Violência, Corrupção , Impunidade, Traição Nacional
Estado Violência + Corrupção + Impunidade
*Para onde vamos ? Como agir ?*
[Editorial de Caminhando Jornal TV nº64]
O pensamento precede a ação – entender . Brasil 2021 – Estado Mongoloide e Democracia Cancerosa – violência e exploração , mais corrupção, impunidade e traição nacional . Uma deplorável tradição exposta pela genética histórica brasileira , milhões de índios massacrados , desde 1500 , embora eles , por aqui, desde 20 mil anos atrás ou mais. Além de milhões de negros afros brutalmente escravizados .
-2-
A violência depravada e simplória do atrasado colonialismo do reino português , apoiado no massacre de índios brasileiros e na escravidão de milhões de negros africanos importados e, ainda, em nobres portugueses decadentes e, logo , na corrupção e exploração a mais brutal e sofisticada dos crescentes capital-imperialistas inglês e americano .
-3-
Segue-se uma corrupção impune utilizada quanto a elites nativas deslumbradas e acovardadas , descapitalizadas , rápido capazes de trair o povo local atrasado e ignorante , e depois mesmo os “nacionais”, fruto de escravos, índios, mestiços, portugueses degradados, em prol dos novos senhores estrangeiros donos do capital e cheios de espertezas e artimanhas .Para isso , violência ilimitada , mercenários , e mais tarde manipulação militar dos locais , de forma a esmagar revoltosos mestiços, índios, negros, locais, em suma , sem piedade alguma .
-4-
Mais recente , o terror mascarado de democracia e direitos humanos do Império Americano , sempre a visar o controle americano e mundial, atribuindo-se direitos messiânicos sobre tudo e todos e fingindo acreditar ter Deus até nos dedos, quando a acionar bombas nucleares e bombardeios , com milhões de mortos .
-5-
Afinal , um Império acuado , num mundo multi e e não unipolar , acumulando derrotas ainda que usando toda a amoralidade e covardia possíveis, até mesmo num pobre Vietnam, estuprado e com o povo queimado a napalm, embora do outro lado do mundo .
-6-
Dia a dia desnudada, aos olhos do mundo, a alma terrorista do Império do Capital, EUA à frente , embora sua propaganda maciça e o apelo a imaginários inimigos comedores de bebês – os temíveis “comunistas . ” Assim chamados os que resistem à desenfreada e violenta apropriação, pelo Império , de matérias primas e à concessão de mercados consumidores.
-7-
Desordem mundial continuada , sempre o dedo do Império e do Pentágono, e estrategistas como Bannon, na busca de alternativas de perpetuação do Império e da dominação mundial , criando alternativas táticas de atuação, caso dos “engenheiros do caos” e produzindo, em laboratório, políticos e filósofos como Orban , Bolsonaro , Trump , Carvalho e outros . Isto, à custa de alta tecnologia, do uso competente da internet e de redes sociais, além de dólares, a eles somando-se, agora, pandemia mortífera.
-8-
De um lado , na aparência , apenas o vírus mortífero , a produzir centenas de milhares de mortos na seara principal dos imperialistas e em seus países satélites .Mas, tudo somado com o impacto de décadas daquela ação imperialista e violenta americana , o Grande Capital, EUA à frente, dentro e fora de seu território original , centenas de golpes militares , guerras, assassinatos – Iraque, Líbia, Síria, Vietnan, Filipinas, Indonésia, Argentina, Chile, Brasil, Uruguai, etc. Miséria, sofrimento, favelas, uso de mercenários, fuzis, crimes, torturas, bombas .
-9-
Na essência , pano de fundo , a omissão do Império quanto à saúde, condições sanitárias, pesquisas médicas , até para seu próprio povo , investindo , ao contrário, sempre em armas, tanques , metralhadoras , napalm , bombas nucleares , estimulando uma corrida mundial.
-10-
Moniz Bandeira resume :…”durante o século XX, os Estados Unidos promoveram mais de 200 intervenções militares …” “para defender seus interesses econômicos e estratégicos …”(Formação do Império Americano, p.786 ).A democracia que levaram constituiu-se sempre em …”bombardeios, destruição, terror , massacres, caos e catástrofes humanitárias “.( “A desordem mundial”, p. 513 ).
-11-
O Império do Capital , acuado e sofrendo com pandemia , sem sistema de saúde adequado , apesar de jogar propaganda paga em toda a grande mídia mundial e fingir defender democracia, liberdade, direitos humanos. Fatos comprovados e irrefutáveis. Necessário, pois, no caso , e certos Trump, Bolsonaro ou Orban , ao recorrerem a mentiras descaradas para defender o indefensável, recorrendo a berros, violência, censura, invenção de absurda pós-verdade em que cada interessado inventaria a sua, a de Trump e coleguinhas mentiras descaradas aos milhares, nos últimos anos, como catalogou _Michiko Kakutani , na “Morte da Verdade “.
-12-
O que importa tal para os hoje mais que sofridos brasileiros, humilhados , desempregados , adoentados , explorados , morrendo às centenas de milhares, faltando-lhes até vacinas ou sendo-lhes aplicadas “vacinas de vento”, falsas ?
-13-
O líder da mortandade mundial , EUA , neste momento, com mais de 502 mil mortes ,o Brasil com 242 mil , ambos líderes das mentiras, agora com Biden mais discretas , os EUA sempre o modelo da atual elite política brasileira que espera , daí , uma receita para solução de seu estado doentio e agônico . Este causado exato pelas receitas liberais e neoliberais, por aqui aplicadas por décadas .
-14
Isso não de forma pacifica , mas enfiada à força pela garganta sofrida e esfomeada do povo brasileiro, via golpes, torturas, corrupção , manipulação da big mídia financiada por capital estrangeiro , via multinacionais.
-15-
O Brasil , estado de exceção informal ,forma atual de administração das democracias capitalistas, segundo Agamben . Estado deformado, “mongoloide”, uma democracia cancerosa e capenga , que mantém a velha rota histórica de autoritarismo , corrupção , impunidade e traição nacional .
-16-
Para desmentir isso, precisariam serem queimados milhares de livros, como fez Hitler, e reescrever a História como em livro de Orwell. Corrupção impune na ditadura de Vargas , na construção de Brasília, na Ponte Rio-Niterói , usinas nucleares, Capemi, Delfim, Coroa Brastel, escândalos no governo Sarney , como lembra Paulo Napoleão , em “Autoritarismo e Impunidade”.
-17-
Depois, chega-se ao “mensalão”, “petrolão” , refinarias, ministros , presidentes, distorções da “lava-jato”, que não implicam em negar toda a corrupção, embora, hoje, muitos corruptos unidos sob o lema – “Corruptos Unidos Jamais serão vencidos” .
-18-
Uma esperada “operação abafa” , por eles coordenada ,tenta negar toda corrupção sistêmica , vício histórico de séculos, segundo o Ministro Barroso do STF , este atacado a ponto de mandar prender, com razões legais , um deputado federal neofascista por ameaças , xingamentos e ataques inconstitucionais contra o STF, cujos erros não justificam tal tipo de insanos e ofensivos ataques.
-19-
O que passamos, hoje, com ridículo e absurdo Bolsonaro Presidente, muitos sem sequer saberem como isso aconteceu, é resultado e síntese de décadas do processo descrito .Isto , antes , durante e depois de ditaduras e regimes militares, não tendo origem e base apenas na ação deles , embora tenham dado sustentáculo a projetos políticos antinacionais e traidores de diversas origens – agrárias, burguesas , financeiras, e outras. Tais setores sempre aliados a interesses estrangeiros, em evidente traição nacional, por isso regiamente compensados financeiramente.
-20-
Assim , toda nossa História até os dias de hoje . Se as forças militares deveriam serem fiéis a seu povo , à nacionalidade , a estadistas capazes de defendê-los , como fazerem isso se elas incapazes de projeto nacional próprio, e as elites nacionais no poder , também, estas tomando-o justo na receita venenosa do Império do Capital ? Elites nacionais de classes dominantes traidoras, sempre submetidas a interesses estrangeiros. O que elas fizeram com as forças militares foi sempre enganá-las , via cúpulas e estados-maiores e generalato.
-21-
Tal ocorreu sempre , no Brasil , fora períodos em que um estancieiro sulino , com vocação estadista e revolucionária , ladeado de militares com mentalidade pouco mais nacional e igualitária, que oscilaram de cá para lá mas não destruíram o interesse nacional, conseguiram manter a nação e o estado brasileiro de pé, em que pese deteriorado e em permanente estado de aflição.
-22-
Há dados históricos à disposição para podermos entender passado , inclusive recente, que levou-nos ao terror atual amedrontador , em que não se consegue ver sol de esperança e luz de igualdade e liberdade .
-23-
A síntese antecedente do caos brasileiro já foi exposta- e há muito – mortandade de índios ; escravização de negros e índios ; autoritarismo e violência ; corrupção ; impunidade ; traição nacional . Do outro lado, erros à esquerda , de organização partidária , táticas, estratégia e , por último , abandono, por muitos, das bases do materialismo histórico, que declaram apoiar . Basta lembrar que Prestes chegou a comentar, em relação ao PC do B, décadas atrás – “De comunista, só tem o nome .”
-24-
Tudo isso estimulado pelos impérios de ocasião , a corromperem, mandarem, explorarem , matarem, enganarem, com armadilhas e artimanhas, falsos líderes , durante séculos.
-25 –
Em especial ,destacam-se as ações do Império Inglês e do Americano, implacáveis nas suas doses de mortandade e todo tipos de crimes, aparente menores, mas que geram milhões de mortes também aos poucos , mortes dispersas, num avanço mais lento , mais fáceis de serem mascaradas e manipuladas.
-26-
Hoje, no Brasil, por exemplo , o país a caminho de 300 mil mortes , apenas com origem na pandemia do covid-19, um número sem sentido para as condições do país . Isso, sem contar mais milhões de mortes por outras razões , evitáveis, caso da ação de polícias despreparadas e voltadas contra negros , pardos e pobres . Ou de milícias idem , ou falta de remédios e condições sanitárias mínimas e em hospitais , assaltos aos recursos públicos, por autoridades , via comissões e propinas. Daí, desvinando-se verbas da Previdência Social , do SUS , de programas de casa própria, de água limpa e condições sanitárias adequadas para mais de metade dos lares brasileiros. Estes sem água e esgotos, ainda em periferias ou mesmo dentro de bairros de elite de muitas cidades, caso das favelas da Barra, Ipanema, Copacabana e Tijuca.
-27-
Assim, há um presente brasileiro bem nítido , em que sequer consegue-se vacinas em número suficiente , o Executivo mostrando sua má-fé deliberada ou incompetência.
-28-
Não há prisões ou impeachment para Bolsonaro e aliados, parentes, mesmo envolvidos em ilícitos e acusações , face ao foro privilegiado e outras benesses políticas. Ou seja, afinal , pela mesma velha impunidade, de séculos , garantida às elites brasileiras, e pelas instituições disfuncionais e cancerosas hoje existentes , incluindo-se a Justiça, o que facilita ainda mais a não punição de ilícitos .
-29-
Desigualdade contínua , a escravidão teria sido interrompida em 1888, o Brasil o último país do Ocidente a aboli-la , formalmente .Isto porque não foram dadas condições quaisquer a negros pseudo-libertos , que continuaram brutalmente explorados.
-30-
Ao meio disso , farsas, mentiras, poses , estrangeirismos , falsa cordialidade de povo revoltado , humilhado e derrotado por elites traidoras aliadas a estrangeiros . Exemplo, na transição democrática após o regime terrorista iniciado em 1964 , em que assistimos um Collor de Mello eleito , a destruir a indústria nacional, ser motivo de “impeachment ”, mas absolvido dos crimes de que era acusado.
-31-
Collor , absolvido, (impunidade), a defender e implantar um neoliberalismo exagerado e amalucado ; FHC a avançar com o mesmo neoliberalismo , mas disfarçado ; Lula da Silva apresentando um neoliberalismo mascarado , o quanto pôde, Meirelles à frente ; e chegamos a Bolsonaro a mostrá-lo de forma descarada , despudorada, indo para o brejo qualquer orgulho ou dignidade nacional.
-32-
Nos bastidores, pois, o mesmo algoz das últimas décadas – o Império do Capital, os EUA à frente, tendo o descaro e cinismo de falar em democracia, anticomunismo, direitos humanos.
-33-
Bolsonaro, despreparado oportunista americanófilo, cooptado e manipulado por fração alternativa radical de direita, amoral e violenta – um estratégico plano b , do bloco de poder americano , sendo testado , ainda não hegemônico, mas em campo , desde que o Império em crise continuada, acumulando derrotas .
-34-
Bolsonaro é síntese do exposto ao longo de todo um processo , que envolve, inclusive, deterioração das “esquerdas” e das esquerdas , quase todos aliados à administração Lula , esta aderente ao Império do Capital. De fato , adepta de sua corrente “liberal” democrata , tática absoluto contrária aos ensinamentos dos próprios mestres esquerdistas – quer dizer , uma esquerda que virou “esquerda” e comemorou carguinhos e sobras secundárias de poder administrativo , em alegre festa de cargos e ministérios , abandonando suas origens , fora exceções.
-35-
E, assim, está o povo brasileiro, hoje, confinado num matadouro de nome braz$l , sob epidemia mortal , fechadas fronteiras. Está dançando um tango de morte com um Presidente eleito de forma mais que suspeita , despreparado , deslegitimado, administrando e não governando , conduzindo a crise a trancos e barrancos, mentiras, desordem administrativa , acusado de genocídio e improbidade , com argumentos ponderáveis.
-36-
Manipulação de redes sociais , estranha facada , urnas eletrônicas suspeitas, pressões militares , impunidade garantida para o líder formal , amigos e familiares, numa tradição brasileira de séculos – e uma das causas de nossa desgraça social e nacional.
-37 –
Então , nosso problema atual não é desconhecer a lamentável genética histórica do Brasil , em que estrangeiros, no papel de médicos políticos, sempre receitaram e aplicaram-nos venenos, ao invés de remédios, em um doente já anormal de nascença , com cromossomas deslocados – e isto por séculos.
-38-
O passado, antes destacado, está presente , vide o massacre de índios, até com napalm , durante o regime militar (relatório Figueiredo ),entre outros. Por aqui, sempre mandaram impérios estrangeiros , seguindo seus interesses nacionais e geopolíticos.
-39-
Sabemos donde viemos, o que fomos, o que fizemos , mas cabe-nos indagar para onde estamos indo ou para onde pretendemos ir . Sob a direção da elite que sempre traiu o pais , com alguns militares aliados por perto , administrado o país por ela , embora não governado , já que governo , há muito , na mão de estrangeiros , que nos levaram à situação hoje vivida ?
-40-<<<<<<<<<<<
A proposta dessa elite , hoje Bolsonaro à frente , ao menos formalmente, é, de um lado , enfiar-nos pela garganta o mesmo velho veneno americano , hoje “neoliberal” , a disfarçar a apenas violência secular e a falta de soluções econômicas e políticas . De outro lado, abdicar do Brasil independente, soberano, entregar o país a interesses estrangeiros, sem resistência .E, curto prazo, avançar à direita com eleições manipuladas e outros recursos do tipo, já conhecidos, um deles a corrupção e a manipulação da legislação , algo típico do estado de exceção informal.
-41-
A alternativa que apresentam outras elites participantes do bloco de poder dominante, disputando lugar no seu centro de gravidade, é a tomada do mesmo veneno neoliberal , mas um pouco mais lentamente, como feito desde FHC, tudo disfarçado com a defesa de direitos humanos, liberdade, não ditadura , lutas por casos de gênero, raça , etc. A primeira arma-se e articula-se mais e mais , enquanto a segunda via protesta educadamente, mas não impede o avanço da outra .
-42-
A História mostra que na hora do frigir dos ovos e das decisões extremas – ambas se aliam contra aquele povo mais informado, decidido, organizado , a multiplicar exigências acumuladas por direitos postergados por séculos.
-43-
Por isso tudo , importante para as elites ligadas a interesses estrangeiros manterem a ignorância, desvirtuarem as lideranças, corrompê-las , infiltrarem partidos via serviços de informação secretos , inclusive partidos legais e movimentos . Prepararem-se para o confronto, que esperam e desejam , expondo os inimigos , infiltrando-os e armando-se ao máximo. Exato o que vem ocorrendo .
-44-
A primeira alternativa do Império e seus aliados locais nos levará , covarde como se manifesta , e adepta de qualquer ilegalidade pelo poder , direto a massacres populares, ação de suas milícias , o Brasil transformado num grande Haiti do Sul. Um país em latente permanente ou explícita guerra civil , o policiamento feito pelas forças militares e policiais – a miséria aumentando junto com a proposta de entrega final do país e suas riquezas aos interesses imperiais .
-45-
Por e para isso se preparam dia a dia tais correntes , o que parece evidente. Na verdade, já desistiram de qualquer soberania ou independência nacional, só não podem ainda revelarem isso, abertamente. Junto com o Império, preparam o caminho – o da entrega formal do Brasil ao Império , como associado ou algo assim.
A segunda corrente, “liberal”(?!) e democrática (?!) tem o mesmo objetivo , com tática diferente, desde que adiará e só assumirá a violência se sentir-se, definitivo, em risco. Já mostrou no passado como podem ajudar torturas e financiar ditaduras e até desaparecimentos e esquartejamentos – estes os mesmos “liberais” que hoje enfrentam as correntes bolsonaristas .
-46-
Quer essa corrente “democrática “o mesmo que a outra , capitalismo desenfreado , privatizações , mas não se vê em condições de dirigir nada, pretende e acha possível um caminho mais suave.
-47-
A primeira alternativa, “bolsonarista”, não vê problema algum no estupro da Nação e até quer assumi-lo, formalmente . Acha natural a subordinação a um Império estrangeiro . Orgulha-se de sua posição – é aparente valente, mas apenas porque sabe ter o poderio do Império por trás. É mais Império Romano do que pró-Jesus ou cristianismo .
-48-
A segunda alternativa, que vem enfrentando a primeira , pensa vencer se continuar a seduzir , enganar , ganhar tempo ; mas, no fundo pensa o mesmo que a anterior. Não abre mão do capitalismo o mais lucrativo possível , adesão ao Império , etc. Apóia Biden .
-49-
A grande maioria do povo , manipulado e desinformado , desorganizado , ignora esses detalhes e questões. Perto dele, tentando representá-lo , algumas “classes medias” , em geral das cidades, intelectuais, estudantes, comerciários , profissionais liberais, funcionários públicos , etc.
-50- <<<<<<<<<<<<
Ao povo brasileiro mais informado , só resta ferrenha luta por democracia mais intensa , buscar assegurá-la e ampliá-la, aliando-se a todos que for possível, “liberais” mesmo , e enquanto possível – e sempre tentando identificar e corrigir erros.
-51- <<<<<<
Organizar-se em partidos consequentes ou movimentos mais amplos , e levantando programas viáveis e nítidos – caso da dívida pública, a ser investigada, de imediato ; fim dos privilégios ilegais de bancos ;ENTRE OUTROS.<<<<
Luta pela não “autonomia do Banco Central”; pelo voto também impresso, pois as urnas eletrônicas podem estar manipuladas de longa data ; mudança na forma de indicação de ministros do STF ; fim do foro privilegiado ; correção de erros da lava-jato , mas não absolvição de centenas de corruptos , impedindo prevaleça o lema atual já em curso – “Corruptos Unidos Jamais Serão Vencidos”; taxação de grande fortunas; correção de alíquotas de imposto de renda para bancos e grandes empresas capitalistas ; fim de subsídios inadequados ; industrialização nacional ; interrupção de privatização de empresas de interesses popular ; etc.
-52-
Democracia. Diálogo nacional amplo com participação de todos que apóiam a democracia, todos os respeitadores dos direitos humanos e da dignidade da pessoa humana, inclusive militares em geral e forças policiais diversas , como polícias militares . Prisão dos desrespeitadores do diálogo e da divergência democrática, como o fez o STF, recente , com um deputado, STF que , com todas suas deficiências ,cumpriu dever constitucional em defesa dos interesses populares.
-53-<<<<<<<
Não há salvadores, nem solução rápida para a crise brasileira . Mentiras e falsas esperanças nada resolverão . Nem a próxima eleição – se houver . Resta aderir a programas e somar, juntar-se , engajar-se em movimentos, ações , partidos- sérios .
RESISTIR , fato a fato, violência a violência , numa guerrilha democrática , a defender a DEMOCRACIA , mudanças constitucionais e legais, passo a passo , nossas vidas, famílias , amigos. Apoiar a vacinação em massa, a democracia com mais igualdade e liberdade , o cumprimento da legislação democrática em vigor, atuar contra a impunidade, corrupção , autoritarismo, traição nacional, ontem e hoje , ainda em curso.
Ter em vista regime e sociedades adiante do lamentável e terrorista capital-imperialismo que nos cerceia e tolhe o futuro da Nação . (*)
(*) Original não revisado , o que não impede o entendimento.
Comentários