O Vencedor das Eleições no Brasil ! Quem ? Por Quê ?
Na Terra em Transe : O Vencedor Das Eleições/18 !
– em absoluta primeira mão, explicando-se por que –
(Redação /Rodolfo Bruzun)
” Mas os acontecimentos ainda estão em curso e as fontes são a imprensa escrita e falada , a mídia corporativa nem sempre confiável, dado servir o mais das vezes como complemento das guerras modernas , na ofensiva de comunicações estratégicas, veiculo de psy-ops(psychological operations), desinformação e contrainformação, por meio de mentiras inconscientes ou disfarces semiconscientes e/ou conscientes, nascentes de serviços de inteligência ou de outros órgãos …
A distorção , fabricação e falsificação de fatos, a corromper palavras como democracia, etc. , e a omissão de notícias são sua virtual essência, visando a manipular a opinião pública e produzir efeitos estratégicos.” (…) “…as agências de notícias, atualmente, operam e refletem , quase sempre, a psicologia de interesses corporativos, econômicos e políticos de anunciantes e governos, a posição dominante das grandes potências industriais, a influir sobre os órgãos de imprensa dos demais países que compram seus serviços “.
(George Seldes, in “A desordem mundial”, Moniz Bandeira , C.Bras., RJ, p.31).
“…a preocupação básica é impedir a independência , sem levar em conta a ideologia. Lembrem-se, nós somos a potência global : portanto temos de garantir que todas as outras partes do mundo continuem cumprindo sua função designada em nosso sistema global. E as funções designadas aos países do Terceiro Mundo são as de serem mercados para os negócios americanos, fontes de riquezas naturais para os negócios americanos, fornecer mão-de-obra barata para os negócios americanos , e assim por diante , isto é, não há nenhum grande segredo nisso – a mídia não lhes dirá, os acadêmicos não lhes dirão, mas só o que precisam fazer é olhar os documentos liberados do governo, e tudo isso está lá explicado muito franca e explicitamente .(…)
“…o nacionalismo a que nos opomos não precisa ser esquerdista – nós nos opomos igualmente ao nacionalismo da direita , isto é, quando há um golpe militar de direita que busca levar algum país do Terceiro Mundo a um rumo de desenvolvimento independente, os EUA também tentam destruir esse governo …”
…”olhem o Brasil: potencialmente um país extremamente rico, com tremendos recursos naturais, só que teve a maldição de ser parte do sistema ocidental de subordinação.”
(Noam Chomsky, “Para entender o poder “,colet., B.Brasil, 2005,p.96/97
*****************************************************
A crise geral brasileira se intensifica e agora alcança o centro da campanha eleitoral presidencial – atentado à faca ao nível dos de décadas, provocações , jogos de palavras deturpando conceitos (luta ideológica ). Um general candidato(Mourão) admite intervenção militar, em certas situações. Outro (Gal. Paiva , G.News) diz temer não “os de cima do lulismo”, isto é, Haddad , Lula , etc. mas os que estão por trás, “embaixo”, e cita Pomar e outros, que estariam desenvolvendo uma tática “gramsciana”no país .(Cf. vídeo anexo , faixa esquerda do site, para entender sobre o que fala o general ) .
A partir dos eixos do poder , mundial/ocidental , que não pode ser ignorado , e do poder local, oligarquias a ele subordinadas/aliadas , tentemos entender o que se passa aqui, em 2018 , em primeiro lugar lembrando o Imperialismo , o Império do Capital, (Ellen Wood,livro de mesmo nome )liderado pelos EUA, que tem suas estratégias específicas e interesses (vide acima ) e promoveu , desde 1964, com um primeiro golpe , uma contrarevolução antinacional e antidemocrática, que avançou até nossos dias , tendo sido imposta ao Brasil uma política liberal e depois neoliberal , desde então , com algumas resistências (Geisel, por exemplo). (Quem não aceitar tal perspectiva, busque argumentar com Moniz Bandeira , “A formação do Império Americano” e “A desordem …cf.acima “, além de “O governo João Goulart”, citados, desde logo).
Apontar , a partir daí , o provável vencedor dessas eleições em curso , as variáveis em jogo , mas antes, antecipando , como fizemos em outro artigo (cf. neste site) , o grande vencedor delas “hors concours “ , em princípio(cf.anterior ; adiante analisaremos melhor por que ) – os EUA , o país líder do Império do Capital, um sistema mundial, com raízes e conduítes e interesses organizados ,no Brasil. Logo apontaremos e justificaremos as razões , do provável vencedor formal (com ressalvas e variáveis intervenientes a conferir, a partir das urnas eletrônicas brasileiras, “mágicas”, únicas no mundo) .Antecipando , desde já – Lulhaddadil (Lula nos bastidores). Adiante – por quê ?
Como e por quê ? Sutis situações, complexas, inclusive o ainda recente atentado contra o candidato militar capitão Bolsonaro – complexas eleições, cheias de ardis (!?), um deles aquele atentado .( O possível homicida, coerente e lúcido , bem longe , em Mato Grosso, fora do controle da mídia e do povo, este sem informações sobre em que condições ou como ele executou o atentado . Estranho ).
De fato , a big mídia passa os dias e noites , mesas redondas a cada uma hora , a especular sobre quem vencerá as eleições presidenciais de outubro/2018. Teme um caos, que caia o regime político doentio , o tal “estado democrático de direito ” que alguns defendem e justificam, de fato um estado fracassado (ao modelo dos citado por Chomsky, “Estados Fracassados” ,em que dá as linhas gerais da espécie ) , de exceção implícito, informal, característica de nosso tempo para sustentar minorias dominantes (Cf.Agamben, G. , em livro de mesmo nome – “Estado de Exceção”) e que pode terminar mal, já que foi a antesala do nazismo/Hitler . Mas, a big mídia nacional termina , apenas e sempre , por concluir, após educadíssimos debates – …”na próxima pesquisa … ou semana que vem …”,etc. , antes dando vantagem óbvia aos primeiros colocados nas pesquisas. Apesar disso, reconheça-se , ela expõe algumas pesquisas, que financia , e que podem nos auxiliar na análise, embora devam ser vistas com reservas .
[ Lembremos o caso do próprio Ciro Gomes que, de longa data , e de frente, acusou o IBOPE de deliberadas distorções. E há , além disso, a questão das “urnas mágicas” brasileiras, repete-se , únicas no mundo, mudanças estranhas e rápidas em 2014 – e agora, como antes , com Toffoli à frente (TSE e agora STF). Vídeos vários no youtube , confira. Artigo neste site ] .
Essa big mídia não é , não pode ser objetiva porque não vai além das aparências e não ousa , ou pode ousar , posições ou conclusões – busca um candidato vencedor palatável para o regime ,faz propaganda indireta , mascarada , ainda que seja por um “lula” qualquer recauchutado e mais civilizado. Isto enquanto tenta mostrar-se “imparcial” ou “isenta”, posição contestada, há tempos, nas chamadas ciências sociais .
Goulart, Boulos, Vera Lúcia
Eleições próximas . Vamos lá, aos poucos : João Goulart, Partido da Pátria Livre(PPL), Boulos, do PSOL , Vera Lúcia (PSTU), em especial , brasileiros de luta e que merecem respeito , representam a esquerda , com algumas boas posições/propostas (pela soberania e independência nacional, anti-imperialistas ; auditoria da dívida pública absurda e fraudada (provável- e há acusações diversas ); reestatização de algumas empresas de crucial importância para o país, estratégicas ; etc. Mas , por razões diversas, em especial condições desiguais de distribuição de verbas públicas e tempo na tv , esses candidatos não têm condições de vitória.
É ainda o caso, agora mais ao centro , de Álvaro Dias, insistindo em luta correta contra a corrupção e refundação da República , além de manter uma crítica justa ao lulopetismo(inclusive a atuação lulista em CPIS, até na da Petrobrás, que Lula impediu por todos os meios , talvez por já saber o que lá ocorria, como assegura esse candidato ) . Há outros , ainda, que não ultrapassam 5% nas pesquisas e dividem seus eleitores com rivais. Todos, repete-se , prejudicados pela distribuição de recursos e tempo na tv, uma desigual e antirepublicana legislação , que só favorece a permanência de antigos candidatos e do status quo .
Alguns deles, à esquerda em especial , colocam programas políticos além do nível de consciência popular ou confundem táticas com estratégia , o que um Lula , p.e., muito bem assessorado(por quem ? Refletir) não faz. Ao contrário de Goulart , década sessenta , que era reformista e não desorganizava ou enganava as massas (Moniz Bandeira, “O Governo João Goulart”, citado) , e que tinha um amplo programa antiimperialista e nacionalista (por isso tendo sido derrubado) , o programa de Lula, via Haddad , limita-se a “voltar a ser feliz de novo”, tão ridículo e demagógico que fala por si só sobre as origens, ideologia e perspectivas de seu autor (porque parece vir direto dele. Um gênio ou quem atrás dele , não identificado ?).Um gênio não reconhecido ou há algo que não se sabe sobre as táticas e estratégias de alto nível, com execução perto da perfeição , por ele (segundo consta ) ordenadas a seus adeptos ?
[Atenção – em que pese fraudes, urnas suspeitas , legislação injusta para os interesses populares, idem fundos eleitorais, etc. – apesar disso , e outras injustiças e prejuízo para as massas populares, as eleições, bem ou mal , podem ser um passo adiante, em termos de alguma mudança ou consciência popular e, mesmo distorcidas e manipuladas como essas , uma conquista popular que custou sangue e lutas e que não pode ser abandonada , como analisado em outros artigos, sem sentido, pois, voto nulo ou em branco( algo bem lembrado por Poulantzas, N. ,”Fascismo e Ditadura”)] .
