Notas Sobre a Revolta Militar Comunista de 1935

jan 1, 2019 by

Notas Sobre a Revolta Militar Comunista de 1935

Notas Sobre a Revolta Militar Comunista de 1935 e o Brasil/2019

*O Brasil /2019  ainda é um país prisioneiro e algemado ao passado – imperialismo; anticomunismo,  falso e provocador ; torturas; mentiras/fake news ; estado fracassado e de exceção ; oposição de brincadeira; povo intimidado, doentio , desorganizado ; dívida pública com juros absurdos e não auditada ;  etc. *

 

      (Mauro Burlamaqui)

 

-1-

 A,  até hoje,  não superada “Revolta de 1935”, pelos radicais críticos à direita ou ignorantes chamada de “intentona” (ato insensato e louco ), exaltada por Vargas , em 31-12-1935 (observe-se a data ) , como o enfrentamento com o comunismo, que seria o mais perigoso inimigo do Brasil , é comprovação disso . Vargas foi mais longe – assinalava , mentira desmentida pela História, que os militares comunistas teriam assassinado seus companheiros, enquanto dormiam. O Brasil de então, miserável , umrnas fraudadas , desigualdade em alta escala, domínio da Inglaterra Imperial , dívida pública crescente , doenças e epidemias.

 

-2-

 

 Mas, se  tal passado é trazido ao presente, verifica-se que , 84 anos depois,  persistem todos esses elementos na atual conjuntura brasileira .

De fato, o Brasil endividado, desarmado , forças militares insignificantes em termos de defesa do território nacional ; como então, o Império Americano “dando as cartas”políticas por aqui ,  até de forma mais incisiva ; o presidente daqui  prestando continência à bandeira americana , servil ao chefe  do centro imperial , até imitando-o, no dia a dia.

 O comunismo “corrupto”, por sua vez, no caso atual via Lula e Dilma, ex-presidentes , ainda hoje falsamente apontado como origem dos problemas nacionais. Isto  quando aqueles  assumiram uma política neoliberal assumida , até por escrito,  e  o confirmaram na práxis (“Carta aos Brasileiros”, 2002, de Lula ; Meirelles e outros neoliberais como dirigentes, por anos , da política econômico-financeira). A tortura , por outro lado , exaltada pelo atual presidente, inclusive o coronel Ustra , seu ídolo,  torturador comprovado, ela correndo solta em delegacias e presídios , além de , junto com assassinatos , nas favelas. Como ocorre impune, caminho aberto para a tortura política em massa, se vier ordem nesse sentido , de “cima para baixo” – séculos de tradição de covardia e torturas  as mais infames, lembrando-se séculos de escravatura .

 Quanto ao estado brasileiro fracassado , é só olhar em volta , o Rio de Janeiro ou o Ceará  – dívidas, queda de barreiras, mortes sem fim, favelas ; e  o Judiciário torcendo as leis de cá para lá , via interpretações , arquivamentos, prescrições , todos os dias , havendo até manifestações nas ruas contra o STF(Cf. correto artigo de Joaquim Falcão, 26-10-19, OG).

  Quanto ao povo doentio, basta ver-se o que ocorre nos  hospitais e os índices de crimes, mortalidade, doenças, do IBGE ( inconfiáveis num “governo”desses , mas que dão indícios), num país em que professores e médicos tem sido  agredidos, dia a dia . Mais de 30 partidos políticos legalizados , urnas eletrônicas inconfiáveis , manifestações desordenadas , ataques de todos os lados para todos os lados , nas redes sociais.

 Situação similar , passado e presente , como vemos, guardadas as proporções, ocorre desde bem antes de 1930 , quando uma incompleta revolução  fez o Brasil respirar um pouco, na política interna, apenas , e assim mesmo com tiros, revoltas , vais-e-vens. Pode-se até dizer, tendo em vista contextos diferentes, que o Brasil , o povo brasileiro, povão, operários, camponeses, etc. sofreu , trabalhou , lutou – e suas condições pioraram, com o correr do tempo, melhorando apenas as  de minorias. (Cf. Internet,  dados sobre a desigualdade , hoje, entre os brasileiros, que cresceu- e não foi reduzida ).

 -3-Resultado de imagem para revolução russa de 1917

Assim, nesta questão da  Revolução Russa de 1917 e o Brasil e o Mundo – tomamos só um ângulo da questão, aliás muito  debatido, o que não quer dizer bem debatido,  e motivo de divergências, há décadas – os conservadores apegando-se a mentiras como a que muitos militares teriam sido mortos enquanto dormiam . A Revolta Militar ,de 1935,  chamada, pela História Oficial ,  não de REVOLTA, mas de INTENTONA COMUNISTA DE 1935, título por si só depreciativo, isto em inúmeros livros e jornais , a partir da palavra do próprio Getúlio, naquele citado 31 de dezembro de 1935.

 -4-

  De resto , não como bibliografia , mas como referências, indicamos os livros que usamos , não em ordem de importância :1 – Basbaum, L., volume 3, “História Sincera da República”; 2 – Carone, E. , “A Segunda República”; 3 – Prestes, Anita L, “Prestes – um comunista brasileiro”; 4 – Schwarcz e outra, “Brasil – Uma Biografia”; 5- Neto , Lira , “Getúlio -1930-1945”; 6- Morus, Thomas, “A Utopia”; 7 – Sodré, N.W., “História Militar do Brasil”.

 Haveria mais referências e dados a serem utilizados , mas aqui trata-se de jornalismo comunitário , isto é , com todas as limitações intrínsecas, mas não deixando de ser a “literatura sob pressão”.

 -5-

O que se nota em comum , na política , daquela época, década de 1930, e atualmente, década de 2010 , em especial , agora,  em 2019, são a existência de velhas  “armadilhas” e provocações políticas . E mentiras descaradas, truques, fraudes históricas, como o conhecido “Plano Cohen”, década de 30, justificativa de repressão contra o povo , em especial comunistas. Agora, a “Questão Queiroz”, ilícitos abafados por Bolsonaro e pela Justiça ; ou a “Ação de Bannon”, 2018, nas eleições , usada para manipular redes sociais, com fake news, pró-Bolsonaro ; do mesmo modo,  as “Ações do  MBL” ,e outros movimentos , financiados por corporações estrangeiras, nas manifestações  anteriores às eleições. (“A Nova Direita”, Flávio Casimiro)  , entre outros. Conspirações mesmo, descaradamente encobertas, corroborando a existência daquela  história escondida, falsificada ,  tramada , com aspectos e ações  feitas para nunca serem descobertas , em que nem os próprios atores sabem exato  tudo o que  se trama ou  passa . (Cf. , “O que é a Política”?,  Julien Freund). Ontem, como hoje.

 -6-

   De fato, desde  então , por exemplo , década de 1930, e  mesmo antes , como agora, 2019, vemos o mesmo perigo “horroroso” , segundo o presidente Bolsonaro  , pairando sobre todos e cada um de nós – O COMUNISMO – e, de outro lado ,  as forças militares , sempre solidárias com o Império, preparadas para a repressão . Talvez , desta vez, coadjuvadas por milicianos, aparentes aliados da família Bolsonaro . Fala-se em Comunismo , mas este nunca exato definido ou esclarecido para o povo, exceto de forma distorcida e até absurda , como “matador de criancinhas” e “arauto da miséria e da maldade” ou  “o próprio Diabo na face da terra” . Talvez  haja até  quem tenha medo de correta definição que  , ao contrário de horrorizar a  muitos, poderia fascinar, embora hoje apenas  uma utopia .(Veja-se a data de “A Utopia”, de Morus, que a tantos fascinou, século XVI).Comunismo que , aliás,  nunca se viu , na práxis, no mundo, assim como o Socialismo. O que se viu e tem-se visto são projetos de independência , anti-capitalistas , buscando a superação do Imperialismo/Capitalismo , projetos em curso em vários países e abraçados por diferentes vanguardas políticas.

 -7-

 A origem da crise brasileira, 2019  ,  a mesma de antes , 1930  – a ação  e prática política e imperialista  dos EUA, líder então,  como hoje, do Império do Capital ,a nação com maior poderio militar do mundo ,  com base no Ocidente,  na capital americana. Segundo os interesses daquele Império , suas conveniências colocadas na “mesa” quando necessário para auferir lucros ou tomar mercados ou assegurar-se das matérias primas de que necessita . Aquele  perigo “COMUNISTA”, muito conveniente ,  estaria espraiado , então como hoje, sobre toda a América do Sul e mundo , em especial depois de 1945, período da chamada “guerra fria”, contra a URSS, antiga Rússia, vitoriosa contra a Alemanha, junto com os aliados.

  Tratava-se/trata-se de uma disputa mundial geopolítica espraiada pelo mundo,  e até divulgada, “heroicamente”, em filmes americanos, livros sobre espiões, guerras de serviços secretos , compra de líderes, propinas, corrupção . Isso,  na linha de guerras “prévias”,  bem expostas por Sun-Tsé, na “Arte da Guerra”(infiltrações, compra de espiões , propinas, assassinatos seletivos , etc. Isto é , só em último caso guerra de extermínio , arrasando terras , o que sempre foi inconveniente para os vencedores). O que, mais ou menos, em nossos dias , seria chamado de “guerras híbridas”, “mutatis mutandis” , em vista das inovações tecnológicas de nosso tempo, em especial. (CF .”Guerras Híbridas” .Cotejar este, recente, com Sun-Tsé, livro citado).

 -8-

   Ao meio disso, sempre , de lá para cá , provocações, ardis, armadilhas , mentiras descaradas, mortes, assassinatos , guerras diversas , golpes militares, etc.  – recursos clássicos de disputas entre países, ou classes ou setores , ou frações políticas ,  que vem desde antes da Guerra  da Coréia , chegando ao Vietnan e, depois, continuando no Iraque, Líbia, Afeganistão , Síria, etc .( Lembrar Maquiavel, “O Príncipe”, e outros livros , além daquele uso do “Leão e da Raposa”, indicado em todos os manuais de serviços secretos , isto é, FORÇA e ESPERTEZA).

 -9-

   Tudo isso foi feito, década de 1930 , e antes ainda , e é implementado , agora , sempre em nome da democracia, direitos humanos, os EUA levando adiante guerras e bombardeios com o objetivo  de assumir a primazia e direção do mundo, o que provado está.(Moniz Bandeira, “Formação do Império Americano” e historiadores diversos , como Eric Hobsbaum (“Globalização,  Democracia”e Terrorismo”,  entre outros) .

 -10-

Resultado de imagem para GETULIO VARGAS revolução russa de 1917

      Como se verifica , na historiografia, um Getúlio Vargas,  então, e um Bolsonaro hoje , em   contextos com similares , embora longe da guerra fria, ambos parte de equação política  com algumas semelhanças . Só que o contexto atual está  mais  esclarecido ,  pelas centenas de fatos consumados, desde lá  – para não dizermos golpes, guerras, mentiras, distorções históricas, falsos auxílios .

 O tal  COMUNISMO, que não existe nem na Rússia hoje, nem em lugar algum do mundo, com velhas foices e martelos de 1917 , nada modernizados, mesmos nomes, símbolos, etc. ,  o principal acusado sempre  , e culpado sem julgamento ou maiores avaliações , seja  das desgraças passadas ou futuras do Brasil – e do mundo. Condenado o “comunismo” sem discussão ou argumentação contrária, como o mostram , usando  até religiões, nesse sentido , tanto um Getúlio , Trump como Bolsonaro( cf.vídeo 30/TV) . Eles todos falhos , imperfeitos, cheios de culpas e erros, mas líderes vencedores , logo os escolhidos por Deus , que por esses meios imperfeitos teria feito no passado , e desenharia , no futuro , sua Obra Perfeita, segundo interpretações religiosas cristãs,  como, p.e.,  as da Irmandade (“Família” ,origem americana; Jeff Shatlet, “A Família”).  

 -11-

     No Brasil,  o atual presidente,  e seus seguidores , atribuem aos “comunistas” e “esquerdistas”, sem definirem ou especificarem significados  ,  a culpa das desgraças nacionais. Isto ,  seja via Lula da Silva, Dilma e outros, inclusive Fernando Henrique, que nunca implementaram qualquer política comunista , nem a exerceram, muito ao contrário . De fato,  todos assumiram políticas neoliberais , desde décadas, segundo modelo americano capitalista , sendo que Lula da Silva até assinou compromisso naquele sentido, na famosa “Carta aos Brasileiros”, de 2002.(Tanto que todos eles  receberam críticas de marxistas,  como Ianni , Petras e outros).

 -12-

   E atenção   –  lembrar que , estranho que pareça, Aldo Rabelo, dirigente comunista do PC do B, chegou a exercer o cargo de Ministro da Defesa,  no governo Lula , o “comunista corrupto” , sem problemas institucionais ou outros, nem com os militares  . Quer dizer, aceito por eles ,  assim como o PC  do B e o PT, por décadas, o que  implica em reflexões a respeito sobre os bastidores desse  amigável convívio. Afinal, hoje, no poder , os mesmos generais(ou alunos fiéis daqueles acusados de torturas ) parecem continuar em igual posição , pois declaram-se assim, isto é,  radicais anticomunistas.

    Só há duas hipóteses – ou (1)os  generais teriam  tornado-se pró-comunistas , apesar da influência do Império nas forças militares ( nada indica isso ,  pelas atitudes deles  , hoje)  ; ou (2)davam-se tão bem com aqueles “comunistas” por terem certeza de que eles não eram , de fato,   comunistas , fora de nome .(Posição que coincidiria , por sinal , com a de Prestes, que declarava, p.e.,  sobre o PC do B –  “auto-intitulado comunista” ; “comunista só de nome “) .

    Para isso , os generais deveriam ter, por certo, informações de seus serviços secretos,  infiltrados naqueles partidos, o que é regra onde  os partidos comunistas são legais . (Caso do PCA , EUA, que teria tantos infiltrados que,  brinca-se, eles  é quem o sustentariam .(Cf. “Quem pagou as contas?”, de Frances Saunders).

    O antes citado atesta  o nível de  “armadilhas” políticas  e segredos e conspirações que existem  sob a forma política “democrática”  – a essência, material , a real situação , pode ser  diferente da aparente, formal.

 -13-

 Ora , apenas  mostrando exemplo de ardis do passado,1935,e de época  recente, podemos lembrar que Getúlio tinha  informações sobre a revolta de 1935(espião Johnhy) , deixou-a prosseguir, aguardou-a , preparado,  para que ela servisse a seus propósitos políticos.(Lira Neto, ob.cit.) O mesmo fez o regime terrorista brasileiro,  e /ou a CIA , que sabiam das ações de Mariguella , mantinham um espião junto dele (Mallavasi) , mas deixaram-no continuar suas ações belicosas , por ser de seu interesse a repressão posterior , entre  outras conveniências (Mário Magalhães , “Mariguella)- entre elas , assustar a sociedade, criar o perigo “comunista” e terrorista – exagerar os fatos .

 -14-

 Provável , 2019,  o povo brasileiro ainda padeça do poder, via planos e estratégia e táticas ,  exercidos, no passado,  pelo general do serviço de inteligência, formado nos EUA , em 1944, Golbery .Este não só eliminou toda a direção esquerdista anterior(chacinada, assassinada, torturada e até esquartejada, final década 1960 e 1970, em especial) , como desde a década de 1970 planejou um novo quadro partidário, que chega a nossos dias. Em especial,  aquele mais à esquerda(ou “esquerda” ?! ) , liderado  pelo PT , e seu aliado de longa data, PC do  B, após liquidar a liderança de Brizola sobre o PTB, obrigando-o  , na última hora, a mudar de partido e sigla.( para PDT).

 -15-

    De lá para cá …. décadas, mas  OS “COMUNISTAS”  continuaram os culpados da desgraça nacional, embora chacinados e torturados e perseguidos ,  desde sempre,  no Brasil . Caso das décadas de 1920 e 1930 , depois na ditadura de 1937 a 1945, em seguida colocados como “foras-da-lei” , isto é ,  na ilegalidade , novamente golpeados em 1954 e, mais ainda, em 1964 , 1970…e chegamos a nossos dias. Em que,  participando de governos, ou melhor , da administração Lula , neoliberal assumida por escrito , e via um Meirelles , tão ou mais neoliberal que um Guedes, hoje czar da Economia , PT , PC do B e outros fecharam  com a política neoliberal a ponto de Lula ser adulado por Obama,  como “O Cara”, recebendo premios internacionais . Assim, construída uma face feliz , alegre e exitosa do neoliberalismo, via Lula , eleito exato para o oposto.  Em meio a tudo isso, forma ,  não essência , por certo alguns  ardis secretos notáveis ,  não bem desvendados ,ainda,  em nossos dias.

 -16-

   A andança do Brasil e  sua política “para o lado e para trás” já dura décadas (dívida pública, não industrialização nacional, ausência de projeto de nação , subordinação aos interesses do Império, como no caso da energia nuclear, proibida aos brasileiros , até constitucionalmente , e para fins pacíficos, etc.) . E,  como vimos, o Brasil termina quase no “mesmo lugar” . Ou seja , o Brasil dependente, endividado, falido, fracassado, etc. ( Fora os “êxitos tecnológicos” vindos de fora , até o agronegócio nas mãos de corporações estrangeiras, inclusive os produtos contra insetos  , todos  importados) . Quer dizer, uma política que pode enganar analfabetos ou analfabetos funcionais, produtos importados  oriundos  do próprio Império e espalhados tanto aqui como na Indonésia ou Ucrânia (celulares, computadores, tvs, carros, etc.).Dando sensação de progresso e modernidade.

 O recuo, atraso, perda de décadas, foi  tal que o Brasil continua desindustrializado , destrambelhado , endividado , desestruturado, sequer com um sistema ferroviário razoável , por exemplo, apenas péssimas estradas – e há décadas,  como agora , quadros  militares  por trás de instituições falhas ou falidas , o que revela a situação existente, até quanto a recursos humanos , ou, se quiserem “capital humano” . E  o “COMUNISMO” , as esquerdas , seja lá o que isso signifique , continua como o  grande culpado da desgraça nacional.

 Mentiras ensarilhadas desde lá, décadas atrás,  como agora  –  e qual a mágica receita apresentada  para a solução dos problemas nacionais , tanto em 1930, como em 1935 , como agora , 2019, por parte das “elites” dominantes ?

 -17-

Resultado de imagem para Meirelles ou Guedes

 

    As receitas e conselhos e remédios fornecidos pelos “médicos” do Império Americano ou por alguns poucos “médicos” daqui , lá formados , especialistas em Economia, que  estudaram nas universidades do Império por  anos, seja um Meirelles ou Guedes ou Levy ou outros daquelas escolas tipo “a de Chicago “ –  mais liberalismo, privatizações, menos direitos para  os trabalhadores, desnacionalizações, etc.

    Nos últimos tempos , em resumo , a receita do chamado “Consenso de Washington”, de 1989 . Desde décadas , talvez mais de século , a mesma receita que adoeceu , desgraçou e levou o Brasil à situação em que se encontra, 2019 .Origem dela, essência  – aquela mesma  dada pelos mesmos suspeitíssimos médicos americanos,  direta ou indiretamente, desde décadas ,  que tem em vista, primeiro , os próprios  interesses e os de seu país.

 -18-

    Em vista do exposto – (1) e de ter Chomsky, Noam, em livros conhecidos , ter exposto a política americana em suas colônias , que sempre  impede desenvolvimento , e industrialização , e até ter exemplificado,  com o caso do Brasil (“Para entender o Poder “, coletânea)  ; (2) ele ter até mostrado que tal consta de normas do Conselho de Segurança Nacional Americano , liberadas( é só pesquisar) ; (3)  há mais de cem anos os brasileiros terem recebido  advertências diversas sobre o exposto (livros, jornais , debates) ; (4) além disso, advertidos diretamente  via argumentos e debates de todo tipo   e revoltas e resistências até armadas  ; (5) desde sempre, elites e povo  orientados e informados ,   eis que , p.e. , o livro “A Ilusão Americana”, de Eduardo Prado , data de 1893, quando foi proibido no Brasil (o que já revela , então, o peso da influência americana ) – PERGUNTA-SE : como explicar AQUELA SEMPRE posição pró-americana e pró-mesmas receitas americanas , por parte de um país SEMPRE seriamente doente e falido ?

 Seria  o brasileiro o povo “mais burro” do mundo?

Não é absurda tal questão , pois ainda hoje aceita-se aquela velha versão dos problemas brasileiros, e mais ainda estando ,  na presidência , um adepto entusiasmado daquela velha “história da carochinha”  dos americanos- liberalismo, neoliberalismo, liquidação do Estado, ” mercado” – o que nem eles faziam em seu país , além dele sempre beneficiado por guerras, bem longe de seu território.

 Ora ,   ao ver alguém,  ou um povo,  aceitar décadas  tal historinha para crianças , idiotas,  ou “povo infantilizado” , o que diria um Freud?

 Ou teríamos, no Brasil,  a elite mais traidora, covarde e falsa talvez  do mundo , a enganar décadas( via redes de mídia , etc.) seu próprio povo, aliada a interesses estrangeiros ? (O que seria inteligível, eis que a potência estrangeira ressalvaria os interesses de minorias cooptadas , o que as salvaria do sofrimento geral imposto aos demais brasileiros ).

 -19-

  Tudo narrado revelaria a situação do povo brasileiro – ignorância, analfabetismo, analfabetismo funcional aos milhões, dominação ideológica estrangeira , em larga escala ? Isto é, um povo subordinado e enganado por diversos truques e armadilhas políticas montadas por estrategistas estrangeiros  de alto nível ?

    Getúlio Vargas sabia , prevenido pelos serviços secretos , e até pelo Embaixador Britânico , que haveria a revolta de 1935 – e a deixou prosseguir , acompanhando tudo, até inaugurar sua seção de massacres e torturas como método de investigação (aliás, apenas como uma desculpa para a “investigação”, pois sabia, previamente,  de quase tudo ). (Lira Neto, entre outros , “Getúlio”, ib.).Da mesma forma,  aconteceu com  o regime militar , final década 1960, década 1970, quando Médici , entre  outros , como Golbery,  sabia de todos os movimentos de Marighella,  no sentido da luta armada, pois havia um agente da CIA a seu lado (Mallavasi), e ainda assim deixaram-no prosseguir, e até o incentivaram ,  para depois acusarem os COMUNISTAS e massacrarem-nos mais uma vez, torturas nos moldes daquelas de Vargas / Felinto Muller.(Magalhães, M.  , ib.).Insista-se nesse ponto para comprovar como nem sequer houve novidade nos métodos e ardis usados contra os esquerdistas, décadas atrás e mais recente.

 -20 –

 Quanto às esquerdas, comunistas e outras ? Erros diversos, como os mostrados , brasileiros enganados pelos serviços secretos, pelos estrategistas do Pentágono, pelos diversos infiltrados , servindo suas ações  para melhor afirmação de campanhas anti-comunistas , socialistas , esquerdistas;  sempre truques, armadilhas semelhantes , falsos líderes cooptados pelos serviços secretos . Ingenuidade popular e das esquerdas , falta de organização, frente à experiência  enorme , preparo e recursos, logística, dos serviços secretos americanos e outros , além dos brasileiros ?

 O cinismo,  nesse jogo político,  tem sido tal que aqueles usados para manipulações, “os comunistas” ,  que jamais estiveram no poder, muito ao contrário,  tem servido  para consolidar o poder de seus opositores, enquanto sempre apontados como culpados pelo destrambelho nacional.

 -21-

Imagem relacionada

   Chegamos a 2019,  em situação com similaridades com a da década de 1930, o que dá a dimensão da desgraça e da miséria nacionais,  farsas  semelhantes às antes citadas e outras até  mais aperfeiçoadas.

 A famosa ANL , Aliança Nacional Libertadora , movimento popular forte , à esquerda , de 1934 em diante , tinha como um dos princípios básicos a auditoria ou não pagamento da dívida pública, nos moldes , quase exatos ,  dos pregados , hoje , pelos mais “radicais opositores” – 85 anos depois !

  Getúlio Vargas, por sua vez, mentiu e mentiu , descarado, ao enfatizar que os revoltosos comunistas mataram  , dormindo , outros militares seus colegas, a partir daí seguindo com mais mentiras e calúnias de todo tipo, contra os comunistas,  todas ratificadas por ele (Lira Neto, ob. cit., entre outros).

 -22 –

     E , assim, nesses parâmetros ,  caminhou a História do Brasil , até nossos dias , sob a égide e comando disfarçado  do Império do Capital . (Não tão secreto e já não tão mascarado ; pela pouca reação a ele  , ao que parece,   muitos brasileiros  conformados ? ) . Uma história sombria, toda ela nebulosa ,   mais recente desde, em especial ,   a conveniente , para o Império e aliados , além do golpe inicial de 1964, que lideraram , a doença e morte do General Costa e Silva, que pretenderia, em curto prazo ,  revogar o AI -5(Carlos Chagas, “119 dias”) . Desta mesma época , também, o  estranho sequestro do embaixador americano (Ellbrick) , desde que os serviços secretos conheciam o local onde estava o sequestrado e  deixaram a ação  prosseguir . Do mesmo modo , as mortes de JK, João Goulart , Tancredo Neves. Daí, pulemos às atuais urnas eletrônicas,  que iniciaram sua trajetória , no Brasil, com um escândalo, em 1982, na eleição de Brizola(o chamado “Proconsult”) ,depois seguido de outros episódios estranhos – como  as quedas repentinas (disfarçadas) das votações de Marina e Aécio, contra Dilma,  milhões de votos mudando , do dia para a noite , eleições de 2014 ; depois,  passeatas de 2013/4,  financiadas por corporações  estrangeiras ; as eleições(2018),  com redes sociais atuantes , com a interferência de um americano, Steve Bannon, artífice da eleição de Trump; Lula, 2018,  fechando o caminho para eleição de Ciro Gomes, este então com um projeto nacionalista , propiciando vitória do opositor   – e chegamos a Bolsonaro/2019, Brasil destrambelhado , culpa dos “comunistas”, evidente… – e sendo o remédio para salvação nacional o mesmo, … aquele  de décadas atrás – mais liberalismo,  neoliberalismo, privatizações , venda/entrega  das riquezas nacionais. Em suma, a velha receita do Império para os problemas brasileiros e os de todos seus satélites, caso da Argentina e outros.

 -23-

   Sempre uma constância, um sentido , a presença do Império, dívida pública, o “inimigo comunista”, o país falido, a receita liberal ou neoliberal, de décadas para cá,  antes fraudes eleitorais no ” bico de pena” , depois as “urnas eletrônicas”, mais recentes ,  sempre postas sob suspeitas, mas impostas ao povo brasileiro , sob  guarda do inconfiável STF , este alvo de dúvidas,  manifestações de populares e intelectuais.Então, como agora, “elites” suspeitas “protegendo” urnas e eleições .

   A revolta de 1935 , o “Plano Cohen”, ameaça comunista inventada pelo então Cel.Mourão, a “ditadura” de 1937 , torturas, Império sempre  presente, 1954, morte de Getúlio, golpe estrangeiro inicial de 1964 , golpe de 1968 , chacinas de comunistas na década 1970 , urnas eletrônicas suspeitas , década 1980 , eleições, Golbery liquidando o PTB  de Brizola , criando suspeitas urnas (“Proconsult”) , afirmando o PT e PC do B e uma  reforma partidária . Constância, seqüência, sempre derrotas populares à esquerda e consolidação  do poder do Império e seus aliados, a nação aviltada e em crise cada vez maior.

 Opositores divididos , ontem como hoje, o Império por trás, aparente ,  sob todo o processo político  nacional, interferindo mais ou menos abertamente.  No presidente brasileiro, uma diferença, de lá para cá . Hoje, o Estado brasileiro  mais servil ao Império que todos os governos anteriores ,  direto ao presidente  Trump e à política americana. Longe de  um Getúlio Vargas , este com poses nacionalistas , em seu último período governamental. Essa mudança na forma , declarada , o líder nacional reconhecendo direta subordinação , parece revelar uma mudança em essência não só da situação do país, totalmente subordinado, como da pretensão direta do Império e seus aliados locais – hoje, associação direta , o Brasil um estado associado , fim de qualquer pretensão brasileira  de independência nacional .

-24-

 Para a historiografia oficial, pois, houve, em 1935, uma INTENTONA COMUNISTA , opinião dos  vitoriosos , com o sentido de ato louco, insensato, termo depreciativo . Isto vale para o próprio Getúlio, quando  sabia a verdade e deixou prosseguir a mentira , para fazer seu jogo contra Prestes e comunistas , aliado  ao imperialismo dominante. O mesmo que os generais e o regime militar fizeram, décadas depois (anos 1960) ,  em relação a  Marighella . Em ambos os casos, os donos do poder sabiam o que ocorria, tinham informações e deixaram prosseguir os atos contra o regime, com o objetivo de reprimir e usar tal a seu favor.

 -25-

 Getúlio tinha informações e preparou sua armadilha política, não agindo preventivamente, depois de discutir isso com seus assessores e generais . Lira Neto diz que ele agiu como se aguardasse , espingarda em punho, que os caititus saíssem de sua toca . (Vargas caçava caititus, espécie de porco do mato , em Minas Gerais, numa fazenda, em seus dias de descanso). E Mariguella , a CIA com um agente a seu lado , tinha até a gasolina de seu carro paga pela CIA . Não se pode deixar de perceber semelhanças e ardis bem sucedidos.

  Década 70 , todos os guerrilheiros que vinham de Cuba tinham seus nomes clandestinos conhecidos dos serviços de informação brasileiros, via CIA . Muitos foram , por isso, dizimados, ao voltarem, caso do chamado GRUPO PRIMAVERA , liderado por Dirceu , em que só este e um ou outro escaparam , não se sabe bem como .

   O padrão se repete – seriam os intelectuais brasileiros,  e o povo daqui, dos mais infantilizados do mundo ? Ou o nível de dominação atingira um nível qualitativo diferente , do início do século XX para cá, século XXI?

   Ou as esquerdas, mortos seus principais dirigentes, não mais tiveram  quaisquer condições de enfrentar os estrategistas e as novas reformulações da política do Império do Capital?

 As torturas, em todos os entreveros políticos e militares, até  nos apenas políticos mesmo, sempre num papel central – as de 1935, 1937;  do Galeão , em 1954 , denunciadas por  Gregório; depois, em 64, 70, etc. Legitimada , em nossos dias , nos presídios , filmes brasileiros e americanos . Covardia característica,  estilo Cia , Vietnan, Operação Condor, filmes de bang-bang e até do Batman   – a origem e escolas remotas parecem  serem comuns , desde  Golbery , 1944, estudando nos serviços de inteligência dos  EUA, Forte Leavenporth. Lá e cá, desde a colonização/escravidão, assumidas pelas “elites” no poder, uso do medo e intimidação coletiva como uma quase técnica de governança.

 -26-

Imagem relacionada

A tortura passou a ser elemento constante na vida política brasileira , assim como o “domínio”  quase legitimado , mesmo não claramente legalizado ( embora dívidas em contratos, acordos nucleares, acordos militares secretos ,etc.) do IMPÉRIO /EUA, por aqui,  em  sua disputa pelo poder mundial (MONIZ B.,  ERIC B.,  ETC.).Destarte, o COMUNISMO tem sido a maior justificativa ou  desculpa para  povos massacrados,  aos milhões, aqui e alhures  ;  ao “comunismo”, mais recente foi juntado um outro “inimigo” manipulado como o velho ” comunismo” , que serviu/serve de alternativa , conforme o caso – “o terrorismo”, também sempre mal definido ( líbios , iraquianos , etc. são bombardeados e invadidos pelos EUA, reagem, e são taxados de terroristas).

 O que as chamadas esquerdas teriam “aprendido”  , nessas décadas, até com e sobre os inimigos  ? As últimas derrotas eleitorais das esquerdas  , acachapantes, até no Rio de Janeiro, onde tinham grande tradição , mostra que não muito ou nada ( embora as urnas suspeitas). Bolsonaro repete comportamentos de outros autoritários, hoje havendo um toque de neototalitarismo, paradoxal , em Bolsonaro, de um lado; e no partido de  Lula da Silva , de outro – este , preso, mas buscando liderar as esquerdas e de novo assumir,  uma vez solto , a liderança de todas, todss,  as esquerdas , intitulando-se preso comum, PT sempre no comando. Nenhuma autocrítica, sim mitificação, sem lugar para outros líderes – mais semelhanças entre ambos, Bolso e Lula . Defendem-se, inclusive, de sérias acusações , de forma  igual – negativa genérica e ataques violentos  como defesa. Embora Lula tenha um. partido político muito mais organizado e neototalitário,sem dissidências reais,  adaptado aos limites do sistema do capital ,  e sem pretensões aparentes de contestá-lo. Jogam todos, mais aliado PC do B ,  apenas quase que para sua soltura , o que talvez explique a atual calma omissiva da maioria das esquerdas, desde que lulopetistas lideram aquela maioria  .

 -27-

 Vimos similaridades, constâncias, repetições. Tragédias e farsas se sucedendo ? Talvez, hoje,  só os serviços secretos detenham as melhores , mais verdadeiras  informações. Prega-se,nossos dias , as mesmas velhas receitas e soluções para os problemas nacionais .Temos, de um lado, neoliberalismo, etc.,  agora chegando ao limite e a uma aparente disposição ,pouco disfarçada,   de proposta de associação do país Brasil  a uma potência mais forte ,  no caso de identidade óbvia(EUA).De outro, as “esquerdas” , lambuzadas, comprometidas, recente,  em alianças espúrias, corrupção  , fisiologismo , delícias do poder mesmo , com as mesmas táticas desmazeladas de uma  luta democrática já “velha” , manipulada pela direita, desconhecendo as modernizações , novos tipos de luta e informações  e programas , preparo de quadros , uso melhor da internet. E talvez fugindo da luta anti-imperialista direta  , desviando-a para as de ” gênero”  , por ignorância ou inconsciência , ou compromissos subalternos ,  acabando por serem amplamente derrotadas pela modernização e reorganização de diversas  frações de direita.

    O Brasil falido, fragilizado, ridicularizado , sem indústrias , portos, sistema ferroviário , endividado , etc. Sem sequer conseguir reagir a quedas de barreiras ou petróleo derramado em suas águas, por falta de recursos e estrutura e quadros administrativos . Com um presidente completo despreparado até para formar uma administração minimamente competente .

Com 813 mil presos e 500 mil mandados de prisão,  não cumpridos.

   De 1889 para cá, 130 anos. De 1935, 84 anos. Grande parte dos crimes mais graves ,  hoje, cometidos por agentes do estado ou policiais, a corrupção recuperando-se dos golpes recebidos e já reagindo via judicial e do Judiciário politizado. De Getúlio a Bolsonaro,  militares sempre por trás , chegamos … aos mesmos militares igual discretos ou disfarçados , mas nem tanto , vindo de torturas antigas a torturas atuais  , de atraso a atraso com smarts e computadores . De informantes infiltrados em meio a opositores a mais informantes ainda infiltrados , provável , hoje,pois  na legalidade esquerdas e  comunistas.De fracas “oposições” chegamos a outras ainda mais  débeis – e estranhas . Em 2019, vemos repetirem-se os mais velhos vícios e erros e ardis de décadas atrás . Tragédias e farsas alternando-se . Esquerdas aparente imaturas, antes e agora, sempre enganadas , sofridas e até infiltradas e corrompidas , com o sindicalismo quieto e acomodado , possível seguindo diretrizes de suas lideranças. Mistérios do passado não bem esclarecidos, como o caso/relação de Golbery e demais generais com certas esquerdas , aparente admitidas e até incentivadas , talvez por apenas auto- intitularem-se ” comunistas ” , sem.o serem de fato.(Segundo velho e experiente comunista , caso de Prestes ).

De fato. Como, e por que ,  após tantas perseguições e assassinatos e torturas contra as esquerdas , os generais deixariam partidos de esquerda , ou de “esquerda”(?!), como o PT e o PC do B,  acumularem tantas vitórias e deputados federais, caso do PT , hoje, ainda com mais de cinquenta deputados , senadores, prefeituras e até um governo estadual comunista (MA)?

   O que explicaria isso, e até no poder, anos atrás,  um Rabelo , comunista então, com um passado violento , como promovido   Ministro da Defesa, cargo que os militares sempre pleitearam para seus generais ?

De qualquer modo , Imperialismo, Militares,  Ardis , Torturas, Serviços Secretos , perigo Comunista ou Terrorista, regimes terroristas, ditaduras – ontem como hoje .

E  , afinal, quem seria quem, em essência,  naquela  óbvia aliança e conciliação de bastidores, antes referida , envolvendo militares e ” esquerdistas”  ?

Tal ocorreu, recordemos,  após uma distensão lenta e gradual, volta à “democracia”, e criação de novo quadro partidário, com anistia, etc. concedidos, em essência,  sob a batuta do velho agente de inteligência, ligado sempre aos EUA,  General Golbery. Daí viria alguma explicação para entendermos  os fatos narrados , que chegariam, indireto,  a  nossos dias ?

   Mas, esta é , ao fundo , uma outra história. A refletir . (*)

*******************************(*) Original não revisado , o que não impede entendimento . Base de intervenção resumida , e cortada , truncada , do Autor , no programa 31, de Caminhando Jornal TV.

*****************************

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *