia depois apenas , ela se concentra ,horas a fio, a tratar da morte de uma menininha , num hospital, e em viciados em craque/SP. Rápido, já esquece a vergonhas do TSE/STF  .,Casualidade ou modus operandi permanente ?

2- VAMOS PARA ONDE ? O QUE QUEREMOS ?

 

Resultado de imagem para os tres poderes executivos brasilia

        Eleições diretas, sim, concordamos. Mas, vê-las como solução do que quer que seja,  a essa altura , havendo a questão tempo, maioria parlamentar contrária e com urnas eletrônicas , provavelmente viciadas(?!), além de  apurações eleitorais protegidas por um Temer qualquer  e sob a guarda , direta, em última análise, desse já notório STE/STF , na última eleiçāo dirigido pela conhecida dupla  Tofolli/Lewandowsky ?!

     Ora, este STF/TSE não  é aquele de graçolas,lambanças , confusões entre seus membros ?(Cf. aba esquerda da primeira página) .O que aconteceu mesmo com Joaquim Barbosa( ex-ministro do STF)? Aquele, aquele , que depois de ameaças de morte, por suas posições, nomSTF, pediu aposentadoria para alegria geral dos corruptos, que logo nomearam outro ministro mais conveniente, em seu lugar ? 

    Confiar em “diretas” , com essas urnas , e ministros do STF , escolhidos de modo esdrúxulo, para dizer o mínimo, é um absurdo, que só prorrogará sofrimentos e crises , até agora ainda leves, atenuadas por empréstimos( não anunciados) e  venda e destruição do patrimônio nacional para pagá-los , além de juros únicos no mundo , estes multiplicando-se  como em outros tempos e décadas passadas – o que ajudou a chegarmos a essa confusão que nos cerca.

      Ainda mais com a citada grande mídia onipresente, no meio do circuito dos fatos ,  confundindo, omitindo ,editando , e só bem inteligível ss suas posições depois de indagar-se dela – afinal, quantos, quantas pessoas a controlam ? Quem  comanda a big midia nacional, quer dizer, local ? Importante que todos saibam, conheçam as direções dela, meia-dúzia de ricaços .

   Isto explicaria muito sobre o Brasil, como chegou, na surdina , a Braz$l , a ” mais bela província do mundo”(Darcy Ribeiro) . (Se não isso, por que não consultar velhos livros de  Samuel Wainer e declarações dele e de Chateaubriand , entre outros? Será que parte dessa big mídia não cresceu com “laranjas” e graças ao capital estrangeiro ? ) .

      Porque ela,  essa mídia recebeu , através dos anos , muitas notīcias sobre fraudes nas urnas eletrônicas , por exemplo, e nunca repercutiu-as , na devida medida . Omitiu, amenizou, escondeu . (Cf.denúncias , YouTube , primeira pág.,lateral, sobre apenas uma delas, com indicação de fatos investigados- estado de exceção informal, implícito, em funcionamento) .

          Meia dúzia de pessoas  – e elas serão, mais  recursos financeiros, as principais responsáveis por êxitos ou derrotas de candidatos  , nas próximas eleições, seja com caixa 1, 2 ou até 3 – $$$, pois , afinal, “isso aqui” é capitalismo internacionalizado, “globalizado”  , embora desbragado, alucinado  e fora do controle popular ou estatal ; muito ao contrário, ele controlando o Estado, que deveria ser nacional.

       DIRETAS , SIM…E A DIREITA MILITAR ? 

 

         Não é o mais importante- “diretas”.  E essas eleições “diretas”  , agora , seriam feitas com pouco tempo para preparo , o país confuso , incluindo lideranças até de esquerda , havendo falta de condições ,tempo, estruturas para campanhas políticas, financiamentos legais de campanha eleitoral indefinidos, centenas de processos penais atingindo líderes nacionais,  sem finalização . Aonde pode levar essa confusão ? Refletir.

      Ascensão , por exemplo, de uma direita  militar radical posando à frente de denúncias( corretas) de vendas do patrimônio nacional, entre outras,  e defesa de soberania  e independência (comprometidas ) (também correto) .Isto com relativa autocrítica do velho “regime terrorista”/”ditadura”,  e alguém mais sério à frente , como candidato/2018 (caso de um general) , e não um Bolsonaro ?

      ATENÇÃO – TAL É VIÁVEL FACE  À CONFUSÃO /DESINFORMAÇÃO 

      Direita Militar com algum apoio popular. Viável . A História Mundial  mostra isso, em situações de crise (inclusive psico-social) com alguma semelhança  (época pré-nazi-fascismo) . (Aliás , no Brasil, já haveria essa intenção desde anos , nas ruas, quando Lula e Dilma foram  acusados de ” comunistas” e corruptos e entreguistas(por  favorecerem  Cuba , ditaduras,etc.) ?  “Comunistas” um absurdo, mas tal estava sendo aceito  pelas massas . Corruptos , sim . Quem misturou “comunistas/corruptos” estava nas ruas , eram pequenos grupos com faixas , alguns elementos fortes,agitados ,quase zero mulheres .Quem eram, afinal, por trás deles ? Serviços …com projeto. 

      A DIREITA MILITAR NO JOGO? 

      Pode ser , sim, é uma hipótese, a volta- ascensão da direita militar ; 

[ em especial, se a nacionalista , que sempre existiu ( Cf. Chirio ,M.”A política nos quartéis” ) esmagada no processo de 64 , dentro dos quartéis, por Golbery/serviços secretos/CIA , mas estrebuchando e xingando Golbery de traidor ,agente americano, entreguista , até com prospectos e manifestos clandestinos , mais ainda quando ele empregado em multinacionais(Cf.Chirio,Gaspari e outros)] .

E mais viável desde que as falsas esquerdas (“neoliberais” , PT, PC do B,etc.) não podem pegar “bandeiras nacionalistas” e pela soberania e independência nacional ( esta  perdida ,praticamente, pelo país ) , e o que resta das esquerdas autênticas têm abandonado essas bandeiras

     Atenção – essas são bandeiras tradicionais da direita, nacionalistas, abandonadas atualmente, e das esquerdas tradicionais , em muitas situações  . Num país pseudamente arruinado pelas “esquerdas ” ( lulistas,PC do B ,etc., ainda não bem identificadas como traidoras e falsas esquerdas ) tal pode “pegar” , isto é, ser aceito pelas massas, se contar-se  com a big mídia – o que é possível, não se afirma que provável.

      Está-se lidando, no caso , com a direita militar , com estudiosos de táticas e estratégias ( lembrar – planejaram, embora com estrategistas dos EUA,  a “democracia golberyana atual”, imposta/negociada com civis( Tancredo, Ulisses, FHC , Brizola e até Giocondo Dias ,PCB , este com encontro furtivo com Figueiredo, no Palácio   . Cf.neste blog, investigue , fatos comprovados).( Atenção ainda- os militares , autores nacionais do regime de 1964 , sempre buscaram legitimar-se e manterem-se “legais” , embora não conseguindo .( Cf.artigos neste  blog e pesquisa de Maria José Rezende .cf.).

      [ Aliás , algum projeto assim estaria em curso desde anos , e nas ruas, tendo recuado desde o impeachment de Dilma/Lula e o início da desmoralização deles como “falsas esquerdas”? Mais – na situação desvirtuada do país , já estaria justificada , constitucionalmente , a intervenção militar- pois , Temer ,Lula,Dilma,Aécio, etc. notórios criminosos, segundo o povo, soltos e no poder (Lula e Dilma, de forma indireta,via PT ) , apoiados em fraudes,ilícitos ,estado  de exceção informal ,implícito.

Não caberia esperar qualquer julgamento final deles por uma Justiça demorada , corrompida e /ou desvirtuada , o que provado já está.Portanto, as forças militares já têm, de fato,  a legalidade e muita legitimidade para intervir desde já .Claro, agora sem incentivo do Império, ao contrário (estes as querem omissas) prefeririam mais legitimidade ainda face às lambanças anteriores e crimes(alguns ainda em curso) cometidos “àquela época” , em nome do conjunto delas .( Cf. – muitos militares , alguns milhares , discordaram da violência contra o pivô/opositores  , alguns desde o início – houve mortes,reformas, perseguições ,bárbaras torturas, contra os resistentes )   ] .

       Se o objetivo dessas “diretas já “ seria favorecer Lula (?!) – é , pois, algo sem sentido e até ridículo . Primeiro , com certeza não irá favorecer , pois o candidato ( de fato, claramente culpado de vários ilícitos) será desmoralizado na campanha  e alvejado por adversários ,em definitivo , e ainda perderá as eleições(cf. artigo  neste blog) ; e deverá ser condenado nos processos a que responde – há muitas provas contra ele; logo ,  se trata-se de ganhar tempo(ou perder ?) indaga-se – para quê ?

      Seria para “fazer graça”, isto é, apenas movimentar o povão (lembrando movimento anterior , há décadas, “diretas já” ? ) , fazendo leve oposição neoliberal , por falta de outras palavras de ordem ( de oposição, mas proibidas)  ? Ora , tal é simples ridículo. E então …? Por quê não focar, ao menos , e também, na “dívida externa” e os juros escorchantes pagos pelos brasileiros ?

            Há muito a discutir e ,como vemos, até os “neoliberais” , inclusive os enrustidos, mascarados , fantasiados  de oposição a  Temer ( e quem não é contra Temer ,  a esta altura, no Braz$ l?) . Que saia Temer , substituído conforme a legislação , mas que levante-se desde já a saída menos ruim– CONSTITUINTE . Que comece-se a discutir,  desde já , junto com ela, toda a estrutura jurídico-politico nacional, herdada, provadamente, do regime terrorista hediondo, como se verá abaixo . E a situaçào econômica verdadeira do país.

         Por quê ? Porque vivemos uma catástrofe política, toda a legislação atual ,anterior e  a partir dessa Constituição de 1988 está viciada pela mão pesada da “ditadura” , que queria deixar sua herança , explícita ou implícita, seja com um Lula ou Dirceu ou uma Constituinte corrompida e uma Constituição autoritária. Nesta , nada foi colocado ou houve de casual. Não se venderam leis e normas  constitucionais  apenas desde Lula, pois tal procedimento veio de bem antes . 

         Assim como a anistia que protegeu-  e protege ainda- torturadores e “desaparecidos” forçados(com o auxílio das interpretações do STF), que continuam “desaparecidos” , 50 anos depois ;  e  , ainda por cima , também  protege , de tabela , corrupção e autoritarismos diversos, além de criminosos políticos conhecidos –  todos  à solta.

   [Acréscimos ,nesta parte , em 18/06/2017 , sobre a direita militar.Idem na conclusão.Cf. ]

         PASSADO NO PRESENTE – GOLBERY/EUA/AMERICANOS

 

          Graças a um passado de conciliações espúrias, dominação e pressões  do Império , oligarquias locais traidoras como seus líderes políticos , não há qualquer condição de emendas ou remendos eficazes no  Estado Frankenstein , a serviço de interesses estrangeiros , hoje existente .

