Brasil – Ideologias : Fake News , as lindas mentiras

abr 24, 2018 by

Brasil – Ideologias : Fake News , as lindas mentiras

                             As lindas mentiras – fake news  em casa, nos colégios …  

  * Notas e observações sobre a questão das ideologias, subconjuntos ideológicos , inclusive as hoje faladas fake news , tão desprezada quanto ignorada pelos democratas como  pelas esquerdas , mas muito esperta e secretamente valorizada pelas direitas ; cultivada, em sentido contrário,  com cuidado,  pelo Império do Capital , EUA  à frente *.

(Redação)

 

                                  …”Quem forma a vontade representativa? É o povo? (…) a verdade se acha longe daí , alojada na vontade e no interesse dos titulares de um poder invisível , terrivelmente poderoso e incontrastável, que a Constituição não declina …e que não tem limites nem freios de exercício em nenhum quadro institucional.
                                    É o poder dos chamados meios de comunicação de massas liberados a um oligopólio fático de pessoas cujo título de legitimidade não passa pela outorga nem pela sanção do elemento popular, nominalmente sede de todos os poderes da soberania.
                                    Manipulando e fabricando opinião, os grandes empresários dos meios de comunicação acabam por se transverter num  círculo privilegiado que dispõe com desenvoltura da vontade social para amparar situação e corpos representativos em oposição aos legítimos interesses da Sociedade e do País”.

                                                                             (Paulo Bonavides, A Constituição Aberta, Del Rey, BH,1993, p.25).

 

                         Império do Capital, EUA à frente . Este a manobra( a questão ideológica) , por todo o mundo , com a maestria própria dos estrategistas de uma Harvard ou Yale,  mais  a execução de alto nível da CIA e outras agências, ou seja ,  da maior potência do mundo, com a garantia ainda da também maior força armada e nuclear , superando de longe as pretensões passadas assumidas por um Hitler  .

            Assim o Império promove   desde(1) as inocentes “bolsas de estudo”, para estudantes, militares, sindicalistas , etc. (fácil , pois com recursos e  com domínio hegemônico sobre a maior parte da grande mídia ocidental  , cursos de graduação e pós(através de fundações como a Ford e outras)  , mestrados, livros didáticos do primário aos mais sofisticados níveis de estudo,  utilizados em concursos para a livre docência e outros,  doutorados , Historiografia ; até (2) bombardeios, inclusive atômicos(Japão, Hiroshima e Nagazaki, p.e. )  , sobre os possíveis discordantes países ou povos quanto   a suas pretensões pós-hitleristas de domínio mundial e exploração a seu bel prazer .Por isso, Joseph S.Nye Jr. vai mencionar desde o “hard power” ao “soft power”(“O futuro do poder ), mas tal cabendo apenas para a especial situação política do Império Americano, no plano internacional.

         E isso sempre  agindo com alto índice de perfeição , assumindo,  com exatidão,  seu papel pretendido  na política mundial , em todo o mundo , desenvolvendo luta ideológica permanente alternada com a militar .Tática inteligente a  primeira , no fundo , pois   economiza recursos pelo método usado  (pacífico, aparente ,  usando propaganda, benesses , financiamentos  , mais ameaças, dissuasão permanente, neste momento, por exemplo,  pressionando  a Coréia, Iran, Venezuela, Ucrânia , Rússia  ) . De fato ,  a atuação apenas militar , via guerras, exigiria mais mísseis e bombas caríssimas e  vidas de fuzileiros, riscos, antipatias mundiais . 

Assim, o Império usa um e outro recursos ,  quando lhe interessa e necessita para alcançar certos objetivos  – na “paz “, com seus aliados/subordinados , impõe sua ideologia, buscando e na maioria das vezes conseguindo  hegemonia , via os meios citados, impondo uma “paz dos cemitérios ” , ao fundo , via cooptação , alianças ou ameaças, exploração, dissuasão ou bombas mesmo ,  situação mantida enganando desavisados ou acomodados – a maioria .

Pode manter o Império  , de outro lado, uma  guerra sem fim contra todos que resistirem a seus interesses geopolíticos de domínio mundial , promovendo ataques e massacres quer, há décadas ,  no Vietnan,  mais recente na antiga Iugoslávia , Líbia, Síria , Iraque , etc. além de “golpes de estado”, se preciso , por todo o mundo, aniquilando o futuro de muitos povos /nações com tudo para progredirem, exceto a desgraça de nascerem sob a bota do colonialismo americano , como diz Chomsky(“Para entender o poder “, coletânea), em relação ao caso brasileiro .

A origem das mais destrutivas fake news 

 

As mais destrutivas são as originadas na big mídia – criam falsos líderes, encobrem falcatruas, deturpam idéias, destroem rápido reputações políticas e pessoais (pois têm força para tal ) . São responsáveis diretas por golpes políticos, como o de 1964 no Brasil, estrangeiro disfarçado, pelo qual o povo sofre até hoje .(De fato , uma contrarrevolução antinacional e antidemocrática ).

Fala-se , hoje, muito , em fake news, notícias falsas, espalhadas via internet. Aquelas de cunho pessoal , que podem ser punidas via legislação vigente , se ofensivas à dignidade das pessoas, não parecem preocupar a big mídia , que desenvolve ampla campanha a nível de Brasil e mundial contra tal prática. Mas, de fato , o que a preocupa parece ser a repercussão política, inclusive influência em eleições, comportamentos populares , a possibilidade de propiciar organização popular  .Parece temer denúncias, mais transparência, desnudamento de como é exercido o poder, que Bobbio menciona como escondendo e se escondendo e quando em público colocando mascaras (“O futuro da democracia”).

 Então , se tal  campanha vem sendo  desenvolvida pela big mídia , redes  de comunicação , estaria servindo  a quem ?

Aos que as controlam. Isto é , ao  poder dominante, que controla tais mídias (Castells , Benevides ,Moniz Bandeira, Ianni, etc.) via anúncios , propaganda , quando não as organiza como parte de seus poderosos  impérios de capital . Essa campanha , inclusive, é parte de uma propaganda, ideologia , por trás os interesses dominantes econômicos que controlam tal mídia.

Repensando as fake news que importam

 De fato, de um lado , há  uma ampla manipulação das mentes, através de “‘luta ideológica”, impondo-se certa ideologia , hábitos, idéias, representações, falsas, acordes com os interesses de seus divulgadores,  totalmente vitoriosa,  por todo o Ocidente, chegando às entranhas do Oriente , até mesmo à Ucrânia(onde foi promovido golpe de estado , com importantes políticos americanos em passeatas,  incitando o povo contra governo de então ,pró-Moscou ;cf. Moniz Bandeira ,abaixo) , afinal derrubando-o.

Com propaganda , mais financiamento de agitadores, promoção de passeatas ,  promove-se, hoje,  golpes de estado , cria-se exércitos mercenários, assassina-se milhares de líderes via drones , autorizados pelo próprio presidente dos EUA , caso do acadêmico ex-presidente,  aparente tranquilo Obama(cf. Moniz Bandeira, “A desordem mundial”). Pior – justificando-se tudo isso com uma fake, falsa   luta por direitos humanos(?!), paz, liberdade , democracia(?! ), via ampla propaganda e controle da mídia .

O Império , com uma das mãos, controla a propaganda e a big  mídia, com a outra  provoca, estimula e organiza exércitos terroristas , em toda parte, provadamente (cf. Moniz Bandeira, id., com profusas comprovações), quando considera necessário a seu interesse .Ninguém assimilou melhor aquela frase atribuída a Marx – a violência seria a parteira da História. O Império foi adiante – usa a violência como parteira ou aborteira , conforme sua conveniência política. No Brasil, abortou o processo histórico em curso, reduzindo o país ao que vemos hoje, 50 anos depois.

 Essa luta ideológica , permanente, paralela a uma atuação militar de vários níveis , é  bem organizada , chegando  às “bases” do Império todo-poderoso , suas colônias , protetorados . Desde as elites cooptadas até às ovelhinhas iludidas brincando em bailes funk , ou boates e bares de melhor nível , a verdadeira realidade só aparecendo naqueles barulhos de fogos , nas madrugadas . Eles são ouvidos até  em  bairros ricos, no caso do Brasil,  da Barra à Ipanema ou Copacabana ou Gávea, confundidos , por vezes , com fogos de artifício , mas que todos já sabem tratar-se de balas de fuzis de grosso calibre , usados em guerras  .

Aquela realidade também vai aparecer nos mendigos,  nas ruas, praias imundas pela falta de verbas para limpá-las, surrupiadas via isenções obscenas de tributos  concedidas a multinacionais , dívidas públicas  sem sentido e com juros absurdos  , além da conhecida  corrupção das elites  . Que identificadas e flagradas nos seus crimes  , só fazem berrar – “é mentira”, somos “inocentes”, “não sabemos de nada “, “perseguição dos juízes “, tudo numa amplitude que vai, no caso brasileiro,  de um Temer a Lula e Aécio , passando por Odebrecht e  Dilma e Eike .

Chega aos  ricaços locais, todos protegidos , na medida do possível , por seus parceiros do Judiciário, mas enriquecidos via pobreza de milhões de pobres coitados, brasileirinhos sem recursos , estudos, futuro. Mas, mesmo assim,  iludidos pelas lindas mentiras midiáticas , propagando esperança, paciência, moderação, aceitação, religião , mentiras que têm origem, planejamento e objetivos certos – eles, a maioria,  os pobres e ignorantes de todo o mundo . Além dos acomodados e desinformados.

             Então, em vista do exposto , e das citações acima, quem é o principal propagador de fake news, mas que as teme ?

             Como no Braz$l, dos estrangeiros e sob o capital financeiro , antes Brasil , pouco se lê , e gosta-se de textos curtos, incapazes de explicar situações complexas , que exigem raciocínios sutis , embora mais assimiláveis , simplifiquemos   – tentemos falar por imagens que se não valem como aprendizado valem como  noções  genéricas e alguma provocação salutar , mentalmente, ainda que criticadas  . (Lembre-se , aqui,   o interessante livro de Maria de Lourdes Nosella , “As belas mentiras – a ideologia subjacente aos textos didáticos “, no mesmo sentido do acima exposto ).

**********************************************

 

                                              UM

               Os maiores mentirosos do mundo ?

 

                             CONCURSO MUNDIAL

Brasil - Ideologias : Fake News , as lindas mentiras

                         ****************************************

                                         DOIS

                Políticos, destaques de seus países

 

******************************************

                                TRÊS

    Mentirosos até o fim , com descaro

 

 

                         ******************************************************

                              QUATRO

    E por trás dos  mentirosos ? A mídia?

 

                               **********************************************************

                                    CINCO

 Mas . Quem controla a mídia /fake news? 

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

     $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

       PS – Quadros um pouco poluídos por muitas …Sim. Exato. Como nossas mentes frente

         à desinformação à nossa volta , smarts, celulares, tvs , trumps, lulas, hitlers

                                                            e…  lindas mentiras .

     $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

___________________________________________________________________________________

(Original não revisado, o que não impede entendimento).

 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *