Notas Sobre a Revolta Militar Comunista de 1935
Notas Sobre a Revolta Militar Comunista de 1935 e o Brasil/2019
*O Brasil /2019 ainda é um país prisioneiro e algemado ao passado – imperialismo; anticomunismo, falso e provocador ; torturas; mentiras/fake news ; estado fracassado e de exceção ; oposição de brincadeira; povo intimidado, doentio , desorganizado ; dívida pública com juros absurdos e não auditada ; etc. *
(Mauro Burlamaqui)
-1-
A, até hoje, não superada “Revolta de 1935”, pelos radicais críticos à direita ou ignorantes chamada de “intentona” (ato insensato e louco ), exaltada por Vargas , em 31-12-1935 (observe-se a data ) , como o enfrentamento com o comunismo, que seria o mais perigoso inimigo do Brasil , é comprovação disso . Vargas foi mais longe – assinalava , mentira desmentida pela História, que os militares comunistas teriam assassinado seus companheiros, enquanto dormiam. O Brasil de então, miserável , umrnas fraudadas , desigualdade em alta escala, domínio da Inglaterra Imperial , dívida pública crescente , doenças e epidemias.
-2-
Mas, se tal passado é trazido ao presente, verifica-se que , 84 anos depois, persistem todos esses elementos na atual conjuntura brasileira .
De fato, o Brasil endividado, desarmado , forças militares insignificantes em termos de defesa do território nacional ; como então, o Império Americano “dando as cartas”políticas por aqui , até de forma mais incisiva ; o presidente daqui prestando continência à bandeira americana , servil ao chefe do centro imperial , até imitando-o, no dia a dia.
O comunismo “corrupto”, por sua vez, no caso atual via Lula e Dilma, ex-presidentes , ainda hoje falsamente apontado como origem dos problemas nacionais. Isto quando aqueles assumiram uma política neoliberal assumida , até por escrito, e o confirmaram na práxis (“Carta aos Brasileiros”, 2002, de Lula ; Meirelles e outros neoliberais como dirigentes, por anos , da política econômico-financeira). A tortura , por outro lado , exaltada pelo atual presidente, inclusive o coronel Ustra , seu ídolo, torturador comprovado, ela correndo solta em delegacias e presídios , além de , junto com assassinatos , nas favelas. Como ocorre impune, caminho aberto para a tortura política em massa, se vier ordem nesse sentido , de “cima para baixo” – séculos de tradição de covardia e torturas as mais infames, lembrando-se séculos de escravatura .
Quanto ao estado brasileiro fracassado , é só olhar em volta , o Rio de Janeiro ou o Ceará – dívidas, queda de barreiras, mortes sem fim, favelas ; e o Judiciário torcendo as leis de cá para lá , via interpretações , arquivamentos, prescrições , todos os dias , havendo até manifestações nas ruas contra o STF(Cf. correto artigo de Joaquim Falcão, 26-10-19, OG).
Quanto ao povo doentio, basta ver-se o que ocorre nos hospitais e os índices de crimes, mortalidade, doenças, do IBGE ( inconfiáveis num “governo”desses , mas que dão indícios), num país em que professores e médicos tem sido agredidos, dia a dia . Mais de 30 partidos políticos legalizados , urnas eletrônicas inconfiáveis , manifestações desordenadas , ataques de todos os lados para todos os lados , nas redes sociais.
Situação similar , passado e presente , como vemos, guardadas as proporções, ocorre desde bem antes de 1930 , quando uma incompleta revolução fez o Brasil respirar um pouco, na política interna, apenas , e assim mesmo com tiros, revoltas , vais-e-vens. Pode-se até dizer, tendo em vista contextos diferentes, que o Brasil , o povo brasileiro, povão, operários, camponeses, etc. sofreu , trabalhou , lutou – e suas condições pioraram, com o correr do tempo, melhorando apenas as de minorias. (Cf. Internet, dados sobre a desigualdade , hoje, entre os brasileiros, que cresceu- e não foi reduzida ).
-3-
Assim, nesta questão da Revolução Russa de 1917 e o Brasil e o Mundo – tomamos só um ângulo da questão, aliás muito debatido, o que não quer dizer bem debatido, e motivo de divergências, há décadas – os conservadores apegando-se a mentiras como a que muitos militares teriam sido mortos enquanto dormiam . A Revolta Militar ,de 1935, chamada, pela História Oficial , não de REVOLTA, mas de INTENTONA COMUNISTA DE 1935, título por si só depreciativo, isto em inúmeros livros e jornais , a partir da palavra do próprio Getúlio, naquele citado 31 de dezembro de 1935.
-4-
De resto , não como bibliografia , mas como referências, indicamos os livros que usamos , não em ordem de importância :1 – Basbaum, L., volume 3, “História Sincera da República”; 2 – Carone, E. , “A Segunda República”; 3 – Prestes, Anita L, “Prestes – um comunista brasileiro”; 4 – Schwarcz e outra, “Brasil – Uma Biografia”; 5- Neto , Lira , “Getúlio -1930-1945”; 6- Morus, Thomas, “A Utopia”; 7 – Sodré, N.W., “História Militar do Brasil”.
Haveria mais referências e dados a serem utilizados , mas aqui trata-se de jornalismo comunitário , isto é , com todas as limitações intrínsecas, mas não deixando de ser a “literatura sob pressão”.
-5-
O que se nota em comum , na política , daquela época, década de 1930, e atualmente, década de 2010 , em especial , agora, em 2019, são a existência de velhas “armadilhas” e provocações políticas . E mentiras descaradas, truques, fraudes históricas, como o conhecido “Plano Cohen”, década de 30, justificativa de repressão contra o povo , em especial comunistas. Agora, a “Questão Queiroz”, ilícitos abafados por Bolsonaro e pela Justiça ; ou a “Ação de Bannon”, 2018, nas eleições , usada para manipular redes sociais, com fake news, pró-Bolsonaro ; do mesmo modo, as “Ações do MBL” ,e outros movimentos , financiados por corporações estrangeiras, nas manifestações anteriores às eleições. (“A Nova Direita”, Flávio Casimiro) , entre outros. Conspirações mesmo, descaradamente encobertas, corroborando a existência daquela história escondida, falsificada , tramada , com aspectos e ações feitas para nunca serem descobertas , em que nem os próprios atores sabem exato tudo o que se trama ou passa . (Cf. , “O que é a Política”?, Julien Freund). Ontem, como hoje.
-6-
De fato, desde então , por exemplo , década de 1930, e mesmo antes , como agora, 2019, vemos o mesmo perigo “horroroso” , segundo o presidente Bolsonaro , pairando sobre todos e cada um de nós – O COMUNISMO – e, de outro lado , as forças militares , sempre solidárias com o Império, preparadas para a repressão . Talvez , desta vez, coadjuvadas por milicianos, aparentes aliados da família Bolsonaro . Fala-se em Comunismo , mas este nunca exato definido ou esclarecido para o povo, exceto de forma distorcida e até absurda , como “matador de criancinhas” e “arauto da miséria e da maldade” ou “o próprio Diabo na face da terra” . Talvez haja até quem tenha medo de correta definição que , ao contrário de horrorizar a muitos, poderia fascinar, embora hoje apenas uma utopia .(Veja-se a data de “A Utopia”, de Morus, que a tantos fascinou, século XVI).Comunismo que , aliás, nunca se viu , na práxis, no mundo, assim como o Socialismo. O que se viu e tem-se visto são projetos de independência , anti-capitalistas , buscando a superação do Imperialismo/Capitalismo , projetos em curso em vários países e abraçados por diferentes vanguardas políticas.
-7-
A origem da crise brasileira, 2019 , a mesma de antes , 1930 – a ação e prática política e imperialista dos EUA, líder então, como hoje, do Império do Capital ,a nação com maior poderio militar do mundo , com base no Ocidente, na capital americana. Segundo os interesses daquele Império , suas conveniências colocadas na “mesa” quando necessário para auferir lucros ou tomar mercados ou assegurar-se das matérias primas de que necessita . Aquele perigo “COMUNISTA”, muito conveniente , estaria espraiado , então como hoje, sobre toda a América do Sul e mundo , em especial depois de 1945, período da chamada “guerra fria”, contra a URSS, antiga Rússia, vitoriosa contra a Alemanha, junto com os aliados.
Tratava-se/trata-se de uma disputa mundial geopolítica espraiada pelo mundo, e até divulgada, “heroicamente”, em filmes americanos, livros sobre espiões, guerras de serviços secretos , compra de líderes, propinas, corrupção . Isso, na linha de guerras “prévias”, bem expostas por Sun-Tsé, na “Arte da Guerra”(infiltrações, compra de espiões , propinas, assassinatos seletivos , etc. Isto é , só em último caso guerra de extermínio , arrasando terras , o que sempre foi inconveniente para os vencedores). O que, mais ou menos, em nossos dias , seria chamado de “guerras híbridas”, “mutatis mutandis” , em vista das inovações tecnológicas de nosso tempo, em especial. (CF .”Guerras Híbridas” .Cotejar este, recente, com Sun-Tsé, livro citado).
-8-
Ao meio disso, sempre , de lá para cá , provocações, ardis, armadilhas , mentiras descaradas, mortes, assassinatos , guerras diversas , golpes militares, etc. – recursos clássicos de disputas entre países, ou classes ou setores , ou frações políticas , que vem desde antes da Guerra da Coréia , chegando ao Vietnan e, depois, continuando no Iraque, Líbia, Afeganistão , Síria, etc .( Lembrar Maquiavel, “O Príncipe”, e outros livros , além daquele uso do “Leão e da Raposa”, indicado em todos os manuais de serviços secretos , isto é, FORÇA e ESPERTEZA).
-9-
Tudo isso foi feito, década de 1930 , e antes ainda , e é implementado , agora , sempre em nome da democracia, direitos humanos, os EUA levando adiante guerras e bombardeios com o objetivo de assumir a primazia e direção do mundo, o que provado está.(Moniz Bandeira, “Formação do Império Americano” e historiadores diversos , como Eric Hobsbaum (“Globalização, Democracia”e Terrorismo”, entre outros) .
-10-
Como se verifica , na historiografia, um Getúlio Vargas, então, e um Bolsonaro hoje , em contextos com similares , embora longe da guerra fria, ambos parte de equação política com algumas semelhanças . Só que o contexto atual está mais esclarecido , pelas centenas de fatos consumados, desde lá – para não dizermos golpes, guerras, mentiras, distorções históricas, falsos auxílios .
O tal COMUNISMO, que não existe nem na Rússia hoje, nem em lugar algum do mundo, com velhas foices e martelos de 1917 , nada modernizados, mesmos nomes, símbolos, etc. , o principal acusado sempre , e culpado sem julgamento ou maiores avaliações , seja das desgraças passadas ou futuras do Brasil – e do mundo. Condenado o “comunismo” sem discussão ou argumentação contrária, como o mostram , usando até religiões, nesse sentido , tanto um Getúlio , Trump como Bolsonaro( cf.vídeo 30/TV) . Eles todos falhos , imperfeitos, cheios de culpas e erros, mas líderes vencedores , logo os escolhidos por Deus , que por esses meios imperfeitos teria feito no passado , e desenharia , no futuro , sua Obra Perfeita, segundo interpretações religiosas cristãs, como, p.e., as da Irmandade (“Família” ,origem americana; Jeff Shatlet, “A Família”).
-11-
No Brasil, o atual presidente, e seus seguidores , atribuem aos “comunistas” e “esquerdistas”, sem definirem ou especificarem significados , a culpa das desgraças nacionais. Isto , seja via Lula da Silva, Dilma e outros, inclusive Fernando Henrique, que nunca implementaram qualquer política comunista , nem a exerceram, muito ao contrário . De fato, todos assumiram políticas neoliberais , desde décadas, segundo modelo americano capitalista , sendo que Lula da Silva até assinou compromisso naquele sentido, na famosa “Carta aos Brasileiros”, de 2002.(Tanto que todos eles receberam críticas de marxistas, como Ianni , Petras e outros).
-12-
E atenção – lembrar que , estranho que pareça, Aldo Rabelo, dirigente comunista do PC do B, chegou a exercer o cargo de Ministro da Defesa, no governo Lula , o “comunista corrupto” , sem problemas institucionais ou outros, nem com os militares . Quer dizer, aceito por eles , assim como o PC do B e o PT, por décadas, o que implica em reflexões a respeito sobre os bastidores desse amigável convívio. Afinal, hoje, no poder , os mesmos generais(ou alunos fiéis daqueles acusados de torturas ) parecem continuar em igual posição , pois declaram-se assim, isto é, radicais anticomunistas.
Só há duas hipóteses – ou (1)os generais teriam tornado-se pró-comunistas , apesar da influência do Império nas forças militares ( nada indica isso , pelas atitudes deles , hoje) ; ou (2)davam-se tão bem com aqueles “comunistas” por terem certeza de que eles não eram , de fato, comunistas , fora de nome .(Posição que coincidiria , por sinal , com a de Prestes, que declarava, p.e., sobre o PC do B – “auto-intitulado comunista” ; “comunista só de nome “) .
Para isso , os generais deveriam ter, por certo, informações de seus serviços secretos, infiltrados naqueles partidos, o que é regra onde os partidos comunistas são legais . (Caso do PCA , EUA, que teria tantos infiltrados que, brinca-se, eles é quem o sustentariam .(Cf. “Quem pagou as contas?”, de Frances Saunders).
O antes citado atesta o nível de “armadilhas” políticas e segredos e conspirações que existem sob a forma política “democrática” – a essência, material , a real situação , pode ser diferente da aparente, formal.
-13-
Ora , apenas mostrando exemplo de ardis do passado,1935,e de época recente, podemos lembrar que Getúlio tinha informações sobre a revolta de 1935(espião Johnhy) , deixou-a prosseguir, aguardou-a , preparado, para que ela servisse a seus propósitos políticos.(Lira Neto, ob.cit.) O mesmo fez o regime terrorista brasileiro, e /ou a CIA , que sabiam das ações de Mariguella , mantinham um espião junto dele (Mallavasi) , mas deixaram-no continuar suas ações belicosas , por ser de seu interesse a repressão posterior , entre outras conveniências (Mário Magalhães , “Mariguella)- entre elas , assustar a sociedade, criar o perigo “comunista” e terrorista – exagerar os fatos .
-14-
Provável , 2019, o povo brasileiro ainda padeça do poder, via planos e estratégia e táticas , exercidos, no passado, pelo general do serviço de inteligência, formado nos EUA , em 1944, Golbery .Este não só eliminou toda a direção esquerdista anterior(chacinada, assassinada, torturada e até esquartejada, final década 1960 e 1970, em especial) , como desde a década de 1970 planejou um novo quadro partidário, que chega a nossos dias. Em especial, aquele mais à esquerda(ou “esquerda” ?! ) , liderado pelo PT , e seu aliado de longa data, PC do B, após liquidar a liderança de Brizola sobre o PTB, obrigando-o , na última hora, a mudar de partido e sigla.( para PDT).
-15-
De lá para cá …. décadas, mas OS “COMUNISTAS” continuaram os culpados da desgraça nacional, embora chacinados e torturados e perseguidos , desde sempre, no Brasil . Caso das décadas de 1920 e 1930 , depois na ditadura de 1937 a 1945, em seguida colocados como “foras-da-lei” , isto é , na ilegalidade , novamente golpeados em 1954 e, mais ainda, em 1964 , 1970…e chegamos a nossos dias. Em que, participando de governos, ou melhor , da administração Lula , neoliberal assumida por escrito , e via um Meirelles , tão ou mais neoliberal que um Guedes, hoje czar da Economia , PT , PC do B e outros fecharam com a política neoliberal a ponto de Lula ser adulado por Obama, como “O Cara”, recebendo premios internacionais . Assim, construída uma face feliz , alegre e exitosa do neoliberalismo, via Lula , eleito exato para o oposto. Em meio a tudo isso, forma , não essência , por certo alguns ardis secretos notáveis , não bem desvendados ,ainda, em nossos dias.
-16-
A andança do Brasil e sua política “para o lado e para trás” já dura décadas (dívida pública, não industrialização nacional, ausência de projeto de nação , subordinação aos interesses do Império, como no caso da energia nuclear, proibida aos brasileiros , até constitucionalmente , e para fins pacíficos, etc.) . E, como vimos, o Brasil termina quase no “mesmo lugar” . Ou seja , o Brasil dependente, endividado, falido, fracassado, etc. ( Fora os “êxitos tecnológicos” vindos de fora , até o agronegócio nas mãos de corporações estrangeiras, inclusive os produtos contra insetos , todos importados) . Quer dizer, uma política que pode enganar analfabetos ou analfabetos funcionais, produtos importados oriundos do próprio Império e espalhados tanto aqui como na Indonésia ou Ucrânia (celulares, computadores, tvs, carros, etc.).Dando sensação de progresso e modernidade.
O recuo, atraso, perda de décadas, foi tal que o Brasil continua desindustrializado , destrambelhado , endividado , desestruturado, sequer com um sistema ferroviário razoável , por exemplo, apenas péssimas estradas – e há décadas, como agora , quadros militares por trás de instituições falhas ou falidas , o que revela a situação existente, até quanto a recursos humanos , ou, se quiserem “capital humano” . E o “COMUNISMO” , as esquerdas , seja lá o que isso signifique , continua como o grande culpado da desgraça nacional.
Mentiras ensarilhadas desde lá, décadas atrás, como agora – e qual a mágica receita apresentada para a solução dos problemas nacionais , tanto em 1930, como em 1935 , como agora , 2019, por parte das “elites” dominantes ?
-17-
As receitas e conselhos e remédios fornecidos pelos “médicos” do Império Americano ou por alguns poucos “médicos” daqui , lá formados , especialistas em Economia, que estudaram nas universidades do Império por anos, seja um Meirelles ou Guedes ou Levy ou outros daquelas escolas tipo “a de Chicago “ – mais liberalismo, privatizações, menos direitos para os trabalhadores, desnacionalizações, etc.