ALCKMIN, BOLSONARO ,CIRO
Alckmin representa a direita mais civilizada articulada em torno de todas as conciliações oligárquicas tradicionais , mudando, de cima para baixo , sempre o mínimo, para manterem antes de tudo seus privilégios ( Honório Rodrigues e outros ) – e que nos levou, povo e Estado , aonde estamos – na lama, abaixo do fundo do poço, eis que brasileiros/Estado falidos e endividados , vivendo de prejuízos, empréstimos de agiotas internacionais (bancos ) e venda do patrimônio nacional. O povo percebeu tal e as divisões do PSDB e acusações contra seus líderes(entre eles o próprio Alckmin) – e, mesmo com grande aliança, recursos , deixaram-no, até agora e tudo indica que até o fim, sem competitividade, em que pese o enorme tempo na tv, como referido , uma das várias distorções elitistas e desiguais dessas eleições .
O PSDB, que deveria ser democrata social, abandonou tal proposta há muito,na práxis , e o operariado à própria sorte e ao lulopetismo , também os sindicatos e a organização popular ,fora acordos de cúpulas(como os com a Força Sindical , por vezes ) e apegou-se às oligarquias , ao neoliberalismo mais rígido , interesses estrangeiros e programa via FMI , OMC, etc. , como o PT , ainda na práxis e não em documentos, tendo restado um partido elitista, sem povo, sem programa com credibilidade . Ou seja, sem alma ou essência social ou popular . Tende a decair, pela crise em curso,e mais e mais na busca de votos populares , que são maioria. Difícil mudar tal imagem em poucos dias e tão rápido, mesmo que sendo por falsas narrativas.
MARINA SILVA
Resta assinalar Bolsonaro , Ciro, Marina e Haddad, em especial . Marina , mulher valorosa, ofendida e enganada por Dilmalula na última campanha(2014), tem tempo ridículo para a campanha , um minipartido, falta de recursos , embora tenha fibra, fragilidade só aparente , como diz e concorda-se , não esse ponto que a inviabilizaria. Sua religião a ajuda, eleitoralmente, como ocorreu em 2014 , mas não agora tanto quanto antes , pois outros dividirão tal apoio com ela, caso do próprio Bolsonaro (e já vem de longe tal ação dele, como a do Cabo Cacciolo) . Tais condições (falta de recursos, espaço na tv, alianças, fraqueza partidária, fracionado apoio dos evangélicos ,etc.) não lhe permitem arrancada maior, ainda mais quando divide o mesmo espaço e faixa financeira dos eleitores (até 2 salários mínimos) com outros , como Lula , e inclusive , no NE, com Ciro . Muitos seus eleitores estão em situação semelhante dos de Lula, em termos de salário e região , perdendo/tirando votos de Lulhadadil .
Quer dizer, ao se afunilarem os candidatos, quanto a eleitores, ela, Marina, ou tirará votos de lulopetistas ou perderá votos para eles ; pelo peso de Lula , desde décadas e milhões de bolsas-família distribuídas por ele , ela mais perderá do que ganhará . Pelo tempo na tv dos lulistas e pela tradição demagógica de Lula, de mais de 40 anos , além do PT envolvido com bolsas-família e corrupção , Marina tenderá a soçobrar e fortalecer mais Lulhadadil que a alternativa Ciro Gomes, esta à esquerda .
BOLSONARO , HADDAD , CIRO ?
Sobra a trinca Bolsonaro, Ciro e Haddad , disputa cuja análise requer lembrar sutilezas e voltarmos às anteriores . Bolsonaro, na última pesquisa Datafolha, chega a 26%, ; Ciro e Lulhaddil trocam pescoções políticos mais ou menos empatados em 13% , próximos um do outro, o lulopetista avançando rápido de 8% para 13% . O lulista avançando , Ciro parecendo estacionado, enquanto Marina caindo para 9%. Tem lógica tal resultado , como mencionado– Marina e o frankenstein político Lulhaddadil disputando o mesmo espaço popular e possíveis votos hoje ainda nulos e demais omissões . Ciro precisaria avançar bem mais no Nordeste e Norte, para escapar do sanduíche político-eleitoral de que se tornou vítima , entre o Frankenstein lulista e Marina Silva .
MILITARES NA POLÍTICA
Bolsonaro, por sua vez , representando fração política militar , direita tradicional nacionalista, mas dizendo-se , de algum tempo para cá , adepto de virada ao centro , neoliberal, isto é, pró-privatizações em geral, talvez demagogia para colher votos da direita tradicional (“mercado”, neoliberalismo mais explícito, etc.)(Aliás, no que o Império/EUA não acredita, tanto que vem bombardeando e desmoralizando os militares, via escribas em jornais e big mídia e promoções da CIA de ilegalidades e torturas passadas ). Bolsonaro, desde anos , vem captando, quase sozinho , sentimentos de rebeldia generalizados em diferentes setores e classes sociais ( tipo “ou vai ou racha , dane-se tudo”) , que só fizeram aumentar nos últimos anos .
ESQUERDAS E “ESQUERDAS’
O que as “esquerdas” não conseguiram sequer tentar traduzir (pois comprometidas com direções neoliberais , à direita), muito menos fazer , assim como os social democratas quase já inexistentes(PSDB e outros ) , afastados dos trabalhadores , do mesmo modo que as esquerdas (tipo PSTU, PCB , PSOL, talvez à exceção da “Nova Democracia”maoísta , mas esta sufocada em meio das outras) . Este o preço pago por terem contestado muito tarde e timidamente a velha falsa liderança esquerdista de Lula , direita mascarada de esquerda , os fatos se precipitando mais rápido e não havendo agora mais tempo para recuperarem-se , rearticulando-se . De fato, massas nas ruas sem direção à esquerda (desde 2012)- e elas ainda sob pressão dos lulopetistas , com mais recursos, políticos eleitos, estrutura dada pelo Estado , cargos a distribuir , tempo na tv e mergulho na corrupção eleitoral e pessoal (do “mensalão” ao “petrolão” )– inclusive comprando aliados e partidos , em lotes .
Isto fora a corrupção de longa data lulopetista (o “mensalão” , já em 2003, bem exposto), bolsas-família estas o maior plano de compra de votos do mundo (Jarbas Vasconcelos, deputado federal) . Além disso, não esquecer da potência partidária petista/lulista escorada em autoritarismo e neoliberalismo bem escondidos, por trás, disfarçada , durante bom tempo, a big mídia controlada pelo grande capital /Império , que sempre preservou Lula , parcialmente,também disfarçada.Isto é , o quanto pode, em todos os escândalos o lhes rendeu dezenas de parlamentares, governos , prefeituras , inclusive para o aliado dileto e condescendente sempre, PC do B, enquanto o PCB e o PSTU não elegiam sequer um deputado federal.
IMPÉRIO, ESQUERDA , DIREITA
Como explicar tal processo, por décadas, que persiste nesta atual campanha eleitoral presidencial ? Só uma força capaz de preservar Lula assim, dando-lhe sofisticada logística, estratégia e táticas, algumas que remontam as usadas por Hitler (“Origens do totalitarismo”, Hannah Arendt, conferir ). Uma exatidão e sofisticação não próprias da política nacional mais simplória e grosseira. E agora, ainda, havendo o aparecimento de um fato “inesperado”(?!) , casual (?!) – o atentado contra um candidato de extrema direita(Bolsonaro) , inconfiável para o Império(como acima lembrado e demonstrado em artigos e atos do Império, como os da CIA) , este por certo (junto comy suas frações militares políticas brasileiras ) apavorado com o possível aparecimento de um Chaves brasileiro.
Como bem diz Chomsky, o Império não admite nacionalismos quer à direita ,
quer à esquerda, tanto faz. (“Para entender o poder “, col.) .
BOLSONARO , DIREITA MILITAR
Com esse quadro, de uma falsa esquerda neoliberal , omissa e mergulhada em fisiologismo e corrupção(Lula e aliados) , e outra esquerda isolada , com palavras de ordem fora da compreensão popular , e ainda sob a direção da primeira (e alguns cargos, privilégios, por certo “boquinhas”), caso dos reais partidos à esquerda , Boldonaro cresce , numa posição de direita radical e militarista , não bem percebida pelo povão -e com críticas ao caos geral e erros da administração Dilma , demonstrando uma indignação correta contra a situação nacional e a falsa esquerda de Luladil, taxada como a dos “comunistas corruptos”, desde 2012, nas ruas .
(Se ela nada tinha de “comunista” , e afinal isso pouco importava, a acusação servia para assustar o povo desinformado e religioso , – e isto era importante .A palavra “comunista” , ligada aos maiores crimes políticos e sociais , afinal já fazia parte do repertório da direita na luta ideológica desde quase um século ) . E quanto à questão da corrupção, infelizmente o próprio líder neoliberal Lula a atestava , ele e seus petistas envolvidos em acusações diversas e condenados , além de carimbados pelo MP e Justiça , segunda instância , que serviriam de comprovação perante o povo .
Passeatas nas ruas, há anos, mais a big mídia , interessada nessa distorção, que favorecia os interesses do Império(EUA à frente) , solidificaram a narrativa . Com tudo isso, Bolsonaro cresceu aos poucos , e, com 26% , parece estar garantido no segundo turno. Restam dois candidatos que seriam de esquerda – Ciro Gomes e o monstrengo eleitoral Lulhaddadil .
CIRO E LULA/HADDAD/DILMA
Bolsonaro , de longa data , já decidira que Lula seria seu adversário dos sonhos , desejado para um segundo turno futuro , se lá chegasse, algo demonstrado em entrevistas e gravações (Para Mariana Godoy, Rede TV, e outras ) . Por quê ?
De outro lado, Ciro , enquanto isso, já pré-candidato , fazia críticas justas, bem medidas , ao PT e a Lula e depois a Haddad , afinal indicado por aquele como candidato, procurador, poste ou preposto , segundo a forma de ver – por certo sem esquecer o futuro próximo , um possível segundo turno, (Cf. artigo neste site sobre Ciro e Lula ).
De fato , Ciro numa posição de centroesquerda, com Kátia Abreu (líder do agronegócio, senadora , amiga de Dilma ) como vice , sendo o candidato mais preparado e quase o único com programa desenvolvimentista e nacionalista, à esquerda, inclusive pregando anular a compra da Embraer pela Boeing . Lula e companhia pregando uma volta ao “feliz passado “ de seus” governos”,de fato administrações, pois ele nunca decidiu políticas fundamentais, como as da economia, entregues a Meirelles (então, Banco de Boston) .Não há, pois, como ver Ciro mandado por oligarquias ou pelo Império do Capital/EUA . Até diríamos que este não o “engoliria”politicamente quando propõe , por exemplo, contestar/anular a venda da Embraer à Boeing (americana) , que criticou em termos fortes.
IMPERIO, CIA, OLIGARQUIAS
[Relembrar , mais uma vez, eis que importante – recente, a CIA, o que quer dizer Império do Capital, requentou notícias antigas (verdadeiras ) de torturas realizadas por militares quando no regime terrorista, com conhecimento pleno dos generais presidentes . Mas, dados antigos, divulgados , por exemplo, por Gaspari , em suas “Ilusões Armadas”, há muito tempo .Pior ainda – de repente, de imediato, a Rede Globo (Programa do Bial) repercutiu-os , ainda acrescentando outros fatos contra o Exército, em especial , ou seja, soldados , não guerrilheiros, torturados no Araguaia, década 70. Ora , não deve haver casualidade em nada disso].
Evidente objetivo do Império, deliberado , em combater e prejudicar a candidatura militar e a volta dos militares , em curso , aos poucos, ao centro da política nacional. (Cf. art. neste site). Portanto , o Império , ao contrário do que fez na década 70, tem atacado (?!) militares envolvidos em política, como Bolsonaro – vieram, inclusive, ao Brasil , diversos historiadores e intelectuais , com artigos publicados na big mídia, Rede Globo , a demonstrarem o “perigo” dele, Bolsonaro, e dos militares em geral , para a “democracia brasileira ”[ (?!)sinais nossos,da redação de caminhandojornal.com ] .
O Império do Capital vem atacando , pois , com sua big mídia , os militares brasileiros , em geral (via CIA, republicando denúncias), e ainda auxiliando Lula/lulopetistas , de tabela, nas suas táticas e estratégia (muito bem elaborada – por quem , pelo próprio Lula ? Teria ele nível para isso ? Quem por trás deles, traçando estratégia e táticas e ainda executando ?! Isto é , financiando e proporcionando tal logística de alto nível ? ) .
Isto dia a dia, via , por exemplo , a viagem até o Brasil do ator ativista político Dany Glover(AFL-CIO, acusada de ligações com a CIA, federação trabalhista dos EUA) ao Brasil , para apoiá-lo , agora em nome da ONU .Lula teve ainda mais apoio estrangeiro – via professora americana , também através da ONU( “Comitê de Direitos Humanos”) – este opinou e tentou impor ao Brasil a participação eleitoral dele ,Lula, mesmo este condenado em duas instâncias e sendo o comitê apenas administrativo, sem qualquer poder ou força judicial . Ainda assim , pretendendo sobrepor-se à soberania nacional , no caso à Justiça Brasileira , na defesa de Lula e dos lulopetistas .
Estranha ousadia e cinismo neste apoio descarado a Lula, intervindo na política de uma nação formalmente soberana, o Brasil. Sabe-se o que há sob tais manobras, desde muito tempo.(Saunders,F. ” Quem pagou as contas?”). Razões delas ? Ou manobras políticas “culturais ” ou ” democráticas”via CIA ,etc.( Saunders) ou … Quem ? Por quê ? Mais uma ‘casualidade’ , a que se seguiria o atentado contra Bolsonaro ?
ATENTADO POLÍTICO À FACA
Por último , e na ordem do dia e das análises, outro ato estranho – ataque a Bolsonaro, direita braba, militar , candidato líder nas pesquisas , algo não suportável , ao contrário do que muitos pensam, para o Império do Capital/EUA, assim como , também , qualquer virada à esquerda ou mesmo democrática nacional , pela soberania e independência .
Atentado de difícil execução , de surpresa , feito por um ativista não doente mental , coerente (confira jornais e MP) , e, embora pobre e simples pedreiro, com vários celulares , notebook , etc. Este tendo conseguido ultrapassar a segurança forte do candidato (militar , lembremos, cercado de homens decididos e violentos ) e estar presente numa manifestação em horário não exato , atingindo , com grande dano(e poderia ter sido mortal ) o candidato em campanha, na ocasião nos braços, literalmente , do povo .
Ora, tal ato sem dúvida prejudicando a campanha, até hoje acéfala , com problemas na direção . Igual prejuízo ou até maior do que ocorreria em caso de morte do candidato . (Ficam as perguntas – foi o candidato Bolsonaro apenas ferido e não morto, a faca passando na lateral da barriga , de propósito ? Isto é , evitando-se ferimento mortal ? O autor declarou , depois, que pensava num susto, lição ,etc. Admitiu tudo, mas não foi enfático e claro dizendo que pretendia a morte do candidato) .
Depois, de novo aparece o autor do atentado justificando-se em nome da política à direita de Bolsonaro, homofóbica, ofensiva, etc. , o que é fato , e de Deus – e isto com coerência e firmeza . Muita sorte do atacante , ótimo planejamento, decisão (viajou mais de 600 km para isso) , capacidade de descobrir o horário certo da manifestação, quando o candidato passaria pelo local , conseguiu chegar perto dele, carregando grande faca, etc. E mais – preso , foi levado para longinqua prisão em Mato Grosso,fora do controle da mídia e do povo. A desculpa oficial óbvia e com sentido – preservar a vida dele e investigar. Mas, dias passados , nenhuma conclusão policial , o candidato prejudicado – e ele , assassino potencial ,fora das manchetes, dos jornais, ninguém cobrando a demora nas informações .Isto tudo ocorrendo numa hora de definições políticas nacionais importantes – eleições num país em completa crise . Casualidade ? Logo agora ? Mais uma ? Como costumamos enfatizar , Hegel e Moniz Bandeira não pensam assim, acham que quando coisas do tipo acontecem não se trata de casualidade, mas causalidade. (“Formação do Império Americano”) .
[Um inimigo de Getúlio Vargas (Lacerda) foi vítima de um atentado ( na Rua Toneleros , duvidoso até hoje) que alterou a história do Brasil, desmoralizando-se e caindo Vargas, presidente nacionalista , e abrindo-se caminho para posterior regime militar (1964).Armando Falcão , depois ministro de Geisel , insuspeito no caso , levou Lacerda ao hospital e narrou , mais tarde,em livro ,que Lacerda lhe confidenciara que , na confusão , talvez tivesse atirado sem direção atingindo seu próprio pé ou outro , tendo morrido, então , um major que lhe dava segurança, o que revoltou o meio militar contra Vargas (Cf. Falcão, A . “Tudo a declarar “).
O IMPÉRIO E A CONJUNTURA
Então …lá como seja , embora tenha-se declarado Bolsonaro , depois de candidato , bem menos nacionalista que antes , e mais pró-neoliberal do que sempre fora, (via seu futuro ministro Paulo Guedes) – ele, embora não de esquerda, mas de direita assumida e militar, não era, evidente, do agrado do Império Americano . Este hoje ataca o governo militar venezuelano e instalou uma base da Otan justo na vizinha Colômbia. (Os EUA são conhecido país imperialista, patrocinaram o golpe inicial do regime militar, de 1964, por aqui , além de outros em vários países do mundo, inclusive tentativas, mal sucedidas , na Venezuela, para derrubar ,antes, Chaves – hoje, empenham-se em tentar derrubar o regime de Maduro , após a morte do coronel Chaves , que criou um partido socialista venezuelano.)
(Alias, estranho também, o preparado e educado Gal. Paiva , G.News, declarar terem sido os militares venezuelanos “comprados” . Ora, sem sentido, pois se o caso fosse apenas de comprar apoios, ninguém poderia superar o Império do Capital/EUA . Basta ver a enxurrada de dólares e compra de parlamentares que a CIA fez , no Brasil, década sessenta, para preparar o primeiro golpe de 1964.(Cf. “Ibad, sigla da corrupção”, de E.Dutra; e Moniz Bandeira , “O governo” …ob.cit.).
Moniz Bandeira mostra, em nossos dias, o Império em crise continuada , até com risco de ditadura interna do complexo industrial militar dominante, agora com um destemperado e confuso Trump à frente, na tentativa de virar o jogo que vem já perdendo para a China. Chega ele ao ridículo, perdendo a concorrência comercial com a China, derrotado há pouco na Síria, com mais de 900 bases no mundo , dependendo da guerra para ampliar mercados e tomar meios de produção . (Cf. M.Bandeira , “A desordem mundial “).Agora ainda assiste, prestes a intervir pelo meio que conhece (violência , guerra) à resistência heroica da Venezuela, esta enfrentando a mais forte e imperialista e violenta potência do mundo , tentando se aproximar da China, neste momento .
Os EUA respondendo com a instalação de uma base militar da OTAN, na Colômbia, o que desestabiliza a América Latina . Importante . (Militares venezuelanos e brasileiros encontraram-se no Norte, na Venezuela, para aparente discutir refugiados e agitaram , sorridentes, um retrato de Simon Bolívar . O Império deve ter-se agitado. Generais brasileiros. dialogando com venezuelanos?) A par disso, as mais de 900 bases americanas pelo mundo provocando guerras , com um manto fajuto de “luta pela democracia”, com o qual não engana mais ninguém – há uma desordem mundial e uma desordem interna evidente , nos próprios EUA.(Moniz Bandeira , ”A desordem mundial”). Então, nada indica os EUA com condições de colaborar, atualmente, com o Brasil , da forma que for , ainda mais com um Trump . Muito ao contrário, precisam preservar mercados consumidores e impedir indústrias rivais concorrentes – o que significa colocar o Brasil apenas como um mero produtor agrário . Zero industrializaçào – o que vem ocorrendo .
BRASIL SEM ALIADOS
Se a ovelhinha brasileira quase desarmada , com tecnologia obsoleta, toda a comunicação nas mãos dos EUA(Mangabeira Unger) , não se pode considerar uma aliança com o lobo , de fato inexistente(até porque os EUA não cumprem acordos senão enquanto lhe interessam) ; e ainda mais acordo de defesa entre uma ovelha magrela e carente e o lobo valentão e todo poderoso, seu inimigo e explorador número 1 , fato comprovado por décadas de mentiras, desprezo, fornecimento de armamento obsoleto, proibição do uso de energia nuclear até pacífica .
Internacionalmente , o Brasil , de fato longe dos EUA, e da Rússia,China,Índia, etc. está isolado , militarmente, tendo perdido a liderança da América do Sul. Só têm garantias ,talvez, contra os inimigos diretos do Império- porque convém a este .Vide o caso Argentina X Inglaterra – Malvinas. Tratado jogado para o alto, EUA com Inglaterra. Mas, o perigo já está na vizinhança, logo ali – OTAN, conhecida máquina de guerra.Para o caso de interesses contrariados do Império. Brasil, militarmente mais fraco que uma Colômbia ou Venezuela. Só terá alguma força se o pseudoguarda-costas imperial resolver, a seu bel-prazer , ajudar.
Decai o Brasil em todos os índices , em especial o IDH, da ONU , o mais significativo (79º lugar, atrás da Venezuela, que tanto critica . Nesta data , Maduro na China, celebrando acordos comerciais e outros ) . Os EUA e OEA pregando intervenção na Venezuela, para depor Maduro, que reage ao domínio americano . Aqui , o Império pesa e decide – tem os cordéis da economia , anulada , na práxis, a força militar brasileira .E , no caso político, em resumo – nem ele com Ciro(que , inclusive , fez algumas críticas ao general Mourão, vice de Bolsonaro, tentando colocar-se contra ambos ) ; nem com o próprio Bolsonaro , também não de seu agrado . Bolsonaro, além das críticas do Império , casualidade incrível, ainda levou uma facada , em plena campanha política. Facada que favoreceu a quem ?
QUEM SE BENEFICIOU COM O ATENTADO
CONTRA BOLSONARO ?
Não Ciro, já em terceiro, disputando com Lulahaddil ; logo, tal só fortaleceria , em princípio , Lula e aliados ou, talvez, indireto , efeito reverso, Bolsonaro? Não , de qualquer modo,não a Bolsonaro.
Não, Bolsonaro , pois, ferido ou morto, uma campanha com pouca tv , agora sem o chefe ,poucos recursos , ele visto como simpático, boa aparência, mais jovem e conhecido que outros adversários – ora, ele só teria mais dificuldade de substituição por um outro , além de nào mais poder liderar, ser o herói/pai do povo humilhado, perdido,confuso,frágil. além de haver aspectos legais impeditivos, a considerar .
A práxis, após o atentado, já mostra isso . Veja-se que , dias e dias depois do atentado , sua campanha está acéfala, seu grupo político não se acertando com sua substituição pelo general Mourão, seu vice , inclusive de outro partido político. Caminha mais devagar, quase parando . Um líder forte, decidido , agressivo – não ganha votos desse público carente se estrebuchando e gaguejando numa cama de hospital – e sem prazo para recuperar-se . Até o apoio, oportunista , oriundo da famosa expectativa de poder , pode desabar .
Então , na verdade, o mais sujeito a riscos , prejudicado com o atentado , foi o próprio Bolsonaro, no caso quase insubstituível, nesta campanha. Seu ferimento foi sério e provável não voltará à campanha nas ruas, talvez nem maus podendo fazer normais gravações.
Quem beneficiado , então , com esse atentado , ainda sem resposta investigativa ? Quem teriam sido os autores ?
LULISTAS NÃO FORAM OS AUTORES
Seria excessiva imaginação e falta de senso pensar-se direto na autoria dos lulistas, via sua burocracia, partido , poder político – eles elaborarem tal atentado. Lula crescendo nas pesquisas, sua estratégia (ou de quem o assessora )sendo vitoriosa, confusão ao meio de uma campanha complicada – ora , como programar, em segredo , detalhes de tal atentado violento , de forma a não ser percebida a origem , como ocorre até agora ?
Na verdade, encontrar um Bispo qualquer com tais e quais características para o atentado, com reação assim, celulares,indo para uma pensão, com superação da distância do local , muita disposição, etc. – não seria tarefa fácil. E não teria qualquer vantagem para o lulopetismo.
Ciro Gomes, Marina , outros candidatos, os autores ? Mais sem sentido ainda.
Então só restam duas hipóteses – 1 – o autor agiu sozinho, por própria iniciativa (como aquele assassino de Kennedy presidente , ou de Luther King ou de Bob Kennedy ?) ; 2 – o autor foi apenas a linha de frente de um plano bem articulado , tão bem que teve êxito naquele dia porque a vítima não usava colete à prova de balas (saberia ele disso , antecipadamente ?) . Em resumo, houve um complô. Por quê ? Favorecendo a quem ? Note-se que até nos crimes do item 1 houve acusações de complôs ,nunca bem esclarecidos.
SERVIÇOS SECRETOS ?
Noticia-se o envolvimento dos serviços secretos , no caso – o Mossad, israelita, com presença antiga aqui perto (Argentina , investigando , de décadas, nazistas , ali foragidos ) teria informações a respeito .Reprodução literal, do jornalista (Rede Globo ) Lauro Jardim :
”…agentes do Mossad , o serviço de inteligência de Israel estiveram recentemente na Argentina para avisar às autoridades locais que integrantes do Hezbollah fariam suas vítimas na América do Sul: Maurício Macri e Jair Bolsonaro.”Esta seria uma história que circula , “levada a sério”, no “entorno mais próximo” do candidato .(‘O Globo’, 16-9-18, p.6, coluna de Lauro Jardim).
Ora, Hezbollah, Líbano , Oriente Médio ? Quer dizer, teriam feito isso em benefício de quem? De Lula, que logo seria tido como primeiro culpado e talvez prejudicado ? E por que adeptos deste pretenderiam tal se ele estava ascendendo na campanha ? Mirabolante.
Se tal prejudica a campanha de Bolsonaro, eis que em qualquer caso ele perde, como visto antes , a quem favoreceria a ação citada ? Isto é, mesmo se vinda de uma ação individual ou de um complô ? (A ausência de esclarecimentos objetivos da Polícia ,inclusive a Federal, favorece esta última versão, complô , ao menos até outra aparecer).
QUADRO POLÍTICO EM DEFINIÇÃO
Ciro já empata com Haddad/Lula/Dilma, que crescem – normal, estes têm muito mais que ele, verbas do fundo eleitoral , tempo de tv , recursos, partido organizado, passado na direção do estado,etc. A tendência é logo ultrapassarem Ciro e chegarem ao segundo turno – contra Bolsonaro. Isto independente do atentado ocorrido . Além do mais, contam os lulopetistas com aquele corte, dado em PE e no Nordeste, por Lula contra Ciro, analisado em outro artigo(cf. neste site). Então …só uma campanha genial de Ciro, de fato o candidato mais democrático e à esquerda, entre os com viabilidade de vitória , mudaria tal quadro – final entre Bolsonaro e lulopetistas, fato previsto por alguns há meses atrás . ( Questão – um estrategista de Ciro, talvez o principal, Mangabeira Unger, está sendo escondido por Ciro? É antipático, americanófilo, professor de Harvard, sotaque americano .Por quê? Escreveram juntos até o livro ” O próximo passo – uma alternativa prática ao neoliberalismo ” ) .
Os acontecimentos contra Bolsonaro , ao fundo , prejudicaram a ele mesmo e facilitam a tarefa de Lulhaddadil , previsíveis candidatos finalistas .
LULHADDADIL SEM FUTURO
Tratar-se-ia de ou militares no poder , e legitimados pelo voto , ou um mostrengo Lulhaddadil , com toda a possibilidade de , ainda que vitoriosos, culminarem num desastre político- as contradições que envolviam Dilma/Lula persistem com o monstrengo político. (E não dá para nomear diferente – indicação pessoal de Lula , um preposto ou procurador; alguém sem personalidade política própria ; que tem como programa “o povo voltar a ser feliz”, conservador ,reacionário por si ; um conjunto de lulopetistas dividido , em que tudo indica há divisões e insatisfações, a começar p/ presidente do PT , Gleicy; além de tudo, aquela contradição entre bases e movimentos sociais defendendo seus interesses ,e política à esquerda, das tendências, e Lula, direção neoliberal , comprometido (como esteve em todas as suas administrações) com o programa neoliberal do FMI/Consenso de Washington) .
Contradição evitada , adiada, obscurecida , espertamente e por longo tempo , anos , por Lula e seus estrategistas, evitada desde 2002 ,até antes, , por políticas diversionistas que explodiram depois com Dilma, resultados à nossa volta . (Análises de origens diferentes o comprovam – Petras, J. “Brasil- Lula Ano Zero”; “Anatomia de um Desastre”, C.Saflate e outro ; etc. ) . Aliás, Miriam Leitão bem resumiu o citado (Cf. sua coluna de 16-9-18).
POR TRÁS DO LÍDER NEOLIBERAL – QUEM É LULA DA SILVA ?
O chamado “lulopetismo”se mantém forte , por um conjunto de circunstâncias e fatos – organização burocrática e autoritária interna (mesmo com as tendências que restaram no PT, após rompimentos , crises contornadas pelo auxílio do populismo, verbas, cargos) ; oportunismo eleitoral dos lulopetistas , usando Lula, prestígio maior que o partido, para elegerem-se ou reelegerem-se, ocuparem cargos, receberem verbas ,etc. ; proteção judicial e policial do estado de exceção informal implícito existente, que em muitos casos ainda protege lulopetistas , via Justiça, polícia, adeptos em cargos importantes , interpretações judiciais, etc. , em especial via STF(p/ onde Lula indicou muitos ministros ) ; e
oportunismo eleitoral de oligarcas locais , aliados ao lulopetismo , como Calheiros, Sarney, Eunício , Barbalho e outros , que visam aproveitar-se do ainda prestígio decadente lulista ; aliados dele, que como ele não tem quaisquer escrúpulos políticos ou ideológicos, todos , ou a maioria , acusados de corrupção e unidos no objetivo de reelegerem-se , ou elegerem-se , e juntos impedirem o avanço da “lava-jato” e demais apurações de crimes de corruptos, etc.
Assim, Lula, preso, e desde antes, foi e tem sido poupado de críticas , por seus muitos aliados , e pela big mídia ( p.e. não se fala de suas estrepolias, com dinheiro público, com a secretária Rosemary ) , em vésperas de eleições, pois há interesses em usá-lo de todos os lados – querem usar seu prestígio , em especial entre os mais pobres e ignorantes do NE e N em especial, para beneficiarem-se (cf. dados das pesquisas Datafolha e Ibope).
[ Assim, o lulopetismo jogou ao público, durante meses , pelas redes de mídia, grátis ,seu discurso de “vítima do regime” , mais propaganda, sempre grátis, repita-se, e durante meses, sem resposta, todos elogiando-o e apresentando narrativas falsas, mas espertas. A big mídia,que parece , só parece, ser contra ele , ingênua(?!) , ou por ignorância, teria cumprido tal papel, dando-lhe imensa e cara publicidade. Casualidade, circunstâncias ou causalidade ? Não percebeu ela, todo esse tempo, o papel que cumpria pró-Lula ou seguia mesmo é tática deliberada de propaganda dele, muito bem planejada, com resultados já à vista , pró-Lula? Isto é, fazia , enrustida, um jogo político do interesse do Império , este manobrando cordéis ? Reler Moniz Bandeira, acima ].
[ A política de propaganda acima , indireta,mascarada, apresenta seus resultados agora, ao meio da campanha política, com o crescimento de Lulhadadil . Casualidade? Estratégia e execução do gênio Lula ? Ou obra de estrategistas de escol ,mais execução nota 10 , de alto nível? Feita por quem? Donde veio tal logística ? ]
A narrativa de vítima sofrida dele ,Lula, exitosa , bem feita, mesmo que falsíssima , criticando Temer e o seu desgastado governo , herdeiro do caos que ele e Dilma deixaram (críticas corretas,todavia, a Temer velho aliado dele , Lula, e envolvido , como ele também .em várias acusações ) . A defesa de Lula tem sido sutil, baseada em pesquisas e no passado, de décadas –
(a) apelando para a emoção e sentimentos, não razão ;
e (B) não respondendo jamais a acusações específicas , de fundo, respondendo só de forma genérica, negativa geral, e indicando sempre um inimigo, que estaria se vingando (no caso, o desgastado Temer, o regime, etc. ) , uma tática com narrativa esperta , inteligente , muito usada pelos estrategistas e propagandistas de …Hitler (Ver Arendt,”Sobre o totalitarismo…” id.) , década de 1930!
[ Questão- quem ensinou a Lula isso , tais táticas sutis , que tem em vista psicologia social científica, e ainda como ele conseguiu tão perfeita execução , nesse caso , em que é publicamente acusado e condenado como corrupto ? Ele aprendeu por si e ainda fez uma execução quase perfeita? Ou ele, Lula, estudou Hannah Arendt e outros estudiosos , como Freud ?
Um gênio, de novo, nesse caso, rápido e criativo, perfeito, extraordinário, táticas exatas e do fundo de uma sala quase pública da PF ? Quem o tem visitado , levando papéis ou fazendo orais exposições? Quem, no Brasil, tem recebido ou recebeu auxílio político desse nível citado , direto e disfarçado ?
O gênio de Lula surge já na década 70, quando teria inventado o “novo sindicalismo” ( modelo americano) , após estudar em SP e nos EUA, com a AFL/CIO /EUA, federação trabalhista , e ter sucesso em greves apoiadas pelo consulado americano(Cf. “As ilusões armadas” , Gaspari ,E.) .Além disso, teria tido “sorte” ao não ter direitos suspensos pela ditadura nem ser impedido de comparecer a debates na TV ,como na Roda Viva, que o afirmou como líder. Casualidade, sorte, ou causalidade? .Refletir ] .
Por certo, Lula ainda hoje contando com a proteção indireta do Império e sua big mídia, a quem o PT/ Lula serviram décadas , fielmente ( cf.James Petras,2004, ob.cit. ‘Brasil – Lula …” ) , isto na medida do possível, disfarçada , a essa altura da crise brasileira. (Calcule-se o valor atribuído a ele pelo Império em crise. Prova,aliás, inconteste da importância do Brasil , para o Império Americano) . Isto , por certo , com algumas divergências entre suas frações políticas , defensoras do capital financeiro , e grande capital em geral, pois algumas preferindo não se arriscarem mais , apoiando uma metamorfose ambulante( autoanunciada) como Lula , contradição antagônica dentro de si mesmo/ PT/movimentos sociais .
(Quanto a isso , reportar-se a análises anteriores sobre Lula, que não temos razões para retificar – sempre apoiado pelo Império, mascarando-se de “esquerda”, fazendo uma política de extrema direita recauchutada com assistência social demagógica, para isso usando o Estado , etc. (Cf . Petras, um marxista, ob. cit. E outros livros citados, inclusive Villa, M.A . “A década perdida “).
[ Sobre Lula da Silva, cf. seu papel no link abaixo, com referências, além de outros arts. ,neste blog]
Clique aqui se desejar >>> Lula – e a farsa continua
O FUTURO E O VENCEDOR
Lula da Silva tem como preposto Haddad, que atrás de si ainda tem Dilma Rousseff e Manuela/PC do B . Lula é um elemento conhecido dos militares(que , por certo , sabem de tudo aqui exposto e muito mais sobre ele , tanto que Bolsonaro foi eleitor dele contra Serra ,tendo explicado que Serra fora da AP, organização esquerdista da época da ditadura , e Lula não. Logo , votava em Lula … Bem informado. Na ocasião , ainda justificou mais seu voto e dos militares – em Lula.
Ora, eleito, Haddad trará , à política nacional já conturbada , as contradições de Lula mais as suas e as divisões no petismo .Quer dizer, para a administração falida, mais problemas porque terá atrás de si Lula , Dilma, tendências diversas , etc. E Lula ,na prisão, e enfrentando outras acusações de corrupção , provável verdadeiras . Se indultado Lula , por um Toffoli , ou Haddad, mais protestos nas ruas e problemas legais e políticos .
Ou , então, possível, entrará o monstrengo político( Lulhadadil) em acordo com os militares, caso eleito ; ou isso ou terá um problema sério , a começar rachando o PT . Não têm Lula e cia. quaisquer condições de reverter a crise brasileira – ou (a)combate o neoliberalismo ou (B) continua com e nele. Pela falsidade anterior, mesmo levando ao máximo o oportunismo , quebra-se Lula/PT ,nas duas hipóteses .
Se o país está em situação difícil, imagine-se ele, Lula , + um preposto dele + Haddad + Dilma + Gleici e cia./ burocracia petista + movimentos sociais + MST + Boulos + PC do B + oligarquias locais + Império no comando + tendęncias diversas + oligarca aliados/cargos + ?! . Variável interveniente – militares .
Lula levaria sua dubiedade e metamorfose constante e oportunista , em nível mais elevado, para todo o país . Qual o resultado, com forças políticas democráticas e à esquerda desorganizadas e sem um partido dirigente responsável , ou mais de um ?
LULA E OS MILITARES
Os militares ficarão calados e admitirão derrota ,por omissão ?
Os militares ( serviços de informação) sabem quem é Lula , melhor que nós, e por isso mesmo o têm “protegido” e “engolido” desde anos (acusações de Tuma Jr .- ex-informante do Dops /SP; estudos de Lula nos EUA ; apoio a ele , por Golbery ; apoio do consulado americano a suas greves , SP/70 ; sabem sobre suas greves vendidas (cf. Odebrecht , na lateral deste site ) ; sua posições prócapitalista, sua política neoliberal desde 2002 , formalizada por escrito , etc. ; sabem , insista-se , mais que isso e do que nós – com certeza , com provas, gravações estarrecedoras,etc. Devem ter Lula nas mãos , limitados pela intermediação do Império.
O meio militar( porque isso não dependeria só de Bolsonaro) entregar Lula, mostrar sua face oculta , sem acordo com o Império, seria bater de frente, com quem ainda é “aliado” – o Império.Mas, este está batendo de frente com eles , militares – vide o que fez a CIA , recente, tentando desmoralizá-los, em público. Império/sua mídia , evidente, juntos nessa tarefa , justificada como “democrática” , contra ” ditaduras” ( o oposto do que fizeram desde 1964 , atiçando e protegendo torturas, além de fornecer recursos para eles) .
Situação complexa -fora o fato de terem os militares que abrirem , ao público, “segredos do poder”, “arcana imperii” , tradicionais – “o poder esconde e se esconde, tem segredos”( Bobbio) . Algo que vai além das instituições militares e chega até aos interesses do mundo ocidental. Lula é trunfo muito mais valioso que um Walesa ou ministros e generais equatorianos , além de traidores da esquerda( Cf,,estes descritos em Agee,” Diário da CIA” ) . Isto é, tratar-se-ia de mostrar as cartas antes do fim do jogo , um coringa – Lula . Ou seja, mostrar um trunfo talvez o mais valioso ,ao menos, do mundo ocidental – acabar de vez com o coringa imperialista -Lula .
Aos analistas e democratas cabem desvendá-los , buscar transparência, desocultação ; aos que servem ao poder – o contrário. Fora caso estar a soberania e independência e sobrevivência da Pátria em jogo. É este o caso . Pagarão o preço ? Só entregando Lula , geral, podem vencer o próprio Lula/ Império, não se esqueça. Jogo duríssimo. Deixá-lo ser eleito, fraudando e adiando o caos .
Não o temem os militares, em si, aliado deles que sempre foi ; temem, como declarou o General Paiva(G.News, 16-9-18), (o caos a que Lula/Império/aliados levaram o país ?! – Nota- não dito por ele,mas evidente) ; no lulismo, dito por ele , algumas tendências, os que estão mais abaixo na hierarquia, que estariam desenvolvendo uma política “gramscista” perigosa, p/ o general ; (cf. o que tal seria, “gramscismo” , em vídeo na lateral esquerda do site , insista-se ) . Ainda assim , não querem os militares Lula até porque já veem e viram os prejuízos que causou , ligado umbilicalmente à política econômica neoliberal americana (em que pese todos os disfarces que fez para mostrar-se o oposto. Cf. arts. neste blog).
Então a pergunta seria – os militares seriam tão educados para perderem , calados , a próxima campanha presidencial , exato para esses lulopetistas (tendo conhecimento dos prejuízos causados ao país e de quem é realmente Lula) e para um Lula falso líder( eles sabem disso) , construído e sustentado pelo Império, que, provável , desprezam profundamente – senão um agente estrangeiro,desde sempre , ligado umbilicalmente aos interesses americanos, quando menos um oportunista sempre ligado a eles para , como alpinista político, ser bem sucedido a qualquer preço-o que ocorreu .
[ Observação – como se vê, em todo o mundo e aqui, quando do primeiro golpe americano de 1964 , o Império não só não se preocupa com a corrupção, ela é intrínseca à sua política do capital, como a usa , sem pudor , para perseguir seus objetivos (Cf.”Império” , Negri e outro; “Formação do Império …” e “O Governo João Goulart “, de Moniz Bandeira ;” IBAD , Sigla da Corrupção”, de Elói Dutra ; “1964 – A Conquista do Estado”, de R.A.Dreifuss, p.e. ). O que significa – plenamente compatível sua política com um Lula e o petismo e demais aliados dele ,oligarcas locais corruptos , empenhados em vencerem juntos e pouco mudarem o país ] .
Sabendo disso tudo , repita-se, perderiam os militares a campanha presidencial , via Bolsonaro , ou o seu vice ou outro – sem denunciar e dizer ao povo brasileiro quem é Lula, de fato , na situação em que se encontra o Brasil ?
Ou , por estarem dispostos a isso, em especial Bolsonaro, quereriam Lula/Haddad/Dilma, etc. como seus adversários finais ? Por isso confiariam tanto na vitória? Saberiam eles terem um trunfo político , isto é, provas da falsidade e charlatanismo e traição de Lula, o famoso “líder das esquerdas”, ” o principal líder de esquerda”(Merval Pereira, OG, 18-9-18) ? Mais -naturalmente atrbuirão tudo isso( corrupto, traidor,etc.) à “esquerda comunista” . Pontos na luta ideológica .
Ou, alternativa . Isto é, os” militares” deixariam anos mais um Lula, por prepostos , dirigindo o Brasil e eles limitados por normas constitucionais, num estado de exceção corrompido ? Insistiriam em manter uma farsa como Haddad /Lula Presidente, vendo , sem intervir , o Brasil ruir , de vez ?
Se entrarem , na hipótese acima , por certo haverá divisão entre frações políticas militares – a política neoliberal, os EUA e seu inviável ImpérioMundial em crise, não tem mais condições de produzirem “desenvolvimento” no Brasil, na atual conjuntura internacional, e nacional deles, EUA – em crise política e econômica , contornadas , com dificuldades e paliativos, só por curto tempo.
[ Precisam o Império/EUA de guerras já ( matérias primas,mercados,meios de produção) para subsistirem e enfrentarem rivais , internos e externos. Só a guerra tradicional já não bastaria . Precisariam da nuclear, mas essa …vocês sabem…envolvem outros países com também armas nucleares…nem todos são ovelhinhas desarmadas e carentes , como o Braz$l ; assim…indecisão, aguardar, avaliar … esperar condições propícias, aumentar o armamento , ameaçar ,dissuadir, multar, fazer sanções econômicas… enquanto…] .
Brasil. Ou os militares , segundo turno , desmoralizarão logo Lula/PT , um escândalo, na tv, à frente do povo brasileiro ? Ou , ao contrário, continuarão a “engoli-lo”, embora talvez enojados? Talvez Bolsonaro fosse especialmente inconveniente por seu conhecimento sobre Lula e sua disposição férrea de ganhar , mesmo que ao preço do escândalo – contando em público o que sabe sobre Lula.
Voltemos ao atentado. Duas hipóteses – ou tratou-se de ação individual ou de complô.
Se a primeira hipótese é improvável , difícil acontecer , restaria a segunda. Boatos mencionam , junto à equipe de Bolsonaro, o Hezbollah , o que não tem sentido . A levantar hipóteses desse tipo, melhor levantar-se outra pergunta –
Quem , ultimamente, tem combatido os militares brasileiros , na sua volta à política ?
Pode-se ver historiadores, cientistas políticos ,etc. atacando-os e a Bolsonaro , em artigos de jornais, tv, reexibindo-se fatos passados ,de décadas atrás . Em nome da “democracia” , velho manto político. Estranho, a própria CIA,abertamente , à frente .
O que quer dizer ,CIA , uma facção do Império, importante, belicosa e bem informada , com credibilidade. Que , ao assumir tal, de público, em plena campanha eleitoral em curso) , dá um recado/aviso para todos os seus aliados – agora somos anti-Bolsonaro e antimilitares. Então, se não com Ciro( já analisado) – com Lulhaddil. Este seria o recado provável , o “salve” geral do Império, para todos os seus e aliados , onde quer que estejam .
Se trata-se de levantar hipóteses, tarefa de analistas , e considerarmos ter havido um complô, e se trata-se de especular, e embora pareça lugar comum, os maiores suspeitos seriam –
… os mesmos que vem tentando desmoralizar a volta dos militares à política e que vêm agitando a big mídia contra Bolsonaro e os militares, em geral . O Império, mesmo que por vias superpostas, puxando de longe os fios. Só a ele interessaria o que ocorre ,hoje ,no Brasil .” O Brasil é uma bagunça desgraçada “( Macalé) . Sim , em especial depois de 50 anos tomando os remédios econômicos, venenosos, aconselhados pelo Império – e à força . Como Getúlio, Jango e até Tancredo e Costa e Silva, cada um em seu tempo. Esta sua forma de agir.( Cf,”Diário da CIA” de P.Agee ).Até prova em contrário , Bolsonaro sabia muito e era (ou é) rebelde , passível de perder a cabeça e falar demais.(Como já se viu – está na tv) .
E quanto à ação dos “militares”(candidatos e frações políticas atuantes) – aturariam um preposto de Lula , deixando-o ser eleito , sem discutir sua política e o país ? Ora, o próprio Lula, seu governo e política, de fato, envolveriam uma traição nacional,na análise de um James Petras esquerdista, e de outros , à direita. Um Bolsonaro destemperado , acossado, provocado, poderia perder a cabeça e denunciar o que saberia , a qualquer momento .O mesmo que outros militares e Império sabem, calados .E talvez ,por isso , tenha ele sido retirado do debate .( Hipóteses.Impulsivo ele ou por atê ter, nos bastidores, anunciado que faria isso- “Acabaria com Lula” .Algo inconveniente e perigoso para muitos .
Talvez outros ou o próprio Gal.Mourão se controlem melhor e façam um jogo político mais frio . Decidam calarem-se. É uma hipótese mais viável que a do Hezbbolah ter feito o atentado contra Bolsonaro , partindo-se do princípio, exequível, que um Chomsky explica, que os EUA não admitem nenhum nacionalismo, nem de esquerda , nem de direita, seja dos militares ou de Bolsonaro ou de outros , caso de um Chaves ou Peron ou Getúlio ou Jango ou Brizola ou Geisel ou Costa e Silva .
A esta altura da crise , e da política americana, jogada/imposta aqui por mais de 50 anos , com resultados à nossa volta, a equação/síntese mascarada, escondida,para a instituição militar , seria reduzida a :
1- não admitir a secessão do Brasil , ao menos, ou o fim definitivo do estado soberano Brasil , enfrentando adversários ; ou 2- deixar ser destruído o que resta do país, ceder ao Império , os próprios militares se autodestruindo antes como forças militares nacionais, pois sua função constitucional, moral, ética , profissional, é justamente a oposta – garantir a soberania e independência do Brasil – e a sobrevivência de seu povo. Para isso são pagos e armados ,por todos os brasileiros.
Para cumprirem suas funções , os militares precisariam , contudo, de seu povo. Não poderiam fazer isso ( defender a soberania nacional e independência) por si sós e muito combatidos internamente .Precisam do povo, que sabem ser parte da potência nacional.Por isso , estariam vindo à linha de frente, com um projeto, buscando apoio popular ? Talvez .Complexo , mas não complicado.
Se os militares denunciarem/provarem tudo que sabem , e devem ter provas, gravações,etc., Lula / Haddad/aliados não os derrotarão . ( Vencerão eles tal embate, talvez, até, e de algum modo, pela intimidação de Lula/e cia., por dissuasão, tais as informações que detém?) .
Ainda mais grave a situação de um Haddad , tendo pendurada, atrás de si , como vice , Manuela e o PC do B, que devem ser bem conhecidos deles, militares .( Isto por terem tido até um Ministro da Defesa do PC do B(Aldo Rabelo) . Talvez o tenham “engolido”, mas é algo não bem explicado, fora óbvio nada haver de comunista neles, ministro ou partido – ou não teriam sido admitidos . Ou seja, uma farsa que “de comunista não tem nada”. (Palavras de Prestes, sobre o PC do B , este aliás militar também, no passado, e não idiota nem despreparado , nem corrupto. Cf. “Prestes” , de A.Prestes).
Assim, (1)a vitória de Lula , via Haddad , seria uma desgraça ingovernável e com crise interna, inclusive no PT. Lula não poderia ir nem à esquerda nem à direita, sem rachar o PT e os movimentos sociais . Só levará tal o país à desgraça geral, ainda mais indultado .O que quer-se dizer, crise geral econômica e social incontrolável, além de política – intervenção militar . Derrotado e ficando preso ( se prisão séria) , por outro lado,correrá riscos – poderá ser assassinado ou suicidar-se , se não solto em prazo razoável. Algo agravado se for condenado de novo , como o deve ser, em outros processos . Quer dizer, os brasileiros teriam que aceitar a prescrição ou um indulto ou a ignorância pura e simples de seus crimes – e ainda vê-lo posar de vítima de injustiças, quem sabe pleiteando até uma indenização por danos morais.
Assim, a opção passa a ser Bolsonaro/militares ou Ciro Gomes, como alternativa, que talvez possa compor algo com eles , militares, e rearticular a Nação , pois tem um projetos sérios . Para isso, teria que ser eleito , sem estar comprometido com indulto ou anistia ou algo assim, para Lula e outros , o que possível ocorrer .
Então , pelo dito antes, aos que não querem Bolsonaro /militares no poder só sobra um candidato – Ciro Gomes. Pelo afunilamento mostrado nas pesquisas e situação existente , terá que valer o voto útil – e isto inclui o dos demais candidatos. Se Ciro não os concentrar ,aglutinar , como tudo indica , para derrotar Bolsonaro , isto teria que caber a Marina, o que já vimos como improvável senão impossível.
Haddad significa derrota nacional e/ou caos se, se superada a situação acima, for eleito . Não tem condições de levar o povo a “voltar a ser feliz de novo”, até porque havia ,então ,uma situação mundial favorável(a produtores de commodities , China à frente, e realidade escondida , que hoje não poderia mais ser mascarada. Até a tentativa nesse sentido poderia ser desmoralizada.
Haddad , no segundo turno , significa, normalmente , uma vitória adiante sobre Bolsonaro . O crescimento de Haddad , mais facilitado pelo atentado , aparente , mostrou onde está o Império nessa competição eleitoral – com Haddad . Que, com tal apoio, vencerá – imagine-se , reflita-se sobre o poder do Império por aqui, já em 1964( ver Dreifuss, p.e., ” 1964- a conquista …” , e ,agora, depois de 50 anos, desde lá para cá só a crescer e impor sua política e perspectiva econômica, inclusive com FHC/Lula . Não pode ser subestimado, nem ignorado. É ponto de partida para analisar-se situações decisivas para o país, como a atual .
Só Ciro , talvez , talvez, e difícil, poderia vencer Haddad e depois Bolsonaro. Sua reserva chama-se Marina Silva, Akckmin parecendo de fora. Mas , os dois sem condições de vencer Haddad/Lula , se o Império apostar no seu velho trunfo, o que já ocorre(deve admitir Alckmin e outros, até mais convenientes a ele, já fora da disputa ) – de qualquer modo , o PT tem fundos eleitorais muito maiores que os dois ; tempo na tv ; e tudo indica marqueteiros e assessoria estratégica, logística de alto nível .( Via Lula) .
Ciro poderia enfrentar Bolsonaro com chance de vitória – mas não conta com o apoio do Império. Deverá ser liquidado antes .Inviável a trinca lulopetista contra Bolsonaro – apenas se , se , se …esses , bolsonaristas e militares em geral, resolverem escancarar a discussão nacional sobre o petismo , que também compromete os militares , que o admitiram no passado e o esconderam .
Derrota. Embora difícil, poderiam Bolsonaro e aliados suportarem a derrota para tal aberração política, que levará o país rápido ao caos ; mas, para a vencerem teriam que se disporem a apresentarem provas irrefutáveis (que por certo possuem) e relatarem/provarem diante do povo brasileiro quem é realmente Lula da Silva. Isto daria a vitória a Bolsonaro ou outro militar . E liquidaria as “esquerdas” e ainda seria um golpe nas esquerdas , sem aspas .Estarão dispostos a isso? Há interesses do Império em jogo ,aqui e até mundiais. Lula é trunfo raro construído por décadas.
Em qualquer hipótese , dias difíceis e sofridos para os brasileiros. Alguma esperança próxima, de mais tranquilidade – e limitada, pelas razões antes expostas – e apenas com Ciro Gomes.
De resto , vitória de Bolsonaro , ou outro a ele ligado , que o substitua ; ou mais provável da trinca , ou melhor, quarteto Haddad, Lula, Dilma, Manuela.
Numa ponta , risco de autoritarismo e mergulho no espaço e no escuro – Bolsonaro .
Com o quarteto “esquerdista”, crise desde o primeiro minuto e na administração , não governo, pois decisões fundamentais com prepostos de estrangeiros , programa vindo de fora(FMI ,OMC,bancos ,etc) , a Nação/Estado já mergulhada no caos , em todos os setores, inclusive jurídico.
Qual a opção dos militares nessa situação, que vai-se aguçando, contradição evidente ? Fortalecerão um inimigo deles e do Brasil , perdendo a eleição calados, ao cessar a esperança de legitimarem-se e vencerem pelos votos? É uma variável que só a práxis esclarecerá. Não se tem informações.
A previsão , nessa hipótese, de normalidade e não escândalo, é a vitória do quarteto , Lula E Haddad à frente.
OUTRA VARIÁVEL – AS URNAS MÁGICAS
Os especialistas da Band falam em eleição anormal, o que é fato , e em mudanças de última hora, “como nas últimas eleições”, com Marina caindo , etc. em dias …
Só que não admitem a hipótese de ter havido influência das urnas suspeitas(e há muitas provas, análise de especialistas, etc. tudo abafado pela big mídia e Tribunal eleitoral /STF) , então sob a direção de Toffoli(2014), TSE , hoje presidente do STF. Ora, há meses viu-se , no caso do tribunal eleitoral , votação sobre a nulidade da chapa Dilma/Temer, que efetivada teria implicado em novas eleições. O TSE, Gilmar Mendes à frente, rejeitou tal, por excesso de provas em sentido contrário, segundo um ministro do próprio tribunal. Uma vergonha inesquecível. Urnas sob o comando desse tribunal , subordinado ao STF presidido por Toffoli ?
( Pesquise. Essas dúvidas e fraudes vêm desde as eleições de 1982, contra Brizola, dedo de Golbery .Foram inventadas na “transição democrática”, década 1980. Arts.neste site) .
Problema – os militares provável sabem disso tudo e da manipulação dessas urnas, denunciadas por muitos, assunto abafado e desviado pela big mídia. Admitirão isso, calados , vendo agravar-se mais ainda a situação econômica, política e social ? Quer dizer, se as fraudes já foram usadas antes( e há muitas denúncias,cf. – e neste site) , serão usadas as próximas eleições ? Há risco de um escândalo que exploda direto as instituições “democráticas”. Mas. Só militares podem , teriam coragem/condições para denunciar e ir adiante . Acabaria o regime e se legitimaria qualquer intervenção. Os mesmos que no passado teriam tido tal ousadia, teriam agora?
Hipótese. Se essas urnas forem manipuladas … até Alckmin pode crescer e ganhar contra Bolsonaro . Só há o fator interveniente militar para impedir isso – em outras eleições, a instituição calou-se . Quem cala consente ou ignora ou quer evitar crise geral. Podem agir os militares nos bastidores – e nunca saberemos , com certeza.
Finalmente, a hipótese de um reajustamento geral , após a definição dos primeiros lugares. Bolsonaro e Lulhaddadil e Ciro estão nos lugares devidos. Só Alckmin , muito dinheiro , tempo na tv, rearticulações com o apoio do Império , poderia reverter tal (?!)
O Império , lembremos, joga também com Bolsonaro , que se declara seu adepto. (Isto, embora o Império com medo, por certo, da politização militar brasileira e choque direto dele ,Bolsonaro, e “militares”, com ele , Império/ EUA , sem nenhum amortecedor (choque com as instituições militares) .De outro lado, Bolsonaro poderia ter-se declarado cada vez mais pró-mercado/Império ( pelas privatizações,etc.) para melhor viabilizar-se. Indicou seu guru da Fazenda, Paulo Guedes- talibã neoliberal. Que faltou a todos os debates programados. Por quê?
Assim mesmo , neste momento, o Império detém a maior influência neles, militares brasileiros, instituições militares , e por certo na própria fração política majoritária . Teme-os, todavia, adiante – teme o nacionalismo tradicional deles . Agora, por enquanto , tem a fidelidade deles .
Lulhaddadil representa o mesmo esquema que os EUA usaram por décadas , deixando-os (junto com o Império) no poder , desde 2002 – só que , de lá para cá , as contradições , não tratadas , tornaram-se antagônicas , não havendo mais espaço nem tempo de sobrevivência nacional dentro daquele esquema esperto, ardil em que caíram os brasileiros, política neoliberal extremista de direita(Petras) , via Lula , máscara de esquerda ou “pós-neoliberal”(cinismo absoluto) .E festival de alegria, empregos, corrupção , verbas , entre os antigos esquerdistas , agora “esquerdistas”.
Alckmin , o mais confiável do esquema do grande capital , hoje , representaria um retorno a maior normalidade, ainda que com crise, aliado ao centro e à direita , embora hoje nível baixo nas pesquisas, dividindo eleitores com outros candidatos , até em suas tradicionais bases eleitorais (caso de Álvaro Dias, no Sul ) .
Ganhará, pois, no momento, o Império , de qualquer maneira ou hipótese , só perdendo com Ciro Gomes, provável derrotado desde a pré-campanha quando Lula o anulou , em boa parte , no NE.( Assim mesmo, tem trunfos junto dele, como Katia Abreu, e o guru dele , hoje quase oculto(?!) , M.Unger) .
Apostará o Império ,até o final ,nas suspeitas urnas, com riscos de denúncias sobre elas , e em Alckmin, seu possível favorito ?
Parece jogo perdido, mesmo com seu poder imenso – pode demais , mas não tudo . Então, restariam Bolsonaro e o quarteto Lula à frente, este mais confiável , mas com um desastre logo anunciado pouco adiante. Mas, desastre , por aqui, foi no que sempre apostou o Império, sempre vencedor desde 1964 , e para isso age, de longa data . Desastre, mas desde que o “burro Braz$l” continue andando e trabalhando , sem problemas maiores – isto o que importa , o lucro, e não as condições ou pensamentos do povo brasileiro .
Não há problemas,pois, na continuidade de genocídios disfarçados em hospitais ou presídios ou favelas . Nem controle descarado de natalidade , como se fez , aqui , por décadas. Nem na desindustrialização a mais vergonhosa e evidente , nas administrações Dilma e Lula – sem problema, o agronegócio , multinacionais estrangeiras à frente , está aí mesmo , fazendo o doente caminhar – e trabalhar . Além disso, ‘Lula Again” pode ser um desastre precedido de alguma esperança. Esperança – de esperar … Poderá optar o Império por este caminho, mesmo que saiba que o futuro será de caos e intervenção militar, por aqui. Ganhará tempo, o que precisa .Este o mais provável resultado, fora as variáveis antes descritas.
O único vencedor real dessas eleições, com elites corruptas reeleitas(as mesmas que recusaram uma Constituinte prévia , que resolveria muitos problemas ) , será , pois , o Império do Capital/EUA , em qualquer hipótese , a curto prazo ; fora (possível) Ciro Gomes, que esconde, suspeitamente, seu guru, repita-se – Mangabeira Unger (o americanófilo liberal(?!) , autor de livro com o candidato ). O Império vencedor. O que foi esclarecido desde as primeiras linhas.
De resto , ainda repetindo a pergunta (para refletir, pensar mais de uma vez) – quem melhor para os interesses do Império ?
A curto prazo, Lula e cia. , velhos aliados . Embora haja riscos neste curto prazo . O Império deverá preferi-los aos militares , pois afinal foram fiéis aliados por décadas. Mesmo que o desastre esteja logo à frente ? E os militares meio rebelados, em que pese pressões do Império e sua mídia? Sem problema , de imediato. Se não houver outro jeito, o Império usará seus recursos tradicionais – chicotes /pressões /sanções diversas/doces e guloseimas .Talvez até aquela que convenceu o general Kruel a aderir ao seu golpe inicial de 1964, no Brasil, levando o compadre a apunhalar ,politicamente, o amigão Jango . Com mortes e danos bem maiores do que os do atentado contra o ex-capitão.
O POVO BRASILEIRO SERIA O CULPADO !?
E sem problemas , para o Império e oligarcas locais aliados , no caso de mais desastres nacionais adiante – não seria , afinal, o próprio povo brasileiro o responsável pelos futuros desastres , desde que mais uma vez votou no neolulopetismo e na catástrofe prevista ? Então, como culpar o Império/EUA ? O que eles têm com isso?
Um bom “jogo de linguagem”, propaganda, fake news disfarçadas , luta ideológica mais intensa – e o veredito na big mídia : o culpado , por todos esses desastres, aliás , passados e futuros , no Brasil, sempre foi o próprio povo brasileiro , ignorante, que nunca soube votar.Daí os iluminados fardados – ou terem que intervir , até para salvá-lo de si mesmo ! Uma narrativa simples e boa, para o Império/aliados locais, meio antiga , é verdade.
[ Embora alguém pudesse argumentar – mas, em décadas, as “elites” não deram educação a esse povo ; veja-se o IDH e outros índices : cerca de 50 milhões de analfabetos, juntando-se os analfabetos funcionais . Mudanças sempre só na propaganda . O Estado nas mãos das” elites” oligárquicas locais e do Império há décadas ou …séculos, se lembrarmos os ingleses? A mídia oligopolizada refletindo diretrizes e valores daqueles , leiam o Moniz Bandeira …]
-“Ah, não há problema – responderiam – os chatos , subversivos e pessimistas vão dizer isso para quem e onde!? Ninguém lerá ou ouvirá ou verá … e temos propaganda cientifica…com base na psicologia social …vão é morrer de fome e solidão, cansados de gritar à toa …”
Esperar…de esperança …Ciro é o que restaria ? Improvável eleição , mas fio de esperança , a curto prazo, para fugir dessa equação perigosa – isto ou um mergulho no antigo Braz$l, sequer Brasil ; ou um salto militar sem roteiro , no escuro. Sim, melhor dar-se , de início, curtos passos mas adiante , razoável segurança , tempo para refletir e organizar melhor, nada a ver com o falso “Brasil feliz de Lula “.
Assim mesmo – Ciro teria acordos com Lula (segundo turno -pois a legislação é antiga) ; mais o problema em pauta do indulto para o próprio Lula ; e ainda traria dúvidas sobre o guru escondido (?!) , o misterioso Unger, sempre derrotados seus candidatos ( Seriam assumidos por ele , o conselheiro americanófilo, para isso mesmo, serem derrotados ? ) ; e mais a vice de Ciro , Kátia Abreu , líder do agronegócio; entre outros . Riscos. O passado brasileiro pode ser esquecido pelo povo, mas não será rápido superado .
Os restantes candidatos, fora ele , Ciro, com viabilidade, significariam chafurdar mais o povo brasileiro em problemas , situações sem saída , mais sofrimentos – logo adiante .
Um candidato , favorito – preposto, procurador político sem alma , sem proposta, sem programa , a enganar em nome de outro . E alvo permanente e direto de inimigos , que sempre lhe proporão traições . O líder neoliberal, preso, máscara de “esquerda”, repita-se sempre, por sua vez, pretenderia o mesmo para o povo – isto é, ” voltar a ser feliz novo”(?!), sem autocrítica do passado, ilusão irresponsável que resultou no que temos à nossa volta . Em resumo, visa a volta dele e do mesmo anterior passado recauchutado – o monstrengo político lulopetista e sua velha política neoliberal assistencialista .
O outro , ex-militar, agora político tradicional, despreparado evidente, uma aventura militar , sem sequer programa claro,mas com fundo autoritário, pode-se notar, que apoia-se no desconhecido(?!) pelo povo . Provável sonhando superar problemas antigos , rápido e pela força. Mas , também provável acabar sua tentativa em parto prematuro da História , abortada mudança efetiva pró-povo brasileiro , mais uma vez o Império como o maligno obstetra-chefe, doutor em abortos históricos violentos e não partos . Todos os parentes brigando e gritando na sala de espera , impedidos de cuidar da Nação paciente . E daí resultando , por aqui, o nascimento de um novo ser político deformado , talvez pior que o atual, e sob aquela mesma velha bota do Império , tendo como padrinho Trump/Hitler . Um risco .
Constituinte. Democracia .Paciência histórica . E muita reflexão sobre tudo isso .
________________________________________________________________
(*)PS –
IMPÉRIO/CIA/REDE GLOBO/LULHADDADIL
X
MILITARES
Já depois de completada e divulgada essa análise, embora sem revisão, tomamos conhecimento de publicações da Época, o que quer dizer Rede Globo, no mesmo sentido – indireto, apoio a Lula e Haddad. A revista foi específica e até raivosa- “Basta de ditaduras! Fora golpistas!”, (dos editores ) , criticando pregadores do caos , retrocesso “democrático moderno”, que “começa com as urnas”, crítica aos que “querem romper as regras do jogo”.Em outro artigo critica o general Mourão de “boquirroto”(primeira página, como se outros generais o dissessem, enquanto a maioria o endossou ). Em uma entrevista , pega um americano, de Stanford, Larry Diamond, óbvio escolhido a dedo , que critica Bolsonaro, “risco a uma figura populista de direita“e ainda diz como deveria se comportar o próximo presidente brasileiro . Isto é, como o visitante Dany Glover, mais um estrangeiro e americano a meter-se na política brasileira.
Todos ,ponto comum – contra candidatura militar, militares na política, Bolsonaro , etc. Posição da CIA, há alguns meses, no Brasil , rememorando torturas militares de décadas. Confirma-se a análise acima. Como a tendência é a um segundo turno, com Bolsonaro de um lado, Lulhaddadil de outro , a Rede Globo já se alinha com Lula, velho aliado , ainda que preso. Isto é, o Império não admite agora militares – tem medo deles. “Quem te viu e quem te vê” – 1964, Rede Globo e outras conclamando militares para intervirem pela “democracia ameaçada “,na verdade governo ainda relativo soberano, não tomado pelo Império/EUA, e mentindo, protegendo torturas, etc. ; 2018 – implantado um regime acorde com os interesses estrangeiros, com ou sem Lula e cia. , fazem o oposto – querem os militares longe da política .
Claro, o que mudar , agora, quanto ao regime e sistema , se é o Império/EUA quem manda por aqui, sob o fracassado “estado democrático de direito”, na verdade um estado fracassado de exceção implícito e informal ?
Morrem de medo, por aqui , direita , oligarcas, interesses estrangeiros ,aliados/EUA , de um tipo Chaves, ou outro militar, democrata ou socialista – ou nacionalista . Críticas firmes , pois , pela big mídia daqui ,p.e., ao regime da Venezuela, que ainda luta para manter a soberania e a independência contra a mais poderosa nação do mundo , EUA , e aos militares de lá , e de cá , que querem bem longe da política , e, em consequência – o apoio a um Lula, Haddad , Dilma, Manuela , aliados e lulopetistas . Claro, repetem um truque que , no passado, deu certo , durante anos, e hoje ainda poderia (?) dar – uma direita populista pró-Império , mascarada, assistencialista, fantasiada de “esquerda”. O Império Americano, talvez sem melhor alternativa, como no passado, em 2018 parece apostará novamente neste ardil, um “Cavalo de Tróia” – “Lula” . É o que as análises e estudos indicam . Se encontrar algo melhor para ele , um Alckmim, por exemplo, o que parece tarde, talvez mudará seu foco.( Cf. revista Época, 24-9-18, n . 1056, p.49,59 e outras) . Senão, Bolsonaro, certo risco, mas declarado apoiador, fã de Trump!
Quem diria- Rede Globo com Lula e as “esquerdas”?! , obediente ao “salve geral”do Império/EUA.
(Cf. análise acima ).
_________________________________________________________________
(Original não revisado, o que não impede entendimento).
Comentários