Brasil Ridículo : De Jânio a Bolsonaro
Brasil Ridículo : De Jânio a Bolsonaro
****************
[PRELIMINAR / ESPECIAL –
CAI BARREIRA DE BRUMADINHO]
Mais de 350 desaparecidos/mortos . Responsabilidade da Vale , de novo, como em Mariana, há poucos anos. Sem solucão, punicões. Repetição de irresponsabilidade , lambança , Justiça falha , falta de prévia manutenção . Estado Brasileiro Genocida, em essência.Corroboração também do artigo que se segue.
******************
>>>>[Verifique, ao final , um extra, artigo sobre a VENEZUELA -URGENTE, em curso um golpe militar , liderado pelos EUA, nos moldes de centenas feitos, por eles, pelo mundo,
com milhões de mortos, ao curso dos anos.Para clarear o entendimento da situação da Venezuela/2019 e a posição radical de toda a big mídia brasileira, em especial, contra chavistas/Maduro , sugerimos conferir, neste site , o artigo “A Venezuela Rebelde “… , apoiado nas análises de Octávio Ianni. Clique no link: https://caminhandojornal.com/a-venezuela-rebelde-e-o-brazl-provincia-sua-big-midia/ ].<<<<<
*************************
RIDÍCULO BRAZ$L/BOLSONARO
Estamos destacando o ridículo brasileiro , em especial da presidência Jânio à de Bolsonaro(2019), que mal começou, mas já avança naquele sentido . Entretanto, a vergonha, ridículo , lambanças , violência sem sentido, contra o povo, por parte do Estado Brasileiro , vem de muito mais longe .[Recente – deputado feferal Wyllis, ameaçado de morte com a família, eleito, desiste de exercer mandato; caso assassinato da vereadora Marielli, meses passados, sem solução; desastre de Mariana/MG(3 anos) sem solução, nem punidos ; novo desastre em Brumadinho( queda de barreiras, como anterior ) , mais de 350 “desaparecidos”, fora mortos e feridos ; Senador Bolsonaro, eleito, ligado a milicianos(RJ); etc.].
O Brasil tem tal tradição , desde a Republica , iniciada alguns anos antes – para não nos referirmos ao período que vai da Independência formal, 1822, a 1889 , sob protetorado inglês, quando ocorreu mais ou menos o mesmo – subserviência vergonhosa,ideológica , política , econômica , militar , em relação aos EUA , na maioria das vezes, toscamente disfarçada, tanto que registrada por diversos historiadores nacionais.(Caso de Moniz Bandeira, Hélio Silva, Werneck Sodré, entre outros).
Isto , além de variadas lambanças e vergonhas , de nível mundial, seja quanto à política externa quanto à interna – enganos, idiotices políticas e diplomáticas, trapalhadas em viagens militares ao exterior, na diplomacia e até nas poucas guerras em que se envolveu . Estado ridículo e sem vergonha, com dirigentes sem seriedade , o que aliás, diz-se , já mencionado por um líder mundial( De Gaulle).
GUERRAS,REBELIÕES, REVOLTAS – VERGONHA!
Casos da Guerra do Paraguai, Canudos, Farroupilhas, golpe estrangeiro inicial de 1964, parte de uma contrarrevolução antinacional e antidemocrática , em suma, episódios que trouxeram prejuízos de todo tipo ao país, inclusive alguns de menor dimensão , mas não de menos ridículos. Por exemplo , aquisição de armamentos sucateados no exterior, oriundos de grandes potências , desde a compra, nos EUA , da vergonhosa “esquadra de papelão”, por Floriano(1892/3) , cujo nome do episódio, que ficou para a História, denuncia o ocorrido – “esquadra de papelão”, sim, mas cara e bem paga.
Ou , para citar casos mais recentes, as sucatas de armamentos americanos adquiridos durante o último período militar, por generais-presidentes.(Gaspari, “As ilusões armadas”). E muitas mais gafes diversas cometidas , mentiras descaradas percebidas, erros grosseiros de planejamento ,etc . Além de traições, atitudes incoerentes sem conta e maus tratos e torturas de todo tipo contra o povo brasileiro .
[ Veja-se os casos do último regime terrorista(década 1970) , quando opositores presos , desarmados,foram esquartejados, caso de David Capistrano ; outros, simplesmente, friamente assassinados ao renderem-se , entregando as armas , sob promessa de terem suas vidas poupadas (caso dos lutadores contra o regime , no Araguaia, década 1970) ].
No artigo “Bolsonaro e a Ilusão Americana”, a começar pelas citações do clássico livro de Eduardo Prado (“A Ilusão Americana”), mencionamos algumas dessas lambanças e traições, envolvendo desrespeito à dignidade humana, moral , ética de nosso tempo – às leis brasileiras e à Constituição Federal, inúmeros crimes (hediondos) cometidos .
LULA, PALOCCI, DIRCEU, CUNHA, CABRAL
Em outros artigos, mostramos casos como o de Lula da Silva, que antes mesmo de assumir a Presidência da República , assessorado por Dirceu e Palocci, declarou-se comprometido, e por escrito, com um programa político neoliberal, “Carta aos Brasileiros”, de 2002 , (que ele aliás cumpriu) , absolutamente oposto ao que defendera em campanha eleitoral pouco antes, além daquele programa de seu próprio partido (PT) .
Um cidadão que, mesmo assim, agindo em sentido contrário de sua palavra e programa partidário e compromissos políticos , ainda foi reeleito e elegeu e reelegeu seu sucessor(Dilma Rousseff), apoiado em programas como o das “bolsas-família” , distribuídas aos milhões , demagogia, apoio mascarado da big mídia e do Império Americano e, depois veio-se saber, envolto em corrupção e propinas de todos os tipos, usando a máquina governamental (inclusive o BNDES) em benefício próprio e de seus projetos .
E assim ocorreram outras trapalhadas e vexames e vergonhas , por parte de autoridades brasileiras , em diferentes épocas .Caso daquelas conhecidas de Dilma Rousseff , desde discursos contraditórios e afirmações sem sentido como ações mais sérias , como o “Caso Pasadena/Petrobrás”, quando era presidente do “Conselho de Administração”da empresa, aprovando compra com prejuízos de milhões de dólares.
LULA– CADA VEZ MAIS ACUSAÇÕES
Assim também , insista-se, pois fatos em curso, um Lula preso , hoje , sob dezenas de acusações, que a cada dia mais se confirmam.(Cf. , neste site, p.e., “Lula – e a farsa continua”). Os brasileiros assistindo nacional e internacional desmoralização de um líder , aparente de esquerda , a quem milhões de brasileiros deram apoio , até hoje alguns ainda acreditando nele, em que pese todas as provas , testemunhas, relatos, gravações , em contrário – o que é natural quando se trata de mitos ou líderes, com longa trajetória no seio popular.
Em resumo , engôdos, traições, etc. mais do que documentadas sempre mostraram o ridículo dos dirigentes máximos do Estado Brasileiro . Nem se fale de Temer, que sucedeu Dilma , ele vergonha nacional, malas de dinheiro filmadas e diálogos criminosos dentro do Palácio governamental – e ele, vice-presidente de Dilma , antes aliado a ela e Lula, todos então secundados pelo hoje também preso Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara de Deputados.
Outro aliado deles, Renan Calheiros, “afrouxou”, junto com um Ministro do STF, Lewandowsky, então presidente daquele tribunal , o impedimento de Rousseff, impedindo-a de exercer a presidência, mas não punindo-a , numa interpretação absurda da Constituição Federal, feita às vistas da Nação , pelas redes de tv, e que ficou por isso mesmo .( ” governabilidade” e estado de exceção ).
JÂNIO E SEU PLANO MIRABOLANTE
Sobre Jânio , ex-presidente , lembrado como um “troca pernas”, farsante consumado como Lula e Temer e Cunha e Cabral , basta lembrar que renunciou, numa ridícula tentativa de “golpe branco”. Que foi perpetrado para agitar e provocar as instituições militares, o que conseguiu . Sobre ele pouco há que acrescentar , lembranças históricas já fixadas nas mentes dos brasileiros minimamente informados . De fato , Jânio sabia que o vice Goulart era execrado pelos militares, que ele estava na China, que se tratava de um dia de homenagens envolvendo o Exército , em suma , tratou-se de uma canhestra tentativa de renunciar e , em seguida, promover sua própria “volta triunfal” ao poder , em alguns dias – uma idiotice fracassada .
Mas, que custou caro ao povo e às instituições democráticas , tal como o “golpe” americano que iniciou o movimento de 1964, puxado pelos EUA e colocado nas costas dos militares brasileiros, que estariam eliminando um “comunismo” prestes a se implantar no Brasil , de fato inexistente – tratava-se de nacionalismo , industrialização, o que os americanos não admitiam por aqui(Noam Chomnsky) .Anos mais tarde , por sinal, “apareceu” um “comunismo” amalucado , de jovens ingênuos , nas ruas, mãos com armas improvisadas , implementado e sustentado, provável, por serviços secretos brasileiros e CIA, infiltrados – seriam a justificativa para posteriores torturas e mais tempo de regime terrorista .
Os massacres em Canudos, com a desculpa de um ressurgimento da Monarquia, algo inexistente ; e, no Sul do país, cabeças cortadas pelas tropas governamentais , para impedir uma “revolução”tão inviável como hipotética ; e agora, afinal , recente , 2018 , Bolsonaro candidato teria enfrentado e vencido o “socialismo” e “esquerdismo”- na verdade tão inexistentes como falsos , a começar que sob direção do líder neoliberal Lula da Silva , criação do regime militar , com o dedo de Golbery , ídolo de Bolsonaro , o que um Brizola e outros, à época, já desconfiavam – e com razão.
Truques , golpes, ardis, violência, “cavalos de Tróia” plantados para melhor enganar os bruzundangas.E assim caminha a história dos “bruzuns “, no linguajar , por nós simplificado , de Lima Barreto .Ah, em 1822, uma Independência(com ou sem aspas ?) proclamada por um príncipe estrangeiro, sustentado pelos canhonaços do imperialismo inglês ; e depois a consolidação da República por um Floriano(“ditador”?) sustentado pelos canhonaços do imperialismo americano (1893),de dentro de águas brasileiras.
CONCILIAÇÕES, FARSAS , MENTIRAS
Voltando para trás ou para a frente o relógio da História , os fatos têm as mesmas características – o ridículo, o absurdo, a traição , a mentira oficial , desrespeito à dignidade humana , falta de vergonha política e social – e, depois, historiadores domesticados pelo poder, como a mídia preponderante e agências de notícias , atuando para adocicar os fatos, omiti-los quando preciso, distorce-los sempre a favor dos “vencedores”(e financiadores ) .
E assim caminha a história do país dos bruzundangas e poderíamos discorrer sobre o citados por páginas e páginas, e depois acrescentar outros fatos existentes , e que já estão em livros de História. ( Cf. algumas referências nos artigos antes citados , deste site. Atualmente, existem até livros especializados em destacar essas “aberrações históricas” e propagá-las, divulgando-as pela televisão , o que lhes garante vendas, mas sem análise do conjunto do que elas revelam e representam e do que atestam , afinal, sobre a essência e formação de um país chamado “Brasil”).
Passado – mais aberrações e ridículo , os brasileiros fazendo o papel de idiotas – bruzundangas ? O “impedimento” de Collor Presidente , por exemplo, o falso “caçador de marajás”, envolvido em falcatruas e corrupção (mais um ) (e apoiado pela famosa Rede Globo, que já apoiara antes a aberração antidemocrática de 1964 e o regime terrorista que se seguiu ), foi precedido de outra aberração – o famoso “golpe contra a poupança popular”, confisco de cadernetas de poupança dos cidadãos, pelo governo dele . E acompanhado de um neoliberalismo talibã aberrante, até com mortes , escândalos , propinas e tudo mais, envolvendo a família e assessores presidenciais . O STF , como sempre , passado e presente, dando o ar poluído de sua graça , via “interpretações científicas”, atestando de quão longe vem o estado de exceção fracassado , implícito , informal e mascarado, mais tarde não punindo Collor .
FHC , O “PRÍNCIPE” DOS INTELECTUAIS
E logo mais lambanças ainda , e com um FHC , professor sofisticado , ex-comunista segundo Chico de Oliveira , príncipe entre os intelectuais , promovendo vergonhosa reeleição presidencial, que o beneficiava , e privatizações recheadas de críticas , que “deram no que deram”- prejuízos ao povo brasileiro , segundo inúmeros autores (Aloísio Biondi e outros. FHC ganhou o apelido de “O Príncipe da Privataria”, com direito a livro ).
Reeleição de FHC , com votos comprados, segundo o então Senador Pedro Simon/RGS ; privatizações altamente prejudiciais ao povo brasileiro ; e a promoção antinacional , por ele , FHC, de vergonhosa colocação, na Constituição Federal(?!) , de restrições ao uso nacional de energia nuclear , mesmo que para fins pacíficos . Por certo , sob pressão do “protetor” americano, que , hoje, um Bolsonaro tanto exalta. Em resumo, os brasileiros mostraram-se , via FHC presidente, e sem depois maiores debates , um povo capaz de autocastrar suas próprias possibilidades de desenvolvimento – e isso ainda vias votações , Congresso Nacional e Constituição Federal. Há algo mais vergonhoso e ridículo ?
UM POVO QUE QUEIMA DINHEIRO…
Sim, por certo, aprovar , por exemplo, uma lei, como o Estatuto do Desarmamento, de 2003, estabelecendo que armas ilegais apreendidas e as devolvidas ao Estado , por particulares e outros , deveriam ser trituradas em dependências do Exército – ora, um país pobre, com polícias mal armadas, estabelecendo , via legal, a “queima de dinheiro”, em essência. O que é considerado , mundialmente, uma prova inequívoca de loucura ou algum tipo de problema mental, no caso coletivo .
Pois bem – isso ficou em vigor desde a aprovação do Estatuto do Desarmamento, ao correr da administração Lula da Silva , apoiado , euforicamente, por setores de “esquerda”, caso do PC do B, uma Jandira Feghalli pelas tvs a defendê-lo, junto com a ONG Viva Rio. Fizeram o mesmo que as classes preponderantes de Esparta, séculos antes de Cristo , que impediam armamentos melhores para setores populares, caso, então , de arcos e flechas. Nem nas guerras queriam armá-los, com medo que , após vitórias, se revoltassem.(“A cidade antiga”, Foustel de Coulanges).
Lula , o amigo do povo , logo ao assumir, colocou sua maioria parlamentar para derrubar , desde logo, o artigo constitucional(então 195, CF) que estabelecia os juros máximos no Brasil em 1%, o que vinha provocando divergências a nível , como sempre, do STF, que vinha “interpretando” diferente. A favor do capital financeiro – liberdade de juros . Lula prestou , com o PT , desde logo, auxílio aos interesses do capital financeiro internacional, que desde aí multiplicou , com descaro, os juros bancários e logo de cartões de crédito e outros no Brasil.
Um serviço aos poderosos prestado , desde logo, por Lula e aliados, desapercebido pela população em geral, com auxílio da big mídia. Lula ainda prestou outros serviços, como colocar sua maioria governamental, no Congresso, para aprovar o fim da obrigatoriedade de ensacamento das mercadorias pelos supermercados, hoje assistindo-se cenas deploráveis de caixas de braços cruzados e idosos com imensa dificuldade de ensacar , colocar em sacolas produtos mais pesados, caso de refrigerantes , por exemplo .
BOLSONARO, BOLSONAROS, QUEIROZ…
E de lambança em lambança , chegamos às dos primeiros dias do “governo”Bolsonaro , cidadão que, desde julho de 2018, escorrega nas estrepolias abafadas das contas de Queiroz, ex-motorista e funcionário especial , envolvendo milhões de reais sem explicação , e ligações com o próprio Bolsonaro e sua mulher e família .
Isto é , com ele o ridículo , absurdo e aberração começaram antes mesmo de ser empossado, para não lembrarmos a campanha eleitoral , quando exaltou a tortura , minimizou os estupros de mulheres, xingou-as . (Cf. inúmeros vídeos , na Internet).
Estamos em 2019, ele Presidente, viajando para Davos – e nada respondido ou esclarecido quanto a seu ex-motorista Queiroz e suas filhas, todos funcionários dos Bolsonaro – milhões de reais na conta do motorista, sem explicação. Todos faltando às convocações do MP e a abertas entrevistas à mídia.
Ele,“Governo Bolsonaro “, também apenas e somente uma administração, como a dos presidentes anteriores? Isto é, sem condições para tomar decisões fundamentais no estado brasileiro, caso das econômicas? ( Decisões fundamentais para o Estado, no Brasil, não vem dependendo do Presidente , de sua vontade , ou de votações no Congresso.Estão com o Banco Central, Fazenda, FMI, OMC e uma política de “mercado”(nome moderno do velho “imperialismo”?) , que foge às mãos dos nacionais, dependentes de dívidas absurdas(“dívida pública”) , tão necessárias dia a dia para amenizar a realidade lamentável de um estado desengonçado, endividado e descalibrado econômica e políticamente , quanto impagáveis.
Estado sem condições de discuti-las, livremente, sob pena de “sanções” econômicas internacionais (na verdade , do Império Americano e aliados ) e outras , além de entrar em crise geral em poucos dias. Vide a Venezuela atual. Por isso, Lula , por exemplo, antes mesmo de tomar posse assumiu seus compromissos com o programa neoliberal, como referido antes .
As “algemas econômicas“que prendem o Brasil são tão poderosas que impedem tanto uma prévia eleição de candidatos presidenciais como depois a própria posse presidencial – se não assumidos prévios compromissos com o capital financeiro internacional dominante .
(Lula já teria outros compromissos naquele sentido , antes mesmo de assinar a famosa “Carta” ,de 2002. Sua assinatura da “Carta … foi a formalização de situação anterior já acertada , pois sua dúbia posição provocava dúvidas em frações políticas ligadas ao grande capital financeiro . O PT já vinha mudando desde muito antes de 2002 e suas origens verdadeiras não foram à esquerda . (Cf. Petras, J. “Brasil – Lula Ano Zero “; e declarações de Chico de Oliveira , um dos fundadores do PT, entre outras).
Dilma Rousseff bem deve lembrar disso, isto é , de quando resolveu “baixar os juros“ sem combinar antes com os interesses dominantes do capital financeiro internacional – em dias, a inflação disparou , o tomate superou o preço de dez reais, a crise econômica, e a política , se avolumaram – ela voltou atrás , concedeu mais aos interesses multinacionais(15 bilhões em isenções e com privilégios à ANFAVEA , por exemplo , de uma só vez) . E a partir daí houve certa calmaria , o que deu fôlego a ela , por mais algum tempo.
GUEDES , ISRAEL , IMPÉRIO E BRAZ$L
E tudo continua no país dos bruzuns , ou “bruzundangas”, de Lima Barreto – Bolsonaro e Guedes, o czar das finanças , o “Posto Ipiranga “ da economia , juraram fidelidade ao mais radical “neoliberalismo nacionalista” (nacionalismo só para os EUA, não para nações subordinadas como o Braz$l, entenda-se ) , linha Trump , e ao próprio , até com continências diversas à bandeira do Império . E de tabela a seus pontas de lança – caso de um Israel , atualmente um urubu com garras atômicas, deliciando-se com sangue e carne palestinas , garras por certo invejadas pelos militares brasileiros . Israel a triturar e esquartejar palestinos, na surdina ou em pleno sol de verão . (Atenção – claro que sob proteção da famosa Águia de garras atômicas, gotejando sangue ( de japoneses , coreanos , russos , iraquianos, líbios, portenhos, chilenos, sírios e até brasileiros, entre tantos outros , através do tempo e do mundo ) .
Bolsonaro, totó “pincher”de tamanho ridículo , em termos de força militar e poder de fato , latindo bastante , mas não sabemos se com coragem de morder o boxer Maduro – maior , mais forte e musculoso , em número de soldados, aviões, tanques, milícias armadas . Em resumo , militarmente (de qualquer modo , logo iremos ver) .
Ah, mas o cãozinho braz$leiro , atiçado e fustigado pela Águia americana. Como, aliás , aquele outro totó, doentinho , o Macri, da Argentina , aliado bem fraco do pincher nacional – um poodle doente, magrelo , rabo sempre entre as pernas curtas. Este, cãozinho boquirroto vulgar, consta representando uma Argentina falida , que já foi, foi , admirável, até que um Menén neoliberal fez igual a Lula – descumpriu todos os compromissos e programas partidários , fazendo o exato oposto do prometido em campanha eleitoral . Assim , afundando uma Argentina , com passado de poder e fartura .
O poodle argentino , por sinal , com uma grande experiência e tradição de guerra , desde a fuga vergonhosa de seus militares , nas Malvinas , anos atrás, quando latiu muito, qual nosso pincher , e depois deu só uma suave mordida no Império Inglês , logo seguida de fuga desabalada – tanto os ingleses como o mundo até hoje rindo dele . Enganados , afinal, os argentinos , pelos americanos , seus aliados , igual aos brasileiros sempre , ao longo da história – sim , abandonados pelos seus aliados americanos, com quem tinham Acordo Militar , descumprido, acordo que só vale para enquanto e quando interessar ao lado mais forte – sempre o Império Americano , óbvio.
E aquela história da “doutrina Monroe”, da “América para os americanos ?”Ora, ora, para engabelar idiotas ao longo do tempo , volta e meia prestando serviços aos americanos – do Norte, claro.
Que países seriam exemplos , para Bolsonaro ? Israel , ao que se viu .
O EXEMPLO DE ISRAEL, DE NETANYAHU
Não sabemos exato em que Israel seria exemplo . Exemplo de quê, ainda mais com o governo Netanyahu (lá eles parecem ter governo . embora nos braços dos EUA ) . Uma extrema-direita talibã , sob as asas direto do Império Americano , praticando o mais vergonhoso genocídio mundial , com os palestinos -e às claras, bem à vista dos falsos defensores dos direitos humanos , caso dos EUA. (Quem desejar, confira o que lá ocorre – palestinos submetidos a humilhações, mortes , prisões, torturas , falta de água, alimentos,etc. – dia a dia. Bom resumo em JB, 17-1-19, art. de Luiz Neto/ UFRJ).
Israel , ao menos o governo citado , seria exemplo de que mesmo ? Moral, direitos humanos, liberdade , ética ? Ou de força militar , capacidade de guerrear , sempre aliado aos EUA, e dele dependente ?
Bem, atenção , entenda-se – os judeus americanos, grandes lobbies, financiam grande parte dos parlamentares dos dois partidos maiores americanos , o Republicano e o Democrata, decisivos no poder , nos EUA ; e Israel, secundado pela Arábia Saudita, serve ainda de ponta de lança imprescindível e armada dos interesses americanos no Oriente Médio .
No primeiro caso, bilionários judeus americanos abrem , corriqueiramente, a carteira recheada, para eleger dezenas ou centenas de parlamentares – tal chegando a bilhões de dólares, ao curso dos anos. No segundo , judeus combatem e morrem pelos interesses americanos mundiais e os de seus aliados, inclusive os deles próprios, armas nas mãos . Caso muito diferente de um falido Brasil, lá no fundo do brejo.
Há bases políticas internas e externas, pois, nos EUA, que explicam o apoio dos EUA a Israel (políticos e financistas e militares do complexo industrial-militar, ligados a lobbies judaicos )(Cf. Moniz Bandeira, “A desordem mundial”) , e que sustentam melhores condições para o poder israelita , agora Netanyahu à frente , como Trump nos EUA –raízes no poder direto do complexo industrial-militar, irritado e desesperado com a decadência do Império Americano , sob concorrência chinesa esperta- e recebendo alguns ataques, pelos flancos, vindos da velha Rússia/Putin, disfarçados de “fogo amigo” .
E Bolsonaro e o Brasil , como ficam nisso ? Muito longe daí . Passando vergonha, ridículo , pois o mundo bem informado de hoje conhece a carência militar brasileira, a falta de saneamento nas maiores cidades e no interior do Brasil , as vergonhas militares citadas, as recentes e antigas .
No máximo , a dupla Israel/Netanyahu , “usando” o Brasil, favorecerá o israelense nas próximas eleições (em que , como Macri , na Argentina, corre riscos de derrota ) e acabará por permitir algumas ações de interesse israelita, por aqui . Ensinar , por exemplo, sobre a dessalinização da água, no Nordeste , é algo sem sentido, já visto por aqui há décadas ,com tecnologia nacional).
POODLES, PINCHERS E ÁGUIAS
E , agora , Bolsonaro batendo continência para Trump, EUA e até Netanyahu . O cãozinho pincher folgado , atiçado pela Águia Atômica Sangrenta , xingando, pessoalmente, Maduro, Presidente eleito da Venezuela -“narcotraficante, terrorista , regime de corrupção generalizada, lavagem de dinheiro, genocídio “. Tudo isso sem exibir qualquer prova , como diziam os lulopetistas a Moro , repetindo a mesma cantilena americana vaga, e no mesmo sentido, ou os grunhidos histéricos da Águia Americana .
Enquanto isso , mais uma tentativa de golpe na Venezuela, via militares armados – fracassado , mas com certeza com o dedo daquele distribuidor de dólares corruptor (CIA e outros) . Ora. Se distribuíram , no Brasil, milhões de dólares, década sessenta, via IBAD,IPES,para derrubar Goulart, um rico democrata e não socialista, apenas um reformador , o que não estariam distribuindo em dólares , em 2019, para derrubar o bem armado e disposto à luta, socialista do PSVU, Maduro ?
Sempre presente, no Brasil, atualmente, atiçando os pequenos cães , da Argentina e Brasil , o pseudo Secretário de Tesouro dos EUA, Marshall Billingslea, que, por certo, tem outro trabalho (o real, efetivo, mascarado) em alguma daquelas agências secretas – pois, por certo, não é só um comum “Secretário do Tesouro”, esta a “cobertura”, não é como dizem por lá , na CIA ?(Agee, P. “Diário da CIA”). Venezuela no alvo dos EUA, que jogam , para isso, com o servil Brasil/Bolsonaro.
Consequências . Bolsonaro levado a alinhar assim o Brasil, olhos fechados, com os EUA e Israel , o que logo o fará perder aliados e , a continuar , negócios com os árabes , chineses , russos, etc. Além de ser retaliado pela Venezuela e outros países – com prejuízos para o país(?!). Talvez quisesse lucrar adiante , por isso provocando , pois teria a promessa de, neste caso, haver a interferência e recompensas do “Grande Irmão”/Império ?
Pode ser. Mas, confiar logo naquele que nos trouxe só prejuízos e “benefícios” como os de 1964, muitos “desaparecidos” até hoje , o Brasil no brejo , e ainda apoiou a Inglaterra contra a Argentina , “Caso Malvinas”, passando por cima dos acordos militares firmados com els e da conversa fiada da “América para os americanos”?
O Brasil, uma vergonha em direitos humanos, absurdos nas penitenciárias,famosas mundialmente , dívida pública de mais de 5 trilhões , PIB em queda – em comparação até com a África e América Latina – , educação , segurança pública , saneamento , com recordes negativos .
E , sem “vergonha na cara” , ainda a alardear , via Bolsonaro, críticas a outros países, como a Venezuela, ainda soberanos e independentes , em guerra contra o Império , volta e meia vítimas de atentados armados e instituições sabotadas pela mais poderosa nação do mundo(EUA). Em essência, em vista disso, em uma situação até melhor que a de um vergonhoso protetorado americano (Mangabeira Unger) , chamado Brasil.Ou soberania e independência nada valem ?
Até uma covardia , além de bravata mentirosa, falsa, o conjunto de ameaças e xingamentos de Bolsonaro , contra a Venezuela , talvez acreditando em recompensas(?!) por parte do Império Americano. (Ambos repetem o passado, mesmo comportamento, Bolsonaro e Trump, este pouca atenção dando para o brasileiro) – comportamento e diplomacia americanas falsas , desonestas mesmo , desde mais de cem anos, que só arruinou o Brasil , e deixou-o na situação em que se encontra – cf. referências antes citadas e artigos neste site, inclusive os livros de Prado e Bandeira ).
Um papel de idiota o dos brasileiros , através de décadas – ridículo , disfarçado, parcialmente, por historiadores , diplomatas e “nacionalistas” entre aspas, desde que a verdade é , ao menos, o menos ruim dos caminhos.
Mentiras e acobertamentos levaram o Brasil à situação em que se encontra, com falsificação de sua própria História e povo enganado e iludido. E agora vemos que, embora toda a conversa fiada , continua-se no mesmo caminho – agora via uma intitulada extrema direita talibã, a qual Bolsonaro parece pertencer .
Mas, de fato , ele tem apenas usado sua retórica, teoria geral , narrativas , para ganhos eleitorais, atingindo um público sensível a ela. Apenas atuou e atua como ela no plano da linguagem e verborragia e narrativa.Não da realidade. Filhos e ele envolvidos em velhos vícios políticos brasileiros , décadas mergulhados na “velha” política.
CRISTIANISMO, EXTREMA-DIREITA OU … ?
Bolsonaro .Sua atuação como deputado, candidato , cidadão , fatos , atestam um comportamento , na Câmara e fora dela, sempre perfeitamente integrado aos mais velhos vícios da política brasileira. Como mostra o caso Queiroz , envolvidos seus filhos e ele próprio , e até hoje não esclarecido – meses . O que fala por si.
Os fatos , fatos , agravados por declarações de Bolsonaro , tipo “usava o auxílio-moradia “ da Câmara para comer gente “, mais baixarias contra governos estrangeiros, mulheres , torturados e suas famílias.
O que até um general , mais bem formado e informado , caso do vice-presidente Mourão, percebeu :
”Vai todo mundo virar israelense desde criancinha ? Vai todo mundo virar fã dos americanos de qualquer jeito “?(Rev. Época, p.24,Rodopio Diplomático , 19-1-19).
Bolsonaro repete a tradição do ridículo brasileiro, vergonha , contradição, despreparo. O General Mourão tenta afastar-se , ao menos um pouco, disso . Nem respondeu , Bolsonaro , objetiva e claramente , sobre as contas do ex-motorista Queiroz envolvendo dinheiro dele, sua esposa e filhos e suspeitas diversas. Nem ele, nem os filhos, nem Queiroz , nem a família deste . O filho , eleito senador, foi mais longe – nada esclareceu e ainda pediu ao STF (aquele STF que todos conhecem , aquele que livrou Dilma Rousseff de punição, numa “interpretação” , por certo científica da Constituição, via o famoso Lewandowsky) , nada menos que a suspensão e anulação das investigações do MP sobre os suspeitos fatos que envolvem ele e a família, caso de “lavagem de dinheiro” e outros – o que foi concedido.
Adiante, todavia, algum outro julgador poderá resolver em sentido contrário – mas os Queiroz e Bolsonaros ganharam mais tempo, como estão ganhando desde julho – para os advogados construírem a melhor estória possível, instruírem bem os clientes, testemunhas poderem ser não coagidas , mas “conversadas” , digamos assim.
O caso arrasta-se desde julho/2018, todos acusados faltando a depoimentos, ou doentes, ou acompanhando doentes – e, por último , o STF suspendendo investigações e anulando provas .
.
O Brasil mais informado, infelizmente minoria, conhece tudo isso – Collor, FHC, Lula, Dilma , Temer recente , Cunha …todos beneficiados por autoridades e Justiça , estado de exceção implícito atuando sempre.Até que, um dia , um dia , se tão escandaloso o caso , não dá mais para mascarar, esconder, arquivar, esperar a prescrição.
Bolsonaro provoca , late como se tivesse força para morder adversário mais forte – com jatos russos e um milhão e meio de milicianos armados – liderando o Brasil doentio (será que lideraria mesmo ?) , um país dividido , estado disfuncional, endividado , enfraquecido , confuso e perdido. Que , com certeza, não o acompanhará numa guerra contra vizinhos , ainda mais escorada em argumentos como os acima expostos, Brasil atiçado pelos EUA. Portanto, o que vale e quanto vale a palavra de Bolsonaro ? O que representaria ele , em essência, ao meio de uma magna crise ? Até as forças militares , em sua maioria , talvez não o acompanhassem.
BOLSONARO DEVE AGRADECER LULA,
EM QUEM VOTOU CONTRA SERRA
Bolsonaro muito deve a Lula, em quem votou contra Serra, o que mostra quem é um e outro, como o militar confessou a Mariana Godoy(Rede TV ). Deve a última eleição, mediata e imediatamente , a Lula, que fritou Ciro Gomes, que seria provável eleito e o Brasil enveredaria por um caminho de centro-esquerda e não o atual ou de um Lulhaddad , neoliberalismo mascarado de “esquerda”, como antes, corrupção e irresponsabilidade, nos últimos tempos se escondendo até bandeiras políticas tradicionais da esquerda.Lulopetistas , em essência, assimilaram as acusações a eles – e mostraram-se envergonhados .Se esconderam e a seus símbolos.
Bolsonaro, na verdade, só está tendo a tranqüilidade que hoje desfruta pelo fato de, no país “socialista” e de “ideologia marxista“ , narrativa tão divulgada por ele, não haver hoje qualquer socialismo, nem marxismo, nem oposição com mínima firmeza. Sim , corrupção desenfreada , povo desordenado, confuso, resultado do trabalho desorganizador de Lula , mentiras sucessivas, falta de autocrítica, o líder neoliberal sempre mascarado de falsa esquerda, durante décadas, ele criação esperta dos próprios amigos endeusados por Bolsonaro , militares dos serviços de inteligência , caso de Golbery , que dividiu, corrompeu e “fisiologizou” , provadamente , as verdadeiras esquerdas.
AS BANDEIRAS LULOPETISTAS – “BRASIL FELIZ “
Trata-se daquele “esquerdismo” lulopetista que teve como bandeira, na última campanha eleitoral – “Brasil Feliz de Novo“ e “Free Lula”, atestados de seu nível político e de seus seguidores – nada de luta contra o imperialismo, ou o grande capital, capital financeiro , ou coisas assim. Ou de exigir uma auditoria na famosa dívida pública de mais de 5 trilhões.
Nada disso. Trata-se de um neoliberal , o famoso “metamorfose ambulante” , na campanha última, de novo, o cínico “Lulinha Paz e Amor “, segundo ele mesmo , apoiador declarado do grande capital, liderando as “esquerdas” desdentadas , e entre aspas , domesticadas , e a “oposição brasileira” – e , isso tudo, ainda da cadeia, em Curitiba(?!) .
Quer dizer, deve ter privilégios para isso , desde que seus adeptos declaram que ele ainda lidera alguma coisa. Garantidos por quem , a essa altura ? Pelo Império, desde que sempre relativamente poupado pela mídia, ainda que de forma disfarçada?
Os lulopetistas, escondendo, como fizeram na última campanha , as bandeiras de esquerda, vermelhas, até para eles mesmos , para tentar melhor enganar e ganhar votos, tiveram a coragem de fazer tudo isso, via um amansado Haddad , e ainda achar que ganhariam alguma coisa , junto ao povo . Tiveram sorte em perder desde logo. Ganhasse , por acaso, aquela aberração lulopetista candidata, Luladilhadad , e mais sofreriam eles próprios e destruiriam as reais esquerdas . De fato, tudo caindo em cima deles logo adiante, inimigos radicalizados, maior vingança da direita e mais crises com a esquerda verdadeira .
Daí a relativa “tranqüilidade” política atual de Bolsonaro , ao meio de tantas lambanças dele e de vergonhas atribuídas às esquerdas, mas apenas uma parte no rol de realizações do PT , PC do B (autointitulado comunista , mas só um nome, nada mais , segundo Prestes ) e outras “esquerdas”.
E – sempre na mais pura tradição política brasileira : muita conversa fiada , mentiras , corrupção , oportunismo de direita , com “ajuda”do estado de exceção implícito brasileiro, fracassado mas atuante – e bem mascarado , através , especialmente, das polícias, Justiça em geral e até do STF. Este o palco e atores coadjuvantes onde e com quem dança Bolsonaro.
INDO PARA ONDE , BOLSONARO ?
Não se tornou , o Ministro Luís Fux , mais um colaborador dos Bolsonaro, com decisão da qual até a hoje deputada e advogada Janaína Paschoal , Bolsonaro/PSL , discordou ? Estão satisfeitos, com o STF , Queiroz , filhas, família, todos funcionários ou ex-funcionários da família Bolsonaro ? E o Senador Bolsonaro ?
Então, tudo bem. Braz$l . Rumo a um ponto mais fundo do brejo onde se encontra . Bolsonaro sequer soube, ou está sabendo aproveitar os primeiros dias de sua administração , com o desfrute de medidas que , realmente, vão ao encontro do sentimento popular . Caso do corte ao desarmamento radical e sem sentido que esteve em curso anos , no Brasil, e que deve ter custado muitas vidas (não há dados confiáveis) – anticonstitucional (houve um prévio referendo, de fato desrespeitado, até via Congresso Nacional). Uma idiotice aberrante com o trituramento de armas novas apreendidas(Estatuto do Desarmamento/2003 ), numa queima de dinheiro inédita e alucinada , por um Estado pobre, com uma polícia mal armada ou até não armada, em vários estados.
Ao contrário de aproveitar tal decisão, correta em geral , num sentido positivo, ao menos calando tantas outras asneiras ( decisão justa, pois há o direito do povo, inclusive o mais pobre, de se proteger ), e avançar no sentido de combate à corrupção, p.e. – Bolsonaro avança em sentido contrário.(As classes dominantes, de Esparta e outros lugares, proibiam o povo de usar armas , então “modernas”, como o arco e flecha. Tinham medo de revoltas. Foustel de Coulanges, “A cidade antiga” ).
Pois bem. Sequer Bolsonaro divulgou bem e defendeu as medidas acima, limitando o desarmamento , como não avançou contra a corrupção, bandeira sua, hoje falsa, como visto – combate que é correto e atinge , em especial, multinacionais e uma classe dominante brasileira corrupta , a elas aliadas. E ainda aproveitou para proteger , via sua família e políticos eleitos, e familiares , interesses ao menos duvidosos de envolvidos em irregularidades e ilegalidades – crimes –como parece o caso de Queiroz e outros , face ao medo que todos eles demonstram de depor e responder a perguntas do MP.
Desastre total bolsonarista , mal ao iniciar seu mandato , que a falsa oposição lulopetista tem poupado .Em sentido contrário , Bolsonaro aproveita a big mídia para mostrar subserviência inédita a uma potência estrangeira, que deve ao Brasil pelos prejuízos que causou – que prejudicou seu povo , o que é fácil verificar e corroborar . (Os livros de Moniz Bandeira, entre outros, como o de Eduardo Prado, o comprovam. Cf. art. anterior , neste site – “Bolsonaro e a ilusão americana”).
Potência estrangeira, sim, EUA, que, aliás, hoje, em decadência , ainda que pretendesse, não mais poderia “ajudar”ninguém , o que não o fez em períodos melhores.Precisa agora de superexploração , matérias primas em profusão , mercados consumidores garantidos – não pode admitir concorrentes . Nem mais gastos – só mínimos investimentos e máximos lucros.
Não é o que basta para levar adiante um pobre Braz$l desengonçado, desestruturado , precisando reconstruir toda sua infraestrutura, que mal conseguiu levantar a cabeça após o último vendaval de corrupção lulopetista e de Temer . Isto sem contar a duvidosa dívida pública que o algema e que precisaria ser auditada e revista – e Bolsonaro, claro, nem fala nisso – afinal, se alinha justamente com os credores implacáveis e agiotas que vem arruinando o Brasil. O pincher só late em direção aos que acha mais fracos – e com o incentivo da Águia Americana , que o segura pela coleira .
Braz$l. Seguindo o já velho roteiro – rumo ao destino de Grande Haiti do Sul , USA/Protetorado Braz$l, com cassinos , corrupção, miséria controlada, programadas favelas bem cercadas(quem sabe até pintadas ) , possível com bases e tropas estrangeiras, etc. ; ou transformado numa Siriraque , pelas reações populares , podem imaginar em que condições consultando jornais e revistas ou a Internet.
Bolsonaro já perdeu sua maior oportunidade – isto é, bem aproveitar seus primeiros dias . Disse, desdisse, arrotou asneiras, ameaçou, vociferou , ofendeu o senso comum até de seus apoiadores .
Ofendeu direto Maduro , que foi mais contido e não “passou recibo” ao mesmo nível – Bolsonaro já colocou o Braz$l, lamentável protetorado em decadência acentuada , em seus primeiros dias, um passo adiante do ridículo que sempre lhe coube no palco internacional e no nacional , frente aos mais bem informados .
Sorte dele e dos jânios da vida a ignorância que lastreia no país, de Norte a Sul ; isto é , aquela dos analfabetos, analfabetos funcionais e dos não proficientes , o que reduz a parcela informada a muito poucos.
BOLSONARO, UM ‘MITO’ À “DIREITA” , COMO LULA À “ESQUERDA”?
Ambos , Bolsonaro e Lula , em essência, “neoliberais”, mas “falsos”, sem confiabilidade , por nenhum lado , sem futuro . Nunca lideraram , de fato, o país ou a grande maioria. Lula parecia que sim . Mas, assumiu apenas depois de assinar a “carta-compromisso”/2002, comprometendo-se com o programa do Consenso de Washington (“neoliberalismo”) e só administrou, ficando com Meirelles(Banco de Boston/PSDB) , o lugar cativo da direção da economia brasileira – 8 anos, todo seu mandato) .
Bolsonaro mal começou , mas jurou , logo de início, fidelidade ao Ocidente ,ao neoliberalismo, todo o poder para o neoliberal/liberal carimbado em graduações e pós de Chicago, dentro da tradição dos países subordinados-Guedes, o “Posto Ipiranga.”Abriu mão , Bolsonaro, de público , de suas opiniões e ação , delas abdicando por Guedes, face a uma incompetência assumida quanto à economia .Embora na práxis não deva ser bem assim.
Foram e continuam sendo ambos, Lula e Bolsonaro, manipulados por interesses que vão bem além deles próprios . Talvez nem tenham pretendido tal ,isto é, chegar à Presidência da República, tendo ido muito mais longe na política do que planejaram .
O que parecem e dizem liderar – de um lado , uma direita autêntica ; e, de outro, uma esquerda (democrática )idem . Lula não lidera esquerdas, mas “esquerdas” , com as bandeiras como “Lula Livre “ e “Brasil Feliz de Novo”- isto é, nada de esquerda , bandeiras vazias , demagogia e “picaretagem”, diriam alguns .Os lulopetistas, como os membros do PSDB , abandonaram até a social-democracia .E toda a lógica e bandeiras construtoras – ao fundo , pela ambição de poder e dinheiro.
OS ‘SAPATOS” APERTADOS DE BOLSONARO
E Bolsonaro é o líder não da extrema-direita talibã brasileira , porque sequer tem competência , preparo, educação mínima para isso – e já o demonstrou (vide acima ) . Mas , de uma fração política de direita destrambelhada , superficial , mal organizada , com velhos vícios políticos, embora alguns rostos jovens , e que só existe no campo da demagogia e verborragia e narrativas falsas , como as de Trump. Se o Exército no poder estatal parcial, uma fração política militar, Bolsonaro não a representa , embora sustentado e composto com ela.
A qualquer momento, destemperado , poderá mostrar , in totum , sua verdadeira face – mas já vem mostrando , aos poucos, sua idiotia e caráter, quanto aos filhos , acusações/corrupção e política( caso Venezuela e servilismo a Trump/ EUA) .Essa mostra poderá levar tempo, como aconteceu com Lula –até anos. Presidentes “democratas” ,no Ocidente, com ao menos certo poder , são “protegidos”, em geral, pela big mídia, setores dominantes , via estado de exceção( Agamben, livro de mesmo nome), implícito, porque aqueles sempre tem interesses financeiros que perpassam pelo Estado , por agências estatais , caso das de propaganda e outras.
Em geral , tais tipos de líder, “mitos”, são incapazes de sequer obedecerem ,rigorosamente,a leis, Constituição, direitos, ética ou moral – medianos – a não ser por curto tempo. Muito menos , persistir em ideais , utopias – um projeto de Nação e de Futuro. Jamais são estadistas .Bolsonaro está claramente aturdido- e deslumbrado.E meio imobilizado sob pressões e acusações.
É líder, talvez , mas de um “Exército Brancaleone “, de brincadeira , qual o italiano , soldadinhos de “papel”, de fancaria e palhaçadas . Que começaram logo por tropeçar consigo próprios , sua realidade, suas próprias mazelas e vícios, via Queiroz, família e outros – e ao propor entregar o que resta da soberania e independência nacionais , de bandeja, ao verdadeiro inimigo . Além de ofender e xingar os que lutam pela soberania – suas pátrias. Talvez sem atentar para o que isso significa. Pode ter sido eleito , Bolsonaro,aliás, com uma “ajudinha ” daquelas urnas eletrônicas brasileiras, estranhas mudanças, bem criticadas por especialistas e conhecidas por Tofolli/STF , e que ele tanto criticou – assunto que, uma vez eleito, eleito , esqueceu.
Corre Bolsonaro o risco de desabar , politicamente , ou ser derrubado, não pelas falsas “esquerdas” lulopetistas, incapazes de mínimas ações, de fato oposicionistas.Com a política por ele anunciada , radical neoliberal, e se levada à práxis, difícil resistir, politicamente, a fortes crises – até uma ventania econômica mundial poderá derrubar rápido o castelo de cartas econômico brasileiro .Direita , pois, a origem da queda.(Embora as esquerdas reorganizadas, e com bandeiras corretas, possam também colaborar para tal ).
Paradoxal , ele poderá desabar ou vacilar, politicamente, pela ação da verdadeira extrema-direita talibã que o apoiou e é aliada – desiludida , decepcionada, meio na defensiva . Que, hoje, ainda se alinha com ele, mas cada vez mais indignada ao tomar conhecimento de sua face oculta , exibida dia a dia .( Embora , é verdade, ele possa evitar isso, a curto prazo, manipulando cargos, estrutura estatal, verbas, etc. , segundo a cartilha lulopetista – i.e., desordenando esses aliados, envolvendo-os , para não dizer corrompendo-os. Nesta hipótese, teremos um anti-bolsonaro ideológico que não resistirá , caindo ao primeiro vento realmente forte, como já se antevê pelo ocorrido no “Caso Queiroz”).( O que também pode ocorrer por razões de saúde).
Os apertados “sapatos políticos” , ideológicos e econômicos de Bolsonaro , mais os éticos e morais , que existem , como vimos, irão incomodá-lo mais a cada momento, o país desestruturado, disfuncional , dividido – endividado.E a família, amigos e ligações…
Pelo seu semblante, atitudes, decisões – já parece bem incomodado . Talvez esteja com alguns calos – dolorosos . E tudo deverá piorar muito mais, para nosso povo, sim – mas também para ele . (*)
************************************************************************
>>>EXTRA<<
A DEFESA DO REGIME DE MADURO
VENEZUELA URGENTE !
Face a não conseguirmos sequer um vídeo , funcionando correto , no You Tube, com alguma defesa do regime político da Venezuela , ora evidente vítima de um golpe,
liderado pelos EUA, servil Brasil subordinado logo o apoiando, destacamos o artigo abaixo, com algumas explicações . Se
interessar clique no link.
Economista Pasqualina Curcio: “O povo venezuelano sabe que isso é uma guerra”
Quanto ao entendimento sobre a situação da Venezuela e, em especial, à posição da big mídia brasileira , radical contra Chaves/Maduro , cf.artigo ” A Venezuela Rebelde…” , apoiado em Octávio Ianni. Clique no link –
https://caminhandojornal.com/a-venezuela-rebelde-e-o-brazl-provincia-sua-big-midia/
******************************************************************************************
__________________________________
(*) Original não revisado , o que não impede o entendimento.
Comentários