Nos últimos tempos , em resumo , a receita do chamado “Consenso de Washington”, de 1989 . Desde décadas , talvez mais de século , a mesma receita que adoeceu , desgraçou e levou o Brasil à situação em que se encontra, 2019 .Origem dela, essência – aquela mesma dada pelos mesmos suspeitíssimos médicos americanos, direta ou indiretamente, desde décadas , que tem em vista, primeiro , os próprios interesses e os de seu país.
-18-
Em vista do exposto – (1) e de ter Chomsky, Noam, em livros conhecidos , ter exposto a política americana em suas colônias , que sempre impede desenvolvimento , e industrialização , e até ter exemplificado, com o caso do Brasil (“Para entender o Poder “, coletânea) ; (2) ele ter até mostrado que tal consta de normas do Conselho de Segurança Nacional Americano , liberadas( é só pesquisar) ; (3) há mais de cem anos os brasileiros terem recebido advertências diversas sobre o exposto (livros, jornais , debates) ; (4) além disso, advertidos diretamente via argumentos e debates de todo tipo e revoltas e resistências até armadas ; (5) desde sempre, elites e povo orientados e informados , eis que , p.e. , o livro “A Ilusão Americana”, de Eduardo Prado , data de 1893, quando foi proibido no Brasil (o que já revela , então, o peso da influência americana ) – PERGUNTA-SE : como explicar AQUELA SEMPRE posição pró-americana e pró-mesmas receitas americanas , por parte de um país SEMPRE seriamente doente e falido ?
Seria o brasileiro o povo “mais burro” do mundo?
Não é absurda tal questão , pois ainda hoje aceita-se aquela velha versão dos problemas brasileiros, e mais ainda estando , na presidência , um adepto entusiasmado daquela velha “história da carochinha” dos americanos- liberalismo, neoliberalismo, liquidação do Estado, ” mercado” – o que nem eles faziam em seu país , além dele sempre beneficiado por guerras, bem longe de seu território.
Ora , ao ver alguém, ou um povo, aceitar décadas tal historinha para crianças , idiotas, ou “povo infantilizado” , o que diria um Freud?
Ou teríamos, no Brasil, a elite mais traidora, covarde e falsa talvez do mundo , a enganar décadas( via redes de mídia , etc.) seu próprio povo, aliada a interesses estrangeiros ? (O que seria inteligível, eis que a potência estrangeira ressalvaria os interesses de minorias cooptadas , o que as salvaria do sofrimento geral imposto aos demais brasileiros ).
-19-
Tudo narrado revelaria a situação do povo brasileiro – ignorância, analfabetismo, analfabetismo funcional aos milhões, dominação ideológica estrangeira , em larga escala ? Isto é, um povo subordinado e enganado por diversos truques e armadilhas políticas montadas por estrategistas estrangeiros de alto nível ?
Getúlio Vargas sabia , prevenido pelos serviços secretos , e até pelo Embaixador Britânico , que haveria a revolta de 1935 – e a deixou prosseguir , acompanhando tudo, até inaugurar sua seção de massacres e torturas como método de investigação (aliás, apenas como uma desculpa para a “investigação”, pois sabia, previamente, de quase tudo ). (Lira Neto, entre outros , “Getúlio”, ib.).Da mesma forma, aconteceu com o regime militar , final década 1960, década 1970, quando Médici , entre outros , como Golbery, sabia de todos os movimentos de Marighella, no sentido da luta armada, pois havia um agente da CIA a seu lado (Mallavasi), e ainda assim deixaram-no prosseguir, e até o incentivaram , para depois acusarem os COMUNISTAS e massacrarem-nos mais uma vez, torturas nos moldes daquelas de Vargas / Felinto Muller.(Magalhães, M. , ib.).Insista-se nesse ponto para comprovar como nem sequer houve novidade nos métodos e ardis usados contra os esquerdistas, décadas atrás e mais recente.
-20 –
Quanto às esquerdas, comunistas e outras ? Erros diversos, como os mostrados , brasileiros enganados pelos serviços secretos, pelos estrategistas do Pentágono, pelos diversos infiltrados , servindo suas ações para melhor afirmação de campanhas anti-comunistas , socialistas , esquerdistas; sempre truques, armadilhas semelhantes , falsos líderes cooptados pelos serviços secretos . Ingenuidade popular e das esquerdas , falta de organização, frente à experiência enorme , preparo e recursos, logística, dos serviços secretos americanos e outros , além dos brasileiros ?
O cinismo, nesse jogo político, tem sido tal que aqueles usados para manipulações, “os comunistas” , que jamais estiveram no poder, muito ao contrário, tem servido para consolidar o poder de seus opositores, enquanto sempre apontados como culpados pelo destrambelho nacional.
-21-
Chegamos a 2019, em situação com similaridades com a da década de 1930, o que dá a dimensão da desgraça e da miséria nacionais, farsas semelhantes às antes citadas e outras até mais aperfeiçoadas.
A famosa ANL , Aliança Nacional Libertadora , movimento popular forte , à esquerda , de 1934 em diante , tinha como um dos princípios básicos a auditoria ou não pagamento da dívida pública, nos moldes , quase exatos , dos pregados , hoje , pelos mais “radicais opositores” – 85 anos depois !
Getúlio Vargas, por sua vez, mentiu e mentiu , descarado, ao enfatizar que os revoltosos comunistas mataram , dormindo , outros militares seus colegas, a partir daí seguindo com mais mentiras e calúnias de todo tipo, contra os comunistas, todas ratificadas por ele (Lira Neto, ob. cit., entre outros).
-22 –
E , assim, nesses parâmetros , caminhou a História do Brasil , até nossos dias , sob a égide e comando disfarçado do Império do Capital . (Não tão secreto e já não tão mascarado ; pela pouca reação a ele , ao que parece, muitos brasileiros conformados ? ) . Uma história sombria, toda ela nebulosa , mais recente desde, em especial , a conveniente , para o Império e aliados , além do golpe inicial de 1964, que lideraram , a doença e morte do General Costa e Silva, que pretenderia, em curto prazo , revogar o AI -5(Carlos Chagas, “119 dias”) . Desta mesma época , também, o estranho sequestro do embaixador americano (Ellbrick) , desde que os serviços secretos conheciam o local onde estava o sequestrado e deixaram a ação prosseguir . Do mesmo modo , as mortes de JK, João Goulart , Tancredo Neves. Daí, pulemos às atuais urnas eletrônicas, que iniciaram sua trajetória , no Brasil, com um escândalo, em 1982, na eleição de Brizola(o chamado “Proconsult”) ,depois seguido de outros episódios estranhos – como as quedas repentinas (disfarçadas) das votações de Marina e Aécio, contra Dilma, milhões de votos mudando , do dia para a noite , eleições de 2014 ; depois, passeatas de 2013/4, financiadas por corporações estrangeiras ; as eleições(2018), com redes sociais atuantes , com a interferência de um americano, Steve Bannon, artífice da eleição de Trump; Lula, 2018, fechando o caminho para eleição de Ciro Gomes, este então com um projeto nacionalista , propiciando vitória do opositor – e chegamos a Bolsonaro/2019, Brasil destrambelhado , culpa dos “comunistas”, evidente… – e sendo o remédio para salvação nacional o mesmo, … aquele de décadas atrás – mais liberalismo, neoliberalismo, privatizações , venda/entrega das riquezas nacionais. Em suma, a velha receita do Império para os problemas brasileiros e os de todos seus satélites, caso da Argentina e outros.
-23-
Sempre uma constância, um sentido , a presença do Império, dívida pública, o “inimigo comunista”, o país falido, a receita liberal ou neoliberal, de décadas para cá, antes fraudes eleitorais no ” bico de pena” , depois as “urnas eletrônicas”, mais recentes , sempre postas sob suspeitas, mas impostas ao povo brasileiro , sob guarda do inconfiável STF , este alvo de dúvidas, manifestações de populares e intelectuais.Então, como agora, “elites” suspeitas “protegendo” urnas e eleições .
A revolta de 1935 , o “Plano Cohen”, ameaça comunista inventada pelo então Cel.Mourão, a “ditadura” de 1937 , torturas, Império sempre presente, 1954, morte de Getúlio, golpe estrangeiro inicial de 1964 , golpe de 1968 , chacinas de comunistas na década 1970 , urnas eletrônicas suspeitas , década 1980 , eleições, Golbery liquidando o PTB de Brizola , criando suspeitas urnas (“Proconsult”) , afirmando o PT e PC do B e uma reforma partidária . Constância, seqüência, sempre derrotas populares à esquerda e consolidação do poder do Império e seus aliados, a nação aviltada e em crise cada vez maior.
Opositores divididos , ontem como hoje, o Império por trás, aparente , sob todo o processo político nacional, interferindo mais ou menos abertamente. No presidente brasileiro, uma diferença, de lá para cá . Hoje, o Estado brasileiro mais servil ao Império que todos os governos anteriores , direto ao presidente Trump e à política americana. Longe de um Getúlio Vargas , este com poses nacionalistas , em seu último período governamental. Essa mudança na forma , declarada , o líder nacional reconhecendo direta subordinação , parece revelar uma mudança em essência não só da situação do país, totalmente subordinado, como da pretensão direta do Império e seus aliados locais – hoje, associação direta , o Brasil um estado associado , fim de qualquer pretensão brasileira de independência nacional .
-24-
Para a historiografia oficial, pois, houve, em 1935, uma INTENTONA COMUNISTA , opinião dos vitoriosos , com o sentido de ato louco, insensato, termo depreciativo . Isto vale para o próprio Getúlio, quando sabia a verdade e deixou prosseguir a mentira , para fazer seu jogo contra Prestes e comunistas , aliado ao imperialismo dominante. O mesmo que os generais e o regime militar fizeram, décadas depois (anos 1960) , em relação a Marighella . Em ambos os casos, os donos do poder sabiam o que ocorria, tinham informações e deixaram prosseguir os atos contra o regime, com o objetivo de reprimir e usar tal a seu favor.
-25-
Getúlio tinha informações e preparou sua armadilha política, não agindo preventivamente, depois de discutir isso com seus assessores e generais . Lira Neto diz que ele agiu como se aguardasse , espingarda em punho, que os caititus saíssem de sua toca . (Vargas caçava caititus, espécie de porco do mato , em Minas Gerais, numa fazenda, em seus dias de descanso). E Mariguella , a CIA com um agente a seu lado , tinha até a gasolina de seu carro paga pela CIA . Não se pode deixar de perceber semelhanças e ardis bem sucedidos.
Década 70 , todos os guerrilheiros que vinham de Cuba tinham seus nomes clandestinos conhecidos dos serviços de informação brasileiros, via CIA . Muitos foram , por isso, dizimados, ao voltarem, caso do chamado GRUPO PRIMAVERA , liderado por Dirceu , em que só este e um ou outro escaparam , não se sabe bem como .
O padrão se repete – seriam os intelectuais brasileiros, e o povo daqui, dos mais infantilizados do mundo ? Ou o nível de dominação atingira um nível qualitativo diferente , do início do século XX para cá, século XXI?
Ou as esquerdas, mortos seus principais dirigentes, não mais tiveram quaisquer condições de enfrentar os estrategistas e as novas reformulações da política do Império do Capital?
As torturas, em todos os entreveros políticos e militares, até nos apenas políticos mesmo, sempre num papel central – as de 1935, 1937; do Galeão , em 1954 , denunciadas por Gregório; depois, em 64, 70, etc. Legitimada , em nossos dias , nos presídios , filmes brasileiros e americanos . Covardia característica, estilo Cia , Vietnan, Operação Condor, filmes de bang-bang e até do Batman – a origem e escolas remotas parecem serem comuns , desde Golbery , 1944, estudando nos serviços de inteligência dos EUA, Forte Leavenporth. Lá e cá, desde a colonização/escravidão, assumidas pelas “elites” no poder, uso do medo e intimidação coletiva como uma quase técnica de governança.
-26-
A tortura passou a ser elemento constante na vida política brasileira , assim como o “domínio” quase legitimado , mesmo não claramente legalizado ( embora dívidas em contratos, acordos nucleares, acordos militares secretos ,etc.) do IMPÉRIO /EUA, por aqui, em sua disputa pelo poder mundial (MONIZ B., ERIC B., ETC.).Destarte, o COMUNISMO tem sido a maior justificativa ou desculpa para povos massacrados, aos milhões, aqui e alhures ; ao “comunismo”, mais recente foi juntado um outro “inimigo” manipulado como o velho ” comunismo” , que serviu/serve de alternativa , conforme o caso – “o terrorismo”, também sempre mal definido ( líbios , iraquianos , etc. são bombardeados e invadidos pelos EUA, reagem, e são taxados de terroristas).
O que as chamadas esquerdas teriam “aprendido” , nessas décadas, até com e sobre os inimigos ? As últimas derrotas eleitorais das esquerdas , acachapantes, até no Rio de Janeiro, onde tinham grande tradição , mostra que não muito ou nada ( embora as urnas suspeitas). Bolsonaro repete comportamentos de outros autoritários, hoje havendo um toque de neototalitarismo, paradoxal , em Bolsonaro, de um lado; e no partido de Lula da Silva , de outro – este , preso, mas buscando liderar as esquerdas e de novo assumir, uma vez solto , a liderança de todas, todss, as esquerdas , intitulando-se preso comum, PT sempre no comando. Nenhuma autocrítica, sim mitificação, sem lugar para outros líderes – mais semelhanças entre ambos, Bolso e Lula . Defendem-se, inclusive, de sérias acusações , de forma igual – negativa genérica e ataques violentos como defesa. Embora Lula tenha um. partido político muito mais organizado e neototalitário,sem dissidências reais, adaptado aos limites do sistema do capital , e sem pretensões aparentes de contestá-lo. Jogam todos, mais aliado PC do B , apenas quase que para sua soltura , o que talvez explique a atual calma omissiva da maioria das esquerdas, desde que lulopetistas lideram aquela maioria .
-27-
Vimos similaridades, constâncias, repetições. Tragédias e farsas se sucedendo ? Talvez, hoje, só os serviços secretos detenham as melhores , mais verdadeiras informações. Prega-se,nossos dias , as mesmas velhas receitas e soluções para os problemas nacionais .Temos, de um lado, neoliberalismo, etc., agora chegando ao limite e a uma aparente disposição ,pouco disfarçada, de proposta de associação do país Brasil a uma potência mais forte , no caso de identidade óbvia(EUA).De outro, as “esquerdas” , lambuzadas, comprometidas, recente, em alianças espúrias, corrupção , fisiologismo , delícias do poder mesmo , com as mesmas táticas desmazeladas de uma luta democrática já “velha” , manipulada pela direita, desconhecendo as modernizações , novos tipos de luta e informações e programas , preparo de quadros , uso melhor da internet. E talvez fugindo da luta anti-imperialista direta , desviando-a para as de ” gênero” , por ignorância ou inconsciência , ou compromissos subalternos , acabando por serem amplamente derrotadas pela modernização e reorganização de diversas frações de direita.
O Brasil falido, fragilizado, ridicularizado , sem indústrias , portos, sistema ferroviário , endividado , etc. Sem sequer conseguir reagir a quedas de barreiras ou petróleo derramado em suas águas, por falta de recursos e estrutura e quadros administrativos . Com um presidente completo despreparado até para formar uma administração minimamente competente .
Com 813 mil presos e 500 mil mandados de prisão, não cumpridos.
De 1889 para cá, 130 anos. De 1935, 84 anos. Grande parte dos crimes mais graves , hoje, cometidos por agentes do estado ou policiais, a corrupção recuperando-se dos golpes recebidos e já reagindo via judicial e do Judiciário politizado. De Getúlio a Bolsonaro, militares sempre por trás , chegamos … aos mesmos militares igual discretos ou disfarçados , mas nem tanto , vindo de torturas antigas a torturas atuais , de atraso a atraso com smarts e computadores . De informantes infiltrados em meio a opositores a mais informantes ainda infiltrados , provável , hoje,pois na legalidade esquerdas e comunistas.De fracas “oposições” chegamos a outras ainda mais débeis – e estranhas . Em 2019, vemos repetirem-se os mais velhos vícios e erros e ardis de décadas atrás . Tragédias e farsas alternando-se . Esquerdas aparente imaturas, antes e agora, sempre enganadas , sofridas e até infiltradas e corrompidas , com o sindicalismo quieto e acomodado , possível seguindo diretrizes de suas lideranças. Mistérios do passado não bem esclarecidos, como o caso/relação de Golbery e demais generais com certas esquerdas , aparente admitidas e até incentivadas , talvez por apenas auto- intitularem-se ” comunistas ” , sem.o serem de fato.(Segundo velho e experiente comunista , caso de Prestes ).
De fato. Como, e por que , após tantas perseguições e assassinatos e torturas contra as esquerdas , os generais deixariam partidos de esquerda , ou de “esquerda”(?!), como o PT e o PC do B, acumularem tantas vitórias e deputados federais, caso do PT , hoje, ainda com mais de cinquenta deputados , senadores, prefeituras e até um governo estadual comunista (MA)?
O que explicaria isso, e até no poder, anos atrás, um Rabelo , comunista então, com um passado violento , como promovido Ministro da Defesa, cargo que os militares sempre pleitearam para seus generais ?
De qualquer modo , Imperialismo, Militares, Ardis , Torturas, Serviços Secretos , perigo Comunista ou Terrorista, regimes terroristas, ditaduras – ontem como hoje .
E , afinal, quem seria quem, em essência, naquela óbvia aliança e conciliação de bastidores, antes referida , envolvendo militares e ” esquerdistas” ?
Tal ocorreu, recordemos, após uma distensão lenta e gradual, volta à “democracia”, e criação de novo quadro partidário, com anistia, etc. concedidos, em essência, sob a batuta do velho agente de inteligência, ligado sempre aos EUA, General Golbery. Daí viria alguma explicação para entendermos os fatos narrados , que chegariam, indireto, a nossos dias ?
Mas, esta é , ao fundo , uma outra história. A refletir . (*)
*******************************(*) Original não revisado , o que não impede entendimento . Base de intervenção resumida , e cortada , truncada , do Autor , no programa 31, de Caminhando Jornal TV.
*****************************
Comentários