Moro Mantém Lula Preso

mar 29, 2018 by

Moro Mantém Lula Preso

Moro Mantém  Lula Preso

 

*considerações sobre a confusão jurídica envolvendo a ordem de soltura de Lula por parte de um desembargador plantonista, em direto confronto com a legislação em vigor – causas, possíveis conseqüências e observações sobre o que foi evitado *.

 

                                              ( Redação )

                  (Ao final , artigos anexos , selecionados, com análises a respeito ).

 

   FATOS – LULA QUASE SOLTO , DE REPENTE

 

Imagine-se , de imediato , a Polícia Federal, num domingo de manhã, época de Copa do Mundo, sem sequer um exame de corpo delito, normal neste caso, soltar Lula da Silva,  por ordem de um desembargador de plantão, lulista, que nada tinha a ver com o caso . Lula , preso há alguns meses, e com imensa dificuldade, dentro do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo.

           O que pretenderiam os lulopetistas com tal tipo de recurso , feito por alguns deputados, aparente desvinculados de Lula e do próprio partido ? Soltar Lula e provocar maior confusão ? Tofolli e Lewandowsky , depois, entre outros, a impedirem nova prisão ? Confusão , caos nacional, colocando a questão – só Lula solto, mais anistia geral, etc. resolveriam os problemas brasileiros ?

            No estado de exceção brasileiro fracassado, e implícito, quase explícito , “escancarado”, como se vê a cada momento,   nenhum absurdo é anormal, a qualquer momento . A Justiça pode interpretar leis e fatos das formas as mais teratológicas(anormais) .A reação , como talvez esperassem os lulopetistas, pela surpresa , no primeiro momento , ao menos, foi quase nenhuma.

          O CONHECIDO ESTADO DE EXCEÇÃO

          Estado de exceção . Anormalidades jurídicas.Isto pode-se ver nos últimos acontecimentos envolvendo Lula da Silva , e já se notava de longa data , nos últimos tempos, com Dirceu solto , um pouco antes, e o absurdo impeachment de Dilma , mais atrás  , distorcido por Lewandowsky, Ministro então Presidente, STF, que “cortou”a Constituição , com auxílio de Renan Calheiros (com processos no STF, diversos ) , decidindo pelo impeachment , mas não pela punição da presidente (suspensão de direitos políticos , explícita na Constituição, o que ocorreu com Collor de Mello).

Tal foi feito perante toda a Nação, transmitido por tvs , cadeias nacionais, com poucos protestos, inclusive pelos ministros do STF, ficando tudo “por isso mesmo.”Em outras palavras , como diriam grandes historiadores como Honório Rodrigues, teria havido  mais uma “conciliação das elites “, em prejuízo do povo brasileiro. Evidente, havia uma grande maioria combinada quando da tomada daquela absurda decisão , tendo os de fora do evidente “triste conchavo” ficado atônitos, sem reação e sem forças para reagir . Embora , alguns mais afoitos, inclusive militares, fizessem  ameaças as mais duras,  pelas redes sociais.

      UM DOMINGO QUALQUER- CASUALIDADE?

     Agora , num domingo , logo de manhã, a Nação é surpreendida com mais uma decisão absurda , de um desembargador, de plantão apenas naquele dia , em Porto Alegre , no sentido de soltar Lula , de imediato , acionado por um hábeas corpus, que alegava haver um fato novo justificador de sua soltura  – um “fato novo”, que seria Lula ser candidato a Presidente, mais uma vez .

     Nenhuma justificativa legal , interpretação lógica da legislação , muito ao contrário – o Juiz dizia dispensar quaisquer atos preliminares à soltura (como o exame de “corpo delito”) e ameaçava os policiais federais de descumprimento da legislação , se Lula não fosse solto em 1(uma ) hora, etc.

 Extrema valentia , desta vez sequer de um ministro do STF , o que mostrava que o mau exemplo de “cima” estava sendo seguido – vale tudo, se houver força política (e armada , em silêncio, nos bastidores ) para garantir a decisão tomada. O Juiz ainda fez mais – atacou Moro, por não ordenar a soltura do condenado (o que , aliás, não cabia a ele ) , enviou ofícios  à Corregedoria , representou contra Moro no Conselho Nacional de Justiça , vociferou contra ele, secundado por 3(três) deputados , que dizendo-se ou fazendo-se à parte da equipe jurídica de Lula , entraram com o citado hábeas corpus.

  (Três deputados petistas , todos devendo  a Lula e precisando dele , dos seus adeptos , para , candidatos, serem reeleitos, em eleição a ser realizada em três meses ).

         E o Desembargador , quem era ? Como Lewandowsky, indicado para o STF por Lula ( este , amigo de sua família e de Dilma, etc. , e , nos bastidores , pelas frases, transparecendo ser arrogante petista , seguidor dos gritos e estímulos de Lula para se “ter coragem”, “não ser covarde”)  – o lulista e  desembargador tambêm era velho militante petista , de quase vinte anos , tendo sido ligado ao PT , exercido cargos de confiança diversos e sido indicado para o tribunal por … Dilma, PT, então  Presidente.(Não  vamos ficar repetindo esta situação,  pois os dois artigos abaixo, anexos, bem a esclarecem – importa-nos o conjunto da situação do Brasil, do PT e o futuro do país ).

           ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO?  

O que vimos ? Comprovação do famoso “estado de exceção “ tantas vezes mencionado neste site , apoiando-nos em Agamben , estado que nada mais tem do famoso “estado democrático de direito”, do qual o ingênuo(ou muito, muito esperto ?)  Ulisses Guimarães tanto se orgulhava (enganado com aquela Constituição , de 1988, pré-programada por Golbery/Geisel/teóricos americanos como Huntington, além do financiamento de parlamentares por multinacionais – Cf. “O jogo da direita”, de R.A.Dreifuss ) .

         [ Estado de exceção que não é aquele de “medidas de emergência”, provocadas por situação excepcional , dentro da legislação ,seguindo as normas constitucionais . Que também não é “ditadura constitucional”, mas uma suspensão temporária de direitos , por diferentes vias, seja um presidente ou , no caso, juízes ou ministros, através de interpretações, sem serem rompidas ,direta e formalmente , as normas em vigor . É informal, implícito, difícil de definir, mas hoje uma constante – e não só no Brasil .(Cf. arts. diversos neste blog e o livro mais objetivo sobre ele, resumo a respeito, já muito citado aqui, “Estado de Exceção”, de G.Agamben)].

                  O que fez o tal desembargador ?

         O mesmo que Lewandowsky no impeachment de Dilma – decidiu, politicamente, tudo indica , de forma evidente , testando as forças , por certo dentro de um plano dos lulopetistas , que pesou  todas as possibilidades  .

  LUCROS DE DOMINGO

Mesmo que o plano não desse certo, como acabou não dando , Lula e eles – ganharam  mídia, num domingo (isto é, presença no “Fantástico” e outros programas de grande audiência, em véspera de eleições, e gratuitamente, um grande negócio político) ; o desembargador (por certo conhecido entre os colegas de tribunal e considerando que “nada mais tinha a perder”, com Lula preso, PT encolhido , e outros governos, isto é , sem possibilidade de ir mais longe na “brilhante carreira”,  estimulada por Lula e petistas ) – notoriedade (em especial diante  a militância e o próprio Lula, perante  este mostrando-se “corajoso” , o que poderia  servir-lhe ,  no futuro para alguma eleição , não é?) ; o  PT ganhando manchetes, de volta , afinal, às primeiras páginas, etc.

Ora, para quem sabe que , nessa época de mídia ululante , aparecer , até negativamente, ganha ponto (eleitores ) , tudo isso é positivo. Ética, moral , cumprimento da Lei ? Ora , para evitar tais problemas os deputados assumiram o H.C. e a equipe jurídica ficou distante . Nenhum problema com a OAB ou questões éticas. Um Fernando Haddad ou um Jacques Wagner, possíveis  candidatos, na dúvida quanto aos resultados , ficaram de fora.

E mesmo os eminentes comentaristas da big mídia foram compreeensivos com os lulopetistas – “eles estão no seu papel, defender Lula …” ; “é, fizeram o que lhes cabia “… Já admitem , com Julien Freund (“ O que é  a política “?) ,  que esta admite “tudo pelo poder”, nada tendo a ver com ética, direito , moral ,etc. São bem realistas e estão  longe de muitos do PSDB e outros partidos , não seus líderes, mas o povão que neles vota – enganado .

      UMA VITÓRIA LULOPETISTA?

      E , assim, os lulistas e seu infeliz e desmoralizado líder ganharam mais alguns pontos eleitorais – perante seus militantes e massas ignorantes,  em especial, além daqueles direto interessados na sustentação do lulismo ( candidatos, funcionários, militantes de movimentos sociais e partidos aliados , etc.).

