Brasil Sangra, Elites Brincam
Brasil Sangra, Elites Brincam
[ Íntegra do editorial de Caminhando Jornal TV n° 7 ]
Amigos preocupados com suas famílias e o país. Não profissionais , tentamos aqui sintetizar, neste programa de tv , parte do que ocorre no país, buscando nele lembrar aquilo de que foge à big mídia comprometida com interesses econômicos até antinacionais – via propaganda. Confiram “princípios”editoriais deles em “cartilhas”publicadas e vejam as limitações de seus jornalistas – primeiro, profissionais, submetidos à pauta/interesses do veículo; nunca, profissionais realmente independentes.
O Brasil num rumo de absurdos e, ao mesmo tempo, conformismo e omissão – nenhuma efetiva oposição , quando não palavrões aparente sem sentido . Fala-se em “onda de psicopatia” – e ninguém o nega. O povo sangrando, ferido de morte .
No Rio, epidemias de doenças como zika e chicungunha, esta com 16 mil casos, nos primeiros quatro meses do ano ; hospitais assassinos ; penitenciárias vergonhosas ; gente nas ruas sob marquises ou em parques ; 72 mil assassinatos a cada ano ; ainda assim , as elites transferindo bilhões, dia a dia , para os credores da duvidosa e fraudada dívida pública – só de juros . Mais -chuvas e ventos e quedas de barragens e pontes e viadutos causando centenas de mortes ; desmatamento o maior do mundo, Amazônia à frente ; militares xingados, aos palavrões, pelo “guru” de Bolsonaro, lá dos EUA ; débito de estudantes com o FIES (financiamento estudantil) chegando a 13 bilhões ; “jogo do bicho” nas esquinas, bem como camelódromos, óbvio que políticos poderosos/autoridades envolvidas; “ilhas de lixo” na Baía da Guanabara, outrora orgulho nacional; o país em guerra civil, informal, confusa, dispersa .
Mas, as “elites” sem pressa , nem se fala em auditoria da dívida pública ou no seu não pagamento , ou em reforma do Judiciário ou tributária , ou na maior tributação de bancos e grandes fortunas, os crimes impunes em quase toda parte. Até o de Marielle, mais mortes nas penitenciárias, hospitais, favelas – vergonha e genocídio continuados . Roubalheiras .
Há alguns anos, propôs-se uma Assembléia Constituinte independente, para discutir o país, propor rumos sérios – mas , aquelas “elites” e a vergonhosa big mídia ignoraram, junto com a “Justiça” – deixaram, conscientes, Temer , um corrupto a olhos vistos , assumir e ficar anos sentado sobre a corrupção geral . Corrompido sempre cada vez mais o Estado degenerado, mas, pior, doentio já , o próprio povo, dia a dia, abalado e envolvido por e com tais exemplos , obrigado a admitir e até concordar com eles – não há controle popular nenhum das elites .
A corrupção atinge subalternos, empregados , atendentes, todos os ligados a elas . Legislativo, última instância, políticos corrompidos, julgados por altos tribunais – juízes e ministros por eles próprios indicados . Justiça distorcida , eles com foro privilegiado.
A Nação traída e enganada pelas “elites” no poder , as de ontem e de hoje . Elites que lá chegaram por métodos duvidosos, via urnas que não merecem confiança de grande parte da Nação , recursos financeiros de origem desconhecida ou de grandes empresas , propinas e corrupção de todo tipo , com auxílio de uma big mídia financiada por corporações internacionais.
O Brasil de joelhos , ou melhor, essas “elites” de joelhos , diante do capital financeiro internacional, que dirige o país , cavalgando o Banco Central e os principais órgãos de efetivo poder estatal. Os dirigentes brasileiros “perdendo tempo” , brincando com temas supérfluos, gracinhas, troca de farpas , xingamentos – e ainda muitos se fingindo de”valentões” – com povo pobre, desarmado, doentio ou apenas com nações vizinhas- servis , escondidos atrás do poderio nuclear e aéreo do Império Americano . Nada de efetivas reformas, providências rápidas e decisivas de interesse popular – coragem efetiva para enfrentar os enormes problemas nacionais.
Com razão, no caso , Mangabeira Unger , ao considerar o Brasil um protetorado americano, algo comprovado pelos atos do Executivo deslumbrado , a bater até continência para o Império Americano .
E também, com razão, o saudoso mestre Octávio Ianni , que há muitos anos já considerava o Brasil uma província subalterna (2002 , “Roda Viva”, TV Cultura) , com auxilio do dedo nobre de FHC .
O povo tem nas mãos, ou melhor , jogada em seu colo , uma bomba prestes a explodir, oriunda de anos, décadas , fruto de ardis , mentiras e mascaradas . Que explodirá, se continuar a proceder como ovelha ingênua e conformada,(o que inclui os militares) , sempre a pagar cada vez mais aos credores internacionais(moderna forma de dominação política, sem tropas invasoras ), via sofrimento e trabalho árduo e barato, juros extorsivos, mortes, doenças , genocídios , torturas .
Sem falar no abandono de qualquer sonho de soberania nacional , independência ou dignidade humana.
No Horizonte, cada vez mais perto, o fim da Nação Brasileira, de uma forma ou outra . Enquanto psicopatas sociais trocam aparentes palavrões, gracinhas, piadas de mau gosto, ao fundo fazendo o jogo político dos interesses estrangeiros, antinacionais.(*)
******************************************
(*) Original não revisado, o que não impede o entendimento).
Comentários