         Muito menos aplicando uma política neoliberal sempre à direita – o que após o regime terrorista levou-nos aos diversos presidentes “neoliberais”, incluindo os traidores de seus próprios  partidos e compromissos populares  , caso de Lula e Dilma, e outros , que levaram o país mais rápido  ainda à situação atual, em meio a propinss,farsas,propaganda ,demagogia .

         O Braz$l já é uma província, dependente, subalterna ,  situa-se na base da pirâmide capitalista  , embora a propaganda de Temer e outros, integrada aos interesses do Império do Capital – onde pequenas reformas à direita , numa estrutura político-jurídica subalterna , pouco adiantarão . Ou simples “investimentos estrangeiros” , ao preço da perda do  pequeno resto de soberania nacional e independência  . 

      Só a  abertura de ampla discussão sobre “desaparecidos”  ,e os temas citados , mesmo 50 anos depois ,entre outras, poderão permitir passos adiante. Pequenas emendas apenas consolidarão a Província e aumentarão o sofrimento cotidiano do já doentio povo brasileiro .

      E poderão levar  a uma situação que terminará ,talvez  , em revolta popular esporádica ,parcial, generalizada, e sem condições políticas de êxito , miséria social e intervenção militar vitoriosa , pela fraqueza atual do campo  popular e inconsciência política do meio militar( manipulada há décadas) , que não percebeu como vem sendo destruída a nação , pelo Império, há décadas .

 [  Os setores militares que o perceberam ou intuíram , décadas sessenta/oitenta , foram esmagados pelo trator de Golbery/CIA/ militares americanófilos , incluindo os lacerdistas ( já revoltados , denunciando a desnacionalização ) ( Cf. Maud Chirio, “A política nos quartéis” ; Sodré, N.W., ” História Militar do Brasil” ,entre outros ) ] .

(O outro lado . Durante as últimas décadas, o neoliberalismo mascarado petista , o farsante Lula à frente , desorganizou o povo  brasileiro, as esquerdas em especial  – corrupção, propinas , falsas propostas , desmoralização das esquerdas , demagogia.O marxista James Petras bem analisou isso. Cf.arts.neste blog ) .

           Muito melhor, pois, tudo indica,  amplo debate via uma Constituinte, talvez por meio de grande Comissão Organizadora, de Salvação Nacional (tudo a discutir ),  com a presença de militares também , plebiscitos, referendos , e a abertura de nacional discussão sobre o destino do povo brasileiro ? 

3- POR QUÊ “BRAZ$L PROVÍNCIA” ?

 

       Esclareça-se , desde logo , e melhor , que o uso da palavra “Província” tem uma das bases em Darcy Ribeiro, ao menos desde 1985, e em Ianni, ao menos desde antes de 2002, quando o mencionou e justificou em público , no programa “Roda Viva”, TV Cultura . E na análise da realidade brasileira .

      Portanto, que não se apresse algum critico , à direita, em considerar “radical” a expressão e termos usados. O “Braz$l” tem sido usado aqui ,neste blog , para caracterizar a mudança qualitativa realizada desde o Brasil ainda relativamente soberano( até 1964, ou anos depois )  até o de hoje , segundo Unger um simples Protetorado Americano.

         [Ah, e também esclareça-se , quanto a “trancos e barrancos “ – de um lado,  a tradição na expressão, enfatizada por Darcy Ribeiro , constante em seu livro (Brasil –a trancos e barrancos – como o Brasil deu no que deu ”, Ed. Guanabara, RJ , 1985). Quanto à menção de “Brasil – Protetorado Americano”, trata-se de afirmação bem justificada , de Mangageira Unger (programa “Diálogo”, Globo News (entrevistador – Mário S. Conti). Portanto, se há exagero nessas  palavras , e não nos parece haver , o mérito não é nosso ].

COMO MUDAR E IR ADIANTE NA PROVÍNCIA FALIDA  ? 

 

       Primeiro. Entender , em detalhe , o que hoje ocorre, no Brasil, causas e possíveis consequências. Justificar e explicar , aos mais atuantes e esclarecidos , democráticos em sentido amplo, em especial, por que o menos ruim dos caminhos é – Constituinte Já ! Estes os objetivos das linhas que se seguem .

       Quanto a como mudar e que “modelo ” /utopia buscar  no futuro, a curto e longo prazos  – trata-se de outra questão. Que cabe a todos os brasileiros refletirem, discutirem, amadurecerem seus entendimentos.  Chegará o momento para isso- confiamos. 

      Constituinte . Mudanças sérias que discutam a real situação da Província . O que ,naturalmente, não interessa a oligarquias , interesses estrangeiros ,Império, sua big mídia , seus prepostos agentes locais assumidos ou disfarçados, que controlam o Estado e a big mídia  . Estes quererão sempre  manter a atual Constituição, arduamente conquistada por eles ( Ou comprada ? Cf.R.A.Dreifuss, “O jogo da direita” ) – remendá-la , e bem devagar .

      Quem privilegiado quereria discutir , abertamente, de público,  seus privilégios e as bases éticas , morais ,políticas ,econômicas em que se apoiam e sustentam?

      A previsão é de grande resistência a uma Constituinte Independente , até porque teria que haver mais sacrifícios para  as oligarquias e aliados – comprando líderes,votos ,mídia,distorcendo, sabotando ,omitindo – desde que  não têm argumentos para defenderem seus privilégios e posições . Só a aceitarão sob pressão popular e caos generalizado(?!) que ateste não solução dos problemas via remendos e emendas que pretendem fazer .

 ESTADO FRACASSADO DE EXCEÇÃO – INFORMAL

 

 

 

          É preciso diagnosticar , com segurança, a “doença”política do “enfermo Braz$l”, em crise geral , política , econômica , moral, na UTI, em “estado de coma”, com o organismo político – suas instituições – reagindo fracamente . Cabe entender os “virus” que o atingiram , como foi infectado, donde vieram tais “virus” , as etapas da “doença”, já caracterizada uma “infecção generalizada” , corrupção sistêmica espalhada em todas as instituições, entre outros males. Só assim se poderá buscar cura ou “vacina política” eficaz .

        Desde antes, em outros artigos, mostramos implícito , no Brasil , um informal estado de exceção , que mostra sua face com clareza apenas quando dele necessitam as” elites” , os dirigentes políticos da oligarquia predominante , ligada a interesses estrangeiros, que financia – e corrompe, como visto atualmente , com evidência – a elite política “brasileira”, ao fundo , preposta de interesses maiores estrangeiros .Nāo se trata  do conhecido “estado democrático de direito” , mas de uma deturpação  distorcida dele .

           Isto é , a ação do citado “estado de exceção” evidencia-se na crise, como agora temos visto , quando seus tentáculos , majoritariamente  jurídicos, políticos e policiais , mostram-se mais à luz do dia , por vezes , com o objetivo declarado de manter a “governabilidade”. De quem , mesmo ?

                 Das “instituições democráticas”, ainda que apodrecidas , e das oligarquias dirigentes, ainda que as mais retrógradas e corrompidas. Afinal, para isso foram constituídas tais instituições , isto é, antes de tudo para preservarem-se e aos seus” pais políticos” , ainda que corruptos, oligárquicos, aliados a interesses estrangeiros .
         Aquelas oligarquias (bem conhecidos seus bilionários líderes e seus prepostos eventuais , sempre nas manchetes ou colunas sociais ; quanto ao meio intelectual, presente  em rodinhas de debates auto-censurados , expostos na big mídia ) – financiam, atualmente, os políticos (com recursos ilícitos , em maioria , retirados do próprio país, como se vê, fato notório , sequer gastando de seu próprio bolso, pois  via estatais , como a Petrobrás e outras ) .

        Políticos  esses que, por sua vez ,  indicam as altas autoridades judiciárias e administrativas e até militares do país , que deverão proteger  sempre seus interesses , quando necessário. De tabela, de forma indireta, também seus financiadores e verdadeiros “grandes eleitores” – capital financeiro e multinacionais .

[Tal não acontecia , nessa escala acima referida, no mínimo até 1964, desde que o próprio “golpe” foi financiado ,com provas, além de toda a agitação que o precedeu , por dólares americanos , via IBAD , IPES e outros institutos . (São fatos conhecidos, mas lembramos “O Governo João Goulart”,de Moniz Bandeira, e “O Grande Irmão”, de Carlos Fico”, além do clássico “1964 – A conquista do Estado”, de R.A.Dreifuss).

       Assinale-se que , quando do chamado “mensalão”(2004), corrupção de deputados via Executivo , processo no qual José Dirceu e outros foram condenados, houve também grandes recursos que teriam sido oriundos das Ilhas Cayman( isto já era sabido, por Duda Mendonça e outros ) , mas a Polícia Federal brasileira não os investigou , eis que Lula , então Presidente, impediu. (Tuma Jr., “Assassinato de Reputações “) ].

        Assim , por exemplo, no Brasil , pode-se notar, com Lula e Dilma presidentes, um comprovado e absurdo “presidencialismo de coalizão”, que fazia maioria parlamentar distribuindo propinas, deputados e senadores sendo comprados, depois ridicularizados até em programas de humor e terror , na tv e cinema (o chamado “terrir “), além de trocas e negociatas  de  cargos e ministérios .

      Desta forma, não só se indica/va (via Executivo, que negocia com o Legislativo )gente de confiança ( parentes,amigos íntimos ,troca de favores,etc.) para os mais altos cargos como se coloca  quem se deseja  neles  (  ratificados, formalmente,  pelo Congresso , onde o Executivo tem  ampla maioria, via cargos e propinas) . 

 

 

          Exemplo atual , ainda agora, quando Temer , pouco antes de ser julgado pelo TSE , junto com Dilma, indica , pouco antes ,insista-se , dois ministros para comporem aquela Corte – que os julgará em seguida ( está julgando) .

       Outro exemplo – Lula e Dilma , tendo indicado 8 ministros para o STF , que a (deveria) julgar é mais as acusações contra eles – caso evidente a atuação de Tofolli(ex-amigo e advogado do PT e de José Dirceu), Lewandowsky (amigo da família Lula ) e Barroso .
         Vergonhosa ainda a forma como foram  escolhidos/indicados quase todos os ministros (STF) , suplicando favores, fazendo promessas, mentindo e enganando . (Moraes foi indicado , recente, por Temer – e já pediu vista de processo que , postergado, ycasualidade ou não , beneficia seu velho amigo ). (Cf, artigos diversos , e justos, de Marco A.Villa , sobre o Judiciário).(Cf. arts. de Roberto Romano , “Estado de São Paulo”, com fortes críticas ao STF , também corretos, entre outros ).( Cf,vídeos do ex-STF,ministro, J.Barbosa) .

Resultado de imagem para escolas abandonadas

         Como justificamos em outros artigos, neste site  ( caso de “O super-bandido e o fracassado” e “Estado de Exceção “)  , apoiados respectivamente em Noam Chomsky(“Estados Fracassados”) e Giorgio Agambem (“Estado de Exceção “ ), trata-se ,no Brasil ,de um estado fracassado – e de exceção , segundo as características expostas nos livros citados e já analisados em artigos deste blog .

         Tem o Brasil as características  de um “estado fracassado”, incapaz de cumprir suas mínimas obrigações com seu povo – e quando as cumpre , o faz mal, abaixo do mínimo razoável, e apenas por conta de sucessivos empréstimos não divulgados (em que tem sido entregue, em contrapartida, direta ou indiretamente, o patrimônio nacional) .

         Isso via venda barata de terras, privatizações de empresas a preço de fim de feira , pagamento dos maiores juros do mundo , etc. (Cf. Dívida Pública , Auditoria Cidadã ,M.L.Fatorelli , e Cf.no próprio livro de Darcy , antes citado,entre outros, além de arts. deste blog ) .

              Origem ? A política econômica das últimas décadas – a do Império . De um lado, à direita , e de outro, mais ao centro,  tal confirma-se , desde o “neoliberalismo” atravancado de Sarney ; ao ” neoliberalismo” apressado e amalucado de Collor ; ou ao escancarado, embora sempre negado , de FHC ; e ao envergonhado e mascarado de Lula e Dilma.

       Agora essa política econômica continua – com Meirelles, homem de confiança total de Lula/Temer . O Império segurando as rédeas e dando direção e rumos ao burrico Braz$l.

       Há autores  que se inclinam para um lado ou outro, o último citado sendo imparcial , pois não se alinha com nenhum deles . Eles provam o afirmado,  inequívocamente.

( Palmério Dória, “O príncipe da pirataria” , apoiado no centrado livro de A. Biondi sobre privatizações de FHC  ;e James Petras , em “Brasil – Lula Ano Zero”, entre outros , como Safatle , “Anatomia de um desastre” e M.A.Villa, “A década perdida “). (Cf. , consulte na internet ou neste site).

         De fato, esses prepostos da oligarquia dominante aliada a interesses estrangeiros foram além , quanto à política e economia , no sentido da ruína da Nação Brasileira(economia) , bem adiante até ( privatizações , acordos sobre as dívidas, juros aceitos , corrupção dos militares ) e isso em pouco tempo. 

          Embora os militares , no poder estatal  , tenham destruído , previamente, a nacionalidade, a cultura nacional, a juventude a mais expressiva , com assassinatos, ameaças, torturas, “desaparecidos” .Isto além de terem deixado de herança as bases ultra-autoritárias de uma estrutura-jurídico política que permitiu aos antes citados presidentes civis continuarem a fazerem – a mesma política anti-nacional, acorde com interesses estrangeiros , e mais radicalizada ainda  o que chega a nossos dias .(Sobre “estado fracassado”e de “exceção”,cf. arts.neste blog).

5- DA “DITADURA” à “DEMOCRACIA” – ENTRE ASPAS

 

 

Resultado de imagem para DITADURA” à “DEMOCRACIA”E aqui fica a pergunta – seria por isso que , a certa altura, em pleno regime terrorista , década 70 , interesses estrangeiros, o próprio Império à frente via seus prepostos, e até o Executivo, desde Médici , passaram a pregar a “democracia “, precedida de uma “distensão política lenta e gradual”?


Isto é , os militares e oligarquias locais , liderados , em surdina , pelos serviços secretos americanos /alta cúpula militar americanófila , com seu regime terrorista de estado , criado sob o pretexto de combater o “comunismo”(e incentivando provocações e guerrilhas impossíveis , em surdina ) , teriam , a certa altura , num plano bem idealizado, aberto primeiro os caminhos políticos para a consecução depois de seus objetivos , primordialmente econômicos ?

         De fato, Chomnsky mostra, inequivocamente, que o Império não admitia competidores rivais, isto é , industrialização, soberania e independência nacional , nas suas áreas de influência , isto explícitado em documentos, que cita,  do Conselho de Segurança Nacional dos EUA(Livro  “Entendendo o poder “) .

          Em outras palavras, foi feito , pelos americanos , no Brasil , o mesmo que nas Filipinas , Indonésia e outras “colônias”, com mais ou menos violência e uso ou não de de armas (Cf. Moniz Bandeira, “A formação do Império Americano”) , aqui liquidados ,desde 1964 –  os obstáculos políticos , as elites ainda nacionais, lideranças populares, sindicais , estudantis , as oposições, democráticas , socialistas e comunistas.

         Após, teria o regime terrorista deixado aos empresários locais, civis, já mais integrados, aliados  e cooptados pelos interesses multinacionais, e politicamente mais “livres” para agir , face à violência utilizada contra discordantes  (Atos Institucionais, prisões, cassações de mandatos, suspensão de direitos políticos, torturas, assassinatos, etc.) –  a tarefa de levarem  adiante a consolidação  normativa dos valores e objetivos da “revolução de 1964”, via Constituição e leis ( aliás, via sempre usada , nunca abandonada , pelos militares , desde 1964, em menor escala).

       Ela  já incrementada mais fortemente no começo da nova “democracia golberyana/ianque” , pós-transição “democrática “, cuidadosamente planejada, por professores americanos , com ampla maioria política, financiados os políticos por eles( empresariado, multinacionais ,capital financeiro )  .(Como , aliás, veremos adiante e já foi visto em outros arts. , neste blog ).

           Que tarefas foram deixadas  para os civis, após a transição   ?

        Avançar à direita. Pós-transição , liquidar as empresas estatais, as indústrias nacionais, permitir a   “tomada” de terras compradas barato, superexplorar o povo através de juros escorchantes (acertados via corrupção de nacionais ), abrir todas as barreiras às empresas multinacionais e ao capital financeiro internacional –

isto é , “globalizar ” o Brasil , de acordo com os planos, direção e execução estrangeiros, com os nacionais (povo brasileiro)recebendo as ordens ,sejam eles presidentes do Banco Central, Ministros e até  o Presidente da República , além de congressistas eleitos .

     Como avançaram  ? Através de normas constitucionais , leis diversas , Constituinte, Constituição . Depois, até de medidas provisórias e emendas constitucionais .

( E na economia ? Via empréstimos condicionados, privatizações, privilégios e isenções e subsídios para empresas estrangeiras , via FMI , OMC, e outros organismos internacionais . Campanhas  políticas ? Financiadas por eles desde que  com os objetivos/programa â direita  antes enunciado  ). 

6- COMO SE CHEGOU A “TUDO ISSO “ ?

 

 

Resultado de imagem para hospitais lotados

       Primeiro . Assassinaram( o regime terrorista/ militar/empresarial/estrangeiro  implantado,aos poucos, desde 1964   pois havia/houve  ,internamente, reação militar)  , fria e planejadamente, as lideranças opositoras mais radicais (principalmente , após 1968) e cassaram outras, exilaram terceiras  , intimidaram, censuraram , deturparam pesquisas e estudos , e até cursos universitários, incluindo as pós-graduações , em especial as de Ciências Himanas   ( um projeto estrangeiro , sempre reavaliado e corrigido, muito complexo,  que acabou vitorioso) .

       Segundo , planejaram ( Prof. Huntington,EUA ,  e outros) , apoiados em diversos mestres  americanos, uma outra etapa, espécie de dominação, uma “distensão lenta e gradual” , capaz de manter protegidos , até constitucionalmente , os interesses da contrarevolução antidemocrática e antinacional de 1964 .( Sabiam prejudicial ao Império do Capital a tentativa de “ditadura permanente” , além de impossível, políticamente. Quiseram controlar a mudança , que sabiam  um dia viria) .

      Terceiro , através de cursos de pós-graduação , livros, edições, pesquisas , etc. – falsificaram vários aspectos da História, omitindo, confundindo, deturpando , inclusive através de “brazilianistas”, e outros , caso típico de Thomas Skidmore(“Brasil, de Getúlio a Castelo”, entre outros) .( Vencedores , escreveram a História à sua  maneira ).

        Este ,por exemplo, deturpou ou confundiu até mesmo a questão da participação americana no que chamaram , suavemente, de “golpe de 1964”. ( Tratava-se , na verdade , de uma contrarevolução antinacional e antidemocrática, como revelada,  desde os primeiros momentos, com a revogação de lei sobre a remessa de lucros, por Castelo Branco, entre outras medidas pró-interesses estrangeiros ( envolvendo minérios, petróleo, empresas estrangeiras , etc.) .

            Tanto que  logo em seguida houve a entrega de minérios de Minas Gerais  a empresas americanas , com protestos até de Magalhães Pinto, adepto do “golpe”,  desde a primeira hora,  e ainda de Carlos Lacerda , líder golpista civil .

[Detalhando e exemplificando , adiante , em especial para os ainda céticos e os que não leram  “Desaparecidos …”, artigo anterior , que mostra parte da sequência geral que levou a tais resultados, hoje evidentes , até para o povo em geral ].

7- ASSASSINATOS POLÍTICOS PLANEJADOS

 

Resultado de imagem para Elio Gaspari      Antes da “transição democrática” –

Elio Gaspari , no caso : “ Os guerrilheiros que estavam no mato morreram todos . Morreram os que foram capturados e morreram os que se renderam . (…) Criou-se uma falsificação histórica. Todos os combatentes(militares , assinale-se – Redação ) do Araguaia cumpriam diretrizes de seus chefes .

      ,,,Todos …(…) O que lá sucedeu derivou de uma decisão de ;Estado ,compartilhada pelos presidentes Emílio Garrastazu Médici e Ernesto Geisel , bem como pelos seus ministros do Exército …”

       Já antes do período Médici , pregavam os dirigentes do regime terrorista estatal a famosa “distensão lenta e gradual”, que foi assimilada , e não contestada, pelas lideranças oposicionistas sobreviventes , caso de Ulisses e Tancredo . Mais tarde até por um intimidado PCB , quadros arrasados e assassinados antes do antigo PC do B, da AP, do próprio PCB , ALN, etc. via suas lideranças as mais legítimas.

         O mesmo ocorrido no Araguaia aconteceria com “desaparecimentos forçados” , como novidade , nas cidades, e com massacres de diferentes lideranças à esquerda, a maioria defensora da luta armada. Houve a adesão ao projeto de distensão por parte do PMDB , Ulisses e Tancredo , sempre reunidos, secretamente ,com próceres da ditadura, inclusive Figueiredo (Cf. Plínio Fraga, “Tancredo , O Príncipe Civil”) , o que já era bem conhecido entre as lideranças civis . Os estrategistas do regime terrorista “davam  as cartas ” e lideravam a transição.

            Mas, mesmo siglas que sobreviveram , ou foram criadas, com dificuldade,  à esquerda , caso do PCB( via Giocondo Dias, criticado por Prestes, afastado do partido ) , do PT , após a liquidação de comunistas e brizolistas no meio sindical , e do PC do B, reconstruído, estranhamente, após o chamado “massacre da Lapa “(cf. livro de Pedro Pomar ) – aquiesceram à proposta de “distensão lenta e gradual “ dos líderes remanescentes do regime terrorista .

      Quem eram? Geisel, Golbery , Figueiredo ,Medeiros e Leônidas( serviços secretos,maioria) à frente( sob eles, interesses estrangeiros , Golbery quase abertamente assalariado da Down Quimical, multinacional )  , levando adiante a proposta de transição e de anistia( passo inicial)  – hoje , com os resultados conhecidos, à nossa volta.

         Estes  pontos , condenados por Prestes, incluindo a anistia, devem ser destacados . Tancredo foi o candidato também dos generais do regime e dessa distensão , sabendo todos que, ao final ,  Maluf seria derrotado – e este aceitou cumprir tal papel . (Cf. ob.cit. , além de “Prestes…”, de Anita Prestes, declarações do próprio Maluf, na tv, Globonews, Oainel,  Geneton de Moraes – entrevistador).

           Apesar das “graças”de Lula, liderando o PT [ fingindo independência e autonomia contra as eleições indiretas de Figueiredo /Tancredo( à época, Lula  precisava disso para afirmar-se à esquerda ) , quando o PT não participou da eleição indireta , expulsando até deputados votantes ] – ele próprio, Lula, foi peça básica da “transição”bem planejada pelo regime terrorista .

           Lula hostilizou ( Por quê? ) desde seu início político , abertamente , Brizola , depois vencendo-o até numa eleição de resultado duvidoso , sempre atacando ainda o PCB e o PTB, apoiado, provadamente, de forma quase ostensiva, por Golbery e a máquina estatal ( Cf,arts.neste site;e sobre Lula –  “Jogo Duro” , de M .Garnero; Gaspari, E., “A ditadura acabada ” ; J.N,Pinto, “O que sei de Lula”; Tuma Jr.,etc.) .

         Os atacados por Lula (Brizola ,PCB ,etc.) , mesmo muito feridos ,políticamente, e até com quadros mortos, torturados , presos , eram ainda os maiores desafetos do Império/regime terrorista, com ou sem acordos . Brizola tentara guerrilhas ( apoiado por Cuba) .O PCB fora a fonte, origem de quase toda  a resistência ao regime( quadros)  , inclusive das dissidências  guerrilheiras . 

[Essas ligações dele , Lula, com Golbery , seus encontros secretos, apoio do consulado americano a suas greves, bolsa de estudos sobre sindicalismo nos EUA , etc. despertavam suspeitas de outros setores militares , nāo pró-Golbery , e até no Ministro do Exército .(Cf. no próprio Gaspari,”A ditadura … ”, entre outras fontes )] .

 

8- GOLBERY /(serviços secretos)  – PLANEJOU :
CONSTITUINTE(1986) E  “DEMOCRACIA”

 

Resultado de imagem para GOLBERY

Foram mais longe  ainda o general e os serviços secretos – disfarçadamente,  elementos ligados a eles implementaram  , no Brasil, o uso das famosas “urnas eletrônicas”, desde o escândalo do Proconsult, tentativa de impedir a vitória de Brizola, em 1982, governo /RJ .

Urnas sempre  protegidas pela pseudo-santidade do STF , e seu TSE , embora com mil contestações feitas , e que ainda apresentam-se como seguras para as próximas eleições de 2018 , de forma a mais inocente. (Cf. arts. neste site ; pesquise , cf . Proconsult e eleições de 1982; na coluna lateral, primeira página, cf. denúncias de Protógenes Queiroz) .

         Note-se que pretende-se , neste Brasil caótico, promover as próximas eleições diretas, de 2018 ,com essas urnas … . Tratava-se , para o antigo regime terrorista , em 1964 e 1982 , de estratégia militar – não se tratava apenas  de “vencer a guerra de qualquer maneira “,o que fizeram da forma a mais amoral, mas de vencer e levar o país a um cenário do interesse dos vencedores .

       É engano pensar que serviços secretos ( qualquer um) usam apenas informaçóes ou violência .Usam ardis , armadilhas,provocações, truques ,cooptações, dinheiro, infiltrações ,compra de informantes – e foi com tudo isso ,mais violência, que venceram ingênuos estudantes e “guerrilheiros ” improvisados  e , por vezes , até patéticos ( cf,Gaspari,E., ib., o despreparo e triste fim de muitos) . 

          Isso tudo  é bem conhecido há séculos (Sun-Tsé, Clausewitz , Beaufre , Hart , etc). (Parece que , do outro lado, as oposições brasileiras à ditadura ,  inclusive esquerdas ,  ignoravam tal . Aderiram , pressurosamente, inclusive quase todas as esquerdas, à distensão política “lenta e gradual” e  à “democracia golberyana”, à exceção de Luiz Carlos Prestes e uns poucos líderes.Outros desprezaram as análises dos velhos quadros  comunistas , que condenaram a “guerrilha” sem condições , naquele momento .( Poucos fizeram autocrítica pública , caso de Cirillo ( Cf.Mir,L., “A Revolução Impossível”).

  NOS BASTIDORES DA TRANSIÇÃO – NOTAS

 

      Às escondidas (via Tancredo, Ulisses , Giocondo Dias, o PT, Brizola, etc. ) tal “conciliação nacional”, secreta,  em verdade , nos termos colocados e implementados pelo regime terrorista (com naturais discordâncias e protestos de alguns,  de ambos os lados ) , foi levada adiante – a começar pela anistia parcial e deturpada – e depois pela Constituinte.

        Origens objetivas e remotas, no campo político-jurídico, da catástrofe política em que se encontra o Brasil . Ora, Figueiredo fora velho membro do grupo de Golbery, desde antes de 1964 , ligado sempre também aos serviços secretos, o que significa por que conduziu tal abertura golberyana/americana contra tudo e todos .Sabia o que fazia ,capitaneado pelo Império .

(A estratégia, logística, etc. veio dos agentes estrangeiros ).Nem o fracassado atentado do Riocentro , nem bombas de uma extrema direita provocativa( ligada a setores militares /parte dos serviços secretos) deteve a “abertura democrática” de Figueiredo, que não era dele ,mas do Império . Não  houve derrota, como pensavam alguns . Apesar de percalços ,sapos engolidos , etc. era o ponto final de um projeto traçado décadas antes , do qual ele , Figueiredo, participou do começo ao fim, no início auxiliando Golbery  – e foi vitorioso.

       Só que esses bruxos locais , liderados por Golbery , parecem terem  sido enganados por seus aliados do Império. Ao final, um Geisel hostiliza  americanos , rompe acordo militar secreto com os EUA , recebe mal emissários dos EUA , evita-os .Talvez , entre outras razóes imediatas , perceberia as  fraquezas e crise econômica em curso no Brasil e o que poderiam ter feito ao país , ele e um grupo de generais, entre outros  ?

       Se venceram com seu projeto , destruíram o potencial nacional brasileiro, o Brasil, mesmo sem poder  afirmar-se  que quisessem todos  deliberada destruição nacional – ou seja , traição nacional. 

         Na parte da economia, a origem do caos , desindustrialização , dívida externa, privatizações, etc. esteve na pressão e imposição do Império Americano que, após a construção de um projeto político de seu interesse , no Brasil , não um projeto nacional , mas de destruição nacional , levou o país a sucessivas reformas políticas via lideranças (presidentes ) eleitos de acordo com seus interesses , desde José Sarney, mais interessante ainda que Tancredo Neves( este chegou a anunciar que não pagaria a dívida externa com o sangue dos brasileiros – doente, faleceu).

         Tancredo e Costa e Silva (este pretendia uma volta à democracia clássica e manter um nacionalismo à direita ; os generais, o oposto ) , morreram em momentos cruciais em que, se vivos ,  poderiam ter mudado os rumos da história brasileira. Casualidade ou causalidade ? – indagaria Moniz Bandeira .

        Assim , abertos os caminhos para rupturas que trituraram o nacionalismo brasileiro e promoveram líderes neoliberais como  os citados , desde a Constituinte, incluindo evidentes traidores de seus partidos e do povo que nele confiou – afirma- se o Braz$l.

     ESTUDOS  SOBRE A TRANSIÇÃO DEMOCRÁTICA 
        

     Além das menções já antes feitas em artigo  ( “Desaparecidos” …) em que é referido como ocorreu tal “transição democrática” e mencionados alguns seus críticos (caso de Prestes, por exemplo , além de estudos de Maud Chirio e Suzeley Mathias ) , Maria José Rezende também trouxe importante colaboração , tratando com critério a questão , e explicitando :

          O grupo de poder do regime militar orientou as suas práticas políticas através de uma pretensão de legitimidade que se constituiu em uma espécie de fio condutor do processo instaurado a partir de 1964”. (“A ditadura militar no Brasil- repressão e pretensão de legitimidade -1964-1984”, p. 359 ).

          Só que essa pretensão não veio por meio de ampla democracia ou liberdade , mas via autocrática e autoritária , num país já com muita tradição neste sentido, o que   autora  demonstra, à exaustão.

     Entretanto, o cuidadoso planejamento dessa “transição democrática” , inclusive recorrendo a meios psico-sociais , sempre com o objetivo firmar , para sempre, na sociedade brasileira, os valores da “revolução de 1964”, sua perspectiva de “democracia”, num sentido que não era o tradicional, é mais do que evidente. Ou seja, havia

          “como meta a realização de um trabalho de internalização dos valores que, segundo os militares, estariam norteando, desde o seu início, o movimento de 1964…”(p.334)

           A distensão e seus objetivos estavam na mente dos estrategistas estrangeiros e sua face nacional(Golbery, Figueiredo, Medeiros, Geisel, antes Castelo e outros ) :

       “Havia uma marcante insistência em que o regime era o único capaz de conduzir e controlar o processo de desengajamento em curso …”(p.333)

       Maria Rezende situa, com clareza, um dos objetivos centrais de Golbery, sempre ligado aos serviços secretos, CIA, professores americanos , estrategista esforçado –

    “Este projeto de transcender o próprio período de sua vigência se colocava desde o início do regime militar, como foi fartamente demonstrado …A estratégia psicossocial do regime tinha isto como objetivo , ou seja, a sedimentação de valores que cristalizassem o tipo de ordem social que o movimento de 1964 buscava. “(p.310)

          De fato, o próprio Golbery assegurava para o grupo no poder que a

       …“estratégia política do poder executivo naquele momento não rompia com os parâmetros colocados pelo regime no seu transcorrer, mas visava sim ampliar sua área de manobra “essencial à promoção ,em tranquilidade e segurança, de nossos objetivos políticos …”(p.308)

             O General Leônidas Gonçalves insistia que

   …”o objetivo básico era que “…a revolução desaguasse em uma determinada forma de democracia “. (in, ob.cit., p.306)

           “O desígnio de inspirar várias gerações futuras continuava sendo no período da abertura norteador dos propósitos dos condutores do regime. Ficava evidente , desta forma, que o projeto de construção de uma nova ordem social fundada na não-contestação, no não-conflito, na não-divergência, ou seja, na aceitação irrestrita dos valores ligados à disciplina, à harmonia e à integração pretendia transcender o período de vigência da ditadura .”(p.305_).
(Grifos da redação )

           Em outras palavras, e num resumo sintético :

Resultado de imagem para ditadura

“Isto é , a ditadura “deixaria de vigorar , mas os seus princípios deveriam ter sido internalizados por toda a sociedade de maneira que as gerações vindouras os propagassem com o afinco suficiente para perpetuá-los.”(p.305).

O objetivo era grandioso, quem sabe chegando aos mil anos de Hitler : buscava-se transformar “qualitativamente a sociedade brasileira pelo alcance de sua obra extraordinária, projetaria sobre o futuro um ideário que há de inspirar muitas gerações .”(Figueiredo, in ib. , nota 64, p.304, ib.)

    Ora, Figueiredo , no caso, foi aquele general e presidente que verificou-se , comprovadamente, dando lições de como empalar estudantes, para que confessassem fatos e ideologia, nos corredores do Ministério da Guerra , quando ainda não presidente. (“O jogo da direita”, de R.A.Dreifuss). Fora , desde cedo , como outros, ligado diretamente a Golbery e auxiliar deste .

        Sua suposta forma de democracia era vinculada , “indubitavelmente, ao restabelecimento da autoridade”. Pretendia ele, como o projeto em curso ,  um “casamento entre democracia e autoridade”, não novidade no Brasil, casos de Oliveira Vianna e Azevedo Amaral . (p.74).
A legitimidade da democracia pretendida , pois, era assentada em bases ditatoriais.

         E o sistema de idéias que a ditadura procurou elaborar estava “estritamente vinculado às suas estratégias de ação nas diversas esferas, ou seja, econômica, política e psicossocial” .(p.2)

          O resultado desse projeto foi visto adiante, já na Constituinte e depois na “democracia” –

…“a atuação dos setores dominantes buscava garantir ao regime a não-perda de controle sobre o processo político que emergia daquelas condições . Desta forma, as dissensões no seu interior , não implicaram em retirar-lhe as possibilidades de buscar adesão para suas ações e medidas “.

          E, note-se bem, a unidade e repercussão direta no que haveria de seguir-se , a Constituinte, não independente, mas um Congresso Constituinte :

         “Ou seja, os representantes do grande capital e os tecnoburocratas se empenharam , arduamente, em injetar vida na pretensão de legitimidade do regime como forma de obter garantias de que os militares não abririam mão da direção do processo de desengajamento “.(p.371-2, ib. ;  grifos sempre da redação) .

        O PLANEJAMENTO DO REGIME TERRORISTA

 

          Quer dizer, em suma, que o regime terrorista :

(1) decidiu que buscaria ter fim numa “democracia”, ao seu estilo, autoritária, com o fortalecimento do Executivo e de forma a implementar seus valores e ideais, constitucionalmente;
(2) antes disso, “limpou o terreno”, via mortes, desaparecimentos forçados, torturas, censura , etc.
(3)seguiu um projeto criterioso, inclusive enfrentando os militares mal informados e rebeldes quanto a tais objetivos (que atingiam muitos interesses pessoais, projetos profissionais, posições de mando ) ; isto ao ponto de sofrerem atentados (como o mais famoso deles, o do Riocentro ) , mesmo assim levando o projeto de distensão adiante – quer dizer, sabiam muito bem o que pretendiam e por que .
       Tal projeto encontra apoio no Governo Carter , quer dizer ,uma decisão acima dele próprio, Carter, já que é fato conhecido que há um complexo industrial-militar ,nos EUA , acima do próprio poder presidencial.
(É possível até que Carter ignorasse todas as nuances do projeto militar americano mundial, sua táticas , estratégias e grande estratégia ,e detalhes sobre o projeto brasileiro . De qualquer modo, se não aprovado pelo “complexo militar-industrial, o projeto “democrático ” de Carter não iria adiante (Cf. sobre esse poder – Moniz Bandeira, “A formação do Império Americano; Wise e outro, “O governo invisível “;etc. ).
      Isto é , fundamentalmente, a origem do projeto , sua execução , etapas, desenvolvimento – estiveram sob a direção do regime terrorista, de generais envolvidos em genocídios. Tiveram a pretensão (CF. também artigo “Desaparecidos…”, neste blog, em que são detalhados outros aspectos da questão ) de construir uma “democracia”, segundo seus valores autoritários, que influenciaria “gerações”.
       Em resumo , os próceres do regime terrorista tentaram , quando de sua saída planejada do poder ostensivo e terrorista  ,  de todas as formas, pesar , influenciar fortemente na Constituinte – o que conseguiram e que gerou a atual Constituição – que , hoje, alguns  lutam por preservar e que foi financiada por  multinacionais e capital financeiro . (Cf. Dreifuss, R.A., “O jogo da direita”, ib. ).  Já nela, durante ela ,  houve distribuição de dinheiro, propaganda, etc.,  de forma explícita , o que mostra de quão longe vêm as propinas e subornos atuais dos políticos brasileiros . (Dreifuss, Ib.).E não se sabe o tipo e quantidade  de financiamento usado nas eleições dos congressistas, embora possa-se imaginar .

 

9-  A NOVA REPÚBLICA NASCEU “VICIADA”? 

 

            Eminentes cientistas políticos mostraram que houve muita diferença entre a transição bem sucedida da Espanha e a do Brasil :

      …aqui “verificou-se a tendência oposta ,com o reforço gradual das velhas lideranças em detrimento das forças de renovação. Este desfecho gerou um alto grau descontinuidade ao nível das elites e das instituições traduzindo-se por uma acentuada paralisia e estancamento do projeto de mudança.”(“Continuidade e mudança do Brasil da Nova República ”, IUPERJ/Vértice, 1989,  Rj, ,p.100).
        Lá , um general Franco, muito diferente de um Golbery , este com um Império atrás dele , com  um projeto político que , com vimos, ia  além de um simples autoritarismo ou ditadura pessoal.

         Por aqui ,  houve uma “transição golberyana”, 

     …”não houve o fortalecimento das prerrogativas do Congresso ,que persistiu em seu papel tradicional de referendar os atos da burocracia governamental . Tais limitaçõenão foram casuais . Refletiram , ao contrário, uma estratégia do Executivo no sentido de preservar sua independência de ação – mantendo-se livre de controles externos – e de tirar proveito de uma legislação de exceção herdada do regime autoritário, para garantir sua hegemonia sobre o  Legislativo “ , (…) sendo que os partidos não apenas sofreram os efeitos dessa situação , mas “participaram ativamente de sua reprodução. “(p.101).

           Agora, tardiamente, clássicos membros da “academia”(?!), depois de anos em que muitos se batiam nesse sentido, sem ressonância, parecem capitular , ao menos parcialmente, já reconhecendo ,após exaltar virtudes da Constituição de 88, os pontos negativos  .

            Já afirma-se que a Constituição 

               “abrigou uma série de dispositivos autoritários. O mais perigoso foi a reiteração da tutela das Forças Armadas e o seu direito de intervir na vida política nacional, sempre e quando requisitadas para garantir a lei e a ordem . Previu-se também o impeachment , este atentado às soberania democrática popular , pois reserva a uma elite de representantes o direito de usurpar o voto de grandes maiorias” .(Daniel A.Reis,O Globo, junho/2017).

         Se Prestes mencionou tal crítica à posição constitucional das Forças Armadas, à época , como já analisado neste blog , acompanhado de alguns juristas (cf. “Desaparecidos …”,art. neste site ) , é agora apenas , em junho de 2017 , 37 anos depois , que alguns descobrem que tais dispositivos…

          Vejamos :  … “não foram casuais . Expressaram a reafirmação das bases do modelo econômico construído pela ditadura : hegemonia do grande capital financeiro, desenvolvimento econômico predador, agronegócio no campo, obras faraônicas de infraestrutura , com estimulo para as grandes empreiteiras ,urbanização descontrolada. Foi nestas bases que a ditadura propulsou o capitalismo brasileiro para novos patamares. Elas estão lá , intactas, garantidas pelo texto constitucional .”(id.)

        Sem dúvida resumo correto, corroborando tudo defendido neste e outros artigos. Continua o autor : “Em movimento paralelo e articulado, consagrou-se um sistema político elitista . Sob o pretexto de se defenderem contra o arbítrio , os constituintes brindaram os representantes eleitos contra qualquer tipo de controle, popular ou jurídico , aprovando o infame e aristocrático foro privilegiado .”(ib.)
        Daí em diante, sem controle, com mordomias , propinas, privilégios e assim por diante, embora tenhamos defendido , neste blog ,sempre, posição crucial e decisiva ,,neste processo,  do Império e seus agentes, prepostos e aliados locais – que utilizaram a corrupção em benefício de seus objetivos, numa tradição política de séculos.

 

10-    DEPOIS –  A FALSIFICAÇÃO DA EDUCAÇĀO 

 

             Quanto ao papel , nisso tudo , da chamada big mídia,  oligopolizada ,  foi crucial – seus financiamentos, ligações, forma de agir ( entre outros , cf. art. anterior neste blog ” Venezuela …” ) .      

        No caso, exemplificando com o que lá ocorre, mostramos a parcialidade da big mídia, ligações, interesses e até mencionamos o novo Príncipe de nossa época – perspectiva genial de Ianni – “O príncipe eletrônico”(Cf. art. citado , neste blog).

          Quanto   à questão dos estudos e falsificações que foram e vêm sendo feitas sobre a história verdadeira do Brasil , atual Braz$l, um  jornalista , Palmério Dória  (que por vezes vai a avaliações e questões pessoais as quais consideramos sem qualquer importância histórica) bem levantou a questão, no mesmo sentido do feito em artigos deste blog.

[ Aliás, por que neste seu livro não aproveitou para bem analisar a secretária de Lula, madame Rosemary de Tal , o que ocorreu , em detalhe, inclusive a permanência dela em palácios, à custa do povo brasileiro, por exemplo, apenas concentrando-se em um seu desafeto ideológico,opositor de Lula da Silva, no caso FHC ? Note-se – no caso de Lula estaria em jogo o patrimônio nacional – cargos, passagens, etc. envolvendo a citada . Lula , então presidente, cometeu não um ilícito , que deveria ser apurado , mas vários – e o jornalista nisso não falou nem ninguém mais da mídia. Não nos parece este o caminho de interesse do povo brasileiro ].
         
                   Mas, nesse caso específico, o jornalista bem lembrou :

       “Petras documentou doações da FF (Fundação Ford – redação ) para organizações criadas pela CIA a fim de intervir na política interna de outros países. Mostra ainda que Richard Bissdell, ex-presidente da FFord , era ligado a Allen Dulles , diretor da CIA e responsável pela criação do Projeto MK-Ultra, de controle do comportamento humano …sem conhecimento das vítimas .”(Dória, Palmério, “O Príncipe da Privataria” ,Geração, SP, 2013 , p.37).(grifos da redação ).

                  O jornalista cita ainda Frances Saunders,  que no conhecido

“Quem pagou a conta ?- A CIA e a guerra fria da cultura” , mostra que a FF canalizava verbas da CIA para áreas culturais. (Ib.) Ora, essas fundações e outras financiam cursos no Brasil, pós-graduações,etc. O livro de P.Agee, “Por dentro da CIA”, atesta o citado .
O estudo de livros como o já referido de Skidmore e afirmações, depois retificadas , também mostra tais distorções . Luís Mir(“A revolução impossível”) manifesta idênticas dúvidas .

        Calcule-se a importância do acima, o efeito das distorções citadas, na medida em que daí surgem teses, teorias, artigos de jornais, aulas em cursos médios e universitários , imponentes intelectuais defensores de teorias distorcidas – consciente ou inconscientemente. E até quanto a oposições, de esquerda ou direita, que baseiam seus estudos , análises, táticas e estratégias – nesses livros, previamente comprometidos com interesses estrangeiros e pesquisas idem.
         

                                                                      Moniz Bandeira percebe  tal e com muita acuidade o resume –

       “ Os fatos históricos nada valem, são logogrifos(*) indecifráveis, se não se desvendam as leis que os regem, as condições que os determinaram, se não se descobrem suas articulações, se não são interpretados, e se suas mútuas relações não são compreendidas . É necessário penetrar no âmago dos acontecimentos,conhecer a causa e a essência dos fenômenos, o que é real e racional por trás da aparência “.(“Formação do …”, ob. cit. P.32.

(*)logogrifo – espécie de enigma, labirinto , jogo de adivinhação .(Redação).

11- AÇÃO DAS OLIGARQUIAS E PREPOSTOS

 

          De outra parte, notório como funciona a Justiça , mal em nossos dias, pela fácil e descarada manipulação da legislação via interpretações que favoreceriam uma pseudo “governabilidade “ e , de fato, as oligarquias hoje dominantes, aliadas e prepostas de interesses estrangeiros .

        Além disso, conforme as circunstâncias , há uma falta de efetividade na aplicação de leis e normas constitucionais – isto é , o não cumprimento delas pelas autoridades incumbidas , legalmente, de fazê-lo.

        Na prática, o conjunto de “lambanças” jurídicas , tipo a de Lewandowsky no impeachment de Dilma, acintosamente “ fatiada” a Constituição Federal, com ajuda do então presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros , na presença de toda a nação , todos os minimamente conhecedores das disposições legais – estarrecidos. Estado  de exceçāo. A sociedade a tudo assiste , inconsciente ou impotente .

JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES

 

Resultado de imagem para STF

          Pior – depois tal questão não foi levada ao pleno do STF – este no centro do descumprimento das leis , leniência quanto à sua aplicação em outros casos , campeão de arquivamentos , processos sem numeração, sorteios estranhos , “pedidos de vista” de processos, por parte de ministros, que levam anos – levando os acusados a serem beneficiados com – a famosa “prescrição”.

      Os casos são inúmeros. (Cf. alguns arts. neste blog ) .Lembremos apenas o fato de Renan, solenemente, acusado e envolvido em vários inquéritos no STF , ignorar , descarado , intimação via Oficial de Justiça, este literalmente humilhado , pois o alvo estava presente , visto até através de janelas de vidros.

        E tudo ficou por isso mesmo , este entre muitos outros casos .(Cf. revistas e jornais, inclusive alguns envolvendo o Ministério Publico, acusado, via revista Isto é , de pedir a advogados (que teriam denunciado isso) , para não envolverem o nome de Lula e Dilma( ela então “Presidenta”) nas delações premiadas (Cf. arts. neste site ).

12- FUNCIONAM AS INSTITUIÇÕES/JUSTIÇA? 

 

Afinal, então , as tais “instituições brasileiras”, o Executivo, Legislativo e Judiciário , mais a máquina administrativa e burocrática que os envolve, funcionam ou não – de forma minimamente satisfatória , é claro ?

        Se não , por quê ? E quais as consequências do insatisfatório funcionamento ou do não funcionamento ostensivo, se for o caso ,para o povo brasileiro ?

Os ufanistas do regime político deturpado , “democracia golbeyana” vigente, com um frágil “presidente” Temer , pego em flagrante em conciliábulos no porão do palácio residencial, à noite, com criminosos acusados de diversos ilícitos, e ainda propondo mais ilícitos, não repelidos por ele, apoiando-o ou não , acham que sim, que as “instituições estão em pleno funcionamento” – este o mantra deles. Repetem tal tanto quanto podem , na big mídia brasileira.


Além de assegurarem que as “instituições funcionam”, frente ao caos político, econômico e moral à nossa volta (fato notório, já dispensando comprovações, fora a do ponto a que já tenhamos chegado ) – o que propõem estes no caos brasileiro, político, econômico, moral, ético ?


Seria preciso justificar o não funcionamento quanto a um Executivo na situação de Temer, pego no porão do palácio , 23 horas , em encontro com bilionário acusado de diversos crimes, buscando obstruir a Justiça e praticando outros ilícitos ?

        Está solto e na Presidência da República, livre e fagueiro como Lula e Dilma, ele pego e acusado de obstruir a Justiça , entre outros crimes, ela idem, além de prejudicar o povo brasileiro com a perda de milhões de dólares na administração da Petrobrás, quando era a Presidente do Conselho Administrativo. E os presidentes da estatal, também soltos, lépidos e fagueiros como os demais ? Legislativo e Executivo estão , obviamente, invadidos pela corrupção e desmandos .

      Então, só restaria examinar um pouco mais  o Judiciário, cujos exemplos foram dados acima. Ora, o Judiciário é hierarquizado , como o sistema constitucional brasileiro, o que facilita autoritarismo, omissões e interpretações viciadas – o estado de exceção informal, implícito e não explícito, informal e não formal, intermitente e não contínuo.

Imagem relacionada
         O Judiciário local chega ao ridículo por suas contradições, graças entre ministros, influência do Executivo , que indica seus membros, alguns ministros têm parentes em grandes escritórios de advocacia e não se consideram suspeitos nesses casos , trocando ofensas entre si , das mais graciosas às ofensivas – nada é apurado, nenhuma ética é condenada.

      Pedem vista de processos-  sem prazos. Os prazos não funcionam para eles e grande parte do Judiciário. Um diz que os outros “envelhecem e envilecem “(12-5-17). Há os que tem institutos que negociam com o Estado . Há acusações até de vendas de sentenças (cf. na página inicial, gravação ) .    

        Uma professora da FGV menciona a “possibilidade de que, com o avanço das investigações, fique exposta alguma participação de ministros do Supremo em ações que podem ser consideradas criminosas” .

        Ela bem anota que o tribunal poderá ficar diante de uma situação de “precisar apurar condutas de seus ministros , já que pela Constituição são julgados pelo próprio Supremo, quanto a crimes comuns”. (Eloísa M. de Almeida, E.S.Paulo, 20—5-2017).

          Entäo , e mais uma vez – instituições existem ( como até em províncias, ditaduras ou republiquetas) , mas funcionando muito mal- e em benefício de minorias, no caso brasileiro criminosas, aliadas a interesses estrangeiros ( em especial capital financeiro e multinacionais , presentes até mesmo no agronegócio) .Não atendem aos objetivos prescritos na Constituição Federal.

CONCLUSÃO

 

           Vimos como o regime terrorista planejou , cuidadosamente, a chamada “abertura política “. E mais – buscou , usando a psicologia social , além da política e peso do Executivo /regime pesar sobre a Constituinte que viria – e o próprio povo, mentes e corações .Foram sempre utilizadas inteligente propaganda e recursos da psicologia social – enfatize-se. 

         Pensava o regime terrorista até em projetar seus valores por décadas e gerações. Eles estão à nossa volta, como vimos , mas trazem  a questão de propostas e soluções , se é que existem, para o Estado Frankenstein criado pelo  “bruxo” do regime terrorista, Golbery,  e seus mentores do Império.

           Braz$l. Inúmeros escritores mencionam o caos geral, nem se fale do Rio de Janeiro – crimes, poluição, atentados contra policiais, arrastões, tropas militares federais chegando, favelas em crescimento, etc. Como explicar isso  se sustentava-se , Lula e aliados , até as jornadas de rua de 2o13 , que o Brazil estaria é  muito bem, o povo “satisfeito” , fora uns poucos críticos , como caminhandojornal.com ?

    Lula e cia. nada  solucionaram, apenas mentiram,postergaram, recorreram à corrupção, a desvios e manobras fiscais . Propaganda , recursos psico-sociais , admitidos por Golbery e Figueiredo , usados desde Médici, intensamente ,P( o “milagre brasileiro”)  e depois por  Lula da Silva  e  seus  marqueteiros . Saídas efetivas? 

          Atualidade  . Estamos “tontos”, “sem pai nem mãe “, o Brasil “golpeado” , “sem eira nem beira , caído no chão”… “levanta o rosto e leva um chute na cara “.(Zélia Duncan , cronista, revoltada com razão, O GLOBO, 19-5-2017).

          Enquanto isso, Temer , Lula, Dilma, Mantegna – soltos e avançando , muito lentamente, os processos contra eles. No STF , nem se fale nele  – casos como a interpretação da CF de 1988, por Lewandowky , ao livrar , junto com Renan Calheiros (então com vários inquéritos no STF , sob direção do outro cidadão ) , continuam sem apreciação . A Presidente do STF mostra-se omissa e condescendente, apesar de “simpatiquinha”.

           Lula mente e mente, nada responde em sua defesa, diz-se perseguido – como Temer e todos os outros. Só que Lula manda suas claques para a rua – nada ouvem ou discutem , berram “Lula” e “diretas já “. Utiliza espertamente o marketing, ataques aos não lulistas, ofensas,berros ameaças – em suma , métodos neofascistas, os que lhe restam para manter adeptos .

         De fato, não tem argumentos, teoria ,projeto,nada .Só demagogia de circunstância , do momento,  e o neoliberal Meirelles ( seu mentor imperial na economia,  por anos) para Ministro da Fazenda/Banco Central(Quer dizer , “circo” ( graças,mentiras,bolsas,fogões,etc.) e neoliberalismo radical(mascarado) .Elegeu Gleicy, mencionada na lava-jato , como presidente do PT. Desprezo total pela opinião pública ou desejo de protegê-la ? 

          Temer mente e mente, como Lula , e grita “reformas”, também cinicamente, enquanto todos os “neoliberais” dizem que pode-se mudar o Presidente, mas não Meirelles, representante direto do capitalismo financeiro internacional e aplicador daquela  política. Lula/Dilma , que ao final de seu desgoverno,  queriam aquelas mesmas reformas( Cf.pesquise) , agora são,contra elas- porque alijados do poder estatal. Será que o povo nào percebe? Ou ,anestesiado políticamente , nem liga mais? 

             DARCY RIBEIRO AINDA LECIONA

 

            Darcy Ribeiro enxergava muito  melhor, e  desde então( 1985)  , a situação política do Brasil  , que alguns da esquerda , de hoje, como pode-se ver, não conseguem perceber(pensam que  estamos na década sessenta, apresentam propostas e reivindicações aquém das de Goulart , caso de Stedile, do MST, autointitulando-se marxista e  gritando “reforma agrária”, mas de fato “atendido” com recursos  por Lula , via JBS (JBS, cf. delação premiada, gravação) . Darcy toca em alguns pontos nevrálgicos.

         Assinalava ele , depois de criticar as insaciáveis multinacionais latifundiárias ,com imensas extensões de terras ; empresas americanas, suíças, comprando terras ;  remessa de lucros para o exterior ; nomeação  de  alguns industriais aliados desses interesses ; o mal feito pela Zona Franca, “Manaus reduto da economia subdesenvolvida”  …etc. : 

     “O Brasil cresceu visivelmene nestes oitenta anos. Cresceu mal, porém.Cresceu como um boi mantido,desde bezerro dentro de uma jaula de ferro. Nossa jaula são as estruturas sociais medíocres, inscritas na Constituição e nas leis, para compor um país da pobreza na província mais bela da Terra. Se continuarmos sob a vigência destas leis , no Brasil do futuro a maioria da gente nascerá e viverá nas ruas em fome canina e ignorância figadal, enquanto a minoria rica , com medo dos pobres, se recolherá em confortáveis campos de concentração, cercados de arame farado e eletrificado . (…)

              (Darcy publicou tal em 1985).

                  Em outro livro, Darcy previu :

       “Um dia os brasileiros perceberão que muito pior que ser República de Bananas é ser República das Multinacionais.”

       Para onde irá o Braz$l , já há muito uma província , com mais caminhadas ainda  à direita ?

        Foram entregues terras, fábricas, indústrias, patentes , estado,etc. – e noticia-se mais privatizações e capital estrangeiro como solução para obter-se mais “empregos” (Temer) – como se esse fosse o grande problema nacional , enquanto o que resta do país desaba e é vendido a preços vis , pela crise em curso e falta de capital nacional.

          Um americano  , em  sua época com poder e responsabilidade(Cf.adiante)  , cujo  país sobreviveu e lidera o mundo do Capital ,   parece falar para os “neoliberais brasileiros”, os grandes responsáveis pela atual situação nacionalcuidado com o capital estrangeiro , pois traz consequências . Ainda assim,  esses  , ricos e pretensiosos ,  dominando a grande mídia,  arrotam valores, ética e algum tipo de programa para o país , como se isso solucionasse os problemas nacionais .

        Qual? Programa apenas capaz de consolidar uma província, tipo Porto Rico, este um pequeno país que associou-se aos EUA , depois de plebiscito , e é exemplo – hoje , décadas depois , endividado, arruinado, acabado, e ainda discutindo sua crise permanente – e soberania  perdida .

       O Braz$l arruinado perdeu, materialmente, sua soberania , embora  não formalmente- o que beneficia mais ainda os senhores do Capital.O povo não sabe disso. Só as “elites” dominantes , as oligarquias e aliados estrangeiros  bem o sabem. E isso deve ficar ocultado com cuidado. “De como se fazem as salsichas e a política o povo nunca deverá saber “- o velho ditado de séculos. Muitos intelectuais e comentaristas também não entendem, alguns nem querem entender , essa complexa situação. Ela os faz pensar em cargos, empregos, dá medo,  entristece,angustia. 

       CAPITAL ESTRANGEIRO E CONSEQUÊNCIAS  

 

      Irresponsáveis gestores públicos festejam qualquer entrada de  capital estrangeiro, mesmo em condições as mais negativas para o país e a juros ab surdos.  O Brasil ainda não perdeu a sua soberania apenas na forma, i.e., usa uma bandeira, Constituição,etc. – mas , materialmente, já o fez há muito tempo – em surdina, embora as esquerdas autênticas e todas as falsas esquerdas, sob direção lulista, não o tenham percebido ou entendido . (Cf.Porto   Rico, ex-país independente, em crise total . Pesquise ).

        Woodrow Wilson , que foi Presidente dos EUA , ensina aos “neoliberais brasileiros” , com décadas de atraso , se é que algum deles ainda pretende-se brasileiro ou acredita em soberania ou independência nacional ou Brasil.

       “ Um país é possuído e dominado pelo capital que nele se achar empregado. À proporção que o capital estrangeiro afluir e tomar ascendência , também a influência estrangeira assume e toma ascendência “. (“In” “Quem faz as leis no Brasil “? , Osny D.Pereira , p.136).

                                           E George Washington completa a lição-

    “Deveis ter sempre em vista que é loucura esperar uma Nação favores desinteressados de outra e que tudo quanto uma Nação recebe como favor terá de pagar , mais tarde, com uma parte de sua independência.”(Id. ,in , p.136)

         Os oligarcas locais e seus aliados militares locais caíram de cabeça nessas armadilhas – o truque consistiu em inventar um grande perigo comunista e corrompê-los. O povo  foi também enganado , mas parte dele reagiu . Foi “convencido” por prisões ,mortes, perseguições ,torturas.

              Fica  a questão : e agora?

        SOLUÇÕES E PROPOSTAS 

 

          Dom Odilo Scherer , cardeal-arcebispo de São Paulo , com razão, prevê , com a CNBB ,após mostrar e atestar os males da exclusão social ,no Brasil,  que “a violência continue a aumentar e a se alastrar sempre mais“ . E considera que não basta “denunciar os males, é preciso indicar caminhos para a solução …”(E.S.Paulo ,13-5-2017).

                 O maior problema nacional , hoje, que impede uma saída política  ,  está na ausência de partidos autênticos , democratas ou à esquerda , e no próprio povo brasileiro – mantido mal educado, mal preparado , sem valores morais e éticos adequados , humilhado, perturbado psicologicamente, portador de várias doenças físicas e mentais  . Sem educação, partidos e a organização necessária – e consciência política . 
Passeatas e até grandes manifestações populares, como as de junho-2013 , que resposta tiveram de um Lula e Dilma, sobranceiros  ?

         Nenhuma, menosprezo total ,” graçolas” tipo como – isso  “deve ser coisa dos eleitores deles , dos coxinhas.” Nenhuma resposta, nenhuma consideração ao povo ou providência ou sequer reflexão. Por quê ?

          Porque eles e os atuais desprezados congressistas, inclusive o Presidente , continuam cheios de pose , impávidos , embora tantas as acusações contra eles , pouco ligando para protestos e desprezando o povo , acostumados com a impunidade e os fartos recursos da corrupção. Não foram eleitos pelo povo .

O regime político está tão distorcido que eles não precisam do povo, não foram eleitos diretamente por eles – mas ,sim, via verbas de multinacionais estrangeiras e empreiteiras corrompidas . Maluf é um belo exemplo .( Décadas  de impunidade) .

        Além disso, aperfeiçoou-se a big mídia – o “neoliberalismo”, o indefensável capitalismo de nosso tempo(cf. arts. neste blog ) , mantido através de genocídios, bombardeios, mentiras e manipulação, aprendeu as lições das últimas décadas – em especial com a derrota no Vietnan.

 

        MENTES E CORAÇÕES

 

         Assim, em que pese seu poder bélico – o Império passou a lutar por mentes e corações . Utiliza a big mídia, argumenta, disfarça, mascara, esconde-se atrás de direitos humanos – e quando preciso massacra os resistentes – hoje, no Iraque, Síria , Líbia , etc. ; amanhã , aonde ? Ontem,  atuou no desnecessário genocídio atômico de Hiroshima e Nagazaki.

            Não tem o Império qualquer argumento sério , mas vem vencendo até a luta por mentes e corações – para isso confunde, disfarça , mascara-se, finge-se até de comunista e socialista, num jogo sutil , complexo e diabólico. Conservar é mais fácil,que mudar . “O poder utiliza a força para coagir , mas emprega a astúcia para convencer “.(Freund, Julien . “O que é a política ?”).

            Muitos  autênticos democratas e cidadãos de esquerda , ao contrário, provocados, perderam/perdem a paciência e partem/iram para “esquerdismos” que deram falsos motivos e implicaram em massacres e atrasos da História. Não querem conquistar mentes , argumentar,buscar caminhos .Querem poder  – e por via rápida e direta  .

        Ora. É preciso debater, argumentar, discutir , com todo o povo brasileiro –convencer –  e aí buscar soluções , respostas, decisões , que o povo espera e que o cardeal de São Paulo , com razão, prega. Não querer impor valores e pregações que chocam-no , fogem às suas tradições .

          Nossa estrutura econômica está destruída por cupins do tempo e ações até de sabotagem do Império, ao que tudo indica . Há quem as veja no caso de Alcântara, base de foguetes,  e na Petrobrás – e são pessoas sérias ( in Dória, P. ,id.,entre outros  ) .

      A estrutura jurídico-política e as instituições foram acima analisadas , de forma rápida. Elas se (1) auto-reformarão ou (2) irão expelir , ferir de morte , aqueles que pretendem  reformá-las ?

 

        DESTRUIR OS QUE QUEREM MUDAR ? 

 

            No caso, procuradores, jovens juízes e outros . Preparam-se “elas ” , autoridades dos três poderes, unidas , para expelirem esses ” opositores” delas,  que pretendem mudar instituições e punir muitos de seus dirigentes corruptos . Para isso , contam com  a Justiça , com o STF , TSE , STJ ,etc. – e suas interpretações. Em resumo, com o Estado de Exceção.

 Com quem contarão os que querem mudanças  ?

  Só ao povo brasileiro, em geral , interessam tais mudanças. Cabe a ele dar-lhes respaldo .Mas,grande parte do povo e suas lideranças parece não entender assim – xingam os líderes da lava-jato em nome do neoliberal Lula , confundindo as coisas, esquerda ,direita, democracia, classes sociais,futuro.Atiram no próprio pé e em possíveis aliados .Como alguém não dependente,por emprego,cargos,etc. pode não ver quem é Lula? Portanto, permanece aí uma limitação e problema .

Com forças militares caladas, sem participação nos debates nacionais, recolhidas, aparentemente doutrinadas dia a dia pelo Império pode o povo contar  ?    Ora , elas estariam  “isoladas” socialmente, por “casualidade”? 

         Não – foi objetivo do Império, ao passar a administração local para os civis, que elas se afastassem –  afinal, não foram capazes de fazerem aquilo que Sarney, Collor ,FHC, Lula e Dilma fizeram, concedendo, privatizando,liquidando o restante patrimônio nacional, inclusive a Petrobrás .

         Agora, ao contrário, deveriam serem chamadas ( tardiamente)  ao amplo debate e maior participação , desde já ;  ou pretende-se esperar o caos total explícito , nas ruas , mais assaltos e crimes, talvez terrorismo, para dialogar-se com elas ?   ( Não estamos nos referindo a elas serem chamadas para exercerem tarefas policiais).

 

PORTO RICO ,  HAITI,  BRAZIL OU BRASIL?

 

       Haiti , Porto Rico ou Hong-Kong , estes os modelos para o Brasil, embora este  seja  de tamanho maior ?

       Ou isso ou a secessão, depois de longo processo de dissensão social ? Província assumida( e ainda assim caberia pensar a situação do povo brasileiro, desprezado por muitos estrangeiros – depois de décadas,  a do povo de Porto Rico é  de injustiça social dívidas e sofrimentos ) ou ainda tentativa de independência e soberania nacional ?

          Continuará cada um  povo  sendo massacrado, disfarçadamente, dia a dia, até a morte de muitos jovens , em especial negros  – violenta  ?

          A falsidade e traição de líderes, até dos que já  estiveram à esquerda , um dia ,  como FHC , Lula da Silva, Dilma e tantos outros , foi e é mais séria e prejudicial do que qualquer conservadorismo assumido , e muito ajudou a destruir a Nação – contribuíram eles bastante para “o que aí está” , à nossa volta .

          Inclusive , para o fato de não existir solução fácil , nem forças políticas democráticas organizadas,  para impor soluções  para a crise atual .

           A “ditadura”, paradoxal, trouxe a sua “democracia golberyana” via estado e com um projeto. Os democratas , esquerdas autênticas e o falso esquerdismo de Lula e outros não tinham nem têm projeto algum.

              Alguns por fraqueza , incompetência, vítimas talvez da pressão ideológica do grande capital. Outros pela traição explícita que só beneficiados por ela , claques pagas e ignorantes políticos , verdadeiros analfabetos políticos, podem não perceber.

             

            HÁ SAÍDA ? QUAL? 

 

           Reformar o Estado Frankenstein, estrangeiro, na situação antes escrita , aqui construído durante décadas,  dirigido por prepostos de interesses não brasileiros  , seguindo programas que não são nacionais e nem vão ao encontro do povo brasileiro ?

            Isto é obviamente impossível , ao ponto que chegou a situação( política, social,econômica , dívida pública, etc.)   – ou seja , torná-lo um “estado minimamente normal” e funcional, com soberania popular, atendendo demandas mínimas de justiça social.  Os interesses dominantes que dele se apossaram, tendo como sócio majoritário e guarda-costas  nada menos que o Império, não o permitirão.

          O capital não tem piedade ou sentimento – Nagazaki ,Hiroshima,Iraque,Líbia, Afeganistão ,Indonésia ,Brazil, Filipinas , etc. o demonstram.

            Não há futuro para um “Frankenstein ” , um aborto de Nação de tal tipo, resultado de conciliações espúrias ,traições nacionais  , corrupção , injustiça social garantida por uma “justiça” das oligarquias e dos interesses estrangeiros – durante séculos . Nem mesmo uma Constituinte talvez possa abrir caminhos- ou  projetos . Mas, é um passo no sentido de amadurecimento geral, popular, reflexão, ao menos saber-se melhor sobre os  reais problemas e situaçào.( Que continuam, em boa parte,  escondidos , como no passado – até  estatísticas  e história falsificadas)  .

             Talvez todas  ou muitas das razões expostas por alguns teóricos , contra uma independente ”  Constituinte Já! ” , estejam  corretas – riscos, dificuldades, contradições, etc. Mas, nas circunstâncias acima, o país esfrangalhando-se , necessitando geral reorganização, havendo quem fale em refundação, dominado por interesses estrangeiros , sob a direção de prepostos de oligarquias  irresponsáveis e incompetentes, como se mostraram Lula, Dilma, FHC e Temer (este quase apenas  poses e com os vícios dos outros ) – que alternativa existe ? Não há tempo a perder. É preciso um Norte, Programa,Projeto. 

         QUEM CONTROLA A “BAGUNÇA GERAL ORGANIZADA ” ? 

            O Império . Os prepostos dos oligarcas locais, na direção do Estado ,  submetidos à direção estrangeira, não têm condições nem de mandar ,por si,  nem de negociar saídas , muito menos de administrar, nem se fale de pretender , pretender governar .    Então… que saída resta  , quando rumamos para o caos, com ou sem capital estrangeiro, com ou sem “reformas” ? Carro destrambelhado , lotado, sem roteiro ou GPS , motoristas doentios, amalucados , sem habilitação  e incompetentes, buscando avançar em velocidade , na descida de  montanha íngreme , despenhadeiros em volta , numa estrada de barro – Braz$l ? Ah, Meirelles e cia. Sim.

 

Quem tem impedido  “isso” acima e o desastre provável( Braz$l  “haitizado “, para sermos mais claros )   e ainda mantém o “carro” (o calhambeque  de fato )na estrada ?

 Paradoxal, mas os mentores “estrangeiros” “neoliberais” , ao fundo o Império,(OMC,FMI,etc.) via Meirelles ( Fazenda) , controlando ele próprio ( Meirelles) e mais o Banco Central( toda a equipe)  , dando as diretrizes e “limites máximos de lucro do capital por aqui”  , e de crise geral, organizando a dominação e superexploração, e indiretamente a política , desde que não é do interesse dele, Império,  o destrambelhamento total da economia da Província e muito menos do regime político e do sistema econômico. Precisa preservar mínima ordem- progresso, não importa .

 

    Controla o Império a economia , o Legislativo (  legisladores ,  financiados por ele ,  direta ou indiretamente), Executivo( da mesma forma)  , e Judiciário ( via os anteriores, estes Ministros Políticos em especial, parte das “elites” , a maioria com menor  capital , de fácil cooptação ,pois, quando aderentes ao “sistema” ou desesperados pela ascensão social) ;  ( aliás , como boa  parte das “classes médias” , indicados pelos eleitos  parlamentares , como citado , cooptados ou corrompidos- dados comprovados , vide ações TSE/STF; revistas jornais ; Veja; Folha…; Época ; etc. ) .

        À DIREITA E À ESQUERDA 

        Controle tão grande, em 2017, que não precisa mais para isso  sequer de recursos estrangeiros ( como para derrubar Goulart,1962/4, C/ IBAD,IPES ,CIA , etc. ) usando mais a corrupção/ propinas de origem local  – essa arma política fabulosa, mais eficaz, na maioria das vezes ,  até que fuzis e metralhadoras .( Repita-se sempre – já usada,citada  por Sun -Tsé , 400AC ,Cf. “A Arte da …”) .

        Quem pode causar “problemas”reais  a esse esquema dominante neoliberal , hoje, são apenas pequena parte das esquerdas( as não cooptadas pelo lulismo/”comunismo”, estas “esquerdas”   “só de nome”/pose /neoliberais ,de fato , pela práxis ), e massas desorganizadas , alguns procuradores/juízes,policiais federais , profissionais liberais , “classes médias” e mais …( até quando ? !) .

De outro lado, grupos militares , à direita ( nacionalistas?!) , que parecem buscar apoio/mobilização popular.   [ Bolsonaro , sinalizando isso,  passou de 10% nas pesquisas, parecendo  ter mais votos  , hoje , que as reais esquerdas, isto por obra de Lula, anos a fio, como bem analisaram  Delfim Netto( extrema-direita )  e Petras(marxista) , com exatidão  . Esta última alternativa(?!)  , carta política ainda em parte enigmática  , pode contar com apoio militar e  a desinformação e contra-informação,  a seu favor  – trará  ela o “dedo” direto/alternativo do Império? Talvez não . Avaliar , em detalhe .( *Cf.item 2 ,deste artigo, 18/6/2017) .

DIÁLOGO DEMOCRÁTICO SOBRE OS RUMOS NACIONAIS

 

   Por isso tudo , que ao menos se discuta o destino de todos os que vivem em território brasileiro. Defendamos a mais ampla democracia ,  não só liberalização , mas democratização , a começar pela participação geral popular ao planejar-se uma Constituinte independente , não como a última (que foi um simples Congresso  Constituinte) . 

          Discutamos nossos problemas, como primeiro passo, ou algum passo, tomando medidas de interesse comum – pela sobrevivência do povo brasileiro . ( Terá dado para entender ?  Muito bem  – nossas elites “covardes ” , indignas( Darcy Ribeiro) – entregaram o Estado,há muito, aos interesses estrangeiros) . E tentemos ser , durante esse processo , os mais cordiais que pudermos . Porque , com o povo brasileiro tão magoado , agressivo, confuso, doentio ,  deseducado , carente, parte analfabeto ou analfabeto funcional , passa a ser difícil a cada um lidar com os outros .

Além disso, chamemos  os militares à discussão, à frente  do palco político [  não escondidos , como na década 80 , fizeram Ulisses,Tancredo , Giocondo Dias ,etc.( Cf. “Tancredo , O príncipe civil ” , Plínio Fraga , entre outros livros ) ] . Os militares , destruído o país , enganados (a tropa) por americanófilos militares traidores e civis empresários e políticos idem ,  idem, “afastados da política”  , doutrinados em segredo sempre( contra os interesses do povo brasileiro)  – essa situação  interessa a quem?(Cf,*).

Só ao Império. Se acabarão os “militares” por virem , voltarem à frente do palco político, de uma forma ou outra , explícita ou implícita ,  ( e até já há razões constitucionais para isso– e eles estão  vindo, aos poucos)  que venham para prévios diálogos democráticos – discutir saídas nacionais e democráticas , quando a Província Braz$l está-se consolidando dia a dia . Reformas não discutidas popularmente , “investimentos estrangeiros idem” , repetições  de querer apenas “criar mais empregos” , vindas de criminosos ligados a interesses estrangeiros  – isto só ajudará  a consolidar a desgraça nacional/ Província .

        Todos , de uma forma ou outra, fomos atingidos pelo caos e clima social neurotizante como nunca, porque ainda produzido pela má-fé dos que escondem a verdade e pelos  comprovados traidores – que vieram, foram eleitos , há décadas ,  para mudar a já difícil dominação( e tiveram tempo e condições para tentar isso ) –   mas fizeram  o oposto, mentindo e aliando-se a interesses anti-nacionais . Como Darcy Ribeiro lembra, citando Brecht – “Desgraçadamente, nós, que queremos abrir caminho à cordialidade geral, não podemos ser cordiais “. Diríamos – nem sempre podemos ser cordiais. Temos que buscar “verdades desagradáveis”, caminho menos ruim  .

Sim, por todas as razões acima , apesar de todos os aspectos negativos, que existem, na situação de emergência/urgência  que vivemos  a melhor resposta  para o pedido do digno cardeal de São Paulo é: 
  CONSTITUINTE JÁ !

_____________________________________________________________________

    (Original não revisado , o que não impede entendimento ).

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *