Quem venceu as eleições de 2022, no Brasil ?!

out 28, 2022 by

Quem venceu as eleições de 2022, no Brasil ?!

Quem venceu as eleições de 2022?!

Hiran Roedel

Caminhando Jornal tv  / Editorial 107

O país encontra-se em uma encruzilhada, nessas eleições. Estão em jogo dois projetos civilizatórios: de um lado o que defende os valores fundamentalistas medievais, a mentira como arma de poder e o comércio da fé; o outro que dialoga com as liberdades de pensar, de agir, sem abrir mão da fé religiosa, mas que aceita, compreende e reconhece o direito do outro em ser diferente.

Estranhamente, os ditos defensores da moral e da família são os que espalham mentiras, conhecidas como fake news, nas redes digitais utilizadas como ferramenta política para disseminar o ódio. Um jogo discursivo que não tem qualquer compromisso com os fatos e a realidade.

Quem venceu as eleições de 2022, no Brasil ?!Exemplo disso é que, tendo a mentira como arma, a ex-ministra e senadora eleita Damaris mentiu, em um culto religioso, sobre a práticas de violência sexual no norte do país contra crianças, ocorrido quando ainda era ministra, mas sem ter tomado qualquer providência ou apresentado uma única prova.

Não menos repugnante foi a declaração de Bolsonaro quando diz que “pintou um clima” ao se referir a meninas de 15 que, por estarem maquiadas e arrumadas, tratavam-se de prostitutas. O absurdo maior é que o presidente não considerou que até poderiam essas meninas estarem sendo exploradas sexualmente, mas ao se tratar de crianças o suposto ocorrido se torna ainda mais grave.

Contra esse jogo baixo parece que tanto o judiciário quanto a candidatura de Lula não têm conseguidoQuem venceu as eleições de 2022, no Brasil ?! dar uma resposta a altura. Assim, a mentira avança, ameaçando o projeto civilizatório que admite o diálogo com o outro, sem que haja, pelo o que se demonstra, barreiras eficazes para detê-la. A fake news se torna, desse modo, a formadora de uma realidade delirante com milhares de seguidores.

Corremos o risco desse ser o Brasil que sairá das urnas no dia 30 e, pelo o que parece, independente de quem saia vitorioso. Ou seja, um país onde se prevaleça a mentira, o comércio da fé para sustentação do poder e a certeza da impunidade.

Esse é o debate central que trazemos, nesse momento tão delicado, para o nosso Caminhando Jornal TV 107, além das tradicionais seções de: psicologia, animais, desaparecidos, dicas e mais a polêmica sobre o direito de morrer.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *