A República Podre
A República Podre :da Deputada Flordelis, do Religioso
João de Deus, do Médico Roger …
(Editorial De Caminhando Jornal Tv 54 )
Sim, Brasil , República Podre, falsa, corrupta , distorcida , mais unitária que federativa . E que tem como líderes uma deputada federal religiosa como a Pastora Flordelis, com seus 52 filhos , com quem, aliás, por vezes transava ; e seu marido , assassinado , afinal, por eles . Ah, e um espírita como João de Deus, farsante enganador , estuprador de centenas de mulheres. E , ainda, um médico como Roger Abdelmassih, molestador de sabe-se lá quantas mulheres e , provável, menores . Isso, entre muitos outros da mesma laia.
Uma República que teve presidentes como Collor, Temer , Médici e outros . E alguns mais altivos , mortos de forma estranha, caso de Goulart, Tancredo Neves e JK. Um país que pode ser resumido como – trágica aberração.
Não só isso . Ainda, corrupção sistemática; eleições fraudadas, tradição secular , como a subserviência a impérios estrangeiros ; queimadas ; favelas ; penitenciárias ,melhor , centros de tortura e indignidade ; metade da população sem água potável e condições sanitárias mínimas ; saúde pública deplorável ; autoritarismo e impunidade; desigualdade líder mundial .E mentiras, fake news, na língua do Império, com manipulação da big mídia e redes sociais, e da ignorância e medo, para continuar-se mantendo a aberração descrita .
Daí, falta de educação, básica e política, necessárias para manter a população ignorante, e o crime comum , político , em essência, substituindo o crime assumido direto como político , eis que cometido por quem não conhece tal diferença.
Há muitos mais dados, específicos, e aos milhares, sobre a aberrante tragédia brasileira .Mas, depois de escamoteados por décadas, crise geral espocando , até com pandemia e mortos contados dia a dia , eles, afinal, chegaram à big mídia . E nem vale repetir , até porque há uma maioria anestesiada que não liga . Usual, na práxis, o lema individualista – “cada um por si e Deus por todos”. Só que, no caso , trata-se de “cada um por si e o Diabo por todos .” Trata-se do poder financeiro internacional , suas oligarquias, os plutocratas , muitíssimo ricos, contra todos nós outro.
Como chegamos a isso ? Mulheres , parentes, terceiros foram às Delegacias Policiais e à Justiça denunciando os religiosos e médico vagabundos . Suas queixas foram ignoradas. Por quê e como ? Corrupção, propinas, interesses. Moradores denunciaram e provaram, muitas vezes , seus próprios sofrimentos e exploração – milícias, aluguéis, prédios ilegais, extorsões. Parte da mídia até divulga . Mas, a Justiça e Administrações viram as costas, caso da Polícia. Todos sabemos por que e como . Instituições podres, corrompidas, funcionários idem .
Durante séculos e últimas décadas,em especial , os mais ousados líderes sociais , assim como seus partidos, ou movimentos, foram calados por torturas, assassinatos, desaparecimentos, forçados e até esquartejamentos metódicos- lembremos o regime terrorista implantado, com o aval do Império Americano, que até hoje repercute na nossa sociedade, sendo defendido por parte das elites.
A análise do Brasil e reflexões sobre seu futuro desanimam, quando verifica-se aonde chegamos, em queda contínua , num poço sem fundo . Triste, mas a verdade o melhor e único caminho que propicia mudanças. Daí as mentiras do Império, de Trump e outros – e a crueza deste editorial .
Repensar o Brasil e os rumos do planeta , da questão social à ambiental . Isto, nem um Trump , nem seus servis adeptos, jamais farão .
E sequer levamos em conta a epidemia do covid-19 , com 135 mil mortos aqui e mais de 200 mil no Império decadente, o que leva a suspeitas de genocídio ou incompetência dolosa . A administração pública de ambos países mais que suspeitas e inconfiáveis , a começar pela transparência e democracia.
No Brasil, Zuenir menciona não chegar-se ao fundo do poço porque “nosso poço não tem fundo”. Verdade. Os que pregaram e pregam a tal “missão recebida, missão cumprida” parecem estar cumprindo um papel , destruindo o futuro do Brasil e sonhando com o apoio e auxílio do patrão americano.
O sonho de Trump e do Império estaria sendo realizado por aqui – militares e policiais armados , há décadas, reprimindo o povo, a serviço de oligarquias financeiras, com matriz nos EUA.
Avançamos , como na matriz decadente do Norte – mestre em produzir barbáries, caso de Hiroshima, Nagasaki, Síria, Iraque, Líbia , etc. – para o estágio de definitiva barbárie. Talvez até já estejamos nela, não percebendo pela montanha de mentiras e fake news, espalhadas por toda parte.
Nos EUA , matriz do Império , como cá, chama-se de democracia uma plutocracia oligárquica , sob ela máquina industrial-militar poderosa , percebida há décadas, ganhando espaço mundial , com Trump .
Por aqui, subserviência ao Império , sob desculpa de combate ao “comunismo” e “esquerdismo” , de fato ação oportunista de neoliberais mascarados e corruptos, que auxiliou produzir resultados como o que vemos à nossa volta- uma aberração chamada Braz$l.
E há quem queira mais desgraça ainda, pois sonha com o modelo americano, EUA à frente, puxando o paraplégico Braz$l. Ora, um EUA que nunca ajudou-nos nem no Império, e de lá ficou o depoimento de Eduardo Prado, entre outros . E , muito menos , desde o golpe republicano para cá – e temos os dados de um Moniz Bandeira e Noam Chomsky, por exemplo .
Imaginem vocês que ainda há quem pense que o servilismo do Braz$l ao Império Americano , ( hoje, um estado terrorista, com crises de todo tipo, da Saúde à Economia, da Ambiental à Pandemia) , traria benefícios para o Braz$l caótico . Ora, se não o fez no seu passado brilhante e promissor , jamais o fará no seu ostracismo.
Um Império decadente, a xingar a China , e a exigir prejuízos do pobre Braz$l por “razões ideológicas”.(Isto é, alinhar-se aos interesses dele, sob a desculpa de perigo “comunista”) . Alguns casos já na ordem do dia , como a compra da tecnologia 5G americana, sendo imposta; ou os interesses do etanol americano , que o Braz$l já foi obrigado a engolir .
A barbárie em curso , com tentativas de impor-se totalitarismo, hoje ensaiado , com ataques à democracia fragilizada e aos direitos humanos, tanto aqui como na matriz .E com a inversão da verdade e o negacionismo – o Império Americano e seus servis satélites não podem mais suportar sequer a democracia falseada vigente , uma plutocracia mascarada que tanto defenderam em outros tempos .
Assim, incentivam-se milícias, nos EUA e aqui , sonhando com a destruição mundial de instituições mais democráticas . Isto , para “depois”, se puderem, “reconstruírem-nas” , nos seus termos , provável planejando, por aqui , uma nova Filipinas ou Indonésia/1965 , milhões de “comunistas” mortos, miséria e fome grassando .
Embora nosso povo sucumbindo, esfomeado, a comer restos, ele precisa também dos restos dessa falha democracia , que sabe-se plutocracia mascarada .E ainda precisa fazê-la avançar , pois a alternativa será a barbárie totalitária, já no horizonte, ou talvez entre nós, sem que o percebamos.
Necessários controle, calma , paciência histórica , embora ativa, no atual momento. Cuidar-se para poder cuidar do outro , mental e fisicamente. Ter em vista Cultura, História, Música, Política, Yoga, Pilates, Psicologia, Esporte, Psicanálise, etc.
Caminhando Jornal TV segue nesse caminho, em que se acredita na verdade, mesmo relativa, embora todas as dificuldades que, como se viu, conhecemos . Com amigos, colaboradores diversos, professores , jornalistas, todos dispostos a dar alguma contribuição cidadã a nosso povo . Considerando que trata-se não só da questão do Estado , mas da preservação de um povo, os brasileiros, suas famílias, cultura ,valores, sonhos . Infelizmente, um “jogo” doentio e talvez mortal em curso, que todos teremos que jogar até o fim , e que já chega a momentos decisivos. Que ninguém se engane quanto a isso.(*)
_________________________________________ (Texto base do editorial 54 de Caminhando Jornal TV. Original não revisado, o que não impede entendimento).
**************************************************************************************
.
Comentários