Milícias, Militares, Traficantes, Corruptos
Milícias, Militares, Traficantes, Corruptos
(Artigo em que se baseou o EDITORIAL DE CAMI TV 35 – ÚLTIMO DESSA TEMPORADA, FORA O EXTRA “Jesus Cristo, o Líder, o Homem “).
(Mauro M.Burlamaqui)
O BRASIL VIVE TEMPOS DE CAOS E DECADÊNCIA , COM PROBLEMAS DE TODOS OS TIPOS, QUE TEMOS TENTADO ESTUDAR .
ELES TEM SIDO AMENIZADOS PELAS MENTIRAS GOVERNAMENTAIS E AS DAS INSTITUIÇÕES DIVERSAS ; PELO ADOCICAMENTO DA GRANDE MÍDIA CONSERVADORA , APAVORADA COM MUDANÇAS EFETIVAS ; PELAS REDES DA INTERNET, DOENTIAS E AMALUCADAS E RECHEADAS DE FAKE NEWS, FORA AS EXCEÇÕES DE PRAXE ; PELA HISTÓRIA OFICIAL DETURPADA; PELO RECURSO ,HOJE CONSTANTE, AOS “SEGREDOS” DE UM ESTADO DE EXCEÇÃO INFORMAL E IMPLÍCITO , USADOS, EM ESPECIAL, PELO STF ; PELOS GENOCÍDIOS DISFARÇADOS, VIOLÊNCIA E MEDO DISSEMINADOS .
E, AINDA ,EM ESPECIAL , PELA IGNORÂNCIA POPULAR TÃO PROMOVIDA COMO MASCARADA, POR SÉCULOS , HAVENDO , HOJE , MILHÕES DE ANALFABETOS E, EM DESTAQUE, PRETENSIOSOS ANALFABETOS FUNCIONAIS, MUITOS ATÉ COM CURSO SUPERIOR, MAS SEM CONDIÇÕES REAIS DE ENTENDEREM O QUE SE PASSA NO PAÍS. POUCOS TENDO UM NÍVEL DE ALFABETISMO PLENO(25% DA POPULAÇÃO ).
SÓ VALE MENCIONAR O CAOS EXISTENTE PARA AVIVARMOS NOS “OTIMISTAS”, AO MENOS, ALGUNS TOQUES DE REALIDADE , LEMBRANDO AS MILÍCIAS, COM LIGAÇÕES QUE CHEGAM ÀS MAIS ALTAS AUTORIDADES DO PAÍS, IMPEDIDAS INVESTIGAÇÕES SOBRE ELAS, POR VEZES , PELA JUSTIÇA SUSPEITA ; AS INTERVENÇÕES MILITARES E DITADURAS AO CURSO DE NOSSA HISTÓRIA; A JUSTIÇA PROTEGENDO CORRUPTOS E ASSASSINOS COMO OS DA VEREADORA MARIELLE (RJ) ; O RECORDE NO NÚMERO DE ESTUPROS ; OS ÍNDIOS MASSACRADOS, PASSADO RECENTE, ATÉ COM NAPALM E DINAMITE .
E MUITO MAIS SE TIVERMOS PACIÊNCIA DE LEMBRAR : OS SUICÍDIOS DE POLICIAIS EM NÚMERO 42,5 % MAIOR DO QUE EM 2017 ; 31 MIL PESSOAS DE 15 ANOS OU MAIS MORTAS PELOS EFEITOS DA CRISE ECONÔMICA ;CENTENAS DE ASSALTOS COM MORTES EVITÁVEIS , OUTRAS FAMILIARES, POR AMORAIS DOENTIOS ; REFÉNS, QUADRILHAS COM DEZENAS DE MEMBROS ; MORTOS TODOS OS DIAS EM FAVELAS ; ASSALTOS EM ESTRADAS TURÍSTICAS ;PMS PASSANDO INFORMAÇÕES AO TRÁFICO ; DESEMBARGADORES VENDENDO SENTENÇAS ; CASOS envolvendo MINISTROS DO STF ABAFADOS ;DÍVIDA PÚBLICA EM CONSTANTE CRESCIMENTO , JUROS ABSURDOS, JÁ EM 6 TRILHÕES DE REAIS ; EXCEDENTE DE PRESOS QUE poderiam POVOAR 4 CAPITAIS ; 1/3 DE ESCOLAS MUNICIPAIS EM ÁREAS DE CONFRONTO(RJ), COM TIROS .
E SEMPRE MAIS : “JOGO DO BICHO” MATANDO QUANDO CONVENIENTE, PELAS ESQUINAS, EM TODA PARTE, HÁ DÉCADAS COMO HOJE ; OFICIAIS DEMAIS E PMS DE MENOS NAS RUAS ; MENORES TORTURADOS EM CENTROS DE CORREÇÃO SUPERLOTADOS ; ESQUEMAS DE EMPRESAS DE TRANSPORTE URBANO ENVOLVENDO CORRUPÇÃO DE DEZENAS DE AUTORIDADES(RJ) ; EVIDENTES ERROS NA ECONOMIA NACIONAL , NÃO ADMITIDOS NEM PELOS ADMINISTRADORES DE ONTEM NEM PELOS DE HOJE ; PROMOTORES ENVOLVIDOS EM PROPINAS; HOMICÍDIOS DE JOVENS DOBRANDO ENTRE 1990 E 1997 ; PESQUISADORES PEDINDO ESTADO DE EMERGÊNCIA NA SAÚDE ; DEZENAS DE VIADUTOS AMEAÇANDO CAIR POR FALTA DE MANUTENÇÃO , EM VÁRIAS CAPITAIS ;13, 5 MILHÕES de pessoas VIVENDO EM MISÉRIA ABSOLUTA ; RUAS ALAGADAS E QUEDAS DE BARREIRAS, em todo o país , para isso bastando QUALQUER CHUVA MAIS FORTE ; PRAIAS, PRAÇAS, ÁGUAS, AREIAS, POR TODA PARTE, COM FUNGOS E PARASITAS ;400 MIL SITES SUSPENSOS PELO GOOGLE POR ILEGALIDADES, O QUE REVELA O QUE PROVÁVEL OCORREU NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES; MANCHAS DE ÓLEO PREJUDICIAIS À SAÚDE , CAUSANDO DOENÇAS , SEM DESCOBERTA DAS ORIGENS, JOGADAS SOBRE MILHARES DE KM DAS COSTAS MARÍTIMAS BRASILEIRAS …E PODERÍAMOS PROSSEGUIR INDEFINIDAMENTE , SE DESEJÁSSEMOS. FICAMOS POR AQUI – CAOS, estado de completa desordem.
INFELIZMENTE, ESSA A REALIDADE BRASILEIRA. COMO CHEGAMOS A ESSE PONTO ?DIVERSAS RAZÕES, ENTRE ELAS “CONCILIAÇÕES” E ACORDOS ESPÚRIOS DE ELITES TRAIDORAS , DURANTE DÉCADAS.
PAULO NAPOLEÃO SILVA LEMBRA QUE ”…”A IMPUNIDADE DOS ATOS IMORAIS DOS AGENTES PÚBLICOS , O LOCUPLETAMENTO, O PRÊMIO À DESONESTIDADE , SÃO O Principais instrumentos de desagregação da sociedade …”
Depois de narrar diversos tipos de corrupção e desonestidade, em variados governos , o autor assinala …”:
…”que se repetem há mais de 50 anos”…“envolvendo Ministros e funcionários de alto escalão , em alguns casos envolvendo o próprio Presidente da República e seus familiares … episódios dos quais citamos aqui alguns dos mais notórios e gritantes , porque o seu índice encheria várias páginas deste livro …” sendo que a “impunidade é o denominador comum …”
O mesmo autor , agora quanto ao falseamento da igualdade perante a Lei e a democracia –
“Todas as nossas leis tem um toque qualquer , embutido ,daquilo que em tempos mais ou menos recentes foi convencionada chamar de “casuísmo”, mas casuísmo no mau sentido da palavra :todas elas tem endereço certo para privilegiar alguém em particular , ou algum segmento econômico ou social , ou uma dada instituição” .
QUANTO AO PRESENTE E FUTURO UM HISTORIADOR COMO JOSÉ MURILO DE CARVALHO foi OBJETIVO :
“HAVERÁ SAÍDA PARA A SITUAÇÃO EM QUE VIVEMOS?EU ACHO QUE É MUITO DIFÍCIL COM UMA MARGINALIDADE TÃO GRANDE, COM TANTA EXCLUSÃO SOCIAL , MILHÕES DE PESSOAS DESEMPREGADAS ,SUBEMPREGADAS OU NÃO EMPREGÁVEIS POR FALTA DE EDUCAÇÃO”.
OUTRO HISTORIADOR , EVALDO CABRAL DE MELLO :
”A IDÉIA QUE O BRASIL SERÁ UMA GRANDE POTÊNCIA NO FUTURO É UMA IDÉIA QUE A GENTE TEM QUE DESCARTAR . PELO MENOS NOS PRÓXIMOS 40, 50 ANOS “.
UM INSPETOR , FALANDO DO CAOS PENITENCIÁRIO, mas que parece valer para todo o Brasil :
“O ESTADO NÃO NOS GARANTE NADA, NEM A COROA DE FLORES “.
AO MEIO Dessa confusão, caos , EM VISTA DA CONJUNTURA POLÍTICA , o FORTALECIMENTO de um LADO O MAIS CRUEL E CRIMINOSO , AS MILÍCIAS, PERIGO PARA TODA A POPULAÇÃO E PARA A PRÓPRIA EXISTÊNCIA NACIONAL.
O QUE SÃO ?
Originalmente, miles – soldado e itia – estado . Logo, homens armados para a defesa de algo, contra invasores, como tropa auxiliar , militares ou paramilitares ,compostas por cidadãos comuns Por vezes, conforme local, país, contexto, tornaram-se grupos de extermínio , justiceiros , atuantes quando e onde o Estado falha .
Por vezes , cobrando taxas de proteção , explorando clandestinamente diversos serviços ,oposição a domínio de traficantes ,serviços de segurança alternativa .
COMO CRESCERAM ? Com apoio estatal , ao menos de parte do Estado , no Brasil ao menos, favorecidas pelo lado corrupto policial do Estado . Para onde vão ? No Brasil, cresceram de forma criminosa desmesuradamente.
A TENDÊNCIA SEMPRE PARA O CONSERVADORISMO (QUE exibe O CAOS ACIMA, QUE A FORTALECE, embora enfraqueça a sociedade sadia ) . O CRIME como fator de alento , A VIOLÊNCIA como meio, protegida ou semi-protegida pelo Estado .
E estes são lados perigosos delas, ainda mais em regimes autoritários e militaristas .
Evidente , que em caso de crise aguda nacional, jamais tenderá no sentido da igualdade popular , mas no oposto, veja-se ricos milicianos sendo presos , no Brasil, moradores de condomínios onde vivem deputados e até o Presidente da República.
Elas jamais estarão , as hoje presentes no Brasil em crise, do lado da população , em momentos cruciais. Cresceram à sombra do estado policialesco, ligadas ao pior setor deste, ao desejo de lucro, dinheiro, eleição de políticos, tendo até seus representantes em diversos níveis.
PRECEDENTES COMO O CASO DA INDONÉSIA, década sessenta , por exemplo , com o massacre de um milhão e meio de opositores , não podem deixar de serem lembrados, em especial numa SITUAÇÃO IDEAL para elas, QUANDO ESTÃO MILITARES NO PODER , MUITOS ACREDITANDO EM SOLUÇÃO DE PROBLEMAS POLÍTICOS E ADMINISTRATIVOS e sociais através da VIOLÊNCIA ,favorecidos pela existência de um JUDICIÁRIO OMISSO OU CORROMPIDO OU SEMPRE RETARDADO e uma POPULAÇÃO DESARMADA E RELIGIOSA, MEDROSA , de outro lado , OPOSIÇÕES DESTRAMBELHADAS E INEFICAZES , SOB A CHEFIA DAQUELAS ESQUERDAS QUE A DIREITA GOSTa , como dizia Brizola – E que,- acrescentar-se-ia , aliás, ao fundo, também FINANCIA .
QUER DIZER , essas MILÍCIAS , hoje existentes e crescentes , no Brasil , em caso de crise aguda , manifestações fortes, sociedade radicalizada, o que hoje ocorre em vários países da América Latina , SÓ SE VOLTARÃO À DIREITA E SEMPRE DISPOSTAS A CUMPRIR , PRESSUROSAS , AQUELAS TAREFAS AS MAIS SUJAS QUE CONSTRANGEM ATÉ OS MILITARES E QUE OS DESMORALIZAM QUANDO AS PRATICAM , no presente e f uturo , COMO ACONTECEU, por aqui, APÓS O GOLPE ESTRANGEIRO DE 1964 e ANOS SEGUINTES.
TAL JÁ ocorreU eM OUTROS PAÍSES SATÉLITES AMERICANOS, CASO DA INDONÉSIA, TAMBÉM SOB DEMOCRACIA TIPO A daqui , ESQUERDAS LEGALIZADAS E MUITAS MILÍCIAS convivendo com militares , em sociedades com certa liberdade política e democratismo, democracia falseada , em que o povo pouco ou nada controlava , realmente das instituições capazes de decidir em nome dele. MILÍCIAS admitidas de forma concessiva, combatidas de forma frágil .
E QUE DEPOIS auxiliaram e até LIDERARaM os atos os mais vis, FORÇAS ARMADAS E AMERICANOS DANDO-lhes SUPORTE.
Na Indonésia,repita-se , A MORTE DE 1 MILHÃO E MEIO DE INDONÉSIOS, A MAIORIA rotuladas COMO ESQUERDISTAS ou comunistas .
Isto a um ponto pouco capaz de ser imaginado pelos que viviam , então , naquele país, antes de um golpe militar, ao fundo promovido pelos EUA , DÉCADA SESSENTA .
Além de todo tipo de ilegalidade, o país em crise, elas invadiram casas, torturaram ,mataram , promoveram genocídios. PIOR ainda – ELAS ATÉ HOJE JACTAM-SE DISSO , não escondem , como ocorre no Brasil , por parte dos autores daquelas a barbaridades , e seus apoiadores, cinqüenta anos depois . Elas jactam-se disso, não foram punidas, e o povo as aplaude até em programas de rádio e TV – o ponto a que pode chegar uma sociedade. Isto , NUMA INDONÉSIA ANTES COM GRANDE POTENCIAL, HOJE DESTRUÍDA SOB O CÍNICO OLHAR DO IMPÉRIO AMERICANO, promotor mascarado , como sempre, escondido , do conhecido massacre .(Razão, aliás, de filmes famosos e premiados como “O Ato de Matar “,de Joshua Oppenheimer).
O BRASIL ESTÁ NUM CAOS, sobrevivendo como um estado de exceção informal camuflado sob a pele de um estado democrático de direito falseado , recheado de liberalismo , autoritário , em que o povo , realmente, nada controla .
Tal se sustenta via mascarados e indiretos recursos, ACIMA Descritos , E PELOS MUITOS RECURSOS DO ESTADO DE EXCEÇÃO IMPLÍCITO , ALIÁS COMO SEU PRÓPRIO MENTOR AMERICANO , (EM OUTRA CONJUNTURA), MAS TAMBÉM RECORRENDO Á MESMA TÉCNICA DE GOVERNANÇA (AGAMBEN ). Ora, POR AQUI TAL NÃO PODERÁ PERDURAR MUITO TEMPO, EM QUE PESE A INCAPACIDADE CRÔNICA E/OU NEGOCIADA DAS OPOSIÇÕES INSTITUCIONAIS .
DESTA FORMA, O EXEMPLO DAQUELA INDONÉSIA DISTANTE NÃO PODE SER ESQUECIDO , BEM COMO A OPINIÃO SÉRIA DE INTELECTUAIS PERSPICAZES COMO OS CITADOS.
Os comentaristas da big mídia, em que pese incapazes de aprofundarem análises , impedidos pelos seus próprios empregadores, todavia conseguem bem apreender , isentamente, pois parte dos esquemas dominantes, o que ocorre : a par de vários reconhecerem os desequilíbrios psicológicos, seja da população , seja de policiais ou militares , muitos vêem uma situação no mesmo sentido que o aqui exposto :
”Um Brasil desigual, violento e triste” ; “política racista de extermínio…”(Flávia Oliveira ) .
“Desde a abertura , ninguém havia instalado sensação tão plausível de a democracia estar por um fio, de o país ser uma piada dentro da História, de a ignorância estar prestes a triunfar , liberta de recalques, na forma do “burrismo”, nossa nova bandeira “. (Arnaldo Bloch).
E os analistas da big mídia, até eles indignados com o extremismo à direita :
”Que ninguém se engane : há um projeto subversivo em curso, de ruptura da ordem democrática “;(Magnoli) …A célere erosão da popularidade do governo e as procrastinadas investigações sobre eventuais laços do clã presidencial com as milícias só reforçam o projeto golpista”(Demétrio Magnoli).
A direção do vento tem sido observada e não só à esquerda – as milícias, um real perigo, ao fundo, como mostramos, não estão sendo perseguidas ou destruídas . Mas , como o velho “jogo do bicho”, a impunidade, o autoritarismo (detectados há décadas) , a corrupção (já agora protegida , por parte majoritária das instituições e partidos) ,a Constituição e leis que , quase ostensivamente protegem as elites privilegiadas e seus privilégios especiais , tudo isso tem sido preservado em nome da democracia.
São vícios demais , envolvendo uma nação já algemada pelos impérios há séculos, dirigida por elites dominantes deles aliadas, e que fingem pretender corrigir tal através do estado democrático de direito deturpado.
Este , por sua vez , apenas uma camuflagem já rota e desmoralizada , do estado de exceção informal e implícito que , realmente , funciona, debela crises , amortece-as , atuando de cá para lá , conforme disputas e preponderância de frações politicas dominantes, conforme o contexto e conjuntura , em suas disputas no campo do bloco dominante de poder.
Tal situação ainda se apóia na Oposição , dirigida por conciliadores , dividida , em prevalecem setores neototalitários sem qualquer ideologia específica, a não ser aquela do liberalismo ocultada por gritos de pseudo igualdade , apelos a questões de gênero , medidas de assistência social baseadas em propostas da ONU , o que fala por si .
Terreno arado para a persistência da falsidade da administração subordinada autointitulada de esquerda, com essência neoliberal e apoio do imperialismo , a disputar eternamente o poder .Isto , no interesse de sua enorme burocracia e estrutura partidária conquistada em outros tempos de poder sob sua direção esquerdista neoliberal, uma contradição apenas em termos, desde que distorcidos os conceitos de cada um deles. Na outra parte , o extremismo à direita , também protegido pelo Império , que joga nos dois campos , neste e no anterior . Este , com todas as condições de vencer, impor-se , inclusive pela violência , caso as oposições a ele consigam superar sua essência neoliberal e tornarem-se efetivas à esquerda. O que pode levar décadas.
Enquanto o tempo passa, o projeto neoliberal radical dos extremistas bolsonaristas está exposto claramente :– se preciso e realmente contestados, golpe e violência desmedidas, e as milícias , com suas ligações governamentais, aí estão postas para isso, superando escrúpulos das forças militares tradicionais. Que para conter tal avanço teriam que agredir forças à direita , abrindo caminhos à esquerda, o que seria improvável.
Assim, caminho aberto , sob diferentes hipóteses , para as forças de direita, sob a égide do Império , que visam pura e simplesmente a incorporação do país a ele.
Diversos fatores apontando nessa direção , dando razão tanto aos comentaristas citados, como aos professores acadêmicos referidos. A liberdade e não combate às milícias coloca , havendo reação ,a uma talvez trágica situação a preceder a destruição nacional referida – um massacre popular que pode preceder o restante do processo a que assistimos e do qual padecemos.
Afinal, não esqueçamos, uma série de observadores, como alguns acima citados , além de fatos amplamente publicados, atestam que as milícias não sé existem, crescem , como já estão no Palácio do Planalto.
O que quer dizer, como ocorreu na Indonésia , não são protegidas pelo “lado podre”e policialesco do Estado. Mas, pelo próprio Estado .(*)
(Original não revisado , o que não impede entendimento. Artigo base do editorial número 35, de Caminhando Jornal TV, veiculado pela TVC, TV Comunitária, RJ, em 22-11-2019).
*************
MUDANÇAS NA TEMPORADA DE CAMI TV
Depois de 35 programas , alguns de 1 hora, outros de ½ hora, Caminhando Jornal TV , na TVComunitária , RJ , e no You Tube , mais um EXTRA , sobre “JESUS CRISTO”, a ser exibido neste final de ano , cerca de 6(seis) meses de programas contínuos, é hora de reformulações, debates internos , descanso para nossa equipe de simples cidadãos, preocupados com a crítica situação nacional e o futuro da Nação Brasileira.
Daí, a resolução de uma “parada” , descanso, para “realimentação” política e cultural. Mas, ATENÇÃO, não no programa semanal na TVC/RJ, canal 6 da NET , aos sábados , 13 horas, que continuará sendo divulgado , com nossos últimos programas, alguns especiais, e algumas repetições solicitadas . Além de estarmos , sempre, no You Tube.Ambos terão continuidade .
De outro lado, em nosso site, poderão serem encontradas maiores análises , pois continuará sendo divulgado , com alterações semanais – caminhandojornal.com. De outro lado , poderão serem divulgados , via You Tube e no horário citado na TVC, sempre aos sábados , 13 h , alguns flashs ou clips , programas curtos especiais, se julgarmos importante, face à conjuntura .
Todos nossos programas continuarão na TVC , pois, e no You Tube, permitindo reavaliações do trabalho feito .
Colaboramos com inúmeras questões abordadas , indicando reflexões, seja no caso da previsão da volta dos militares à linha de frente da política nacional ; do estado de exceção informal e implícito, tanto aqui como nos EUA , do qual muitos não tem consciência, recurso secreto de poder do Império Americano, sutil e estrategicamente articulado ; da decadência e virulência daquele Império em crise ; da incompetência e falta de perspectiva de esquerdas, na verdade “esquerdas”, que desmoralizaram os empenhados em mais igualdade social e democratização da sociedade, pelo envolvimento em corrupção descarada ; da necessidade de democracia intensa , com controle popular , e não de uma falseada como hoje temos ; do apoio à luta contra a corrupção , que envolve grandes empresários comprometidos com interesses estrangeiros e manipulação criminosa do Estado ; das acusações envolvendo a Venezuela , Bolívia, Chile e outros países : etc.
Pautamos nossas posições por análises claras , citações de fontes , responsabilidade pessoal de cada analista, pluralidade de posições, direito de resposta , combate às fake news , evitando-as .Mantivemos um Código de Ética sempre em vista, tendo como base o da ABI. Analistas de alto nível , com títulos de mestrado , doutorado e outros, muitos professores , embora tal não tenha sido nossa perspectiva única de qualidade, jamais jogando um argumento também de autoridade à frente da qualidade, ética e , em especial, independência.
Digerir críticas, se o caso , autocriticar-nos, melhorar , aperfeiçoar – e voltar mais dispostos e organizados.
Obrigado a todos que conosco colaboraram , certos que fizemos trabalho útil no sentido de repensarmos os problemas nacionais , de forma independente ,sem censura . Vamos repensar a participação em redes sociais e outras , quanto à filmagem , roteiros, pautas , etc. Esperamos retomar a sequência normal anterior , reformulada, a partir do sábado, dia 11 de Janeiro de 2020, na TVC , 13 horas, além de no You Tube. Nesse intervalo, continuaremos divulgando , em ambos canais , programa(s) EXTRA(s) sobre o líder religioso “JESUS CRISTO”.
OBRIGADO A TODOS OS AMIGOS , BOAS FESTAS desde já , uma tradição .Tudo continua – e recomeça.
Caminhando Jornal TV
Caminhandojornal.com
Redação
Comentários