(O que implica em alguns milhões de pessoas, somadas as famílias, depois de décadas na luta política “propineira” dos lulistas (aliás, como outros partidos aliados e opositores ) , que lhes propiciou centenas de eleitos  vereadores, deputados estaduais e federais, além de alguns governadores e milhares de funcionários – uma maquina política (além da partidária,  integrada à outra ) de monta (Cf, pesquisas que mostram tal , o aproveitamento por Lula e PT da máquina estatal , em larga escala, e melhor que outros partidos) .

     PARA ONDE VÃO LULA E O PT ?

      

       Para usar uma linguagem e citação à esquerda, como gostaria certo tipo de militantes, recorramos a Mao . Ele dizia que para analisar certos fatos era preciso ,antes,  investigar –  e que quem não investiga não tem o direito de falar. E que os militantes partidários devem ter paciência com o  povo,  com os “de fora” de seus movimentos e partidos , dando-lhes resposta, tirando dúvidas, ouvindo-os com respeito.  Ora, somos daqueles que temos investigado  o PT e Lula ( muitos amigos militantes ou aliados deles ) e este site , em vários artigos , é exemplo.

         Mas , os lulistas e seu líder não agem como o acima referido – gritam “porrada”, “fascistas”, “direita”, e muitas vezes ( fato notório) partem para a ação . Quando não , ameaçam. (Vide vídeos de Stedile, Lula, movimentos sociais,etc.).

          Atualmente, é fato ,  após reações em sentido contrário , taxados nas ruas e vídeos como “comunistas corruptos”, “ladrões” , “171” , etc. além de terem havido passeatas com milhões de pessoas, alguns ataques diretos , punição judicial  de militantes e derrotas eleitorais diversas – os lulistas têm estado mais comedidos.

          PRÁXIS LULOPETISTA

Mas , continuam mantendo as mesmas atitudes com as massas,  e , inclusive, militantes de outras posições – berros, gritos, ameaças, corte de relações . Não discutem programas, futuro, organização de partidos , nada . Gritam “free Lula”, agora em inglês(?!) , imitando o representante da AFL-CIO(federação trabalhista dos EUA), acusada , vários livros , de ligações com a CIA , e oriundo de Hollywood (Danny Glover, o ator de “Máquina Mortífera”, êxito há algumas décadas) . (Hoje, apresentando-se como embaixador da ONU, ligado à AFL-CIO e muito amigo de Lula).

         Não gritam os lulopetistas  contra o imperialismo americano, contra Trump, crimes na Síria, violências contra a Venezuela, instalação de bases da OTAN , na Colômbia. Nem mesmo atacam o absurdo Temer, filmado e ligado a malas de dinheiro, por ex-assessores.  Não fazem mais do que uma oposição formal a algumas medidas provisórias de Temer e cia. – e é só . Dinheiro, esforços, tempo – são jogados na defesa do seu líder, de fato neoliberal , basta ver a administração dele e de Dilma – acusado de crimes comuns , nada políticos.

          UMA ANÁLISE À ESQUERDA

          O marxista Petras , que os investigou, analisou e coletou dados diversos , foi objetivo – taxa-os ,primeiro, de “direita” e ,depois , de “extrema direita” , ele, Lula, homem de agrado dos Antunes, bilionários por aqui , e de “Wall Street “(Cf.”Brasil – Lula, Ano Zero”). 

  Seguindo a prescrição de Mao , e para não nos referirmos só a este blog, temos Saflate , C. e outros (“Anatomia de um desastre”) ; Villa, M.A . (“A década perdida”), entre outros livros  ; Martins , J. (“PT das lutas sociais …”) ; e muitos outros . Todos investigaram o lulismo, inclusive Mir, L. (“Partido de Deus”) e concluíram , mais ou menos o mesmo – o PT não é um partido de classe, mas de massas ; seus dirigentes são funcionários, em  geral do próprio partido ou nomeados pelas administrações petistas (não são nem sindicalistas, nem sequer operários ) ; seu financiamento vem dos mesmos que financiaram Aécio, FHC ou Cunha , multinacionais e grandes empresas nacionais ; além de, bem, com os escândalos atuais,  pode-se imaginar as origens de demais recursos .

          E O SUCESSO DO LULOPETISMO?

          Então …mas há explicações para seu sucesso. Recorramos à História  – o apoio da Igreja Católica (CNBB em especial e CEBS, explicitamente ) ; e de alguns setores sindicais, inclusive daqueles anti-Brizola , que fizeram(30mil) os cursos da AFL-CIO , em S.Paulo e EUA; as simpatias de Golbery/Geisel , que deram colheres de chá políticas a seu líder(não cassado , participante do “Roda Viva “ governamental, SP , da época , na prisão , com grandes deferências , etc.)  , que um MDB da vida de então não teve ; de outras religiões,  além da católica ; da embaixada dos EUA , através de seus cônsules ; (o que significa da big mídia dependente dos capitais americanos) ; e , até mesmo , da política de Fidel Castro na época , derrotado Che e outras tentativas de guerrilha, inclusive no Brasil, numa avaliação errônea do que representaria  o PT (Cf . Mir, ob.cit.)

          E ,assim , o PT cresceu rápido, inicialmente, enquanto os sindicalistas do PCB , do PTB , eram assassinados/ derrotados  – alguns outros comunistas ou esquerdistas , além dos movimentos guerrilheiros , esquerdas em geral (como o PCB) tiveram  suas direções assassinadas e ,antes , muitas,  esquartejadas (Cf. Mir, entre outras fontes, ib.).

       LULA PRESO – E AGORA ?

         Hoje, vemos Lula preso, com diversos processos contra ele,  lulistas presos , sem fazerem qualquer oposição conseqüente ao estado de coisas existente no Brasil (direita corrupta, sob várias acusações, estado de exceção , Presidente nem se fala, Judiciário vide acima, etc,.).

         Sequer quiseram uma Constituinte, nos momentos cruciais da crise.  Por quê? Primeiro,  seus interesses políticos (apoio ao regime , embora não à atual administração, de seus antigos parceiros que os traíram ) , eleições, garantia de cargos, empregos, verbas – depois a real questão nacional e política.

           O líder e seu partido    

Que tipo de líder é esse , envolvido em corrupção a um nível que nunca se ouviu de um Fidel, ou Mao , ou Getúlio, ou Mariguella ou até Geisel ou Médici ?

           Que tipo de partido é esse, cujo programa não foi cumprido no passado (renegado ,antes mesmo de Lula assumir,  pela famosa “Carta de 2002  …” dele , Palocci , Dirceu , repita-se , antes mesmo de assumir ),  nem é conhecido ou cumprido no presente ? E , aliás, que programa existe  , que nem se conhece direito,  e o partido ou aliados não falam nele ?

          Seria o PT um partido de esquerda , tipo comunista ? Claro que não e ele mesmo, PT , não se assume como não tal.

           Seria um partido , ainda assim socialista , meio indefinido ? Também não ,pois Lula assegura que nunca foi de esquerda , nem esse partido age como tal,  em nossos dias .

          Seria um partido democrático-social ? Claro que não , pois nega a democracia (como visto nos ataques à Justiça, e a Moro, desmoralizando a ele e outros desembargadores , etc.) , aí até parecendo revolucionário, sem o ser, como o próprio Lula discursou, em São Bernardo, antes de entregar-se à Polícia Federal. Partido ambíguo, sem claro programa .

           QUAL O REAL PROGRAMA DESSE PARTIDO  ?  

            Difícil entender, saber qual o programa desse partido, a verdadeira posição de seu líder , sendo que é preciso ver a práxis e não declarações de um ou outro ou mesmo notas escritas – que , aliás, nada dizem  nesse sentido, apenas pedem a liberdade de Lula e criticam não a Justiça em conjunto, mas Moro , desembargadores, parte da Justiça que os vêm condenando.

         Paradoxal que possa parecer , ao estudarmos Hannah Arendt(“Sobre o totalitarismo”) , verificamos que a ascensão de Hitler deu-se em contexto com semelhanças com o Brasil atual – falta de representatividade dos eleitos pelo povo , de legitimação do regime, crise econômica, etc. Essas características, no Brasil , têm sido confirmadas por um  Castells , que têm estudado tal (“Ruptura” e outros ).

Nota-se , naquele estudo de Arendt, outras questões – o partido daquele líder não tinha programa claro, mas um que oscilava ; também era um partido de massas e não de classe ; não respondia detalhes das acusações que lhes eram imputadas,  dava negativas genéricas ; não discutia jamais o conteúdo das acusações ou as questões, mas a forma ; usava  muito  a mídia, com propaganda, ardis e outros .(Como o agora usado pelos deputados lulistas e pelo desembargador e PT, todos por certo alinhados ).

        Em suma , por casualidade (ou causalidade) , aqui como lá também um estado de exceção , que Agamben e outros viram como a ante-sala do nazismo, ou seja , de um totalitarismo , simplificadamente um autoritarismo com massas fortemente apoiadoras, bem organizadas, o líder apoiando-se nelas , acima dos partidos e instituições.

  LULA NÃO É HITLER ; PT NÃO  É FASCISTA

        Longe de estarmos visualizando um Lula como um Hitler brasileiro . Muito ao contrário , tem atitudes pessoais completamente diferentes, hábitos, parece católico , realmente, um bom “vivant” , segundo Odebrecht , que com ele conviveu , e já expressou várias vezes sua ideologia pró-capital , é só ver suas frases (Cf. Mir, ib.) . Idem quanto a ser uma “metamorfose ambulante”, aí identificando-se com o líder alemão, que ele já chegou a elogiar , como o fez quanto a Geisel, Médici (?!) e outros . (Cf. Mir, ib. ; cf.Martins, J. , ob. Cit).

        Mas, o Brasil não é Alemanha , década 30 . Há muitas diferenças, a começar pela total dependência e ausência de soberania, além de nível do povo e posição , hoje, em relação aos EUA   , e quanto à questão dos armamentos, inclusive nucleares. Então, qualquer líder ,aqui, só se forjará ou através de luta prolongada ou , de alguma maneira (o que aconteceu com  Lula ) , sob o manto do Império do Capital.

         O  PT é um partido ,hoje,  no fundo, sem alma- programa, diretrizes, nem Cebs, nem um Frei Beto.  . E sem um verdadeiro líder , ligado a um programa, algo próprio dos partidos,  já que Lula não o é . É mais um “messias” carismático . Além disso, Lula  está avançado nos anos, em decadência pessoal e política, preso , sem defesa consistente , sem argumentos fora os genéricos e de negativa, não tem programa conseqüente, está atingido por muitas acusações . Algumas que , se levadas adiante , o condenariam a mais de cem anos de cadeia, pior   que Cabral e Cunha, seus velhos aliados e subordinados nas alianças  ( e tudo indica serem verdadeiras as acusações , a não ser que se visualizasse um terrível complô contra ele, envolvendo centenas de pessoas, o que é ridículo; até pelo perigo , real , das ameaças e vinganças petistas, que fazem muitos calarem-se por  medo – até de escrever ) .

Lula , mesmo que quisesse , e não quereria (preferiria umas tranquilas férias pela Europa, sem preocupações, com  muito dinheiro e …vocês sabem) , não mais poderia ser um Hitler Latino . No passado, se bem articulado com o Império, até poderia. Hoje, não .

                  Então,  o que poderia ser , desde que há tanto medo dele ?

          EXPECTATIVA DE PODER E ELEIÇÕES

          No máximo improvável eleitor de alguns  deputados, de um presidente, de alguns governadores ? Nem isso se sabe – mesmo se solto e candidato iria ouvir e receber cara a cara inúmeros xingamentos, denúncias , etc. – o que hoje não recebe por estar preso, fazendo-se de vítima , e em vésperas de eleições ,  o que significa que ninguém do establishment político tem interesse em atacá-lo , nem seus maiores inimigos. Será que alguns de seus muitos eleitores não poderiam votar em outro candidato ? Essa expectativa mais a de conquista de poder direto mantém fidelidades, apoios, esperanças.

           Muito diferente de quando,  e se estivesse no front da luta política , enfrentando diretos adversários – será acusado de traidor, corrupto, “dedo-duro”  , agente americano , o homem que faliu o Brasil ,etc.

         LULA NO COMBATE DIRETO

                E pior – há muitos elementos e argumentos nesse  sentido. E muito mais se os militares resolverem usar seus arquivos , desde Golbery. Eles sabem quem é Lula, mas até quando haverá interesse em , ao menos parcialmente, protege-lo ?

         Quanto ao  Império, trata-se da mesma questão – Lula impediu (veja artigos anteriores , com detalhes) a organização de uma esquerda mais radical, autêntica, no Brasil, ele , PT e CUT desvirtuando-se como as esquerdas europeias pós-guerra , como esclareceu Gramsci. Fez o jogo que interessava ao Império, aos oligarcas locais, aos militares, aos religiosos – impediu o crescimento das verdadeiras esquerdas no Brasil, ajudou a desnudá-las, a corrompe-las, a iludi-las . Organizou as inofensivas “esquerdas”, dispensando violência contra o povo, economizou dinheiro estrangeiro financiando suas atividades , via grandes empresas nacionais , “caixas 2”ou até “3” ou propinas . Não foi mais preciso usar um IBAD ou IPES ou milhões de dólares para liquidar democratas e esquerdas. Os recursos da Petrobrás , da Odebrecht e outros bastaram.

Assim, o Império lhe deve muito – e ele ainda pode ser útil, mesmo decadente e até preso. Não importa analisar , agora, até que ponto ele serviu ao Império, seu relacionamento , mas o fato é que ele interessou e interessa ao Império , cumpriu um papel político da maior importância no maior e mais forte , então, país da América Latina. Por isso, enquanto não lhe for inconveniente, o Império o protegerá ,como fez naquelas greves  no ABC, lembradas por Gaspari, na “Ditadura Acabada “.

             Lula jamais poderá avançar  à esquerda, pois.  O Império o trucidaria- desmoralizaria e abandonaria, inclusive a big mídia , que ele controla quase totalmente. E não pode também ser um líder à direita  – não tem personalidade exata para isso , está desmoralizado ,também não tem partido adequado hoje, perderia apoios à esquerda. É vítima de uma contradição antagônica .

       PC DO B, MST , CUT – ESQUERDAS?

  MST, CUT, na atualidade, constituem uma espécie de exército “brancaleone” – e se virarem à esquerda se dividirão e serão  derrocados, pois aderiram à administração Lula, fisiologizaram-se , estão contaminados.

    Então, qual o futuro do PT ? Nenhum , não tem futuro nem à esquerda , nem como partido democrático social,  nem à direita , pelo passado, práxis, estrutura, liderança. Teria que negar-se quase todo, autocriticar-se, livrar-se de Lula – para poder ser …democrata-social. Mas, nesse caso, tratar-se-ia de um outro partido, um partido refundado , mesmo que mantivesse o nome . Levaria décadas para reafirmar-se – e seus líderes e burocratas estão com pressa.

       LULA ELEITO – E SEU GOVERNO ?

   Lula – imagine-se , primeiro , se sequer poderia ser eleito ; depois,  imagine-se caso fosse eleito. Governaria quanto tempo, de que maneira ? Tropas na rua, FMI, capital financeiro, um Meirelles pilotando o Brasil , agora como descarada farsa ? Para onde iria isso ? Tropas americanas por aqui ? Revoltas populares e militares ?

       Então, Lula e PT não podem mais construir nada , nem administrar , muito menos governar , decidir sobre temas fundamentais , o que não fizeram nem em seus outros governos – mal administraram. Não podem ir à esquerda real, nem à direita (pelos democratas e esquerdistas ainda militantes,mesmo desvirtuados , mas ainda parte do partido lulopetista ) , nem mesmo serem  democratas sociais  . Perderam o bonde da História.

          A força do PT, hoje, consiste na sua capacidade de destruir, impedir, combater , que decai  dia a dia . Pode azucrinar o povo brasileiro, atrapalhar , fazer ardis como o desse desembargador e da cúpula lulista  – e nada mais. Outras ações mais radicais de oposição – e serão logo derrocados . Governo – como agora chegar lá, depois da lambança e tudo que perderam nessas lutas  ?

          A ESSÊNCIA DE LULA E DO PT

Podem serem Lula e lulistas pedras no sapato político , como estão sendo,  de um pobre Braz$l desgastado , destruído , humilhado mundialmente – e com a participação de seus líderes – Copa do Mundo de 2014, inesquecível ; Olimpíadas; estádios  superfaturados ; passeatas , repressão , não respostas dos lulistas às reivindicações das massas , nas ruas .

    As quedas de Neymar , na Copa , na derrota , ele hoje escondido , choroso, desmoralizado pelas redes sociais ,que o ligam à  cena de jogarem-se todos no chão , ao ser ouvido seu nome, teriam exibido ao mundo  a imaturidade psicológica da seleção e dele próprio ? Despreparo para o poder , para a vitória ? O povo brasileiro teria maior preparo ? Ou o teria essas elites que fizeram mesmo ,  o que todos vimos e sabemos   ? Com tais exemplos de “cima” , inclusive da seleção de futebol , de muita queda e pouco “plus”, dedicação extra dos vencedores , para onde vamos ? Os lulopetistas pensam que se esquecerá a participação deles nisso tudo, isto é, crise, nas últimas décadas  ? Que se acreditará que o ex-parceiro deles, Temer, e aliados de centro e direita , foram os culpados  por tudo ?  Ou que Temer pegou uma ótima administração e logo depredou o país fulgurante de Lula ?

          Lula não é um novo Hitler latino . O PT não é um partido fascista. Não são nada de sólido, fora aparência , apenas um desordenado e fracassado aglomerado de grupos, tendências e interesses que fortaleceu-se e cresceu com o apoio da Igreja, CEBS , massas ignorantes, Império do Capital ,  próceres e torturadores do regime militar , uso e manipulação da burocracia e recursos  estatais, corrupção, alguns ex-esquerdistas sem preparo teórico , espertos, vindos da prisão e das derrotas . E classes médias iludidas, por certo tempo.

Sua essência mais consistente estava nas  CEBS, que lhe trouxeram apoio de um lado, mas um viés dogmático, totalitário, próprio de uma crença inequívoca e indiscutível,  fé, num ser sobrenatural. Isto é, um lado não moderno, não laico, não pós-revolução francesa.Um engano histórico e – nisso Mir tem razão.

Um grupo, conjunto de grupos e tendências, sem ideologia amadurecida e comum, programa distorcido ,sem ao menos mínima clara ideologia, misturando capitalismo, religião , estatismo , esquerdismo sem base teórica ,  marxismo só de nome , falta de quadros preparados , apoiado e sustentado no grande capital, tenha ou não sua militância percepção disso – e  “dirigido” (?!) , ao menos simbolicamente, por um líder neoliberal sem preparo, ousado , sem caráter ( e Chico de Oliveira e suas atitudes atestam isso . Inclusive sua declaração que é uma “metamorfose ambulante” , e nisso ele e outros equipararam-se  à prática fascista ,  numa espécie de comportamente neofascista ,torto , que ajudou a transformar o pobre Braz$l num Frankenstein) .Hoje,  até parecem divertirem-se -se  com piadas políticas infantis e em dar pontapés e caneladas públicas no Braz$l Frankenstein.

         LULISMO  SEM FUTURO

         Os neolulistas e seu patético líder preso , ou mesmo que solto, não irão a lugar nenhum, fora a curtíssimo prazo – talvez . Alguns meses, no máximo poucos anos. O destino deles, sendo redundante e sem criatividade , será a lata do lixo –  da História do Brasil.

         Isso é válido para eles – não se constituirão  em real partido político democrático, muito menos socialista ou comunista , sequer partido neofascista – e vale também  para seu líder – neoliberal, Lula .

      Não poderá mais ,o PT ,  paradoxal ,  se consolidar ou avançar nem como democrático, muito menos como socialista ou comunista, sequer como neofascista .

  Será  possível ,  fácil usar uma capacidade de destruir, criticar , impedir , ainda mais sendo profundos conhecedores das práticas de seus ex-parceiros. Destruir , impedir, negar –mais fácil do que fazer o oposto. A isso estão condenados, queiram ou não.

          Lula , os lulopetistas e até os neolulopetistas poderão continuar a chutarem as canelas de seus adversários à esquerda ou direita . Ou as costelas . Já cumpriram seu papel desorganizador das esquerdas e do povo brasileiro , e do próprio país, o que deles pretendia o Império do Capital. Essa a razão de seu surgimento e os objetivos essenciais de sua construção, sob as aparências outras , socialistas e esquerdistas( arts.neste blog)   .  Aliás, como , um dia, há décadas,  confidenciou o sequestrado embaixador Ellbrick ao  sequestrador  Cyrillo .(Mir, L. “A revolução impossível”) . Para Ellbrick , nada disso, apenas os EUA estimulariam   uma liderança popular, não comunista, que impediria  o avanço daquela doutrina comunista ,no Brasil .Para o povo brasileiro, o resultado –   o que vemos à nossa volta .

  Tudo indica que o ardil do Império foi bem  sucedido, assim como o dos deputados lulistas no seu HC , para tentar soltar Lula. Ganharam , perdendo. Mas , no outro caso, ganharam e os resultados estão à nossa volta.Perdemos .

          E O BRAZ$l ?

        Lula e o PT já cumpriram seu papel histórico, e no exercício desse papel  perderam o bonde da História. Não podem mais serem democratas , democratas sociais, comunistas, socialistas, sequer neofascistas. Poderão apenas , durante sua decadência em curso,  produzirem calos capazes de dores terríveis nos pés do pobre Braz$l. Pior, nos calos do povo brasileiro,  que ainda é quem sustenta o Braz$l desmazelado .

        E ainda poderão , quem saberá com certeza , cumprir  outro papel , dependendo de variáveis em curso –abrirem caminho, como reação ,  para outras correntes  políticas  de massas , também sem partido de classe, capazes de caminharem em direção a algum tipo de neofascismo. Eles , neolulopetistas, já não o podem . Outros , sim, dependendo do contexto . Não se trataria agora de autoritarismo, mas de um tipo de totalitarismo , que,  nessa crise estrutural brasileira,  pode interessar também  ao Império .

Este, aliás,   será o julgador dessa decisão e da oportunidade – se antes, há décadas ,  tomou Lula como filho adotivo, agora a quem poderá tomar ,  nessa crise brasileira sem fim , muito pior que a de 1964, agora o povo brasileiro menos organizado e politizado  ? Em quem apostará o Império  ? Bolsonaro , em entrevista (cf. neste site) , já admitiu a perda da Amazônia pelo Brasil , sua nova perspectiva menos nacionalista e mais liberal ,  e a necessidade de aliança com uma grande potência para que não se percam todas as riquezas dali. Acenou para lá , em direção ao Norte, claramente , candidatando-se à posição de novo filho adotivo, embora menos mascarado . 

A essa altura da crise brasileira, não se pode pretender só racionalismo, debate, consciência política – a liderança  precisará de emoção , populismo, demagogia. Talvez por isso Ciro Gomes esteja crescendo , como Bolsonaro . Uma alternativa ao outro ? É disso  que grande parte do povão gosta . A exemplo de Trump . O Império parece  bosquejar  , no totalitarismo, uma solução para sua crise política mundial, alternativa a apenas uso de bombardeios e drones diários. E quem sabe também solução para certos problemas localizados .

       O PT não tem condições de tornar-se neofascista , nem seu  líder de o ser . Justiça seja feita. Mas, tem condições, de forma indireta, de estimular um neofascismo no Braz$l, exato em sentido contrário , o que tem feito , além de desmoralizar, como também o vem fazendo , as chamadas esquerdas, sem aspas . Construiu , perante o povo, a figura  dos “comunistas corruptos”, “esquerdistas desordeiros”, “ineptos”, “ladrões”, “sem ética, honra, moral”, “mentirosos”. Nada real, nunca se tratou de esquerdistas , mas de neoliberais mascarados. Mas, tal não é a aparência.

          Para começar , poderão Lula e seus lulopetistas  serem  os grandes eleitores de um Bolsonaro ou outro qualquer , com propostas semelhantes. Bolsonaro já possui, hoje,  condições que Lula não possui – inclusive trânsito confiável no meio armado e dos milicianos. Prega até milícias e armas nas mãos . E há um contexto político e social favorável a ele ,  não para Lula ou os neolulistas.Nem para as esquerdas sem aspas, que perderam décadas sem organizarem-se ou a um forte partido, envolvidas pelos   cantos de sereia  dos lulistas, quer dizer, do Império via lulistas.

             A proteção a Lula,  pelo estado de exceção, via próceres seus adeptos , gerará reação contrária e cada vez mais forte , beneficiando-se os radicais , sem medo ou pretensão apenas a votos e cargos , até por contarem  com amplo apoio nas forças militares .

                 Na Alemanha , o estado de exceção foi a antesala do nazismo e de Hitler. Aqui,  ele será a de um neofacismo caboclo , sob o manto ianque , ao invés do antes pretendido socialismo moreno,  de um Brizola ?

              Neofascismo sob o comando de um destrambelhado e despreparado, mas com mais qualidades para aquele papel  , de líder autoritário, pai rigoroso , totalitário , amado pelas massas em geral ? Há possibilidade e o julgador desta questão  será o Império do Capital(EUA) , do qual dependerá sua afirmação no Braz$l,  transformado , desde  décadas , em laboratório de pesquisas políticas e sociais, sem consulta às cobaias , sempre pegas de surpresa.(*)

_______________________________________________________________________________________________

     ANEXOS                               

 (Transcrito do E.S.Paulo , por ser bom  resumo do ocorrido no último domingo. ESP, 9-7-18)

Moro Impede Caos e Segura Lula

 

Moro Impede Caos e Segura Lula

________________________________________

(* ) (Original não revisado , o que não impede entendimento. Antecipamos alguns pontos de artigo anterior , continuação(II) ,  que adiante serão melhor explicitados ).

 

 

 

     

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *